• Nenhum resultado encontrado

Guia para produzir um Netflix de Nicho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia para produzir um Netflix de Nicho"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Guia para produzir um Netflix de Nicho

2016

De conteúdos religiosos até programas de pesca,

novas plataformas apostam em nichos cada vez

mais específicos.

Plataformas Populares

(2)

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Conteúdo e público: a dupla carro-chefe do seu do seu projeto

3. O advento do streaming

4. Você vai precisar de um media center!

5. E aí, já pensou na plataforma que vai hospedar o seu vídeo?

6. Cases: Veja quem anda fazendo o seu próprio Netflix!

7. Conclusão

Sobre a Samba

3

5

7

9

10

12

19

21

(3)

1.

Introdução

Na chamada era da informação, na qual somos bombardeados com conteúdos por todos os lados, encontrar aquele que de fato nos interessa, às vezes, pode se tornar uma tarefa difícil. O leque de possibilidades, em algumas vezes, pode atrapalhar a encontrar aquele material específico que você está buscando. No caso dos produtores de conteúdo, então, a dificuldade pode ser ainda maior: tornar o conteúdo relevante em meio aos inúmeros materiais disponíveis em alguma plataforma específica.

Uma alternativa que alguns grupos de mídia têm adotado para tentar suprir a demanda de usuários que buscam por conteúdo segmentado, é a distribuição desse conteúdo on demand. É comum encontrarmos diversos canais pagos - e agora até canais abertos - que oferecem conteúdo exclusivo ou replicam aquele distribuído pela TV em plataformas online.

Segundo a consultoria Market & Markets, o setor de vídeo por demanda (VOD) pode valer US$ 61,4 bilhões em 2019, o que é um número representativo em um mercado extremamente promissor. Mas, muito além dos olhares apenas dos grupos de mídia, o setor VOD tem atraído, também, os investimentos de empresas que apostam em conteúdo de nicho como principal produto.

O Netflix, provedor global de filmes sob demanda, hoje, por exemplo, é um dos principais nomes quando pensamos em distribuidores - e até produtores - de conteúdo audiovisual. Fundado nos Estados Unidos, em 1997, o Netflix atuava como uma distribuidora de DVDs pelo correio. Após dez anos de operação, a empresa começou a distribuir conteúdo via streaming e, em 2011, o serviço já contava com mais de 23 milhões de assinantes, só nos EUA.

(4)

Segundo a empresa, somente no primeiro trimestre de 2013, foram assistidas cerca de 5 bilhões de horas de conteúdo por meio da plataforma. Um dado incrível para um produto que ainda estava amadurecendo no mercado e conquistava a confiança do usuário. Mas, se a velocidade da internet colaborava para que o número de usuários crescesse, o catálogo de títulos disponíveis levava à retração desse crescimento.

Embora a plataforma ainda disponha de inúmeros recursos para a segmentação de conteúdo on demand, ainda há falhas em relação aos produtos que sejam ainda mais específicos. A partir dessas falhas é que diversas outras empresas viram a oportunidade para criar plataformas que distribuam conteúdos de nicho, por assinatura, no mesmo modelo de negócios do Netflix.

Um mercado que, às vezes, pode parecer ser muito pequeno, pode representar um potencial enorme de crescimento e um público que não era esperado. É possível encontrar empresas que distribuem conteúdo de nicho sobre pesca, passando

pelas que transmitem shows ao vivo e chegando naquelas que ofertam conteúdo religioso, tudo via streaming! E tudo isso com grandes audiências.

Mas, se você tem interesse em começar o seu canal para distribuir conteúdo de nicho, é bem possível que esteja se perguntando quais são os passos que você deve seguir, certo? Então, continue lendo esse guia e veja como produzir um Netflix de nicho!

(5)

2.

Conteúdo e público: a dupla

carro-chefe do seu do seu projeto

Antes de qualquer coisa, é preciso pensar em qual é o seu conteúdo, qual é o nicho de mercado que você pretende entrar e as barreiras que ele tem. Quando pensamos em um mercado pequeno e fechado, é preciso ter muito cuidado com a linguagem do conteúdo que será transmitido. Se você for o produtor desse conteúdo, então, esse cuidado deve ser redobrado.

Quando esse conteúdo será produzido no formato de vídeo, é preciso ter diversos cuidados para a produção. Grandes investimentos para a produção desses materiais deixam o conteúdo mais profissional, é claro. Mas, o budget reduzido, por exemplo, não é nenhum impedimento para a produção de um conteúdo relevante e de interesse. Fazer os seus próprios vídeos não requer ferramentas extremamente caras e é possível começar o seu canal com pouca verba. Se você ainda não sabe como produzir os seus vídeos, dê uma olhada nas dicas da próxima página.

(6)

Se você optou por fazer apenas a curadoria desse conteúdo, também é preciso estar atento às mais diversas questões. Entre elas, podemos pensar nas questões legais, por exemplo, já que envolvem direitos autorais dos materiais e licença para distribuição. Além disso, pense em quem o será o seu público. Se você pretende atingir o público religioso, por exemplo, deve-se disponibilizar conteúdos relacionados à fé e ao comportamento religioso, por exemplo. Se o seu canal será musical, nada mais óbvio que oferecer conteúdos musicais, como clipes e shows. Mas, não se esqueça de pensar na segmentação, ou você vai querer disponibilizar axé em um canal de rock?

Então, de que adianta ter um conteúdo de qualidade se não tem um público para consumí-lo? Independente do público que você definir como o seu alvo, é importante estudá-lo, conhecer seus hábitos e costumes para, assim, construir o seu canal com mais alcance e qualidade. Então, para tirar o seu canal do papel e colocá-lo em prática, analise o seu público e o conteúdo que irá compartilhar com eles.

Produzir um canal segmentado precisa de muito planejamento e estudo, mas, se você já sabe o seu público e o conteúdo certo para ele, garantimos que as coisas vão ser mais fáceis!

Você vai precisar de um roteiro, né? Então,

clique aqui para saber como fazê-lo. 2015 Roteiro

Se você já está filmando, veja como fazer a melhor iluminação para o seu vídeo clicando aqui.

2015 Iluminação

Terminou as gravações? Clique aqui

para saber como criar um vídeo de maneira profissional.

(7)

3.

O advento do streaming

Pensar na infraestrutura que virá por trás do seu projeto é fundamental para garantir que ele dê certo! Por isso, defina o formato do seu projeto e veja qual a melhor solução para ele. O Netflix, por exemplo, é um sistema que oferece filmes e séries via streaming.

Essa tecnologia envia informações multimídia, por meio da transferência de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a internet, e foi criada para tornar as conexões mais rápidas. A melhoria da velocidade da internet contribuiu para que esse formato de distribuição fosse disseminado e aumentasse ainda mais o número de usuários de serviços neste formato.

A Sandvine, empresa de banda larga canadense, divulgou uma pesquisa que informou que 70% do uso de banda larga no horário de pico noturno da América do Norte corresponde a streaming

de vídeo e áudio. Isso significa que as pessoas estão usando a internet cada vez mais para acessar vídeos do que para outras atividades, como e-mails, compras ou trocas de mensagens. A demanda cada vez maior para conteúdo em vídeo e o cenário que nos encontramos hoje, que permite uma facilidade de acesso à tecnologia de ponta, tanto para quem produz, quanto para quem consome, são alguns dos fatores que contribuem para que esse formato de conteúdo seja tão utilizado.

A facilidade de acesso ao conteúdo por parte do usuário também é outro fator que tem feito com que os distribuidores de conteúdo em vídeo investissem nessa tecnologia. Antes, era necessário esperar o horário que o programa de sua preferência era transmitido para, então, assistí-lo. Por meio das plataformas de streaming, o usuário passou a ter acesso ao conteúdo quando e onde ele quiser. O Netflix tem como slogan a frase “Com o

(8)

Netflix, você tem o controle”. E, com a transmissão de conteúdo via streaming, esse slogan nunca fez tanto sentido.

Outro benefício que a tecnologia de streaming trouxe para os usuários é a questão de valores. Quando se fala em economia, ganha o que apresentar o melhor custo benefício, não é mesmo? Em função disso, o número de assinantes de canais de TV caiu consideravelmente, enquanto o número de usuários do Netflix aumenta a cada ano. Só em 2014, cerca de 40% dos lares norte-americanos tinha ao menos uma assinatura no serviço.

Essa economia não existe somente para o usuário. Para o produtor de conteúdo, o advento do streaming possibilitou também a entrada em um mercado que antes era dominado pelos grandes grupos de mídia. Já pensou quanto custa implacar algum programa em algum canal de TV pago? Com certeza é bem mais do que ter o seu próprio canal de vídeo, ou o seu próprio Netflix.

Além da redução de custos, ter o seu próprio Netflix, ou o seu

próprio serviço de distribuição de conteúdo via streaming, te dá total liberdade para definir o conteúdo que será transmitido. Em um canal de TV, por exemplo, existe a questão da linha editorial do canal e, para transmitir algum conteúdo ali, além de se pagar, é preciso que tenha conexão com os conteúdos exibidos ali. Afinal de contas, sem essa interação, você estaria exibindo um conteúdo para um público que não é do seu interesse. As baixas barreiras de mercado vão permitir que você crie um canal com conteúdo de nicho via streaming, segmentado para um público que você já conhece e com um investimento inicial justo. Interessou em saber mais sobre como a transmissão de conteúdo via streaming pode representar para o seu canal de

vídeo? Então fale com um de nossos consultores, temos certeza

que eles poderão ajudar você :)

Mas, agora que você já sabe o que o streaming é a forma mais indicada para transmitir os seus vídeos, você deve estar se perguntando: onde todo o meu conteúdo ficará disponível para os meus assinantes?

(9)

4.

Você vai precisar

de um media center!

Você já tem o seu conteúdo, sabe que vai transmití-lo via streaming, mas ainda não sabe por onde os usuários terão acesso a ele? Então você precisa de um media center! Ele será o local em que você irá reunir todo o conteúdo que será oferecido para o usuário!

Se você já tem algum site ou blog e usará o seu canal de vídeos como um viés do material que você já distribui, é preciso pensar que o seu media center deverá estar ligado ao seu canal principal. Mas, se você quer investir em algo totalmente novo, customizado e sem relação com algum canal já existente, indicamos que você dedique mais tempo e cuidado no seu media center.

Para construí-lo de forma mais profissional, você vai precisar da ajuda de um especialista para que ele seja, também, mais funcional e dinâmico. Além disso, com a ajuda dele, você vai

poder customizar as funções, o layout e questões de segurança, por exemplo. É preciso pensar nos detalhes que irão contribuir para a experiência do usuário.

Além disso, é necessário se preocupar com toda a infraestrutura tecnológica do seu media center. É preciso que ele seja responsivo, já que grande parte do acesso ao vídeo vem por dispositivos móveis, além de que é necessário que o vídeo toque sempre com qualidade de imagem e som e se adeque à banda da internet que ele está sendo acessado.

Também é fundamental pensar se ele irá suportar a plataforma que irá hospedar o seu conteúdo. Já que, tão importante quanto o seu media center, é a plataforma que será responsável por fazer com que o seu vídeo toque no momento em que o usuário apertar o play.

(10)

5.

E aí, já pensou na plataforma

que vai hospedar o seu vídeo?

Chegamos até aqui com uma ideia do que você precisa para montar o seu próprio Netflix com conteúdos segmentados. Primeiro, você precisa definir o conteúdo que você irá distribuir e para quem você irá distribuí-lo, isso é, o seu público. Depois, vimos que você precisa ver o formato que irá transmitir esse conteúdo e, então, onde o seu público terá acesso a ele. Até ai, parece que está tudo ok para a criação do seu canal, certo? Errado!

Todos esses pontos são fundamentais para você criar o seu canal. Afinal, entre todos eles, é o conteúdo que mais interessa, não é mesmo? Mas, de que adianta um conteúdo rico e exclusivo, mas que pode ser baixado por qualquer usuário? Se todo mundo tem acesso, deixa ele vai deixar de ser exclusivo.

Você pode ter o media center incrível, com um design sensacional que jogaria a experiência do usuário do Netflix - ou de qualquer outro serviço de streaming - no chão. Mas, de que adianta se a plataforma que o seu vídeo está hospedado travar, desalinhar o áudio com a imagem e entregar um conteúdo com uma qualidade péssima de transmissão?

Tá, tudo isso já está funcionando bem e o acesso ao site está só crescendo. Mas, já pensou se em meio ao sucesso enorme, a plataforma não aguenta o número de views e o vídeo trava, fica lento ou não carrega com a rapidez necessária? Tudo isso pode causar uma péssima experiência no seu usuário e diminuir a identificação com o seu conteúdo. Ou seja, todo um trabalho duro que poderia ter um sucesso enorme é jogado fora em

(11)

função de um detalhe que muitas pessoas nem imaginam a importância que tem: a OVP - Plataforma de Vídeo Online. Ao escolher a plataforma que irá hospedar os vídeos do seu canal, é necessário que você avalie se ela utiliza tecnologia de Multi CDN (Content Delivery Network), responsável pela entrega e distribuição do seu conteúdo pela melhor rota, com base em latência, performance ou custo; de ABR (Adaptive Bitrate

Streaming), responsável por garantir que a qualidade do vídeo seja sempre compatível com a banda da internet diponível para o usuário e de Multi-Device, que é a capacidade de entregar o seu conteúdo nos mais diversos aparelhos que estejam conectados à internet.

Quer conhecer uma plataforma que oferece todos esses ítens

que falamos? Então clique aqui e conheça o Samba Vídeos :v)

Do Samba Vídeos para o seu Mídia Center

(12)

6.

Cases: Veja quem anda

fazendo o seu próprio Netflix!

Embora tenha um catálogo cada vez mais completo e atualizado, o Netflix ainda deixa a desejar em relação aos vídeos direcionados para um público de nicho. Por isso, diversos outros canais foram criados para suprir essa demanda cada vez mais presente e o resultado tem sido incrível! Vamos conhecer alguns exemplos de canais que se transformaram em um Netflix de nicho?

(13)
(14)

Univer

A Igreja Universal viu na transmissão de conteúdos religiosos via streaming uma forma de aproximar o fiel à religião por meio da tecnologia!

O Univer é uma plataforma lançada este ano e que oferece filmes e séries cristãs, conteúdos e desenhos voltados para o público infantil, palestras sobre sucesso financeiro e no casamento, pregações bíblicas, além de oferecer transmissões ao vivo de cultos e eventos especiais do Templo de Salomão, em São Paulo. Tudo isso disponível 24h por dia, 7 dias por semana, por meio de uma assinatura mensal.

(15)
(16)

Fish TV

A Fish TV é um canal com um público bem segmentado e que oferece material exclusivo relacionado à pesca esportiva e a preservação ambiental. Além de produção própria de conteúdo, a Fish TV, incentiva e valoriza a produção audiovisual independente nacional.

Mas, além do seu canal na TV, é possível assistir aos conteúdos pela internet, via streaming. Por meio da assinatura do canal online, o usuário tem acesso a vantagens exclusivas, como: a qualidade em áudio e vídeo HD, disponível apenas para assinantes; a possibilidade de voltar a assistir o conteúdo de onde parou, no momento que quiser; acessar ao conteúdo por meio de outros dispositivos, como tablets e celulares; criar playlists exclusivas de acordo com o interesse por conteúdos; acompanhar o canal ao vivo pela internet.

Em 2014, na segunda edição do Prêmio NeoTV, a Fish TV foi a grande vencedora em três categorias: Melhor Canal Brasileiro de Espaço Qualificado, Melhor Canal Brasileiro de Espaço Qualificado de Programadora Independente, e Melhor Canal de Variedades.

(17)
(18)

EaseTV

A EaseTV é o primeiro canal do País com materiais dedicados para cachorros e gatos. A programação foi desenvolvida com uma finalidade: resolver o problema da separação entre os pets e os donos, o que ocasiona um enorme estresse no animal, quando é deixado sozinho.

Por meio da assinatura do canal, o usuário tem acesso ao conteúdo desenvolvido com base científica, por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, 24h por dia, 7 dias por semana. Dentro do próprio canal, é possível segmentar ainda mais o conteúdo que o seu pet irá assistir, além de criar planos segmentados de acordo com a sua necessidade.

(19)

7.

Conclusão

Você viu que é possível criar um canal de vídeos via streaming, assim como Netflix, para qualquer público que você quiser, né? Essa é uma oportunidade de mercado que os produtores - ou curadores - de conteúdo ainda estão descobrindo, mas que já tem tido resultados incríveis!

Tem algum projeto e ainda tá em dúvida em como tirá-lo do

papel? Então, fale com nossos especialistas e veja como executar

o seu projeto :)

FALE COM UM CONSULTOR

DA SAMBA TECH

(20)

Para complementar o conteúdo deste e-book, gostaríamos de te indicar alguns materiais:

VEJA AQUI

[Infográfico] OTT e Vídeos: qual

o futuro deste mercado? [E-book] Como criar sua TV na Internet

(21)

Eleita pela FastCompany como uma das companhias mais inovadoras da América Latina, a Samba Tech ajuda centenas de empresas a se comunicarem melhor com sua audiência através dos seus vídeos online.

Nossas soluções de Educação à Distância, Comunicação

Corporativa, Transmissão ao Vivo e TV na Internet cuidam de

todo o processo de gestão e distribuição de um vídeo online, desde o momento em que ele sai da câmera até ser distribuído para qualquer dispositivo conectado à internet. A nossa tecnologia leva o conteúdo dos nossos clientes a milhares de pessoas, democratizando o acesso à informação com segurança e qualidade.

(22)

Referências

Documentos relacionados

Nos próximos tópicos, falaremos sobre o momento ideal para fazer um intercâmbio, como escolher o destino e o programa mais adequado aos seus objetivos.. Boa leitura e

Disponibilização de um banco de imagens para nossos clientes, com imagens em alta qualidade dos produtos prontas para serem usadas para divulgação.

Nossos sistemas de câmeras corporais são distribuídos e integrados por meio de uma ampla rede de parceiros Axis, o que significa que o suporte necessário para construir um

MATEUS VALÉRIO DA COSTA JOÃO PAULO SOUZA MADEIROS DANIEL DE SOUZA MEDEIROS RITA DE CÁSSIA SILVA OLIVEIRA DANIELA YASMIM MORAIS COSTA DALIELMA VANESSA DA SILVA JOÃO VITOR

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS..

Com o pavimento HiLite floors, para áreas de apresentação exclusivas e ao mesmo tempo resistentes, agora ainda pode dar mais liberdade à sua imaginação.. Descubra as

Se não consegue mesmo sobreviver sem aqueles cremes para o rosto especial, tente levar só a quantidade necessária para a viagem, nem mais nem menos.. Assim pode deixar

Você pode se encontrar perdida em meio à essas dúvidas, sem saber qual é o melhor para o seu tipo de pele, que irá garantir a proteção tanto nos dias em que estiver fora de