• Nenhum resultado encontrado

Boletim de Agosto de Ano 5 - nº56

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletim de Agosto de Ano 5 - nº56"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Boletim de Agosto de 1964 - Ano 5 - nº56

Sede Provisória: Rua Teodoro da Silva, 879 - Grajaú - Telefone: 38-4688

clique aqui para ver a versão em PDF

Secretaria

Correspondência Recebida:

Ofício CERJ; CAP, Turispress; Jornal de Campo Grande. Correspondência Expedida:

CAP; CERJ; Chefe do Estabelecimento Central do Material de Intendência; sócios: Octávio Jorge S. Amorim e Maria S. de Brito.

Aniversariante do mês

01 – Fernando d’ Oliveira

02 – Nauta de Souza Drumond 12 – Idalina Duarte

Aos aniversariantes os nossos parabéns.

Aprovação da Diretoria

Voto aprovado na Diretoria em reunião de 11.7.64, agradecendo ao Cirurgião-dentista, Dr. Francisco Ximenes pelo empréstimo de seu Sítio Santa Cecília em Jacarepaguá para a realização de nossa festa junina.

Colaboração

Prezados colegas: colaborem com o Departamento Técnico com qualquer material, para melhor execução de nossas excursões e conquistas, ou seja: facão, serra, martelo, cabo de aço, lata de tinta, vergalhão de ½, estopa, soro antiofídico, medicamentos, etc.

Expediente

Boletim Mensal:

Órgão oficial destinado a publicação dos atos da administração do CEG e assuntos de interesse de excursionismo em geral.

Diretor responsável: Hercília Rodrigues Ferreira Impressão:Neyde Luiz da Rocha

(2)

Programação para o mês de agosto/64

Reuniões

Departamento Técnico – Dia 4/8/64 (3ª feira) Conselho Fiscal – Dia 6/8/64 (5ª feira) Diretoria – Dia 8/8/64 (sábado) Aranhas Perigosas

Tirado da Revista “Vida e Saúde” Luiz G.E. Lordello (final)

Como essas aranhas gostam de viver entre tijolos empilhados ao ar livre, é conveniente não ter tais materiais nas adjacências das moradias.

A única medida eficaz nos casos de picadas por aranhas é a administração dos soros. Em São Paulo, encontram-se os soros “anti-Lycosa” e anti-Ctenus”, que rem sido utilizados com êxito contra as picadas de aranhas.

Agradecimentos

- Aracy L. Gonçalves e José Reginaldi Dante – pelo material técnico doado ao D.T. a este também que por seu intermédio foi possível realizar a festa junina.

- Ana Maria F. França; Manoel Armando R. Costa e Hercília R. Ferreira – pelas bebidas doadas a festa junina.

02

Hotel São Moritz Tipo: recreativo

Guia: Magno Matheus da Rocha 09

Perdido do Andaraí Tipo: caminhada leve

Guia: Guilherme Tell Mendes Lobo

16

Pedra da Gávea

Tipo: caminhada semi-pesada c/ escalada Guia: Adauto Gonçalves Torres

Paredão Baden Pawell Tipo: escalada do 4º grau Guia: Luigi Iannace 23

Morro Meu castelo Tipo: caminhada leve Guia: Divaldo Amorim 30

Represa dos Ciganos Tipo: caminhada leve Guia: Suelly da Silva Ribeiro 5 a 7

Ilha Grande (a confirmar) Tipo: recreativa

(3)

- Dalva da Silva Ribeiro e Suelly da S. Ribeiro – pelo frete do caminhão ao sítio Stª Cecília.

- Harald Friedrich – pela incansável colaboração no bar da festa junina e ainda a todos os sócios e amigos que direta e indiretamente contribuíram para o êxito de nossa festa junina – o CEG agradece.

É bom saber que ...

O açúcar e os doces em geral, fazem mal aos pássaros em gaiolas.

A vida em grupo (continuação)

por Manoel Armado

parte VI – Tipos de indivíduos no grupo

Os participantes do grupo se dividem em três tipos:

O primeiro tipo é formado pelos indivíduos que se integraram no grupo e que se consideram parte dele. Vivem integralmente todos momentos da vida do grupo, alegrando-se com suas vitórias e sofrendo com seus fracassos. Quando tratam do grupo, referem-se sempre a “nós”.

O segundo tipo é formado pelos elementos que embora participem de algumas atividades do grupo, não se integraram a ele. Limita-se a assistir a vida do grupo sem se emocionar por ela. Podem trabalhar ocasionalmente, mas sempre como se fizessem um favor a um estranho. Não acompanharão o grupo nos fracassos e quando aludirem a ele, referir-se-ão sempre – “vocês”.

O terceiro tipo é formado pelos que se interessam pelo grupo, mas dependem sempre de incentivo para fazer alguma coisa. Poderão ocasionalmente, pertencer a um dos tipos anteriores, sua ação, entretanto, cessa com estímulo. Alegram-se com o sucesso e sentem o fracasso do grupo, mas não tomam estes como seus.

Os do primeiro tipo, com o auxílio dos do terceiro, mantêm o grupo. O aparecimento de alguma motivação pode fazer com que um indivíduo se desloque do 2º ou 3º tipo para o 1º, do mesmo modo que uma forte emoção, exterior ao grupo, pode levar para o 2º ou 3º tipo, um indivíduo do primeiro.

De qualquer forma, só o amor ao grupo faz com que o indivíduo se devote a ele com dedicação e desinteresse.

(continua no próximo nº)

Várias

a) É com tristeza que vimos o excursionismo relegado no esquecimento. Apesar de ser um esporte tão saudável nem nos jornais das telas cinematográficas ele é lembrado. É lamentável como os

excursionistas em geral não se unam mais a fim de intensificar o nosso esporte, mormente agora que virá o IV Centenário da Cidade.

b) O Guanabara programou para 29/7/64, uma reunião com os demais clubes para debates sobre

participação do excursionismo nos festejos do IV Centenário do Rio de Janeiro, conforme projeto

de programação elaborado pelo nosso Diretor de Relações Públicas.

(4)

concurso por eles instituído sobre o tema “Excursionismo”.

d) Brevemente esse mesmo Departamento irá fazer um Curso de Fotografias destinado aos sócios e pessoas interessadas – condição primordial possuir máquina fotográfica de qualquer marca, mesmo tipo caixão.

e) No dia 12 de julho o CEG, fez excursão ao Bom retiro, quando foram feitas brincadeiras como corridas de duas pessoas amarradas, quebra-pote e jogos de vôlei e futebol.

f) Inscreva-se com antecedência para os passeios, a fim de evitar que sejam desmarcados por falta de participantes.

g) As sócias Maria do Carmo Nonato e Maria Ângela Pedrosa estão “guiando” uma excursão diferente: comparecimento dos Guanabarianos as recitas da Temporada Lírica Internacional no Teatro Municipal e programando também idas aos Teatros da Cidade.

Algumas notas sobre o Rio de Janeiro

1)Já em 1796 o Bispo Azeredo Coutinho pensará no arrasamento do Castelo. O Senado da Câmara em 1798, propunha que se arrasasse o Castelo e o morro de santo Antônio, para melhorar o estado sanitário da cidade, ficando por muita equidade o lugar do convento. Depois de muitas lutas o de Santo Antônio foi desmontado dando lugar a Av. República do Chile inaugurada em janeiro de 1959.

2)O atual Palácio Guanabara, sede do Governo do estado, foi a princípio Paço Isabel, residência dos Condes D’Eu. O prédio foi construído por José Machado Coelho numa parte da antiga Chácara do Roso, nas Laranjeiras.

3)O palácio de estilo mourisco, existente numa colina de Manguinhos, na Av. Brasil, começou a ser construído em 1900 e é hoje o Instituto Osvaldo Cruz, mundialmente conhecido, como grande centro de biologia e medicina experimental. Sua biblioteca possui um acervo de 1.60.000 livros.

O Museu Nacional de hoje é o antigo Paço de São Cristóvão, que foi durante 81 anos, residência da família imperial.

O Palácio do Catete foi constituído em 1862 pelos herdeiros do Barão de Nova Friburgo. O Governo Federal adquiriu-o em 1896 que transformou em Palácio Presidencial sede do Governo.

A edificação do Palácio Itamarati iniciou-se em 1851 por ordem do Barão de Itamarati.

Tirado da revista “O Ensino”.

Dia 7 do corrente, fazem quatro anos que foi aprovado em Assembléia Geral, o Estatuto do nosso Clube.

Curiosidades

Corcovado:

O gigantesco monumento foi projetado pelo engenheiro brasileiro Heitor da silva Costa. Mede 30m de altura (sem a base) e pesa 1.200 toneladas. Construindo inteiramente em cimento armado, a estátua é revestida de pequenos triângulos de esteatita. A cabeça tem 3m e 75cm de altura e as mãos 3m e 20cm de comprimento; a distância dos braços abertos é de 28m. Só o peso da mão é de 8 toneladas e o da cabeça de 30 toneladas. Os estudos do famoso monumento foram iniciados em 1924 e concluídos 3 depois em Paris. A estátua foi inaugurada em 12 de outubro de 1931.

(5)

Jan III Sobiesgi:

Rei da Polônia no século XVII, nasceu, foi coroado, casou e morreu na mesma data: 17 de junho. Walt Disney:

Conhecido e famoso autor de tantos filmes de desenhos animados, não é americano como geralmente se julga. Nasceu na Europa, em Espanha e o seu nome de nascimento é José Luis.

As matérias aqui publicadas não representam necessariamente a posição oficial do Centro Excursionista Guanabara. Ressaltamos que este é um espaço aberto a todos que queiram contribuir.

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

e) Rose caminhou muito para encontrar um emprego. 1.ª Oração subordinante; 2.ª Oração subordinada adverbial final.. 6. Completa o quadro, transformando o discurso direto em indireto

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

O javali é um animal adaptado à corrida, porque apoia no solo apenas os dedos ou as extremidades dos dedos, enquanto que o urso está adaptado à marcha, porque apoia toda a

8- Indica duas utilizações do granito.. Indica duas utilizações

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,