• Nenhum resultado encontrado

Universo Autista. um mundo a ser descoberto APOSTILA PECS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universo Autista. um mundo a ser descoberto APOSTILA PECS."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Universo Autista

um mundo a ser descoberto

APOSTILA PECS

(2)

PECS - Sistema de Comunicação através da troca de Figuras - é uma forma de comunicação

que treina a criança com autismo a trocar símbolos para se comunicar. A pesquisa mostra que crianças com autismo típico podem desenvolver habilidades com PECS rapidamente, e então podem usar seu treinamento para se comunicar com uma variedade de pessoas.

Há muitos benefícios do PECS :

*aumento nem comunicação espontânea *aumento em comunicação verbal

* diminuição em comportamentos inadequados * aumento em itneração social

Pesquisas estão sendo realizadas para comparar PECs a outras formas de AAC, incluindo sistemas como linguagem gestual.

Aumente Consultores Educacionais, Inc. Foi estabalecidade em 1992 por Andrew Bondy, Ph.D, Lori Geade , CCC/SLP. Eles e a equipe da Pirâmide, oferecem serviços consultivos em cenários do lar, escolas

públicas/privadas que combinam a análise aplicada do comportamento (ABA) a uma comunicação fucional. A empresa oferece programas de treinamento altamente qualificado.

A pirâmide é a fonte para o Quadro do sistema de Comunicação - PECS - o sistema dinâmico de

alternativo/aumentativo que focaliza em iniciação de comunicação antes que o professor controle respostas O PECS escrito pela Sra Geada Bondy, vem ajudando milhares de pessoas no mundo inteiro, e é a base da pirâmide para aproximar a educação e desenvolver ambientes que mistura sistemas motivacionais com atividades funcionais e estratégias criativas de comunicação.

Como pode ver o PECS pode ser um sistema de comunicação muito funcional para as crianças que nao conseguiram adquirir a fala na maneira típica.

O PECS imita o desenvolvimento de fala em crianças típicas, também pode sre usado como uma ponte á linguagem verbal para crianças com autismo.

Como PECS pode ajudar crianças com autismo? A maneira que o PECS ajuda as crianças com autismo é fornecendo apoio para o ensinao de linguagem verbal.

Muitas crianças com autismo tem dificuldades com a comunicação verbal, e parte destas crianças nao desenvolvem a comunicação verbal.

Os estudos mostram que o uso do PECS resulta em vocabulário aumentativo, comunicação espontânea e aumentada, e em alguns casos, fala verbal funcional.

Temos que perceber que a incapacidade em se comunicar com o mundo frusta a criança autista e com isso geram explosões e comportamentos inadequados

Funcionamento funcional é um déficit do típico do autismo ( )

alternativa e aumentativa

CRIANDO O PECS

Pesquisa Conselho Nacional - 2001

Nome da criança

Faixa seleta destacável

(3)

Abaixo figuras PECS (boardmakers),

Imprimir ou recortar , Plastificar ou usar papel contact

PECS - Um caminho para a comunicação

A parte principal de muitas incapacidades

Expressão: Como me comunico com outras pessoas? Compreensão : Entendo o que está sendo dito a mim?

Linguagem : Onde ir? O que fazer? O que fazer depois? Como fazer? O que escolher? O que pode fazer ? O que não pode fazer?

º articulação º expressão vocal º sintaxe º semântica º estabelecer atenção º colher informação º processar informações º armazenar informação º cobrar informação º enviar informação

Fala/ linguagem X comunicação:

A comunicação envolve:

Sintaxe : parte de gramática que estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discursso, bem como a relação lógica des frases entre si e a correta e a correta construção gramatical

Semântica :estudo das mudanças ou translações sofridas ,no tempo e no espaço pela significação das palavras

Comunicação Expressiva/ funções Pragmáticas

Pragmática : Pragmatismo :

Formas de comunicação:

Comportamentos inadequados atribuidos a falta de comnicação:

Função da comunicação

que vem do pragmatismo

doutrina de Charles Sanders Peirce, filósofo americano (1839-1914) cuja tese fundamental é que a idéia que temos de um objeto qualquer nada mais é senão a soma de idéias de todos os efeitos imagináveis atribuidos por nós e que possa ter um efeito prático qualquer.

fala, linguagem, língua de Sinais(libras), figuras, comunicação corporal/gestual, linguagem escrita...

chutar, bater, gritar, birras, morder etc...

- Solicitar : alimentos, atenção, protestos, cumprimentos, fazer perguntas, interagir socialmente e etiqueta.

(4)

Pragmático - tornar a comunicação eficiente (linguagem social)

- atenção - contato visual

- responder a iniciação com os outros - retornar

- regras de diálogos : começar, parar

Parceiros receptiva

- frequentemente esquece - não faz comparaçãol

- recursos pobres de comunicação - não a utiliza de forma funcional

Observando alunos com habilidades de comunição receptiva

- quais as formas de comunicação para que um aluno possa entender? - gestos/ linguagem corporal, fala, sinais manuais/ libras, objetos

Esta forma de comunicação se torna:

-Eficiente, efetiva, fácil de usar, socialmente aceitável, promove independência, torna funcional, torna a comunicação agradável,

Não importa se são alunos verbais ou não verbais. A maioria dos estudantes são : aprendizes visuais - Se eu posso ver --- eu entendo

Estratégias visuais tornam a comunicação eficiente.

Ferramentas visuais são informação

- O que está acontecendo - O que acontecerá

- Posso escolher - Posso trocar - Quem irá chegar - O que posso fazer

Noção de tempo

- O que está acontecendo - O que irá acontecer

- Qual a sequência dos acontecimentos

Ferramentas que dão ORIENTAÇÃO

- Dar atenção aos alunos

- Utilização de formas de comunicação simples com figuras ou palavras escritas.

Ferramentas visuais que estabelecem regras

- Dizer o que fazer - Dizer o que não fazer - Definir recompensas - Definir consequências

Ferramentas visuais para ensinar habilidades sociais

- Utilização de figuras ou formas e desenhos em que os alunos possam entender de forma rápida e e fácil.

(5)

Criando ferramentas visuais FAÇA :

- Usar formas que o aluno entenda rapidamente e facilmente - Crie ferramentas que são universalmente entendidas. - Observar como os alunos respondem

- Ensinar o que você criou

- Utilizar ferramentas visuais em todos os ambientes

Estratégias visuais

A nossa meta é descobrir como usar etsratégias que possam apoiar uma comunicação visual que faça a diferença na vida do aluno

Este tipo de comunicação é significativo e altamente motivador. Os materiais podem ser feitos por nós mesmos.

Com o PECs a criança terá uim pool ilimitado de comunicação. Qualquer pessoa que receber a figura ou foto entenderá o objetivo.

O PECS é um excelente meio de comunicação para individuos com dificuldade motoras e que não conseguem realizar sinais, quando tulizado de forma frequente a criança assimila rapidamente e também rapidamente são generalizados para a vida da criança sem ter que ensinar a equipe de funcionários da escola e familiares.

A figura é o sinal mais importante de um discurso para atender uma criança não verbal, evitando comportamento inadequado; Para o indivíduo verbal o pensamento é o sinal e o discurso é um formulário.

FASES DO PECS

Há 6 fases para se ensinar uma criança a utilizar o PECS. Estas fases devem ser ensinadas de forma se_ quencial onde o principal objetivo é aumentar a habilidade no aumento da comunicação.

A primeira lição para iniciar o PECS é fazer com que a criança peça de forma espontânea artigos ou atividades.

Esta primeira fase requer geralmente duas pessoas, professores ou membros da família para trabalhar com a criança

O primeiro adulto deverá estar a frente da criança e manter o contato visual, este adulto será a pessoa com que nós queremos que a criança se dirija na maioria das vezes.

O papel dos egundo adulto é permanecer atrás da criança e ajudá-la fisicamente para alcançar a figura de seu desejo, retirar e entregar ao primeiro adulto.

Quando o primeiro adulto recebe a figura imediantamente o ítem solicitado pela criança é junto reforçado verbalmente ( “ Oh! Você quer coca -cola!”)

O mais cedo possível o auxilio físico do segundo adulto dever ser retirado até que a criança consiga trocar de forma independente a figura pelo ítem.

Fase 1:

Objetivo da fase 1:

O objetivo desta faze é que a criança inicie uma comunicação e também para que ela possa ser espontânea.

Pais e profissionais devem resistir ao impulso - “ O que voce quer?” Ou outros alertas verbais. A criança desde o início aprenderá a solicitar seu desejo de dentro para fora.

(6)

Nesta fase a criança deverá de forma confiante e independente solicitar um ítem desejado, este ítem de grande valor (reforçador). A criança é incentivada a utilizar esta forma de comunicação durante o dia inteiro e o ítem deve ser colocado a uma distância mais longa.

Nesta fase é inserida nova figra , ou seja mais de um brinquedo, mais de um alimento, roupas etc... A criança também é incentivada a solictar ítens de sua preferência para os pais, familiares, professores, terapeutas, outras crianças etc.

Nesta fase a criança já expandiu o vocabulário e aumentou o números de pessoas para que seus desejos sejam atendidos.

Fase 2:

Na terceira fase começamos a pedir que a criança discrimine entre um número de artigos em uma placa, fazendo escolhas a respeito de que ítem irá querer. O profissional ou pais, perguntam : “ o que voce quer fazer ? “Mostrando a placa, mas esta pergunta deverá ser desvanecida rapidamente assim que a criança consiga de forma espontânea fazer suas escolhas tão bem quanto responder uma pergun-ta.

Deve-se iniciar esta fase com uma disposição pequena, geralmente 2 artigos. Quando a criança estiver mais segura para escolher um ítem de seu desejo, um terceiro deve ser adicionado e assim por diante até que a criança consiga encontrar um ítem de seu desejo dentro de uma disposição com várias figuras (6 em cada placa).

Fase 3:

Nesta fase a criança consegue com facilidade fazer um pedido para uma variedade de artigos, há uma variedade de pessoas e uma variedade de locais.

A criança é ensinada a usar tiras de sentença e a fazer um pedido mais longo.

A criança combinará uma figura “eu quero” com outra figura de seu ítem de desejo ou atividade. As duas figuras deverão ser unidas a uma tira da sentença e a tira inteira será entregue a outra pessoa que a criança está se comunicando e esta deverá entregar pelo ítem solicitado

.

Fase 4:

EX:

As fases 5 e 6 ocorrem ao mesmo tempo, onde é focalizada extensão diferente da habilidade da crian-ça pela troca do item. A fase 5 estende a estrutura da sentencrian-ça comecrian-çada na fase.

Os adjetivos e outras podem ser adicionadas ao repertório da crianla para ajudar que seu pedido se torne mais refinado.

* quero 3 balas vermelhas * quero o tênis branco e azul * quero macarrão com queijo * quero passear no parque

Fase 5:

Exemplo:

(7)

A fase 6 do sistema PECS é um objetivo previsto na comunicação e no resultado previsto da criança pelo professor]Agora é concluída na comunicação a figura:

“ eu vejo” “ eu escuto” “ eu sinto “ e etc...

A criança será ensinada a comentar os elementos do ambiente que vive.

Fase 6:

EU QUERO

IR

SHOPPING

Quando se ensina um determinado vocabulário para uma pessoa, há uma expectativa de que os termos aprendidos seja utilizados.

Quando a pessoa aprende a usar esse vocabulário constrói sua linguagem modificando sua forma de pensar e de se expressar.

A modificação não depende exclusivamente da “ linguagem” na qual a interação é feita. Todas as modalidades são válidas : gestuais, verbais, exposições às experiências e etc.

Baseado nestas conclusões podemos ajudar a criar mais fases aumentativas?

Exemplos da fase 7

A fase 7 do sistema PECS é o resultado da continuidade do trabalho previsto em uma comunicação aumentativa.

Agora é incluida na comunicação as figuras com perguntas e respostas e frases mais complexas , sendo elas: “O que____? ” “Onde ____? “ “Quando ___? “ “Quem ____? “ “Porque que ___? “

?

O QUE? VOCÊ VER

EU VEJO

1

(8)

Exemplos da fase 8

Dando continuidade a linguagem aumentativa e alternativa iniciamos neste momento a criança de textos simples e que são funcionais na vida diária.

Esta também poderá ser a última fase para indivíduos que não conseguem chegar a fala.

VOCÊ OlÁ EU QUERO BRINCAR

Exemplos da fase 9

Nesta fase chega o momento de substituir figuras por palavras e colocar a fala junto com a palavra escrita da seguinte forma:

Quando a criança sollicita : “ Eu quero bala”

A pessoa que está junto deve ajudar a criança a verbalizar junto apontando o indicador para sua boca e repetindo “ Eu quero bala”

Qualquer som produzido pela criança deve ser reforçado vrblamente “isso” “muito bem” e etc.

EU VEJO ÔNIBUS

Exemplos da fase 10

Este é o momento da retirada do PEC para indivíduo que contruíram uma linguagem verbal, visual e escrita.

Este é um momento em que os profissionais / pais devem solicitar e verbalizar muito mais, mesmo que a criança procure o PECS.

O PECS não deve ser retirado em sua totalidade mas de forma gradual.

Materiais para criar o PECS

Os símbolos usados em PECS possuem uma grande variedade de fontes. - bordmakers

- desenho próprio

- fotos e figuras de revistas, livros etc - fotografias: câmera, tradicionais e digitais - internet e cds cliparts

-Criando livros PECS

Os livros de seleção dos símbolos utilizados no PECS apresenta, uma variedade enorme de finalidades . Os livros de figuras baseados em atividades. Assim uma criança pode ter um livro que organize

todos os símbolos que precisar usar:

no carro; na casa da vovó; na escola; no mercado; no shopping, no quarto, na cozinha; no quintal; no clube etc

Referências

Documentos relacionados

Para saber como o amostrador Headspace 7697A da Agilent pode ajudar a alcançar os resultados esperados, visite www.agilent.com/chem/7697A Abund.. Nenhum outro software

A avaliação desta atividade será feita de acordo com o descritor H36 - que consiste em efetuar cálculos envolvendo operações com números complexos, H47 - resolver

Quanto aos dados de germinação do experimento 2, os mesmos também foram estatisticamente significativos para a interação espécie ornamental x volume de água,

EMENTA: Desenvolvimento de aplicativos em Java para dispositivos Android, para consumo de Web Services SOAP e principalmente REST, com recebimento de noti- ficações via Google

Allan Kardek, em Obras póstumas, no capítulo sobre A VIDA FUTURA diz: "O homem não se preocupará com a vida futura senão quando vir nela um fim claro e positivamente definido,

Ao se procurar compreender o universo brotopentecostal em atuação nas duas áreas, Mandacarú em João Pessoa e Mutirão em Bayeux na RMJP, compreendemos as problemáticas como

Estes resultados vão ao encontro da UHÀH[mR GH (VWrYmR   TXDQGR defende que a gestão das escolas privadas segue a lógica de prestação de contas perante

Fernando Castelo Branco sugeriu a realização de homenagem a Eduardo Prescorr Vicente , que se manti- nha como vi ce -presidente e que assegurou tantas e tan- tas