• Nenhum resultado encontrado

Análise bibliométrica da gestão da qualidade: busca por títulos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise bibliométrica da gestão da qualidade: busca por títulos"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Análise bibliométrica da gestão da qualidade: busca por títulos

Paulo Henrique Paulista paulohpaulista@gmail.com Danielle Fernandes Campos dfc.unifei.2008@gmail.com João Batista Turrioni turrioni@unifei.edu.br Jorge Muniz

jorgemuniz@feg.unesp.br

RESUMO

Com os avanços e transformações que houve no mundo, tanto as empresas quanto pesquisadores passaram a trabalhar e estudar a gestão da qualidade para obter melhorias, mostrando, assim, evolução nos estudos e publicações na área. Portanto, este artigo teve por objetivo analisar a área de gestão da qualidade, para elaborar uma fundamentação teórica e descobrir os trabalhos mais citados e os principais autores. Para isso, utilizou-se da técnica de bibliometria, que usa análise de citação e cocitação para identificar os trabalhos mais citados e os principais autores. Essas características são apresentadas neste artigo em forma de tabelas e gráficos.

Palavras-chave: Análise Bibliométrica, Fundamentação Teórica, Gestão da Qualidade.

Bibliometric analysis of quality management: a search for titles

ABSTRACT

With the world’s advances and transformations, both business enterprises and researchers began to work and study quality management in order to achieve improvements, showing, this way, the evolution in the studies and in the publications in this area. Thus, this article has the objective to analyze the area of quality management to elaborate a theoretical foundation and find out the most cited works and the most important authors. For such, it applied the bibliometric technique, which uses citation and co-citation analysis to identify the most used works and the most important authors. These characteristics are presented in this article in tables and graphics.

(2)

1. Introdução

As transformações nos cenários econômico, político e social provocaram reavaliação e questionamento da postura empresarial adotada, gerando aumento do interesse mundial relativo à gestão da qualidade.

A implementação de um sistema de gestão da qualidade torna as empresas competitivas, pois a gestão da qualidade cria alguns benefícios, como: planejar os produtos e a produção, controlar os produtos oferecidos, controlar a produção e reduzir perdas com produtos fora da especificação.

O objetivo deste artigo foi analisar a gestão da qualidade, por meio de fundamentação teórica baseada em artigos de autores que se destacam em pesquisa nas respectivas áreas, de modo a responder às seguintes perguntas:

 Quais os artigos mais citados na área de Gestão da qualidade?

 Quem são os principais autores da área de Gestão da qualidade?

Este estudo consistiu na elaboração de revisão da literatura utilizando a técnica da bibliometria, com análises matemáticas e estatísticas dos padrões que aparecem na publicação e uso de documentos (DIODATO, 1994).

Este artigo possui algumas limitações:  A busca foi feita somente considerando o título dos artigos.

 Limitou-se a busca por somente artigos que foram publicados entre os anos 1990 e 2009.

 Analisaram-se apenas alguns artigos da área, de modo que tivessem presentes trabalhos de vários anos de publicações diferentes, mas considerando que fossem bem citados.

2. Gestão da qualidade

O conceito de qualidade tem evoluído desde quando foi introduzido. As mudanças que ocorreram na última década, nas áreas de qualidade e produtividade, foram extremamente relevantes. As razões dessas mudanças foram a forte concorrência entre as empresas, tanto nacionais quanto internacionais, e a queda das barreiras comerciais, quando os grandes blocos comerciais começaram a surgir devido à consolidação da qualidade dos produtos e serviços como fator-chave para a sobrevivência das organizações. Os clientes começaram a exigir mais qualidade nos produtos e

serviços e preços mais baixos, e a opinião deles tornou-se crucial (PINTO et al., 2008).

Atualmente, muitas empresas vêm implementando um sistema de gestão da qualidade para se tornarem competitivas, pois assim poderão ter planejamento e fazer controle dos produtos ou serviços oferecidos, fazer controle da produção e diminuir perdas com produtos fora de especificação.

Para que uma empresa possa ter produto de qualidade, ela deve adquirir somente insumos de qualidade. Então, os fornecedores também devem implementar um sistema de gestão da qualidade para atender às necessidades de seus clientes.

Segundo Nora (2003), um sistema da qualidade eficiente é de fundamental importância para uma organização, seja ela voltada à manufatura ou a uma prestadora de serviços.

A sobrevivência das empresas num cenário globalizado e altamente competitivo exige comprometimento com o atendimento às especificações, satisfação das necessidades dos clientes e melhoria contínua de todos os processos constituintes da organização.

Singh e Smith (2006) afirmaram que a gestão da qualidade possui três abordagens dominantes:

 Conceitual: promovida por diversos estudiosos e profissionais.

 Por prêmios: que inclui vários prêmios da qualidade e os prêmios de excelência em negócios.

 Baseada em padrões: nos quais se destaca a ISO 9001.

De acordo com The ISO Survey (2008), existem 982.832 empresas certificadas no mundo, em 176 países; dessas empresas, 14.539 – o equivalente a 1,48% do total mundial –estão localizadas no Brasil, o que o coloca no 12º lugar entre todos os países com certificação ISO 9001. O estudo indicou aumento no número de certificações no país ao longo dos anos. De 2004 a 2008, o crescimento do número de empresas certificadas foi de 138%, como mostrado no gráfico da Figura 1. Esses dados revelam que a certificação ISO tem sido considerada cada vez mais importante para as organizações.

(3)

Figura 1 – Número de empresas certificadas com ISO 9001, de 2004 a 2008.

Fonte: Adaptado de The ISSO SURVEY, 2008.

3. A Pesquisa

3.1. Revisão bibliográfica

Lakatos e Marconi (1992) definiram revisão bibliográfica aquela que tem por base a pesquisa a textos bibliográficos, selecionados mediante rigor técnico.

A revisão bibliográfica é uma visão crítica da pesquisa que é significante para o trabalho que o pesquisador está desenvolvendo. Além de resumir que os trabalhos de outros pesquisadores sejam importantes, o pesquisador deve analisar esse trabalho e mostrar relações entre os diferentes.

O objetivo da revisão bibliográfica é captar o estado da arte de um campo do conhecimento. A partir dessa revisão de trabalhos antigos (clássicos) e recentes, torna-se possível identificar áreas nas quais uma pesquisa mais profunda poderia ser benéfica.

Uma revisão bibliográfica é uma consideração do que foi publicado em dado tema por estudiosos e pesquisadores credenciados. Ao se escrever uma revisão de literatura, o propósito é comunicar aos leitores quais conhecimentos e ideias foram estabelecidas acerca desse tema e quais são os seus pontos fortes e os seus pontos fracos.

3.2. Análise bibliométrica

A análise bibliométrica ou bibliometria refere-se a uma análise quantitativa da comunicação escrita, mais especificamente, no caso desta pesquisa, de artigos.

Há duas técnicas muito utilizadas em bibliometria: citação e cocitação. A análise de citação baseia-se na premissa de que autores citam

artigos que consideram importantes no desenvolvimento de seus estudos. Portanto, trabalhos frequentemente citados são prováveis de terem maior influência sobre a área do que aqueles menos citados (CULNAN, 1987; TAHAI e MEYER, 1999).

Já a análise de cocitação de artigos registra o número de artigos que citaram qualquer par de documentos e é entendida como similaridade do conteúdo desses dois artigos.

Para realizar a análise bibliométrica, utilizaram-se os softwares Sitikis (SCHILDT, 2002), UCINET e Harzing’s Publish or Perish.

3.3. Passos da pesquisa

A busca de artigos foi feita na base ISI Web of Science para a área de gestão da qualidade.

A busca foi realizada da seguinte maneira: primeiro limitou-se para documentos publicados entre os anos 1990 a 2009; depois, utilizou-se o termo “quality management” para fazer a busca onde esse termo fosse encontrado nos títulos dos documentos, o que apresentou um total de 2.424 documentos. Em seguida, refinou-se a essa busca para somente determinado tipo de documento (document type), o que resultou em 1.525 artigos; para finalizar, escolheram-se duas áreas temáticas (subject areas): Management, com 365 artigos; e

Operations Research & Management Science, com

124 artigos. O resultado final da busca apresentou 418 artigos.

Ainda na base ISI Web of Science, utilizou-se a ferramenta para análiutilizou-se de citações contidas na própria base. Depois, salvou-se o arquivo texto gerado, que foi importado por meio do software Sitikis (SCHILDT, 2002), para realizar as análises bibliométricas com o auxílio do software UCINET.

A próxima atividade foi analisar alguns artigos dessa área, de acordo com a busca realizada. A escolha desses artigos foi feita de acordo com o número de citações que eles tiveram, sendo escolhidos aqueles com as maiores quantidades de citações, segundo o relatório de citações da ISI Web of Science e o ano de publicação, de modo que não repetissem artigos de um mesmo ano.

Depois, utilizou-se o software Harzing’s Publish or Perish, e realizou-se a busca com os seguintes termos: “gestão da qualidade” e quality

(4)

4. Análise bibliométrica

Na Figura 2 é apresenta a quantidade de artigos publicados entre os anos 1990 e 2009 na área de Gestão da qualidade, levando-se em consideração as restrições colocadas na busca.

Figura 2 – Quantidade de artigos publicados na área de Gestão da qualidade.

Fonte: ISI, 2009.

Já na Figura 3 é apresentada a quantidade de citações dos artigos publicados na área de Gestão da qualidade nos respectivos anos.

Figura 3 – Quantidade de artigos citados na área de Gestão da qualidade.

Fonte: ISI, 2009.

O Quadro 1 traz os 10 artigos mais citados na área de Gestão da qualidade de acordo com a busca realizada.

Quadro 1 – Os 10 artigos mais citados na área de Gestão da qualidade

Fonte: ISI, 2009.

Utilizando o software UCINET, foi possível identificar as palavras-chave de cada artigo. Obtiveram-se 709 palavras-chave. A Tabela 1 apresenta as 10 palavras mais utilizadas nos artigos

pesquisados. Já na Figura 4 é mostrado o gráfico da distribuição dessas palavras, considerando-se somente as 10 mais empregadas.

(5)

Tabela 1 – As 10 palavras-chave mais utilizadas nos artigos

Palavra Quantidade Porcentagem

TQM 474 3,90% PERFORMANCE 453 3,73% QUALITY MANAGEMENT 387 3,19% MODEL 324 2,67% IMPACT 298 2,45% COMPETITIVE ADVANTAGE 269 2,21% TOTAL QUALITY MANAGEMENT 234 1,93% IMPLEMENTATION 177 1,46% NO KW2. 149 1,23% STRATEGY 136 1,12% OUTRAS 9245 76,12% TOTAL 12146 100%

Figura 4 – Distribuição das 10 palavras-chave mais usadas.

Para fazer a análise de cocitações, foi

necessário colocar restrição para considerar somente as citações que aparecessem pelo menos 170 vezes. Foi necessário fazer tal restrição para ser possível a verificação. Na Figura 5 é apresentado o resultado da análise de cocitações, com 15 citações. Percebe-se que os autores apresentados nessa figura são clássicos na área de Gestão da qualidade.

(6)

Realizou-se uma análise para saber quais são as referências mais citadas nos artigos pesquisados. A Tabela 2 apresenta as 10 referências mais utilizadas nos artigos. Já a Figura 6 contém a

distribuição das referências, considerando-se somente as 10 mais usadas nos artigos da área de Gestão da qualidade.

Tabela 2 – As referências mais utilizadas nos artigos

Referência Quantidade Porcentagem

SARAPH JV-DECISION SCI-1989 84 0,67%

DEMING WE-OUT CRISIS-1986 72 0,57%

POWELL TC-STRATEGIC MANAGE J-1995 72 0,57%

FLYNN BB-J OPERATIONS MANAGEM-1994 62 0,49%

AHIRE SL-DECISION SCI-1996 50 0,40%

DEAN JW-ACAD MANAGE REV-1994 47 0,37%

BLACK SA-DECISION SCI-1996 44 0,35%

HACKMAN JR-ADMIN SCI QUART-1995 41 0,33%

DEMING WE-QUALITY PRODUCTIVITY-1982 39 0,31%

ANDERSON JC-ACAD MANAGE REV-1994 36 0,29%

OUTRAS 11998 95,64%

TOTAL 12545 100,00%

Figura 6 – Referências mais utilizadas.

4.1. Análise de alguns artigos

Hackman e Wageman (1995) afirmaram que, nos últimos anos, a Gestão da qualidade total (TOM) tornou-se movimento social nos Estados Unidos. Esse comentário retorna aos escritos dos fundadores do movimento-W. Edwards Deming, Joseph Juran, Kaoru Ishikawa e para avaliar a coerência, clareza e perseverança provável dessa filosofia da Gestão da qualidade. Identificou-se uma série de lacunas, no que é conhecido sobre os processos deTQM e os resultados, bem como explora a coerência entre as práticas TOM e os conhecimentos da ciência do comportamento sobre motivação, aprendizado e mudança nos sistemas sociais.

Kanji (1996) discutiu como implementar a gestão da qualidade total no mundo empresarial

competitivo, em que o cliente já não aceitava a abordagem tradicional da qualidade. Em geral, tem sido aceito que as armadilhas básicas que previnem tanto a produção quanto as indústrias de serviços de organizações de qualidade são as mesmas. Sugeriu-se que as armadilhas Sugeriu-sejam diretamente atribuíveis à organização e à falta de unidade para a melhoria contínua que afetará a excelência empresarial e da rentabilidade.

Dow et al. (1999) realizaram um estudo histórico sobre a gestão da qualidade total, lamentando a falta de estudos em grande escala para investigar as práticas e desempenho de gestão da qualidade. Este estudo começa a preencher esse vazio com grande amostra aleatória de fabricação. Os resultados indicaram que as práticas de qualidade podem ser categorizadas em nove dimensões. No entanto, nem todos eles contribuem para resultados de qualidade superior: “compromisso do empregado”; ”visão compartilhada”; e “foco no cliente”; se combinam para produzir correlação positiva com os resultados de qualidade. Em contrapartida, outras “difíceis” práticas de qualidade, como“benchmarking”, “equipes de trabalho móvel”, “tecnologias avançadas de fabricação” e “relações com os fornecedores” não contribuem para resultados de qualidade superior.

Douglas e Judge (2001) exploraram a relação do grau da prática de gestão da qualidade total (TQM) que foi adotada dentro das

(7)

organizações e das vantagens correspondentes e competitivamente alcançadas. Encontrou-se apoio relativamente forte para essa relação. Além disso, os dados indicaram algum apoio para a influência moderadora da estrutura organizacional na eficácia da execução do TQM. Especificamente, duas medidas de estrutura organizacional, denominadas “controle” e “exploração”, foram encontradas para oferecer influências independentes e interdependentes no desempenho financeiro das empresas de implementação de programas de TQM. Sousa e Voss (2002) afirmaram que a Gestão da Qualidade (GQ) tornou-se uma penetrante filosofia de gestão, encontrando seu caminho na maioria dos setores da sociedade empresarial. Foi feito um balanço do conhecimento acumulado no que é um campo maduro para estudar e procurar por instruções para tomar o campo mais à frente. Refletiu-se sobre a literatura, síntese, organização e estruturação do conhecimento, oferecendo sugestões para futuras pesquisas. Analisaram-se pesquisas de GQ organizadas ao longo de cinco temas principais: a definição de GQ, a definição da qualidade do produto, o impacto de GQ no desempenho da empresa, o GQ no contexto da teoria da gestão e a implementação de GQ.

Beer (2003) afirmou que programas de gestão da qualidade total (TQM) de cima para baixo muitas vezes não conseguem criar mudança profunda e sustentada nas organizações. Tornam-se uma moda que brevemente será substituída por outro modismo. A falta de institucionalizar o TQM pode ser atribuída a uma lacuna entre a alta gerência sobre suas intenções para o TQM e a realidade da execução de várias subunidades da organização. A diferença varia de subunidade para subunidade, devido à qualidade da gestão em cada um. Pela qualidade da gestão, destina-se a capacidade da equipe de gestores que precisam:

 Desenvolver o compromisso com a nova direção de TQM e ter comportamento e tomar decisões que sejam compatíveis com ela.

 Desenvolver os mecanismos de funcional, habilidades de liderança, cultura e equipe precisos para a implementação TQM.

 Criar um clima de diálogo aberto sobre o progresso na transformação TQM que irá permitir a aprendizagem e novas mudanças.

As transformações TQM persistirão apenas se a gestão de topo exigir e, finalmente, institucionalizar uma conversa honesta e organizacional ampla que os dados válidos sobre a qualidade da gestão em cada subunidade da

empresa levam a mudanças na gestão da qualidade ou substituição dos gestores (BEER, 2003).

Kannan e Tan (2005) afirmaram que várias abordagens têm sido propostas para melhorar o desempenho das operações. Três, em particular Just

in time, cadeia de suprimentos e gestão da

qualidade, têm recebido atenção considerável. Enquanto as três são algumas vezes vistas e executadas como se fossem independentes e distintas e podem também ser usadas como três pinos de uma estratégia de operações integradas. Analisou-se empiricamente como as medidas Just

in time, a gestão da cadeia de suprimentos e a

gestão da qualidade estão correlacionadas e como elas impactam o desempenho dos negócios. Os resultados indicaram, tanto em níveis estratégico e operacional, vínculos entre como o modo Just in

time, a gestão da qualidade total e a gestão da

cadeia de suprimentos são vistos pelas organizações como parte de sua estratégia de operações. Os resultados também indicaram que um compromisso com a qualidade e um entendimento da compreensão da dinâmica da cadeia de suprimentos têm maior efeito no desempenho.

Bayazit e Karpak (2007) desenvolveram um processo de análise de rede (ANP) com base num quadro para identificar o nível de impacto de diferentes fatores na implementação da gestão da qualidade total (TQM) e avaliar as indústrias turcas que adotaram práticas de TQM. ANP é uma metodologia recentemente introduzida por Saaty para problemas de múltiplos critérios, em que não há feedback e interdependência entre os atributos de decisão e alternativas. Determinaram-se os fatores que afetam o nível de implementação do TQM, fazendo pesquisas bibliográficas e aperfeiçoando os fatores através de uma survey realizada em 250 empresas de grande porte na Turquia, terminando com 32 elementos. Ao aplicar o modelo em empresas de grande porte, o estudo apresentou os fatores mais influentes, ao contrário dos entrevistados sobre melhoria de qualidade e maior rendimento. Os resultados do nosso modelo de decisão evidenciam que a indústria turca tem nível de disponibilidade de 59,2% para a implementação de TQM. O modelo identifica um conjunto de fatores para a aplicação bem-sucedida e, portanto, a compreensão dos fatores críticos que ajudam o gestor na execução antecipada de TQM. Como não há feedback e interdependência entre esses fatores, a ANP revela-se um quadro eficaz para avaliar a disponibilidade para adotar o TQM e facilitar a implementação de TQM.

(8)

Zu et al. (2008) afirmaram que o Six Sigma é cada vez mais aplicado na indústria e pouco tem sido feito na investigação acadêmica em Six Sigma e na sua influência sobre a teoria de gestão da qualidade e aplicação. Há uma crítica de que o Six Sigma simplesmente coloca as práticas tradicionais de gestão de qualidade em um novo pacote. Para investigar essa questão e o papel do Six Sigma na gestão da qualidade, este estudo revisou tanto a gestão da qualidade tradicional quanto a literatura Six Sigma, identificando três novas práticas, que são críticas para a execução do conceito Six Sigma, e um método em uma organização. Essas práticas são referidas como: estrutura do papel Six Sigma, processo estruturado de melhoria Six Sigma e foco

em métricas Six Sigma. Uma survey foi desenvolvida para investigar como essas práticas Six Sigma se integram com sete práticas tradicionais de gestão da qualidade para o desempenho de qualidade e desempenho empresarial. Os resultados dos testes com base em uma amostra de 226 fábricas UE revelaram que as três práticas Six Sigma são práticas distintas das práticas tradicionais de gestão da qualidade e complementam as práticas tradicionais de gestão da qualidade na melhoria do desempenho.

Na Tabela 3, apresenta-se o resultado da busca feita com o software Harzing’s Publish or Perish utilizando o termo “gestão da qualidade” no campo para busca por frase.

Tabela 3 – Resultado do Harzing’s Publish or Perish

Já na Tabela 4 é apresentado o resultado da busca feita com o software Harzing’s Publish or Perish utilizando o termo Quality Management no campo para buscar por frase.

(9)

5. Conclusão

A área de gestão da qualidade está sendo muito utilizada tanto pelas empresas quanto pelos pesquisadores. Por isso, este artigo teve como objetivo analisar a Gestão da qualidade por meio da realização de uma fundamentação teórica com base em artigos de autores que apresentam destaque em pesquisa nessa área.

Tal análise foi feita por meio da técnica de bibliometria, que utiliza análise de citações e cocitações. Utilizaram-se os softwares Sitkis (SCHIDT, 2002), UCINET e Harzing’s Publishor Perish para auxiliar na realização da análise bibliométrica.

Os artigos mais citados na área de Gestão da qualidade podem, portanto, ser vistos na Tabela 1.

Os principais autores da área de Gestão da qualidade podem ser vistos nas Tabelas 2 a 4.

Para trabalhos futuros, é interessante utilizar esta técnica para outras áreas da Engenharia de Produção. Outra sugestão seria incrementar a busca também por assunto, o que aumentaria o número de artigos encontrados.

6. Agradecimentos

À FAPEMIG e à CAPES, pelo apoio no desenvolvimento deste artigo.

7. Referências

BAYAZIT, O.; KARPAK, B. An analytical network process-based framework for successful total quality management (TQM): An assessment of Turkish manufacturing industry readiness. International Journal of Production Economics, v. 105, n. 1, p. 79-96, 2007.

BEER, M. Why total quality management programs do not persist: The role of management quality and implications for leading a TQM transformation. Decision Sciences, v. 34, n. 4, p. 623-642, 2003.

CULNAN, M. J. Mapping the intellectual structure of MIS, 1980-1985: a cocitation analysis. Management of Information System Quarterly, v. 11, n. 3, p. 341-353,

1987.

DIODATO, V. Dictionary of bibliometrics. Binghamton, NY: Haworth Press, 1994.

DOUGLAS, T. J.; JUDGE, W. Q. Total quality management implementation and competitive advantage: The role of structural control and exploration. Academy of Management

Journal, v. 44, n.1, p. 158-169, 2001.

DOW, D.; SAMSON, D.; FORD, S. Exploding the myth: Do all quality management practices contribute to superior quality

performance? Production and Operations Management, v. 8, n. 1, p. 1-27, 1999.

HACKMAN, J. R.; WAGEMAN, R. Total quality management - Empirical, conceptual, and practical issues.

Administrative Science Quarterly, v. 40, n. 2, p. 309-342,

1995.

ISI. Web of science. Disponível em: <http://isiknowledge.com>. Acesso em: 10 dez. 2009.

KANJI, G. K. Implementation and pitfalls of total quality management. Total Quality Management, v. 7, n. 3, p. 331-343, 1996.

KANNAN, V. R.; TAN, K. C. Just in time, total quality management, and supply chain management: understanding their linkages and impact on business performance. OMEGA

- International Journal of Management Science, v. 33, n. 2,

p. 153-162, 2005.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do

trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

NORA, J. A. F. Análise da transição para um sistema de

gestão da qualidade ISO 9001:2000 na indústria de material bélico do Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado) –

Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG, 2003.

PINTO, S. H. B.; CARVALHO, M. M.; HO, L. L. Main quality programs characteristics in large size Brazilian companies. International Journal of Quality & Reliability

Management, v. 25, n. 3, p. 276-291, 2008.

SCHILDT, H. A. SITKIS: Software for bibliometric data management and analysis v0.6.1. Helsinki: Institute of Strategy and International Business. 2002. Disponible at: <www.hut.fi/~hschildt/sitkis>.

SINGH, P. J.; SMITH, A. An empirically validated quality management measurement instrument. Benchmarking. An

international Journal, v. 13, n. 4, p. 493-522, 2006.

SOUSA, R.; VOSS, C. A. Quality management re-visited: a reflective review and agenda for future research. Journal of

Operations Management, v. 20, n. 1, p. 91-109, 2002.

TAHAI, A.; MEYER, M. J. A revealed preference study of management journals’ direct influences. Strategic Management Journal, v. 20, n. 3, p. 279-296, 1999.

THE ISO SURVEY. The ISO survey of certifications.

Disponível em:

<http://www.iso.org/iso/survey2008.pdf,2008>. Acesso em: 11 fev. 2010.

ZU, X. X.; FREDENDALL, L. D.; DOUGLAS, T. J. The evolving theory of quality management: The role of Six Sigma. Journal of Operations Management, v. 26, n. 5, p. 630-650, 2008.

Artigo selecionado entre os 10 melhores do

VI Encontro Mineiro de Engenharia de

Referências

Documentos relacionados

Uma maneira viável para compreender uma reação química é através da conservação das massas, isso porque numa abordagem mais ampla, como demonstra no livro

Ainda na última parte da narrativa, outro “milagre” acontece: Grenouille apa- rece, de súbito, em meio ao povo, destampa uma pequena garrafa que trazia consi- go, borrifa-se com

A presente seção desta Carta está dividida em número de empregos, estoque por setores de atividade econômica, saldo de cada mês, saldo mensal por setor de atividade econômica e a

› Possibilita a medição dos seguintes materiais: Aço e aço liga, aço ferramenta, aço inoxidável, ferro fundido cinzento, ferro fundido nodular, alumínio, latão, bronze, ligas

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Para instauração do competente Procedimento Disciplinar para verificação de quebra de decoro parlamentar em desfavor do senador Aécio Neves da Cunha (PSDB-MG),

Dois exemplos típicos de desenvolvimento do processo de melhoria que caracterizam a ação da gestão da qualidade total envolvem a chamada otimização do processo e a

RESULTADOS DOS TRÊS PROJETOS MUNICIPAIS APOIADOS PELO PROGRAMA LIFE: PIGS – Projeto Integrado para Gestão de. Suiniculturas (2000-2003), REAGIR – reciclagem de Entulho no Âmbito