• Nenhum resultado encontrado

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA / BACHAREL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA / BACHAREL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Município de São Carlos - SC Processo Seletivo 004/2018

Prova objetiva escrita para o cargo de:

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA / BACHAREL

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 15h00min e término às 18h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 20 (vinte) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta, o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá assinalar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

Questão Alternativa correta

01 A B C D

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 7. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

8. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

9. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Processo Seletivo 004/2018.

10. Boa prova.

11. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

12. Para levar o caderno de prova você deve permanecer na sala no mínimo até às 16h30min.

... Processo Seletivo Município de São Carlos - SC

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

01- De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001, um documento nacional importante, que institui as Diretrizes Nacionais para a educação de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, o atendimento aos alunos deve ser realizado em:

a) Classes comuns do ensino regular em qualquer etapa. b) Escola especial para todos em qualquer etapa.

c) Salas especiais ou regulares apenas no ensino fundamental. d) Salas multifuncionais de recursos no ensino fundamental.

02- De acordo com o disposto na Lei Federal nº 11.494/2007 que Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, marque a alternativa incorreta:

a) Os recursos dos Fundos, inclusive aqueles oriundos de complementação da União, serão utilizados pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, no exercício financeiro em que lhes forem creditados, em ações consideradas como de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica pública.

b) Pelo menos 60% (sessenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.

c) O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos dos Fundos serão exercidos, junto aos respectivos governos, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por conselhos instituídos especificamente para esse fim.

d) É permitida a utilização dos recursos dos Fundos como garantia ou contrapartida de operações de crédito, internas ou externas, contraídas pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios que não se destinem ao financiamento de projetos, ações ou programas considerados como ação de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica.

03- Analise as afirmativas, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correspondente.

O Ministério da Educação atuará:

( )No apoio técnico relacionado aos procedimentos e critérios de aplicação dos recursos dos Fundos, junto aos Estados, Distrito Federal e Municípios e às instâncias responsáveis pelo acompanhamento, fiscalização e controle interno e externo.

( )Na realização de avaliações dos resultados da aplicação da Lei Federal nº 11.494/2007, com vistas na adoção de medidas operacionais e de natureza político-educacional corretivas, devendo a primeira dessas medidas se realizar em até 5 (cinco) anos após a implantação do Fundo.

( )Na capacitação dos membros dos conselhos.

( )Na realização de estudos técnicos com vistas na definição do valor referencial anual por aluno que assegure padrão mínimo de qualidade do ensino.

( )No monitoramento da aplicação dos recursos dos Fundos, por meio de sistema de informações orçamentárias e financeiras e de cooperação com os Tribunais de Contas dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.

a) V – F – F – F – V. b) V – F – F – V – V. c) V – F – V – V – F. d) V – F – V – V – V.

(4)

04- De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale (DI) para os direitos e (DE) para os deveres.

( )Ser assistido, criado e educado por uma família.

( )Acesso à escola pública e gratuita próxima a sua residência.

( )Não permanecer em casas de jogos, bailões, bares e similares além do horário permitido por lei.

( )Participar da vida familiar e comunitária.

( )Garantia pelo atendimento pelo sistema único de saúde (SUS).

( )Respeitar a si mesmo e todas as pessoas independentes de raça, cor, sexo, religião, classe social ou idade.

A sequência correta de cima para baixo é: a) DE, DI, DE, DI, DE, DE.

b) DI, DI, DE, DI, DI, DE. c) DI, DI, DE, DE, DI, DE. d) DE, DI, DI, DI, DI, DE.

05- De acordo com o Estatuto da Criança e do adolescente, assinale a alternativa que não expressa uma atribuição do Conselho Tutelar.

a) Comunicar ao Promotor de Justiça da Infância e da Juventude, através de correspondência oficial protocolada, fatos que configurem crimes contra crianças e adolescentes.

b) Executar medidas punitivas nos casos que envolvam questões litigiosas, contraditórias, contenciosas, de conflito de interesses como a destituição do poder familiar.

c) Atender as crianças e adolescentes nas hipóteses em que seus direitos forem violados, aconselhar os pais ou responsável e aplicar medidas de proteção.

d) Encaminhar casos relativos a situações de adolescente envolvido ou supostamente envolvido em ato infracional.

06- De acordo com resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( )A Educação Especial é uma modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino.

( )A Educação Profissional e Tecnológica não articula-se com o ensino regular e sim como outra modalidade de ensino.

( )A Educação Especial é parte integrante da educação regular e por isso, não deve ser prevista no projeto político-pedagógico.

( )A Educação Escolar Quilombola é desenvolvida em unidades educacionais respeitando à especificidade étnico-cultural de cada comunidade.

( )A Educação de Jovens e Adultos destina-se aos que se situam na faixa etária superior à considerada própria, no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A sequência correta de cima para baixo é: a) V- V- V- V- V.

b) F- F- V- V- V. c) V- V- F- V- V. d) V- F- F- V- V.

(5)

07- Professora, dos anos iniciais, antes de realizar o plano de aula, desenvolveu uma sondagem do nível de aprendizagem que encontravam os seus alunos. Usou suas informações e reflexões sobre a turma observando os avanços e o que é mais desafiador para eles. Esta etapa do plano de aula corresponde:

a) Aos objetivos gerais.

b) A previsão de carga horária. c) Ao diagnóstico da realidade.

d) Ao material utilizado durante a ação docente.

08- O planejamento nem sempre é utilizado como ferramenta que dá norte ao conteúdo a ser trabalhado. Segundo Vasconcellos (1995), a prática do professor em sala de aula, de um modo geral, não leva em conta o que foi colocado no plano. Em relação ao planejamento docente, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( )Subsidia a prática pedagógica do professor possibilitando a ele uma organização metodológica do conteúdo.

( )Determina as ações do professor impossibilitando a capacidade de intervenção na prática pedagógica.

( )Prevê a escolha dos recursos de ensino mais adequados para estimular a participação dos alunos nas atividades de aprendizagem.

( )Pressupõe os procedimentos de avaliação mais condizentes com os objetivos propostos. ( )Consiste na simples seleção de conteúdos a serem transmitidos pelos professores e memorizados pelos alunos.

A sequência correta de cima para baixo é: a) V- F- F- V- V.

b) V- F- V- V- F. c) V- V- V- V- V. d) F- F- V- V- F.

09- Em relação ao Projeto Político Pedagógico da escola, eixo de toda e qualquer ação a ser desenvolvida no estabelecimento de ensino, é incorreto afirmar que:

a) Oferece embasamento para a elaboração do Plano de Trabalho Docente. b) É uma tarefa burocrática, exclusiva do professor e determinada pela LDB.

c) É um instrumento de organização do trabalho pedagógico, que contempla em seu plano de ação metas a cumprir.

d) É construído para ser vivenciado em todos os momentos, sendo um documento que está sempre em construção.

10- O Aluno é o centro das atividades escolares, é um ser ativo e curioso. Surge a valorização do “eu” do aluno e também as atividades adequadas as suas características individuais. A autoridade do professor não entra mais em prática, e sim a sua capacidade de auxiliar o aluno em suas tarefas escolares. Não há lugar privilegiado para o professor; antes, seu papel é auxiliar o desenvolvimento livre, e espontâneo da criança. (LIBÂNEO, 2006).

O fragmento acima corresponde a concepção pedagógica: a) Liberal.

b) Tecnicista. c) Tradicional. d) Escolanovista.

(6)

Conhecimentos Específicos

11- A expressão Educação Física precisa ser considerada como um termo datado, ou seja, criado dentro da cultura ocidental, em um momento específico da sua História, com o propósito de designar algo: uma disciplina que inclui no currículo escolar um espaço para a prática de atividades corporais. Sobre a história da Educação Física no Brasil, analise as afirmativas a seguir:

I- O predomínio da influência do nacionalismo sobre o Movimento Ginástico Europeu, dando-lhe um sentido muito mais político do que biológico ou artístico, levou alguns autores a rotularem esse movimento de doutrinário, pois estava profundamente comprometido com a doutrina de soberania nacional e, consequentemente, com o militarismo que, na oportunidade, era a principal forma para sua consolidação.

II- a Educação Física foi convocada para desempenhar um papel crucial no conjunto das três forças primordiais de uma sociedade para o positivismo: a raça, que constituía o fundamento biológico de um país; o meio, que incluía os aspectos relacionados com a educação, a alimentação, a higiene do corpo e ao modo de vida da população; e o momento, resultado das oportunidades geradas pelo avanço da Ciência, da arte e da técnica sobre como cuidar melhor do corpo, papel que compete à Educação Física.

III- A Educação Física nasce como uma intervenção profissional específica, ou seja, a ação pedagógica do professor da disciplina do currículo escolar, que era responsável por cuidar da educação do corpo. Assim, a Educação Física nasce como licenciatura, sem qualquer referência a um bacharel correspondente.

Assinale a alternativa que indica somente as afirmativas corretas. a) I e III.

b) I, II e III. c) II e III. d) I e II.

12- O professor pode possibilitar a construção do conhecimento, por meio do resgate de conhecimento do aluno para a solução de problemas, propondo uma Educação Física escolar em que a construção do conhecimento esteja presente na prática educativa, e utilizando conteúdos como brincadeiras populares, jogos simbólicos e jogos de regras. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

a) Na Educação Física Infantil, a psicomotricidade tem um papel irrisório, pois, cada vez menos, os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar.

b) O ponto chave na organização didática das atividades de sala de aula é a coerência de ações do professor. Nesse sentido, defende-se que uma escola deve oferecer progressão continuada dos conhecimentos, e não apenas de acesso, mas da permanência na escola e nas atividades de aula de Educação Física.

c) A capacidade de questionar e analisar as condições e a complexidade de diferentes realidades de forma fundamentada atrapalha o professor na realização de uma constante auto-avaliação do envolvimento objetivo e subjetivo no plano individual e situacional do seu aluno.

d) O mais importante durante as aulas de Educação Física não é articular as ideias e as diferentes noções de modelos para gerar uma concepção multifacetada que mantenha o vínculo com o contexto sócio-educacional que se faz inserida e que permita o diálogo entre as diferenças dos elementos teóricos, e sim realizar as atividades físicas com um fim neles mesmas.

(7)

13- A construção do conhecimento ocorre a partir da interação dos alunos com o mundo, considerando alguns conhecimentos que eles já possuem. A abordagem construtivista sócio-interacionista da Educação Física tem se infiltrado na escola e o seu discurso está presente nos diferentes segmentos do contexto escolar. Todas as alternativas a seguir apresentam características dessa abordagem, exceto:

a) Nesta abordagem, a Educação Física utiliza o movimento como principal meio e fim, oferecendo experiências de movimento adequadas ao nível de crescimento e desenvolvimento dos sujeitos envolvi- dos, a fim de alcançar a aprendizagem das habilidades motoras.

b) Valorização do processo.

c) Ênfase na cooperação nas aulas.

d) Apresentação de elementos lúdicos como pressupostos na realização das práticas pedagógicas, que sempre buscam momentos de alegria, fantasia, descontração e principalmente a fuga da realidade em vez da reapresentação da mesma.

14- Existem diferentes abordagens e concepções pedagógicas para o desenvolvimento da Educação Física escolar. Essas diferentes abordagens apresentam-se de maneiras distintas, quando se refere ao conteúdo e à identidade da Educação Física, principalmente a aplicada no ambiente escolar. Relacione cada abordagem a seguir com suas respectivas características. 1 – Construtivista-interacionista.

2 – Desenvolvimentista. 3 – Crítica superadora. 4 – Crítica emancipatória. 5 – Psicomotricidade.

( )A intenção é a construção do conhecimento, a partir da interação do sujeito com o mundo, do respeito ao universo cultural do aluno, explorando as diversas possibilidades educativas de atividades lúdicas espontâneas, propondo tarefas cada vez mais complexas e desafiadoras com vistas à construção do conhecimento.

( )Tal abordagem centra-se no ensino das modalidades esportivas. Busca, também, uma ampla reflexão sobre a possibilidade de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica e de tornar o ensino escolar em uma educação de crianças e jovens para a competência crítica e emancipada.

( )Nessa abordagem, a Educação Física tem seus objetivos, atuando mais especificamente no comportamento motor, preparando um ambiente de aprendizagem que favoreça o desenvolvimento das potencialidades de movimento das crianças.

( )Essa abordagem tem seus objetivos funcionais, em que os mecanismos de regulação entre o sujeito e o seu meio permitem o jogo da adaptação, que implica processos de assimilação e acomodação.

( )Propõe que o estudante torne-se capaz de buscar novas soluções para as relações consigo mesmo, com os outros e com a natureza, relacionando os temas da cultura corporal com suas realidades. Com isso, pretende-se que essas soluções sejam criativamente encontradas e extrapoladas para diferentes situações vivenciadas pelo aluno.

Assinale a alternativa que corresponde a sequencia correta de cima para baixo: a) 2 – 1 – 5 – 3 – 4.

b) 1 – 4 – 2 – 5 – 3. c) 3 – 5 – 1 – 4 – 2. d) 5 – 3 – 4 – 2 – 1.

(8)

15- Durante a aula de Educação Física, o aluno pulou da arquibancada da quadra e acabou lesionando a perna. Ele apresenta os seguintes sintomas: dor, que aumenta com o toque ou os movimentos; incapacidade funcional (impossibilidade de fazer movimentos) na região atingida; acentuada impotência funcional da extremidade ou das articulações adjacentes à lesão; inchaço, alteração da cor da área afetada; presença ou não de pulso no membr o atingido; podendo haver, ainda, fragmentos de ossos expostos e angulação ou curvatura anormal da região afetada. Considerando a situação acima, assinale a alternativa que apresenta o procedimento adequado na prestação de primeiros socorros.

a) Forçar o retorno do membro que está deslocado. b) Não utilizar talas.

c) Limpar o ferimento provocado pela exposição do osso.

d) Transportar o acidentado de fratura, antes de ter a parte afetada imobilizada corretamente.

16- Os eventos esportivos são aqueles em que o objetivo maior é a realização de uma competição esportiva. Durante o planejamento de uma competição esportiva, um sistema de disputa deve ser escolhido. O sistema de disputa é um processo de apuração das classificações desejadas e estabelecidas nos regulamentos das competições. O seu principal objetivo é definir o critério para se apurar o vencedor da competição. Sobre os sistemas de disputas, assinale a alternativa correta.

a) A eliminatória é uma forma básica de disputa que prevê a eliminação de competidores após uma ou duas derrotas, permanecendo na competição apenas os vencedores. Constitui-se de uma série de jogos em que o vencedor é definido pela eliminação dos vencidos. Os jogos de uma competição realizada sob a forma de eliminatória não precisam ter um vencedor necessariamente.

b) O rodízio é a forma básica de disputa em que cada participante disputa pelo menos um jogo contra cada adversário. Ou seja, todos jogam contra todos. É também conhecida internacionalmente como poule. Essa forma de disputa é encontrada no sistema básico de competição.

c) A Copa do Mundo de Futebol é realizada por um sistema simples de disputa, em que, na primeira fase, todas as equipes jogam entre si nos diversos grupos. As duas equipes mais bem classificadas de cada grupo passam para a próxima etapa, que é disputada na forma de rodízio.

d) Bagnall-Wild ou Suíço é uma forma de competição que evita que algumas equipes possam jogar mais em sua cidade (ou estádio, ou ginásio) do que outras. Evita que existam vantagens, pois comprovadamente jogar em sua cidade, estádio ou ginásio provoca melhores condições para que se conquiste uma vitória, pelo maior conhecimento do local de jogo e pelo apoio da torcida.

17- O voleibol é uma modalidade esportiva coletiva que tem como característica principal contatos com a bola sem a sua retenção. Analise as afirmativas a seguir sobre essa modalidade.

I- Para poder atuar no voleibol, o participante precisa desenvolver algumas técnicas básicas, ou seja, os fundamentos técnicos, tais como: o saque, a recepção, o levantamento, a finta, o ataque, o bloqueio e a defesa.

II- O toque caracteriza-se pela ação que coloca a bola em jogo. É o único momento do jogo que o ambiente é considerado fechado para quem ataca, porque os adversários não conseguem influenciar diretamente na ação (gesto técnico) do aluno/atleta que estiver executando esse fundamento técnico.

III- A recepção é um fundamento técnico também chamado de passe, considerado um princípio de defesa. É o movimento executado pela defesa, depois do saque adversário. É uma ação

(9)

(fundamento técnico) preparatória para o levantamento que, apesar de não marcar pontos diretamente por ação, tem relação direta com o êxito do ataque e, por conseguinte, a obtenção do ponto.

IV- O toque, quando bem executado, é o gesto técnico que garante maior precisão no direcionamento da bola, podendo ser executado com uma mão ou com ambas. O toque pode ser executado no solo ou com salto (toque em suspensão). Quanto à direção, esse fundamento pode ser executado para frente, para trás e para o lado.

Estão corretas as afirmativas: a) I, II, III e IV.

b) III e IV. c) II e III. d) I, III e IV.

18- Alguns pesquisadores acreditam que a aquisição da consciência tática deveria ter prioridade, sendo a base do processo de ensino-aprendizagem dos esportes coletivos, em vez de habilidades motoras (fundamentos técnicos). Nesse sentido, o ensino do componente tático “o que fazer” (tomada de decisão) deve preceder a técnica “como fazer”. A qualidade e a velocidade da tomada de decisão do aluno/ atleta, durante o jogo de futsal, dependem de fatores como velocidade e precisão de percepção; observação; atenção; habilidade, e experiência. Entre esses fatores, a capacidade de percepção exerce maior influência. Sobre a capacidade de percepção, assinale a alternativa correta.

a) A capacidade de percepção é um processo que envolve a captação, a análise e a interpretação da informação sensorial captada pelos receptores visuais; cinestésicos; auditivos; proprioceptivos; e tácteis do sistema sensorial. Esse processo envolve a detecção; a comparação; o reconhecimento; e a atenção seletiva da informação.

b) A capacidade de percepção pode ser melhorada através do treinamento físico, independente da aquisição de conhecimento, conforme passa pelo processo de aprendizagem. Veja que ele, o treinamento físico, deve ser o ponto de partida num processo de aula/treino orientada para diminuir falhas de informação e observação. c) A percepção e a antecipação dos movimentos da bola, dos colegas e dos adversários,

nos seus deslocamentos (movimentações), são de grande importância para a atividade do jogo, em especial nas ações técnicas. Nos jogos de futsal, são essencialmente as capacidades técnicas que permitem a identificação e resolução das situações problema. d) Praticantes iniciantes percebem objetos que são um forte estímulo visual: preocupam-se

com a bola. O colega da equipe ou os adversários só são valorizados quando de posse dela. Por isso, as outras dimensões da situação não são consideradas aspectos essenciais para um bom desempenho nos jogos esportivos coletivos.

19- As exigências físicas para a prática da modalidade futebol podem ser avaliadas pelas ações (movimentos) dos alunos/atletas durante um jogo. Nos últimos anos, muitos estudos foram realizados com a finalidade de dar suporte às intervenções, para atenderem o princípio da especificidade, durante as aulas/treinos, buscando promover adaptações que possam ser utilizadas de forma eficiente na prática da modalidade. Algumas pesquisas, por meio da observação e análise dos jogos de futebol, permitiram identificar as capacidades motoras predominantes e as fontes energéticas (substratos) utilizados em função das ações musculares específicas. Estão entre as principais capacidades físicas (qualidades) e motoras utilizadas na prática da modalidade esportiva coletiva futebol: Resistência (aeróbia; anaeróbia lática e alática); Força; Velocidade; Flexibilidade, e Coordenação. A respeito dessas capacidades físicas e motoras, assinale a alternativa correta.

(10)

a) Nos jogos de futebol, a resistência é a capacidade que pode ser expressa pelas ações que exigem aceleração, paradas bruscas e arrancadas.

b) A força é uma capacidade múltipla que envolve o reconhecimento, o processamento e a execução, expressos nas ações de ação e reação, no menor tempo possível, evidenciados nos deslocamentos rápidos com e sem a posse da bola, para defender e atacar, respectivamente.

c) A flexibilidade é a capacidade física de um atleta de futebol expressar um movimento máximo de extensão voluntária em uma ou mais articulações.

d) A velocidade é fundamental para os praticantes do futebol, pois a modalidade exige movimentos precisos dos Membros Inferiores (MMII) durante os deslocamentos em velocidade com a posse de bola, nos dribles e fintas, na condução e nas finalizações. 20- Em 1996, foi promulgada a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e, em seu Art. 26, §3º estava posto que “a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos”. Porém, tal redação deixou dúvidas a respeito de sua obrigatoriedade, pois dizia apenas que ela era um componente curricular. Para não deixar dúvidas a respeito de sua obrigatoriedade na educação básica, esse texto foi alterado, acrescentando o termo obrigatório em sua redação. Assinale a alternativa que indica a lei que alterou esse texto da LDBEN/96. a) Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. b) Lei nº 10.793, de 1º de dezembro de 2003. c) Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998. d) Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008.

Referências

Documentos relacionados

Dentre os efeitos das condições de corte na formação das rebarbas destacam o modelo geométrico da ferramenta/peça, o nível de desgaste e geometria da ferramenta

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

There were no gender differences as related to age groups, destination, type of transport, previous health counseling, leisure travel motivation or pre-existing diseases but, as

5450/2005 e demais normas cogentes: “Aquele que, convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não assinar o contrato ou ata de registro de preços, deixar de

As complicações mais descritas relacionadas ao uso de PICC em neonatos são: infiltração, extravasamento, flebite, obstrução, infecção de corrente sanguínea

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

Há algumas que, como as outras, contabilizam todas as suas dívidas no Passivo Circulante; todavia não tem, no Ativo Circulante, Valores a Receber, pois vendem apenas à vista ou a

A escolha da região da AMESC se deu a partir da realização de meu Estágio Obrigatório (Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais - e Ensino