• Nenhum resultado encontrado

X CCHLA CONHECIMENTO EM DEBATE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO:DESAFIOS E PERSPECTIVAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "X CCHLA CONHECIMENTO EM DEBATE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO:DESAFIOS E PERSPECTIVAS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

X CCHLA CONHECIMENTO EM DEBATE:

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO:DESAFIOS E

PERSPECTIVAS

CHAMADA DE TRABALHOS

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e a Comissão Organizadora do Evento comunicam que o X CCHLA Conhecimento em Debate acontecerá, no período de 03 a 05 de junho de 2013, tendo por temática central ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO:

DESAFIOS E PERSPECTIVAS. O Conhecimento em Debate é um espaço aberto para que

todos aqueles que compõem o CCHLA tenham oportunidade de divulgar suas pesquisas e produções em formato de trabalhos acadêmicos.

O CCHLA Conhecimento em Debate tem se realizado no Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba, campus I. Tradicionalmente, é um espaço de diálogo onde ocorre intercâmbio entre professores, pesquisadores, técnico-administrativos e estudantes do Centro, suscitando um momento extremamente significativo de discussão e reflexão dentro das áreas que compõem o campo das humanidades. Destarte, esse evento se constitui em um espaço importante em que a condição dos saberes multifacetados dos especialistas se transforma em interfaces dialogais entre as várias áreas de conhecimento que compõem a realidade efetiva do CCHLA.

Nesta décima edição do CCHLA Conhecimento em Debate, tentaremos discutir de forma aprofundada e sistemática o estado do ensino, da pesquisa e da extensão no CCHLA.

Trata-se, realmente, de proceder a uma análise reflexiva sobre a situação reinante nas atividades de ensino, pesquisa e extensão levados a cabo no Centro, bem como discutir suas perspectivas futuras.

TIPOLOGIA E FORMATO

Os trabalhos a serem apresentados no evento deverão enquadrar-se nas seguintes tipologias:

1. MESAS-REDONDAS: atividades que constarão de um prazo máximo de 2 (duas) horas

(2)

que dentro dessas 2 (duas) horas deverá ser reservado um tempo para o debate dos proponentes com os ouvintes da sessão.

As propostas de mesa-redonda deverão apresentar um formato interdepartamental, ou seja, os componentes das mesas deverão ser professores de pelo menos dois departamentos diferentes do CCHLA. As propostas também deverão observar o tema do evento. A proposta de resumo e o texto escrito completo para a publicação deverão estar dentro das normas gerais do encontro.

A norma obrigatória para a estruturação dos trabalhos completos está disponível no final desta chamada.

2. SESSÕES TEMÁTICAS: atividades que serão propostas através de um tema,

acompanhado do seu resumo para em seguida, após análise da Comissão Organizadora, seres lançadas no site e abrigar inscrições de trabalhos relacionados ao tema proposto.

3. MINICURSOS: atividades que constarão de duração mínima de 6 h/a (horas/aula) e

duração máxima de 10 h/a (hora/aula). Os minicursos poderão ser ministrados por, no máximo, dois participantes vinculados ao CCHLA. A dupla poderá ser composta por dois professores ou por um professor acompanhado de seu aluno de pós-graduação ou, ainda, de um professor e de um servidor técnico-administrativo. A proposta de resumo será publicada na página do evento, conjuntamente com os resumos de todas as atividades do X CCHLA

Conhecimento em Debate constantes na programação oficial.

4. ATIVIDADES ARTÍSTICAS: para a efetivação da inscrição das atividades artísticas

deverá ser enviado um memorial descritivo (de 10 a 15 linhas, máximo, seguindo as mesmas normas dos resumos dos trabalhos). As atividades artísticas podem ser subdivididas em:

Instalações: Duração máxima de 50 (cinqüenta) minutos.

Vídeo / Documentário: Duração máxima de 1 (uma) hora.

Exposição: Devem apresentar-se condizentes com as condições físicas e de segurança do

CCHLA.

5. LANÇAMENTOS

Espaço destinado ao lançamento de obras – livro, revista, cd, dvd e outros produtos de difusão acadêmica – de autoria dos participantes inscritos no X CCHLA Conhecimento em Debate. A apresentação será feita pelo próprio autor ou pela pessoa delegada, sendo-lhe reservado tempo de até 5 minutos para sumariar o conteúdo da obra. O evento ocorrerá

(3)

em espaços especialmente reservados para essa finalidade. Ao final das apresentações os autores poderão autografar as suas obras.

Como inscrever: As propostas de lançamento deverão ser encaminhadas com título, resumo geral da obra, o nome do proponente e, se for o caso, o nome da pessoa indicada para a apresentação. Dentro do arquivo em Word contendo a proposta de lançamento, deve-se inserir a foto da capa da publicação.

QUEM PODE APRESENTAR TRABALHOS

Professores, pesquisadores, técnico-administrativos e estudantes (de graduação e de pós-graduação) vinculados ao CCHLA. Não serão aceitas inscrições para apresentação de trabalhos de pesquisadores de outros Centros da UFPB ou de outras instituições.

QUANTOS TRABALHOS PODEM SER INSCRITOS

Cada proponente pode submeter até 2 (dois) trabalhos inscritos em tipologias diferentes. Por exemplo, uma Sessão Temática e uma Mesa-redonda ou um Minicurso e uma Palestra etc. Entretanto, somente um dos trabalhos apresentados em forma de Sessão Temática, Palestra ou Mesa-redonda poderá ser encaminhado para a publicação no livro eletrônico do X CCHLA

Conhecimento em debate.

SUBMISSÃO E ENVIO DE TRABALHOS

 A inscrição pode ser efetuada através da internet:

http://www.cchla.ufpb.br/conhecimentoemdebate

 No período de 18 a 31 de março serão feitas as inscrições de propostas para Minicursos, Sessão Temática e Mesas-redondas.

 De 01 a 12 de abril a Comissão Organizadora fará análise e organização das propostas de Minicursos, Sessão Temática e Mesas-redondas.

 A partir de 15 até 30 de abril serão feitas inscrições nas Sessões Temáticas e Minicursos devidamente aprovados pela Comissão Organizadora e publicados no site do evento.

 No dia 27 de maio será publicada no site a Programação completa do evento.

 Para aqueles que não apresentarão trabalhos, mas que têm interesse em assistir as palestras, sessões temática, mesas-redondas etc, é obrigatória a inscrição no Evento somente se lhe interessar o recebimento de certificado, depois de comprovada a sua participação em 75% das atividades do X CCHLA Conhecimento em debate.

(4)

PUBLICAÇÃO

Cada autor tem direito a submeter 1 (um) trabalho completo para publicação. Somente

os textos completos, devidamente apresentados, das Sessões temáticas, palestras e mesas-redondas serão publicados em forma de livro eletrônico (CD-Rom), indexado. O trabalho completo poderá ser entregue para publicação no período de 07 a 14 de junho de 2013.

Critérios de avaliação

Os textos submetidos à publicação no livro serão inicialmente avaliados pela Comissão Científica e Pareceristas, estes (as) ligados (as) ao Departamento do (a) proponente, que examinarão a adequação do trabalho levando em conta os seguintes critérios:

a) qualidade geral do texto - objetivos claramente delineados, estrutura lógica e equilibrada, exposição fluente e coerente, estilo objetivo e factual, e correção gramatical;

b) adequação às Normas Técnicas (ABNT). Uma vez detectado a inadequação às normas técnicas e as do evento, o trabalho será automaticamente não aprovado para a publicação no livro eletrônico do X CCHLA Conhecimento em Debate.

NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

1. NORMAS PARA A ESTRUTURAÇÃO DO RESUMO OU MEMORIAL DESCRITIVO

As propostas de resumo ou memorial descritivo devem ser enviadas obedecendo as seguintes normas:

Título: centralizado, fonte em tamanho 14. Deve-se deixar uma linha de espaço antes do

início do nome do autor / titulação.

Nome do autor / titulação: alinhado à margem direita, fonte em tamanho 12. Deve-se

deixar duas linhas de espaço antes do início do resumo.

Resumo: com no máximo 250 palavras, espaçamento entre linhas simples, fonte Times

New Roman tamanho 10, justificado, sem entrada de parágrafo. Deve-se deixar uma linha

de espaço antes das palavras-chave. As mesmas exigências são mantidas para o memorial descritivo, a diferença é apenas na quantidade de palavras que para o memorial são no máximo 500 palavras.

(5)

2. NORMAS PARA A ESTRUTURAÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS (somente enviar o

texto que será submetido à publicação no livro eletrônico do X CCHLA Conhecimento em

Debate)

Configuração geral: os textos completos da palestra, comunicação ou mesa-redonda que serão

submetidos à publicação devem ser estruturados com, no máximo, a seguinte extensão:

Palestra: máximo de 5000 palavras ou 13 (treze) laudas.

Mesa-Redonda: máximo de 3500 palavras ou 9 (nove) laudas para cada um dos integrantes.

Comunicação: máximo de 2000 palavras ou 6 (seis) laudas.

As propostas devem ser digitadas em papel tamanho A4, com margens esquerda e superior de 3,0 cm, e direita e inferior de 2,0 cm, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12. O texto deverá conter o título do trabalho, nome do autor com titulação, resumo, palavras-chave, corpo crítico do texto e referências bibliográficas.

Título: centralizado, fonte em tamanho 14. Deve-se deixar uma linha de espaço antes do

início do nome do autor/titulação.

Nome do autor / titulação: alinhado à margem direita, fonte em tamanho 12. Deve-se

deixar duas linhas de espaço antes do início do resumo.

Resumo: com no máximo 250 palavras, espaçamento entre linhas simples, fonte tamanho

10, justificado, sem entrada de parágrafo. Deve-se deixar uma linha de espaço antes das palavras-chave.

Palavras-chave: máximo de 5 palavras-chave, fonte em tamanho 10, justificado, conforme

o resumo.

Corpo do Texto: fonte em tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, justificado,

parágrafo sem espaçamento antes e depois com entrada de tabulação de 1,5.

Referências Bibliográficas: Devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem

alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, separadas por uma linha de espaço simples, seguindo as normas da ABNT (NBR 6023, de 2002). Abaixo seguem exemplos.

2. EXEMPLO DE FORMATAÇÃO E APRESENTAÇÃO NO CORPO DO TEXTO: a) Citações:

 As citações diretas (literais) curtas (com até três linhas) devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s) (ver exemplos abaixo).

(6)

 As citações diretas longas (com mais de três linhas) devem ser colocadas em parágrafo separado, justificado, alinhado a 4 cm da margem esquerda e sem recuo na margem direita, utilizando espaço simples, fonte tamanho 11, e não devem ser colocadas entre aspas. Estas citações devem estar separadas do parágrafo anterior e do posterior por uma linha de espaço simples, e são seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s).

 As citações indiretas (não literais) devem ser inseridas no texto, mas não devem ser colocadas entre aspas, e são seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s) (observar que as páginas só devem ser colocadas caso a citação se refira a trecho(s) específico(s) e não à obra como um todo).  No caso de citações de obras em língua estrangeira, estas devem ser traduzidas (caso se

considere necessário, o trecho na língua original pode ser apresentado em nota de rodapé).

b) Exemplos das referências entre parênteses:

 uma obra, com um autor: (GREEN, 2002, p. 25)

 uma obra, com dois autores (ou três): (FERREIRA; GUIMARÃES, 2003, p. 22)  uma obra, com mais de três autores:

(MOURA et al., 2002, p. 15-17)  duas obras, com mesmo autor:

(TURINO, 1992, p. 51-52, 1999, p. 13)  duas obras, com autores diferentes:

(CARVALHO, 1992, p. 114-115; TURINO, 1999, p. 13)

c) Notas de rodapé:

Para as notas de rodapé deve ser utilizada a fonte em tamanho 10. O texto deve vir justificado. As notas devem aparecer na mesma página em que a referência foi feita. Caso haja mais de uma nota por página estas devem obedecer a uma ordem numérica crescente correspondente às citações. Em todo o corpo do texto as notas devem seguir a numeração em ordem arábica, crescente. Entre a última linha do texto e a primeira da nota de rodapé colocar-se-á um traço de 15 toques com o intuito de isolar as notas do corpo do texto.

(7)

Devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, separadas por uma linha de espaço simples, seguindo as normas da ABNT (NBR 6023, de 2002). Ver exemplos abaixo:

Livros:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Tradução [se

houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. Exemplos:

ELLIOTT, David J. Music matters: a new philosophy of music education. New York:

Oxford University Press, 1995.

COSTA, Marcos Roberto Nunes. O problema do mal no polêmica antimaniquéia de

Santo Agostinho. Porto Alegre: Edipucrs; Recife: Unicap, 2002.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

Parte de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.):

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da parte da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da parte. In: ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. Página inicial-final da parte.

Exemplo:

GROSSI, Cristina. Questões emergentes na avaliação da percepção musical no contexto universitário. In: HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (Org.). Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 124-139.

RIBEIRO, Renato Janine. Hobbes: o medo e a esperança. In: WELFFORT, Francisco C. (Org.). Os clássicos da política. 3 ed. São Paulo: Ática, 1991, v. 1, p. 166-184.

Artigos em periódicos:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do artigo [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume e/ou numeração do ano, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data, periodicidade [caso seja expresso pela revista, com dados contrários omite-se esse dado], ISSN [número da indexação da revista, dado optativo].

(8)

Exemplo:

ARROYO, Margarete. Um olhar antropológico sobre práticas de ensino e aprendizagem musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 5, p. 13-20, 2000.

ULLMANN, Reinholdo Aloysio. Os alunos e os professores nas universidades medievais.

Revista Veritas. Porto Alegre, v. 39, n. 155, p. 397-412, set./dez. 1994. Trimestral.

ISSN 0042-3955.

Trabalhos em anais de eventos científicos:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do Trabalho [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento [se houver]., ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Página inicial-final do trabalho.

Exemplo:

BEYER, Ester. O ensino de música na educação infantil. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 7., 1998, Pernambuco. Anais... Pernambuco: ABEM, 1998. p. 27-42.

STRIEDER, Inácio Reinaldo. Uma ética para América latina. In: ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA. 5, 1992, Diamantina. Anais. Diamantina: ANPOF, 1992. P. 190-193.

Documentos na internet: matéria (artigo, monografia) em uma página:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da matéria [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da página: subtítulo [se houver], data da página ou site. Disponível em: <endereço da página>. Acesso em: data.

Exemplo:

LOUREIRO, Mônica. Cartografando sons do Oiapoque ao Chuí. CliqueMusic: a música brasileira está aqui, ago. 2001. Disponível na Internet. Http://cliquemusic.uol.com.br/br/ acontecendo/acontecendo.asp?Nu_Matéria=2837. Acesso em: 07 de nov. 2002.

Moura, Gevilacio Aguiar Coêlho de. Citações e referências a documentos eletrônicos. Banco de dados. Disponível na Internet. http: //www.elogica.com.br/users/gmora/refet. Acesso em: 9 de dez. 1996.

CALENDÁRIO

DATAS E PRAZOS IMPORTANTES

(9)

Inscrições de propostas para : Sessões Temáticas, mini-cursos e mesas redondas

18 a 31 de março de 2013

Análise e organização das propostas 01 a 12 de abril de 2013 Inscrições nas Sessões Temáticas e nos

Minicursos

15 a 30 de abril de 2013

Publicação da Programação Geral no site do evento

27 de maio

Realização do X CCHLA Conhecimento em Debate

03, 04 e 05 de junho de 2013

Entrega dos trabalhos completos

(apresentados no evento) para publicação

07 a 14 de junho de 2013

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Drª Mônica Nóbrega – Diretora do CCHLA

Prof. Dr. Rodrigo Freire de Carvalho e Silva Vice-Diretor do CCHLA

Prof. Ariosvaldo da Silva Diniz DCS Departamento de Ciências Sociais Prof. Alícia Ferreira Gonçalves- DCS Departamento de Ciências Sociais Profª Maria de Fátima Marreiro - DCS Departamento de Ciências Sociais

Prof. Drª Vânia Mª de Vasconcelos DLCV Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas Profª. Aline Maria B. Machado DSS Departamento de Serviço Social

Prof. Dr. Julio Rique DP Departamento de Psicologia Prof. Mozart Vergetti Departamento de História

Prof. Mauro Koury Departamento de Ciências Sociais Ana Carolina Vieira Bastos Técnico Administrativo do DLEM

Comissão Técnica: Célia Maria Dias de Luna Nathane Costa

Comissão de Comunicação

 Confecção de cartazes, folders, crachás, camisetas, pastas, convites e certificados.  Organização dos lançamentos de obras

 Organização da página do evento na internet.

Comissão de Cultura

 Apresentações artísticas  Atividades de sociabilização

(10)

Comissão Científica

 Organização do programa

 Definição das normas para submissão de trabalhos

Comissão de Logística

 Organização das salas  Equipamentos

 Água, café (para palestrantes)  Limpeza

 Guardar objetos perdidos

Secretaria

 Execução do evento.

 Fornecer informações aos participantes  Estabelecer comunicação entre as comissões.

Visite a página do X CCHLA Conhecimento em Debate

Referências

Documentos relacionados

Nesse ponto volto a enfatizar: a democracia – entre nós e entre países que serão nomeados mais adiante – está na UTI por que: (1) os acorrentados

Na saída de produtos do estabelecimento indus- trial ou equiparado a industrial, para venda por inter- médio de ambulantes, será emitida nota fiscal, com a indicação

O vapor d’água gerado pela reação do excesso de oxigênio nas amostras com a atmosfera de sinterização, foi detectado para a mesma faixa de temperatura para todos os lotes,

Adjudicado para: V R DE CAMARGO CEZAR COMERCIO DE MATERIAIS ESPORTIVOS - , pelo melhor lance de R$ 32,9800 e a quantidade de 10 UNIDADE.. Eventos

Para se trocarem as tiras de borracha é necessário desligar do corpo principal do condensador os dois cabeçotes laterais e a bica de descida para Prensa.. Retire então o rolo de

Margarida Maria de Sousa Correia Belém, Presidente da Câmara Municipal de Arouca, em cumprimento do disposto no n.º 1, do artigo 56.º, do Anexo I à Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro,

Resumo: Objetivo deste estudo é estabelecer a prevalência de risco para desenvolver distúrbios respiratórios do sono através do Questionário clínico de Berlim (QCB) e

a) Realizar-se-á somente a partir do décimo dia do mês subsequente ao fechamento do primeiro bimestre. b) É proibida a realização no último ano de mandato do