• Nenhum resultado encontrado

REZANDO EM FAMÍLIA S O L E N I D A D E D A A S S U N Ç Ã O D E M A R I A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "REZANDO EM FAMÍLIA S O L E N I D A D E D A A S S U N Ç Ã O D E M A R I A"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 ORIENTAÇÕES:

a) O momento mais oportuno para a celebração é a manhã do domingo, porém pode se celebrar no sábado à noite, ou domingo à tarde;

b) Esta celebração se adapta particularmente ao contexto familiar;

c) Deve-se colocar o número de cadeiras necessário diante de um espaço de oração, respeitando a distância de um metro entre cada cadeira;

d) Prepare um pequeno altar, uma cruz ou o crucifixo, velas acesas, flores, imagem de Nossa Senhora;

e) Alguém faça o papel de dirigente e se distribuam as leituras, de modo que todos participem;

f) Se tiverem dificuldades para cantar vejam as músicas na internet e ouçam no momento, ou escolha outros cânticos próprios no livro de cântico que sua comunidade utiliza.

REZANDO EM

FAMÍLIA

S O L E N I D A D E D A A S S U N Ç Ã O

D E M A R I A

DIOCESE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS SINOP – MT V o c a ç ã o a v i d a

r e l i g i o s a e c o n s a g r a d a E n c e r r a m e n t o d a

S e m a n a d a F a m í l i a

(2)

2 MOTIVAÇÃO INICIAL:

LEITOR: Neste dia a Igreja celebra aquela que gerou o Filho de Deus, foi seguidora fiel e ensina-nos como deve ser a atitude do verdadeiro discípulo.

A grande celebração da Assunção revela o que cantamos no evangelho de Lucas, no magnificat, Deus exalta os humildes. Hoje celebramos também o dia das vocações religiosas, daqueles que procuram servir a Deus nos irmãos. Por isso na alegria cantemos:

CANTO:

1. Uma entre todas foi a escolhida. Foste tu, Maria, a serva preferida. Mãe do meu Senhor, Mãe do meu salvador.

Maria, cheia de graça e consolo, venha caminhar com teu povo, nossa mãe sempre serás.

2. Roga pelos pecadores desta terra, roga pelo povo em que seu Deus espera.

Mãe do meu Senhor, mãe do meu salvador.

DIRIGENTE: Em família, celebrando a Assunção de Maria, cheios do Espírito Santo de Deus, na alegria, invoquemos a Santíssima Trindade: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

D.: O Magnificat é uma exaltação dos humildes, oprimidos, necessitados que são convidados a participar do

mistério da encarnação de Deus.

Peçamos perdão ao Pai de amor pelos momentos que não fomos humildes em nossas relações: (Cada um pode fazer a Deus o seu pedido de perdão...)

Senhor, tende piedade de nós!

Cristo, tende piedade de nós!

Senhor, tende piedade de nós!

D.: Ó Senhor, Deus todo poderoso, olhai com bondade para nossas famílias, tenha piedade de nós, perdoe nossos pecados, e nos conduza à vida eterna.

Amem.

D.: Louvemos ao Senhor que caminha conosco:

T.: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados.

Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós

(3)

3

Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo; só Vós, o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo na glória de Deus Pai. Amém

ORAÇÃO –

D.: Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu em corpo e alma a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

A PALAVRA DE DEUS QUER NOS FALAR PRIMEIRA LEITURA (Ap 11,19a;12,1.3-6a.10ab)

Leitura do Livro do Apocalipse de João:

Abriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a arca da Aliança. Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo.

Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O Dragão parou diante da Mulher que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que nascesse. E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. A mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar. Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”. Palavra do Senhor.

Graças a Deus!

SALMO 44

T.:À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir.

-- As filhas de reis vêm ao vosso encontro, e à vossa direita se encontra a rainha com veste esplendente de ouro de Ofir. ®

(4)

4

-- Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: “Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! ®

-- Entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real”. ®

SEGUNDA LEITURA (1Cor 15,20-27a)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos: Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram.

Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte.

Com efeito, “Deus pôs tudo debaixo de seus pés”. Palavra do Senhor.

Graças a Deus!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1- Maria é elevada ao céu, alegram-se os coros dos anjos!

EVANGELHO (Lc 1,39-56) Evangelho segundo Lucas,

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia, Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?

Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu”. Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas

(5)

5

em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. Ele mostrou a força de seu braço:

dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. Palavra da Salvação.

Glória a Vós Senhor!

D.: Maria “proclama que Deus realizou uma tríplice inversão das falsas situações humanas, para restaurar a humanidade na salvação, obra de Cristo.

No campo religioso, Deus derruba as autossuficiências humanas; confunde os planos dos que nutrem pensamentos de soberba, erguem-se contra Deus e oprimem os homens. No campo político, Deus destrói os injustificáveis desníveis humanos, abate os poderosos dos tronos e exalta os humildes;

repele aqueles que se apoderam indevidamente dos povos, e aprova os que os servem para promover o bem das pessoas e da sociedade, sem discriminações… No campo social, Deus transtorna a aristocracia estabelecida sobre ouro e meios de poder, cumula de bens os necessitados e despede de mãos vazias os ricos, para instaurar uma verdadeira fraternidade na sociedade e entre os povos” (Missal Dominical, Paulus, p. 1346). Em nossa vida, aprendemos com Maria a instaurar o Reino de Deus em nosso meio? De que forma? (Breve momento de silêncio, partilhemos o que a Palavra de Deus nos ensina).

L.: Professemos nossa fé rezando:

T.: Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo- poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém!

ORAÇÃO DOS FIÉIS:

D.: Firmes no seguimento a Cristo, olhando os passos dados por Maria, elevemos nossos pedidos a Deus:

(6)

6 T.: Deus de amor, escutai-nos!

L.: Favorecei a todos os batizados a graça da humildade, nos vós pedimos.®

L.: Fortalecei os religiosos para que a cada dia possam continuar firmes no seguimento a Cristo e fiéis no anúncio do Reino, nós vós pedimos. ® L.: Que nossas famílias, fortalecidas pelo exemplo de Maria, seja cada dia mais fiéis no amor a Deus, nós vós pedimos. ®

(Preces espontâneas da família)

D.: Deus, Pai bondoso, acolhei os nossos pedidos e que nossas obras anuncie o vosso amor. Por Cristo Nosso Senhor.

Amém.

D.: E como filhos de Deus rezemos:

PAI NOSSO que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.

CANTO

1. Quando teu Filho contigo vier, pra festa da vida fazer: ensina-nos Maria, a fazer o que Ele disser!

Tudo é possível nas tuas mãos, meu Senhor! A Eucaristia é teu milagre de amor!

2. Quando o vinho do amor nos faltar, e a gente ao irmão se fechar: ensina- nos Maria, a fazer o que Ele disser!

3. Quando na mesa do nosso irmão faltar água, vida e pão: ensina-nos Maria, a fazer o que Ele disser!

L.: Pedindo ao Pai que pela graça do Espírito Santo envie operários a vossa messe rezemos a oração vocacional.

T.: Jesus, mestre, divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens.

(7)

7

Dai coragem às pessoas convidadas. Dai forças para que vos sejam fiéis como sacerdotes, como diáconos, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

Enviai Senhor operários a vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

D.: Rezemos uma ave Maria, para que a Mãe de Deus, e nossa mãe, nos ajude a viver este momento de incertezas crendo fielmente em Deus:

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

CANTO

1. Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás; contigo pelo caminho, Santa Maria vai.

Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem.

2. Mesmo que digam os homens, tu nada podes mudar! Luta por um mundo novo de unidade e paz.

3. Se pelo mundo os homens, sem conhecer-se vão, não negues nunca a tua mão a quem te encontrar.

BÊNÇÃO FINAL:

D.: O Senhor esteja conosco!

T.: Ele está no meio de nós!

D.: Venha sobre nossas famílias a benção de Deus:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Referências

Documentos relacionados

Grupo A e B Pagamento das Retenções relativas às prestações de serviços pagos durante o mês anterior 31 28 30 30 31 29 31 31 28 31 30 31 Secção A e B Entrega da Declaração

Imediatamente após a colheita do sêmen de cada animal, analisaram-se a motilidade progressiva, o vigor espermático, a concentração espermática e a morfologia dos espermatozoides,

cópia do instrumento particular de compra e venda, em nome do requerente, adquirido do proprietário legítimo, de área igual ou menor, com firmas devidamente

(E) no âmbito dos contratos entre a EBSERH e as instituições de ensino os servidores titulares de cargo efetivo em exercício, que exerçam atividades relacionadas ao objeto

Assim, notamos ao longo da preparação do homem medieval que buscava o “bem morrer” cujo objetivo é ser um “bom cristão”, que firmava a sua fé em uma vida plenamente religiosa

T.: Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu

Para obter mais detalhes, consulte o Backup do banco de dados do vault de arquivos. Abra a caixa de diálogo Servidor de arquivamento do SOLIDWORKS Enterprise PDM com uma das

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria,