• Nenhum resultado encontrado

Manual de Acreditação de Distinções e Títulos Acadêmicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Acreditação de Distinções e Títulos Acadêmicos"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)

Distinções e Títulos

Acadêmicos

em Gerenciamento de

Projetos, Programas,

Carteiras e Programas

Relacionados

Quarta Edição (4.0)

Centro de Acreditação Global do Project Management

Institute para Programas Educacionais em Gerenciamento

de Projetos (GAC):

(2)

Índice

Prefácio ...2

Centro de Acreditação Global do Project Management Institute para Programas Educacionais em Gerenciamento de Projetos (GAC) ... 3

Filosofia da Acreditação... 3

O Papel e o Valor da Acreditação ...3

Seção A: Sobre o GAC ... 4

A.1: Missão/Objetivo/Escopo ... 4

A.2: Responsabilidades e Autoridade ... 4

A.3: Composição e Governança ... 4

A.4: Código de Boas Práticas ... 5

A.5: Atos/Reuniões dos Conselheiros do GAC ... 6

Seção B: Processo de Acreditação do GAC ... 6

B.1: Início do Processo de Acreditação ... 6

B.2: Visão Geral do Processo e Cronograma ... 6

B.3: Etapas do Processo de Acreditação do GAC ... 7

Step 1: Carta de Intenções ... 7

Step 2: Relatório de Autoavaliação ... 8

Step 3: Avaliação da Visita Local ... 9

Step 4: Decisão de Acreditação ... 10

B.4: Atos de Acreditação do GAC ... 10

B.4.1: Anúncio de Decisões do GAC ... 11

B.4.2: Atividades para Programas Recém-Acreditados ... 11

B.5: Requisitos de Relatório de Programa Acreditado pelo GAC ... 12

B.5.1: Relatórios Anuais de Programa Acreditado pelo GAC ... 12

B.5.2: Alteração Significativa ... 12

B.5.3: Nova Certificação de Acreditação ... 13

B.5.4: Revisão e Aprovação de Distinções e Títulos Acadêmicos Adicionais Após Acreditação Primária ... 13

B.6: Apelações e Queixas ... 13

B.6.1: Apelação de uma Decisão do GAC ... 13

B.6.2: Queixa Referente a um Programa Acreditado pelo GAC ... 13

B.7: Taxas ...14

Seção C: Requisitos de Elegibilidade do GAC ... 14

C.1: Acreditação Institucional e Autoridade Legal ... 15

C.2: Títulos ou Distinções Elegíveis para Acreditação... 15

C.3: Período de Operação... 16

C.4: Estrutura Administrativa e Liderança Acadêmica ... 16

Seção D: Normas de Acreditação do GAC ... 16

D.1: Missão do Programa ... 17

D.2: Currículos e Principais Áreas de Concentração para Resultados de Aprendizado do Programa ... 17

D.3: Informações do Programa de Domínio Público ... 18

D.4: Corpo Docente e Equipe ... 18

D.5: Estudantes ...19

D.6: Recursos financeiros ... 19

D.7: Melhoria do Programa ... 19

Apêndices ...21

Apêndice A: Informações Requeridas para Carta de Intenções ... 21

Apêndice B: Informações Requeridas para Relatório de Autoavaliação ... 22

Apêndice C: Níveis Esperados do GAC de Desempenho Acadêmico ... 24

Apêndice D: Diretrizes para o Processo de Visita Local ... 25

Apêndice E: Requisitos de Relatório Anual de Programa Acreditado pelo GAC ... 27

Apêndice F: Relatório de Alteração Significativa ... 28

Apêndice G: Processo de Nova Certificação de Acreditação pelo GAC ... 28

Apêndice H: Revisão e Aprovação de Distinções e Títulos Acadêmicos Adicionais Após Acreditação Primária ... 29

Apêndice I: Processos e Procedimentos de Queixas e Apelações de Acreditação do GAC ... 30

Glossário ...32

(3)

Prefácio

O Centro de Acreditação Global do Project Management Institute para Programas Educacionais em Gerenciamento de Projetos (GAC) é um órgão de credenciamento acadêmico independente para programas de gerenciamento de projetos, programas e carteiras e programas relacionados nos níveis de bacharelado, pós-graduação e doutorado.

Com a ampla adoção do gerenciamento de projetos, programas e carteiras no currículo acadêmico, o Conselho de Administração do Project Management Institute (PMI) reconheceu a crescente necessidade de estabelecer padrões educacionais de qualidade em programas universitários que oferecem distinções acadêmicas nesse campo de estudos. Em 2001, após conduzir um extenso estudo de viabilidade com acadêmicos, profissionais e representantes do setor, o Conselho de Administração do PMI criou o Centro de Acreditação Global do Project Management Institute para Programas Educacionais em Gerenciamento de Projetos (GAC), um órgão de credenciamento acadêmico independente para

credenciar programas universitários em gestão de projetos, programas e carteiras.

O GAC é regido por Conselheiros voluntários que compreendem representantes do corpo docente e do setor, tendo pelo menos um membro representando os interesses do público. De acordo com esse papel exclusivo, e em reconhecimento da necessidade de avaliação independente de programas de nível acadêmico que buscam reconhecimento, o PMI afirma que o GAC é o único órgão normatizador em todas as decisões relacionadas a acreditação de programas de nível acadêmico em programas de gerenciamento de projetos, programas e carteiras ou programas relacionados, e o PMI está comprometido em honrar a independência do GAC nesse sentido.

O GAC valoriza trabalhar de forma colaborativa com outras organizações de acreditação acadêmica e reconhece diferenças na busca para avançar em excelência acadêmica de gestão de projetos, programas e carteiras em todo o mundo.

O Manual de Acreditação de Distinções e Títulos Acadêmicos em Gerenciamento de Projetos, Programas e Carteiras e Programas Relacionados – Quarta Edição (4.0) (doravante denominado “Manual”) descreve os objetivos gerais da acreditação do GAC, os Requisitos de Elegibilidade e Normas de Acreditação para programas de candidatos, o processo de acreditação, o processo para manter a acreditação, bem como processos e normas do GAC relacionados. Disponíveis a todas as partes interessadas, cópias do Manual podem ser baixadas do site do GAC em www.gacpm.org, ou solicitações para cópias impressas podem ser enviadas para:

Centro de Acreditação Global do Project Management Institute para Programas Educacionais em Gerenciamento de Projetos (GAC)

Atenção de: Administrador dos Programas de Acreditação 14 Campus Boulevard

Newtown Square, PA 19073 EUA Tel: +1-610-355-1601

Email: gac@pmi.org

(4)

Centro de Acreditação Global do Project Management Institute

para Programas Educacionais em Gerenciamento de Projetos (GAC)

Filosofia da Acreditação

O GAC está comprometido com a excelência e a melhoria contínua de programas educacionais referentes ao campo de gerenciamento de projetos, programas e carteiras.

As normas, procedimentos e padrões estabelecidos previstos neste Manual avaliam a qualidade dos programas educacionais que buscam acreditação do GAC.

O processo de acreditação é dinâmico e a interpretação das Normas de Acreditação está sujeita a mudança, conforme os ambientes, a tecnologia, as circunstâncias e as comunidades participantes evoluem.

A autoavaliação e a avaliação pelos pares, em vez da regulamentação por forças externas, fornecem a mais efetiva garantia de prestação de contas aos diversos participantes do GAC. Os programas de gerenciamento de projetos e/ou de programas e/ou de carteiras e os programas de graduação relacionados que concluem de forma bem sucedida a revisão de acreditação são identificados como acreditados pelo GAC. A expressão “Acreditado pelo GAC” assegura aos estudantes e outros participantes que a formação que está sendo oferecida pelo programa foi cuidadosamente avaliada e que sua escala, escopo e qualidade acadêmica estão em conformidade com as Normas de Acreditação internacionais abrangentes.

O Papel e o Valor da Acreditação

A acreditação tem duas finalidades fundamentais: garantir a qualidade, e auxiliar na melhoria contínua de uma instituição ou programa. A acreditação, que se aplica a instituições ou programas, deve ser diferenciada de certificação ou licenciamento, que se aplicam a indivíduos. Existem dois tipos básicos de acreditação educacional, institucional e especializada/programática. A acreditação institucional normalmente se aplica a uma instituição inteira, indicando que cada uma das partes de uma instituição está contribuindo para atingir a missão da instituição. O GAC conduz acreditação programática e especializada de programas acadêmicos dentro de uma instituição de educação superior. Como um órgão de acreditação programática, o GAC garante a qualidade de programas de gerenciamento de projetos e/ou de programas e/ou de carteiras e programas de graduação relacionados nos níveis de bacharelado, pós-graduação e doutorado. Existem diversos benefícios valiosos de acreditação do GAC para programas e suas instituições:

n Confirmação do compromisso de um programa com a qualidade educacional e a melhoria contínua. n Reconhecimento dos pares e obtenção de referências de qualidade.

n Diferenciação como um dentre um grupo seleto de programas que adota e promove a disciplina de

gerenciamento de projetos e/ou de programas e/ou de carteiras.

Os programas acreditados passaram por um rigoroso processo, incluindo um Relatório de Autoavaliação profundo e visita local conduzida por uma equipe de revisores independentes para verificar as afirmações feitas no Relatório de Autoavaliação. A preparação do Relatório de Autoavaliação e a visita local envolvem todos os aspectos da instituição e podem resultar em maior visibilidade institucional e suporte para melhorias contínuas ao programa.

(5)

Seção A:

Sobre o GAC

O GAC tem funções e responsabilidades específicas para garantir um processo válido para a acreditação de programas de concessão de títulos referentes ao campo de gerenciamento de projetos.*

A.1:

Missão/Objetivo/Escopo

A missão do GAC é desenvolver excelência em formação de gerenciamento de projetos e/ou de programas e/ou de carteiras em todo o mundo através da colaboração e suporte de instituições acadêmicas, e através da acreditação de programas acadêmicos.

O objetivo principal do GAC é assegurar que os programas educacionais acreditados pelo GAC preparem os estudantes para atender as necessidades atuais e previstas de negócios e organizações governamentais por profissionais qualificados que atuam na área.

O escopo de acreditação do GAC inclui programas de gerenciamento de projetos e/ou de programas e/ou de carteiras e programas de graduação relacionados nos níveis de bacharelado, pós-graduação e doutorado oferecidos em instituições reconhecidas de educação superior no mundo todo.

A.2:

Responsabilidades e Autoridade

O GAC tem as seguintes responsabilidades e autoridades:

1. Atuar como o órgão normatizador em todos os assuntos relacionados à acreditação do GAC de programas acadêmicas referentes ao gerenciamento de projetos,* e ser exclusivamente responsável por todas as decisões relacionadas.

2. Desenvolver e aperfeiçoar normas, diretrizes, políticas e procedimentos para avaliar a eficácia de programas no campo de educação de gerenciamento de projetos e/ou de programas e/ou de carteiras e para desenvolver a excelência destes.

3. Garantir que o processo de acreditação reconheça a diversidade de programas acadêmicos no campo.

4. Fornecer assistência necessária a programas acadêmicos estabelecidos e em desenvolvimento, e facilitar uma comunidade colaborativa para esses programas.

5. Agendar e coordenar os processos de acreditação do GAC.

6. Autorizar e nomear membros para os comitês do GAC e equipes de trabalho com foco em áreas de tarefas específicas para garantir a eficácia e melhoria contínua na acreditação de programas acadêmicos.

7. Revisar, arbitrar e decidir recursos por escrito de qualquer programa acreditado ou candidato que esteja movendo um recurso contra um ato do GAC.

8. O GAC tem a autoridade exclusiva e definitiva de conceder acreditação do GAC.

A.3:

Composição e Governança

O GAC é regido pelos Conselheiros do GAC. O grupo é formado por 7 (sete) a 11 (onze) membros, sendo a maioria deles proveniente da academia, e pelo menos um membro representando o público em geral.

A nomeação de pessoas que representam um equilíbrio entre a academia e o setor, bem como as localidades geográficas, destina-se a fornecer uma revisão diversa, objetiva e abrangente de programas acadêmicos referentes ao gerenciamento de projetos.* O Gerente de Programas Acadêmicos do PMI atua como um Conselheiro do GAC ex officio e sem

direito de voto. Uma relação dos atuais Conselheiros do GAT está publicada em www.gacpm.org.

*Para facilidade do leitor, as expressões “gerenciamento de projetos” e “gerenciamento de projetos, de programas e de carteiras” são utilizadas de modo intercambiável.

(6)

A função geral dos Conselheiros do GAC será realizar a missão e os objetivos do GAC, de acordo com seus documentos constitutivos em sua forma presente ou alterada, e com qualquer lei aplicável.

A.4:

Código de Boas Práticas

O GAC aprova e segue as seguintes diretrizes:

n Reconhecer que a finalidade principal de suas atividades é a avaliação de qualidade e o aperfeiçoamento de

programas acadêmicos na área de gerenciamento de projetos e/ou de programas e/ou de carteiras.

n Promover a busca por excelência e auxiliar na melhoria de programas acadêmicos na área. n Projetar o processo de acreditação para estimular a melhoria contínua.

n Assegurar que os processos de acreditação reconhecem a diversidade de programas acadêmicos referentes ao

gerenciamento de projetos* no mundo todo.

n Incentivar a inovação e a experimentação educacional sólida.

n Reconhecer que a acreditação é um processo dinâmico, e que a condição de acreditação de um programa deve ser

revisada regularmente.

n Garantir a eficácia e a objetividade dos processos de acreditação, usando informações relevantes e utilizando

avaliadores experientes e qualificados.

n Considerar o texto dos relatórios de avaliação e todas as demais comunicações referentes a candidatos para

acreditação como confidenciais.

n Abster-se de condicionar ou oferecer acreditação mediante o pagamento de taxas que não sejam taxas

administrativas e custos de avaliação reais ou por qualquer motivo que não seja a qualificação para acreditação demonstrada do candidato.

Além disso, cada Conselheiro do GAC:

n Não deverá discutir assuntos referentes à acreditação de um programa acadêmico específico fora dos parâmetros

formais estabelecidos pela política de revisão do GAC e encaminhará todas as consultas ao Presidente do GAC e/ ou ao Gerente de Programas Acadêmicos do PMI.

n Deverá direcionar discussões específicas e/ou preocupações sobre a acreditação de um programa acadêmico para

o Presidente do GAC e/ou o Gerente de Programas Acadêmicos.

n Deverá manter em sigilo todos os documentos preparados para as reuniões dos Conselheiros do GAC.

n Abster-se-á das deliberações ou votos sobre decisões referentes a quaisquer programas individuais dos quais seja

um ex-funcionário ou atual funcionário ou administrador, consultor, parceiro comercial ou incentivador.

n Não participará de deliberações ou voto em decisões nas quais tiver qualquer outro interesse pessoal que

poderia razoavelmente parecer sugerir lealdade dividida ou de outro modo prejudicar um julgamento imparcial e independente.

n Abster-se-á de um potencial, ou real, conflito de interesses ou negociação em benefício próprio (“self-dealing”)

e informará os Conselheiros do GAC sobre qualquer atividade pessoal que esteja relacionada a quaisquer programas acadêmicos que se candidataram formalmente ou que estão sendo avaliados pelo GAC para fins de acreditação.

*Para facilidade do leitor, as expressões “gerenciamento de projetos” e “gerenciamento de projetos, de programas e de carteiras” são utilizadas de modo intercambiável.

(7)

A.5:

Atos/Reuniões dos Conselheiros do GAC

Os Conselheiros do GAC se reúnem mensalmente para a transação de itens de negócios definidos perante o GAC e a determinação de quaisquer decisões do GAC e/ou regulamentos referentes à condição de acreditação de programas acreditados ou candidatos.

Cada decisão dos Conselheiros do GAC será tomada por maioria de votos, salvo se de outro modo exigido por lei ou pelas normas do GAC. Cada Conselheiro do GAC terá direito a 1 (um) voto sobre qualquer questão submetida ao GAC. Todas as decisões sobre acreditação do GAC exigirão maioria de votos dos Conselheiros do GAC.

Seção B:

Processo de Acreditação do GAC

B.1:

Início do Processo de Acreditação

Os programas que estão considerando obter acreditação do GAC são incentivados a se familiarizarem com as Normas de Acreditação e Requisitos de Elegibilidade do GAC antes de apresentar uma candidatura.

O GAC realiza workshops de acreditação presenciais e online durante o ano. Programas prováveis e candidatos são incentivados a frequentar essas sessões para compreender melhor o processo de acreditação do GAC e receber assistência na elaboração da Carta de Intenções e do Relatório de Autoavaliação. A equipe do GAC está à disposição para auxiliar programas prováveis e candidatos ao longo do processo. Queira visitar a área de eventos do site do GAC (www.gacpm.org) ou entre em contato com gac@pmi.org para maiores informações.

Queira observar: Toda a documentação enviada ao GAC deve ser em idioma inglês.

B.2:

Visão Geral do Processo e Cronograma

O processo de acreditação do GAC consiste do seguinte: Etapa Um: Carta de Intenções

Etapa Dois: Relatório de Autoavaliação Etapa Três: Visita no Local

Etapa Quatro: Decisão de Acreditação

O processo de acreditação do GAC é rigoroso e demonstra um compromisso com a excelência na formação de gerenciamento de projetos por parte do programa candidato provável. Um programa de gerenciamento de projetos* ou programa relacionado que se candidata a acreditação pode esperar que todo o processo leve aproximadamente de 12 a 18 meses.

O programa candidato tem até seis meses para concluir e apresentar um Relatório de Autoavaliação após receber aprovação do GAC de sua Carta de Intenções. Os Conselheiros do GAC revisam o Relatório de Autoavaliação apresentado em sua próxima reunião mensal disponível. Nessa reunião, os Conselheiros do GAC autorizarão a visita local, solicitarão outras informações ou interromperão o processo de acreditação.

Uma vez que o Relatório de Autoavaliação seja aprovado, a visita local é programada para uma ocasião mutuamente conveniente para o programa candidato e a equipe de avaliação, geralmente dentro de 90 dias da aceitação do Relatório de Autoavaliação pelos Conselheiros do GAC.

*Para facilidade do leitor, as expressões “gerenciamento de projetos” e “gerenciamento de projetos, de programas e de carteiras” são utilizadas de modo intercambiável.

(8)

A equipe da visita local conclui seu relatório dentro de 30 dias após a conclusão da visita local e apresenta uma recomendação aos Conselheiros do GAC. Os Conselheiros do GAC revisam a recomendação da equipe e tomam uma decisão sobre a acreditação em sua próxima reunião disponível.

A decisão dos Conselheiros do GAC de aprovar, diferir ou rejeitar a acreditação de um programa candidato baseia-se no conjunto de informações incluídas na Carta de Intenções, no Relatório de Autoavaliação e no Relatório de Visita Local e Recomendação.

B.3:

Etapas do Processo de Acreditação do GAC

Etapa Um: Carta de Intenções

A Carta de Intenções é a primeira etapa no processo de acreditação do GAC, e é o ponto em que se determina a elegibilidade do provável programa candidato para avançar no processo de acreditação.

A Carta de Intenções contém as seguintes informações/evidências:

1. Uma declaração de representantes do provável programa candidato indicando seu interesse na obtenção de acreditação do GAC, apresentada no papel timbrado da universidade/faculdade do provável programa candidato, e incluindo as assinaturas do líder acadêmico pelo programa (por exemplo, o diretor do programa, o coordenador do programa) e do gerente sênior ou administrador (por exemplo, o reitor, o chefe de

departamento, ou administrador equivalente) a quem o líder acadêmico se reporta.

2. Dados do programa/informações demográficas necessários para o GAC compreender claramente o contexto da candidatura do programa provável. Consulte o Apêndice A, Informações Requeridas para a Carta de Intenções, deste Manual para informações mais detalhadas.

3. As respostas do provável programa candidato, incluindo evidências, que demonstram que ele cumpre os Requisitos de Elegibilidade do GAC. Para maiores informações sobre os Requisitos de Elegibilidade, queira consultar a Seção C: Requisitos de Elegibilidade do GAC, neste Manual.

4. Taxas de Candidatura. As taxas de candidatura referidas na Seção B.7: Taxas, devem ser incluídas.

Um modelo de Carta de Intenções com instruções está publicado na área Candidatar para Acreditação do site www.gacpm. org para uso por prováveis programas candidatos.

A Carta de Intenções deve ser enviada tanto em formato digital quanto impresso para: Project Management Institute

Centro de Acreditação Global para Programas Educacionais em Gerenciamento de Projetos (GAC)

À atenção de: Administrador dos Programas de Acreditação 14 Campus Boulevard

Newtown Square, PA 19073 EUA E-mail: gac@pmi.org

Revisão do GAC da Carta de Intenções

Por ocasião do recebimento, a Carta de Intenções do provável programa candidato é revisada pelo GAC para

alinhamento com os Requisitos de Elegibilidade do GAC. Se a carta estiver alinhada, o provável programa candidato é informado sobre a aceitação da Carta de Intenções, e torna-se um programa candidato do GAC. O taxa de candidatura enviada é processada e é concedida uma permissão para prosseguir com a elaboração do Relatório de Autoavaliação programático.

A determinação de elegibilidade fica a critério exclusivo dos Conselheiros do GAC.

(9)

Etapa Dois: Relatório de Autoavaliação

A partir da aceitação da Carta de Intenções, o programa candidato pode levar até seis meses para elaborar e apresentar o Relatório de Autoavaliação ao GAC. O Relatório de Autoavaliação deve ser elaboradas em conformidade com as seguintes diretrizes.

Elaboração e Diretrizes do Relatório de Autoavaliação

As Normas de Acreditação do GAC (Seção D do Manual) são a base do Relatório de Autoavaliação. Durante a fase de autoavaliação do processo de acreditação, o programa candidato reúne e providencia evidências que demonstrem o alinhamento com as Normas de Acreditação do GAC. Os materiais de autoavaliação devem ser organizados em um documento conciso e legível que possa ser utilizado tanto para fins de revisão de acreditação do GAC quanto para planejamento interno e melhoria contínua pelo corpo docente, os administradores e estudantes da instituição e do programa candidato.

O Relatório de Autoavaliação contém as seguintes informações/evidências:

1. Uma carta de capa dos representantes do programa candidato indicando seu interesse contínuo em obter uma acreditação do GAC.

2. Quaisquer atualizações ao original apresentadas na Carta de Intenções.

3. As respostas do programa candidato, incluindo evidências, que demonstram que ele está alinhado às Normas de Acreditação do GAC. Para maiores informações sobre as Normas de Acreditação do GAC, queira consultar a Seção D: Normas de Acreditação do GAC neste Manual. Consulte o Apêndice B, Informações Requeridas para Relatório de Autoavaliação, deste Manual para informações mais detalhadas.

4. A taxa de acreditação deve estar incluída na apresentação da documentação do Relatório de Autoavaliação. Queira consultar a Seção B.7: Taxas, para maiores detalhes.

O programa candidato deve utilizar o Modelo de Relatório de Autoavaliação publicado na área Candidatar para Acreditação do site www.gacpm.org como um guia para estruturar o relatório.

Processo de Revisão Inicial do Relatório de Autoavaliação Apresentado do GAC

O programa candidato é obrigado a enviar uma minuta final digital do Relatório de Autoavaliação para gac@pmi. org. A equipe do GAC revisará a apresentação da minuta final e informará o programa candidato sobre omissões ou informações adicionais que precisem ser incluídas antes da apresentação final.

Após a aprovação da apresentação da minuta pela equipe do GAC, o Relatório de Autoavaliação final com documentação comprobatória deve ser encaminhado ao GAC:

1. 5 (Cinco) cópias impressas (soltas e não inseridas em cadernos, sem grampos ou outros objetos que não possam ser facilmente escaneados ou duplicados) devem ser enviadas para:

Project Management Institute

Centro de Acreditação Global para Programas Educacionais em Gerenciamento de Projetos (GAC)

À atenção de: Administrador dos Programas de Acreditação 14 Campus Boulevard

Newtown Square, PA 19073 EUA

2. 1 (uma) cópia digital deve ser enviada para: gac@pmi.org

Não envio do Relatório de Autoavaliação: Salvo se de outro modo pactuado com o GAC, os programas candidatos que não enviarem o Relatório de Autoavaliação dentro do prazo estabelecido não são mais considerados um programa candidato. O programa é excluído da lista de programas candidatos e perde a taxa de candidatura. Para reiniciar o processo de acreditação, os programas devem apresentar uma nova Carta de Intenções e pagar as taxas apropriadas.

(10)

Revisão dos Conselheiros do GAC do Relatório de Autoavaliação Apresentado

Após recebimento do Relatório de Autoavaliação final, a equipe do GAC conclui uma revisão da apresentação para garantir que toda a documentação e informações necessárias sejam apresentadas. Se toda a documentação estiver em ordem, o Relatório de Autoavaliação é encaminhado aos Conselheiros do GAC para revisão e discussão.

Uma decisão referente à aceitação do Relatório de Autoavaliação será tomada durante a próxima reunião disponível dos Conselheiros do GAC.

A revisão dos Conselheiros do GAC do Relatório de Autoavaliação pode ter um dos três resultados:

1. Aceitação do Relatório de Autoavaliação. Permissão para prosseguir com a visita local e a visita local é agendada

2. Solicitação de informações. Os Conselheiros do GAC solicitam informações adicionais e de esclarecimento do programa candidato antes que a decisão seja informada. Nesse caso, a decisão é mantida até que as informações adicionais sejam apresentadas e possam ser revisadas pelos Conselheiros do GAC.

3. Rejeição. Os Conselheiros do GAC acreditam que o programa candidato não se alinha significativamente com as Normas de Acreditação do GAC. Nesse caso, os Conselheiros do GAC podem decidir suspender o processo de acreditação.

Etapa Três: Avaliação da Visita Local

O objetivo da visita local é fundamentar e comprovar as informações apresentadas no Relatório de Autoavaliação. Após o Relatório de Autoavaliação ter sido aceito pelos Conselheiros do GAC, são tomadas as providências para uma visita local do programa candidato por uma equipe de avaliação.

As datas para a visita local são pactuadas entre o GAC e o programa candidato. As equipes do GAC de visita local

normalmente são formadas por um líder de equipe, e um ou dois membros adicionais de equipe. No mínimo, um membro da equipe será da comunidade acadêmica de gerenciamento de projetos e o outro será um profissional de gerenciamento de projetos.

Antes de chegar ao campus, a equipe de visita local revisa o Relatório de Autoavaliação e a documentação comprobatória. O líder da equipe trabalhará com o programa candidato para finalizar as providências, esclarecer informações e abordar questões resultantes da revisão do Relatório de Autoavaliação feita pela equipe.

Durante a visita local, os membros da equipe verificam e exploram as informações representadas no Relatório de Autoavaliação. Isso é feito através de:

n Entrevistas com líderes institucionais, representantes do programa, pessoal administrativo, membros do

corpo docente, estudantes, ex-alunos e membros do conselho consultivo.

n Revisão de normas, processos e procedimentos do programa e institucionais. n Revisão do currículo do programa e exemplos de trabalho de estudantes. n Exame de recursos físicos, financeiros e/ou digitais que sustentam o programa.

As visitas locais do GAC normalmente exigem de dois a três dias para serem concluídas. O programa candidato é responsável pela acomodação e todas as despesas referentes à visita.

Na conclusão da visita, a equipe apresenta um resumo de seus pontos identificados do programa candidato. Após deixar o local, a equipe elabora um relatório por escrito que é enviado ao programa candidato para verificação dos fatos. Dentro de 30 dias após a conclusão da visita local, o Relatório de Visita Local final e as Recomendações são apresentados aos Conselheiros do GAC para revisão.

(11)

Consulte o Apêndice D: Diretrizes para o Processo de Visita Local, deste Manual, para maiores detalhes referentes ao processo de visita local.

A taxa de visita local deve ser enviada antes do início da visita local. Queira consultar a Seção B.7: Taxas, para maiores detalhes.

Etapa Quatro: Decisão de Acreditação

Avaliação do Relatório de Visita Local e Recomendação

Por ocasião do recebimento do Relatório de Visita Local e Recomendação, os Conselheiros do GAC avaliam o relatório e a recomendação na próxima reunião disponível. Os Conselheiros do GAC tomam, então, a decisão de acreditação referente ao(s) programa(s) candidato(s).

A decisão de acreditação baseia-se nas informações coletivas incluídas na Carta de Intenções, no Relatório de Autoavaliação e no Relatório de Visita Local e Recomendação.

Solicitação de Exclusão Voluntária de Candidatura para Acreditação

O GAC aceitará uma solicitação escrita de um programa candidato para retirar sua candidatura para acreditação do GAC em qualquer ocasião durante o processo de acreditação. Uma cópia de qualquer documentação de candidatura apresentada (por exemplo Carta de Intenções, materiais do Relatório de Autoavaliação, etc.) será mantida pelo GAC para finalidades de registro histórico. Todos os demais materiais referentes à candidatura serão destruídos.

B.4:

Atos de Acreditação do GAC

Os Conselheiros do GAC são o órgão normatizador em todos os assuntos relacionados à acreditação do GAC de programas acadêmicas referentes ao gerenciamento de projetos,* e são exclusivamente responsáveis por todas as decisões

relacionadas.

Um programa que busca acreditação inicial pode obtê-la por um período máximo de 5 (cinco) anos. A série de atos de acreditação é a seguinte:

n Concessão Inicial de Acreditação

n Nova Certificação de Concessão de Acreditação n Diferimento de Acreditação

n Rejeição de Acreditação n Retirada de Acreditação

Tipo de Acreditação?

n Inicial – programas candidatos que concluem o processo de acreditação pela primeira vez.

n Nova certificação – programas candidatos que estão concluindo a nova certificação abrangente de acreditação na

conclusão de seu ciclo inicial ou de acreditação adicional.

n Atualmente Acreditados – programas que atualmente são acreditados pelo GAC.

*Para facilidade do leitor, as expressões “gerenciamento de projetos” e “gerenciamento de projetos, de programas e de carteiras” são utilizadas de modo intercambiável.

(12)

Concessão de Acreditação (Inicial ou Nova Certificação)

Um programa que busca acreditação inicial pode obtê-la por um período máximo de 5 (cinco) anos. A concessão de acreditação pode incluir uma solicitação de relatórios informativos como condição para acreditação. Os Conselheiros do GAC observarão a natureza, a finalidade e o escopo das informações solicitadas na carta de decisão. Todas as solicitações por informações adicionais estarão referidas em uma Norma de Acreditação do GAC específica.

Diferimento de Acreditação

Os Conselheiros do GAC poderão diferir um ato sobre a acreditação de um programa quando considerarem que não existem dados suficientes para embasar uma decisão. Se a decisão dos Conselheiros do GAC for para diferir uma condição de acreditação, os Conselheiros do GAC descreverão os motivos para o diferimento com base nas Normas de Acreditação do GAC pertinentes na carta de decisão oficial para o programa candidato.

A carta informará, se aplicável, as informações requeridas necessárias para que os Conselheiros do GAC cheguem a uma decisão em uma reunião posterior. O GAC também informará o programa sobre seu direito de apelar da decisão.

Rejeição de Acreditação

Os Conselheiros do GAC podem rejeitar a concessão de uma acreditação se julgarem que o programa não está alinhado com as Normas de Acreditação do GAC estabelecidas na ocasião da revisão e não forem capazes de alinhá-lo dentro do prazo atribuído para um diferimento. Se a decisão for para rejeitar uma condição de acreditação, os Conselheiros do GAC descreverão os motivos para a rejeição com base nas Normas de Acreditação do GAC pertinentes na carta de decisão oficial para o programa candidato. O GAC também informará o programa sobre seu direito de apelar da decisão.

Um programa com acreditação rejeitada pode recandidatar-se após o período de um ano e deve concluir todas as etapas do processo de candidatura inicial.

Retirada de Acreditação

Os Conselheiros do GAC reservam-se o direito de retirar uma concessão de acreditação se for determinado que um programa deixou de demonstrar que está alinhado às Normas de Acreditação do GAC estabelecidas e com os requisitos de relatórios anuais. Um programa que se determina que não está alinhado terá a oportunidade de responder ao GAC antes de qualquer votação para retirar a acreditação.

B.4.1: Anúncio de Decisões do GAC

Todas as decisões dos Conselheiros do GAC serão anunciadas dentro de 30 dias a contar da decisão. O GAC informará, por escrito, ao líder acadêmico do programa (por exemplo, diretor do programa, coordenador do programa) e ao gerente sênior ou administrador (por exemplo, o reitor, o chefe de departamento ou administrador equivalente) a quem o líder acadêmico se reporta quanto ao ato do GAC.

O GAC também publica as decisões de acreditação dos Conselheiros do GAC no seu site www.gacpm.org. Todas as correspondências, atas, relatórios anuais, relatórios intermediários e outros materiais utilizados nas deliberações dos Conselheiros do GAC serão mantidos em sigilo absoluto.

B.4.2: Atividades para Programas Recém-Acreditados

Juntamente com a carta oficial que concede acreditação do GAC, programas recém-acreditados ou novamente certificados recebem uma Carta de Requisitos de Acreditação Contínua que descreve o seguinte:

n Oportunidades para melhoria e atos sugeridos observados no Relatório de Visita Local para os quais se

espera um acompanhamento.

n Requisitos para apresentação do relatório anual do programa.

(13)

n Informações referentes a benefícios de acreditação do GAC e acesso ao logotipo “GAC Accredited Program”

(“Programa Acreditado pelo GAC”).

Uma placa de concessão de acreditação é apresentada ao(s) programa(s) acreditado(s) em um horário e local mutuamente vantajoso.

B.5:

Requisitos de Relatório de Programa Acreditado pelo GAC

Ao longo de todo o ciclo de acreditação, espera-se que os programas acreditados pelo GAC mantenham-se alinhados com as Normas de Acreditação do GAC, bem como mantenham o GAC informado sobre a situação do programa.

Os programas acreditados pelo GAC também podem ser obrigados a apresentar relatórios especiais indicando o progresso em áreas de preocupação identificadas pelos Conselheiros do GAC, ou submeterem-se a avaliações limitadas concentradas em assuntos específicos. Quando um programa submete-se a uma alteração significativa, ou se seu alinhamento às normas do GAC é questionado, o GAC tomará uma medida adequada. O GAC reserva-se o direito de revisar um programa acreditado em qualquer ocasião que as circunstâncias puderem garantir.

B.5.1: Relatórios Anuais de Programa Acreditado pelo GAC

Durante o período de acreditação pelo GAC de um programa, um relatório online deverá ser registrado até 31 de março de cada ano. Esse relatório observa quaisquer alterações do programa de graduação acreditado ou da instituição em que se encontra. O primeiro relatório abordará especificamente as oportunidades de melhoria observadas no Relatório de Visita Local proveniente da visita local mais recente de acreditação do GAC.

Os relatórios subsequentes detalharão melhorias baseadas nas oportunidades de melhoria observadas no Relatório de Visita Local, bem como outras melhorias nas quais o programa estiver envolvido. Os Conselheiros do GAC também podem solicitar que um relatório anual aborde questões específicas de preocupação acima e além daquelas áreas regularmente abordadas pelo formulário de relatório anual.

Os Relatório de Programa Acreditado pelo GAC serão revisados pela equipe do GAC e apresentados aos Conselheiros do GAC em suas reuniões regularmente programadas.

Para maiores informações referentes a esse relatório, consulte os Requisitos do Relatório Anual de Programa Acreditado pelo GAC no Apêndice E deste Manual.

B.5.2: Alteração Significativa

Norma de Alteração Significativa

Uma alteração significativa a um programa acreditado é aquela que pode impactar a extensão em que o programa se alinha às Normas de Acreditação do GAC.

Alterações significativas podem incluir, entre outras:

n Retirada, ou risco de retirada, de acreditação governamental/institucional. n Uma alteração ou variação no nome do programa e/ou título da graduação. n Alterações na propriedade, situação legal ou forma de controle da instituição.

n Introdução de um novo método de ensino fora do escopo descrito na candidatura de acordo com o qual o

programa recebeu uma concessão de acreditação, por exemplo, inclusão de elementos significativos de educação à distância ou autoavaliação.

n Alterações na(s) fonte(s) de suporte financeiro do programa acreditado. n Fusão de programas acreditados atuais para criar um novo programa.

n Alterações significativas em matérias/cursos oferecidos dentro da distinção ou graduação acreditada que

possam afetar o alinhamento do programa às principais áreas de concentração do GAC.

(14)

Quando ocorrem alterações significativas, a preocupação fundamental do GAC é que o programa acreditado continue alinhado às Normas de Acreditação do GAC. Programas acreditados devem ser capazes de demonstrar que quaisquer alterações significativas não afetarão adversamente a capacidade do programa de alinhar-se às Normas de Acreditação do GAC. Se as alterações do programa são determinadas pelo GAC de modo a representar um distanciamento suficiente das práticas vigentes na ocasião da candidatura, o GAC pode decidir reavaliar o programa antes do término da próxima apresentação formal para Nova Certificação de Acreditação do GAC.

Para maiores informações referentes aos passos específicos e cronogramas, consulte Alteração Significativa de Relatório, no Apêndice F deste Manual.

B.5.3: Nova Certificação de Acreditação

Cada programa acreditado pelo GAC deve passar por uma reavaliação abrangente e nova certificação de acreditação do GAC antes da conclusão de seu atual ciclo de acreditação; Dezoito meses antes do término da acreditação do programa, o GAC enviará um aviso com a fatura da taxa de manutenção anual.

Todos os componentes do processo de acreditação do GAC, incluindo a aceitação do Relatório de Autoavaliação, a conclusão do Relatório de Visita Local, e a apresentação da decisão de acreditação dos Conselheiros do GAC, devem estar concluídos antes do término da atual concessão de acreditação de um programa.

Os programas devem planejar uma quantidade de tempo apropriada para concluir o processo de nova certificação de acreditação. Se o processo de nova certificação de acreditação não for concluído antes da data de término, o(s) programa(s) corre(m) o risco de perder sua condição de acreditação pelo GAC.

Para maiores informações referentes aos passos específicos e cronogramas, consulte Processo de Nova Certificação de Acreditação pelo GAC no Apêndice G deste Manual.

B.5.4: Revisão e Aprovação de Distinções e Títulos Acadêmicos Adicionais Após Acreditação Primária

Os programas acreditados pelo GAC podem solicitar ao GAC uma acreditação de distinções ou títulos acadêmicos adicionais, Uma vez recebida a solicitação, os Conselheiros do GAC revisam as informações fornecidas, uma decisão é tomada e o programa é informado.

Para maiores informações referentes a etapas específicas, consulte Revisão e Aprovação de Programas Adicionais Após Acreditação Primária no Apêndice H deste Manual.

B.6:

Apelações e Queixas

B.6.1: Apelação de uma Decisão do GAC

Quando um programa recebe uma decisão de diferimento, rejeição ou retirada de acreditação dos Conselheiros do GAC, estes informarão ao programa os motivos da decisão, fazendo referência específica a Normas de Acreditação do GAC com as quais o programa não está alinhado. A decisão dos Conselheiros do GAC pode ser objeto de apelação, seguindo o processo de apelações do GAC.

Para maiores informações, consulte a Visão Geral das Políticas e Procedimentos de Queixas e Apelações de Acreditação do GAC no Apêndice I deste Manual.

B.6.2: Queixa Referente a um Programa Acreditado pelo GAC

O GAC está preocupado com a manutenção do desempenho e integridade programática, que é consistente com suas políticas e normas estabelecidas.

Para maiores informações referentes ao processo de aceitar uma queixa contra um programa acreditado pelo GAC, consulte a Visão Geral das Políticas e Procedimentos de Queixas e Apelações de Acreditação do GAC no Apêndice I

(15)

B.7:

Taxas

O GAC avalia as taxas para a realização e manutenção dos seguintes processos de acreditação do GAC:

Favor consultar a tabela de taxas do GAC publicada no site do GAC (www.gacpm.org) para taxas específicas associadas a cada etapa do processo de acreditação.

Informações de Pagamento

São aceitos cheques, ordens de pagamento, transferências bancárias ou cartões de crédito. Favor preencher os cheques em favor de “Project Management Institute.” Os cheques devem ser em moeda dos EUA e sacados em um banco dos EUA. Para realizar um pagamento por cartão de crédito, incluir as informações do cartão de crédito na cópia impressa da Carta de Intenções ou na apresentação do Relatório de Autoavaliação. Favor incluir as seguintes informações: tipo de cartão de crédito, valor pago, número do cartão de crédito, data de vencimento, nome do titular do cartão de crédito. De forma alternativa, ligue para o Administrador de Programas de Acreditação em +1-610-355-1601 para retransmitir essas informações. Quaisquer dúvidas referentes a pagamentos devem ser direcionadas ao Administrador de Programas de Acreditação em gac@pmi.org ou +1-610-355-1601.

Seção C:

Requisitos de Elegibilidade do GAC

Cada programa acadêmico (doravante denominado um programa) que se candidate para acreditação pelo GAC deve demonstrar que suas distinções ou títulos acadêmicos cumprem os Requisitos de Elegibilidade especificados no presente. Uma candidatura para acreditação pelo GAC pode consistir de distinções ou títulos acadêmicos múltiplos ou simples desde que estejam sob a mesma liderança acadêmica. Programas sob uma liderança acadêmica diferente requer candidaturas separadas.

A Carta de Intenções apresentada pelo provável programa candidato deverá demonstrar claramente como suas distinções ou títulos acadêmicos abordam os Requisitos de Elegibilidade do GAC.

Taxa de Candidatura Taxa de Acreditação Taxa de Revisão no Local Despesas de Visita Local

Taxa Anual de Manutenção Taxa de Reavaliação (somente programas de Nova Certificação de Acreditação)

Enviada com Carta de Intenções. Enviada com Relatório de Autoavaliação.

Enviada após aceitação do Relatório de Autoavaliação quando a visita local é autorizada. O programa candidato é responsável pelas despesas incorridas pelos membros da equipe de visita local, incluindo:

• Transporte • Acomodação • Refeições

• Outras despesas diversas

Todo esforço será feito para manter todas as despesas de acreditação relacionadas em um nível razoável.

Deve ser pago anualmente no aniversário da acreditação; pagável em fatura anual. Enviada com o Relatório de Autoavaliação da Nova Certificação de Acreditação.

Tipo de Taxa Detalhes

(16)

C.1:

Acreditação Institucional e Autoridade Legal

A instituição que apresenta uma candidatura ao GAC para acreditação deverá ser acreditada por uma agência reconhecida ou autoridade governamental apropriada. A instituição também deverá ser uma instituição de ensino superior legalmente autorizada, nos termos da legislação aplicável, para conferir títulos de ensino superior.

Para demonstrar que esse requisito de elegibilidade é atendido, o provável programa candidato deverá enviar documentação de que o programa reside em uma instituição de ensino superior que é:

C.1.1: Acreditada por uma autoridade governamental ou institucional apropriada.

C.1.2: Legalmente autorizada, nos termos da legislação aplicável, para conferir títulos de ensino superior.

C.2:

Títulos ou Distinções Elegíveis para Acreditação

O provável programa candidato deve identificar claramente as distinções ou títulos acadêmicos a serem avaliados pelo GAC para acreditação. As distinções ou títulos podem ser na disciplina de gerenciamento de projetos e/ou de programas e/ou de carteiras ou em outra área com um componente especificamente relacionado ao gerenciamento de projetos.* Um título ou distinção deverá atender aos seguintes requisitos mínimos para ser considerado elegível para acreditação pelo GAC.

Definição de Crédito Acadêmico: Unidade de mensuração de crédito educacional. Diferentes países utilizam diferentes

métodos de calcular o que é considerado um crédito acadêmico (exemplo: ECTS, Crédito de Semestre US, Créditos UK). Normalmente baseia-se no número de horas de aula/tempo de seminário mais o tempo de preparação do estudante.

Definição de Horas de Estudo: O número total de horas reais dedicadas por um estudante para concluir um programa de

estudos. Horas de estudo incluem tempo dedicado a aulas expositivas, seminários, estudo independente, preparação para exames e sua realização, e assim por diante. Normalmente, espera-se que uma hora por semana de aula programada/tempo de seminário exija no mínimo duas horas de tempo de preparação de estudantes.

Bacharelado Distinções Acadêmicas de Pós-Graduação (Diploma de Mestrado, de Pós-Graduação, etc.) Doutorado (PhD ou Doutorado Profissional) equivalente a 3 ou 4 anos em período integral equivalente a 1 ou 2 anos em período integral 3 ou 4 anos em período integral ou equivalente • 180 ECTS • 360 Créditos UK • 120 Créditos Semestre US • 60 ECTS • 120 Créditos UK • 30 Créditos Semestre US • 30 ECTS • 60 Créditos UK • 15 Créditos Semestre US • 30 ECTS • 60 Créditos UK • 15 Créditos Semestre US

O GAC incentiva pesquisa sobre o gerenciamento de projetos* e reconhece programas em nível de doutorado relacionados.

3,600 Horas de Estudo 1,200 Horas de Estudo 600 Horas de Estudo 600 Horas de Estudo

Informações sobre Distinção ou Título

O GAC reconhece diferenças em processos acadêmicos regionais e terminologia

Gerenciamento de Projetos* Informações sobre o Conteúdo

Total de Horas de Estudo de Conteúdo de Gerenciamento de Projetos* (Mínimo) Total de Equivalência de Créditos Acadêmicos de Conteúdo de Gerenciamento de Projetos* (Mínimo) Total de Horas de Estudo (Mínimo) Total de Equivalência de Créditos Acadêmicos (Mínimo) Duração Tipo de Título ou Distinção

*Para facilidade do leitor, as expressões “gerenciamento de projetos” e “gerenciamento de projetos, de programas e de carteiras” são utilizadas de modo intercambiável.

(17)

Para demonstrar que esse requisito de elegibilidade é atendido, o provável programa candidato deverá enviar o seguinte para cada distinção ou título acadêmico para o qual se busca acreditação:

C.2.1: A denominação completa da(s) distinção(ões) ou título acadêmico. C.2.2: Uma definição dos créditos acadêmicos em termos de horas de estudo.

C.2.3: O número total de créditos acadêmicos e horas de estudo necessárias para conclusão da(s) distinção(ões) ou título e o número total de créditos acadêmicos necessários e horas de estudo dedicadas a um conteúdo de gerenciamento de projetos.*

C.2.4: Uma relação dos cursos/matérias eletivas e obrigatórias com um conteúdo de gerenciamento de projetos,* demonstrando alinhamento com as principais áreas de concentração para resultados de aprendizado do programa (Norma de Acreditação do GAC D.2).

C.2.5: Identificação clara de localidades e modalidades de entrega, incluindo qualquer colaboração com outras instituições, para cada distinção ou título.

C.3:

Período de Operação

A elegibilidade para acreditação do GAC exige que uma distinção ou título acadêmico tenha sido oferecido durante, no mínimo, dois anos e tenha pelo menos uma turma formada até a data em que a Carta de Intenções é enviada.

Para demonstrar que esse requisito de elegibilidade é atendido, o provável programa candidato deverá enviar as seguintes informações para cada distinção ou título acadêmico:

C.3.1: A data quando a distinção ou título acadêmico foi lançado na data da formatura da primeira turma. C.3.2: Dados ilustrando o número de estudantes matriculados em cada ano e formados a cada ano

(até cinco anos, conforme aplicável).

C.4:

Estrutura Administrativa e Liderança Acadêmica

O provável programa candidato deverá demonstrar que possui liderança acadêmica adequada e sustentável e governança para dar suporte a um programa acadêmico no gerenciamento de projetos.*

Para demonstrar que esse requisito de elegibilidade é atendido, o provável programa candidato deverá enviar as seguintes informações:

C.4.1: Uma descrição da estrutura administrativa do programa e sua relação com a estrutura administrativa e acadêmica geral da instituição.

C.4.2: Comprovação de que o programa é chefiado por um administrador competente que possui autoridade suficiente, apoio e tempo para atingir as metas e objetivos do programa acadêmico, bem como oferece supervisão e liderança suficientes.

Seção D:

Normas de Acreditação do GAC

Cada programa acadêmico (doravante denominado um programa) que se candidate para acreditação pelo GAC deve demonstrar que suas distinções ou títulos acadêmicos cumprem as Normas de Acreditação especificadas no presente. O Relatório de Autoavaliação apresentado pelo programa candidato deverá demonstrar claramente como suas distinções ou títulos acadêmicos alinham-se às Normas de Acreditação do GAC.

*Para facilidade do leitor, as expressões “gerenciamento de projetos” e “gerenciamento de projetos, de programas e de carteiras” são utilizadas de modo intercambiável.

(18)

D.1:

Missão do Programa

O GAC acredita que a missão de um programa formará a base para orientação, planejamento e implantação do programa. O programa deverá ter uma missão claramente definida e declarada publicamente sustentada por objetivos, consistente com a missão da instituição acadêmica como um todo, e relevante para o gerenciamento de projetos.*

Para demonstrar que a norma acima é atendida, o programa candidato deverá enviar as seguintes informações:

D.1.1: A declaração da missão do programa e comprovação de que é de domínio público.

D.1.2: Comprovação de que a declaração de missão do programa e objetivos e objetivos de suporte: D.1.2.1: São consistentes com a missão da instituição acadêmica.

D.1.2.2: São relevantes para a profissão de gerenciamento de projetos* e são consistentes com as principais áreas do GAC de concentração para resultados de aprendizado do programa.

D.1.2.3: Identificam claramente os estudantes potenciais do programa.

D.2:

Currículos e Principais Áreas de Concentração para Resultados de Aprendizado

do Programa

O GAC reconhece a natureza dinâmica do gerenciamento de projetos.* Assim, o desafio dos programas é fornecer currículos acadêmicos que integram prática e teoria em diferentes níveis de graduação, ao mesmo tempo em que honra o contexto exclusivo de cada programa. O GAC incentiva os programas a serem inovadores e terem visão de futuro ao desenvolver currículos que tanto desenvolverão a profissão quanto prepararão os estudantes para serem profissionais eficazes.

O GAC exige que os programas ofereçam currículos que assegurem a obtenção pelo estudante de três principais áreas de concentração do GAC para resultados de aprendizado que abordem as práticas geralmente aceitas, conhecimento e competências observadas na disciplina de gerenciamento de projetos* e documentadas em normas profissionais.

Para todas as seguintes áreas de concentração, os programas devem demonstrar a obtenção pelo estudante de resultados de aprendizado para cada distinção ou título acadêmico que reflete os níveis de desempenho acadêmico† apropriados para as distinções ou títulos de bacharelado, pós-graduação e/ou doutorado.

Área de Concentração 1: Conhecimento Técnico

Gerenciamento de projetos* para atender às necessidades dentro das limitações, com referência a guias e normas profissionais.

Área de Concentração 2: Comportamento Profissional

Envolvimento, comunicação, liderança e trabalho em equipe de participantes culturalmente conscientes e éticos. Área de Concentração 3: Consciência Estratégica

Consciência contextual e conhecimento de condutores operacionais e estratégicos necessários para informar as decisões e entregar uma vantagem competitiva sustentável.

Para demonstrar que a norma acima é atendida, o programa candidato deverá enviar as seguintes informações:

D.2.1: Descrição da distinção ou título acadêmico, sua filosofia, e referências aos guias e normas profissionais. D.2.2: Resultados de aprendizado específico que refletem o nível do título acadêmico e descrevem o que os

estudantes deveriam saber e serem capazes de fazer ao concluir a distinção ou título acadêmico. D.2.3: Um quadro que faz referência cruzada a cada curso ou matéria com os resultados de aprendizado da

distinção ou título acadêmico e as principais área do GAC de concentração.

*Para facilidade do leitor, as expressões “gerenciamento de projetos” e “gerenciamento de projetos, de programas e de carteiras” são utilizadas de modo intercambiável.

Consulte o documento “Níveis Esperados do GAC de Desempenho Acadêmico” no Apêndice C do Manual de Acreditação do GAC.

(19)

D.2.4: Descrição e comprovação de como os currículos facilitam o envolvimento ativo de estudantes no

aprendizado. Além da tradicional leitura, pesquisa e atividades do curso, os programas devem fornecer uma descrição de atividades de integração e colaborativas e ambientes destinados a refletir as práticas no ambiente de trabalho para melhorar o desempenho profissional dos estudantes.

D.2.5: Descrição e comprovação de como os currículos fornecem experiências que somam com base nos processos, conhecimento e competências adquiridas durante todo o programa e que incorporam normas e restrições apropriadas de gerenciamento de projetos.

D.2.6: Descrição e comprovação de como os currículos incluem conteúdo acadêmico, rigor e qualidade apropriados para o nível da distinção ou título.†

D.2.7: Descrição e comprovação de como o desempenho de resultados de aprendizado do programa é avaliado para cada distinção ou título acadêmico.

D.2.8: Uma descrição detalhada de cada curso ou matéria (por exemplo, meta e objetivos, resultados de aprendizado avaliados, conteúdo, estratégias, leitura e recursos de ensino, aprendizado e avaliação, e principais atividades que podem ser avaliadas) relevante para o gerenciamento de projetos.*

D.2.9: Descrição e comprovação de como a entrega consistente de currículos é garantida em todos os locais e modalidades de entrega.

D.3:

Informações do Programa de Domínio Público

O GAC entende a importância de assegurar que os estudantes e o público tenham acesso a informações precisas e atuais sobre a distinção ou título acadêmico para tomar decisões informadas. Para esse fim, o programa fornecerá informações precisas, consistentes e verificáveis sobre a distinção ou título acadêmico aos estudantes e ao público.

Para demonstrar que a norma acima é atendida, o programa candidato deverá apresentar o seguinte:

D.3.1: Uma descrição e exemplos das informações fornecidas a estudantes, potenciais estudantes, outros participantes e o público em geral sobre a distinção ou título acadêmico, tais como prospectos/catálogos de universidades, sites, e quaisquer outros materiais digitais e impressos autorizados institucionalmente.

D.4:

Corpo Docente e Equipe

O programa deverá demonstrar equipe e corpo docente sustentável, incluindo liderança acadêmica e um responsável administrativo com experiência suficiente e tempo para administração efetiva (que também pode ser o líder acadêmico). O programa deverá demonstrar que se beneficia de sua instituição e comunidade profissional e que contribui com ambas. O GAC incentiva a criação de novos conhecimentos relativos ao gerenciamento de projetos* através de pesquisa, pesquisa aplicada e atividade acadêmica.

Para demonstrar que a norma acima é atendida, o programa candidato deverá enviar as seguintes informações:

D.4.1: As funções e responsabilidades da liderança acadêmica, liderança administrativa e equipe de suporte, por cargo.

D.4.2: Normas do programa/institucionais para contratação e retenção de corpo docente. D.4.3: Curriculum vitae de todo o corpo docente que atualmente leciona o programa.

D.4.4: Uma relação de cursos/módulos oferecidos, por período/semestre ao longo dos últimos dois anos que inclui os nomes dos cursos e o corpo docente designado.

*Para facilidade do leitor, as expressões “gerenciamento de projetos” e “gerenciamento de projetos, de programas e de carteiras” são utilizadas de modo intercambiável.

Consulte o documento “Níveis Esperados do GAC de Desempenho Acadêmico” no Apêndice C do Manual de Acreditação do GAC.

(20)

D.4.5: Um breve resumo e exemplos de envolvimento institucional e desenvolvimento profissional de equipe e corpo docente que aborda o seguinte:

D.4.5.1: A interação entre o programa e outros programas na instituição.

D.4.5.2: As contribuições do corpo docente e dos administradores para a governança, a vida social e intelectual do programa, da instituição e da comunidade profissional.

D.4.5.3: Suporte para a equipe e o corpo docente na aquisição de novas habilidades e conhecimentos.

D.5:

Estudantes

O programa deverá demonstrar que facilita o sucesso profissional e acadêmico de estudantes.

Os estudantes admitidos para distinção ou título acadêmico devem atender às normas de admissão e seleção da

instituição. O programa, independentemente da modalidade, deverá demonstrar acesso imparcial para os estudantes aos serviços de suporte ao desempenho acadêmico.

Para demonstrar que a norma acima é atendida, o programa candidato deverá enviar as seguintes informações:

D.5.1: Políticas claras para admissão no programa e expectativas de desempenho acadêmico contínuo.

D.5.2: Descrições da assessoria acadêmica, avaliação de progresso acadêmico e suporte fornecido a estudantes necessário para concluir seus cursos de estudos pretendidos.

D.5.3: Descrições dos serviços de suporte fornecidos aos estudantes que são apropriados para a missão do programa e as necessidades dos estudantes.

D.5.4: Descrições da equipe da biblioteca, serviços, propriedades e recursos digitais que são apropriados, adequados e acessíveis para dar suporte aos resultados de aprendizado do programa.

D.5.5: Descrições das instalações apropriadas e acessíveis, equipamentos de ensino, e tecnologia para dar suporte ao programa e aos estudantes.

D.5.6: Descrições de oportunidades para estudantes participarem de atividades e associações profissionais e/ou de estudantes.

D.6:

Recursos Financeiros

O GAC acredita que recursos financeiros sólidos são essenciais para a inovação, melhoria e sustentabilidade operacional de um programa de gerenciamento de projetos.* O programa deve demonstrar que a instituição aloca recursos adequados para o programa atingir seus objetivos declarados.

Para demonstrar que a norma acima é atendida, o programa candidato deverá enviar as seguintes informações:

D.6.1: Descrição de como o programa mantém uma sustentabilidade e adequação financeira.

D.7:

Melhoria do Programa

A melhoria contínua é necessária para responder ao feedback dos participantes, os resultados de desempenho do programa e a natureza evolutiva e dinâmica do gerenciamento de projetos* e das práticas de aprendizado e ensino.

O GAC exige que os programas forneçam uma descrição do processo e cronologia de melhoria contínua do programa, incluindo exemplos representativos que abordam cada uma das Normas de Acreditação do GAC e que retratam uma forte evidência de seu uso para atingir as metas de melhoria.

*Para facilidade do leitor, as expressões “gerenciamento de projetos” e “gerenciamento de projetos, de programas e de carteiras” são utilizadas de modo intercambiável.

(21)

Para demonstrar que a norma acima é atendida, o programa candidato deverá enviar:

D.7.1: Uma descrição do processo e cronologia de melhoria contínua do programa com relação a todas as Normas de Acreditação do GAC.

D.7.2: Um resumo em nível de programa de pontos fortes notáveis, áreas de melhoria e orientações futuras. D.7.3: Comprovação de melhoria curricular e aprendizado de estudantes, incluindo:

D.7.3.1: Uma descrição do processo de avaliação do resultado de aprendizado do programa. D.7.3.2: Análise dos dados de avaliação indicando a extensão em que os estudantes atingiram as

principais áreas de concentração do GAC para resultados de aprendizado do programa e uso desses dados para a melhoria contínua do programa.

D.7.3.3: Os meios pelos quais o corpo docente, os estudantes e a equipe estão envolvidos na análise e revisão dos currículos.

D.7.4: Comprovação de como a eficácia do corpo docente e da equipe é avaliada e como os dados de avaliação são utilizados para informar sobre a melhoria contínua.

(22)

Apêndice A:

Informações Requeridas para Carta de Intenções

A Carta de Intenções contém as seguintes informações/documentação:

1. Uma declaração dos representantes do provável programa candidato indicando seu interesse em obter uma acreditação do GAC:

a. Enviada no papel timbrado da universidade/faculdade do provável programa candidato.

b. Inclui as assinaturas do líder acadêmico do programa (por exemplo, diretor do programa, coordenador do programa) e do gerente sênior ou administrador (por exemplo, o reitor, o chefe de departamento ou administrador equivalente) a quem o líder acadêmico se reporta.

2. Informações demográficas/dados do programa requeridos sobre a(s) distinção(ões) ou título(s) acadêmico(s) do provável candidato, incluindo respostas e evidências que demonstram que a(s) distinção(ões) ou título(s)

acadêmico(s) do provável candidato atendem aos critérios indicados na Seção C: Requisitos de Elegibilidade do GAC:

a. Nome e Local da Instituição

1. Nome e local(is) da universidade/faculdade que mantém o(s) provável(is) programa(s) candidato(s) e endereço para correspondência.

2. Nome do principal(is) contato(s) para o processo de acreditação, incluindo o(s) número(s) de telefone(s) e o endereço de e-mail.

b. Unidade de Negócios

1. Nome da escola/departamento/faculdade dentro da universidade que oferece a(s) distinção(ões) ou título(s) acadêmico(s) provável(is).

c. Autoridade Legal e Acreditação Institucional (Requisito de Elegibilidade do GAC C.1) 1. Acreditada por uma autoridade governamental ou institucional apropriada.

2. Legalmente autorizada, nos termos da legislação aplicável, para conferir títulos de ensino superior.

d. Distinção(ões) ou Título(s) Elegível(is) para Acreditação (Requisito de Elegibilidade do GAC C.2) 1. A denominação completa da(s) distinção(ões) ou título acadêmico.

2. Uma definição dos créditos acadêmicos em termos de horas de estudo.

3. O número total de créditos acadêmicos e horas de estudo necessárias para conclusão da distinção ou título e o número total de créditos acadêmicos necessários e horas de estudo dedicadas a um conteúdo de gerenciamento de projetos*.

4. Uma relação dos cursos ou matérias eletivas e obrigatórias com um conteúdo de gerenciamento de projetos*, demonstrando alinhamento com as principais áreas de concentração para resultados de aprendizado do programa (Norma de Acreditação do GAC D.2).

5. Identificação clara de localidades e modalidades de entrega, incluindo qualquer colaboração com outras instituições, para cada distinção ou título.

e. Período de Operação (Requisito de Elegibilidade do GAC C.3)

1. A data quando a distinção ou título acadêmico foi lançado na data da formatura da primeira turma. 2. Dados ilustrando o número de estudantes matriculados em cada ano e formados a cada ano

(até cinco anos, conforme aplicável).

f. Estrutura Administrativa e Liderança Acadêmica (Requisito de Elegibilidade do GAC C.4)

1. Uma descrição da estrutura administrativa do programa e sua relação com a estrutura administrativa e acadêmica geral da instituição.

2. Comprovação de que o programa é chefiado por um administrador competente que possui autoridade suficiente, apoio e tempo para atingir as metas e objetivos do programa acadêmico, bem como oferece supervisão e liderança suficientes.

*Para facilidade do leitor, as expressões “gerenciamento de projetos” e “gerenciamento de projetos, de programas e de carteiras” são utilizadas de modo intercambiável.

(23)

g. Apresentação do Relatório de Autoavaliação Esperado

1. Fornece a data aproximada de quando o provável programa candidato pretende apresentar seu Relatório de Autoavaliação.

3. A taxa de candidatura deve ser incluída com a apresentação. Queira consultar a Seção B.7: Taxas, do Manual para maiores detalhes.

Um modelo de Carta de Intenções com instruções está publicado na área Candidatar para Acreditação do site www.gacpm. org para uso por prováveis programas candidatos.

Enviar a Carta de Intenções, tanto em formato digital quanto impresso, para:

Project Management Institute

Centro de Acreditação Global para Programas Educacionais em Gerenciamento de Projetos (GAC)

À atenção de: Administrador dos Programas de Acreditação 14 Campus Boulevard

Newtown Square, PA 19073 EUA Email: gac@pmi.org

Apêndice B:

Informações Requeridas para Relatório de Autoavaliação

O Relatório de Autoavaliação contém as seguintes informações/documentação:

1. Uma carta de capa dos representantes do programa candidato indicando seu interesse contínuo em obter uma acreditação do GAC:

a. Enviada no papel timbrado da universidade/faculdade do programa candidato.

b. Inclui as assinaturas do líder acadêmico do programa (por exemplo, diretor do programa, coordenador do programa) e do gerente sênior ou administrador (por exemplo, o reitor, o chefe de departamento ou administrador equivalente) a quem o líder acadêmico se reporta.

2. Atualizações ao original apresentadas na Carta de Intenções:

a. Devem ser enviadas quaisquer alterações aos dados do programa/informações demográficas originais fornecidos, tais como números atualizados de estudantes matriculados, alunos formados, e assim por diante.

3. As respostas do programa candidato, incluindo evidências, que demonstram que ele está alinhado a cada uma das Normas de Acreditação do GAC:

a. Cada Norma de Acreditação do GAC, incluindo os subcritérios, deve ser respondida pelo programa candidato.

4. Suplementos:

a. Os suplementos contêm documentação que demonstra como o programa alinha-se às Normas de Acreditação do GAC.

b. Os seguintes suplementos são requeridos, conforme apropriado: n Suplemento à Seção D.1: Missão do Programa.

Conforme apropriado, documentação comprobatória adicional referente à demonstração do programa candidato de alinhamento da missão do programa à missão da unidade/instituição acadêmica.

Referências

Documentos relacionados

4.3.7 Reposição: Se a receptora abortar ou se nascer natimorto, é necessário enviar um comunicado, via correio ou e-mail, incluindo carta assinada pelo veterinário com o número

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

PÁGINA 03 • Observações de Segurança • Especificações Técnicas • Características Técnicas PÁGINA 04 • Caixa Central • Roda Reguladora de Altura • Conjunto Deslizador

Therefore, the time required for desorption (~ 120 min or more) was always one order of magnitude higher than the time required for complete sorption (~ 30 min). In the

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia

2.8.10 – Comunidade CatólicaObreiros da Tardinha Rua Padre Mororóc/ Pedro Pereira – Centro 2.8.11 – Praça JoséBonifácio(5º Batalhão Militar) Rua Antº Pompeu c/ Floriano

 O exame radiográfico é realizado para verificar se a lesão da qual o usuário é portador possui relação com o tecido ósseo subjacente e, neste caso, suas

Tem como diretrizes, a integração com as políticas e diretrizes das Secretarias Municipais, das Subprefeituras e órgãos equiparados; o incentivo e apoio às