• Nenhum resultado encontrado

VII Olimpíadas de Ordem Unida para Desbravadores da APS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VII Olimpíadas de Ordem Unida para Desbravadores da APS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

VII Olimpíadas de Ordem Unida para

Desbravadores da APS

Data: 03 de Julho de 2011. Local: A definir

Horário: das 08h às 14h

Regulamento Geral

01. Inscrições: de 09 de maio à 09 de junho de 2011.

As fichas de inscrições de cada modalidade devem ser preenchidas com os nomes dos participantes, o nome do instrutor ou voz de comando é preenchido separadamente, não entrando no limite máximo de participantes da prova. Estas fichas devem ser entregues no ato do pagamento na APS. Alterações de nomes podem ser feitas com troca de ficha devidamente preenchida até o dia 27 de Junho de 2011 na APS.

Lembrem-se do horário de funcionamento da APS e de segunda a quinta das 8h-17h30 (horário de almoço das 12h-13h) e sexta das 8h-12h.

02. Valor por pessoa: R$ 5,00 participantes

03. Uniforme: Uniforme do Clube com lenço. Todos os desbravadores e líderes.

Os participantes da prova de ordem eliminatória deverão usar a camiseta da APS com uma calça neutra (jeans ou agasalho sem nome do clube)

Sistema de Avaliação

Cada modalidade será avaliada por uma respectiva comissão composta por: Fiscais de linha – Anotam as infrações de:

Comportamento, Erros de sua categoria (gestos, instrumentos, música etc.) e:  Fiscal para avaliar erros de passo

 Fiscal para erros de alinhamento e cadência.

Assistente: Auxilia o chefe na obtenção da nota. Verifica se todos os requisitos obrigatórios da prova foram cumpridos e anota as penalidades.

Chefe de prova: Determina a nota geral da prova dada de acordo com a performance do clube e os requisitos que a prova exige e desta nota serão debitadas as penalidades e erros caso existam.

Pontuação

Penalidades

o Erros de pré-requisitos:

 Ausência de um termo obrigatório da prova:

- 25 pontos por item (estourar o tempo, por exemplo).

o Erros Coletivos:

Observados pelo chefe de prova; debitados diretamente da nota.

o Erros Gerais:

- 01.2 (um ponto e dois décimos) por erro. o Erros de passo:

- 0.5 (meio) ponto por erro.

o Erros de alinhamento:

- 0.5 (meio) ponto por erro individual.

- 02(dois) pontos por erro coletivo (+ de 10% do grupo).

o Reclamação:

- 01.2 (um ponto e dois décimos). Justificada ou não

o Erros de comportamento

- 05 (cinco) pontos por infração.

Obs.: essa penalidade pode aumentar dependendo da gravidade da infração podendo culminar na eliminação do clube.

(2)

2

Inscrição

Ao clube será permitido inscrever-se em apenas QUATRO (no total, incluindo a eliminatória) das oito modalidades existentes.

Á partir desta edição; serão controladas as modalidades escolhidas pelo clube, que não poderá repeti-las na edição seguinte do evento.

 O número de participantes por modalidade será de 25 clubes.

 A exceção será a prova Ordem eliminatória que terá a participação ilimitada de clubes. Em virtude de ser uma prova de avaliação individual e conceder uma condição de melhor pontuação no quadro geral.  O numero mínimo de participantes para cada modalidade seguirá a seguinte tabela:

o Clubes com até 28 membros um número mínimo de 10 participantes por prova coletiva.

o Clubes entre 29 – 50 membros um número mínimo de 14 participantes por prova coletiva.

o Clubes acima de 51 membros um número mínimo de 14 participantes por prova coletiva podendo inscrever o mesmo desbravador em apenas 02 (duas) modalidades coletivas.

 Será considerado o Seguro Anual para classificar a faixa mínima de participantes do clube, caso o clube não tenha atualizado este relatório será classificado na maior faixa de participação, os regionais poderão comprovar ou refutar as informações relatadas á APS.

Classificação

Para computação de pontos para o troféu geral será utilizado um sistema de pontos cumulativos por modalidade pontuando-se os 10 primeiros colocados em cada modalidade. Sendo usado um critério diferente de pontuação para o clube na modalidade individual.

Modalidades Coletivas Ordem Eliminatória: 1º lugar 200 pontos 2º lugar 130 pontos 3º lugar 100 pontos 4º lugar 80 pontos 5º lugar 60 pontos 6º lugar 50 pontos 7º lugar 40 pontos 8º lugar 30 pontos 9º lugar 20 pontos 10º lugar 10 pontos

Disposições Gerais

Empate:

Em caso de empate os critérios para desempate serão a quantidade das penalidades; ou seja, o clube que obtiver mais infrações ocupará a posição inferior.

Seguirão esta hierarquia:

Erros de comportamento Erros de pré-requisitos Erros de reclamação Erros de alinhamento Erros de passo Reclamação:

As reclamações serão consideradas como penalidades; esteja o clube com razão ou não. Por isso pondere bem e considere se vale à pena reclamar. Toda e qualquer reclamação deve ser feita ao Assistente por

1º lugar 90 pontos 2º lugar 3º lugar 4º lugar 5º lugar 6º lugar MEDALHA 7º lugar MEDALHA 8º lugar MEDALHA 9º lugar MEDALHA 10º lugar MEDALHA

(3)

3

escrito (Ficha de Reclamação fornecida pelo evento) sem exceções e nunca ao chefe de prova ou alguém da coordenação do evento caso isto não seja feito será considerada uma dupla falta (reclamação e geral). O Assistente entregará a Ficha para a Comissão de Ouvidoria durante o evento. Esta Comissão irá avaliar o caso.

Procedimentos: Apresentação:

Executada somente por quem terá a voz de comando da modalidade.

O clube já deverá estar formado seguindo as regras básicas utilizadas para estabelecer uma formação e de acordo com os critérios da prova. Isso enquanto o clube imediatamente anterior a ele está apresentando-se. Quando for chamado o instrutor deverá dirigir à mesa ou o chefe de prova e fazer a apresentação padrão, caso o clube não esteja pronto:

Será considerada uma dupla falta geral (não formação e atraso na apresentação).

O clube será chamado apenas uma vez e terá uma tolerância de 01 minuto para iniciar a rotina de apresentação; feito isso conduzirá a formação e iniciará a demonstração de acordo com a modalidade.

O mesmo processo para finalizar a demonstração e se retirar após a permissão dada logo atrás do porta– estandarte (leia mais abaixo) em passo de estrada.

Formação:

Assim que formado o clube sofrerá uma breve avaliação para ver o cumprimento das condições obrigatórias da modalidade. Inclusive as bases da formação deverão estar intactas de acordo com o padrão para isso:  “buraco” (à retaguarda e à esquerda),

 Tamanho,

 O pelotão deverá estar uniformizado de alguma forma. Mesmo que seja camisetas brancas com o lenço.  Uniforme de atividades APS, apenas para os participantes da Prova de Ordem Eliminatória.

O clube deverá portar um estandarte, placa ou faixa ou bandeira.

Seja qual for o a opção utilizada a identificação do clube deverá ser clara e visível. Quando o instrutor for apresentar o clube à forma de identificação deverá permanecer conforme indicado pelos fiscais de linha e só retirarem-se quando o instrutor finalizar a demonstração dirigindo-se á mesa e pedindo a permissão para retirar-se.

Todo este procedimento será avaliado em todos os aspectos do passo a postura dos desbravadores que portam o estandarte, placa, faixa ou bandeira.

Execução:

Todos os comandos utilizados deverão seguir o padrão geral estabelecido bem como sua voz de comando sem nenhuma alteração ou adaptação, exceto para a ORDEM GESTUAL; se o clube tem alguma ordem personalizada ou convenção interna não deverão ser usados em hipótese alguma, pois serão considerados; Erros coletivos (o chefe de prova irá considerar em sua avaliação).

Em nenhum caso poderão figurar como evoluções; salvo a exceção citada acima. Identificação:

Para cada modalidade existe uma regra de quem exercerá a voz de comando, estes instrutores deverão estar munidos de algum documento original que comprove sua idade e mostrá-lo ao assistente de sua respectiva prova. Bem como todos os participantes da modalidade Ordem Eliminatória.

Tabela de Idades consideradas que servirão também para a modalidade de Ordem Eliminatória:

IDADE ANO BASE

12 Anos Nascidos após ou em: 04/07/1998

15 Anos Nascidos após ou em: 03/07/1996

Diretoria Nascidos antes ou em: 03/07/1995

Situações, termos ou casualidades não previstos neste regulamento serão resolvidos pela mesa de Regionais da APS.

(4)

4

Modalidades

1. Ordem em Conjunto Tempo: entre 3-4 minutos

Participantes: entre até 24 desbravadores (até 15 anos) Formação Inicial e Final: coluna por 06

Voz de comando: desbravador MENINO (10-12) Procedimento:

Executar uma evolução (previamente relatada por escrito para o Assistente). Executar comandos básicos (estacionados e em marcha)

Executar um movimento indicado pelo fiscal.

Avaliação: criatividade, alinhamento, coordenação e disciplina.

2. Ordem Gestual

Tempo: entre 2 – 3 minutos

Participantes: entre até 24 desbravadores (até 15 anos) Formação: coluna por 04

Voz de comando: desbravadora MENINA (13-15)

Procedimento: executar uma demonstração de ordem unida sem uso de comando vocal ou instrumental; deverá ser executada uma evolução no mínimo. Os comandos básicos não poderão ser alterados ou adaptados de alguma forma, tal como bater palmas, pular, dobrar pernas e etc.. Tais atos serão considerados como erros gerais.

3. Ordem Sincronizada LIVRE

Tempo: conforme a música, o clube que não apresentar sua musica para avaliação SERÁ DESCLASSIFICADO.

A música não deverá ultrapassar 4 minutos.

Participantes: Até 24 desbravadores (até 15 anos) Formação Inicial e Final: 04 colunas

Voz de comando: A música obrigatoriamente.

Procedimento: executar uma demonstração de ordem unida sem comandos vocais, gestuais ou instrumentais UTILIZANDO UMA MÚSICA DE SUA PREFERÊNCIA SEGUINDO O BOM SENSO

CRISTÃO. A qual não deverá possuir som de voz humana em um ritmo continuo ou que forme uma palavra

(sons vocais em alguma parte da música podem ser aceitos se forem curto e inteligíveis).

A música deverá ser submetida a avaliação de uma comissão instituída pela APS, que deverá ser enviada por e-mail para a secretaria do ministério jovem da APS até o dia 31 de Maio em horário comercial. O clube que não enviar sua música até a data citada não poderão participar desta modalidade, mesmo que já tenha usado a música em anos anteriores. Os clubes que tiverem suas músicas reprovadas terão até o dia 07 de Junho para apresentar uma nova música valendo as mesmas condições já citadas, o clube não tem direito de contestar as decisões da comissão.

Executar os comandos através dela sendo que ao final da mesma o pelotão deverá encerrar a apresentação e qualquer comando executado após isto será penalizado conforme a planilha de pontuação (- 25 pontos).

(5)

5 4. Ordem Geométrica

Tempo: 05 minutos

Participantes: Até 24 desbravadores (até 15 anos) Formação Inicial e Final: 04 colunas

Voz de comando: desbravadora MENINA (10-12)

Procedimento: O pelotão deverá convergir para COLUNA POR UM e marchar alinhados e no compasso desenhando 03 figuras geométricas OBRIGATORIAS (circulo, triangulo e quadrado) sempre em COLUNA POR UM e depois em uma área determinada desenhar uma forma de livre escolha que não tenha menos que de três lados, não podendo repetir nenhuma das obrigatórias mencionadas acima. Todas as figuras deverão usar todos os desbravadores.

5. Ordem Instrumental Tempo: 03-04 minutos

Participantes: Até 24 desbravadores (até 15 anos) Formação durante todo o percurso: 04 colunas

Voz de comando: Somente através de instrumentos tocados por alguém do clube dentro das seguintes opções:

 Apito

 Sopro de Embocadura

 Percussão- á exceção da Bateria

Procedimento: executar uma demonstração de ordem unida sem uso de comando vocal ou gestual; deverá ser executada uma evolução no mínimo. O clube pode criar seu próprio padrão de comandos, mas o fiscal pedirá a execução de determinados comandos ao seu critério para comprovar este padrão. Os comandos básicos não poderão ser alterados ou adaptados de alguma forma, tal como bater palmas, pular, dobrar pernas e etc.. Tais atos serão considerados como erros gerais.

6. Ordem Eliminatória Tempo: sem limite

Participantes: 03 por categoria – uniforme de atividades APS Formação: Conforme a bateria

Categorias:

Desbravadores 10 – 12 anos (Junior) Desbravadores 13 – 15 anos (Sênior) Diretoria – acima de 16 anos

Obs. Ver tabela de idades.

Procedimento: Sob o comando de um fiscal os participantes executarão os movimentos básicos estacionados e serão eliminados ao menor erro ou intenção de erro durante a prova. Classificam-se os melhores de acordo com cada bateria que participarão da final. Onde serão selecionados os 10 melhores de cada categoria do 10º ao 6º receberão apenas medalhas e os 05 melhores terão uma única pontuação que será creditada por clube e não por representante, ficando todos com o 1º lugar (ver tabelas de zonas de pontuação).

Detalhes:

Serão considerados para execução apenas comandos sem adaptação ou alteração. A descrição dos comandos utilizados segue em documento a parte.

O fiscal pode usar de quaisquer métodos vocais ou gestuais para fazer o participante errar.

As reclamações feitas durante esta modalidade vão ser descontadas diretamente da pontuação final, seguindo as regras de reclamação.

(6)

6 7. Ordem em Linha

Tempo: sem limite

Participantes: Até 25 desbravadores (até 15 anos) Formação Inicial e Final: 05 colunas

Voz de comando: instrutor do clube

Procedimento: pelotão deverá marchar em um trajeto de 100 metros e repeti-lo continuamente até que se completem 400 metros no sistema de ida e volta sem que pelotão pare ou execute uma evolução que caracterize uma parada. Será obrigatória a realização de uma evolução e o instrutor deverá marchar juntamente com o pelotão à frente, ao lado ou em forma com ele.

8. Ordem Estratégica Tempo: 04 minutos

Participantes: Até 24 desbravadores (até 15 anos) Formação Inicial e Final: 04 colunas

Voz de comando: desbravador MENINO (13-15) mais 03 auxílios do instrutor do clube.

Procedimento: Executar uma série de 10 comandos de ordem intercalados entre em marcha e “á pé firme” ou estacionados que serão sorteados mediante o uso de cartões. O sorteio definirá seqüência e os comandos que serão utilizados. O desbravador que possui a voz de comando receberá 03 cartões de ajuda para solicitar o auxílio do instrutor do clube, o chefe da prova julgará a necessidade do auxilio em sua avaliação de acordo com o desempenho do desbravador. Ou seja, ele pode ganhar por pedir ajuda no momento certo, ou ser avaliado por usar o cartão de forma displicente. Será obrigatória a realização de uma evolução mesmo que não tenha havido sorteio para tal ação. Exemplo: Sorteia-se “ALTO, A VONTADE EM FORMA, MEIA VOLTA VOLVER (EM MARCHA)....”. O desbravador deverá dar um ORDINÁRIO MARCHE pra poder validar o ALTO, dar DESCANSAR e A VONTADE EM FORMA, validando outro comando, dar ORDINÁRIO MARCHE e MEIA-VOLTA VOLVER e assim por diante até o décimo comando.

Referências

Documentos relacionados

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

A Tabela 6 identifica as categorias de CI mais empregadas nos estudos investigados. Percebe-se que as categorias empregadas referem-se a categorias que mesclam a

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Clique o botão do >>> adicionar e incorpore o endereço IP de Um ou Mais Servidores Cisco ICM NT correspondente ao campo de valor de opção.Para obter ao nome de pacote

A relação da educação geral e a Educação Física precisam está ligadas ao que o ambiente escolar necessita, como também, atender aos parâmetros de inclusão ao aluno que faz-se

Neste sentido, o objetivo deste estudo foi verificar a prontidão para mudança comportamental das professoras da rede municipal de ensino de Montes Claros, Minas Gerais, com queixa

— Cedência de uma barraca no páteo do Convento de — e parte do terreno, para casa de distribui-. çlo da sopa