• Nenhum resultado encontrado

O Caminho do Oferecer: fábula de Satyakama Jabala

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Caminho do Oferecer: fábula de Satyakama Jabala"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O Caminho do Oferecer: fábula de Satyakama Jabala

Baseada em uma história do Chandogya Upanishad

Certa vez, há muito tempo, vivia na Índia um jovem chamado Satyakama, cujo nome significa “Amor pela Verdade”. Satyakama ansiava por

conhecer a natureza de Deus, a Verdade mais elevada. Ele sabia que somente um Guru, um mestre que se tornou um com a Verdade, poderia ensiná-lo.

Um dia Satyakama disse adeus à sua mãe, Jabala, e partiu para o ashram do renomado Guru Gautama, esperando, do fundo de seu coração, que ele o aceitasse como seu aluno.

Ao se aproximar da casa de Gautama, Satyakama foi saudado pelo aroma de sândalo e de jasmim. Flores dançavam e canários enchiam o ar com doces melodias. Era como se toda natureza se regozijasse no deleite de ter um Ser Iluminado vivendo entre eles. E lá, na porta de entrada, para a surpresa de Satyakama, estava o Mestre; era como se aguardasse a sua chegada. Uma luz intensa irradiava de Gautama, parecida com a luz do sol nascente.

Este era o momento que Satyakama tanto havia almejado. Quando seus olhos se encontraram, o jovem reconheceu o desejo de seu próprio coração, o de estar na companhia daquele que o ensinaria a Verdade de sua própria existência.

Com muita humildade, Satyakama inclinou-se em reverência.

“Nobilíssimo senhor!” disse o jovem, “Por favor, instrua-me sobre o caminho da Verdade.”

(2)

Gautama olhou para ele com grande amor. “De quem você é filho?” perguntou.

Não conheço meu pai, Guru ji, mas o nome da minha mãe é Jabala. Meu nome é Satyakama Jabala.

O Guru, percebendo a honestidade e o desejo sincero do jovem aldeão, sorriu e disse: “Você fala a verdade com um coração puro. Eu o aceitarei como meu aluno e lhe darei uma tarefa.”

O coração de Satyakama pulou de alegria. Quão abençoado era por tornar-se aluno daquele que conhecia a Verdade!

Então Gautama levou o jovem para o campo, onde quatrocentas vacas magras pastavam. “Pegue este gado, meu querido aluno,” disse o Guru, “e cuide dele.”

Com as mãos em prece e um grande sorriso, Satyakama inclinou-se diante de Gautama. Que sorte auspiciosa receber um comando de seu Mestre, ter como demonstrar seu amor e dedicação!

Ao partir para o pasto distante, o coração de Satyakama estava pleno de gratidão. Ele compreendeu que cada vaca era sagrada e de grande valor. “Como sou abençoado!” pensou, “que grande honra recebi, cuidar do gado de meu Mestre. Cuidarei desses animais preciosos com todo meu coração e voltarei quando eles estiverem fortes e tiverem chegado a mil cabeças!”

Passaram-se alguns anos. Satyakama cresceu e se tornou um jovem forte. Estava em paz na floresta e cuidava do rebanho de seu Guru com grande amor e devoção. Todas as manhãs se levantava com o raiar do sol e

(3)

renovava sua intenção de oferecer todas as suas ações para seu Guru. Considerava cada um dos animais como se fosse o próprio Gautama. Por meio de sua devoção firme e disciplina constante, Satyakama começou a ver e ouvir a sabedoria silenciosa da natureza. Os sussurros silenciosos da Natureza fortaleceram sua percepção e conhecimento. Aprendeu quais plantas e ervas forneceriam o melhor sustento para o seu rebanho; e por prestar atenção aos sinais sutis que indicavam as mudanças do clima, ele conduzia cada animal para um lugar seguro. Sua alegria interior se

expandia imensamente à medida que se dedicava, de forma abnegada, ao comando de seu Guru.

Certa manhã, conforme Satyakama alimentava o rebanho, o mais vigoroso dos touros se aproximou dele e disse: “Satyakama, agora nós já somos mil cabeças. É hora de voltar para o nosso Mestre. Por ter honrado o comando de seu Guru, revelarei a você uma das quatro qualidades de Deus.”

Com admiração e assombro Satyakama fez uma reverência: “Por favor, senhor, estou ouvindo.”

“Deus está a leste, a oeste, ao sul e ao norte. Deus está em todos os lugares e em todas as coisas. Saiba ser esta uma gloriosa qualidade de Deus. O estudante que medita no ser glorioso, percebe mundos gloriosos dentro de si mesmo. Agora vá! Conduza-nos de volta a Gautama e em breve outra qualidade de Deus lhe será revelada.”

Com esse conhecimento sobre a glória de Deus, Satyakama curvou-se diante do touro. Com o coração transbordando de admiração e gratidão, ele se preparou para a jornada e seguiu para a casa de Gautama com suas mil cabeças de gado.

Naquela noite, tendo viajado uma boa distância, Satyakama alimentou o rebanho e se certificou de que todos estavam em segurança para passar a

(4)

noite. Então, acendeu uma fogueira e começou a fazer suas orações noturnas. Para sua surpresa, o fogo começou a falar.

“Satyakama, por honrar o comando de seu Guru, eu lhe revelarei a segunda das quatro qualidades de Deus.”

“Por favor Senhor,” disse o jovem fazendo uma reverência, “estou ouvindo.”

“A terra, o oceano, o céu e todo o espaço — saiba que tudo é Deus, sem início ou fim. Essa é a qualidade infinita de Deus. O estudante que medita no infinito alcança infinitos mundos dentro de si mesmo.”

Satyakama uniu as mãos em gratidão perante o fogo e mergulhou em meditação profunda.

Na noite seguinte, após montar acampamento próximo a um lago azul cristalino, Satyakama caminhou por entre as vacas, acalmando-as com sons suaves e lhes desejando doces sonhos. Quando os últimos raios de sol

desapareciam no horizonte, um cisne desceu do céu e pousou aos pés de Satyakama.

“Satyakama,” disse o cisne, “por honrar o comando de seu Guru, vou revelar a você a terceira das quatro qualidades de Deus.”

“Por favor senhor,” disse o jovem ao se curvar, “estou ouvindo.”

“Deus é luz suprema. Ele é o sol, a lua, o fogo e o relâmpago. Conheça esta como sendo a qualidade radiante de Deus. O estudante que medita sobre aquilo que brilha alcança mundos radiantes dentro de si.”

Com esse conhecimento sobre a Verdade, Satyakama curvou-se diante do cisne e passou a noite refletindo sobre tudo o que havia aprendido.

(5)

Na última noite de sua jornada para casa, após ter cuidado dos animais e acendido a fogueira, Satyakama foi visitado por um magdu, um pássaro aquático, que pousou sobre seu ombro.

O pássaro disse: “Satyakama, por ter honrado o comando de seu Guru, eu lhe darei o conhecimento da última das quatro qualidades de Deus.” “Deus é o poder e a força vital que existe na respiração, nos olhos, nos ouvidos e na mente. Saiba que essa força vital é a morada de Deus. O estudante que medita nessa qualidade de Deus sabe que ele sempre tem uma morada neste mundo. Você não precisa viajar para longe, Satyakama. Deus habita dentro de você.”

Satyakama ofereceu seu mais profundo pranan e, tendo sido informado sobre as quatro qualidades de Deus, continuou sua jornada, mergulhado em êxtase.

No dia seguinte, levando as mil cabeças de gado para seu dono, Satyakama chegou à casa de seu Guru.

Assim como havia feito anos antes, Gautama apareceu à porta como se soubesse que Satyakama estava voltando para casa.

Lágrimas de alegria rolaram pela face de Satyakama quando seu olhar encontrou a figura de seu Mestre.

Com o coração transbordando de gratidão, o jovem depositou a canga do touro mais imponente aos pés de seu Guru e se ajoelhou diante de

(6)

“Através de sua graça permaneci firme no cumprimento de seu comando,” ele disse. “Ofereço estas mil cabeças de gado aos seus pés de lótus, pois foi graças a você que tive sucesso nessa tarefa.”

Gautama fez sinal para que seu estudante se erguesse. Olhando

amorosamente nos olhos de Satyakama, ele perguntou: “Meu querido estudante, posso ver que você brilha com o conhecimento da Verdade. Quem lhe ensinou?”

“Guru ji, seres não humanos me revelaram esse conhecimento. Arautos da Verdade – o touro, o fogo, o cisne e o pássaro magdu – me revelaram as quatro qualidades de Deus. Esse conhecimento encheu-me de deleite, ainda assim, anseio pela experiência da Verdade que só pode ser revelada por alguém que vive no estado da Verdade. Com humildade em meu coração, Guru ji, eu lhe peço este conhecimento final.”

Gautama sorriu. O momento sagrado havia chegado. Conforme o Mestre olhou intensamente dentro dos olhos de seu discípulo, um silêncio

amoroso os envolveu. Inclinando-se na direção de seu amado estudante, Gautama sussurrou o ensinamento final em seu ouvido e, naquele

momento, Satyakama Jabala, o jovem aldeão que ansiava por conhecer a Verdade, recebeu o que seu coração almejava.

Sobre o Chandogya Upanishad

Anotados há alguns milênios, os Upanishads são a inspiração de antigos sábios da Índia, servindo como um relato de suas revelações espirituais e como um guia para os buscadores que querem alcançar a unidade com o Ser supremo. Eles são a conclusão dos Vedas e o coração da filosofia Vedanta. O Chandogya Upanishad,

(7)

um dos mais antigos dos 108 Upanishads, é conhecido por sua métrica cadenciada, ensinando o aspirante através de poesia, contos e doutrinas.

Recontado por Morgan Hooper Ilustrações por Angela Steer

Referências

Documentos relacionados

Aos 7, 14 e 21 dias após a emergência (DAE), foi determinado o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida devido ser esta folha recomendada para verificar

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

A elaboração do modelo de susceptibilidade iniciou com a seleção das variáveis que potencialmente influenciaram na ocorrência e na propagação de incêndios na área

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

Super identificou e definiu construtos e a respectiva interacção no desenvolvimento da carreira e no processo de tomada de decisão, usando uma série de hipóteses: o trabalho não