• Nenhum resultado encontrado

DEZ DICAS INFALÍVEIS PARA FAZER O PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO PERFEITO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DEZ DICAS INFALÍVEIS PARA FAZER O PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO PERFEITO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

P R O F E S S O R V I C T O R C A R V A L H O

(2)

O INSS em janeiro de 2021 possui aproximadamente 1,7 milhão de processos pendentes, não espere bondade do servidor na análise, nem tente adivinhar que ele irá colocar seu processo em exigência ao invés de indeferir quando encontrar alguma falha, é necessário que você pense como servidor do INSS, envie o processo completo, sem

erros, se antecipando aos problemas e aumentando

significantemente suas chances de obter êxito na concessão administrativa. Irei passar nas aulas da semana gratuita do erro Zero do Processo Administrativo Previdenciário dez dicas infalíveis para que o seu processo seja perfeito, não é necessária segui-las na ordem cronológica, mas é fundamental se atentar a todos. É importante ressaltar que esse é apenas um resumo, é necessário assistir as aulas.

D I C A 1 - D I G I T A L I Z A Ç Ã O E E N V I O D O P R O C E S S O

A) Excelente digitalização (Digitalize documentos originais -documentos legíveis);

B) Configuração correta 150x150 DPI, vertical, colorido 24 bits (evite preto e branco), 5 MB por arquivo e 50 MB total.

C) Nomenclatura exemplar, inclusive nas exigências;

PRIMEIRO NOME_CPF_ORIGINAIS

PRIMEIRO NOME_CPF_ TERCEIROS

PRIMEIRO NOME_CPF_SIMPLES

DEZ DICAS INFALÍVEIS PARA FAZER

O PROCESSO ADMINISTRATIVO

(3)

D I C A 2 – D O C U M E N T O S D O A D V O G A D O a) Procuração Ad judicia Et Extra

Obs. Analfabeto

IN 77/2015. Art. 499. O instrumento de mandato poderá ser público ou particular, preferencialmente nos moldes do Anexo IV.

Parágrafo único. Na hipótese de outorgante ou outorgado não alfabetizado se exige a forma pública.

b) Termo de representação Obs. Evitar manuscritos c) OAB do advogado

PRIMEIRO NOME_CPF_CUMPRIMENTO DE EXIGÊNCIA_ORIGINAIS

PRIMEIRO NOME_CPF_CUMPRIMENTO DE EXIGÊNCIA_TERCEIROS

PRIMEIRO NOME_CPF_ CUMPRIMENTO DE EXIGÊNCIA_SIMPLES

PRIMEIRO NOME_CPF_ORIGINAIS_01 PRIMEIRO NOME_CPF_ORIGINAIS_02

(4)

D I C A 3 – D O C U M E N T A Ç Ã O

Na maioria dos requerimentos a documentação anexada completa é indispensável a concessão do benefício, o banco de dados do INSS ainda é incompleto e falho.

a) Carteira de Trabalho completa

b) Folhas de pagamento/contracheques/ficha financeira/declaração do empregador

c) Documentos rurais assinados

d) Autodeclaração (segurado especial)

D I C A 4 – C N I S ( V Í N C U L O S A B E R T O S )

O vínculo sem data de rescisão o sistema ler no último dia da última competência paga pelo empregador, caso não tem recolhimentos não ler, impede a concessão de benefícios rurais e gera uma crítica nos recolhimentos como facultativo não permitindo a validação.

Obs. Seguir orientações do Memorando-Circular n° 14, de 20 de maio de 2013.

(5)

D I C A 5 – C N I S ( V Í N C U L O S E X T E M P O R Â N E O S )

Em quase todos os clientes o CNIS vai apresentar esse

indicador, significa que a informação do vínculo pelo empregador foi realizada fora do prazo legal e é necessário apresentar documentos para confirmar o período laborativo. Obs. Documentos do Art. 10 da Instrução Normativa

n° 77/2015.

Indicador: PEXT

Decreto 3.048/99. § 3°. Respeitadas as definições vigentes sobre a procedência e origem das informações, considera-se extemporânea a inserção de dados:

I - relativos à data de início de vínculo empregatício, após o último dia do quinto mês subsequente ao mês da data da admissão do segurado; (Redação dada pelo Decreto nº 10.410, de 2020).

D I C A 6 – C N I S ( C O N T R I B U I Ç Õ E S C O M O C O N T R I B U I N T E I N D I V I D U A L E F A C U L T A T I V O )

Contribuições abaixo do mínimo não contam para carência e tempo de contribuição, é necessário fazer a complementação, observar também se existe indicador de extemporaneidade do CI que presta serviço para PJ e as datas de pagamento do Contribuinte Individual e Facultativo, pois só conta para carência a partir da primeira em dia. Observar também a Validação do Facultativo baixa renda quando houver.

Indicadores:

PREC-MENOR-MIN PREC-FBR

(6)

Decreto 3.048/99. § 3°. Respeitadas as definições vigentes sobre a procedência e origem das informações, considera-se extemporânea a inserção de dados:

II - relativos à remuneração de trabalhador avulso ou contribuinte individual que preste serviços a empresa ou equiparado, após o último dia do quinto mês subsequente ao mês da data da prestação de serviço pelo segurado.

D I C A 7 – C N I S – ( E M P R E G A D O – R G P S E R P P S )

O CNIS é um banco de dados do INSS, porém também possui informações de vínculos de Regime Próprio de Previdência.

Decreto 3.048/99. Art. 19, § 9º Constarão do CNIS as informações dos segurados e beneficiários dos regimes próprios de previdência social para fins de verificação das situações previstas neste Regulamento que impactem no reconhecimento de direitos e na concessão e no pagamento de benefícios pelo RGPS. (Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020)

Indicadores: PRPPS Obs. CTC

(7)

D I C A 8 – C N I S – ( R E M U N E R A Ç Õ E S D O E M P R E G A D O )

Na grande maioria das situações consta o vínculo no CNIS, mas não consta as contribuições ou estão faltando algumas, dessa forma, considera-se apenas um salário-mínimo.

IN 77/2015. Art. 170. Serão utilizadas, a qualquer tempo, as remunerações ou as contribuições constantes no CNIS para fins de formação do PBC e de apuração do salário de benefício.

§ 1º Não constando no CNIS as informações sobre contribuições ou remunerações, ao ser formado o PBC, deverá ser observado:

I - para o segurado empregado e trabalhador avulso, nos meses correspondentes ao PBC em que existir vínculo e não existir remuneração, será considerado o valor do salário mínimo, podendo solicitar revisão do valor do benefício com a comprovação do valor das remunerações faltantes, observado o prazo decadencial.

Obs. Salário de benefício a partir de 07/1994.

Obs II. Documentos do Art. 10 da Instrução Normativa n° 77/2015.

D I C A 9 – C N I S – ( R E C O L H I M E N T O S E M P R E G A D O M E N O R Q U E O M Í N I M O 1 3 / 1 1 / 2 0 1 9 )

A competência cujo recolhimento seja inferior à contribuição mínima mensal a partir de 13/11/2019 não será computada para nenhum fim, ou seja, para o cálculo do valor do benefício, para a carência, para a manutenção da qualidade de segurado, além do tempo de contribuição.

Indicador: PREC MENOR MIN

(8)

Decreto 3.048/99. Art. 19-E.§ 1º. Para fins do disposto no caput, ao segurado que, no somatório de remunerações auferidas no período de um mês, receber remuneração inferior ao limite mínimo mensal do salário de contribuição será assegurado: (Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020) I - Complementar a contribuição das competências, de forma a alcançar o limite mínimo do salário de contribuição exigido; (Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020)

II - utilizar o excedente do salário de contribuição superior ao limite mínimo de uma competência para completar o salário de contribuição de outra competência até atingir o limite mínimo; ou (Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020)

III - agrupar os salários de contribuição inferiores ao limite mínimo de diferentes competências para aproveitamento em uma ou mais competências até que estas atinjam o limite mínimo. (Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020)

Com as agências digitais (INSS Digital e Meu INSS), não temos contato mais com os servidores do INSS, elaborar um requerimento administrativo sucinto, porém completo, baseado principalmente nas normas internas da Instituição é fundamental para que o servidor saiba exatamente o que você deseja.

Obs. Anexar no INSS Digital em Outros Documentos.

(9)

Advogado. Professor Especialista em Direito Previdenciário. Proprietário da Academia de Direito Previdenciário (ACADIPREV). Autor do Livro de Ouro do Advogado Previdenciarista - edições 1° e 2°. Palestrante. Trabalhou como Técnico do Seguro Social (INSS), por 10 anos onde exerceu o cargo de gerente da Agência do INSS de São Raimundo Nonato - PI, gerente da Agência de Valença do Piauí PI e Chefe do setor de Benefícios da Agência de Picos -PI. Coordenador do Programa de Educação Previdenciária (PEP) nas três agências e atuou como preposto representando o INSS na Justiça Federal.

Referências

Documentos relacionados

Fonte: Canada Mortgage and Housing Corporation.. Na África do Sul, a conjuntura macroeconómica manteve-se relativamente estável no 2T 2009 e os nossos preços e volumes de

Figura 6: Variação da condutividade elétrica com a fração cristalizada, a temperatura ambiente, para todas as amostras (a) e para as amostras com baixas frações cristalizadas

Veículos do casal Rogério Onofre e Dayse foram registrados em nome Cláudio Freitas; Houve várias trocas de mensagens suspeitas, tendo elas sido codificadas com nomes

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

Table 1- Atlantic and Pacific chub Mackerel metazoan parasites and its geographical distribution………..………….5 Table 2- Targeted gene, sequence of the

Onsequipit pratio od el utatum aliquis cilismolore magnim irit iurem eugait laor ipis adio ex eum nit, quatuero exerate mincidunt prat, quismodion henibh et

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA COORDENAÇÃO GERAL DE PROGRAMAS ACADÊMICOS E DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.. TUTORIAL – EDITAL PIBIC (Docentes