• Nenhum resultado encontrado

KÊNIA SIMONE WERNER A MUSICALIDADE TECIDA EM NOSSO COTIDIANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "KÊNIA SIMONE WERNER A MUSICALIDADE TECIDA EM NOSSO COTIDIANO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

A MUSICALIDADE TECIDA EM NOSSO COTIDIANO

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ZAIRA HAUSCHILD – SÃO LEOPOLDO – UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL –

CAXIAS DO SUL

Orientadora: Sueli Salva

São Leopoldo – Caxias do Sul 15 de julho de 2008

(2)

KÊNIA SIMONE WERNER

MUSICALIDADE TECIDA EM NOSSO COTIDIANO

Projeto de pesquisa realizado junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaira Hauschild da cidade de São Leopoldo. Curso de Extensão: Escola e Pesquisa – Um encontro possível

Linha de pesquisa: Culturas da Infância e da Juventude

Orientadora: Sueli Salva

São Leopoldo – Caxias do Sul 15 de julho de 2008

(3)

SUMÁRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO ...4 1.1 Título do Projeto...4 1.2 Perfil da Escola...4 1.3 Perfil da Turma...5 2 TEMA...6 2.1 Delimitação do Tema...6 2.2 Problema...6 3 JUSTIFICATIVA...6 4 HIPÓTESES...7 5 OBJETIVOS 5.1 Objetivos Gerais...7 5.2 Objetivos Específicos...7 6 METODOLOGIA...8 7 POPULAÇÃO/AMOSTRA...8 8 RECURSOS 8.1 Recursos Humanos...8 8.2 Recursos Materiais...9 9 CRONOGRAMA...9 10 REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO...9 11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...13 12 INSTRUMENTO DE PESQUISA...13

(4)

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Escola: E.M.E.F. Zaira Hauschild Equipe Diretiva

Diretora: Claudia Marianne Rocha Vice-Diretora: Vivian de Oliveira Brum

Supervisores: Carla Sperafico, Cristiano Dório e Sandra Mara Bitelo Professora responsável: Kênia Simone Werner

Alunos: Abraão Camargo Costa, Amanda Juliana Martins da Silva, Ana Claudia Cruz de Medeiros, Ana Paula dos Santos Orestes Vargas, Ana Tatiele de Castanho, Andressa Catiana Ferreira Nobre, Cristian Espíndola Schulz, Débora Valeski Brizolla, Dionatan Quadro Bittencourt, Diulie Quadro Telles, Éderson de Oliveira, Eduarda Lima de Oliveira, Everton da Silva Martins, Fábio Plate Lacerda, Felipe Tavares da Silva, Guilherme Ferreira dos Passos, Gustavo da Rosa Dias, Lais Amaro Prass, Luana de Bairros, Magdiel Oliveira da Silva, Marlon Jonas Gonchoroski Schuster Lima, Maxwell Farias de Souza Ayres, Nathalia Michel Fonseca, Quélen Fernandes Hendler, Tauana da Silva Santos, Vinícius Lacerda Hendrischky, William de Oliveira Dias.

1. 1 Título do Projeto

Musicalidade tecida em nosso cotidiano

Período de realização: abril a julho de 2008

1. 2 Perfil da Escola

A Escola Zaira Hauschild está localizada na Avenida São Borja, 2520 em São Leopoldo. O prédio onde hoje funciona a Escola foi inaugurado no ano de 2000 e conta com 15 salas de aulas, laboratório de informática, biblioteca, sala de vídeo, refeitório, sala de professores, secretaria, sala de diretoria e supervisão. Possui oito banheiros, uma cancha poliesportiva e um pátio amplo.

A Escola acolhe cerca de 850 alunos nos turnos da manhã e tarde, cerca de 250 no turno da noite e conta com 58 professores e 13 funcionários para atendimento desses

(5)

alunos. No turno da manhã atende duas turmas de 1º ano, uma turma de 2º ano, duas 2ª séries, duas 3ª séries, duas 4ª séries, uma 5ª série, três 6ª séries e duas 8ª séries. No turno da tarde atende duas turmas de 1º ano, três turmas de 2º ano, duas 2ª séries, uma 3ª série, uma 4ª séries, duas 5ª séries, uma 6ª série e três 7ª séries. O turno da noite é composto por uma Etapa I, uma Etapa II, uma Etapa III, duas Etapas IV e quatro Etapas V.

O horário de atendimento do turno da manhã é das 7 horas e 30 minutos às 11 horas e 30 minutos para os alunos do currículo (1ª à 4ª série) e até às 11 horas e 55 minutos para os alunos da área (5ª a 8ª série). À tarde as aulas iniciam às 13 horas e terminam às 17 horas para o currículo e 17 horas e 25 minutos para alunos da área. O turno da noite funciona das 18 horas e 30 minutos até as 22 horas e 30 minutos.

A grande maioria dos alunos se deslocam até a Escola através de ônibus escolares gratuitos, oferecidos pela Prefeitura Municipal, pois provêem dos bairros Vila Nova, Barreira, Morro de Paula e Frigorífico Rost localizados nos arredores da Escola.

As ruas destes bairros são calçadas e contam com água encanada e luz elétrica. Muitas famílias são numerosas e, muitas vezes, os filhos mais velhos cuidam dos mais novos para que os pais possam trabalhar.

O nível socioeconômico das famílias em geral é baixo. Muitos pais de alunos trabalham em indústrias, outros são pedreiros, mecânicos, eletricistas, padeiros, carpinteiros, manicure, cozinheira ou ainda, desempregados à procura de emprego. Muitos pais e até mesmo alunos trabalham em uma pedreira localizada no Morro de Paula.

A escolaridade dos pais dos alunos refere-se ao ensino fundamental incompleto sendo que muitos dos alunos da EJA ( Educação de Jovens e Adultos – a qual a escola atende no turno da noite) são pais de alunos ou ex-alunos.

1.3 Perfil da Turma

A Turma 7S1 da E.M.E.F. Zaira Hauschild do ano de 2008 é composta por 27 alunos e demonstrou, no início do ano letivo, um quadro preocupante no sentido disciplina. Era uma turma difícil de atingir, faltava concentração, interesse, participação. Os professores estavam preocupados com a situação. Iniciou-se então um trabalho em conjunto com a supervisão para mudarmos essa situação. Por esse motivo foi a turma escolhida para

(6)

participar do projeto NEPSO – Nossa Escola Pesquisa sua Opinião. Hoje a Turma apresenta sensível melhora em vários aspectos. Há mais participação e interesse e estamos conseguindo desenvolver atividades significativas com os alunos.

2. TEMA

Relações estabelecidas entre os jovens e as músicas presentes em seu cotidiano.

2.1 Delimitação do Tema:

Conhecer como os jovens da Escola Zaira Hauschild relacionam-se com músicas do cotidiano quanto à prática de ouvir, cantar, tocar e compor.

2.2 Problema

De que formas acontecem às práticas musicais dos jovens em seu cotidiano?

3. JUSTIFICATIVA

Esse projeto é parte das atividades do curso de extensão “Escola e pesquisa, um encontro possível” realizado pela Universidade de Caxias do Sul – UCS, desenvolvido na E.M.E.F. Zaira Hauschild no município de São Leopoldo pela turma 7S1, 7ª série do Ensino Fundamental.

Esse tema surgiu a partir de conversas nas aulas de música em que os alunos manifestaram curiosidade em saber como, quando e onde a música está presente no cotidiano dos jovens. Os alunos manifestaram desejo de saber as diversas formas que os jovens interagem com música, sendo ouvindo, cantado, tocando um instrumento musical ou compondo.

Considero o tema da pesquisa relevante porque:

Se de fato queremos realizar uma pedagogia musical que esteja relacionada com o mundo cotidiano, com o mundo em que as crianças

(7)

vivem hoje, então teremos de entrar no campo das experiências midiáticas pelas quais, naturalmente, passam as suas experiências cotidianas com música. (SOUZA, 2000, p. 9)

Como professora de música, estou em permanente busca de formas de aproximar-me das experiências musicais dos alunos, o que torna essa pesquisa de valor intrínseco para minha prática pedagógica.

4. HIPÓTESES

Ao escolhermos o nosso tema, já tínhamos como pressuposto que a música está presente na vida de todos os jovens de nosso contexto, principalmente pela sua marcante presença na mídia e também pela sua histórica presença em praticamente todas as culturas do mundo.

A prática do canto, dança e composição são muito apreciadas no nosso meio, principalmente se falando em hip hop.

Existem outros lugares de concentração de jovens em que a música se faz presente, assim como outros gêneros musicais também são apreciados além do rap.

Há jovens que tocam instrumentos musicais, mas nunca tiveram a oportunidade de mostrar na escola, sendo que alguns deles aprenderam a tocar sozinhos ou com familiares.

São muitas as possibilidades de hipóteses para as questões por nós levantadas, pois a música possui uma grande diversidade de formas de se ouvida e executada.

5. OBJETIVOS

5.1 Objetivo Geral

Realizar uma pesquisa de opinião a fim de conhecer como acontecem as práticas musicais dos jovens.

5.2 Objetivos Específicos

(8)

Verificar aspectos relativos à atividade de tocar um instrumento musical pelos jovens.

Verificar aspectos relativos à atividade de compor músicas pelos jovens.

6. METODOLOGIA

O método utilizado para realização dessa pesquisa será a pesquisa quantitativa de opinião. Gil (1999, p.44) inclui esse tipo de pesquisa no grupo das pesquisas descritivas que “têm por objetivo estudar as características de um grupo”.

No Manual do Professor/NEPSO (2003) são citadas seis razões para aplicação da pesquisa de opinião que considero condizentes com os objetivos da presente pesquisa:

[ ... ] para averiguar a existência de algum problema, confirmar a continuidade de alguma ação que já está em andamento, compreender a visão que as pessoas têm de um fato ou de uma ação em curso, detectar a dimensão de algum problema ou de uma ação e refletir como agir, como mudar, como superar, ou como reafirmar as posições e caminhos já escolhidos. (Maunual do Professor/NEPSO, 2003, p. 25)

É importante ressaltar que embora a produção seja realizada a partir do método quantitativo, a interpretação pode fazer uso do método qualitativo com o objetivo de aprofundar a análise dos dados.

7. POPULAÇÃO E AMOSTRA

Escola conta com aproximadamente 1100 alunos, estando eles divididos entre os turnos da manhã, tarde e noite. Cada aluno entrevistará quatro pessoas, que totalizará 108 entrevistas, caracterizando uma amostragem de aproximadamente 10% da população.

8. RECURSOS

8.1 – Recursos Humanos

A pesquisa será feita pelos 27 alunos integrantes da Turma 7S1 da Escola Zaira Hauschild.

(9)

8.2 – Recursos Materiais

A pesquisa demandará 200 cópias impressas em folhas A4 – entre questionários, projeto e trabalho de divulgação dos resultados de estudo. Para a realização deste trabalho de pesquisa serão ainda necessários:

Laboratório de informática. Papel e caneta.

9. CRONOGRAMA

Março Abril Maio Junho Julho Agosto Novembro

Definição do tema de pesquisa e objetivos X Definição da amostra e elaboração do questionário X X Aplicação do questionário X X

Tabulação e análise dos resultados

X

Elaboração do relatório X

Construção dos resumos para revista de divulgação

dos projetos

X

Produção do artigo p/ publicação

X

Seminário NEPSO Pólo RS X

10. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para buscarmos uma melhor compreensão das necessidades de nossos alunos é necessário que estejamos atentos para seus saberes já adquiridos em seu cotidiano. Nesse sentido Del Ben (2003) nos diz:

Precisamos reconhecer as particularidades da época em que vivemos e os desafios que ela nos impõe. É a partir dessa configuração que deveríamos

(10)

refletir sobre o processo de escolarização, nossos projetos pedagógicos e também os conteúdos desse projeto, as relações entre professor e alunos, as metodologias e as relações entre escola e mundo extra-escolar, o que inclui conhecer e compreender as características das crianças, adolescentes e jovens que, hoje, freqüentam a escola (DEL BEN, 2003, p. 11)

É fundamentada nas teorias do uso do cotidiano dos alunos na sala de aula, que vêm sendo defendida por diversos autores como Souza (2000), Tourinho (1996), Monteiro (1997) entre outros, que percebo a importância de valorizar o conhecimento adquirido pelo aluno em seu círculo de convivência. Souza argumenta que “com as teorias do cotidiano, as pesquisas educacionais entram na escola, se dispondo a ouvir os seus agentes a fim de verificar com que bases operar no âmbito da sala de aula.” (SOUZA, 2000, p.19)

Basta observarmos para percebermos a presença da música nas atividades desempenhada pelos jovens, exercendo um papel social em suas relações. Del Ben (2003) chama atenção de que:

Vários autores, sob a perspectiva de diversas áreas [ ... ], têm enfatizado a importância da música na vida dos jovens, adolescentes e crianças. Pela experiência e pela observação, também sabemos que a música tem uma presença maciça na vida desses jovens, adolescentes e crianças, não só como lazer e diversão, mas como parte do processo de construção de suas identidades. (DEL BEN, 2003, p. 11)

Nesse sentido, a busca pelo saber de como a música perpassa nos grupos de convívio extra escolar dos alunos da Escola Zaira Hauschild torna-se um caminho que abre possibilidades para aperfeiçoar minha prática pedagógica. Considerando a condição social de grande parte dos alunos, através da música pode-se buscar resgatar valores e interesses importantes para a formação do indivíduo.

A pesquisa é um instrumento que nos possibilita o levantamento de dados importantes em um ambiente escolar, principalmente quando se está em busca de subsídios para nossa prática pedagógica. Quando os próprios alunos tornam-se pesquisadores de seus interesses em busca de respostas para suas dúvidas, estando essa pesquisa contextualizada em sua realidade, os resultados dessa pesquisa tornam-se de importância fundamental para eles, fazendo desse processo um aprendizado significativo. A forma como são planejadas as

(11)

etapas do Projeto NEPSO permite aos alunos pesquisadores entrelaçarem conhecimentos em diversas áreas a partir de seu interesse, o que dá maior sentido a aprendizagem.

(12)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DEL BEN, Luciana. Práticas pedagógico-musicais e identidades culturais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE E EDUCAÇAO, 17., 2003, Montenegro. Anais do

Seminário Nacional de Arte e Educação. Montenegro: FUNDARTE, 2003. p.10-15.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. 5 ed. INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. Nossa escola pesquisa sua opinião: manual do

professor/NEPSO. São Paulo: Global, 2003.

RABAIOLI, Inácio. Práticas musicais extra-escolares de adolescentes: um sarvey com

estudantes de Ensino Médio da cidade de Londrina/PR. Dissertação (mestrado em

música). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

(13)

Questionário nº: ... UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

PROJETO NEPSO - NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO CURSO DE EXTENSÃO ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL Questionário n :

Pesquisadores:________________________________________________________________Turma:______ Entrevistado:_________________________________________________Turma:_____________

PARTE I

1.Em que lugar você mais costuma ouvir música? ( )1. em sua casa ( )2.em festas ( )3. nos bares ( )4. nas ruas ( )5. na escola ( )6. nas igrejas ( )7. outros. Quais?_________________ 2. Você ouve música:

( )1. todos os dias

( )2. duas a 3 vezes por semana ( )3. uma vez por semana

3. Que gênero musical você prefere ouvir? ( )1. rap (hip hop)

( )2. rock ( )3. pagode ( )4. funk ( )5. forró ( )6. erudita (clássica) ( )7. gospel (igreja) ( )8. outra. Qual?__________________ PARTE II 4.Você canta? ( )1. sim

( )2. não – passe para a parte III do questionário 5. Em que lugar você mais costuma cantar? ( )1. em sua casa ( )2. na rua ( )3. na igreja ( )4. no ônibus ( )5. no carro ( )6. na casa de amigos ( )7. nos bares ( )8. na escola

( )9. em suas apresentações (shows) ( )10. outros. Quais?________________

6. Você canta junto com outras pessoas que também cantam? ( )1. não

( )2. sim. Com quem?_______________ 7. Você canta:

(14)

( )1. várias vezes cada dia ( )2. uma vez todos os dias ( )3. duas a 3 vezes na semana ( )4. uma vez por semana ( )5. uma vez a cada quinzena 8.Que gênero musical você canta? ( )1. rap (hip hop)

( )2. rock ( )3. pagode ( )4. funk

( )5. gospel (igreja)

( )6. outro. Qual?__________________ 9. Como você aprendeu a cantar? ( )1. sozinho

( )2. no coral ( )3. na igreja

( )4. com professor particular ( )5. numa escola de música ( )6. com pessoas amigas ( )7. com familiares

( )8. outro. Qual?___________________ PARTE III

10.Você toca um instrumento musical? ( )1. sim

( )2.não – passe para a parte IV do questionário

11. Em que lugar você mais costuma tocar um instrumento musical? ( )1. em sua casa

( )2. na rua ( )3. na igreja ( )4. no carro

( )5. na casa de outras pessoas ( )6. nos bares

( )7. na escola

( )8. em suas apresentações

( )9. outros. Qual? ________________

12. Você toca um instrumento musical junto com outras pessoas que também tocam? ( )1.não

( )2. sim. Com quem?_______________ 13. Você toca um instrumento musical: ( )1. várias vezes cada dia

( )2. uma vez todos os dias ( )3. duas a 3 vezes na semana ( )4. uma vez por semana ( )5. uma vez a cada quinzena 14. Qual gênero musical você toca? ( )1. rap (hip hop)

( )2. rock ( )3. pagode ( )4. funk

(15)

( )5. forró

( )6. erudita (clássica) ( )7. gospel (igreja)

( )8. outro. Qual?__________________ 15.Qual instrumento musical você toca? _________________________________ 16. Como aprendeu a tocar um instrumento? ( )1. com professor particular

( )2. com familiares ( )3. sozinho ( )4. na igreja

( )5. com professor de uma escola ( )6. com pessoas amigas

( )7. outros. Quais?________________ PARTE IV

17.Você compõe música? ( )1. não

( )2. sim

18. O que leva você a compor? ( )1. para ganhar dinheiro ( )2. para uma mostra musical ( )3. para a prática religiosa ( )4. para uma pessoa querida

( )5. outro. Qual?__________________

19.Você compõe junto com outras pessoas que também compõe? ( )1. não

( )2. sim. Com quem?_______________ 20. Qual o gênero musical que você compõe? ( )1. rap (hip hop)

( )2. rock ( )3. pagode ( )4. funk ( )5. erudita (clássica) ( )6. gospel (igreja) ( )7. outro. Qual?___________________ 21. Como você aprendeu a compor? ( )1. sozinho

( )2. com professor particular ( )3. numa escola de música ( )4. com pessoas amigas ( )5. com familiares

Referências

Documentos relacionados

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

análise dos documentos legais norteadores da Política de Formação do Estado do Rio de Janeiro. No terceiro capítulo é elaborado um plano de intervenção em que são

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

a) política nacional de desenvolvimento do turismo; b) promoção e divulgação do turismo nacional, no país e no exterior; c) estímulo às iniciativas públicas e privadas de

Entre as serras conhecidas estão: serra dos Carajás, serra Pelada, serra de Tumucumaque, a serra do Acarai e a serra do Cachimbo, encontradas no Pará; a serra Dourada, a chapada

Os resultados das análises físico-químicas do efluente bruto e pós tratado em filtro de areia intermitente demostraram que, o C5 que é o reservatório final

A cerveja possui um delicado aroma de malte e uma sutil doçura ao final, sendo a companhia perfeita para refeições leves, como peixes e saladas.. Combina perfeitamente com