• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07 /2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07 /2012"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07 /2012

Projeto: OBRAS PARA IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA FÍSICA DA SEDE DO PARQUE

ESTADUAL DA SERRA DA CONCÓRDIA

Assunto:

Protocolo nº: 20121121104333138

Item: Seleção de empresa de construção civil para implantação da infraestrutura necessária ao funcionamento da sede da unidade de conservação de proteção integral: construção de pórtico/guarita; sede administrativa, alojamento de guarda-parques e pesquisadores; casa do chefe; urbanização e paisagismo no Parque Estadual da Serra da Concórdia.

X Obras e Instalações Prestação de Serviços Aquisição de materiais e equipamentos

INFORMAÇÕES 1. JUSTIFICATIVA

O Parque Estadual da Serra da Concórdia foi criado pelo Decreto Estadual n.º 32.577 de 30/12/2002 e representa um significativo fragmento florestal remanescente em paisagem outrora florestal e atualmente considerada internacionalmente como hotspot. Está situado em área da Reserva da Biosfera, reconhecida nacionalmente como prioritária para conservação, mas onde as espécies da flora e a fauna ainda são insuficientes conhecidas. Tem como objetivo assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica ali encontrados, preservando espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção ou insuficientemente conhecidas da fauna e flora nativas. Integra corredores ecológicos capazes de garantir a preservação da diversidade biológica regional, proporcionando o desenvolvimento de iniciativas que conciliem a viabilidade econômica da região com utilização racional dos recursos naturais, bem como estimular as atividades de recreação, educação ambiental e pesquisa científica quando compatíveis com os demais objetivos do Parque, assim como também assegura a proteção dos recursos hídricos da região.

Esta unidade, desde a sua criação, não possui sede administrativa, o projeto está em finalização.

O terreno em que se pretende implantar a sede do PESC, de posse do Estado, encontra-se atualmente cedido ao Conselho Estadual Antidrogas – CEAD/ Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH. Destaca-se que já existe processo administrativo em andamento objetivando formalizar a cessão de parte desse imóvel ao INEA para incorporação de 187,73 hectares ao Parque Estadual da Serra da Concórdia. Uma parte dessa área se destinará a recuperação da cobertura florestal, ampliando as condições de conservação ambiental da região; em outra parte será implantada infraestrutura. O local, situado às margens da estrada estadual que leva à Barão de Juparanã, município de Valença, carente de estruturas de lazer, se caracteriza por ser um ponto de visibilidade, excelente para o desenvolvimento de atividades ligadas a uso publico, fiscalização e administração.

A implantação da sede é vital para a manutenção da rica biodiversidade da Mata Atlântica da região e para consolidar as atividades de administração, controle, fiscalização, pesquisa científica e uso público na área do Parque Estadual da Serra da Concórdia.

(2)

2

2. IDENTIFICAÇÃO

2.1. Contratação de empresa para execução de obras de construção, de pórtico/guarita; sede administrativa; alojamento de guarda-parques e pesquisadores; casa do chefe; urbanização e paisagismo.

2.2. Cada item deste Termo de Referência que se relaciona a serviços, etapas e produtos devem ser considerados para cada edificação e/ou atividade.

3. OBJETIVO DO TRABALHO

3.1. Objetivo Geral: Prover completa infraestrutura para implantação da Sede do Parque Estadual da Serra da Concórdia, visando apoiar as atividades de voltadas para gestão do parque a saber: administração, controle, fiscalização e uso público.

3.2. Objetivo Específico: Execução das obras da infraestrutura física da sede do Parque Estadual, de acordo com projeto executivo detalhado, devidamento aprovado e licenciado pelos órgãos competentes.

4. SERVIÇOS E PRODUTOS 4.1. Serviços:

Este projeto consiste na execução das obras de implantação das edificações e de urbanização e paisagismo da área, conforme projetos executivos apresentados pela GEPRO/DIBAP/INEA, de acordo com os quantitativos e especificações da planilha orçamentária. Principais serviços a serem realizados:

4.1.1 Urbanização e paisagismo; 4.1.2 Construção do Pórtico;

4.1.3 Construção de Guarita: sala/guarda; copa; depósito; sanitário;

4.1.4 Construção de Sede Administrativa, alojamento de pesquisadores e alojamento de guarda-parques:

4.1.4.1 Sede Administrativa: recepção; sala da administração; sala do chefe; sala dos técnicos; sala de reunião; 2 (dois) banheiros

4.1.4.2 Construção de alojamento de pesquisadores: sala de estar e estudos; sala de apoio; copa/jantar; 2 (dois) quartos, 2 (dois) banheiros;

4.1.4.3 Construção de alojamento de Guarda-parque: sala de administração; sala de estar; sala de jantar; cozinha; área de serviço; churrasqueira; 2 (dois) quartos; 2 (dois) vestiários; sala de ambulatório; oficina; 2 (dois) depósitos; almoxarifado; abrigo de veículos; garagem de veículos;

4.1.5 Construção da Casa do Chefe: varanda; sala de estar; sala de jantar; banheiro; copa/cozinha; área de serviço; abrigo para carro; 2 (dois) quartos; 2 (duas) suítes.

4.2. Produtos

4.2.1. As obras serão mensuradas conforme cada medição;

4.2.2. A cada mês deverão ser gerados relatórios de acompanhamento da obra. O referido material servirá de apoio técnico e deve apresentar em seu conteúdo a descrição das atividades relacionadas ao mês, ilustrados com fotos que demonstrem o andamento dos serviços. O material, através de 04 (quatro) cópias, deve ser entregue impresso e em CD, para o Funbio e para o INEA.

(3)

3

5.1. O prazo total para a realização do serviço é de até 12 (doze) meses após a assinatura do termo de autorização de inicio de obra, podendo haver prorrogação do prazo. Caso haja necessidade de prorrogação, a contratada deverá presentar sua justificativa por escrito ao INEA e este submeter a aprovação do contratante, além de novo cronograma.

6. FORMA DE PAGAMENTO

Os pagamentos serão realizados no máximo até 10 (dez) dias úteis após aprovação pelo INEA da medição e da fatura de serviços prestados, e mediante a entrega do Termo de Recebimento e Aceite de cada etapa ao Funbio.

Atividades Custo Meses

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Valor total dos serviços de implantação da infraestrutura da sede

100% 5,48% 8,32% 10,91% 15,56% 15,61% 12,38% 9,07% 6,56% 5,18% 4,63% 3,33% 2,97%

7. HABILITAÇÃO TÉCNICA

As obras deverão ser realizadas considerando a inserção de conceitos de uso racional/renovável de energia e materiais, conforto ambiental e arquitetura bioclimática, como prevê o projeto. Os materiais e técnicas construtivas indicadas foram especificados considerando o entorno, os ventos dominantes, a orientação solar e as características do terreno, além da disponibilidade dos mesmos na região visando a sustentabilidade ambiental da construção, de acordo com o memorial do projeto. Sendo assim, a licitante deverá:

7.1. Possuir experiência comprovada em obras com conceitos de conforto ambiental e energias renováveis e/ou já ter trabalhado com construções em parques e unidades de conservação.

7.2. Respeitar as legislações vigentes, as características do terreno e a minimização dos impactos ambientais;

7.3. Possuir registro ou inscrição de pessoa jurídica habilitando-se para execução do objeto do presente Termo de Referência, expedido pelo CREA e/ou CAU da circunscrição da licitante, válido na data da apresentação da proposta.

7.4. Apresentar Declaração de Responsabilidade Técnica (ART – CREA) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT – CAU) nas quais deverá constar a qualificação técnica do (s) responsável (is) técnico (s) pela execução do serviço, assinada pelo (s) indicado (s) e pelo representante legal da Contratada. O responsável técnico deverá ser profissional de nível superior que responda pela execução dos serviços de acordo com o disposto na Resolução nº. 218 do CONFEA, de 29 de Junho de 1973.

8. PRAZO

O prazo para conclusão das obras será de 12 (doze) meses a partir data de início contida no Termo de Autorização para Início de Obra, permitida pelo coordenador do projeto no INEA a posse do canteiro.

(4)

4

9.1. Obrigações do INEA:

9.1.1. Prestar as informações e os esclarecimentos que venham a ser solicitados, bem como disponibilizar-se para reuniões;

9.1.2. Supervisionar e acompanhar o desenvolvimento das obras e suas etapas, assim como convocar a qualquer momento o executor para prestar esclarecimentos ou sanar dúvidas; 9.1.3. Exigir a substituição de qualquer serviço executado em desacordo com as especificações

contidas nos memoriais e projetos fornecidos pelo contratante;

9.1.4. Impugnar os serviços executados pela contratada quando os mesmos não atenderem as especificações contidas neste instrumento, as recomendações dos fabricantes, e as normas técnicas aplicadas ao serviço em questão;

9.1.5. Acompanhar a execução dos serviços sem que tal fato diminua a responsabilidade da contratada;

9.1.6. Avaliar as medições de cada etapa em até 10 dias, no máximo, enviando o Termo de Recimento e Aceite ao Funbio;

9.1.7. Atestar os serviços efetivamente executados e aprovados mediante apresentação pela contratada da Nota Fiscal e medições;

9.1.8. Emitir o Termo de Aceitação Final dos Serviços, após a conclusão da obra.

9.2. Obrigações da contratada:

9.2.1. Obedecer rigorosamente à execução dos serviços contratados e especificados no Projeto executivo e às demais instruções contidas no Edital de Licitação e no Contrato de Prestação de Serviços. Toda e qualquer necessidade de mudança que possa vir a ocorrer deverá ser solicitada formalmente à fiscalização para sua aprovação;

9.2.2. Todas as medidas e informações necessárias deverão ser conferidas pelos proponentes, diretamente no local, não cabendo nenhum serviço extra por diferenças entre as medidas constantes no projeto e o existente;

9.2.3. Designar representante para promover o acompanhamento e a fiscalização dos serviços, sobre os aspectos quantitativos e qualitativos, que anotará em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com sua execução, determinando o que seja necessário para a regularização das falhas, faltas e defeitos observados;

9.2.4. Contratar dois profissionais qualificados, sendo um Engenheiro ou Arquiteto Nível Júnior, para a Gerência Técnica em tempo integral e um Técnico em Edificações Nível Médio, para auxiliar a Gerência Técnica, em tempo integral, que estará à disponibilidade do INEA;

9.2.5. Fornecer informações por meio de relatório técnico mensal, das atividades realizadas em obra. O material deverá ser entregue em formato impresso e em CD com toda a descrição dos serviços realizados além do relatório fotográfico do andamento da obra;

9.2.6. Fornecer o ‘diário de obra’ com todas as informações referentes ao andamento dos serviços; 9.2.7. Informar ao INEA qualquer incompatibilidade entre projetos, memoriais e planilha

orçamentária no ato da entrega da proposta fornecida pela contratada;

9.2.8. Apresentar no início das obras a ART (anotação de responsabilidade técnica) junto ao CREA-RJ ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) junto ao CAU-CREA-RJ;

9.2.9. Por se tratar de obras em unidade de conservação, atentar legalmente ao transporte e despejo de todo o tipo de resíduos, de maneira que não afetem a uma área de proteção integral.

9.2.10. Confeccionar placa de obras, conforme modelo e informações fornecidas pelo INEA;

9.2.11. Executar rigorosamente todos os serviços em consonância com o Decreto n° 43.629 de 05 de junho de 2012, assinado pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, que dispõe sobre os

(5)

5

critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens de serviços e obras na aquisição de bens, contratação de serviços e obras pela administração pública estadual direta e indireta, e dá outras providências.

9.2.12. Obedecer a todas as recomendações deste Termo de Referência, da licitação e do contrato jurídico.

9.2.13. Realizar visita técnica para reconhecimento do terreno, dirimindo todas as dúvidas quanto a interpretação das especificações técnicas, bem como possíveis dificuldades ou obstáculos para o bom desempenho das atividades inerentes ao projeto executivo, não cabendo alegações, dúvidas ou reclamações posteriores;

9.2.14. Apresentar cronograma-físico financeiro atualizado;

9.2.15. Estar, através da fiscalização, em contato com o chefe da unidade, com a equipe da GEPRO e com o Funbio para troca de informações, documentos e orientações técnicas, definição de tarefas, prazos e critérios para aprovação, adequação de estudos;

9.2.16. Realizar o serviço objeto deste Termo de Referência dentro da boa técnica e em conformidade legal e fornecer sempre que solicitado informações e documentos necessários ao desenvolvimento do serviço;

9.2.17. Obedecer às exigências da Legislação Trabalhista e Social, no que diz respeito ao pessoal que lhe prestar serviço, fornecendo inclusive uniforme, alimentação e vale-transporte.

9.2.18. Fornecer uniformes e EPIs de boa qualidade e em bom estado aos operadores, motoristas e demais operacionais. O uso de crachá de identificação por parte dos contratados também é obrigatório.

9.2.19. Caberá à Contratada toda a responsabilidade por danos a terceiros ocasionados por equipamentos e pessoal.

9.2.20. Para o cumprimento do acima disposto, a Contratada deverá apresentar até 15 (quinze) dias após a assinatura do contrato um seguro para garantia de pessoas e bens, sob pena de retenção de pagamentos até o seu cumprimento.

9.2.21. Substituição imediata de qualquer funcionário, a pedido do INEA, caso o mesmo não atenda aos requisitos técnicos profissionais ou que venha a denegrir com sua conduta à Administração Pública, bem como desacatar a Fiscalização do Órgão contratante.

9.2.22. Assumir a responsabilidade integral e exclusiva pelos serviços contratados, bem como, responder por todas as atividades decorrentes da prestação de serviços, objeto do Contrato, nos termos do Código Civil Brasileiro, obrigando-se a:

a) Reparar, corrigir, remover, ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito horas) fixado no Projeto Básico, a prestação de serviços efetuados em que se verificarem vícios, defeitos, incorreções resultantes da execução ou dos materiais empregados, a critério da Administração;

b) Fornecer os materiais e equipamentos, ferramentas e utensílios necessários, na qualidade e quantidade especificadas, nos termos de sua proposta;

c) Manter profissional qualificado e registrado no CREA/CAU, responsável técnico e encarregado pelos serviços a serem executados;

d) Iniciar a mobilização de equipamentos e mão de obra dos serviços após a publicação da Autorização de Serviços de acordo com os prazos estabelecidos no cronograma;

e) Utilizar empregados habilitados e com conhecimentos básicos do prestação de serviços a serem executados, de conformidade com as normas e determinações em vigor;

(6)

6

9.2.23. Responsabilizar-se por todas as obrigações trabalhistas, sociais, previdenciárias, tributárias e as demais previstas na legislação específica, cuja inadimplência não transfere responsabilidade à Administração do INEA;

9.2.24. Comunicar ao fiscal do contrato, por escrito, toda e qualquer condição inadequada ou a eminência de ocorrências que possam prejudicar o perfeito andamento dos serviços e/ou equipamentos;

9.2.25. Não permitir a utilização de qualquer trabalho do menor de dezesseis anos, exceto na condição de aprendiz para os maiores de quatorze anos; nem permitir a utilização do trabalho do menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre;

9.2.26. Não transferir a terceiros, por qualquer forma, nem mesmo parcialmente, as obrigações assumidas, nem subcontratar qualquer das prestações a que está obrigada;

9.2.27. Arcar com o ônus decorrente de eventual equívoco no dimensionamento dos quantitativos de sua proposta, inclusive quanto aos custos variáveis decorrentes de fatores futuros e incertos, devendo complementá-los, caso o previsto inicialmente em sua proposta não seja satisfatório para o atendimento ao objeto da licitação, exceto quando ocorrer algum dos eventos arrolados nos incisos do § 1º do art. 57 da Lei nº 8.666, de 1993.

9.2.28. Será de responsabilidade da contratada, quando exigido por Órgão competente, os trâmites e despesas para obtenção de toda a documentação referente a legalização dos serviços por ela executados;

9.2.29. Encaminhar ao INEA Relatório Fotográfico ao final da obra, ilustrando as etapas da construção e conclusão do serviço, apresentando 04 (quatro) cópias impressas e 04 (quatro) CDs gravados.

9.2.30. Arcar com os serviços que não forem aprovados pela fiscalização sendo de obrigação da contratada refazê-los sem oneração ao Órgão contratante;

9.2.31. Estar ciente de que o aceite final dos serviços estará condicionado a entregar do local da obra completamente limpo e desimpedido de todo e qualquer entulho, equipamento de obra e material deixado pela contratada.

Referências

Documentos relacionados

zes com que Verissimo compôs um quadro sobre a identidade nacional e o pensamento histórico da fictícia Sacramento, bem como suas relações internacionais, sobretudo com os Estados

Portinhola chanfrada medindo 7,8 cm de largura e 6,5 cm de comprimento, com fechamento por fecho de contato (velcro) medindo 5,0 cm de comprimento na cor caqui, sendo o fecho

O Tribunal a quo graduou este crédito dos fiadores de € 3.149,83 euros, como crédito comum, por entender que “tal pagamento confere o direito de regresso

(2015) constataram que a produção de massa seca do consórcio entre U. juncea foi de 12,68 Mg ha -1 , enquanto que do cultivo isolado da braquiária foi de 8,16 Mg ha -1 e que

Neste estudo foram avaliadas as seguintes propriedades; Tempo de presa inicial, compressão dimensional, solubilidade e alteração diametral, sendo todos os ensaios seguindo

Esta rela¸c˜ao ´e conhecida como rela¸c˜ ao de ordem e dizemos que R ´e um conjunto ordenado.. Al´em disso esta rela¸c˜ao de ordem ´e compat´ıvel com as opera¸c˜oes de soma

A CONTRATANTE deverá, em até 07 (sete) dias úteis após a assinatura do contrato, disponibilizar à CONTRATADA relação contendo as seguintes informações dos

Contudo, apenas 12% dos candidatos que procuram projectos nesta área apresentam uma formação académica relacionada com o Marketing Digital embora cada vez exista mais