• Nenhum resultado encontrado

201,202, , 205.Marque um X na sua turma.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "201,202, , 205.Marque um X na sua turma."

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Atividades não presenciais Página 1

Instruções- Estamos iniciando o estudo sobre a termoquímica: conceitos de Termoquímica, entalpia, processos endotérmicos e exotérmicos. Estude na próxima semana postarei atividade de fixação. Boa semana.

Energia e Reações Químicas

Há uma lei fundamental do Universo, a lei da conservação de energia, que diz que a energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada. Isto quer dizer que, quando nos divertimos andando de montanha russa, transformamos a energia potencial adquirida pelo carrinho ao ser colocado no ponto mais alto do brinquedo, em energia cinética. Essa, por sua vez, é responsável pelo ganho de velocidade que descarrega tanta adrenalina e emoção ao longo das curvas e descidas da montanha russa. Quando utilizamos um aparelho elétrico, como a torradeira, a televisão, ou mesmo o computador, estamos transformando a energia potencial acumulada na queda d'água de uma usina hidrelétrica em energia elétrica que é transportada até nós, através de fios e condutores. Do mesmo modo, quando utilizamos a torradeira para fazer uma torrada, estamos transformando a energia elétrica da tomada em calor que esquenta o pão até o ponto desejado para obter uma torrada crocante. Estes exemplos mostram como diferentes tipos de energia, potencial, cinética, elétrica, calorífica, dentre outras, podem ser transformadas. Do mesmo modo, quando utilizamos um aparelho de MP3, estamos transformando a energia química contida na pilha em energia elétrica, que faz funcionar os circuitos e os demais componentes eletrônicos do sistema.

Um veículo movido à gasolina, álcool ou diesel transforma a energia química, contida nas moléculas desses combustíveis, em calor e energia mecânica, responsáveis pela movimentação do automóvel. Portanto, a geração de energia a partir de compostos químicos é de extrema importância para a sociedade moderna. Sem os combustíveis, não poderíamos nos locomover com eficiência e rapidez; sem as pilhas e baterias, muito das facilidades e conforto da vida moderna, como aparelhos de MP3 e telefone celular, não estariam disponíveis. Mas como e por que a energia química é convertida em outras formas de energia? Compostos químicos são formados por átomos que se ligam uns aos outros. É o que chamamos ligação química. De modo bem simples, podemos entender uma reação química como a quebra das ligações entre os átomos dos reagentes e a formação de novas ligações químicas nos átomos que compõem os produtos. Por exemplo, o gás natural utilizado nas indústrias, residências e automóveis é composto basicamente de metano, uma molécula formada por um átomo de carbono e quatro átomos de hidrogênio. No metano, o átomo de carbono realiza quatro ligações, uma com cada átomo de hidrogênio. Ao queimá-lo, ocorre uma reação chamada combustão. Ou seja, o metano reage com a molécula de oxigênio (O2) do ar para produzir dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) e vapor d'água.

Reação: CH4 (g) + 2 O2 (g) g CO2 (g) + 2 H2 O(ℓ) + CALOR

Do ponto de vista químico, a combustão do metano envolve a quebra de várias ligações, como as do carbono e do hidrogênio e das ligações na molécula de oxigênio. Formam-se, em seguida, ligações entre o carbono e o oxigênio na molécula de gás carbônico, e ligações entre hidrogênio e oxigênio, gerando a água. Acontece que a energia contida numa ligação química depende, sobretudo, do tipo de átomos envolvidos. Ou seja, as ligações químicas entre os áto-mos possuem energias diferentes e, dessa forma, reagentes e produtos vão estar em patamares de energia distintos, sendo a diferença, nesse caso, transformada em calor, que usamos para cozinhar, aquecer um ambiente ou mesmo movimentar o automóvel, quando queimamos. Acessado em :

CONCEITOS BÁSICOS

As transformações físicas e as reações químicas são, quase sempre, acompanhadas por liberação ou absorção de calor, e vários fenômenos conhecidos ilustram bem esse fato. Sabemos, por exemplo, que precisamos fornecer calor (energia) para que a água se aqueça e se vaporize; e que, no sentido inverso — isto é, quando o vapor de água se condensa —, ele libera o calor (energia) que havia recebido anteriormente.

A importância de conhecer (e controlar) essas trocas de calor é imensa. A energia térmica do vapor de água, por exemplo, era a energia utilizada nas antigas locomotivas a vapor, e, em nossos dias, essa energia é empregada para acionar modernas turbinas — em usinas termoelétricas, na propulsão de grandes navios, etc. No esquema a seguir, mostramos a associação da energia (calor) com os fenômenos físicos denominados mudanças do estado de agregação da matéria. Analogamente, as transformações químicas também são acompanhadas por liberação ou absorção de energia, conforme exemplificamos nesta tabela:

Disciplina: Química

Professor: Maxsineide

Turmas:

201,202,203 204, 205.Marque um X na sua turma.

Estudante:

(2)

Atividades não presenciais Página 2 https://www.coladaweb.com/quimica/fisico-quimica/termoquimica

Fonte: FELTRE, Ricardo. Química Físico-Química – 6 ed. – São Paulo: Editora: Moderna, 2004.v.2, p.95.

O calor é, sem dúvida, a forma mais comum de energia que acompanha as reações químicas. Analisando os dados constantes da Tabela acima, observa-se que:

• Na queima do carvão, jogamos fora os produtos químicos da reação (CO e CO2 ) e aproveitamos apenas o calor;

• Velas foram inventadas para produzir luz, mas produzem também calor.

• Uma bateria elétrica, se usada muito intensamente, acaba por se aquecer; isto é, além de energia elétrica, libera também calor.

• O motor do automóvel foi inventado para produzir movimento, mas ele se aquece, isto é, libera também calor. De todos esses fatos que mencionamos resulta a importância deste capítulo da Físico-Química, de-nominado Termoquímica.

Termoquímica: é a ciência que estuda a transferência de calor associada a uma reação química ou mudança de estados físicos de uma substância.

Entalpia de Reação

É a energia absorvida ou liberada numa reação quando reagentes e produtos são comparados sob mesma pressão. É representada pelo símbolo ΔH. Para a Termoquímica, as reações químicas se classificam em:

• Reações Exotérmicas — são as que ocorrem com liberação de calor. A seguir é apresentado o gráfico e variação de entalpia de uma Reação Exotérmica, onde se observa que a variação de entalpia dos reagentes é maior que a variação de entalpia dos produtos.

https://www.coladaweb.com/quimica/fisico-quimica/termoquimica

Reações Endotérmicas — são as que ocorrem com absorção de calor. A seguir é apresentado o gráfico de variação de entalpia de uma Reação Endotérmica, onde se observa que a variação de entalpia dos produtos é maior que a variação de entalpia dos reagentes.

(3)

Atividades não presenciais Página 3 https://www.coladaweb.com/quimica/fisico-quimica/termoquimica

Em geral, basta provocarmos uma reação exotérmica para que ela se inicie e prossiga sozinha, como no exemplo da queima do carvão. Pelo contrário, uma reação endotérmica ocorre somente quando fornecemos continuadamente o calor de que ela necessita, como no caso do cozimento dos alimentos.

Atividade de Fixação

1-(UFRS) Considere as transformações a que é submetida uma amostra de água, sem que ocorra variação da pressão externa:

Pode-se afirmar que:

a) as transformações 3 e 4 são exotérmicas. b) as transformações 1 e 3 são endotérmicas.

c) a quantidade de energia absorvida em 3 é igual à quantidade liberada em 4. d) a quantidade de energia liberada em 1 é igual à quantidade liberada em 3. e) a quantidade de energia liberada em 1 é igual à quantidade absorvida em 2.

2-(UFMG) Ao se sair molhado em local aberto, mesmo em dias quentes, sente-se uma sensação de frio. Esse fenômeno está relacionado com a evaporação da água que, no caso, está em contato com o corpo humano. O que explica essa sensação de frio?

a) A evaporação da água é um processo endotérmico e cede calor ao corpo. b) A evaporação da água é um processo endotérmico e retira calor do corpo. c) A evaporação da água é um processo exotérmico e cede calor ao corpo. d) A evaporação da água é um processo exotérmico e retira calor do corpo.

3-A seguir estão representadas situações do dia a dia de muitas pessoas, em que ocorrem mudanças de estado físico.

I- Evaporação da água II- Condensação da água III- A queima do carvão

Identifique os processos endotérmicos, exotérmicos:

I-_____________________, II-______________________ e III-__________________.

4- (UFBA) Em relação aos aspectos energéticos envolvidos nas transformações químicas, pode-se afirmar:

a) a queima da parafina de uma vela exemplifica um processo endotérmico. b) a vaporização da água de uma piscina pela ação da luz solar exemplifica um processo endotérmico. c) a combustão do álcool hidratado em motores de automóveis exemplifica um processo endotérmico. d) a formação de um iceberg a partir da água do mar exemplifica um processo endotérmico. e) o valor de ΔH de uma transformação depende exclusivamente do estado físico dos reagentes.

5- Defina:

(4)

Atividades não presenciais Página 4

Disciplina: Educação Física Professor: Débora da Silva Ribeiro Turmas: 105 -201- 202 - 203- 204 -205 - 301 - 302- 303 – 304 (Marque com X)

Estudante:

Orientação da atividade. Realizar um resumo da atividade ginástica mínimo 10 linhas, já trabalhadas nas aulas anteriores, e responder ao questionário abaixo.

1. Origem da ginástica? A ginastica era instrumento para?

2. Entre os séculos XIV e XVI a ginástica entrou numa fase bastante importante qual?

3. Qual a importância do Friedrich Ludwig Christoph Jahn? Quem foi Friedrich Ludwig Christoph

Jahn?

4. A ginástica chegou no brasil através?

5. Campeonato Mundial de ginástica artística, em Antuérpia, na Bélgica, e apenas atletas masculinos

participaram, e as mulheres?

6. Em 1928, nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, na Holanda, os homens perderam a exclusividade

nos aparelhos e as mulheres

(5)
(6)

Atividades não presenciais Página 6 DISCIPLINA: SOCIO-LOGIA. PROFESSOR: EDE-MILSON CONRADI PRIMEIRA ATIVI-DADE AVALIATIVA DE OUTUBRO. TURMAS: 201, 202, 203, 204, 205, 207, 208, 209, 210. ALUNO: TURMA:

Sociedade E Religião.

Perguntas elaboradas das páginas 201, 202, 203 e 204.

De acordo com o sociólogo francês Jean Baechler; O que incentiva o indivíduo a procurar

superar sua condição humana, a fim de se abrir; a algo que o supera e ao mesmo tempo o

engloba ?

A( ) Fenômeno Religioso

B( ) A Alma Humana.

C( ) A Espiritualidade.

D( ) A Crença e a Devoção do Ser Humano.

A Religião é considerada uma?

A( ) Instituição social.

B( ) Conjunto de Leis.

C( ) Encontro de pessoas.

D( ) Associação filantrópica com fins lucrativo.

Quando, onde e qual mês, foi oficializado a lei 11.635. Determinando o dia Nacional de Combate

à Intolerância Religiosa.

A( ) Dezembro de 2007 no Brasil.

B( ) Janeiro de 2004 na Venezuela.

C( ) Março de 2015 na Itália.

D( ) Agosto de 2001 nos Estados Unidos.

As Ciências Sociais desmistificaram ideias, concepções e preconceitos, acerca das relações

soci-ais e dos acontecimentos políticos, econômicos e religiosos, caracterizando como?

A( ) Processo de desnaturalização.

B( ) Crença no Transcendentalismo.

C( ) Aliança entre sagrado e profano.

D( ) Conquista da, Ciência da religião.

Qual sociólogo, afirmou que a religião é um fato social, por ser observável e assinalado pelos

indi-víduos e grupos; existindo na extensão de uma determinada sociedade?

A( ) David Émile Durkheim ( 1858 - 1917 ).

B( ) Karl Marx ( 1818 - 1883 ).

C( ) Max Weber ( 1864 - 1920 ).

D( ) Augusto Comte ( 1798 - 1857).

(7)

Atividades não presenciais Página 7

Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Lucimar C. Furtado

Turmas: 202 ( ) 203 ( ) 204 ( ) 205 ( )

Estudante: ________________________________________________________________________

Atividade sobre produção textual: reescrita de redação (ENEM)

Instruções:

1. Leia a proposta de redação do Enem de 2013.

2. Leia a redação que foi feita por um candidato que apresenta sérias dificuldades na produção textual.

3. Reescreva a redação separando as ideias em parágrafos.

4. Não repita as palavras.

5. Empregue a coesão e coerência.

6. Corrija os erros de Língua Portuguesa.

7. Não é para escrever um texto diferente do que o candidato escreveu, mas faça as alterações necessárias.

8. O texto deverá ter dois parágrafos e no máximo três com cinco ou sete linhas.

9. Reescreve o texto a lápis, com letra legível.

10.

Faça no caderno de Língua Portuguesa.

11.

Coloque essas folhas numa pastinha. NÃO É PARA DEVOLVER ESSAS FOLHAS NA ESCOLA.

Textos Motivadores

Texto I

Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”?

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a utilização de bebidas

alcoólicas é responsável por 30% dos acidentes de trânsito. E metade das mortes, segundo o Ministério da

Saúde, está relacionada ao uso do álcool por motoristas. Diante deste cenário preocupante, a Lei

11.705/2008 surgiu com uma enorme missão: alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à

direção.

Para estancar a tendência de crescimento de mortes no trânsito, era necessária uma ação enérgica. E coube

ao Governo Federal o primeiro passo, desde a proposta da nova legislação à aquisição de milhares de

etilômetros. Mas para que todos ganhem, é indispensável a participação de estados, municípios e sociedade

em geral. Porque para atingir o bem comum, o desafio deve ser de todos.

(8)

Atividades não presenciais Página 8

Disponível

em:

www.brasil.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013.

Texto III

Disponível

em:

www.operacaoleisecarj.rj.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013 (adaptado).

Texto IV

Repulsão magnética a beber e dirigir

A lei da física que comprova que dois polos opostos se atraem em um campo magnético é um dos conceitos

mais populares desse ramo do conhecimento. Tulipas de chope e bolachas de papelão não servem, em

condições normais, como objetos de experimento para confirmar essa proposta. A ideia de uma agência de

(9)

Atividades não presenciais Página 9

comunicação em Belo Horizonte foi bem simples. Ímãs foram inseridos em bolachas utilizadas para

descansar os copos, de forma imperceptível para o consumidor. Em cada lado, há uma opção para o cliente:

dirigir ou chamar um táxi depois de beber. Ao mesmo tempo, tulipas de chope também receberam pequenos

pedaços de metal mascarados com uma pequena rodela de papel na base do copo. Durante um fim de

semana, todas as bebidas servidas passaram a pregar uma peça no cliente. Ao tentar descansar seu copo

com a opção dirigir virada para cima, os ímãs apresentavam a mesma polaridade e, portanto, causando

repulsão, fazendo com que o descanso fugisse do copo; se estivesse virada mostrando o lado com o desenho

de um táxi, ela rapidamente grudava na base do copo. A ideia surgiu da necessidade de passar a mensagem

de uma forma leve e no exato momento do consumo.

Disponível em: www.operacaoleisecarj.rj.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013 (adaptado).

Proposta de Redação

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua

formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre

o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite

os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para

defesa de seu ponto de vista.

Observação: Até aqui vocês fizeram a leitura dos textos motivadores do Enem 2013. Abaixo vocês lerão a

redação feita por um candidato que apresenta muita dificuldade na escrita e que provavelmente não teve uma

boa nota. Vocês deverão reescrever esse texto seguindo as instruções acima.

(10)

Atividades não presenciais Página 10

Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Lucimar C. Furtado Turmas: 202, 203,204, 205

Estudante:_______________________________________________________________________________

OBS. NÃO É PARA ENTREGAR ESSAS FOLHAS NA ESCOLA. GUARDE-AS NUMA PASTINHA, POIS PRECISARÃO DELAS.

(11)

Atividades não presenciais Página 11

(12)
(13)

Atividades não presenciais Página 13

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROF. JOSÉ ARANTES Disciplina: HISTÓRIA

Professor: Roberto A. Maraschin.

Turmas: 201, 202, 203, 204, 205, 212, 213 (cir-cule sua turma)

NOME COMPLETO:

TEMA: Avaliação sobre as Regências no Brasil e o segundo reinado brasileiro (para ser devolvida na escola dia: 30/10/2020).

Avaliação sobre o período regencial brasileiro e o segundo reinado – Peso: 10 – 1,0 cada questão. 1) Assinale a alternativa correta nas questões abaixo: O período regencial brasileiro de 1831 a 1840 foi instituído no Brasil pois: a) O Brasil entrou em guerra com o Paraguai e o Imperador foi assassinado;

b) O imperador D. Pedro I renunciou ao poder e seu filho e herdeiro do trono Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos de idade. c) O Imperador renunciou ao poder para assumir o trono português, porém não deixou herdeiros aqui no Brasil.

d) o Brasil proclamou a República, encerrando o ciclo da Monarquia portuguesa. 2) O que determinava a Constituição de 1824 sobre a sucessão do trono? a) Determinava que o país seria governando pelo Imperador de Portugal.

b) Determinava que o Brasil proclamasse a República e o povo escolhesse o presidente.

c) Determinava que o país deveria ser governado por regentes, até o herdeiro do trono atingir a maioridade. d) Determinava que o Imperador assumisse o trono tão logo fosse letrado (soubesse ler e escrever). 3) Em que período da História do Brasil ocorreu o segundo reinado brasileiro?

a) Teve início em 23 de julho de 1831, com a mudança na Constituição que declarou Pedro de Alcântara maior de idade com 18 anos e terminou em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.

b) Teve início em 07 de setembro de 1822, com a Independência do Brasil e terminou em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.

c) Teve início em 15 de novembro de 1822 com a proclamação da independência do Brasil e terminou em 15 de novembro de 1889 com a Proclamação da República.

d) Teve início em 23 de julho de 1840, com a mudança na Constituição que declarou Pedro de Alcântara maior de idade com 15 anos e terminou em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.

4. A política no Segundo Reinado Brasileiro foi marcada pela disputa entre dois partidos políticos:

a) Partido Liberal e Democratas. b) Partido Liberal e o Conservador. c) Partido Conservador e Democratas. d) Partido Liberal e Aliança.

5) Foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1º. de março de 1845. Estamos nos referindo a:

a) Guerra de Canudos. b) Guerra do Paraguai. c) Guerra do Contestado. d) Guerra dos Farrapos. 6) Onde foi parar o lucro da produção de café no Brasil?

a) Foram investidos na compra de novos escravos africanos; b) Foram investidos na lavoura de cana de açúcar;

c) Boa parte dos lucros do café foi investida na indústria, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, favorecendo o processo de industrialização do Brasil.

d) Foram investidos na exploração de ouro em Minas Gerais.

7) Qual a finalidade dos imigrantes trazidos para o Brasil a partir de 1850?

a) Vieram para, aos poucos, substituírem a mão-de-obra escrava que, devido às pressões da Inglaterra, começava a entrar em crise. b) Vieram para substituir a mão de obra indígena largamente usada na produção de açúcar.

c) Foram trazidos para trabalharem como escravos na exploração do ouro em Minas Gerais. d) Foram trazidos para trabalharem nas minas de carvão na região sul do Brasil.

8) Ela extinguiu oficialmente o tráfico de escravos no Brasil. Estamos nos referindo a Lei:

a) Ventre Livre. b) Sexagenários. c) Áurea. d) Lei Euzébio de Queiróz. 9) Tornou livre os filhos de escravos nascidos após a promulgação da lei. Estamos nos referindo a Lei:

a) Ventre Livre. b) Sexagenários. c) Áurea. d) Lei Euzébio de Queiróz. 10) Assinada pela Princesa Isabel, aboliu a escravidão no Brasil em 13 de maio de 1888. Estamos nos referindo a Lei:

(14)
(15)
(16)

Atividades não presenciais Página 16

Instruções: Segue abaixo a atividade de recuperação sobre coloides, que está lançada no sistema como a 1 ª nota do segundo semestre. Consulte o livro didático e material enviado. Boa semana!

Atividade Avaliativa- Colóides

1-

O efeito Tyndall é um efeito óptico de turbidez provocado pelas partículas de uma dispersão coloidal. Foi

observado pela primeira vez por Michael Faraday em 1857 e, posteriormente, investigado pelo físico inglês

John Tyndall. Este efeito é o que torna possível, por exemplo, observar as partículas de poeira suspensas no

ar por meio de uma réstia de luz, observar gotículas de água que formam a neblina por meio do farol do

carro ou, ainda, observar o feixe luminoso de uma lanterna por meio de um recipiente contendo gelatina.

REIS, M. Completamente Química: Físico-Química. São Paulo: FTD, 2001(adaptado). Ao passar por um meio

contendo partículas dispersas, um feixe de luz sofre o efeito Tyndall devido:

2-

O que são Coloides: (UFPA) A diminuição da eficiência dos faróis de um automóvel a neblina está

intimamente relacionada com:

a) O movimento browniano. b) A diálise. c) O efeito Tyndall. d)A eletroforese.

3-

(UCSal-BA)-Adaptada- Qual das misturas a seguir exemplifica uma dispersão Coloidal?

a)Soro fisiológico b) Ácido muriático c) Solução de Goma d) Água sanitária

4-

A popular maionese caseira é formada pela mistura de óleo, limão (ou vinagre) e gema de ovo; este último

componente tem a função e estabilizar a referida mistura. Essa mistura é um exemplo de:

a) Solução verdadeira concentrada. b) Solução verdadeira diluída. c)Uma dispersão coloidal do tipo gel d) Uma dispersão coloidal do tipo emulsão.

5- (Cesgranrio-RJ) O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano, fazendo parte da composição de órgãos e tecidos de sustentação. Apesar de nãos ser comestível, seu aquecimento em água produz uma mistura de outras proteínas comestíveis, denominadas gelatinas. essas proteínas possuem diâmetros médios entre 1 nm e 1.000 nm e , quando em solução aquosa, formam sistemas caracterizados como:

a) dispersantes b) homogêneos c) coagulantes d) colóides

Instruções: Segue abaixo a atividade de SEGUNDA CHAMADA. Para os alunos que estão sem nota ou com nota abaixo da média, referente ao 1º semestre. Consulte o material enviado para auxiliar na resolução. Boa semana!

Atividade de Recuperação- Estudo das Dispersões- Soluções

1- Educação é bom e até o Meio Ambiente gosta...

“Cerca de três toneladas de peixes amanheceram mortos na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, nesta sexta-feira. Foram encontrados savelhas, corvinas, tilápias, baranas (tipo de robalo) e bagres. Segundo o biólogo Mario Moscatelli, provavelmente está faltando oxigênio na água da Lagoa. Ele acredita que a mortandade de peixes pode ter relação com o lançamento de esgoto na praia do Leblon” .Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/lagoa-rodrigo-de-freitas-tem-mortandade-de-pei-xes-3048224#ixzz1zg2jvNXN

Até aqui, você aprendeu que estamos a todo momento em contato com diversas soluções químicas. Para onde quer que olhemos, temos exemplos de soluções e alguns desses casos são os mares e os oceanos. Sabendo que esses dois

Química Maxsineide

201,202,203 204 e 205. Marque um X na sua turma.

Estudante:

a) Á absorção do feixe de luz por este meio. b) Á interferência do feixe de luz neste meio. c)Á transmissão do feixe de luz neste meio. d) Á polarização do feixe de luz por este meio. e) Ao espalhamento do feixe de luz neste meio.

(17)

Atividades não presenciais Página 17

são exemplos de soluções aquosas de diversas substâncias, incluindo sais (como o cloreto de sódio) e gases (como o oxigênio), responda: a. Na água dos oceanos, quem é(são) o(s) solvente(s) e o(s) soluto(s)?

a) Solvente: água/ soluto: sais minerais e gases b) Solvente: água/ Soluto: sais minerais c) Solvente: sais minerais/Soluto: água d) Solvente: gases/ soluto: sais minerais

2- São dadas a soluções abaixo: - Ouro dissolvido em Cobre/ Argônio dissolvido em nitrogênio/ Dióxido de carbono dissolvido em água/ Etanol dissolvido em água. Estas soluções, à temperatura ambiente, são classificadas de acordo com seu estado físico em, respectivamente:

a) Líquida, líquida, gasosa, líquida b) Gasosa, gasosa, líquida, sólida c) Sólida, gasosa, líquida, líquida d) Sólida, líquida, líquida, sólida

3- O rotulo de um álcool em gel apresenta a indicação de álcool etílico hidratado: 65° INPM. nesse tipo de notação o número indica a porcentagem do volume de Álcool. isso significa que para cada 100 ml desse produto 65 ml são de álcool. Qual o volume de álcool em 1 L de álcool gel.

a) 65 mL. b) 650 mL. c) 65,500 mL. d) 0,65 mL.

4- É correto afirmar que solução é a mistura homogênea de duas ou mais substância. Com base nesse conceito, são exemplos de soluções EXCETO:

a) O Ar que respiramos b) Água mineral c) Água da torneira d) Água e areia

5- Em 100 mL de um soro sanguíneo humano, há 0,585 g de cloreto de sódio (NaCl). A concentração em quantidade de matéria deste sal no sangue é, em mol/L: (Dado: NaCl = 58,5 g/mol).

(18)
(19)
(20)
(21)

Referências

Documentos relacionados

Valor da suíte R$ 39,00 (duas horas de permanência), pernoite de domingo à quinta R$ 39,00 e hora extra R$ 5,00.O almoço executivo das 10hs às 14 hs pedindo dois pratos

Curso: Enfermagem – CAMPUS GOIÂNIA Área de concentração: Médico-Cirúrgica.. Conteúdo programático: Docência no

Entre Vidraçarias, Metalúrgicas, Indústrias Moveleiras, Construção Civil, já são mais de 4.000 clientes, que contam com nosso atendimento de primeira classe e nossa

Um método desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Flórida (EUA) permite a medição direta e simultânea de fluxos de água e contaminantes em meio poroso, usando um instrumento

Criando os filhos sozinha : a perspectiva feminina da família monoparental / Maria Cecília Ribeiro Moncorvo ; orientadora: Andrea Seixas Magalhães.. Magalhães,

A segunda camada utiliza o Tantra como ferramenta para melhor a qualidade de suas relações sexuais, seja por meio de tratamentos de possíveis disfunções, seja por

Uma vez que esse indivíduo é ouvinte acredita-se que esta mutação isolada não possa causar perda auditiva mesmo associada com as mutações G28T do gene TRMU e A827G como foi

John Locke ainda faz uma interessante observação, que embora o pacto social crie esta força superior, não implica que aquele está submisso a este, ou seja, se a