• Nenhum resultado encontrado

PÁROCO CONSELHO SECTOR EVANGELI- ZAÇÃO FAMÍLIA CONSELHO FORMAÇÃO DA FÉ CONSELHO SÓCIO- CARITATIVO FAMÍLIA. Comunidades Neocatecumenais C.P.M.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PÁROCO CONSELHO SECTOR EVANGELI- ZAÇÃO FAMÍLIA CONSELHO FORMAÇÃO DA FÉ CONSELHO SÓCIO- CARITATIVO FAMÍLIA. Comunidades Neocatecumenais C.P.M."

Copied!
64
0
0

Texto

(1)
(2)

PÁROCO

CONSELHO ECONÓMICO SECTOR LITURGIA SECTOR EVANGELI-ZAÇÃO SECTOR FAMÍLIA SECTOR SÓCIO- CARITATIVO SECTOR SÓCIO– CULTURAL CONSELHO LITURGIA CONSELHO FAMÍLIA CONSELHO SÓCIO-CARITATIVO CONSELHO SÓCIO-CULTURAL Leitores Acólitos Acolhimento Litúrgico Alfaias e Ofertórios

Coro Monte Sinai (Sábado, 19h) Coro Fermento (Domingo, 9h) Coro Laudate (Domingo, 11h) Catequese de Infância Catequese Adolescência Comunidades Neocatecumenais Obra da Sagrada Família Fraternidade Leiga de S. Domingos Renovamento Carismático Catequese de Adultos Rosaristas C.P.M. Equipas de Casais C.P.B. Jovens Pastoral da Saúde Acolhimento Social Peregrinações GAV Festas e Convívios SECRETARIADO PAROQUIAL Secretariado Permanente CONSELHO PASTORAL Escuteiros CONSELHO EVANGELIZA-ÇÃO CENTRO SOCIAL PAROQUIAL Recepção Cartório Casa Nª Srª Rosário

Lar Pe. Carlos Colégio São Domingos SECTOR FORMAÇÃO DA FÉ CONSELHO FORMAÇÃO DA FÉ EQUIPA SACERDOTAL Roupeiro Bar Venda de Natal Comunicação Zonas Pastorais Conselho de Pais da Catequese A Caminho Espaço São Domingos Vozes S. Domingos (Sábado, 12h) Secretaria

(3)

“A fé surge da pregação, e a pregação surge pela palavra de Cristo.”

Rm 10,17 Irmãs e irmãos caríssimos

No final de 2016 a nossa Igreja Diocesana viveu um dos momentos altos da sua história: assinalou os 300 anos da sua qualificação patriarcal. Das distintas iniciativas programa-das para esta comemoração, sem dúvida que a realização do Sínodo Diocesano foi o seu coroar. Fruto do Sínodo é a Constituição Sinodal de Lisboa (CSL). Este documento, com um total de setenta números, é a carta magna para a pastoral da nossa diocese nos próximos anos.

O ano pastoral que começa tem como inspiração o nº 38 da CSL: “Fazer da Palavra de

Deus o lugar onde nasce a fé”. Todos temos consciência que a Palavra de Deus é o

sus-tento da nossa vida cristã. Sem esta Palavra perdemos o rumo e o tino da nossa vida eclesial.

Como bem nos recorda o Senhor Patriarca: “Na exortação apostólica Evangelii

Gaudi-um, inspiração básica do nosso Sínodo Diocesano, o Papa Francisco escreve o seguinte:

«Toda a evangelização está fundada sobre esta Palavra escutada, meditada, vivida, cele-brada e testemunhada. A Sagrada Escritura é fonte da evangelização. Por isso, é preciso formar-se continuamente na escuta da Palavra. A Igreja não evangeliza se não se deixa continuamente evangelizar. É indispensável que a Palavra de Deus “se torne cada vez mais o coração de toda a atividade eclesial”» (EG, nº 174) – esta última frase é citação da exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, nº 1, do Papa Bento XVI.”

Motivados por estas palavras, convido a todos e a cada um a este formar-se continua-mente na Palavra de Deus, através da escuta atenta, da proclamação convicta e do teste-munho corajoso. Que ressoe em nós as palavras que animaram Santo Agostinho a encon-trar na Sagrada Escritura o sentido da sua vida: “Toma e lê”. Tenhamos a ousadia de segurar nas nossas mãos a Palavra que pode mudar o rumo do nosso coração.

28 de Agosto de 2017

Santo Agostinho, Bispo e Doutor da Igreja

(4)

H O R Á R I O S D A C O M U N I D A D E

E U C A R I S T I A

IGREJA PAROQUIAL

Sábados: 9h00 (a) - 12h00 (b) - 19h00 (c) - 21h30 Domingos e Dias Santos: 9h00 - 11h00 - 12h30 (d) - 19h00 (c) Outros dias da semana: 9h00 (a) - 19h00 IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Domingos e Dias Santos 10h00 (e) - 12h00

(a) - Suprimida de 1 Agosto 2018 a 9 Setembro 2018 (b) - Suprimida entre 17 Junho 2018 a 16 Setembro 2018 (c) - Passa para as 18.00h de 28 Outubro 2017 a 17 Março 2018 (d) - Suprimida de 1 Agosto 2018 a 17 Setembro 2018

(e) - Suprimida de 25 Junho 2018 a 17 Setembro 2018

CONVENTO DE SÃO DOMINGOS

Sábados

08h30 - 18h30 Domingos e Dias Santos: 12h00 Segunda a Sexta:

19h15 CAPELA DO INSTITUTO DE ONCOLOGIA

Domingos e Dias Santos: 11h00 Segunda a Sábado: 17h00 ORATÓRIO DE SÃO JOSEMARIA

Sábado: 12h15 - 19h00 Domingos: 12h00 - 19h00

Segunda, Terça, Quinta e Sexta: 19h15 Quarta: 12h15 - 19h15

OUTROS

CONFISSÕES

Terça-feira, das 17h30 às 18h30 Quarta-feira, das 9h30 às 10h30

(Outros horários, marcar com o pároco, na secretaria) EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

(5)

SERVIÇOS

SECRETARIA Segunda: 14h30 às 18h00 Terça a Sexta: 09h00 às 13h30 14h30 às 18h00 RECEPÇÃO Todos os dias: 08h00 às 20h00 CARTÓRIO Segunda a Quinta: 15h00 às 19h00 Sexta: 15h00 às 18h00

CELEBRAÇÃO DO BAPTISMO

Deve ser pedida com pelo menos um mês de antecedência.

CELEBRAÇÃO DO MATRIMÓNIO

É pedida com três meses de antecedência.

REUNIÕES HABITUAIS QUE NÃO ESTÃO NO CALENDÁRIO

VENDA DE NATAL Terças às 15h00

RENOVAMENTO CARISMÁTICO Quartas às 17h00

DIRECÇÃO DO CENTRO SOCIAL PAROQUIAL Quintas às 11h00

(6)

RECEÇÃO DA CONSTITUIÇÃO SINODAL DE LISBOA

O nosso caminho sinodal faz-se em correspondência direta à exortação apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco. É o nosso plano e programa essencial, como ele mesmo elucidou: «… sublinho que aquilo que pretendo deixar expresso aqui, pos-sui um significado programático e tem consequências importantes. Espero que todas as comunidades se esforcem por usar os meios necessários para avançar no caminho de uma conversão pastoral e missionária que não pode deixar as coisas como es-tão.» (EG, 25)

Assim sendo – e sinodalmente também – apuraram-se nos últimos meses alguns objetivos concretos para o triénio. Um objetivo transversal, como vem enunciado no nº 60 da Constituição Sinodal de Lisboa (CSL): «Fazer da Igreja uma rede de rela-ções fraternas». E três objetivos anuais e sucessivos: «Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé» (CSL, 38), para 2017-2018; «Viver a liturgia como lugar de en-contro» (CSL, 47), para 2018-2019; «Sair com Cristo ao encontro de todas as periferi-as» (CSL, 53), para 2019-2020. Certamente, tudo o que a CSL oferece nos seus seten-ta números é para receber e praticar. Mas estes números, maioriseten-tariamente escolhi-dos pelas vigararias e outros grupos, serão ponto de partida para tudo o mais. Sendo a realidade diocesana muito diversificada – entre paróquias mais urbanas ou mais rurais, entre institutos religiosos e seculares, capelanias e instituições caritati-vas, entre colégios, escolas e universidades, entre associações, movimentos e grupos – não parece viável nem desejável uma programação muito detalhada e uniforme. Aliás, somam-se felizmente iniciativas locais e vicariais, bem como as que de Roma nos têm chegado e continuarão a chegar, ou do conjunto das dioceses portuguesas. Tudo isto requer, ao nível diocesano, uma apresentação módica e flexível de suges-tões programáticas para a receção da CSL, que sejam depois aplicadas conforme a criatividade de cada uma das realidades pastorais do Patriarcado.

O número 60 da CSL, objetivo transversal do triénio, enuncia-se assim: «Fazer da Igreja uma rede de relações fraternas». Tendo como fonte e modelo a própria Santís-sima Trindade, cada comunidade, da família à paróquia ou qualquer outra agregação eclesial, terá de ser isso mesmo, ou nada poderá realmente anunciar. O «vede como eles se amam», que tanto admirava os pagãos dos primeiros séculos, tem de consti-tuir hoje o estímulo e o desafio da nossa convivência crente e missionária.

Este número da CSL detalha depois alguns pontos:

1)«Fomentar a comunhão entre grupos, movimentos e obras da mesma paróquia», o que exige dos pastores que sejam realmente “tudo para todos” e obreiros constantes

PROGRAMA DIOCESANO DE PASTORAL

(7)

dores», o que requer prioritariamente uma grande vontade de acolher e integrar, que só ela justificará possíveis obras materiais.

3) «Partilhar os recursos pastorais com paróquias próximas e dinamizar uma pastoral de conjunto, evitando dispersão de recursos e energias», o que se refere diretamente ao trabalho vicarial e às “unidades pastorais”, que não significam várias paróquias para o mesmo pároco, mas trabalho conjunto dos agentes pastorais dessas paróquias, da catequese à liturgia, da caridade à missão.

4) «Colaboração entre os diversos ministérios e instâncias eclesiais, motivando e incrementando o trabalho em equipa», o que se prende diretamente com o nº 70 da CSL, cuja 7ª opção temos de levar por diante com mais quantidade e qualidade, de-signadamente nos conselhos pastorais e económicos, paróquia a paróquia. 5) «Acompanhar dinamismos de cooperação entre diversos organismos e grupos eclesi-ais», que, provindos de dentro ou de fora da diocese, nesta se “localizam” e convergem e hão de ser acolhidos com discernimento, gratidão e apoio.

6) «Propor de novo o Evangelho e a sociabilidade em que ele nos introduz » aos nos-sos contemporâneos, que realmente os esperam e decerto aderirão ao que, também da nossa parte, for autenticamente evangélico e gerador de comunhão.

O número 38 da CSL, objetivo anual de 2017-2018, enuncia-se assim: «Fazer da Pala-vra de Deus o lugar onde nasce a fé». Objetivo diretamente inspirado nos números 174 e 175 da Evangelii Gaudium que por sua vez referem a exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, de Bento XVI, que importa reler e aplicar.

O número 38 da CSL detalha também alguns pontos, todos eles programáticos: 1)«Promova-se a leitura orante da Escritura e a formação bíblica», para o que pode-mos seguir o itinerário de lectio divina da Verbum Domini, 87, e aproveitar melhor o que a Faculdade de Teologia, o Instituto Diocesano da Formação Cristã e outras ini-ciativas repetidamente nos oferecem.

2) «A sua presença em todos os momentos da evangelização», não como mera alusão ou complemento, mas como verdadeiro fundamento e inspiração de tudo o mais, em qualquer reunião e oração litúrgica, para-litúrgica, familiar ou de grupo.

3) «O seu papel fundamental nos processos de conversão e de crescimento na fé e de discernimento das motivações para seguir Jesus», que hão de coincidir essencialmen-te com os episódios biblicamenessencialmen-te transmitidos e assim mesmo se auessencialmen-tenticam. 4) Igualmente «o seu lugar estruturante na definição dos itinerários catequéticos». 5) «Merece especial destaque a homilia, baseada nos trechos proclamados e na tradi-ção viva da Igreja».

Sabendo nós que cada um dos números da CSL condensa a reflexão de muitos dioce-sanos de Lisboa, daremos agora à sua receção e cumprimento o melhor da nossa dedi-cação pastoral. Assim continuaremos o Sínodo, certos de que, em Igreja e com a Igre-ja, nunca correremos em vão (cf. Gl 2, 1-2).

(8)

PROGRAMA PASTORAL PAROQUIAL

2017/2018

OBJECTIVO FUNDAMENTAL

“Fazer da Palavra de Deus

o lugar onde nasce a fé”

(9)

PISTAS DE ACÇÃO

Tendo como pano de fundo o nº 60 da CSL desejamos “fazer da Igreja uma rede de relações fraternas”. E para isso queremos:

a) Edificar uma comunidade mais integradora de pessoas e grupos, autêntica “família de famílias”, espaço de comunhão, na mútua estima e no trabalho conjunto.

b) Reforçar as diferentes instâncias de corresponsabilidade, como o Conselho Pastoral e Económico e a cooperação na pastoral vicarial.

Quanto ao nº 38 da CSL que é o mote deste Ano Pastoral: “Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé”, pretendemos:

1. Centralidade da Palavra

a) Reforçar a importância da Palavra de Deus para o brotar da fé e da vida orante, nomea-damente através da Lectio Divina, Liturgia das Horas e oração salmódica, bem como em tempos de retiro espiritual.

b) Criar/consolidar grupos que releiam a vida pessoal e comunitária à luz da Palavra de Deus.

c) Procurar que a Palavra de Deus presida aos vários momentos na vida comunitária e familiar.

2. Conhecimento da Palavra

a) Promover a formação bíblica, começando por valorizar e divulgar as iniciativas já exis-tentes.

b) Cuidar da formação de todos os ministros da Palavra, para que ecoem correctamente o que antes receberam.

c) Divulgar a Exortação Apostólica Verbum Domini, na sua parte doutrinal e nas sugestões práticas.

3. Transmissão da Palavra

a) Dar relevo comunitário ao serviço da Palavra e respectivos agentes (leitores, salmistas, catequistas...).

b) Procurar que a Palavra de Deus chegue a todos, utilizando também as tecnologias de informação e comunicação.

c) Garantir as condições técnicas de proclamação e audição da palavra nas celebrações ou nos espaços de celebração.

d) Colocar as boas práticas da comunicação ao serviço da Nova Evangelização, revitali-zando também formas tradicionais e as “missões populares”.

e) Dar todo o relevo ao anúncio da Palavra de Deus nos sacramentos e sacramentais, com forte incidência existencial nas diversas situações.

4. Domingo da Palavra

«Seria conveniente que cada comunidade pudesse, num domingo do Ano Litúrgico, renovar o com-promisso em prol da difusão, conhecimento e aprofundamento da Sagrada Escritura: um domingo dedica-do inteiramente à Palavra de Deus, para compreender a riqueza inesgotável que provém daquele diálogo constante de Deus com o seu povo. Não há de faltar a criatividade para enriquecer o momento com

(10)

inicia-1

Sex

2

Sáb

3

Dom Domingo XXII do Tempo Comum

(11)

4

Seg

5

Ter

6

Qua

7

Qui

8

Sex

9

Sáb JubJovem, Fátima (9 e 10) Direcção de Acólitos, 10h

10

Dom Domingo XXIII do Tempo Comum

(12)

11

Seg

12

Ter Inscrições na Catequese (12 a 15) Secretariado Permanente, 21h30

13

Qua Exposição do Santíssimo Sacramento com oração do Rosário, 15h

14

Qui

15

Sex

16

Sáb Encontro de Catequistas, Irmãs Sta. Catarina de Sena

17

Dom Domingo XXIV do Tempo Comum

Abertura do Ano Pastoral (Só haverá missas às 11h e 19h) Assembleia Geral de Acólitos, 16h30

(13)

18

Seg

19

Ter CPB, 21h30

20

Qua

21

Qui CPB, 21h30

22

Sex

23

Sáb Peregrinação Nacional do Rosário a Fátima (23 e 24) Abertura das actividades da Catequese, 10h

24

Dom Domingo XXV do Tempo Comum

Compromisso dos Catequistas, 11h

(14)

25

Seg

26

Ter

27

Qua

28

Qui Catequese de Adultos, 21h30

29

Sex

30

Sáb Encontro “Introdução à missão de Catequista”, Parque das Nações, 9h

1

Dom Domingo XXVI do Tempo Comum

Apresentação dos Leitores, 11h

Setembro 2017

(15)

2

Seg

3

Ter

4

Qua Fraternidade Leiga de São Domingos, 17h

5

Qui

6

Sex Conselho da Formação da Fé, 21h CPM, Sessão 0, 21h15

7

Sáb Formação Bíblica, 16h Reunião dos Rosaristas, 17h30 Oração de Taizé, 18h30

8

Dom Domingo XXVII do Tempo Comum

(16)

9

Seg Missa de Aniversário da abertura da Casa Nª Srª do Rosário, 12h

10

Ter Secretariado Permanente, 21h30

CPB, 21h30

11

Qua Reunião da Sagrada Família, 17h

12

Qui Pastoral da Saúde, 16h30 Conselho de Liturgia, 21h30

CPB, 21h30

13

Sex Exposição do Santíssimo Sacramento com oração do Rosário, 15h Procissão Paroquial de Nossa Senhora, Bairro Novo, 21h

14

Sáb Festa do Acolhimento, 12h Reunião de Leitores, 16h Terço Vicarial Jovens, 21h30

15

Dom Domingo XXIII do Tempo Comum

(17)

16

Seg

17

Ter Conselho Alargado da Família, 21h30

18

Qua

19

Qui Conselho Sócio-Caritativo, 17h00 Conselho Sócio-Cultural, 18h45 Conselho de Pais, 21h30

20

Sex CPM, Sessão 1, 21h15

21

Sáb Conselho Pastoral Paroquial, 15h30

22

Dom Domingo XXIX do Tempo Comum - Dia Mundial das Missões

(18)

23

Seg

24

Ter

25

Qua Aniversário da Dedicação da Sé Patriarcal

26

Qui

27

Sex CPM, Sessão 2, 21h15

28

Sáb Festa da Palavra, 12h

Formação sobre Liturgia das Horas, 16h

29

Dom Domingo XXX do Tempo Comum

Domingo da Palavra

Formação sobre Liturgia das Horas, 16h

(19)

30

Seg

31

Ter

1

Qua Todos os Santos - Solenidade

2

Qui Comemoração dos Fiéis Defuntos

3

Sex CPM, Sessão 3, 21h15

4

Sáb 44º Aniversário da inauguração da Igreja e Centro Paroquial Aniversário da inauguração da Casa Nª Srª do Rosário Escola de Responsáveis, Acólitos, 10h

Formação Bíblica, 16h Oração de Taizé, 18h30

5

Dom Domingo XXXII do Tempo Comum

Início da Semana dos Seminários Diocesanos

Outubro 2017

(20)

6

Seg

7

Ter CPB, 21h30

8

Qua Fraternidade Leiga de São Domingos, 17h

9

Qui Pastoral da Saúde, 16h30 CPB, 21h30

10

Sex CPM, Sessão 4, 21h15

11

Sáb Convívio de São Martinho, 18h

12

Dom Domingo XXXII do Tempo Comum

Início da Semana dos Seminários Diocesanos

(21)

13

Seg Exposição do Santíssimo Sacramento com oração do Rosário, 15h

14

Ter Secretariado Permanente, 21h30

15

Qua

16

Qui

17

Sex CPM, Sessão 5, 21h15

18

Sáb Jornada Vicarial - Jovens

Reunião dos Ministros Extraordinários da Comunhão, 16h

19

Dom Domingo XXXIII do Tempo Comum - Dia dos Seminários Diocesanos

Dia Mundial dos Pobres

(22)

20

Seg

21

Ter

22

Qua

23

Qui Reunião de Pais dos 3º, 6º e 9º anos, 21h30

24

Sex CPM, Sessão 6, 21h15

25

Sáb Concerto de Maria

26

Dom Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo - Solenidade

Abertura da Venda de Natal Encerramento do CPM, 17h

(23)

27

Seg

28

Ter

29

Qua

30

Qui

1

Sex

2

Sáb Reconciliação (4º ao 9º ano), 10h Formação Bíblica, 16h Oração de Taizé, 18h30

3

Dom Domingo I do Advento - Ordenações

Novembro 2017

(24)

4

Seg

5

Ter

6

Qua Fraternidade Leiga de São Domingos, 17h

7

Qui

8

Sex Imaculada Conceição da Virgem Maria - Solenidade Investidura e Compromisso dos Acólitos, 9h30

9

Sáb

10

Dom Domingo II do Advento

(25)

Dezembro 2017

11

Seg

12

Ter Secretariado Permanente, 21h30 CPB, 21h30

13

Qua Exposição do Santíssimo Sacramento com oração do Rosário, 15h

14

Qui Pastoral da Saúde, 16h30 CPB, 21h30

15

Sex Conselho da Família, 21h30 Jantar de Natal da Catequese

16

Sáb Festa de Natal do Colégio São Domingos, 10h

17

Dom Domingo III do Advento

Aniversário Natalício do Papa Francisco Encerramento da Venda de Natal

(26)

18

Seg

19

Ter

20

Qua

21

Qui

22

Sex

23

Sáb

24

Dom Domingo IV do Advento

Missa da Noite, 23h30

(27)

25

Seg Natal do Senhor - Solenidade

26

Ter

27

Qua

28

Qui

29

Sex

30

Sáb

31

Dom Sagrada Família de Jesus, Maria e José - Festa

Missa de Fim de Ano, seguida de Réveillon, 22h30

(28)

1

Seg Santa Maria, Mãe de Deus - Solenidade

2

Ter

3

Qua Fraternidade Leiga de São Domingos, 17h

4

Qui

5

Sex

6

Sáb Formação Bíblica, 16h Oração de Taizé, 18h30

7

Dom Epifania do Senhor - Solenidade

Concerto de Reis, 16h

(29)

8

Seg Baptismo do Senhor - Festa

9

Ter Secretariado Permanente, 21h30

CPB, 21h30

10

Qua

11

Qui Pastoral da Saúde, 16h30 CPB, 21h30

12

Sex

13

Sáb Exposição do Santíssimo Sacramento com oração do Rosário, 15h

14

Dom Domingo II do Tempo Comum

(30)

15

Seg

16

Ter

17

Qua

18

Qui

19

Sex

20

Sáb

21

Dom Domingo III do Tempo Comum

Aniversário Natalício do Sr. D. José Augusto Traquina Maria

(31)

22

Seg São Vicente, Padroeiro Principal do Patriarcado - Solenidade

23

Ter

24

Qua

25

Qui

26

Sex

27

Sáb Formação para Catequistas da Adolescência, Maristas de Lisboa, 9h Formação para novos MEC (27 e 28), Portela, 14h30

28

Dom Domingo IV do Tempo Comum

(32)

29

Seg

30

Ter

31

Qua

1

Qui

2

Sex

3

Sáb Formação Bíblica, 16h Oração de Taizé, 18h30

4

Dom Domingo V do Tempo Comum

Janeiro 2018

(33)

5

Seg

6

Ter CPB, 21h30

7

Qua Fraternidade Leiga de São Domingos, 17h

8

Qui Pastoral da Saúde, 16h30 CPB, 21h30

9

Sex

10

Sáb (Não há Catequese)

11

Dom Domingo VI do Tempo Comum

(34)

12

Seg

13

Ter Exposição do Santíssimo Sacramento com oração do Rosário, 15h Secretariado Permanente, 21h30

14

Qua Quarta-feira de Cinzas

Missa na Casa Nª Srª do Rosário, 12h

15

Qui

16

Sex

17

Sáb Peregrinação da Catequese e Escuteiros a Fátima

18

Dom Domingo I da Quaresma

(35)

19

Seg

20

Ter

21

Qua

22

Qui

23

Sex

24

Sáb Retiro Paroquial da Quaresma Renovação MEC, Portela, 14h30 Veladas, Escuteiros

25

Dom Domingo II da Quaresma

Nomeação dos novos MEC, Sé Patriarcal, 16h Escuteiros - Dia de Agrupamento - Promessas

(36)

26

Seg

27

Ter

28

Qua

1

Qui Conselho Sócio-Caritativo, 17h00 Conselho Sócio-Cultural, 18h45 Conselho de Liturgia, 21h30

2

Sex Conselho da Formação da Fé, 21h

3

Sáb Passeio à Serra da Estrela (3 e 4) Oração de Taizé, 18h30

4

Dom Domingo III da Quaresma

Fevereiro 2018

(37)

5

Seg

6

Ter

7

Qua Fraternidade Leiga de São Domingos, 17h

8

Qui Pastoral da Saúde, 16h30 Conselho de Pais, 21h30

9

Sex Conselho da Família, 21h30

10

Sáb Reconciliação (4º ao 9º ano), 10h Direcção de Acólitos, 10h

Conselho Pastoral Paroquial, 15h30

11

Dom Domingo IV da Quaresma

(38)

12

Seg

13

Ter V Aniversário da Eleição do Papa Francisco

Exposição do Santíssimo Sacramento com oração do Rosário, 15h Secretariado Permanente, 21h30

CPB, 21h30

14

Qua Aniversário Natalício do Sr. D. Joaquim Augusto da Silva Mendes

15

Qui CPB, 21h30

16

Sex Via Sacra Interparoquial, 21h

Peregrinação Vicarial de Jovens a Fátima (16 a 18)

17

Sáb Festa do Pai Nosso, 12h Formação Bíblica, 16h

18

Dom Domingo V da Quaresma

Assembleia Geral de Acólitos, 16h30

(39)

19

Seg São José - Solenidade V Aniversário da tomada de posse do Papa Francisco

20

Ter Aniversário Natalício do Pároco, Fr. José Manuel Correia Fernandes, OP

21

Qua

22

Qui

23

Sex

24

Sáb Reunião dos Ministros Extraordinários da Comunhão, 16h

25

Dom Domingo de Ramos

59º Aniversário da Criação da Paróquia Dia Mundial da Juventude

(40)

26

Seg

27

Ter

28

Qua

29

Qui Quinta-feira Santa Missa Crismal na Sé Patriarcal, 10h Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés, 18h

30

Sex Sexta-feira Santa Laudes, 10h

Celebração da Paixão do Senhor, 15h Via Sacra, 21h30

31

Sáb Sábado Santo Laudes, 10h Vigília Pascal, 22h

1

Dom Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor

Aniversário do falecimento do Pe. Carlos

Março 2018

(41)

2

Seg

3

Ter CPB, 21h30

4

Qua Fraternidade Leiga de São Domingos, 17h

5

Qui CPB, 21h30

6

Sex Retiro de Crismandos (6 a 8) CPM, Sessão 0, 21h15

7

Sáb Retiro do 3º ano Formação Bíblica, 16h Oração de Taizé, 18h30

8

Dom Domingo II da Páscoa ou da Divina Misericórdia

Concerto da Páscoa, 16h

Assembleia Diocesana de Catequistas, Benedita

(42)

9

Seg Anunciação do Senhor - Solenidade

10

Ter Secretariado Permanente, 21h30

11

Qua

12

Qui Pastoral da Saúde, 16h30

13

Sex Exposição do Santíssimo Sacramento com oração do Rosário, 15h CPM, Sessão 1, 21h15

14

Sáb Festa da Esperança, 12h

15

Dom Domingo III da Páscoa

Jornada Diocesana da Juventude

(43)

16

Seg

17

Ter

18

Qua

19

Qui

20

Sex CPM, Sessão 2, 21h15

21

Sáb Renovação MEC, Portela, 14h30 Festival Vicarial da Canção

22

Dom Domingo IV da Páscoa

(44)

23

Seg

24

Ter Escuteiros - Aniversário do Agrupamento

25

Qua XXXVIII EMA - Encontro Diocesano de Acólitos

26

Qui

27

Sex CPM, Sessão 3, 21h15

28

Sáb Festa da Vida, 12h

29

Dom Domingo V da Páscoa

Dia Paroquial do Doente, 15h30

(45)

30

Seg

1

Ter XXII PNA - Peregrinação Nacional de Acólitos

2

Qua Fraternidade Leiga de São Domingos, 17h

3

Qui Reunião de Pais do 3º e 6º anos, 21h30

4

Sex CPM, Sessão 4, 21h15

5

Sáb Escola de Responsáveis, Acólitos, 10h Festa da Avé Maria, 12h Formação Bíblica, 16h

Oração de Taizé, 18h30

6

Dom Domingo VI da Páscoa - Dia da Mãe

Abril 2018

(46)

7

Seg

8

Ter CPB, 21h30

9

Qua

10

Qui Pastoral da Saúde, 16h30 CPB, 21h30

11

Sex CPM, Sessão 5, 21h15

12

Sáb Aniversário Natalício do Sr. D. Nuno Brás da Silva Martins Festa das Bem Aventuranças, 12h

13

Dom Ascensão do Senhor - Solenidade

Exposição do Santíssimo Sacramento com oração do Rosário, 15h

(47)

14

Seg

15

Ter Secretariado Permanente, 21h30

16

Qua

17

Qui

18

Sex CPM, Sessão 6, 21h15

19

Sáb Retiro da Profissão de Fé Reunião de Leitores, 16h

Vigília de Pentecostes, 21h30

20

Dom Domingo de Pentecostes

Profissão de Fé, 11h Encerramento do CPM, 17h

(48)

21

Seg Tríduo de Pregação de São Domingos, 19h (21 a 23)

22

Ter

23

Qua

24

Qui Dia de São Domingos e da Comunidade, 19h30

25

Sex

26

Sáb Festa do Perdão, 12h

Procissão Interparoquial de Nossa Senhora, 21h

27

Dom Domingo da Santíssima Trindade

(49)

28

Seg

29

Ter

30

Qua Vigília do Corpo de Deus - Jovens

31

Qui Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo - Solenidade Missa e Procissão, 10h

1

Sex

2

Sáb Festa da Eucaristia, 11h Formação Bíblica, 16h Oração de Taizé, 18h30

3

Dom Domingo IX do Tempo Comum

Peregrinação Paroquial a Fátima

Maio 2018

(50)

4

Seg

5

Ter CPB, 21h30

6

Qua Fraternidade Leiga de São Domingos, 17h

7

Qui CPB, 21h30

8

Sex Conselho da Família, 21h30

9

Sáb Reunião dos Ministros Extraordinários da Comunhão, 16h

10

Dom Domingo X do Tempo Comum

(51)

11

Seg

12

Ter Secretariado Permanente, 21h30

13

Qua Solenidade de Santo António

Exposição do Santíssimo Sacramento com oração do Rosário, 15h

14

Qui Pastoral da Saúde, 16h30

15

Sex

16

Sáb Direcção de Acólitos, 10h Arraial Paroquial, 11h Encerramento da Catequese, 12h

17

Dom Domingo XI do Tempo Comum

(52)

18

Seg

19

Ter

20

Qua

21

Qui Encontro com os crismandos, 21h

22

Sex Vigília com os crismandos

23

Sáb

24

Dom Nascimento de São João Baptista - Solenidade

Crisma

(53)

25

Seg

26

Ter

27

Qua

28

Qui

29

Sex Solenidade de São Pedro e São Paulo

30

Sáb Conselho Pastoral Paroquial - Avaliação e Programação, 9h30

1

Dom Domingo XIII do Tempo Comum - Ordenações

Encerramento do Ano Pastoral (Só haverá missas às 11h e 19h) Assembleia Geral de Acólitos, 16h30

Junho 2018

(54)

2

Seg

3

Ter Secretariado Permanente, 21h30

4

Qua

5

Qui

6

Sex

7

Sáb Passeio de Acólitos e famílias

8

Dom Domingo XIV do Tempo Comum

(55)

9

Seg

10

Ter

11

Qua

12

Qui

13

Sex Exposição do Santíssimo Sacramento com oração do Rosário, 15h

14

Sáb

15

Dom Domingo XV do Tempo Comum

(56)

16

Seg Aniversário Natalício do Senhor Cardeal-Patriarca

17

Ter CPB, 21h30

18

Qua

19

Qui CPB, 21h30

20

Sex

21

Sáb

22

Dom Domingo XVI do Tempo Comum

(57)

23

Seg

24

Ter

25

Qua

26

Qui

27

Sex

28

Sáb

29

Dom Domingo XVII do Tempo Comum

(58)

30

Seg

31

Ter Escuteiros - ACAGRU2018 (31 Julho a 8 Agosto)

1

Qua

2

Qui

3

Sex

4

Sáb

5

Dom Domingo XVIII do Tempo Comum

Julho 2018

(59)

6

Seg

7

Ter

8

Qua

9

Qui

10

Sex

11

Sáb

12

Dom Domingo XIX do Tempo Comum

(60)

13

Seg

14

Ter

15

Qua Assunção de Nossa Senhora - Solenidade

16

Qui

17

Sex

18

Sáb

19

Dom Domingo XX do Tempo Comum

(61)

20

Seg

21

Ter

22

Qua

23

Qui

24

Sex

25

Sáb

26

Dom Domingo XXI do Tempo Comum

(62)

27

Seg

28

Ter

29

Qua

30

Qui

31

Sex Agosto 2018

(63)
(64)

Paróquia de São Domingos de Benfica

Rua Raul Carapinha, 15 1500-541 LISBOA

2017-2020

«Fazer da Igreja uma rede de relações fraternas»

(CSL, nº 60)

2017-2018

«Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé»

(CSL, nº 38)

2018-2019

«Viver a liturgia como lugar de encontro»

(CSL, nº 47)

2019-2020

Referências

Documentos relacionados

Uma dose inicial mais baixa deve ser considerada para pacientes com insuficiência renal grave (vide “Posologia e modo de usar” e “Advertências e

O controle de estoques tem importância fundamental para o alcance dos objetivos de uma organização comercial, sendo grande parte dos custos baseada nos estoques e

(a) Os 15 ECTS poderão ser realizados em outros cursos do Instituto Superior de Engenharia, em outras Unidades Orgânicas da Universidade do Algarve ou em outras instituições

Bruno

A evidência atual sugere tratamentos mais conservadores, como enucleação e curetagem, enucleação mais ostectomia periférica e/ou aplicação de solução de Carnoy,

É neste contexto histórico urbano colonial, que as edificações de São Cristóvão são construídas, entre as quais, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que

Estabelecendo-se as condições ideais de cura, a resina epoxi resulta em uma estrutura rígida altamente reticulada, a qual combina as excelentes propriedades térmicas,

Como os demais medicamentos, Minociclina GENERIS pode causar efeitos secundários em algumas pessoas.. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos