• Nenhum resultado encontrado

Irmãs de Notre Dame. enviadas a encarnar o amor do nosso bom e providente Deus. Generalato/Casa Mãe Roma Páscoa, 5 de abril de 2015.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Irmãs de Notre Dame. enviadas a encarnar o amor do nosso bom e providente Deus. Generalato/Casa Mãe Roma Páscoa, 5 de abril de 2015."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Irmãs de Notre Dame…

enviadas a encarnar o amor do nosso bom e providente Deus . Generalato/Casa Mãe Roma

Páscoa, 5 de abril de 2015 Queridas Irmãs,

As escrituras pós-ressurreição oferecem-nos muito conteúdo para reflexão. A nossa mente pode ir a muitas e múltiplas direções e, mesmo não esgota as lições a serem aprendidas. Os textos descrevem encontros surpreendentes com o Senhor ressuscitado – a aparição de Jesus a Maria Madalena, no jardim, a história de Emaús, o café da manhã junto ao lago, depois de uma grande pesca. Nestes encontros os discípulos de Jesus fizeram a "experiência" de sua presença, mas não o reconheceram. A sua crença de que Ele ressuscitou está alicerçada na "experiência" de sua presença. Essas experiências foram diferentes do que quando caminhava entre eles presente na carne e no sangue de sua humanidade.

Na comunidade cristã primitiva, a fé na ressurreição se fortalecia na medida em que cada pessoa "experimentava" a manifestação de Jesus presente, por meio do poder do Espírito Santo. Como indivíduos e como comunidade foram "construídos" no Espírito que os tornou cientes de que o poder subjacente de suas obras viria do novo modo de ser de Jesus. Eles começaram a entender que, de agora em diante, a sua presença em nosso mundo seria através deles e de todos os que O seguiriam através dos tempos. Madre Teresa de Calcutá expressou essa realidade, quando disse:

Devemos lembrar que Deus não tem outras mãos, a não ser as nossas, não tem outros pés, a não ser os nossos e não tem outra boca, a não ser a nossa. Portanto, Deus continuará fazendo milagres de amor, de liberdade e libertação através de pessoas como você e eu.

Em Maria Madalena, a primeira apóstola pós-ressurreição, percebemos como o Espírito trabalha. No jardim ela “reconhece” Jesus somente quando Ele a chama pelo nome. Antes de ser enviada como uma apóstola ela deve primeiro ouvir o Espírito de Jesus chamá-la. Imediatamente após proferir, "Maria" Jesus a envia em missão dizendo: “Não tenhas medo. Vai dizer a meus irmãos que se dirijam à Galileia e lá me verão” (Mt. 28,10).

O convite ao apostolado brota de dentro. Em nosso íntimo mais profundo ouvimos Deus chamar-nos de uma forma que ultrapassa a nossa capacidade de expressar em palavras. Através dos tempos Deus continua a chamar homens e mulheres inflamados por seu amor e os envia ao mundo. No chamado de Maria Madalena, de São Paulo e de todas nós, as palavras de Jesus tornaram-se realidade pessoal -"Não fostes vós que me escolhestes, fui eu que vos escolhei" e "Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio ".

(2)

deve ser continuamente receptivo ao amor e estar em contato permanente com amor redentor.

André Simonet, Apóstolos para o nosso Tempo

A presença de Jesus transforma o mundo através de seu Espírito de amor. Quando damos o nosso "fiat" para encarnar o amor de nosso Deus bom e providente, dizemos "SIM" para que seu amor se derrame, através de nós, sobre o universo. Dizemos "SIM" para atrair todas as coisas para a unidade do seu Corpo, em reconciliação com o Pai. Gradualmente compreendemos que há apenas UMA MISSÃO e um APÓ STOLO, apanhados na AÇÃO Ú NICA de Deus.

Cada missão apostólica se desenrola dentro da missão apostólica do próprio Cristo. Introduz o apóstolo nas profundezas misteriosas da vida do Pai, do Filho e do Espírito Santo, no amor incomensurável que palpita no Deus Uno e Trino e culmina na missão redentora.

Da mesma forma que toda a vida de nosso Salvador foi conformada à missão que recebeu de seu Pai, deveria ser a vida de cada apóstolo. Como toda a vida de Jesus foi uma manifestação e uma comunicação da vida de caridade, também a vida de seus enviadas deveria ser uma verdadeira erupção de graça. "Esta vida tornou-se visível; vimos, testemunhamos e vos anunciamos a vida eterna, que estava presente ao Pai e se tornou visível para nós ... O nosso seguimento é com o Pai e com seu Filho, Jesus. Ibid.

Para encarnar o amor do nosso Deus precisamos estar repletas do seu AMOR. O trabalho que fomos chamadas a fazer é a obra do Pai, fonte de nossa iluminação e energia divinas.

O amor é um movimento progressivo que abraçará toda a criação, humana e sub-humana e reunirá tudo no corpo de Cristo. Através da oração mais profunda do coração, presente que nos dado pelo Espírito, você pode "ver" o poder do Senhor ressuscitado na sua vida e na vida de todos os seres humanos, independente da cultura, religião, raça ou cor. O Espírito Santo a enche de esperança e otimismo cristão, aponta-lhe o Cristo ressuscitado tocando na bondade fundamental de todos os seres humanos, feitos à imagem de Deus. Ele a enche de coragem e vontade de cooperar com o Seu Espírito e usar seus talentos e carismas no amor, para levar o corpo de Cristo ao seu ponto Omega de realização, onde as palavras de São Paulo serão experimentadas por todos: "Não há apenas Cristo: Ele é tudo e está em tudo "(Cl 3: 1).

Ibid.

Como religiosas apostólicas ativas, a nossa consagração religiosa é uma manifestação da dinâmica da Trindade

Arraigadas no amor do Pai, levando à plenitude a missão do Filho, pelo poder do Espírito Santo, somos ungidas para ser, hoje, a presença de Deus no mundo. Vivemos o nosso carisma, enviadas a encarnar o amor do nosso Deus bom e providente, como forma de trazer justiça, paz e a integridade da criação ao nosso tempo.

(3)

Como apóstolas para o nosso tempo, somos evangelizadoras que tornam visível as energias incriadas de Deus como:

Semeadoras da semente Pescadoras da humanidade Pastoras do rebanho Pregadoras da Palavra Companheiras de estrada Professoras na encosta

Construtoras do Reino de Deus

Profetas da justiça, da paz e da integridade da criação Curadoras dos cegos, dos coxos e dos marginalizados

As Escritura afirmam que Jesus andava fazendo o bem. Em seu nome, nós, também, fazemos o bem. Fortalecidas de dentro para fora, o nosso foco se exterioriza:

Pela entrega total a Jesus Cristo,

participamos mais profundamente do amor entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo,

amor que visa à salvação da humanidade. Esse amor nos impele a sermos UM com Jesus,

a quem o Pai consagrou e enviou

para cumprir a sua vontade salvífica. Quanto mais nossa vida se tornar um testemunho

dos sentimentos de Jesus,

tanto mais nossa oração e atividade apostólica serão fecundas para o Reino de Deus.

Constituições, Artigo 64

Tornando-nos as melhores amantes que podemos ser, preparamo-nos para o apostolado. Quanto mais profunda a nossa relação com Deus através da oração, mais capacitadas e fortalecidas seremos e nossos ministérios se tornarão canais de energia divina.

No site da Universidade de St. Louis, EUA, há um site chamado "Espaços Sagrados". É um centro de recursos para as orações litúrgicas e reflexões. Em preparação para a festa do Batismo de Jesus foi publicado o seguinte:

João batizou Jesus com água.

O Espírito de Deus rompeu as fronteiras da terra, jorrou no mundo do tempo,

disse de novo ao nosso universo que Deus está conosco. Espírito, rasgue os céus.

rompa os limites de nossas barreiras de pedra e desça à profundidade dos nossos corações.

(4)

Esse derramamento da graça é o plano divino para liberar a vida de Deus em nosso mundo. É a missão divina na qual, participamos, como mulheres apostólicas ativas. Vivendo o nosso

batismo, a exemplo de Jesus, construiremos a justiça, a paz e a integridade das realidades da criação em nosso tempo, deixando que o Espírito use nossos ministérios como canais de graça para a cura e reconciliação do mundo. O nosso mundo está sedento de apóstolos que "viram o Senhor", apóstolos que compartilham suas experiências Deus e não apenas o seu profissionalismo. O apóstolo integrado de hoje sustenta a sua vida apostólica, através períodos prolongados e regulares de oração pessoal, em união com o Pai, Filho e o Espírito Santo. Esta oração é uma simbiose com vida ativa, que em si mesma, é oração. Leva os seus encontros ministeriais - alegrias, tristezas e preocupações - à oração, onde a iluminação do Espírito Santo lhe dá profundidade de visão.

Suplicamos a Maria, Rainha dos Apóstolos, ajuda e orientação no empenho

de integrar contemplação e ação.…. Constituições, Artigo 69

O Senhor ressuscitado nos enviou como suas apóstolas e prometeu estar conosco, "E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos". (Mt. 28,20) Com total confiança em sua bondade e amor providente, abraçamos o nosso chamado para sermos enviadas em seu nome.

Queridas irmãs, que este tempo de Páscoa seja um tempo no qual cada um de nós reassuma a missão privilegiada a que foi chamada, como apóstola do Evangelho. Que possamos crescer em nossa compreensão e apreço pelo Espírito Santo como animador de todas as nossas obras e aprofundar as nossas raízes no solo do amor de Deus a fim de sermos alimentadas pela fonte de toda a VIDA.

Unida com vocês em um coração, uma esperança e uma missão

Irmã Mary Kristin, SND Questões para Reflexão:

 Como minhas últimas experiências de Deus moldaram a minha vida?

 Como minhas experiências atuais de Deus estão moldando a minha vida?

 Compartilho minhas experiências de Deus com os outros para fortalecê-los em sua fé?

 Estou em contato com a dinâmica da Trindade que se expressa em minha vida e ministério?

 O que preciso fazer para crescer no relacionamento com o Pai, com o Filho e com Espírito Santo?

 Quais são os sinais do amor de Deus em minha vida?

 Como o poder do Espírito Santo se manifesta em meus trabalhos apostólicos?

 É Deus a fonte de tudo o que me sustenta na vida e no ministério?

(5)

 Se estou centrada em Deus viverei o meu compromisso de consagrada a partir da perspectiva da justiça, da paz e da integridade da criação. Percebo essa conexão?

 Como continuarei integrando oração e ministério?

Referências

Documentos relacionados

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

desenvolvido e aplicado por Torres (2009), que permitiu recolher informação, de modo auto-reportado, acerca da sintomatologia musculoesquelética associada ao desempenho

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Para o atestado número 16 (IP São Paulo Sistema Gestão Empresarial S.A.), não foi encontrado o valor da receita da empresa mesmo tendo sido diligenciada com busca de

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da

Os cuidados paliativos para pacientes com doença de Alzheimer têm como objetivo controlar muitos dos sintomas que geralmente ocorrem anos antes da morte e