• Nenhum resultado encontrado

Comunidade Católica Brasileira na Diocese de Arlington Northern Virginia, 13 de junho de 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comunidade Católica Brasileira na Diocese de Arlington Northern Virginia, 13 de junho de 2010"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Comunidade Católica Brasileira na Diocese de Arlington

Northern Virginia, 13 de junho de 2010

11º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO 34 LT. 5 - Nº 38 C

Próxima missa do 3º domingo do mês: 18 de Julho 2010, às 17 horas

Local: Capela de Missionhurst, #4651 North 25th Street, Arlington, VA 22207

Página 1

O cenário do evangelho de hoje é a tenda ou a casa

de um homem rico, há dois mil anos, uma época de hábitos e costumes bem diferenes dos de hoje. O fariseu convida Jesus para uma refeição, mas omite as atenções e a cordialidade devidas a um convidado ilustre, como: lavar os pés, o ósculo e unção na cabeça. Já a mulher realiza gestos de acolhimento e gratidão ao Senhor. Assim, ela experimenta a graça do perdão e do amor de Deus, que acolhe e salva gratuitamente através das palavras e ações de Jesus. A história do credor ilustra a ação misericordiosa de Deus. Na época, o denário correspondia ao salário de um dia de trabalho. O valor alto da dívida,

aumentado pelos juros, dificultava o pagamento. Diante do amor infinito do Pai, que envia seu Filho ao mundo para salvar, só resta ao ser humano amar com gratuidade. Os muitos pecados que ela cometeu

estão perdoados, pois ela mostrou muito amor. Jesus anunciava a Boa Nova do Reino de Deus,

acompanhado dos Doze, certamente de outros discípulos e de mulheres. Curadas e libertadas, as mulheres se colocam a serviço, cooperando no ministério de Jesus com generosidade. Na 1ª leitura, o profeta Natã defende o direito e a vida dos que são oprimidos e injustiçados, como Urias, e denuncia o pecado do rei Davi. O rei estava abusando de seu poder, desrespeitando o direito dos pequenos. A palavra do Senhor, dirigida através do profeta, ensina, corrige, conduz à prática da justiça. A 2ª leitura destaca que, pela fé em Cristo, somos

justificados e libertados. Paulo nos ensina a viver em comunhão com a vida e a missão de Cristo. “Com Cristo, eu fui pregado na cruz. Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim.”

CANTO

DE

ENTRADA

T

I

A

MAREI

S

ENHOR PADRE ZEZINHO

Me chamaste para caminhar na vida contigo, Decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás. Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma, é difícil agora viver sem lembrar-me de ti.

Refrão

Te amarei, senhor (bis), eu só encontro

A paz e a alegria bem perto de ti (2 vezes) Eu pensei muitas vezes parar e não dar nem resposta. Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de ti, mas

(2)

MISSA DO 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 13 DE JUNHO DE 2010

Próxima missa do 3º domingo do mês: 18 de julho de 2010, às 17 horas

Local: Capela de Missionhurst, #4651 North 25th Street, Arlington, VA 22207

Página 2

tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido. É

difícil agora viver sem saudades de ti. Refrão

Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário, Pois conheces a minha fraqueza e o meu coração. Vem ensina-me a viver a vida na tua presença, No amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união Refrão

SAUDAÇÃO

P

. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

T

. Amém.

P.

A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

T.

Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

ATO PENITENCIAL

P.

No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus , pedindo perdão ao Senhor :

T:

Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.

Perdão Senhor!

(

Pe Zezinho)

Perdão, senhor, tantos erros cometi Perdão, senhor tantas vezes me omiti

Perdão senhor, pelos males que causei

Pelas coisas que falei,

Pelo irmão que eu julguei ( 2 veses)

Refrão

Piedade, senhor, tem piedade, senhor,

Meu pecado vem lavar com teu amor

Piedade, senhor, tem piedade, senhor,

E liberta minha alma para o amor

Perdão, senhor, por que sou tão pecador

perdão senhor, sou pequeno e sem valor

Mas mesmo assim, tu me amas quero então

Te entregar meu coração,

Suplicar o teu perdão (2 vezes)

Refrão

P

.Deus todo-poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

T.

Amém.

P.

Glória a Deus nas alturas,

T.

e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso / nós vos louvamos / nós vos bendizemos / nós vos adoramos / nós vos glorificamos / nós vos damos graças por vossa imensa glória / Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai / Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós/ Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica / Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós / Só vós sois o Santo / só vós, o Senhor / só vós o Altíssimo, Jesus Cristo / com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai / Amém.

(3)

MISSA DO 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 13 DE JUNHO DE 2010

Próxima missa do 3º domingo do mês: 18 de julho de 2010, às 17 horas

Local: Capela de Missionhurst, #4651 North 25th Street, Arlington, VA 22207

Página 3

ORAÇÃO

P

.Oremos (pausa): Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo, e como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro de vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo vossos mandamentos. Por N.S.J.C.

T

.

Amém.

Anim. Jesus nos concede o perdão dos pecados, que é a condição para uma vida nova. Ouçamos com atenção!

Primeira LEITURA

(2 SAMUEL 12, 7-13)

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

Naqueles dias, Natã disse a Davi: “Esse homem és tu! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Eu te ungi como rei de Israel e salvei-te das mãos de Saul. Dei-te a casa do teu senhor e pus nos teus braços as mulheres do teu senhor, entregando-te também a casa de Israel e de Judá; e, se isto te parece pouco, vou acrescentar outros favores. Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o que Lhe desagrada? Feriste à espada o hitita Urias, para fazer da sua mulher a tua esposa, fazendo-o morrer pela espada

dos amonitas. Por isso, a espada jamais se afastará de tua casa, porque Me desprezaste e tomaste a mulher do hitita Urias para fazer dela a tua esposa”. Davi disse a Natã:

“Pequei contra o Senhor”. Natã respondeu-lhe: “De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado, de modo que não morrerás! Entretanto, por teres ultrajado o Senhor com teu procedimento o filho que te nasceu morrerá”.

- Palavra do Senhor.

T

. Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL

31 (32)

T:

Eu confessei, afinal, meu pecado

e perdoastes, Senhor, minha falta.

Feliz o homem que foi perdoado / e cuja falta já foi encoberta! / Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado / e em cuja alma não há falsidade!

Eu confessei, afinal, meu pecado / e minha falta vos fiz conhecer. / Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” / E perdoastes, Senhor, minha falta.

Sois para mim proteção e refúgio; / na minha angústia me haveis de salvar / e envolvereis a minha alma no gozo. / Regozijai-vos, ó justos, em Deus / e no Senhor exultai de alegria! / Corações retos, cantai jubilosos!

Segunda LEITURA (Gl 2,16.19-21)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas. Irmãos: Sabendo que ninguém é justificado por observar a Lei de Moisés, mas por crer em Jesus Cristo, nós também abraçamos a fé em Jesus Cristo. Assim fomos justificados pela fé em Cristo e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado. Aliás, foi em virtude da Lei que eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Com Cristo, eu fui pregado na cruz. Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim. Esta minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus, que me amou e por mim se entregou. Eu não desprezo a graça de Deus. Ora, se a justiça vem pela Lei, então Cristo morreu inutilmente.

-

Palavra do Senhor

(4)

MISSA DO 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 13 DE JUNHO DE 2010

Próxima missa do 3º domingo do mês: 18 de julho de 2010, às 17 horas

Local: Capela de Missionhurst, #4651 North 25th Street, Arlington, VA 22207

Página 4

Aclamação ao Evangelho

T.

Aleluia, Aleluia, Aleluia

(bis)

P.

O Reino do Céu está perto!

Convertam-se, irmãos, é preciso! Creiam todos no evangelho, Creiam todos no evangelho.

T .

Aleluia, Aleluia, Aleluia (bis)

EVANGELHO

(Lc 7, 36-50, 8:1-3))

P.

O Senhor esteja convosco!

T

. Ele está no meio de nós.

P

. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo

segundo Lucas

T

. Glória a vós, Senhor.

P.

Naquele tempo,

um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”. Jesus disse então ao fariseu: “Simão,

tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, Mestre!”. “Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários; o outro, cinqüenta. Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”. Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor”. E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. Então os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!” Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

P.

PALAVRA DA SALVAÇÃO!.

T.

GLÓRIA A VÓS, SENHOR!.

(5)

MISSA DO 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 13 DE JUNHO DE 2010

Próxima missa do 3º domingo do mês: 18 de julho de 2010, às 17 horas

Local: Capela de Missionhurst, #4651 North 25th Street, Arlington, VA 22207

Página 5

HOMILIA

(sentados)

PROFISSÃO DE FÉ

P

. Reunidos no amor de Cristo, professemos nossa fé.

T:

Cremos em Deus Pai todo-poderoso criador do céu e da terra / e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo /nasceu da Virgem Maria / padeceu sob Pôncio Pilatos / foi crucificado, morto e sepultado / Desceu à mansão dos mortos / ressuscitou ao terceiro dia / subiu aos céus / está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos / Creio no Espírito Santo / na Santa Igreja Católica / na comunhão dos santos / na remissão dos pecados / na ressurreição da carne / na vida eterna. Amém

ORAÇÃO DOS FIÉIS

P.

Demos graças a Deus por todo o amor e misericórdia que Ele, por meio de Jesus, manifesta a cada um de nós. Elevemos nossas preces, portanto, confiando no amor de

Deus e supliquemos:

T

. Senhor, ajudai-nos a amar e a perdoar!

L.

Senhor, fazei com que a vossa Igreja, através do Sacramento da Reconciliação e pela prática da solidariedade, manifeste a fidelidade ao mandamento do amor gratuito, nós vos pedimos:

T

. Senhor, ajudai-nos a amar e a perdoar!

L.

Senhor, auxiliai-nos com vossa infinita graça nos caminhos da missão de anunciar vosso Filho, sendo servos da caridade e da misericórdia, nós vos pedimos:

T

. Senhor, ajudai-nos a amar e a perdoar!

L.

Iluminai as famílias, para que sejam o berço onde se aprenda a amar e a perdoar.

T

. Senhor, ajudai-nos a amar e a perdoar! (Outras preces da comunidade)

P.

Tudo isso vos pedimos, ó Pai, por Cristo, Nosso Senhor.

T.

Amém.

CANTO

DO

OFERTÓRIO

M

EU CORAÇÃO É PARA

T

IPE.MARCELO

Meu coração é para Ti, Senhor Meu coração é para Ti, Senhor Meu coração é para Ti, Senhor Meu coração é para Ti!

Refrão

Porque Tu me deste a vida Porque Tu me deste o existir Porque Tu me deste o carinho Me deste o amor ( vezes)

A minha vida é para Ti, senhor O meu trabalho é para Tíi Senhor A minha casa é para Tí Senhor Refrão

Minha saúde é para Tí Senhor (2x) Pão e vinho são para Ti, senhor(2x)

(6)

MISSA DO 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 13 DE JUNHO DE 2010

Próxima missa do 3º domingo do mês: 18 de julho de 2010, às 17 horas

Local: Capela de Missionhurst, #4651 North 25th Street, Arlington, VA 22207

Página 6

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

P.

Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.

T.

Receba oh Senhor, por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a Santa Igreja.

P

.

Ó Deus, que pelo pão e o vinho alimentais a vida dos seres humanos e os renovais pelo sacramento, fazei que jamais falte este sustento ao nosso corpo e à nossa alma. Por Cristo, nosso Senhor.

T.

Amém.

ORAÇÃO EUCARÍSTICA

Sobre Reconciliação II (MR - p. 871)

P

.

O Senhor esteja convosco.

T.

Ele está no meio de nós.

P.

Corações ao alto.

T.

O nosso coração está em Deus.

P.

Demos graças ao Senhor nosso Deus.

T.

É nosso dever e nossa salvação.

P

. Nós vos agradecemos, Deus Pai, todo-poderoso, e por causa de vossa ação no mundo vos louvamos pelo Senhor Jesus. No meio da humanidade, dividida em contínua discórdia, sabemos por experiência que sempre levais as pessoas a procurar a reconciliação. Vosso Espírito Santo move os corações, de modo que os inimigos voltem à amizade, os adversários se dêem as mãos e os povos procurem reencontrar a paz.

T:

Fazei-nos, ó Pai, instrumentos de vossa paz.

P

. Sim, ó Pai, porque é obra vossa que a busca da paz vença os conflitos, que o perdão supere o ódio, e a vingança dê lugar à reconciliação. Por tudo de bom que fazeis, Deus de misericórdia, não podemos deixar de vos louvar e agradecer. Unidos ao coro dos reconciliados cantamos a uma só voz:

Santo, Santo, Santo

PADRE MARCELO ROSSI

Santo, Santo, Santo, dizem todos os anjos Santo, Santo, Santo é o Senhor Jesus Santo, Santo, Santo é quem nos redime Porque meu Deus é Santo

E a terra cheia de Sua glória está (2x)

Céus e terras passarão, mas Sua palavra não passará(x2)

Não, não, não passará

Não, não, não, não, não, passará Hosana a Jesus Cristo filho de Maria Bendito o que vem em nome do Senhor Santo, santo, santo é quem nos redime Porque meu Deus é Santo

E a terra cheia de Sua glória está (2x) Céus e terras...

P

.

Deus de amor e de poder, louvado sois em

vosso Filho Jesus Cristo, que veio em vosso nome. Ele é a vossa palavra que liberta e salva toda a humanidade. Ele é a mão que estendeis aos pecadores. Ele é o caminho pelo qual nos chega a vossa paz.

(7)

MISSA DO 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 13 DE JUNHO DE 2010

Próxima missa do 3º domingo do mês: 18 de julho de 2010, às 17 horas

Local: Capela de Missionhurst, #4651 North 25th Street, Arlington, VA 22207

Página 7

P

. Deus, nosso Pai, quando vos abandonamos,

vós nos reconduzistes por vosso Filho, entregando-o à morte para que voltássemos a vós e nos amássemos uns aos outros. Por isso, celebramos a reconciliação que vosso Filho nos mereceu.

P.

Cumprindo o que ele nos mandou, vos pedimos: Santificai, por vosso Espírito, estas oferendas.

P.

Na noite em que ia ser entregue, ele

tomou o pão em suas mãos, elevou os

olhos a vós, ó Pai, deu graças e o partiu e

deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU

CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele

tomou o cálice em suas mãos, deu graças

novamente, e o deu a seus discípulos,

dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O

CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA

NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ

DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS

PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI

ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

P.

E

IS O MISTÉRIO DA FÉ

!

T.

Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

P.

Ó Deus, Pai de misericórdia, vosso Filho nos deixou esta prova de amor. Celebrando a sua morte e ressurreição, nós vos damos aquilo que nos destes: o sacrifício da perfeita reconciliação.

T

.

Glória e louvor ao Pai, que em Cristo nos

reconciliou!

CC.

Nós vos pedimos, ó Pai, aceitai-nos também com vosso Filho e, nesta ceia, dai-nos o mesmo Espírito, de reconciliação e de paz.

T.

Glória e louvor ao Pai, que em Cristo nos reconciliou!

CC.

Ele nos conserve em comunhão com o Papa Bento e nosso Bispo Paul Loverde, com todos os Bispos e o povo que conquistastes. Fazei de vossa Igreja sinal da unidade entre os seres humanos e instrumento da vossa paz.

T.

Glória e louvor ao Pai, que em Cristo nos reconciliou!

CC.

Assim como aqui nos reunistes, ó Pai, à mesa do vosso Filho em união com a Virgem Maria, Mãe de Deus, e com todos os santos, reuni no mundo novo, onde brilha a vossa paz, os homens e as mulheres de todas as classes e nações, de todas as raças e línguas, para a ceia da comunhão eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor.

T

.

Glória e louvor ao Pai, que em Cristo nos

reconciliou!

Cs.

POR CRISTO, COM CRISTO, EM CRISTO, A

VÓS, DEUS PAI TODO-PODEROSO, NA UNIDADE

DO ESPÍRITO SANTO, TODA A HONRA E TODA A

GLÓRIA, AGORA E PARA SEMPRE.

T.

Amém.

O PAI NOSSO

P.

Rezemos, com amor e confiança, a oração que o Senhor Jesus nos ensinou:

(8)

MISSA DO 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 13 DE JUNHO DE 2010

Próxima missa do 3º domingo do mês: 18 de julho de 2010, às 17 horas

Local: Capela de Missionhurst, #4651 North 25th Street, Arlington, VA 22207

Página 8

T.

Pai nosso, que estais no céu,/ santificado seja o vosso nome,/ venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade/ assim na terra como no céu./ O pão nosso de cada dia nos dai hoje. /E perdoai-nos as nossas ofensas, /assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido./ E não deixeis cair em tentação,/ mas livrai-nos do mal. Amém.

P.

Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa

misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto

vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

T.

Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.

P.

Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.

T.

Amém.

P

. A paz do Senhor esteja sempre convosco!

T.

O amor de Cristo nos uniu.

P.

Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus, cantando

Paz, paz de Cristo! Paz,

paz que vem do amor lhe desejo irmão! Paz que é felicidade de ver em você Cristo nosso irmão!

(Refrão)

Se algum dia na vida, você de mim precisar, Saiba que sou seu amigo, pode comigo contar. O mundo dá muitas voltas agente vai se

encontrar,

Quero nas voltas da vida a sua mão apertar.

P.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo

T

. Tende piedade de nós!

P.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo.

T

. Tende piedade de nós!

P

. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo.

T.

Dai-nos a paz

P

. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

T

. Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).

COMUNHÃO

Sou louco de amor por Tí, meu Jesus

Meu Senhor despojou-se de si sendo Deus, se fez homem, se entregou e morreu numa cruz. Meu Senhor para salvar a mim, meus irmãos Se humilhou, veio ao mundo e das trevas fez luz.

Refrão

Eu te amo, sou louco de amor por Ti meu Jesus Tu és minha paz, minha luz, meu Rei

e meu Bom Pastor.

Eu te amo, sou louco de amor por Ti, meu Jesus Tu és minha paz, minha luz, meu Deus,

(9)

MISSA DO 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 13 DE JUNHO DE 2010

Próxima missa do 3º domingo do mês: 18 de julho de 2010, às 17 horas

Local: Capela de Missionhurst, #4651 North 25th Street, Arlington, VA 22207

Página 9

Meu Senhor que tudo criou por amor

Não foi recebido pelo povo seu.

Lá na cruz pede ao Pai que perdoe aos cruéis Que não sabem que matam o Filho de Deus. Refrão

Meu Senhor cumpriu a promessa, nos deu O Espírito Santo da parte de Deus.

Foi à casa do Pai preparar-nos lugar Pra levar-nos consigo ao Reino dos Céus Refrão + ... meu Deus, meu Senhor.

ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO

P.

Oremos: Ó Deus, esta comunhão na

Eucaristia prefigura a união dos fiéis em vosso amor; fazei que realize também a comunhão na vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.

T.

Amém

BÊNÇÃO FINAL

P.

O Senhor esteja convosco.

T

.

Ele está no meio de nós.

P

. A paz de Deus, que supera todo

entendimento, guarde vossos corações e vossas mentes no conhecimento e no amor de Deus, e de seu filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

T

. Amém.

P

. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho  e Espírito Santo.

T

. Amém.

P

. Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.

T

. Amém.

CÂNTICO DE DESPEDIDA

Consagração à Nossa Senhora

Oh! minha Senhora e também minha mãe, eu me ofereço inteiramente todo a vós,

e em prova da minha devoção, eu hoje vos dou meu coração. Consagro a vós meus olhos meus ouvidos, minha boca

tudo o que sou, desejo que a vós pertença. Incomparável mãe, guardai-me e defendei-me como filho e propriedade vossa. Amém. Como filho e propriedade vossa. Amém!

"Graças ao amor misericordioso de Deus não há pecado, por maior que seja, que não possa ser perdoado, nem pecador que seja posto de lado. Todas as pessoas que se arrependerem serão recebidas por Jesus Cristo, com perdão e imenso amor" disse João Paulo II em 29-9-79. O poder de perdoar os pecados foi dado por Jesus aos Apóstolos, através do Espírito Santo: "Recebei o Espírito Santo. Os pecados daqueles a quem perdoares, os pecados serão perdoados. Os pecados daqueles a quem não perdoardes, não serão perdoados." Jo 20,22 . Disse ainda o Santo Padre numa homilia em 16-3-80 "Confessamos os nossos pecados ao próprio Deus, embora no confessionário sejam escutados pelo homem-sacerdote".

Constituem partes do sacramento da Reconciliação:

(10)

MISSA DO 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 13 DE JUNHO DE 2010

Próxima missa do 3º domingo do mês: 18 de julho de 2010, às 17 horas

Local: Capela de Missionhurst, #4651 North 25th Street, Arlington, VA 22207

Página 10

Exame de consciência

Condição indispensável para uma confissão bem feita é o exame de consciência, que se traduz num "confronto sincero e sereno com a lei moral interior, com as normas evangélicas propostas pela igreja, com o próprio Jesus Cristo que é para nós Mestre e modelo de vida", disse João Paulo II em 26-3-81.

Contrição

Diz o Catecismo da Igreja Católica (1451) que a contrição é "uma dor de alma e uma detestação do pecado cometido, com o propósito de não mais pecar no futuro" (Concílio de Trento: Ds1676).

A contrição é, pois, uma recusa do pecado e o firme propósito de não voltar a pecar.

Ato de contrição (oração de contrição)

Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o coração, pesa-me de Vos ter ofendido e, com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão

dos meus pecados pela Vossa infinita

misericórdia. Amem.

Confissão dos pecados

Constitui uma acusação espontânea de todos os pecados ao confessor. É uma atitude de entrega, confiando plenamente na misericórdia de Deus. A Igreja recomenda a confissão regular mesmo que não haja pecados mortais, porque na confissão Jesus vai-nos curando e moldando o nosso coração, atraindo-nos cada vez mais para Si.

O perdão

É o momento em que se experimenta o contacto com o poder e a misericórdia de Deus, através do sacerdote, que nos devolve à vida, deixando para trás as trevas e voltando à luz.

O sacerdote pronuncia a absolvição: "Deus, Pai

de misericórdia, que pela morte e ressurreição de Seu Filho reconciliou o mundo consigo, e infundiu o Espírito Santo para remissão dos pecados, te conceda, pelo ministério da Igreja, o

perdão e a paz. E eu te absolvo dos teus pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."

O penitente responde: Amem.

A penitência

João Paulo II numa alocução proferida em 22-3-83 disse: "a penitência tem por missão conseguir a remissão das penas temporais que, depois da remissão dos pecados, ficam ainda por expiar na vida presente ou na futura."

A penitência é a reparação pelos pecados cometidos, imposta pelo confessor.Se dizemos que estamos em comunhão com Deus e no entanto andamos em trevas, somos mentirosos e não praticamos a Verdade. Mas, se caminhamos na luz, como Deus está na luz, estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, o Filho de Deus, purifica-nos de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a Verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de toda a injustiça. Se dissermos que nunca pecamos, afirmamos, que Deus é mentiroso, e a Sua palavra não está em nós. (1 Jo 1,6-10.)

"De facto, se perdoarem aos outros as suas ofensas, o Pai celestial também vos perdoará. Mas, se não perdoarem aos outros, o vosso Pai também vos não perdoará". (Mt 6, 14-15

)

Referências

Documentos relacionados

T.: Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu

Grupo A e B Pagamento das Retenções relativas às prestações de serviços pagos durante o mês anterior 31 28 30 30 31 29 31 31 28 31 30 31 Secção A e B Entrega da Declaração

T.: Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, (todos se ajoelham até “da Virgem Maria”) que foi concebido

T.: Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, (todos se ajoelham até “da Virgem Maria”) que foi concebido

Ceio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem

T.: Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu

Ceio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria,

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria,