• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ – ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL.

Aluno(a)____________________________________n°___ CURCEP Turno: T Turma:

Professor:

Rafael Odorico Vieira

Data:____/____/____ LISTA DE EXERCÍCIOS

Disciplina: Química

As respostas devem ser dadas a caneta (azul ou preta), resposta a lápis não haverá direito a revisão de prova. As questões envolvendo cálculo deverão apresentar a resolução de modo organizado no corpo da prova, bem como as unidades deverão estar presentes nas respostas.

1. O tempo todo, em todos os lugares, estamos cercados por matéria, corpos e objetos. É difícil pensar a vida longe dos benefícios dos objetos, por exemplo. Mas o que é matéria? Defina o que é matéria.

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

2. As mudanças de estado físico ou de agregação acontecem quando a temperatura ou a pressão são aumentadas ou diminuídas. Abaixo há um quadro onde estão representados as mudanças de estados físicos conhecidas. Indique quais são essas mudanças.

1- _____________ 2-_____________ 3-______________ 4-_____________ 5-_____________ 3. Estados físicos da matéria são as diferentes formas de como uma substância pode se apresentar no espaço. Os principais são sólido, líquido e gasoso. Explique a diferença que há entre os três estados físicos conhecidos.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 4. Sob a ação do calor, o gelo passa para o estado líquido. À temperatura ambiente, a naftalina transforma-se em gás. Esses fenômenos são conhecidos, respectivamente, por:

a)

Fusão e sublimação. b) Sublimação e fusão. c) Liquefação e evaporação. d) Calefação e vaporização. e) Ebulição e combustão.

5. Fenômenos da matéria são processos ou conjunto de processos pelo qual as propriedades de determinado material podem ser ou não modificadas. Quais são esses fenômenos e suas características.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 6. Dos fenômenos citados a seguir, qual a alternativa que retrata apenas fenômenos químicos:

a) Reflexão da luz, formação de gelo e a combustão da gasolina. b) Revelação de uma fotografia, processo digestivo e a fotossíntese.

c) Revelação de uma fotografia, quebra de um sólido e a explosão da dinamite. d) Movimentos peristálticos, processo digestivo e a formação do gelo.

7. Identifique, entre as alternativas a seguir, aquela que apresenta apenas exemplos de matéria: a) O vácuo, o elemento químico oxigênio, o ar a água do rio Tietê.

b) O vácuo, as estrelas, a Lua e o brilho de um metal. c) A Luz, a água e a Terra.

c) O ferro dos minérios, o som, a água e o ar. e) O minério de ferro e o ouro encontrados na natureza. 8. Observe o gráfico abaixo, em que estão representadas as mudanças de estado físico da água.

A partir da sua observação, podemos concluir que: a) O ponto A representa o processo de vaporização. b) A partir do ponto B, a água está vaporizando.

(2)

9. Considere uma amostra de exatamente 4cm3 dos seguintes metais: prata(37,2g); ouro(69,2g); cobre(32,08g);

magnésio(6,4g) e estanho(28g).

a) Classifique-os em ordem crescente de densidade.

b) Considere o mesmo volume, o que podemos concluir na relação entre densidade e massa?

_______________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 10. Água, benzeno e clorofórmio foram colocados numa proveta, originando o seguinte aspecto:

Ao lado temos uma tabela com as densidades de cada líquido. Baseando-se nessas informações e em seus conhecimentos sobre densidade, relacione as substâncias A, B e C com as mencionadas na tabela. Justifique sua resposta.

11. Identifique quais são as substâncias simples e compostas:

a) N2_______________________ f) Cl2______________________ b) O3_______________________ g) H3PO4__________________ c) H2O_____________________ h) NaCl____________________ d) O2______________________ i) P4_______________________ e) H2SO4 ___________________ j) NH3______________________

12. Sob a ação do calor, o gelo passa para o estado líquido. À temperatura ambiente, a naftalina transforma-se em gás. Esses fenômenos são conhecidos, respectivamente, por:

a) Fusão e sublimação. b) Sublimação e fusão. c) Liquefação e evaporação. d) Calefação e vaporização. e) Ebulição e combustão.

13. Toda Química baseia-se no comportamento do átomo. Conhecendo o átomo e suas propriedades, podemos compreender mais detalhadamente os mecanismos das reações químicas. Podemos dizer que o átomo e formado por:

a) Núcleo - onde localizam-se prótons e nêutrons e Eletrosfera - onde localiza-se elétrons. b) Centro – onde localizam-se elétrons e Ramificações – onde localizam-se prótons. c) Núcleo – onde localizam-se elétrons e Ramificações – onde localizam-se nêutrons.

d) Núcleo – onde localizam-se prótons e elétrons e Eletrosfera – onde localizam-se nêutrons. e) Eletrosfera – onde localizam-se prótons e Núcleo – onde localizam-se elétrons e nêutrons. 14. Considerando-se a reação:

C + H2O → CO + H2

Entre reagentes e produtos estão presentes:

a) 2 substâncias simples e 2 compostas. b) 1 substância simples e 3 compostas.

c) 3 substâncias simples e 1 composta. d) 4 substâncias simples. e) 4 substâncias compostas.

15. Identifique a alternativa que apresenta, na seqüência, os termos corretos que preenchem as lacunas da seguinte afirmativa:

“Uma substância _____ é formada por ____, contendo apenas ____ de um mesmo ____ .” a) composta; moléculas; elementos; átomo. b) composta; moléculas; átomos; elemento. c) química; elementos; moléculas; átomo. d) simples; átomos; moléculas; elemento. e) simples; moléculas; átomos; elemento.

(3)

16. Dentre as proposições abaixo, escolha os itens que contêm somente substâncias compostas. a) S8, O3, P4, I2. B) FeS, Al2O3, CO2, HgI2. C) Ca, Mn, Pb, He. D) NaCl, H2, H2SO4, Au.

E) KOH, Ni(NO3)2, O2, Cl2. F) Cd, Co, Zn, B.

17. As substâncias podem ser formadas por átomos iguais ou diferentes. Identifique a substância simples. a) gás cloro. b) cloreto de sódio. c) água. d) óxido de cálcio. e) bicarbonato de sódio.

18. Alotropia é um fenômeno relacionado com:

a) substâncias simples b) substâncias iônicas c) compostos binários d) elementos químicos metálicos e) substâncias orgânicas oxigenadas

19. Os termos substância simples, substância composta e mistura de substâncias se aplicam, respectivamente: a) à água, ao ar e ao cobre. b) ao cobre, à água e ao ar. c) ao ar, ao cobre e à água.

d) a água, ao cobre e ao ar. e) ao ar, à água e ao cobre.

20. Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?

1) “ O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”. 2) “ A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”.

3) “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.” 4) “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.” Estão corretas apenas:

a) 1 e 3 b) 2 e 3 c) 3 e 4 d) 2 e 4 e) 1 e 2

21. Um cubo de pau-brasil com 8,0 cm3 de volume tem massa igual a 3,5 g. Com base nessa informação, responda:

a) Qual a densidade do pau-brasil?

FÓRMULA:

b) Essa madeira flutua em água? Justifique. (Densidade da água = 1,0 g/cm3)

___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ 22. O átomo de Rutherford (1911) foi comparado ao sistema planetário (o núcleo atômico representa o sol e a eletrosfera, os planetas):

Eletrosfera é a região do átomo que:

a) contém as partículas de carga elétrica negativa. b) contém as partículas de carga elétrica positiva. c) contém nêutrons. d) concentra praticamente toda a massa do átomo. e) contém prótons e nêutrons. 23. Segundo dados experimentais, o oxigênio do ar que respiramos tem exatos 99,759% de 8O16, 0,037% de átomos

de 8O17 e 0,204% de 8O18. Diante desta constatação pode-se afirmar que essas três fórmulas naturais do oxigênio

constituem átomos que, entre si, são:

a) Alótropos. b) Isóbaros. c) Isótonos. d) Isótopos. e) Isômero.

24. De acordo com o modelo atômico de Bohr, elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas específicas, tais como os planetas giram em órbitas específicas ao redor do Sol. Diferentemente dos planetas, os elétrons saltam de uma órbita específica para outra, ganhando ou perdendo energia. Qual das afirmações abaixo está em discordância com o modelo proposto por Bohr?

a) Ao saltar de uma órbita mais próxima do núcleo, para outra mais afastada, o elétron absorve energia. b) Ao saltar de uma órbita mais afastada do núcleo para outra mais próxima, o elétron emite energia. c) Dentro de uma mesma órbita, o elétron se movimenta sem ganho ou perda de energia.

d) O processo no qual o elétron absorve energia suficiente para escapar completamente do átomo é chamado ionização.

e) O modelo proposto é aplicado com êxito somente ao átomo de hidrogênio.

25. O elétron foi descoberto por Thomson no fim do século XIX, o que lhe rendeu o prêmio Nobel. Uma característica do modelo atômico proposto por ele é:

a) O átomo é indivisível.

b) Os elétrons ocupam orbitais com energias bem definidas. c) O átomo sofre decaimento radioativo naturalmente.

(4)

26. A luz emitida por lâmpadas de sódio, ou de mercúrio, da iluminação pública, provém de átomos que foram excitados. Esse fato pode ser explicado considerando o modelo atômico de

a) Demócrito. b) Bohr. c) Dalton. d) Thompson. e) Mendeleev.

27. O átomo possui inúmeras partículas, tais como mésons, neutrinos etc., que não têm interesse significativo para a Química. Do ponto de vista quântico, podemos dizer que os átomos são formados apenas por prótons, elétrons e nêutrons. Com base nesta afirmação, assinale a alternativa que contém o nome do descobridor da cada partícula atômica, respectivamente.

a) Rutherford, Thomson e Chadwick. b) Thomson, Goldstein e Stoney. c) Rutherford, Goldstein e Chadwick. d) Crookes, Rutherford e Goldstein. e) Goldstein, Chadwick e Stoney

.

28. (UCS-RS) Isótopos são átomos que apresentam o mesmo número atômico, mas diferentes números de massa. O magnésio possui isótopos de números de massa iguais a 24, 25 e 26. Os isótopos do magnésio possuem números de nêutrons, respectivamente, iguais a: (Dado: Mg possui Z = 12)

a) 1, 12 e 12 b) 24, 25 e 26 c) 12, 13 e 14 d) 16, 17 e 18 e) 8, 8 e 8

29. Tem-se os seguintes átomos

a) Quais são isótopos?

b) Quais são isóbaros?

c) Quais são isótonos?

ÁTOMOS

Isotopia –

fenômeno por meio do qual átomos de um mesmo elemento químico apresenta diferente número de

nêutrons.

• Isótopos = mesmo Z diferente A

Exemplo: o elemento químico hidrogênio apresenta três isótopos

99,98% 0,02% 10-7%

Isobaria –

átomos com mesmo número de massa e diferentes números atômicos.

• Isóbaros = mesmo A diferente Z

Isótonos –

átomos com mesmo número de nêutrons e diferentes números atômicos.

(5)

Exercícios:

1. (Unisinos –RS) Segundo dados experimentais, o oxigênio do ar que respiramos tem exatos 99,759% de 8O16, 0,037%

de átomos de 8O17 e 0,204% de 8O18. Diante desta constatação pode-se afirmar que essas três fórmulas naturais do

oxigênio constituem átomos que, entre si, são:

a) Alótropos. b) Isóbaros. c) Isótonos. d) Isótopos. e) Isômero.

2. (UFAL-2011) De acordo com o modelo atômico de Bohr, elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas específicas, tais como os planetas giram em órbitas específicas ao redor do Sol. Diferentemente dos planetas, os elétrons saltam de uma órbita específica para outra, ganhando ou perdendo energia. Qual das afirmações abaixo está em discordância com o modelo proposto por Bohr?

a) Ao saltar de uma órbita mais próxima do núcleo, para outra mais afastada, o elétron absorve energia. b) Ao saltar de uma órbita mais afastada do núcleo para outra mais próxima, o elétron emite energia. c) Dentro de uma mesma órbita, o elétron se movimenta sem ganho ou perda de energia.

d) O processo no qual o elétron absorve energia suficiente para escapar completamente do átomo é chamado ionização.

e) O modelo proposto é aplicado com êxito somente ao átomo de hidrogênio.

3. (UFLA - MG) O elétron foi descoberto por Thomson no fim do século XIX, o que lhe rendeu o prêmio Nobel. Uma característica do modelo atômico proposto por ele é:

a) O átomo é indivisível.

b) Os elétrons ocupam orbitais com energias bem definidas. c) O átomo sofre decaimento radioativo naturalmente.

d) O átomo é maciço e poderia ser associado a um “pudim de passas”.

4. (Puc RS) A luz emitida por lâmpadas de sódio, ou de mercúrio, da iluminação pública, provém de átomos que foram excitados. Esse fato pode ser explicado considerando o modelo atômico de

a) Demócrito. b) Bohr. c) Dalton. d) Thompson. e) Mendeleev.

5. O átomo possui inúmeras partículas, tais como mésons, neutrinos etc., que não têm interesse significativo para a Química. Do ponto de vista quântico, podemos dizer que os átomos são formados apenas por prótons, elétrons e nêutrons. Com base nesta afirmação, assinale a alternativa que contém o nome do descobridor da cada partícula atômica, respectivamente.

a) Rutherford, Thomson e Chadwick. b) Thomson, Goldstein e Stoney. c) Rutherford, Goldstein e Chadwick. d) Crookes, Rutherford e Goldstein. e) Goldstein, Chadwick e Stoney

.

6. (UCS-RS) Isótopos são átomos que apresentam o mesmo número atômico, mas diferentes números de massa. O magnésio possui isótopos de números de massa iguais a 24, 25 e 26. Os isótopos do magnésio possuem números de nêutrons, respectivamente, iguais a: (Dado: Mg possui Z = 12)

a) 1, 12 e 12 b) 24, 25 e 26 c) 12, 13 e 14 d) 16, 17 e 18 e) 8, 8 e 8

7. (UNI-RIO)“Os implantes dentários estão mais seguros no Brasil e já atendem às normas internacionais de qualidade. O grande salto de qualidade aconteceu no processo de confecção dos parafusos e pinos de titânio, que compõem as próteses. Feitas com ligas de titânio, essas próteses são usadas para fixar coroas dentárias, aparelhos ortodônticos e dentaduras, nos ossos da mandíbula e do maxilar.”

Considerando que o número atômico do titânio é 22, sua configuração eletrônica será: a) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p3

b) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 c) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 d) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d2

e) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6

8. Agrupando os subníveis 4f, 6p, 5s e 3dem ordem crescente de energia, teremos:

a) 5s, 3d, 4f, 6p. b) 3d, 4f, 6p, 5s. c) 6p, 4f, 5s, 3d. d) 3d, 5s, 4f, 6p. e) 4f, 6p, 5s, 3d. 9. Escreva a distribuição eletrônica de energia para os seguintes elementos:

a) 38Sr ___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/ b) 43 Tc ___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/ c ) 39 Y ___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/ d) 23 Na 2+ ___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/ e) 35 Br 2- ___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/ f) 35 Br- ___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/___/

(6)

10. (UFSM-RS) Um elemento neutro possui configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 esse elemento é um: a) Metal alcalino terroso. b) Halogênio c) Metal do primeiro período de transição

d) Gás nobre e) Elemento do grupo do nitrogênio.

11. (UFSC) O número de elétrons em cada subnível do átomo estrôncio (38Sr) em ordem crescente de energia é: a) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2

b) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 4p6 3d10 5s2 c) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p6 5s2 d) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4p6 4s2 3d10 5s2 e) 1s2 2s2 2p6 3p6 3s2 4s2 4p6 3d10 5s2

12. (UDESC 2009) Os elementos X e Y apresentam as seguintes configurações eletrônicas 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p3 e 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1, respectivamente. O período e a família em que se encontram estes elementos são:

a) Os elementos X e Y pertencem ao quarto período, sendo que o elemento X pertence à família V A, enquanto e elemento Y pertence à família I A.

b) Os elementos X e Y pertencem ao quarto período, sendo que o elemento X pertence à família III A, enquanto e elemento Y pertence à família I A.

c) Os elementos X e Y pertencem à mesma família e ao mesmo período.

d) Os elementos X e Y pertencem ao terceiro e primeiro períodos respectivamente. Quanto à família os dois elementos pertencem à família IV A.

Referências

Documentos relacionados

a) confirmaram as teorias definidas por Copérnico e são exemplos do modelo científico que passou a vigorar a partir da Alta Idade Média. b) confirmaram as teorias defendidas

O átomo é composto por um núcleo de carga elétrica positiva, equilibrado por elétrons (partículas negativas), que giram ao redor do núcleo, numa região

uma rotação completa da Terra. Considere as seguintes proposições sobre maré, e assinale a alternativa incorreta. a) As marés de maior amplitude ocorrem próximo

Então, mesmo após a elaboração de novas doutrinas militares e de política externa como a Powell, Clinton, Bush e Rumsfeld, a essência da Doutrina Carter

1ª Lei de Kepler :  os  planetas  giram  em  torno  do  Sol  em  órbitas  elípticas, ocupando o Sol  um dos focos.... Forma canônica da Elipse centrada na

O gráfico que pode representar a variação da intensidade da força gravítica, F, entre dois corpos, em função da distância que os separa, r, é:.. Selecione a

O Campaign responde a solicitações de dados (por exemplo, recuperação de informações sobre o status da célula ou métricas de campanhas) e recebe dados do Marketing Operations

Na realidade, um astro pode orbitar um corpo massivo descrevendo não apenas órbitas fechadas (elípticas, como a dos planetas em torno do Sol), mas também em órbitas abertas