• Nenhum resultado encontrado

(61) Edição 2075/2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "(61) Edição 2075/2019"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NOTÍCIAS

cntv@cntv.org.br | (61) 3321-6143 | www.cntv.org.br | Edição 2075/2019

C O N F E D E R A Ç Ã O N A C I O N A L D O S V I G I L A N T E S 0 4 / A b r

CNTV/

VIGI LANT

ES

POR DENTRO DA CAMPANHA SALARIAL 2019: COM A

INSISTENTE CHANTAGEM PATRONAL E A MERRECA

DE 1,5% MPT SUSPENDE NEGOCIAÇÃO

BAHIA

Ontem aconteceu a 9ª audiência/reunião de negociação (a 3ª no Ministério Público do Trabalho – MPT). E, se para os trabalhadores a chantagem patronal já tinha chegado ao limite, também chegou para a mediação do MPT. A decisão das Procuradoras foi direta: SUSPENSÃO DAS NEGOCIAÇÕES POR 30 DIAS A NEGOCIAÇÃO OU QUANDO AS PARTES QUISEREM NEGOCIAR. A ata estará disponível na pagina do sindicato na internet: sindvigilantes.org.br.

O que vai acontecer agora que tem negociação a vista?

CHAMAR A CATEGORIA, IR PRA CIMA DO PATRONATO E ARRANCAR A NEGOCIAÇÃO NA LUTA.

A chantagem patronal é direta: só tem reajuste se a categoria aceitar a retiradas de conquistas, com redução no bolso e pioras das condições de trabalho.

Em resumo o que eles querem:

• retirar a clausula de farda que garante o prazo de troca e a gratuidade;

• que o Sindicato permita reciclagem nos feriados;

• mexer na obrigação de exame periódico; Não achando pouco, nesta semana acrescentaram mais estas perolas para ferrar com os vigilantes:

• Redução de 96 reais no adicional noturno (de 35% para 20% ou dos atuais 235 para 139 reais por mes);

• Intervalo intrajornada dos atuais 144 por mês, reduzir para 24 reais (redução de R$ 120 por mês);

E, NÓS QUEREMOS:

• Nenhum direito e conquista a menos; • Reajuste de 8,5% (inflação + ganho real • Ticket de 20 reais, etc.

Deu pra entender a chantagem e as diferenças. Por isto que alguns estados fazem negociação rápida. Abrem mão de conquistas.

Tudo foi testemunhado e registrado pelas lideranças sindicais e vigilantes de luta que compareceram ao MPT.

Nestes dias as lideranças sindicais estão reunidas e proporão a categoria até a próxima segunda-feira um calendário de mobilização e lutas. Fique ligado.

NENHUM DIREITO E CONQUISTA A MENOS!!!

(2)

Empresas tentam se apropriar de

dinheiro dos trabalhadores

PETROPOLIS/RJ

Num As notícias veiculadas nos grandes veículos de comunicação nos últimos dois dias desmascararam algumas empresas que atual na base do Sindicato dos Vigilantes de Petrópolis sobre as contribuições sindicais. A empresa GPS/Graber chegou a emitir um comunicado aos vigilantes afirmando que vai cancelar os descontos da mensalidades dos associados ao Sindicato alegando a publicação da Medida Provisória 873/2019.

Acontece que decisões liminares já derrubaram o efeito da medida. Além disso, uma reunião entre as centrais sindicais e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ficou acertado mudanças no texto da medida provisória. As modificações serão apresentadas até o dia 16 de abril. Na verdade, o texto atual obriga o desconto por meio de boleto, e não por desconto em

folha.

O próprio Supremo Tribunal Federal (STF) ignorou a medida emitida pelo governo Bolsonaro e recomendou ao seu departamento de gestão pessoal a fazer os descontos de seus funcionários normalmente.

De acordo com o presidente do Sindicato, Adriano Linhares, caso as empresas mantenham esta atitude, o departamento jurídico da entidade vai acionar as empresas e seus clientes na Justiça do Trabalho. Entre os clientes apenas da empresa Graber estão a GE Celma, Avio do Brasil, entre outras em Petrópolis e região.

(3)

DISTRITO FEDERAL

Em audiência, Senado discutirá

a Aposentadoria Especial

O Sindicato dos Vigilantes convida toda a categoria para participar de importante audiência pública para tratar da Aposentadoria Especial. A dos vigilantes e das demais categorias profissionais sujeitas a atividades periculosas e insalubres.

Como todas e todos sabem, na proposta de reforma da Previdência encaminhada ao Congresso Nacional pelo governo Bolsonaro, a Aposentadoria Especial sequer foi discutida.

Por iniciativa do senador Paulo Paim, que já provou, através de uma CPI, que não existe déficit na Previdência e sim sonegação de grandes empresas, esta audiência vai discutir o tema Aposentadoria Especial e traçar estratégias para lutarmos para manter no texto da reforma esse direito conquistado com muita luta.

AUDIÊNCIA PÚBLICA: APOSENTADORIA ESPECIAL

Dia: 22/04/2019 – segunda-feira – 8h30 Local: Auditório do CDH – no Senado Federal

AGUARDEM!

SINDESV-DF realizará plenária em defesa da Aposentadoria Especial

O Sindicato informa que ainda no mês de maio/2019 realizará uma plenária de organização e luta em defesa da nossa Aposentadoria Especial. Lembramos da necessidade da participação de todas e todos nessas atividades, pois nossa aposentadoria está correndo sério risco de acabar se a reforma da Previdência for aprovada com o texto atual proposto pelo governo Bolsonaro.

(4)

Tentativa de roubo a bancos

termina com 11 mortos após

tiroteio em Guararema, SP

Uma tentativa de roubo a dois bancos terminou com tiroteio em Guararema, cidade paulista a cerca de 80 quilômetros da capital, na madrugada desta quinta-feira (4). De acordo com a Polícia Militar, eram ao menos 25 criminosos e 11 deles morreram. Até a última atualização desta reportagem, um suspeito havia sido preso.

Uma família foi feita refém durante a fuga de um dos assaltantes, mas não se feriu (leia relatos ao final da reportagem). O criminoso que manteve os reféns morreu ao ser baleado.

A ação começou por volta das 4h na região central da cidade. De acordo com o comandante da Rota Mario Alves da Silva, os assaltantes, fortemente armados, estavam em cinco veículos blindados. Eles invadiram uma agência do Banco do Brasil e outra do Santander.

Tentativa de roubo a bancos termina com vários mortos após tiroteio em Guararema, SP

Fuzis, pistolas e munições apreendidos Até a última atualização desta reportagem, não estava confirmado se, de fato, o dinheiro foi levado dos bancos. Em nota, o Santander citou “tentativa de furto” e informou colaborar com as investigações. A agência não abrirá nos próximos dias, segundo o banco.

Foram apreendidos com a quadrilha sete fuzis, quatro pistolas, duas calibre 12 e vários explosivos. “Não conseguimos, ainda, apurar toda a munição que existe, tendo em vista que o local está sendo preservado. Não podemos mexer nos locais”, disse Silva.

“Em princípio, havia indivíduos altamente equipados, com colete tático, luva, balaclava, equipamentos de última geração para, realmente, uma ação de guerra”, informou o comandante da Rota.

Comandante da Rota Mario Alves da Silva fala sobre ação em Guararema

Outro morto foi baleado na casa da família refém. Ainda houve um morto em um matagal e um em outro trecho da estrada onde a Rota fez bloqueio. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Guararema informou que um suspeito foi levado para a Santa Casa de Suzano, mas chegou lá morto.

Banco vizinho de delegacia em cidade pacata

O Banco do Brasil invadido é vizinho de parede da delegacia da cidade. A distância entre as duas agências alvo dos criminosos é de menos de 300 metros. Os bancos ficam a cerca de 500 metros da Prefeitura

Quadrilha tentou assaltar dois bancos e um dos criminosos fez

uma família refém durante fuga.

(5)

Localização de bancos invadidos por criminosos em Guararema — Foto: Arte/G1

de Guararema, cidade turística com pouco mais de 28 mil habitantes. O município já chegou a ficar ao menos 2 anos e meio sem registrar homicídios.

Durante a ação dos assaltantes nesta madrugada, as bombas colocadas no banco Santander não chegaram a ser detonadas. Explosivos foram achados no interior das agências. Os criminosos também metralharam a fachada de uma loja. Por volta de 7h40, carros da polícia chegavam ao local do assalto para analisar uma suspeita de bomba em um veículo.

Ainda segundo informações da polícia, fora os assaltantes mortos, o restante da quadrilha conseguiu fugir em carros usando estradas rurais. Um veículo foi abandonado no meio do caminho.

Policiais militares informaram que nenhum agente da corporação ficou ferido durante a ação contra os criminosos. Ao menos uma viatura ficou com vidros estilhaçados e teve o pneu furado.

Quadrilha já era investigada

De acordo com a Rota, a quadrilha já vinha sendo investigada pela polícia e pelo Ministério Público, e havia a informação de que o grupo executaria roubos na região da Grande São Paulo.

“Não sabíamos corretamente qual o local, então nos pediram que a Rota viesse apoiar com policiamento territorial na região dos municípios de Jacareí e Guararema”, contou o comandante da Rota Mario Alves da Silva.

Policiais foram deslocados para o entorno do município de Guararema. Em bloqueio feito pela Rota, dois veículos com assaltantes se aproximaram e teve início a troca de tiros, quando nove assaltantes morreram. O décimo morto foi baleado por policiais em um matagal.

Criminosos atacam agências bancárias em Guararema

Reféns

Moradora da casa invadida por um dos assaltantes que fugia da polícia, Vanderleia Vicente Gomes falou sobre momento em que o criminoso chegou ao local, um sítio

dentro de um condomínio numa rua sem saída. Segundo ela, mais duas pessoas estavam na casa: o marido dela e a sogra, que é acamada.

“Ele começou a bater na porta e pediu para que meu marido abrisse. O criminoso falou: ‘Abre. Tem um rapaz aqui que é refém, se você não abrir eu vou matar ele’. Meu marido não abriu e ele chegou a arrombar a porta”, contou Vanderleia.

O refém era um funcionário da portaria do condomínio.”Ele entrou em casa, fechou a porta com um sofá e meu marido foi feito refém também”, ressaltou Vanderleia. Ela e a sogra foram para o quarto e o criminoso, o funcionário da portaria e o marido ficaram na sala.

Segundo a moradora, quando a polícia chegou, o suspeito não quis se entregar e um tiro foi disparado dentro da casa dela. Houve uma negociação entre a polícia e o suspeito, mas ele resistiu. O homem acabou sendo baleado e morreu.

(6)

´Reforma’ da Previdência:

‘Bancos acima de tudo e lucro acima de todos’

Em entrevista, o auditor fiscal aposentado Vilson Romero, da coordenação

da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência, faz uma análise a respeito dos

impactos negativos da proposta do governo Bolsonaro

Um dos efeitos da desconstitucionalização da Previdência é o aumento da insegurança para o trabalhador.

Foto: EDILSON RODRIGUES/AGÊNCIA SENADO

Expediente:

Boletim produzido pela assessoria de comunicação da CNTV

Presidente da CNTV: José Boaventura Santos

Secretário de Imprensa e Divulgação: Gilmário Araújo dos Santos Colaboração: Jacqueline Barbosa

Diagramação: Aníbal Bispo

www.cntv.org.br cntv@terra.com.br

(61) 3321-6143 SDS - Edifício Venâncio Junior,

Térreo, lojas 09-11 73300-000 Brasília-DF

A proposta de “reforma” da Previdência do governo de Jair Bolsonaro “‘implode’ a Previdência Social pública e solidária construída a partir de 1923, mas consolidada no Estado do Bem-estar Social tupiniquim com a instituição do Sistema de Seguridade Social, trazido pela Constituição Cidadã de 1988”. A avaliação é do jornalista e auditor fiscal aposentado Vilson Romero, da coordenação da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência, em entrevista ao jornal Extra Classe.

Para Romero, tal demolição decorre de dois fatores principais trazidos na PEC 6/2019. “A destruição de tão relevante instrumento de redistribuição de renda ocorre, em especial, por duas medidas trazidas por esta proposta de emenda: a desconstitucionalização e a abertura para a capitalização”, pontua.

Um dos efeitos da desconstitucionalização da Previdência é o aumento da insegurança para o trabalhador. “É fundamental que as garantias de proteção social estejam inseridas no texto constitucional, senão o livre arbítrio

de estabelecimento de parâmetros ao bel prazer do inquilino do Palácio do Planalto, por legislação complementar, aprovável por quórum da metade mais um dos membros do Congresso, trará insegurança jurídica sem precedentes na recente história nacional.”

Questionando o alegado déficit do sistema, Romero diz que o governo adota uma “contabilidade criativa” dando uma “pedalada” na Constituição Federal, já que se exlcui das contas os recursos oriundos das contribuições sociais (Cofins, CSLL, sobre a folha, concurso de prognósticos e PIS/ Pasep). “Com certeza, precisamos aperfeiçoar a Previdência, tendo em conta a evolução demográfica, as condições de vida da população, mas não promovendo rupturas, nem alterações draconianas que satanizem os trabalhadores de quaisquer setores”, analisa.

Romero fala também sobre a quem interessa a proposta do governo. “Um orçamento que movimenta mais de R$ 1 trilhão ao ano, se considerarmos INSS, os Regimes Próprios de União, estados, DF e municípios, mais o sistema dos militares, com certeza, é ambicionado pelas corporações financeiras nacionais e estrangeiras. E, em particular, ao pretender direcionar todas as alternativas de alguma renda ao fim da vida laborativa para serem geridas por bancos e financeiras, abre-se uma janela de ‘oportunidade enorme’, onde podemos aplicar um novo lema para o atual governo: ‘Bancos acima de tudo e lucro acima de todos’.”

Referências

Documentos relacionados

A vacina não deve ser administrada a imunodeprimidos, grávidas, menores de 1 ano de idade e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina e terapêutica concomitante

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de

This infographic is part of a project that analyzes property rights in rural areas of Brazil and maps out public policy pathways in order to guarantee them for the benefit of