• Nenhum resultado encontrado

SE18 - Biologia. LBIO3B2 - Reino Monera. Questão 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SE18 - Biologia. LBIO3B2 - Reino Monera. Questão 1"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

SE18 - Biologia

LBIO3B2 - Reino Monera

Questão 1

(Enem 2017) Os medicamentos são rotineiramente utilizados pelo ser humano com o intuito de diminuir ou, por muitas vezes, curar possíveis transtornos de saúde. Os antibióticos são grupos de fármacos inseridos no tratamento de doenças causadas por bactérias.

Na terapêutica das doenças mencionadas, alguns desses fármacos atuam

a) ativando o sistema imunológico do hospedeiro. b) interferindo na cascata bioquímica da inflamação. c) removendo as toxinas sintetizadas pelas bactérias. d) combatendo as células hospedeiras das bactérias e) danificando estruturas específicas da célula bacteriana.

Questão 2

(Enem 2ª aplicação 2016) Suponha que uma doença desconhecida esteja dizimando um rebanho bovino de uma cidade e alguns veterinários tenham conseguido isolar o agente causador da doença, verificando que se trata de um ser unicelular e procarionte.

Para combater a doença, os veterinários devem administrar, nos bovinos contaminados,

a) vacinas. b) antivirais. c) fungicidas. d) vermífugos. e) antibióticos. Questão 3

(2)

(Enem 2010) O uso prolongado de lentes de contato, sobretudo durante a noite, aliado a condições precárias de higiene representam fatores de risco para o aparecimento de uma infecção denominada ceratite microbiana, que causa ulceração inflamatória da córnea. Para interromper o processo da doença, é necessário tratamento antibiótico.

De modo geral, os fatores de risco provocam a diminuição da oxigenação corneana e determinam mudanças no seu metabolismo, de um estado aeróbico para anaeróbico.

Como decorrência, observa-se a diminuição no número e na velocidade de mitoses do epitélio, o que predispõe ao aparecimento de defeitos epiteliais e à invasão bacteriana.

CRESTA. F. Lente de contato e infecção ocular. Revista Sinopse de Oftalmologia. São Paulo: Moreira Jr., v, n.04, 04. 2002 (adaptado).

A instalação das bactérias e o avanço do processo infeccioso na córnea estão relacionados a algumas características gerais desses microrganismos, tais como:

a) A grande capacidade de adaptação, considerando as constantes mudanças no ambiente em que se reproduzem e o processo aeróbico como a melhor opção desses microrganismos para a obtenção de energia.

b) A grande capacidade de sofrer mutações, aumentando a probabilidade do aparecimento de formas resistentes e o processo anaeróbico da fermentação como a principal via de obtenção de energia. c) A diversidade morfológica entre as bactérias, aumentando a variedade de tipos de agentes infecciosos e a nutrição heterotrófica, como forma de esses microrganismos obterem matéria-prima e energia.

d) O alto poder de reprodução, aumentando a variabilidade genética dos milhares de indivíduos e a nutrição heterotrófica, como única forma de obtenção de matéria-prima e energia desses

microrganismos.

e) O alto poder de reprodução, originando milhares de descendentes geneticamente idênticos entre si e a diversidade metabólica, considerando processos aeróbicos e anaeróbicos para a obtenção de energia.

Questão 4

(Enem PPL 2016) Para o consumidor, é praticamente impossível identificar a diferença entre a sacola biodegradável e a comum, feita de polietileno – derivado do petróleo. Alguns governos municipais já exigem que os supermercados ofereçam sacolas biodegradáveis em substituição às sacolas comuns.

Disponível em: http://epocanegocios.globo.com. Acesso em: 1 ago. 2012.

(3)

a) maior resistência que os materiais biodegradáveis apresentam em relação aos comuns. b) escassez das matérias-primas derivadas do petróleo para produção das sacolas comuns.

c) custo consideravelmente menor das sacolas biodegradáveis em relação ao das sacolas comuns. d) maior capacidade de produção das sacolas biodegradáveis, já que as fontes podem ser

renováveis.

e) rápida decomposição das sacolas biodegradáveis pela ação de bactérias, em comparação às sacolas comuns.

Questão 5

(Famerp 2018) Os domínios Archaea e Bacteria englobam micro-organismos com características morfológicas bem definidas. Estes seres vivos compartilham semelhanças entre si, tais como

a) membrana plasmática e organelas membranosas. b) inclusões citoplasmáticas e envoltório nuclear. c) moléculas de DNA lineares e plasmídeos.

d) material genético disperso e ribossomos. e) citoesqueleto e parede com peptidoglicano.

Questão 6

As células procariontes são reconhecidas como aquelas que não possuem material genético

delimitado por um envoltório nuclear. Sobre os procariontes, é possível afirmar que contêm apenas

a) complexo golgiense e ribossomos. b) ribossomos e parede celular.

c) retículo endoplasmático e parede celular. d) mitocôndria e plasmídeos.

Questão 7

(4)

“... certos microrganismos continuam a causar preocupação. Um levantamento da Organização Mundial da Saúde em 114 países indicou que a resistência de bactérias a antibióticos é atualmente um fenômeno global. De acordo com o relato, várias espécies, incluindo Escherichia coli, que causa diarreias, Streptococcus pneumonia e Neisseria gonorrhea, adquiriram resistência a antibióticos.”

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/06/16/aliancas-com-os-microbios/ Acesso em: julho 2015.

Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA proposição sobre as bactérias e o aumento da variabilidade genética, possibilitando a resistência aos antibióticos.

a) Bactérias doadoras podem transferir DNA para uma receptora por meio de conjugação, na qual ocorre contato celular.

b) Bactérias que possuem a capacidade de captar e incorporar DNA disperso no meio sofrem transdução.

c) Bactérias têm grande poder de reprodução, pois, em poucas horas, sob condições adequadas, uma única célula pode gerar milhares de clones por mitose.

d) Fagos contendo fragmento de DNA bacteriano e resultantes da lise de uma célula podem infectar outra bactéria por transformação, e esta passa a ter nova constituição genética.

e) Plasmídeos ou cromossomos são transferidos livremente, entre bactérias, em um ambiente com nutrientes e antibióticos.

Questão 8

(G1 - ifpe 2016) Até o dia 24 de maio de 2016, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) registrou milímetros de volume de chuva em Olinda, superando a média histórica de A notificação de mais uma precipitação de no dia 30 de maio de 2016, provocou muitos transtornos, como, por exemplo, alagamento nas ruas do bairro de Jardim Fragoso que

permaneceram cheias de água por vários dias após a chuva. É sabido que a urina dos ratos, presentes em esgotos, bueiros e tocas se mistura à água e à lama das enxurradas. A bactéria Leptospira, presente na urina das ratazanas, pode penetrar na pele por meio de ferimentos ou mucosas (nariz, boca, olhos, genitais e ânus), bem como permanecer viva por semanas se estiver em local úmido, quente e sem incidência direta da luz solar. Tal bactéria causa a leptospirose, cujos sintomas são: febre, dor no corpo, dor de cabeça, falta de ar e hemorragia. Em alguns casos, pode ser fatal.

Marque a alternativa que apresenta o reino no qual estão incluídas as bactérias.

a) Monera. b) Animalia.

(5)

c) Fungi. d) Protista. e) Plantae.

Questão 9

(Unisc 2016) Todas as células procarióticas apresentam a mesma estrutura básica e, embora menos complicadas do que as células eucarióticas, são funcionalmente complexas, realizando milhares de transformações bioquímicas. Assinale a alternativa que mostra uma estrutura ou elemento não encontrado nos procariotos.

a) Membrana plasmática que limita a célula, regulando o tráfego de materiais entre o meio interno e externo e separando-a do ambiente.

b) Região chamada de nucleoide, que contém o material hereditário da célula.

c) Citosol, formato majoritariamente por água, íons dissolvidos e pequenas macromoléculas solúveis, como as proteínas.

d) Ribossomos, grânulos de aproximadamente de diâmetro, responsáveis pela síntese de proteínas.

e) Citoesqueleto interno, que mantém a forma da célula e movimenta a matéria.

Questão 10

(Pucpr 2016) Em outubro de 2010, a Anvisa, após alguns hospitais brasileiros sofrerem com um surto da bactéria “KPC”, resolveu proibir a venda de antibióticos sem receita médica pelas farmácias. Com a nova regra, a receita médica para antibióticos ficará retida na farmácia junto com os dados do comprador. A validade da receita é de 10 dias, o que obriga o paciente a procurar novamente o médico em casos de persistência da doença. Um dos objetivos da regra é mudar o hábito do brasileiro de se automedicar, uma vez que o uso indiscriminado de antibióticos pode provocar

a) a resistência microbiana, a qual pode tornar a bactéria resistente ao medicamento, uma vez que o uso indiscriminado de antibióticos pode induzir novas formas de bactérias.

b) a aquisição de resistência por indução de componentes antimicrobianos; com isso, as bactérias geram cepas capazes de suportar os antibióticos.

c) a resistência microbiana desencadeada pela indução de formas genéticas modificadas pela troca de pequenos plasmídeos (plasmídeo R) encarregados de levarem consigo genes que permitem a resistência antimicrobiana.

d) a necessidade de mudança por parte da população bacteriana, que se torna resistente por alterações genéticas impostas pelo uso dos antibióticos.

(6)

e) a redução da eficácia dos antibióticos devido à seleção de organismos resistentes.

Questão 11

(Uece 2016) As bactérias são seres unicelulares, procariotos, que têm formas de vida do tipo isolada ou em agrupamentos variados do tipo coloniais. Embora esses seres celulares sejam

considerados pelo senso comum como “micróbios perigosos”, há muitas espécies importantes para o equilíbrio dinâmico dos seres vivos e destes com o meio ambiente. Assim sendo, muitos estudos e pesquisas são desenvolvidos na área da microbiologia, para melhor conhecer a maquinaria biológica das bactérias.

Sobre a citologia bacteriana, é correto afirmar que

a) moléculas de DNA que ficam ligadas ao cromossomo bacteriano e costumam conter genes para resistência a antibióticos são denominadas de plasmídeos.

b) o capsídeo bacteriano, também conhecido como membrana celular, é constituído por substância química, exclusiva das bactérias, conhecida como mureína.

c) os pneumococos, bactérias causadoras de pneumonia, são espécies de bactérias que possuem, externamente à membrana esquelética, outro envoltório, mucilaginoso, denominado de cápsula. d) externamente à membrana plasmática existe uma parede celular ou membrana esquelética, de composição química específica de bactérias – o ácido glicol.

Questão 12

(Ueg 2013) As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são consideradas como um dos problemas de saúde pública mais comum em todo o mundo. Em ambos os sexos, tornam o organismo mais

vulnerável a outras doenças, inclusive à Aids, além de terem relação com a mortalidade materna e infantil. No Brasil, as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) de infecções de

transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano, estão representadas no gráfico a seguir:

(7)

Após a análise do gráfico e do conhecimento acerca das possíveis formas de contágio das DSTs apresentadas, pode-se afirmar:

a) a frequência similar de herpes genital e de HPV está relacionada ao fato de ambas serem bacterianas e de serem transmitidas pelo contato sexual direto com pessoas contaminadas.

b) a gonorreia, com frequência maior em relação à sífilis, HPV e herpes genital, é causada por uma bactéria cujo doente pode ser tratado com o uso de antibióticos.

c) a maior frequência de clamídia na população está relacionada às diversas mutações que ocorrem no vírus transmissor, o que dificulta o tratamento da doença e possibilita maior contágio.

d) a menor frequência de sífilis em relação à gonorreia e à clamídia pode ser explicada pelo fato de a população humana utilizar frequentemente espermicidas e anticoncepcionais.

Questão 13

(Puccamp 1999) Entre as doenças sexualmente transmissíveis, são causadas por bactérias

a) a sífilis, a gonorreia e a pediculose pubiana. b) o cancro mole, a tricomoníase e a gonorreia. c) o condiloma acuminado, a sífilis e a AIDS. d) a sífilis, o cancro mole e a gonorreia.

e) a pediculose pubiana, a tricomoníase e a AIDS.

Questão 14

(Uepa 2014) A pessoa adoece quando, por qualquer razão, as células deixam de se comunicar adequadamente. Em decorrência disso, o estudo da célula, como unidade estrutural e funcional dos seres vivos, que apresenta peculiaridades nos diferentes reinos em relação a sua estrutura,

possibilita ao cientista melhor compreensão sobre a origem das doenças, facilitando a pesquisa de novos medicamentos.

Sobre a unidade biológica abordada no texto, leia as afirmativas abaixo:

I. No Reino Monera, o material genético encontra-se envolvido por uma membrana nuclear. II. No Reino Fungi, apresenta a membrana plasmática envolvida por uma parede quitinosa.

III. No Reino Vegetal, possui como características parede celular constituída de celulose e organela cloroplasto.

(8)

IV. No Reino Animal, apresenta-se destituída de celulose.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, III e IV. d) II, III e IV. e) I, II, III e IV.

Questão 15

(Ufrgs 2013) Leia a tira abaixo.

Com base nos dados apresentados na tira acima e em seus conhecimentos sobre a presença de vida na Terra, considere as afirmações abaixo.

I. A presença de metano poderia ser indício de vida em Marte, uma vez que algumas espécies procariontes conhecidas produzem metano através da redução de CO2.

II. A atmosfera de Marte apresenta os mesmos componentes da atmosfera atual da Terra, mas, em nosso planeta, o oxigênio é o componente predominante.

III. A capacidade de quebrar moléculas de água, na Terra, levou à liberação de O2, o que abriu caminho para a evolução das reações de oxidação aeróbicas.

(9)

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

Referências

Documentos relacionados

(UNICAMP) Em 1952, Hershey e Chase cultivaram bactérias em meio de cultura contendo fósforo radioativo ( 32 P) e colocaram bacteriófagos (vírus) para infectar essas

Assim, podemos concluir, de forma simplificada, que meio ambiente é uma expressão que se refere à relação entre os seres vivos e os não vivos.. Cuidar do meio ambiente

Neutrófilos: Núcleo azul oscuro y citoplasma rosado pálido con granulaciones que varián del rosado al azul claro.. Linfocitos: Núcleo azul violeta y el

a) Todos os Colaboradores e Terceiros que atuam em nome da Empresa estão proibidos de receber, oferecer, prometer, fazer, autorizar ou proporcionar (direta ou

02 – Leitura Espiritual: Manual página 21. Item 04 Maria, Nossa Mãe. Curiae:N.Senhora do Perpétuo Socorro/Santana do Parnaíba e Refúgio dos Pecadores/Rio Pequeno. Comitia

Os resíduos perigosos são aqueles que contêm constituintes que apre- sentam risco para o ambiente, especialmente para os seres vivos.. Estes são classificados em resíduos

Como desempenha importantes funções no organismo, é fácil compreender por que os seres vivos precisam manter um equilíbrio hídrico no meio interno, isto é, manter a taxa de

Você sabe que a Doença de Chagas é causada por um protozoário (Trypanosoma cruzi) transmitido por meio da picada de insetos hematófagos (barbeiros). Esse grupo tão diverso