• Nenhum resultado encontrado

IV SEMINÁRIO COMEMORATIVO AO DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IV SEMINÁRIO COMEMORATIVO AO DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 IV SEMINÁRIO COMEMORATIVO AO DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

O Patrimônio e a Cidade: Leituras da Paisagem Urbana

O Setor de Patrimônio Histórico vem mantendo um leque de ações voltadas à Educação Patrimonial, na perspectiva de sensibilizar os públicos interno e externo à Universidade para a importância da preservação, da conservação e da manutenção de seus prédios históricos. Comemora-se o Dia do Patrimônio Histórico na data em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969). Por meio da Lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), predecessor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Rodrigo Mello Franco de Andrade foi o seu primeiro presidente, ficando à frente da instituição até o fim de sua vida. Pelo valor significativo desta data, o SPH não poderia deixá-la passar sem uma comemoração. Como estamos inseridos em uma Universidade, nada mais apropriado do que compartilhar esse conhecimento, com acadêmicos da área e com profissionais que atuam na preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.

Realização: Setor de Patrimônio Histórico SUINFRA/UFRGS e Escola de

Engenharia da UFRGS.

Período: 31/08/2016 e 02/09/2016

Local: Prédio Centenário da Escola de Engenharia da UFRGS

Endereço: Praça Argentina n. 9 – Centro Histórico – Porto Alegre, RS Investimento: R$ 20,00 (link)

Certificado: R$ 4,00 – disponíveis 60 (sessenta) dias após o evento, conforme

orientação constante na pasta do evento. PROGRAMA: 31/08/2016 (quarta-feira) 9h – Credenciamento 9h30min – Abertura

10h – Palestra: NUEVOS RETOS Y MIRADAS SOBRE EL PATRIMONIO

IBEROAMERICANO – Dr. Ramón Gutiérrez Arquitecto. Facultad de Arquitectura y

Urbanismo. Universidad de Buenos Aires. Asesor honorario del equipo que realizó la investigación sobre “Buenos Aires, Paisaje Cultural de la Humanidad” para el Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires y la UNESCO. Investigador Superior contratado del CONICET. Sede de investigación CINVI de la Universidad de

(2)

2

Belgrano. Buenos Aires. Especialista contratado por el Ministerio de Cultura para el tema Itinerarios de las Misiones Jesuíticas del Mercosur Cultural.

11h –11h30min – Debate

12h –14h – Intervalo

14h –15h Palestra: PORTO ALEGRE – LEITURAS DA CIDADE – Dra. Ana Lúcia

Goelzer Meira – Arquiteta pela UFRGS, Mestre em Planejamento Urbano e Regional

pelo PROPUR/ UFRGS e Doutora pelo mesmo Programa. Atuou profissionalmente em administrações municipais nas Prefeituras de Caxias do Sul e de Porto Alegre. No âmbito estadual, atuou na SURBAM. A partir de 1983, foi servidora do IPHAN como Técnica em Preservação Arquitetônica e, de 2003 a 2014, assumiu a função de Superintendente Estadual do IPHAN no RS. Atualmente é professora da graduação e pós-graduação no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos.

15h –15h30min – Debate 15h30 –16h – Intervalo

16h –17h Palestra: PORTO ALEGRE – DIGITALIZAÇÃO 3D DO PATRIMÔNIO

CULTURAL – Dr. Fabio Pinto. Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRGS,

mestre e doutor em Engenharia, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Materiais pelo PPGE3M/UFRGS. É professor adjunto no Departamento de Design e Expressão Gráfica (DEG/FA/UFRGS) e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Design, com ênfase em Design & Tecnologia (PGDESIGN/UFRGS). É consultor “ad hoc” de órgãos de fomento como: CNPq, FAPERGS e FAPESB, coordenador do Centro Multiusuário de Prototipagem Rápida (CMPR), do Parque Científico e Tecnológico da UFRGS. (ZENIT/UFRGS), membro do Comitê Gestor do Laboratório de Inovação e Fabricação Digital da Escola de Engenharia (LIFE/UFRGS) e integrante do Comitê Local de Iniciação Tecnológica, da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC/UFRGS). É pesquisador no Laboratório de Design e Seleção de Materiais (LdSM/UFRGS) com experiência nas áreas de Design e Engenharia, atuando desde 2000 em temas relacionados às tecnologias 3D: digitalização tridimensional, impressão 3D, usinagem CNC, corte a laser, fabricação e inspeção digital. Atua ainda em projetos envolvendo biônica, preservação do patrimônio cultural e tecnologia assistiva.

17h –17h30min – Debate

1º/09/2016 (quinta-feira)

(3)

3

10h – 11h30min – Palestra: BRASÍLIA: UM PATRIMÔNIO MODERNISTA – Dr.

Paulo Bicca – Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS, especialista em

Habitação pela Universidade de Brasília, doutor em Urbanisation Et Amenagement pela Université de Sciences Sociales Grenoble II e pós-doutor pela Ecole D'architecture de Grenoble.

11h30 – 12h – Debate 12h –14h – intervalo

14h –15h – LEITURAS DA CIDADE: MÚLTIPLAS IMAGENS E ESCRITAS – Dra.

Zita Possamai – Pós-doutoramento na Universidade Paris 3 Sorbonne Nouvelle.

Licenciada, Bacharel, Mestre e Doutora em História pela UFRGS. Atualmente é professora da UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação. Experiência na área de História, Museologia e Educação, com ênfase em investigação histórica e gestão do patrimônio cultural urbano e museus. Coordenadora do GT Nacional História e Patrimônio Cultural da ANPUH.

15h –15h30min – Debate 15h30 – 16h – Intervalo

16h – 17h – A BUSCA DE UM IDEÁRIO URBANISTICO NO INÍCIO DO SÉCULO

XX: DER STÄDTEBAU E A ESCOLA DE ENGENHARIA DE PORTO ALEGRE Dra. Inês Martina Lersch. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS,

mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil/UFRGS, defendido junto ao NORIE/UFRGS), e doutora pelo PROPAR/UFRGS. Recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Planejamento Urbano e Regional/ Demografia. É professora adjunta do Departamento de Urbanismo e professora colaboradora do PROPUR /UFRGS.

17h – 17h30min – Debate

02/09/2016 (sexta-feira)

(4)

4

10h – 11h30min – LE CORBUSIER EN BOGOTÁ: LA EXALTACIÓN CON EL

PATRIMONIO NATURAL Y CONSTRUIDO – Dra. Maria Cecilia O’byrne Orozco –

Arquitecta por la Universidad de los Andes; Maestría en Historia de la Arquitectura y Doctorado en Proyectos Arquitectónicos por la ETSAB-UPC. Tesis doctoral: “El proyecto para el hospital de Venecia de Le Corbuiser”, dirigida por Josep Quetglas. Profesora asociada de la Universidad de los Andes. Directora de la revista Dearq (Mayo de 2008 a Febrero de 2010). Directora del grupo de Investigación: Proyecto, Ciudad y Arquitectura de Uniandes desde 2008. Ha escrito numerosos artículos,

entre otras, en: Massilia, anuario de estuidos lecorbuserianos, en Le Corbusier –

Plans, en la revista Dearq y en el Journal of Architecture and Urbanism. Ha publicado los siguientes libros: Le Corbusier en Bogotá, 1947–1951 (2010), Espirales, laberintos y esvásticas en los museos de Le Corbusier, 1928–1939 (2011), y Le Corbusier y la arquitectura instalada en su sitio: los museos de Ahmedabad y

Tokio. En coautoría con Marcela Ángel, Casa+casa+casa= ¿ciudad? – Germán

Samper, Una investigación en vivienda (2012). Dirigió los proyectos “Le Corbusier en Bogotá, 1947-1951: Exposición-Publicación-Seminario” y “Casa+casa+casa= ¿ciudad? – Germán Samper, Una investigación en vivienda: ExposiciónPublicación-Seminario” galardonados en la XXII y XXIII Bienal Colombiana de Arquitectura, respectivamente. El proyecto de Samper obtuvo además el segundo premio en Investigación en la Bienal Internacional de Quito de 2012.

11h30min – 12h – Debate 12h –14h intervalo

14h – 15h – CIDADES VISÍVEIS: PARA UMA HISTÓRIA DA CARTOGRAFIA

COMO DOCUMENTO DE IDENTIDADE URBANA Dra. Daniela Fialho

Arquiteta pela UFRGS. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR/UFRGS. Doutora em História pelo PPG/Historia da UFRGS. Realizou estágio de doutoramento no exterior com bolsa da CAPES/PDDE na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França, sob a orientação do Prof. Dr. Jacques Leenhardt. Atualmente é professora na Faculdade de Arquitetura e no PROPUR/UFRGS. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: história urbana, cartografia urbana, planejamento urbano, políticas públicas, arquitetura e política sindical.

15h –15h30min – Debate

15h30min – 16h – Intervalo

16h – Palestra: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRESERVAÇÃO DA PAISAGEM

(5)

5 Camila Warpechowski (SMURB) – Arquiteta e Urbanista pela PUC/RS, especialista

em Restauração e Reabilitação do Patrimônio Edificado pela PUC/RS e especialista em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural pelo CECI/UFPE. Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Urbanismo na Prefeitura Municipal de Porto Alegre com a gestão urbana do território e é Conselheira Suplente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural.

E Dr. Luiz Antônio Bolcato Custódio (SMC) – Arquiteto pela UFRGS,

especialização no CECTI, Florença, mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS, doutorado pela Universidade Pablo de Olavide, Sevilha (2010). Foi presidente do ICOM Brasil e vice-presidente do ICOM-LAC – International Council of Museums; professor titular na graduação, especialização e mestrado de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Ritter dos Reis; foi técnico em preservação arquitetônica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e consultor do SEBRAE; é coordenador da Memória Cultural da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: preservação do patrimônio cultural, planejamento urbano, turismo cultural e interpretação de sítios. É especialista no tema: arquitetura e urbanismo missões jesuíticas dos guarani.

17h – Debate

Referências

Documentos relacionados

amethystoglossa (cápsula 2), com umidade inicial de 49,4%, as plantas, após seis meses de aclimatização em casa de vegetação para todos os tratamentos, não apresentaram

O sistema Vert 3D apresentou excelentes níveis de repetibilidade e reprodutibilidade interavaliador, independente do perfil nutricional avaliado, para os ângulos de cifose torácica

NATUREZA DA DESPESA SEGUNDO AS CATEGORIAS ECONOMICAS.. NO EXERCICIO DE 2011

Esta proposta consiste em apresentar uma seqüência didática de um curso de Física das Radiações voltado ao Ensino Médio, onde se utilizam as noções de “marcadores” e

Dessa forma, é possível inferir que, como nunca antes na história da política brasileira, a televisão foi o meio principal utilizado pelos partidos para fazer campanha

Por isso, foram objetivos deste trabalho estudar a viabilidade do aproveitamento de subprodutos da indústria de alimentos para a produção de ácido propiônico por

ОШ „Јосиф Панчић“, Доња Козица 128, Козица (Основна школа не посједује сопствену e-mail адресу. Електронским путем са школом је могуће ступити

Para a leitura de porcentagem usamos um número cardinal acompanhado da palavra “percent”: Faça esse registro em seu caderno:. Escrito