• Nenhum resultado encontrado

I - REQUERIMENTOS. Mestrandos. Direito da Cidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I - REQUERIMENTOS. Mestrandos. Direito da Cidade"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais

Faculdade de Direito

Ata da Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito

da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a ser realizada em 02 de junho de

2010. Participaram da reunião o Coordenador de Pós-Graduação, Prof. Adilson

Pires, o Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Antônio Augusto, a Prof.ª Carmen

Tibúrcio (Internacional), o Prof. Carlos Edison (Civil), o Prof. Maurício Mota

(Cidade), e o Representante Discente Fabiano Gomes.

I - REQUERIMENTOS

Mestrandos

Direito da Cidade

■ Renata Lourenço Ferreira dos Santos/08 – Del. 052/07

Solicita a dilação de prazo para depósito da dissertação, por mais 30 dias, respeitada a data limite para a defesa.

A requerente informa que ingressou no mestrado em Direito da Cidade em 2008, que realizou exame de qualificação em outubro de 2009 e que a previsão de depósito de sua dissertação seria em maio de 2010.

A mestranda, também, esclarece que, na fase final de elaboração da dissertação houve alteração e ampliação do alcance do tema central da dissertação, com a conseqüente necessidade de reestrutura de conteúdo e sumário, bem como de novas bibliografias.

O requerimento tem o “de acordo” de sua orientadora, Professora Ângela Moulin Penalva Santos.

Decisão: DEFERIDO, RESPEITADO O PRAZO MÁXIMO DE DEFESA, QUE É 31/08/10.

■ Andrea de Menezes Carrasco/08 – Del. 052/07

Solicita a prorrogação de prazo para o depósito da dissertação, por mais 60 dias, sem prejudicar o prazo máximo para a defesa da mesma e o prazo de 30 dias para a realização do exame de qualificação, salientando que nos próximos 15 dias o seu orientador, Professor Alexandre Santos de Aragão, estará impossibilitado de realizar o exame por motivo de cirurgia.

A requerente informa que, por motivos de saúde, desde o final do ano passado (atestados, em anexo), ficou impossibilitada de dar prosseguimento regular aos trabalhos do mestrado, o que prejudicou a realização de seu exame de qualificação, mas que, agora, com a estabilização dos problemas de saúde, está finalizando as pesquisas e colhendo o material bibliográfico restante para a complementação da dissertação.

O requerimento tem o “de acordo” de seu orientador, Professor Alexandre Santos de Aragão.

Em anexo: Atestado médico.

(2)

Direito Civil

■ Rafael da Silva Rocha/08 – Del. 052/07

Solicita dilação de prazo de 15 (quinze) dias para depósito de sua dissertação, a contar da data da aprovação do projeto pela banca de qualificação, marcada para o dia 02.06.2010, de modo que haja tempo hábil para que as exigências feitas pela banca sejam atendidas.

Decisão: DEFERIDO, RESPEITADO O PRAZO MÁXIMO DE DEFESA, QUE É 31/08/10.

Direito Público

■ Bruno Stigert de Sousa/08 – Del. 052/07

Solicita a dilação de prazo de entrega final da dissertação para o mês de agosto, sem prejuízo do prazo máximo de 30 meses para a conclusão do curso. O requerente, que já fez o exame de qualificação, esclarece que devido a inúmeros problemas pessoais a entrega no prazo ficou prejudicada e que os dois meses a mais de prazo serão substancialmente importantes para que o trabalho possa ser concluído de forma adequada.

O requerimento tem o “de acordo” de seu orientador, Professora Daniel Antonio de Moraes Sarmento.

Decisão: DEFERIDO, RESPEITADO O PRAZO MÁXIMO DE DEFESA – QUE É 31/08/2010.

Direito Internacional

■ Priscila Barbosa Pimentel/08 – Del. 052/07

Solicita dilação de prazo para depósito de sua dissertação em função da recente decisão do Superior Tribunal de Justiça assentando polêmico entendimento sobre as patentes pipeline (caso Viagra – Sildenafila). Como o tema da requerente é relativo à Propriedade Intelectual, há um capítulo inteiro sobre essa modalidade de patente que precisará ser revisitado.

O requerimento tem o “de acordo” de sua orientadora, Professora Marilda Rosado de Sá Ribeiro.

Decisão: DEFERIDO, RESPEITADO O PRAZO MÁXIMO DE DEFESA – QUE É 31/08/2010.

■ Isabel Alves de Melo Miranda/10 – Del. 052/07

Tendo em vista o prazo para inscrição em estágio docente (15 – 30 junho ), a doutoranda solicita autorização para abertura/inscrição no Grupo de Pesquisa Institucional em Direito Internacional (DIR 02-07775) como Estágio Docente I para o 2º semestre de 2010.

O requerimento tem o “de acordo” de sua orientadora, Professora Carmen Beatriz de Lemos Tibúrcio Rodrigues.

Decisão: DEFERIDO.

Doutorandos

Direito da Cidade

■ Antonio D’Elia Júnior/10 – Del. 052/07

Solicita licença de suas atividades acadêmicas, inicialmente até o dia 22 de junho, por motivos de saúde, devido a uma dengue hemorrágica contraída em 21 de abril p.p, cuja conseqüência foi a manifestação de uma hemorragia vítrea no olho direito, que prejudicou severamente a acuidade visual do doutorando, impossibilitando-o desta forma de freqüentar as aulas relativas às atividades acadêmicas do Doutorado.

(3)

O requerente informa que a previsão é que o devido tratamento se estenda, inicialmente, até o dia 22 de junho p.v., razão pela qual solicita que sejam encaminhadas as devidas providências procedimentais estipuladas por este programa.

Em anexo: Atestados médicos.

Decisão: DEFERIDO O AFASTAMENTO PELO PRAZO SOLICITADO, ABONANDO-SE AS RESPECTIVAS FALTAS.

Direito Civil

■ Pablo Waldemar Renteria/10 – Del. 052/07

Solicita o aproveitamento dos créditos obtidos em 2005 e 2006 em matérias obrigatórias do Mestrado em Direito Civil (doc. 1), que atualmente coincidem com matérias eletivas do Doutorado, nos seguintes termos:

1) O aproveitamento da disciplina “Direito Civil na Constituição, obrigatória para o Mestrado, segundo a Deliberação 022/04, no lugar da disciplina “Direito Civil-Constitucional”, eletiva para o doutorado segundo a Deliberação 052/2007.

2) O aproveitamento da disciplina “Teoria da Justiça”, obrigatória para o mestrado, segundo a Deliberação 022/04, no lugar da disciplina “Teoria da Justiça”, eletiva para o doutorado, segundo a Deliberação 052/2007.

3) O aproveitamento da disciplina “Acesso à Justiça e Tutela dos Direitos, obrigatória para o mestrado, segundo a Deliberação 022/04, no lugar da disciplina “Acesso à Justiça, Tutela dos Direitos Fundamentais e Jurisdição Internacional”, eletiva para o doutorado, segundo a Deliberação 052/2007.

Em anexo: Histórico escolar.

Decisão: DEFERIDO.

Direito Penal

■ Tiago Joffily/09 – Del. 052/07

Solicita o aproveitamento da disciplina “Sociologia Urbana”, cursada no 2º semestre de 2005, no curso de mestrado desta instituição (ministrada pelo Professor Ricardo Falbo), como eletiva para o curso de doutorado, equivalendo à disciplina “Sociologia Jurídica”, ministrada pelo Professor Emílio Dellasopa, seguindo o que foi decidido na última reunião do Colegiado, em 05.05.2010, em relação ao doutorando Társis Nametala Jorge.

Em anexo: Histórico escolar.

O requerimento tem o “de acordo” do orientador, Professor Juarez Tavares. Decisão: DEFERIDO.

Direito Público

■ Keity Mara Ferreira de Souza e Saboya/09 – Del. 052/07

Solicita autorização para a realização do Estágio Doutoral na Universidad de Castilla – La Mancha, com anuência de seu orientador, o Professor Carlos Eduardo Adriano Japiassú, no período de novembro de 2010 a setembro de 2011, sob a co-orientação do Professor Titular de Direito Penal do Campus da UCML, Professor Dr. Francisco Javier de León Villalba.

O requerimento tem o “de acordo” do orientador, Professor Carlos Eduardo Adriano Japiassú.

(4)

■ Cínthia Rodrigues Menescal Palhares/10 – Del. 052/07

Solicita isenção do Estágio Docente II. A doutoranda afirma ser professora assistente de Direito Penal na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) desde 18.02.2004 e professora licenciada da mesma disciplina na UCAM – Ipanema (1992-2004).

Decisão: INDEFERIDO, CONFORME REITERADOS PRECEDENTES DESTE COLEGIADO.

■ Gustavo da Gama Vital de Oliveira/10 – Del. 052/07

Solicita o aproveitamento direito ou por equivalência de disciplinas cursadas por ocasião de seu curso de Mestrado em Direito Público, realizado nesta instituição, no período de 2007 a 2009, de forma que possam ser aproveitadas, como disciplinas eletivas para o doutorado, na mesma linha de pesquisa – Direito Público. As disciplinas são:

o Teoria da Justiça;

o Princípios Gerais de Direito do Estado;

o Tópicos Especiais de Direito do Estado: Jurisdição Constitucional;

o Teoria dos Direitos Fundamentais (equivalente à disciplina “Direitos Humanos”, cuja diferença de nomenclatura se daria, estritamente, em virtude da reestruturação curricular que se deu por ocasião da edição da Deliberação nº 052/07, sendo que o conteúdo da disciplina permaneceria inalterado).

o Direito da Integração;

o Tópicos Especiais de Direito Constitucional Financeiro: Filosofia Constitucional – O Debate Contemporâneo).

Em anexo: Histórico escolar do mestrado.

Decisão: DEFERIDO.

Direito Internacional

■ Raphael Carvalho de Vasconcelos/10 – Del. 052/07

Solicita dispensa de estágio docente. O doutorando afirma ser professor efetivo – Assistente I – em regime de 40 horas semanais e dedicação exclusiva, lotado no Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Além disso, o requerente esteve lotado, entre os anos de 2007 e 2008, como Professor substituto no Departamento de Direito Privado da Universidade Federal de Juiz de Fora, ministrando durante três semestres consecutivos a disciplina “Direito Internacional Privado” (270 horas no total), que se relaciona diretamente com sua linha de pesquisa no curso de Doutorado da UERJ. Considerando não apenas já ter tido experiência suficientemente compatível com os fins pedagógicos do estágio docente em sua passagem pela UFJF, como, também, atender a tais finalidades ao cumprir suas obrigações relacionadas às atividades acadêmicas, atualmente, como professor efetivo da UFRRJ, requer a dispensa de suas obrigações relacionadas a estágio docente – Estágio Docente I e II – no programa de pós-graduação da UERJ e que os documentos juntados, que indicam, inclusive, o número de horas-aula que ministrou a disciplina “Direito Internacional Privado”, sirvam para documentar seu Histórico Escolar.

Em anexo: Certidão da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora; Portaria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Memorando da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Decisão: INDEFERIDO, CONFORME REITERADOS PRECEDENTES DESTE COLEGIADO.

■ Rodrigo Ramos Lourega de Menezes/10 – Del. 052/07

Solicita o aproveitamento direto ou por equivalência das disciplinas:

(5)

o Direito das Relações Internacionais, ministrada pelo Professor Antonio Celso Alves Pereira;

o Tópicos Especiais I – Teoria do Direito Internacional, ministrada pelo Professor Paulo Emílio Borges de Macedo;

o Tópicos Especiais II – Direito Internacional do Desenvolvimento, ministrada pelo Professor Lier Pires Ferreira.

A requerente informa que tais disciplinas foram cursadas por ocasião de seu curso de Mestrado em Direito Público, realizado na Universidade Gama Filho, no período de 2007 a 2009.

A doutoranda destaca que as duas primeiras disciplinas citadas, já teriam sido ministradas na UERJ, pelos mesmos professores, e que as duas últimas poderiam, em tese, ser compensadas com “Tópicos Especiais”, valendo ressaltar que os Professores Lier Pires Ferreira e Paulo Emílio Borges de Macedo já foram docentes da UERJ.

O requerimento tem o “de acordo” do orientador, Professor João Eduardo Alves Pereira.

Em anexo: Histórico escolar do curso de Mestrado; as ementas das disciplinas e a declaração com a concordância do Professor orientador.

Decisão: DEFERIDO.

Direito Processual

■ Trícia Navarro Xavier Cabral/10 – Del. 052/07

1) Solicita o aproveitamento da disciplina cursada no Mestrado da UFES, à época denominada “Teoria Geral da Prova” (atualmente chama-se “Justiça, Processo e Verdade: os meios de prova e de obtenção da prova – Direito Constitucional à prova e aos meios de prova”), com a dispensa, por equivalência, da matéria eletiva “A Teoria da Prova e o Processo” (DO (Eletiva) DIR 06812), anexando, para tal fim, a ementa da UFES.

A doutoranda ressalta, ainda, que sua dissertação no mestrado abordou, justamente, o assunto da prova e teve como título “Os poderes instrutórios do juiz no processo de conhecimento”.

Requer, também, o aproveitamento da disciplina cursada na UFES: “Processo, Justiça e Ética” com a disciplina da UERJ: “Teoria da Justiça” (DO (Eletiva) DIR 01926), em razão da equivalência do conteúdo teórico.

Em anexo: A análise do representante da linha de pesquisa de Direito Processual, Professor Leonardo Greco, concordando com o aproveitamento dos créditos cursados no Mestrado da UFES.

Decisão: DEFERIDO.

2) A doutoranda, ainda, solicita a dispensa da disciplina “Direito Processual Constitucional”, eletiva para o doutorado, em razão de ser equivalente à disciplina “Tutela dos direitos fundamentais individuais”, cursada no mestrado da UFES.

Em anexo: Ementas e bibliografia das referidas matérias.

Decisão: NO CASO, NÃO SE TRATA DE DISPENSA, MAS DE APROVEITAMENTO DA DISCIPLINA. DE TODO MODO, O REPRESENTANTE DE LINHA DEVE MANIFESTAR-SE A PROPÓSITO DO PRESENTE PEDIDO.

■ Henrique Guelber de Mendonça/10 – Del. 052/07

Solicita o aproveitamento das disciplinas cursadas no Mestrado em Direito Processual, nesta instituição, no curso de Doutorado, iniciado em 2010.

Em anexo: Histórico escolar.

Decisão: O DISCENTE DEVE INDICAR AS DISCIPLINAS QUE PRETENDE APROVEITAR.

(6)

II – ASSUNTOS ESPECÍFICOS

■ Resultado da eleição de representante discente para o Colegiado do PPGDIR.

Comunica a eleição do mestrando Igor Luis Pereira e Silva (Penal/2010), como representante discente e do mestrando Clécio José Morandi Lemos (Penal/2010), como suplente para o período de julho de 2010 a junho de 2011.

Decisão: HOMOLOGADO. O COLEGIADO DESEJA AS BOAS-VINDAS AOS REPRESENTANTES.

■ Proposta para contratação de Professores Visitantes.

Prorrogação dos contratos dos Professores visitantes, abaixo relacionados, no período de 01.08.2010 a 31.07.2011:

 Antonio Celso Alves Pereira  Ricardo César Pereira Lira  Ricardo Lobo Torres

Decisão: DEFERIDO, REFERENDANDO-SE A DECISÃO DO COORDENADOR DE PÓS-GRADUAÇÃO.

■ Bolsa Doutorado-Sanduíche.

Informação do Departamento de Cooperação Internacional, sobre a oportunidade de bolsa para Doutorado-Sanduíche com a Universidade de Coimbra, incluindo a área de Direito. A bolsa é resultado da parceria entre CNPq e Grupo Coimbra, do qual a UERJ faz parte.

Os interessados poderão acessar as informações também pelo site do DCI (www.sr2.uerj.br/dci) ou nos sites do Grupo Coimbra (www.grupocoimbrasil.org.br) e CNPq (http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/coimbra.htm).

Decisão: CIENTE. À SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PARA DIVULGAÇÃO NO INFORMATIVO DA PÓS.

■ O Cronograma das seleções de Mestrado e Doutorado – Turma 2010/2011.

Em anexo: Cronograma.

Decisão: CIENTE.

■ Bancas e bibliografia para a seleção de 2011

o LINHA DE PESQUISA EM DIREITO CIVIL: MESTRADO

Professores Doutores:

Gustavo José Mendes Tepedino (Presidente) Heloísa Helena Gomes Barbosa

Carlos Edson do Rêgo Monteiro Filho

DOUTORADO

Professores Doutores:

Gustavo José Mendes Tepedino (Presidente) Heloísa Helena Gomes Barbosa

Carlos Edson do Rêgo Monteiro Filho Guilherme Calmon Nogueira da Gama

(7)

■ Propostas do Senhor Coordenador do PPGDIR

1) Constituição de Comissão com o fim de reformular o regulamento específico do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIR).

Decisão: DEFERIDO. PARA INTEGRAR A REFERIDA COMISSÃO, FORAM INDICADOS O PROF. ADILSON PIRES, A PROF. PATRÍCIA GLIOCHE, O PROF. LEONARDO GRECO E O REPRESENTANTE DISCENTE EM EXERCÍCIO.

2) Estabelecimento de critérios para concessão de bolsas de pesquisa.

Decisão: RETIRADO DE PAUTA, PARA DISCUSSÃO NA PRÓXIMA REUNIÃO.

■ Atualização na taxa de inscrição para a seleção de ingresso mestrado/doutorado em

Direito e prorrogação da data inicial das inscrições.

Decisão: O COLEGIADO ENTENDE SER OPORTUNO O REAJUSTE NA TAXA DE INSCRIÇÃO, DEFERINDO A CORREÇÃO PARA O VALOR TOTAL DE R$ 135,00 (CENTO E TRINTA E CINCO REAIS). DEFERIDA A PRORROGAÇÃO NO PRAZO DA INSCRIÇÃO.

■ Requerimento de Ricardo Xavier Vidal solicitando estágio supervisionado de

Pós-doutorado

O requerente pleiteia o ingresso para um Estágio Supervisionado de Pós-Doutorado no PPGDIR, apresentando um projeto preliminar com o título provisório: “Instituições e Poder Judiciário no Brasil: um enfoque na gratuidade de justiça e condenação em custas judiciárias na Justiça Cível, com ênfase ao ônus sobre a “classe média” e ao problema desemprego”.

O requerente é Bacharel em Direito (USU), Bacharel em Ciências Biológicas (USU), Mestre em Patologia (UFF), Doutor em Ciências Morfológicas (UFRJ) e Perito de Vara Cível da Comarca de Niterói, RJ.

Em anexo: cópias dos diplomas do requerente, declarações da UFF, curriculum vitae (resumido) e projeto preliminar de Pós-Doutorado, Cópia integral da Deliberação nº 030/2008.

Na UERJ, a Deliberação nº 030/2008 regulamenta o estágio de Pós-doutorado.

Obs: Artigos da Deliberação nº 030/2008 referentes ao Colegiado do Programa de pós-graduação: Art. 1º - O estágio de pós-doutorado da UERJ constitui-se na realização, por portadores do título de doutor, de atividades de pesquisa junto aos seus programas de Pós-graduação stricto sensu, com prazo delimitado.

§ 1º - O estágio de doutorado não constitui um curso ou nível específico de estudos pós-graduados nem resulta na obtenção de grau ou título acadêmico.

§ 2º - O pós-doutorando deve ser orientado por um docente supervisor, com título de Doutor, vinculado ao programa de Pós-graduação stricto sensu no qual será realizado o estágio.

§ 3º - O estágio deve ser aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação a que está vinculado o docente supervisor, depois de verificada a disponibilidade dos meios necessários à realização das atividades de pesquisa.

§ 4º - Após aprovado no Colegiado do Programa, o estágio deve ser informado à SR-2 com parecer circunstanciado no qual constem as fontes de recursos que garantirão as atividades do pós-doutorando.

Art. 2º - A participação em programa de pós-doutorado não gera vínculo empregatício, funcional previdenciário entre a Universidade e o pós-doutorando, sendo vedada a extensão de direitos e vantagens concedidos aos servidores, bem como a contagem de tempo do programa como de serviço público.

(8)

§ 1º - O pós-doutorado é destinado, preferencialmente, a pesquisadores financiados por bolsa de pós-doutorado concedida por agência de fomento à pesquisa ou pertencentes a Programa de Pós-graduação credenciado pela CAPES.

§ 2º - É facultado ao Colegiado dos Programas a aceitação de candidatos que não atendam aos requisitos estabelecidos pelo parágrafo 1º.

Art. 5º - Cabe ao Colegiado do Programa de Pós-graduação, no qual o candidato ao pós-doutorado pretende realizar o seu estágio, definir normas e exigências específicas para a inscrição, analisar a documentação apresentada pelo candidato e emitir parecer sobre a aceitação ou não do mesmo, com anuência, por escrito, do docente supervisor.

Art. 6º - A duração do estágio de pós-doutorado é de 3 (três) a 24 (vinte e quatro) meses.

Parágrafo único – Em casos especiais justificados, o Colegiado do Programa de Pós-graduação pode definir prazo superior aos 24 meses.

Art. 7º - Ao final do estágio de pós-doutorado, ou na eventualidade de pedido de prorrogação de prazo, o pós-doutorando deve:

a) apresentar relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas, que será avaliado pelo Superior, mediante parecer a ser homologado pelo Colegiado do Programa de pós-graduação;

b) atender a outras exigências e critérios eventualmente estabelecidos pelo Colegiado do

Programa de Pós-graduação no qual o pós-doutorando realizou o seu estágio.

Decisão: O REQUERENTE DEVE SATISFAZER AS EXIGÊNCIAS DO ART. 3.º, C E D, DA DEL. 30/08. ALÉM DISSO, O REQUERENTE DEVE DEMONSTRAR, EM MEMORIAL, A PERTINÊNCIA DOS TÍTULOS OBTIDOS E TRABALHOS PRODUZIDOS NOS ÚLTIMOS 3 ANOS COM O PERFIL ACADÊMICO-INSTITUCIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UERJ.

■ De acordo com a Resolução 001/10, a Coordenação do PPGDIR apresenta o quadro

de orientação acadêmica de Doutorado/10.

ORIENTAÇÃO – PARA HOMOLOGAÇÃO DOUTORADO/10

Ordem Aluno Professor

Orientador

Quantidade até o dia

Decisão ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: TRANSFORMAÇÕES DO DIREITO PRIVADO, CIDADE E

SOCIEDADE

DOUTORADO/DIREITO DA CIDADE/10

01 Antonio D’Elia Junior

02 Augusto Eduardo M Pinto Vânia Aiêta

Permanente

28.05.10 ME – 04 Total: 04

DEFERIDO

03 Rosangela Marina Luft Marcos Alcino

(9)

DOUTORADO/DIREITO CIVIL/10

01 Marcelo Cláudio B Pereira Carlos Edison

Permanente

28.05.10 ME – 04 Total: 04

DEFERIDO

02 Milena Donato Oliva Gustavo Tepedino

Permanente

28.05.10 ME – 02 DO – 03 Total: 05

03 Pablo Waldemar Renteria Gustavo Tepedino

Permanente 28.05.10 ME – 02 DO – 03 Total: 05 Ao Prof. Gustavo Tepedino, para que justifique o excesso de orientandos ou manifeste sua opção por um dos indicados.

04 Thamis Ávila Dalsenter Maria Celina

Permanente 28.05.10 ME – 02 DO – 02 Total: 04 DEFERIDO DOUTORADO/DIREITO PENAL/10

01 Gisela França da Costa Artur Gueiros

Permanente 28.05.10 ME – 03 Total: 03 DEFERIDO 02 Fabrício de Oliveira Campos Juarez Tavares Permanente 28.05.10 DO – 02 Total: 02 DEFERIDO 03 Cinthia R Menescal Palhares Artur Gueiros Permanente 28.05.10 ME – 03 Total: 03 DEFERIDO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTADO, PROCESSO E SOCIEDADE INTERNACIONAL

DOUTORADO/DIREITO INTERNACIONAL/10

01 Isabel Alves de M Miranda Carmen Beatriz

Colaborador 28.05.10 ME – 04 DO – 02 Total: 06 DEFERIDO (VIDE OBSERVAÇÃO)

02 Paulo Edvandro da C Pinto

*Justificativa abaixo Gustavo Sénéchal Colaborador 28.05.10 ME – 02 DO – 01 Total: 03 DEFERIDO 03 Raphael C de Vasconcelos **Justificativa abaixo Carmen Beatriz Colaborador 28.05.10 ME – 04 DO – 02 Total: 06 DEFERIDO (VIDE OBSERVAÇÃO) 04 Rodrigo R Lourega de Menezes

João Eduardo Alves

Colaborador DEFERIDO DOUTORADO/DIREITO PROCESSUAL/10 01 Diogo A Rezende de Almeida Flávio Mirza Permanente Co-orientador: Leonardo Greco Permanente 28.05.10 ME – 01 Total: 01 Prof. Leonardo Greco – Co-orientador DO – 03 ME – 07 DEFERIDO

(10)

Total: 10 02 Henrique Guelber de

Mendonça

Prof. Paulo Cezar Carneiro Permanente 28.05.10 ME – 05 DO – 02 Total: 07 INDEFERIDO, POR FALTA DE JUSTIFICATI VA DE EXCEDENTE

03 Trícia Navarro Xavier Prof. Luiz Fux

Permanente DEFERIDO DOUTORADO/DIREITO PÚBLICO/10 01 Felipe Derbli de C Baptista Alexandre Aragão Colaborador 28.05.10 ME – 03 DO – 01 Total: 04 INDEFERIDO, POR FALTA DE JUSTIFICATI VA DE EXCEDENTE 02 Gustavo da Gama V de Oliveira Ricardo Lodi Permanente 28.05.10 ME – 01 DO – 01 Total: 02 DEFERIDO 03 Marcelo Novelino Camargo Daniel Sarmento Permanente 28.05.10 ME – 02 DO – 02 Total: 04 DEFERIDO 04 Patrícia Perrone Campos Melo Luís Barroso Permanente 28.05.10 ME – 03 DO – 02 Total: 05 DEFERIDO

Em anexo: Quadro de orientação acadêmica.

o

*Justificativa - Paulo Edvandro da Costa Pinto – Doutorado – Direito

Internacional/2010 – Del. 052/07

Considerando a disposição do parágrafo único do artigo 1º da Resolução nº 001/2010, que regulamenta a orientação acadêmica em mestrado e doutorado no PGDIR/UERJ, vem o requerente solicitar a admissão da indicação do Professor Dr. Gustavo Sénéchal de Goffredo como orientador da sua tese no PGDIR.

A par das reconhecidas qualidades de competência, responsabilidade e maturidade intelectual, entre outras, que distinguem a excelência dos docentes do PGDIR, esta solicitação tem como particular fundamento as relações de confiança e afabilidade que existem entre o orientador indicado e o orientando requerente, condições necessárias para o desenvolvimento de um diálogo franco e de discussões proveitosas acerca das propostas para a elaboração da tese.

Por sua vez, na dimensão dos aspectos da avaliação CAPES do PGDIR, a admissão da solicitação em pauta, smj, contribuirá para que este Programa amplie suas candidaturas a bolsas do tipo produtividade na CAPES, uma vez que é necessária, para uma boa avaliação do Programa e do docente, a conclusão de um número de defesas de doutorado. Desta forma, a possibilidade de orientação deste requerente pelo Professor em tela contribuiria para uma boa qualificação do PGDIR no Sistema de Avaliação da CAPES, particularmente no que se refere aos critérios de distribuição, qualificação de produtividade e equilíbrio no fluxo de orientações, haja vista que um de seus orientandos de Mestrado defenderá sua dissertação ainda neste ano, e que outro, de Doutorado, no próximo ano.

O requerimento tem o “de acordo” do Professor Gustavo Sènéchal de Goffredo. Decisão: DEFERIDO.

(11)

o

**Justificativa - Raphael C de Vasconcelos – Doutorado – Direito

Internacional/2010 – Del. 052/07

O requerente cursou Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ – na mesma linha de pesquisa de sua atual matrícula – sob orientação da Professora Carmen Tibúrcio. O projeto de tese apresentado à banca de seleção constitui um desdobramento de suas pesquisas realizadas em sede de mestrado, as quais foram supervisionadas e direcionadas pela referida Professora.

Ciente da proximidade do prazo máximo para indicação de professor orientador e em vista de o limite de orientações permitidas à professora já ter sido atingido, pleiteia o requerente a este órgão Colegiado a permissão para indicar a Professora Carmen Tibúrcio como sua orientadora de forma a se evitar prejuízos relacionados ao rompimento da continuidade da orientação.

Caso tal indicação não possa ser atendida de imediato, pleiteia o requerente que sua indicação seja posicionada em uma lista de espera e efetive-se, tão logo a primeira vaga para orientação da Professora surja em decorrência do cumprimento de obrigações por seus atuais orientandos.

O requerimento tem o “de acordo” da Professora Carmen Beatriz de Lemos Tibúrcio Rodrigues.

Decisão: DEFERIDO, CONSIDERANDO AS OBSERVAÇÕES ABAIXO.

Observação da homologação de orientandos da linha de internacional: CONSIDERANDO O PROBLEMA ESTRUTURAL DE PROFESSORES ORIENTADORES NA LINHA DE DIREITO INTERNACIONAL, O COLEGIADO ENTENDE QUE A EXCEÇÃO DE ORIENTAÇÕES ALÉM DA COTA ENCONTRA AMPARO NA RES. 01/10. CONTUDO, DESDE JÁ INDICA QUE O EXCEDENTE DE COTA TAMBÉM PRECISA SER LIMITADO, PARA NÃO DAR MARGEM A DESPROPORÇÕES ACENTUADAS. ASSIM, DEFERE-SE OS PEDIDOS DE ORIENTAÇÃO DA PROF.ª CARMEN TIBÚRCIO, RECOMENDANDO QUE O PRESENTE NÚMERO NÃO SE ELEVE.

III – HOMOLOGAÇÃO DE BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO E TESE

Mestrandos

Direito Penal/08 – Del. 052/07

Por solicitação do Professor orientador, Dr. Artur de Brito Gueiros Souza, encaminho a Banca de Defesa de dissertação para ser homologada:

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Artur de Brito Gueiros Souza (Orientador/UERJ) Nilo Batista (UERJ) Egberto

Zimmermann

Sérgio Salomão Shecaira (USP)

Nélson Massini (UERJ) Luciana Boiteux de Figueiredo Rodrigues

(UFRJ)

HOMOLOGADO

Direito Penal/08 – Del. 052/07

Por solicitação do Professor orientador, Dr. Carlos Eduardo A. Japiassú, encaminho a Banca de Defesa de dissertação para ser homologada:

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Carlos Eduardo Japiassú (Orientador/UERJ) Artur Gueiros (UERJ)

Eduardo Viana Portela Neves

Eduardo Manuel Val (UFF)

Patrícia Glioche (UERJ) Rodrigo de Souza Costa

(UFF)

(12)

Direito Internacional/08 – Del. 052/07

Por solicitação da Professora orientadora, Dra. Marilda Rosado de Sá Ribeiro, encaminho a Banca de Defesa de dissertação para ser homologada:

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Marilda Rosado de Sá Ribeiro (Orientadora/UERJ) Adilson Rodrigues Pires (UERJ) Mônica Antão

Xavier

Luis Olavo Baptista (USP)

Régis Velasco Fichtner Pereira (UERJ) Lauro da Gama e Souza

Júnior (PUC/ RJ)

HOMOLOGADO

Direito Processual/08 – Del. 052/07

Por solicitação do Professor orientador, Dr. Humberto Dalla, encaminho a Banca de Defesa de dissertação para ser homologada:

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Prof. Humberto Dalla (Orientador/UERJ) Prof. Paulo Cezar Carneiro (UERJ) Nicola Tutungi Jr.

Profª Leslie Ferraz (FGV/RJ)

Prof. Flávio Mirza (UERJ) Prof. Cleber Francisco

Alves (UCP)

HOMOLOGADO

IV – HOMOLOGAÇÃO DAS BANCAS DE DISSERTAÇÃO E TESE

Mestrandos

Direito Penal/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Artur de Brito Gueiros Souza (Orientador/UERJ) Patrícia Mothé Glioche Béze

(UERJ) Guilherme Guedes Raposo 10/05/2010 “Teoria do bem jurídico e estrutura do delito: uma reflexão sobre a legitimidade da antecipação da tutela penal como meio de proteção de bens jurídicos na sociedade contemporânea” Luciana Boiteux de Figueiredo Rodrigues (UFRJ) Aprovado. Grau: 9,5 (nove e meio) com indicação para publicação. HOMOLOGADO

Doutorandos

Direito Civil/06

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Sérgio Ricardo Savi Ferreira 05/05/2010 “A qualificação do lucro da intervenção:

Maria Celina Bodin de Moraes (Orientadora/ UERJ) Aprovado. Grau: 10,0 (dez) com distinção e HOMOLO GADO

(13)

Guilherme Calmon Nogueira da Gama (UERJ)

Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho (UERJ)

Caitlin Sampaio Mulholland (PUC/RJ) responsabilidade civil ou enriquecimento sem causa?”

Patrícia Ribeiro Serra Vieira (UNI-RIO)

louvor.

Direito Público/07

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Gustavo Binenbojm (Orientador/ UERJ) Luis Roberto Barroso

(UERJ)

Daniel Antonio de Moraes Sarmento (UERJ) Cláudio Pereira de Souza

Neto (UFF) Cláudio Márcio de Carvalho Chequer 14/05/2010 “A liberdade de expressão e o equivocado padrão jurisprudencial brasileiro: análise crítica e a proposta de revisão – a liberdade de expressão como direito fundamental preferencial prima facie”

Carlos Ayres Brito (IDP)

Aprovado. Grau: 9,5 (nove e meio). HOMOLO GADO

V – REQUERIMENTOS EXTERNOS:

■ Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco

Solicita consulta sobre seu possível ingresso na seleção do programa de doutorado em Direito deste ano.

O requerente é bacharel em Relações Internacionais pela PUC-RIO, especialista e mestrando em Políticas Públicas pela UFRJ, sendo sua linha de pesquisa, desde a graduação, relacionada ao estudo dos Direitos Humanos, em especial os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, em âmbito internacional, com aplicação nacional, motivo pelo qual tem interesse em cursar o programa.

A consulta do requerente justifica-se, segundo o mesmo, pelo fato de estar, neste momento, no processo de redação de sua dissertação de mestrado e que até o momento da seleção (junho/2010), ainda não terá defendido sua dissertação, o que seria um impeditivo prático para a inscrição no processo de seleção. O requerente solicita a informação se poderia participar da seleção apresentando declaração de seu programa a respeito do cumprimento de todos os créditos e defesa de sua dissertação ainda durante o segundo semestre de 2010, provavelmente, em setembro.

Decisão: CONFORME REITERADOS PRECEDENTES DESTE ÓRGÃO, O COLEGIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO NÃO É ÓRGÃO DE CONSULTA. O REQUERENTE DEVERÁ AGUARDAR O EDITAL DO CONCURSO DE INGRESSO.

(14)

VI – ASSUNTOS GERAIS:

■ Rosangela Marina Luft/ Doutorado/Direito da Cidade/10 – Del. 052/07

Solicita o aproveitamento de créditos de disciplina eletiva intitulada “Teoria Geral do Direito Constitucional”, ministrada pelo Professor Clèmerson Merlin Clève, ofertada no primeiro semestre do ano de 2006 e cursada durante o Mestrado na Universidade Federal do Paraná - UFPR.

A doutoranda destaca a afinidade da referida disciplina com os temas estudados no Programa de Pós-Graduação da UERJ, sobretudo com a disciplina de “Filosofia Constitucional” lecionada pelo Professor Daniel Sarmento e “Teoria do Estado de Direito” ministrada pela Professora Jane Reis.

A doutoranda requer que a citada disciplina seja considerada como disciplina eletiva, em condições equivalentes às disciplinas eletivas deste Programa de Pós-Graduação, no que diz respeito ao número de créditos e à carga horária, para fins de cumprimento das exigências estabelecidas para a obtenção do título de Doutor.

Em anexo: Programas das disciplinas, Certidão e Histórico escolar.

Decisão: REMESSA AO REPRESENTANTE DE LINHA, PARA PARECER.

■ Samir Namur/ Doutorado/Direito Civil/09 – Del. 052/07

Requer sua inscrição no estágio em docência (segundo crédito), no segundo semestre de 2010, como assistente do Professor Gustavo José Mendes Tepedino, na disciplina de Direito Civil X (Direito das Sucessões), em razão da possibilidade de trabalhar em matéria correlata à pesquisa desenvolvida perante o Programa, com o Professor Gustavo Tepedino, orientador do estágio docente, que se encontra, segundo o requerente, de acordo com tal pedido.

O requerente que tal pleito foi concedido ao doutorando Vinicius Klein no segundo semestre de 2009.

O requerimento tem o “de acordo” do Professor Gustavo José Mendes Tepedino.

Em anexo: Programas das disciplinas, Certidão e Histórico escolar.

Decisão: RETIRADO DE PAUTA, PARA AGUARDAR A MANIFESTAÇÃO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL SOBRE A RESOLUÇÃO DE ESTÁGIO DOCENTE, QUE VEDA A MODALIDADE DE ESTÁGIO COMO ASSISTÊNCIA A PROFESSOR.

■ Revalidação do diploma de doutorado de Patrícia Helena dos Santos Carneiro –

Processo nº 977/2009

A requerente protocolou em fevereiro de 2009, sob o número 977/2009, junto a esta Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o pedido de revalidação de título de doutorado em Direito obtido na Universidade de Santiago de Compostela (USC). Naquela ocasião, a requerente informa que agregou os dois volumes de sua tese ao citado processo de revalidação, apesar de serem os únicos que tinha disponíveis.

A requerente, também, afirma ter apresentado documentos, quando solicitada e que em 05 de agosto de 2009, conforme Ata da Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ, foram designados como membros da banca de revalidação do título os Professores Doutores Ana Cristina Paulo Pereira, Gustavo Sénéchal de Goffredo e Lier Pires Ferreira Júnior, distribuído o processo à Comissão em 22 de setembro de 2009.

A requerente esteve durante dez anos em Espanha, onde precisou freqüentar diversos cursos preliminares dentre os quais uma Especialização (Economia Européia), um Master (Economia Internacional), efetuando diversas publicações neste ínterim, participando em eventos em diversas Universidades européias, além de estar como pesquisadora concursada no Departamento de Direito Público da USC. A requerente crê que a sua base foi suficiente e a tese (extensa porque é exigência adicional daquele espaço jurídico) retrata este tempo e este estudo em profundidade.

Ansiosa por resposta da UERJ, devido à impossibilidade de participar nos diversos concursos públicos para docentes que estão acontecendo nestes meses, solicita que seu caso seja levado ao

conhecimento do Colegiado do Programa de Pós-Graduação, reiterando seu interesse em colaborar para a celeridade da decisão sobre o Processo.

(15)

Solicita, ainda, por razões de encarinhamento, a devolução dos tomos da tese, após a devida

análise para a revalidação do título, e promete o envio, caso assim desejem, até porque é de seu

interesse a divulgação, de três exemplares do texto, publicado pela Editora da USC, em CD-Rom, no ano passado, na sua Coleção Teses Doutorais.

Decisão: À PROF. CARMEN TIBÚRCIO, PARA CIÊNCIA DO PRESENTE REQUERIMENTO E SOLICITAR INFORMAÇÕES.

Cristiane Rodrigues Iwakura – ME/Direito Processual/08

Solicita a prorrogação do prazo para a entrega da versão final da sua dissertação para o dia 01.07.10. Esclarece que gostaria de acrescentar alguns tópicos a partir de pesquisas e dados que obteve

recentemente e também pretende enviar a versão final com antecedência para final análise do professor orientador. A mestranda já qualificou.

O requerimento tem “o de acordo” do Prof. Orientador Leonardo Greco.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO MÁXIMO DE DEFESA, QUE É 31/08/10.

Referências

Documentos relacionados

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que usam este medicamento): sensação de ardor nos olhos, aumento de pelos na região dos olhos, prurido ocular (coceira nos

1.10.2 Utensílios utilizados para a limpeza de instalações distintos dos utilizados para a limpeza de equipamentos que entrem em contato com alimentos, com produtos de higiene e

A presente solução mostrou ser útil no estudo do desenvolvimento hidrodinâmico no escoamento laminar de fluidos não newtonianos no interior do canal de placas planas,

Os destaques da nossa visita serão Piazza del Campo – palco do célebre Palio de Siena – e o maravilhoso Duomo [ingresso incluso], uma das catedrais mais magnificentes e

A afirmação que o meio de comunicação isola não vale apenas no domínio cultural. Não apenas a linguagem mentirosa do locutor de rádio se sedimenta no cérebro das

Neste contexto, este trabalho apresenta um método utilizado para o diagnóstico de falha existente no sistema predial de água pluvial de um prédio histórico (figura

egressos, se ao final do curso Técnico em Administração, há diferença significativa nas competências desenvolvidas nas modalidades de ensino presencial e EaD. Este objetivo geral se

0 diploma de Mestre será requerido pelo aluno e assinado pelo Reitor, pelo Prõ-Reitor de Pesquisa e Põs-Graduação, pelo Diretor do Museu Paraense.. •Emflio