• Nenhum resultado encontrado

MEC PÓS DAMÁSIO AUTORIZADA. Programa da pós-graduação online em Relações Internacionais. pelo Portaria n. 324/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEC PÓS DAMÁSIO AUTORIZADA. Programa da pós-graduação online em Relações Internacionais. pelo Portaria n. 324/2013"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Programa da pós-graduação online em Relações Internacionais.

Departamento de Pós-Graduação em

Relações Internacionais da Faculdade Damásio

DAMÁSIO

AUTORIZADA

pelo

Portaria n. 324/2013

MEC

(2)

O Clio Internacional*, centro de estudos e conhecimento da área internacional da Faculdade Damásio, oferece um inovador modelo de pós-graduação em Relações Internacionais, preparando o aluno para carreiras internacionais no mercado de trabalho público e privado.

Com o objetivo de aplicar o estado da arte à área internacional, oferecemos professores de competência reconhecida, capazes de ministrar aulas sob uma ótica acadêmica, mas sempre voltada à aplicação prática dos temas discutidos, fundamental para sucesso profissional de nossos alunos.

A Pós-Graduação Clio Internacional Online em Relações Internacionais busca oferecer ao aluno uma visão contextualizada das Relações Internacionais contemporâneas, elemento indispensável para análises bem embasadas sobre os principais fenômenos do planeta. A visão integrada de política, economia, direito, história, cultura e conhecimentos teóricos garante a interdependência de todas as partes do curso, de modo a oferecer uma visão holística e completa do cenário internacional – visão tanto teórica quanto instrumental.

O profissional, ao finalizar a pós-graduação, estará capacitado a se destacar em empresas com atuação internacional, organizações não governamentais, órgãos de imprensa, assessorias ou mesmo concursos públicos como o CACD.

Atualmente, dada a crescente integração entre povos, culturas, economias, a área de Relações Internacionais é uma das mais visadas e promissoras dentre as que você pode escolher.

Talvez você não saiba, no entanto, que, até a década de 90, principalmente no Brasil, os cursos de Relações Internacionais eram bastante raros. Até ali, as análises dos acontecimentos internacionais costumavam ser feitas por historiadores, estudiosos da Política, economistas e juristas. Dessa maneira, muito foi produzido, mas era sempre algo que partia dos conhecimentos desses profissionais em suas áreas específicas. Era, portanto, algo bastante adaptado; eram correlações, paralelos, analogias, apropriações.

Com o fim da Guerra Fria, porém, houve uma expansão dos meios de comunicação por terrenos antes bloqueados por diferenças ideológicas e barreiras políticas. Dessa forma, foi possível que se disseminasse um interesse comum por compreender o mundo e suas dinâmicas. Como resultado desse movimento, vimos surgir uma categoria profissional particular, de conhecimento amplo e adaptável à atuação mais diversa possível acerca dos conhecimentos internacionais: nasciam ali os internacionalistas.

* desenvolvido pelo corpo docente do Curso Clio, líder de mercado na preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), com 100% da aprovação nacional de 2011 a 2014.

Objetivo

Cenário Contextualizado

Pós-graduação

online

(3)

Como vemos então, os profissionais de Relações Internacionais passaram a ser preparados para atuar em todas as áreas relativas ao ambiente externo aos Estados, com conhecimento amplo em áreas diversas, como política, economia, comércio, finanças, direito e cultura.

O caráter multidisciplinar da formação internacionalista e a capacidade de atuação desses profissionais em diversas áreas trazem benefícios óbvios. Ainda assim, carregam consigo um problema básico, comum a todo aquele que tente abraçar o mundo com as pernas:

Como angariar conhecimento para atuar em diversas áreas ao mesmo tempo, mas sem perder de vista a necessidade de se aprofundar em determinadas áreas de atuação?

Veja: a afirmação das Relações Internacionais como profissão já é um fato, mas esse conhecimento amplo acerca do contexto internacional, em suas mais diferentes esferas, não pode mais ser contraditório com a capacidade do profissional de se aprofundar em suas áreas de atuação, sejam elas quais forem.

Sendo assim, a necessidade de formar internacionalistas capazes de conciliar um conhecimento diversificado e, ao mesmo tempo, aprofundado é a principal motivação para o lançamento de uma nova pós-graduação em Relações Internacionais.

As funções que esse profissional pode desempenhar são variadas: como analista, professor, acadêmico, consultor ou jornalista. O especialista em relações internacionais desempenha papel fundamental no contato das pessoas, empresas, governos ou ONG´s com o mundo, atuando com conhecimento amplo e aprofundado da cena internacional. Este papel é fundamental para o nosso tempo, que se internacionaliza rapidamente. Além disso, o especialista em relações internacionais constroi uma valiosa base teórica para disputar vagas em concursos públicos e em processos seletivos de cursos de pós-graduação stricto sensu.

A proposta da Pós-Graduação Clio Internacional é oferecer um conhecimento amplo que sirva como base para profissionais vindos de qualquer área, interessados em atuar nas Relações Internacionais. As abordagens teóricas e práticas oferecem ao aluno uma clara e abrangente visão de mundo. Vários são os tipos de profissionais que demandam uma verdadeira compreensão dos grandes acontecimentos internacionais:

•Jornalistas que pretendem atuar em editorias internacionais;

•Executivos e funcionários de empresas, interessados em compreender os grandes fenômenos internacionais como forma de balizar investimentos;

•Recém-graduados, vindos de qualquer área, que desejem se especializar em análises do cenário internacional;

•Professores de ensino superior e pesquisadores, em busca de aprimoramento em temas de política internacional;

•Postulantes a programas de mestrado e doutorado na área de Relações Internacionais.

Campo de Atuação

(4)

A metodologia de ensino da Pós-Graduação Online se baseia em dois pilares:

1) Aulas em vídeo: acreditamos que o professor tem papel central em qualquer modelo pedagógico, especialmente no uso das novas tecnologias de ensino. Em um novo modelo do uso de material audiovisual, o curso conta com toda a experiência dos professores do Clio Internacional, com aulas dinâmicas e envolventes. As aulas têm duração de até 3 horas por semana, divididos em vídeos temáticos de 25 minutos, em média. 2) Interação: Nossa pós-graduação é baseada na interação entre nossos tutores e alunos, através da plataforma Blackboard™, referência mundial nos estudos à distância e também utilizada pelas melhores instituições de ensino do mundo. A participação em fóruns, grupos de debate e outras ferramentas colaborativas, são fundamentais para o ensino à distância, e serão constantemente incentivadas e direcionadas pela nossa equipe. A interação funciona como ponte para que os alunos possam tirar dúvidas e testar seus conhecimentos, de modo a acompanhar seu progresso constantemente.

Metodologia

Estrutura Curricular

Como forma da contemplar uma realidade complexa como a das Relações Internacionais e com o audacioso objetivo de explicar o mundo, os internacionalistas utilizam a observação histórica e os mais variados quadros teóricos disponíveis. Dessa forma, o primeiro módulo da Pós-Graduação Clio Internacional Online de Política Internacional apresenta, em um quadro geral, uma apresentação da História das Relações Internacionais e as principais correntes teóricas de análise.

Devido à sua variedade e à sua amplitude, o conhecimento obtido ao longo dos dois primeiros módulos servirá de base para debates posteriores, acerca de temas específicos e mais aprofundados.

Neste segundo módulo, o aluno é apresentado aos principais debates de Economia Política Internacional. Temas como o sistema financeiro internacional, o desenvolvimento dos países e a estrutura do comércio internacional são introduzidos, de forma que os alunos tenham a capacidade de entender a profunda ligação entre os temas econômicos e políticos no sistema internacional.

Dentro desse mesmo módulo, o aluno ainda aprenderá sobre a economia brasileira e a inserção do Brasil nas cadeias de produção e no comércio internacional.

Você sabe o que é multilateralismo? As Relações Internacionais contemporâneas não deixam dúvidas quanto à importância desse conceito.

Este módulo apresentará o multilateralismo em perspectivas teóricas e práticas, dando ênfase ao estudo do Direito Internacional, da integração e da geopolítica. Assim, importantes prioridades para a inserção brasileira nas relações internacionais serão contempladas, por meio de aulas sobre integração latino-americana, ONU e OMC.

HISTÓRIA E TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

ECONOMIA POLÍTICA E COMÉRCIO INTERNACIONAL

(5)

Temas tão variados quanto segurança, comércio, meio ambiente e finanças são tratados em foros específicos. A partir dali, dão origem a normas internacionais – os regimes – que unem os Estados em bases comuns de comportamento na tentativa de harmonização de políticas.

Neste módulo, os alunos verão as principais teorias que analisam os regimes internacionais e os temas fundamentais que orientam a sua ação.

Tomando como personagem principal o Brasil e suas relações com outras nações, estes módulos oferecerão um conhecimento amplo sobre as condições de inserção do país no cenário internacional.

Aqui, o aluno receberá uma sólida base histórica e contemporânea das relações internacionais do Brasil no que envolve aspectos políticos, comerciais e econômicos. Haverá um foco bem definido nas principais relações bilaterais do país, importantes para análises de cenário da inserção brasileira, bem como para a compreensão dos aspectos comerciais e econômicos que interconectam o Brasil e os principais atores das relações internacionais.

Neste módulo, o foco do debate é regional. Os principais sistemas regionais são analisados, ressaltando os temas fundamentais a cada um, assim como as possíveis ramificações para o Brasil. Entre inúmeros desafios e diversas oportunidades, regiões como o Oriente Médio, a África, a Europa e a América Latina são discutidas e avaliadas.

Os mais relevantes debates contemporâneos giram em torno desses temas, e seu conhecimento atualizado se torna indispensável para a interpretação de acordos, conferências e debates futuros. A construção de um cenário aprofundado sobre os principais temas da agenda contemporânea capacitam o profissional a fazer as análises mais precisas possíveis acerca da evolução das relações internacionais.

REGIMES INTERNACIONAIS

POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA

CONTEXTOS REGIONAIS CONTEMPORÂNEOS (E RELAÇÕES COM O BRASIL)

NOVAS FRONTEIRAS GLOBAIS

Duração

A Pós-Graduação Online em Relações Internacionais do Clio Internacional é composta por nove módulos que totalizam 427 horas.

O método é basilar para a produção de conhecimento científico e distingue a ciência de outras formas de conhecimento. Com base nesse módulo, introduziremos o/a aluno/a a desenhos de pesquisa e técnicas de investigação comuns ao campo das relações internacionais e ciência política em ambas as abordagens, quantitativa e qualitativa. Por meio das disciplinas oferecidas, será facilitada a produção do conteúdo e o entendimento dos aspectos formais que basearão o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da pós-graduação.

Esse módulo tem como objetivo apresentar o/a aluno/a à atividade da docência no ensino superior. O processo didático e seus elementos, como planejamento e organização de disciplinas, são importantes para que se tenha um processo ensino-aprendizagem satisfatório. Também serão oferecidas concepções teóricas e práticas para elaboração de instrumentos avaliativos.

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

METODOLOGIA DE PESQUISA

(6)

Programa

Disciplina

Tema

História e teoria

das Relações

Internacionais

(49 horas)

Direito e Instituições

Internacionais

(77 horas)

Regimes Internacionais

(56 horas)

Política Externa Brasileira

(42 horas)

Economia Política e

comércio internacional

(56 horas)

História das Relações Internacionais I

Direito Internacional I

Direito Internacional I

O Multilateralismo nas relações internacionais

Novos paradigmas da segurança internacional

Economia Política Internacional I

Teorias de regimes

História das Relações Internacionais II

Direito Internacional II

As Organizações Internacionais e o sistema ONU

Teorias de integração

Economia Política Internacional II

Regime internacional de direitos humanos

História das Relações Internacionais III

Direito Internacional III

Segurança Internacional

Integração latino-americana Integração europeia

Política Externa Brasileira I Política Externa Brasileira II Política Externa Brasileira III

Panorama de Política Externa: governos Lula, Dilma e perspectivas O Brasil como emergente: BRICS, IBAS, G20 e oportunidades de inserção

Teorias do Desenvolvimento

O regime internacional de Meio Ambiente

Teoria das Relações Internacionais I: realismo, liberalismo e economia política

Sistema Multilateral de Comércio I

Meio ambiente e desenvolvimento

Teoria das Relações Internacionais II: novos paradigmas e debates

Sistema Multilateral de Comércio II

Desarmamento e Não Proliferação Nuclear Formação Econômica Brasileira

Os novos desafios da segurança internacional: Terrorismo e Narcotráfico Economia Brasileira Contemporânea

(7)

Disciplina

Tema

Contextos Regionais

Contemporâneos

(e relações com o Brasil)

(42 horas)

Metodologia de Pesquisa

(28 horas)

Novas fronteiras globais

(42 horas)

Contexto Regional contemporâneo: China

Religião e Relações Internacionais

Contexto Regional contemporâneo: Oriente Médio

Movimentos sociais, revoluções e ação coletiva internacional

Contexto Regional contemporâneo: África

Tecnologia e desenvolvimento

Contexto Regional contemporâneo: União Europeia

Democracia: História e Teoria, do Local ao Global

Contexto Regional contemporâneo: América Latina

Cultura e relações internacionais

O nosso formato de avaliação tem como principal objetivo auferir de que modo os alunos estão consolidando o conhecimento dos temas da Pós-Graduação e nos permite entender a velocidade do processo de aprendizagem.

1) Avaliação Periódica – Os alunos são avaliados a cada módulo a partir de uma avaliação escrita correspondente aos temas ensinados naquele módulo, aplicada por meio de nossa plataforma online.

2) Participação em atividades interativas - os alunos também ganharão pontos por participação nas atividades interativas que ocorrerão na plataforma Blackboard, a exemplo de fóruns de discussão, blogs, elaboração de resenhas críticas, dentre outras tarefas. É fundamental que os alunos desenvolvam uma visão crítica e interajam com seus colegas, por meio da realização das atividades propostas.

3) Avaliação Final*– Ao final do cumprimento total dos módulos, os alunos devem comparecer presencialmente para uma avaliação final, correspondente ao curso completo.

4) Trabalho de Conclusão de Curso – Os alunos devem produzir, ao final da Pós-Graduação, um trabalho de conclusão de curso em formato monográfico, versando sobre tema desenvolvido ao longo do curso.

O aluno será considerado pós-graduado caso:

a) Esteja aprovado em todos os módulos, com nota igual ou superior a 7,0 (sete) e;

b) Tenha entregue o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), avaliado com nota igual ou superior a 7,0 (sete) e; c) Tenha realizado prova presencial, com nota igual ou superior a 7,0 (sete) e;

d) Tenha cumprido o requisito básico de assistir a 75% das aulas e participar de 75% das atividades, como forma de contabilização de presença.

*O aluno, no momento da matrícula, deverá indicar uma das opções de cidades para a avaliação final presencial dentre as relacionadas no endereço:

Avaliação

Didática do Ensino

Superior (35 horas)

Conceitos fundamentais em didática do ensino superior Estratégias de ensino

Planejamento de disciplina Avaliação da aprendizagem

Conhecimento científico e ciências sociais

Os debates epistemológicos e metodológicos das Relações Internacionais Problema de pesquisa, hipótese e marco teórico

(8)

Processo Seletivo

1- Pré-inscrição no site do Clio Internacional. 2- Análise curricular;

3- Matrícula e seleção das cidades.

Documentos para a matrícula

- Cópia digital (scanner) do comprovante de residência, do RG, do CPF e do diploma (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso com a data de colação de grau.

1x

Nºparcelas Valor Nºparcelas Valor R$ 7.137,00 R$ 3.568,50 R$ 2.379,00 R$ 1.784,25 R$ 1.427,40 R$ 1.189,50 R$ 1.019,57 R$ 892,12 R$ 793,00 R$ 713,70 R$ 648,82 R$ 594,75 R$ 549,00

2x

3x

4x

5x

6x

7x

8x

9x

10x

11x

12x

13x

Valores Sem Desconto

Etapas da matrícula

Clique aqui para sua pré-inscrição.

Conheça os descontos especiais para grupos e convênios no site: www.ClioInternacional.com.br

Descontos especiais

Matrículas em unidades Damásio Educacional

o Clio Internacional disponibiliza, nas unidades autorizadas do Damásio Educacional, a possibilidade de fazer a matrícula presencialmente.

Veja a unidade mais próxima em:

(9)

Certificação

O certificado de conclusão de curso será emitido pela Faculdade Damásio que certifica seus cursos de Pós-Graduação à distância por força da Portaria do MEC no D.O.U. n. 324/2013.

Negócios

Internacionais InternacionalInserção

cliointernacional.com.br

contato@cliointernacional.com.br

Capitais e regiões metropolitanas

Demais cidades

Informações Técnicas

Requisitos necessários

•Conexão de Internet: 1MBps ou superior;

•Navegadores: Internet Explorer™ ( versão 10 ou superior) ou Google™ Chrome™ (versão 29.0.1547 ou superior);

•Plug-In Flash™ Player versão 11.8 ou superior; •Adobe™ Acrobat™ Reader.

Referências

Documentos relacionados

O Programa de Pós-Graduação em Meteorologia (PPG-Met) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) torna público a abertura de inscrições para o processo seletivo a 1 (uma)

Após ter controlado e introduzido a ferramenta de tra- balho, deverá manter-se, e as pessoas que se encon- trem nas proximidades, fora do nível de rotação da fer- ramenta de trabalho

Portanto, o consumo de moda leva a identidade efêmera do individuo, através da hiperindividualização do consumo, pelo qual direciona sentimentos, tornando a felicidade

2 Não sei que de raro, excepcional e delicado, e ao mesmo tempo perigoso, ela via em mim, para me deitar aqueles olhares de amor e espanto, de piedade e orgulho.. Recordações

3) É também recomendável consultar os programas de cursos de graduação e de pós-graduação de teoria política do Departamento de Política e Relações Internacionais da

1.1 – Para o Curso de Mestrado exige-se graduação na área do Programa reconhecida pelo MEC na área do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas,

Figura 04 Caracterização das gestantes que realizam pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde de Sertãozinho/SP, segundo as vivências destas gestantes frente a uma gravidez não

Este equipamento gera, usa, e pode irradiar energia da freqüência de rádio e, caso não seja instalado e usado de acordo com as instruções, pode causar a interferência prejudicial