• Nenhum resultado encontrado

NATHIELE RODRIGUS LEOPOLDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NATHIELE RODRIGUS LEOPOLDO"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – CIN

CURSO SUPERIOR EM BIBLIOTECONOMIA

NATHIELE RODRIGUS LEOPOLDO

PROJETO DA REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA – NORA ROBERTS: UMA VIDA EM LIVROS

(2)

NATHIELE RODRIGUS LEOPOLDO

PROJETO DA REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA – NORA ROBERTS: UMA VIDA EM LIVROS

Projeto de revista científica submetido à disciplina CIN7402: Editoração Científica, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrada pela Profa. Dra. Úrsula Blattmann e pela doutoranda Juliana Facchin no semestre 2017/2.

(3)

SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO ... 5 1.1 Área do Conhecimento ... 5 1.2 Editorial ... 5 2 CONTATO E EQUIPE ... 7 2.1 Endereço Postal ... 7 2.2 Contato Principal ... 7

2.3 Contato para Suporte Técnico ... 7

2.4 Equipe editorial ... 7

3 POLÍTICAS ... 9

3.1 Foco e Escopo ... 9

3.2 ISSN ... 9

3.3 Políticas de Seção ... 9

3.4 Processo de avaliação pelos pares ... 9

3.5 Periodicidade ... 10

3.6 Política de privacidade ... 10

3.7 Política de Acesso Livre ... 10

3.8 Arquivamento ... 10

3.9 Indexado em: ... 10

4 SUBMISSÕES ... 11

4.1 Submissões Online ... 11

4.2 Diretrizes para autores ... 11

4.3 Condições para submissão ... 14

4.4 Declaração de Direito Autoral ... 15

(4)

5 INFORMAÇÕES ADICIONAIS ... 17 5.1 Patrocínio da revista ... 17 5.2 Histórico ... 17 5.3 Cronograma ... 17 5.4 Recursos ... 17 5.5 Capa oficial ... 18

5.6 Capa do primeiro volume ... 19

5.7 Título em formato de imagem ... 19

5.8 Miniatura de Publicação ... 19

(5)

1 APRESENTAÇÃO

A Revista Nora Roberts: Uma Vida em Livros é uma revista online criada, para a disciplina de Editoração Científica no segundo semestre de 2017, ministrada pela professora Dra. Úrsula Blattmann e a doutoranda Juliana Facchin. É uma publicação bimestral, de acesso aberto, que tem a missão conhecer a vida e os papéis dos personagens criados pela autora Nora Roberts em seus livros, publicando artigos e resenhas sobre personagens criados pela autora pela visão dos leitores. Está direcionada ao público de todas as idades, romancistas, leitores em geral, fãs desta autora e curiosos que querem saber mais sobre o assunto.

A seguir são apresentadas as diversas etapas de configuração e gerenciamento da revista, etapas estas que foram realizados no desenvolvimento da revista e está sendo explanada neste projeto. Serão apresentadas as informações que foram inseridas na revista, e informações sobre a edição publicada na revista.

1.1 Área do Conhecimento Linguística, letras e artes.

Subárea: Literatura estrangeiras modernas.

1.2 Editorial

A presente edição apresenta o as Características de alguns personagens do livro Nudez Mortal da autora Nora Roberts para os leitores e apreciadores das obras da autora. Autores que já tiveram experiência com a leitura desta obra e o impacto que os personagens e suas características tiveram sobre ela. Esta edição mostra o potencial criativo de leitores simples e como eles descrevem os personagens de suas leituras.

A edição do volume 1, número 1 de 2017 é contemplado com:  Editorial da revista;

 Artigo, sobre Roarke para verificarmos como se publica um documento PDF na revista da autora Nathiele Rodrigues Leopoldo.

 Resenha sobre Eve para verificarmos como se publica um documento PDF na revista da autora Nathiele Rodrigues Leopoldo.

(6)

Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos nessa edição: autores, avaliadores, revisores e colaboradores.

Desejamos boa leitura.

Florianópolis, 02 de novembro de 2017. Nathiele Rodrigues Leopoldo

(7)

2 CONTATOEEQUIPE

A seguir relaciona-se a equipe que colabora com a revista. 2.1 Endereço Postal

Centro de Ciências da Educação. Departamento de Ciência da Informação – UFSC. Campus Universitário – Trindade.

88045-000 - Florianópolis - SC – Brasil.

2.2 Contato Principal

Nathiele Rodrigues Leopoldo

Graduanda - Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação. Departamento de Ciência da Informação – UFSC. Campus Universitário – Trindade.

88045-000 - Florianópolis - SC – Brasil. E-mail: na-rodrigues1@hotmail.com

2.3 Contato para Suporte Técnico Nathiele Rodrigues Leopoldo

E-mail: na-rodrigues1@hotmail.com

2.4 Equipe editorial Editor da Edição

Nathiele Rodrigues Leopoldo, UFSC, Brasil

Comissão Editorial

Cristiani Chierighini, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil Cinara Littig Vilela, UFSC

Comissão Avaliadora Cinara Littig Vilela, UFSC

(8)

Cristiani Chierighini, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Revisores

Cinara Littig Vilela, UFSC

Cristiani Chierighini, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Suporte Técnico

Cristiani Chierighini, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil Cinara Littig Vilela, UFSC

(9)

3 POLÍTICAS

Apresenta-se agora as políticas, foco e escopo da revista. 3.1 Foco e Escopo

A Revista Nora Roberts: Uma Vida em Livros é um periódico eletrônico de publicação bimestral que tem como missão conhecer a vida e os papéis dos personagens criados pela autora Nora Roberts em seus livros.

3.2 ISSN

Número do ISSN 0000-0000.

3.3 Políticas de Seção

Imagem 1. Política de seção da revista Nora Roberts: Uma Vida em Livros

Fonte:http://oficinas.incubadora.ufsc.br/index.php/Nathieleleopoldo/about/editorialPolicies#foc usAndScope. Acesso em: 05 de novembro de 2017.

3.4 Processo de avaliação pelos pares

A Revista Nora Roberts: Uma Vida em Livros adota em seu processo editorial a avaliação às cegas por pares.

(10)

1. Enviar as publicações em formato DOC e após corrigido enviar a publicação em PDF

2. As submissões são avaliadas a partir dos critérios abaixo relacionados: Correção, clareza e coerência de linguagem;

Clareza e articulação nas histórias relatadas;

Abrangência e pertinência do conteúdo em relação à área

3.5 Periodicidade

A Revista Nora Roberts: Uma Vida em Livros é uma publicação bimestral, publicada nos meses de: janeiro, março, maio, julho, setembro, novembro.

3.6 Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

3.7 Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

3.8 Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

3.9 Indexado em: Scielo; Google.

(11)

4 SUBMISSÕES

Submissões e diretrizes serão apresentados a seguir.

4.1 Submissões Online

Realizar o cadastro na revista eletrônica Revista Nora Roberts: Uma Vida em Livros é necessário para ter acesso ao sistema por meio de login e senha, para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

4.2 Diretrizes para autores

Os autores devem realizar o cadastro gerando Login e Senha no site da revista. Na seção Submissões Online deve ser preenchida corretamente, selecionando no perfil a opção autor, lembrando sempre que os campos com asterisco são de ordem obrigatória para a conclusão do cadastro.

Os artigos e demais trabalhos publicados na Revista Nora Roberts Uma vida em Livros, passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.

Os originais de artigos e ensaios submetidos à revista são encaminhados para a apreciação de dois pareceristas integrantes do Conselho Editorial e Comissão Editorial. As Resenhas submetidas ao Editor são encaminhadas à apreciação de dois pareceristas. Neste processo, os originais são lidos inicialmente pelo Editor que, se considerar estarem de acordo com a política editorial geral, os remeterá para os pareceristas.

Os originais poderão ser: - Aceitos na íntegra, sem restrições; - Aceitos na íntegra, com algumas alterações; ou, - Rejeitados. Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, a

(12)

Comissão Editorial se dá o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela Comissão.

Nora Roberts Uma vida em Livros não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos nela publicados, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

Dimensões do texto

Os textos a serem apresentados poderão ter a forma e dimensões que permitam ser inseridos nas seguintes seções da Nora Roberts Uma vida em Livros:

a - Artigo - Texto resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental...), preferencialmente concluída, destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados - máximo 15 laudas.

b - Ensaio - Texto resultante de reflexão teórica que aprofunda um tema ou nova abordagem de um tema importante para o debate acadêmico na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação - máximo 20 laudas.

c - Resenhas - Texto que apresente uma apreciação crítica de livros recém-editados nos campos de Biblioteconomia e Ciência da Informação - máximo 06 laudas.

Normas Editoriais da Revista Nora Roberts Uma vida em Livros

A Comissão Editorial da Revista Nora Roberts Uma vida em Livros estabelece as seguintes normas editoriais para a recepção de originais de artigos, ensaios e resenhas:

1. Os textos poderão ser apresentados em língua portuguesa, espanhola, inglesa ou francesa.

(13)

2. Os textos em língua portuguesa deverão ser redigidos conforme a norma de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR6022 de maio de 2003. Para os artigos nas demais línguas deverão ser utilizadas as normas ISO equivalentes (com a exclusão da informação de autoria).

3. Os textos deverão ser remetidos através da plataforma SEER.

4. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração: espaço simples, corpo 12, tipo Times News Roman, formato de papel = A4, sem marcações de parágrafo e deverão estar formatados em .doc ou .rtf. Deve ser deixado espaço interlinear branco entre o título e sua versão para a língua inglesa; e entre todos os títulos de seção e o texto, bem como entre os parágrafos do texto;

5. A primeira lauda deve conter: o título do texto e sua versão para a língua inglesa.

6. Na segunda lauda, o cabeçalho deverá conter: - O título em português ou em espanhol ou francês, quando for o caso, e em inglês, expressando, de forma clara, a ideia do trabalho; - As palavras-chave que melhor representem o assunto do artigo em português ou em espanhol ou francês, quando for o caso, e em inglês, separadas por "ponto e vírgula". Sugere-se a utilização de três a cinco termos; - Um resumo informativo em português ou em espanhol ou francês, quando for o caso, redigido de acordo com a NBR6028 ou norma ISO equivalente e um abstract em inglês, ambos contendo em torno de 100 palavras.

7. As citações no corpo do texto deverão ser redigidas de acordo com a NBR10520 ou norma ISO equivalente.

8. As referências bibliográficas deverão ser redigidas de acordo com a NBR6023 ou norma ISO equivalente.

9. O uso de notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias etc, deve ser limitado ao mínimo indispensável;

(14)

10. Recomenda-se incluir o (s) nome (s) da (s) pessoa (s) que de alguma maneira auxiliaram seja na coleta de dados, nas ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios mencionando "AGRADECIMENTOS" antes das Referências.

11. Os originais não deverão ser paginados;

12. Os pareceres referentes aos originais serão encaminhados aos autores no prazo máximo de cento e vinte dias, a contar da data de recebimento, por meio de comunicação eletrônica.

4.3 Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB). Não aceitamos em HTML.

3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

4. O texto está em espaço simples; corpo 12, tipo Times News Roman, formato de papel = A4, entre 10 e 20 páginas, sendo artigos com até 15 páginas e ensaios com até 20 páginas, sem marcações de parágrafo; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final. 5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos

em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de

(15)

sigilo da revista, quando for submetido para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

4.4 Declaração de Direito Autoral

Lei 9610/1998 - Declaração de Direito Autoral

Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

Art. 68. Sem prévia e expressa autorização do autor ou titular, não poderão ser utilizadas obras teatrais, composições musicais ou lítero-musicais e fonogramas, em representações e execuções públicas.

§ 1º Considera-se representação pública a utilização de obras teatrais no gênero drama, tragédia, comédia, ópera, opereta, balé, pantomimas e assemelhadas, musicadas ou não, mediante a participação de artistas, remunerados ou não, em locais de frequência coletiva ou pela radiodifusão, transmissão e exibição cinematográfica.

§ 2º Considera-se execução pública a utilização de composições musicais ou lítero-musicais, mediante a participação de artistas, remunerados ou não, ou a utilização de fonogramas e obras audiovisuais, em locais de frequência coletiva, por quaisquer processos, inclusive a radiodifusão ou transmissão por qualquer modalidade, e a exibição cinematográfica.

§ 3º Consideram-se locais de frequência coletiva os teatros, cinemas, salões de baile ou concertos, boates, bares, clubes ou associações de qualquer natureza, lojas, estabelecimentos comerciais e industriais, estádios, circos, feiras, restaurantes, hotéis, motéis, clínicas, hospitais, órgãos públicos da administração direta ou indireta, fundacionais e estatais, meios de transporte de passageiros terrestre, marítimo, fluvial ou aéreo, ou onde quer que se representem, executem ou transmitam obras literárias, artísticas ou científicas.

(16)

§ 4º Previamente à realização da execução pública, o empresário deverá apresentar ao escritório central, previsto no art. 99, a comprovação dos recolhimentos relativos aos direitos autorais.

§ 5º Quando a remuneração depender da frequência do público, poderá o empresário, por convênio com o escritório central, pagar o preço após a realização da execução pública.

§ 6º O empresário entregará ao escritório central, imediatamente após a execução pública ou transmissão, relação completa das obras e fonogramas utilizados, indicando os nomes dos respectivos autores, artistas e produtores. (Vide Lei nº 12.853, de 2013) (Vigência)

§ 6º O usuário entregará à entidade responsável pela arrecadação dos direitos relativos à execução ou exibição pública, imediatamente após o ato de comunicação ao público, relação completa das obras e fonogramas utilizados, e a tornará pública e de livre acesso, juntamente com os valores pagos, em seu sítio eletrônico ou, em não havendo este, no local da comunicação e em sua sede. (Redação dada pela Lei nº 12.853, de 2013)

§ 7º As empresas cinematográficas e de radiodifusão manterão à imediata disposição dos interessados, cópia autêntica dos contratos, ajustes ou acordos, individuais ou coletivos, autorizando e disciplinando a remuneração por execução pública das obras musicais e fonogramas contidas em seus programas ou obras audiovisuais.

§ 8º Para as empresas mencionadas no § 7º, o prazo para cumprimento do disposto no § 6o será até o décimo dia útil de cada mês, relativamente à relação completa das obras e fonogramas utilizados no mês anterior. (Incluído pela Lei nº 12.853, de 2013)

4.5 Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

(17)

5 INFORMAÇÕESADICIONAIS

A seguir, patrocínio, histórico, cronograma, recursos, capa da revista, capa do primeiro volume, título em formato de imagem, miniatura de publicação.

5.1 Patrocínio da revista

Universidade Federal De Santa Catarina – UFSC 5.2 Histórico

Tudo começou com um livro...

A autora Nora Roberts em cada livro lançado mostra a diferença que seu personagem tem uns dos outros.

É sobre alguns personagens que ficaram na memória dos leitores de seus livros que iremos abordar nesta revista.

Este é um espaço para conhecer a vida e os papéis dos personagens criados pela autora.

Esta revista foi criada em agosto de 2017.

5.3 Cronograma

Quadro 1. Cronograma com as etapas até a publicação da edição

Etapas 3° sem ana 4° semana 5°semana 7° semana 8° semana Prazo de avaliação x

Prazo para revisão x

Revisão de metadados x

Correção do autor x

Publicação da edição x

Fonte: Elaborado pelo autor.

5.4 Recursos

A baixo segue um modelo dos recursos utilizados na revista nora Roberts: Uma Vida em Livros

 Pessoas.

Tem se na equipe a revista:  1 Editor da edição;

 2 integrantes da comissão editorial;  3 integrantes na comissão avaliadora;

(18)

 2 revisores

 2 integrantes do suporte técnico.  Equipamentos  2 computadores de mesa;  1 notebook;  1 mesa central  6 cadeiras;  1 roteador de internet;  Estimativa de Custos

Projeto de extensão da UFSC no valor de 70 mil reais anual.

(19)

5.6 Capa do primeiro volume

5.7 Título em formato de imagem

(20)

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5892: Norma para datar. Rio de Janeiro: 1989

_______. NBR 6021: Publicação. Rio de Janeiro: 2016. _______. NBR 6022: Artigos. Rio de Janeiro: 2005. _______. NBR 6024: Numeração. Rio de Janeiro: 2012. _______. NBR 6032: Abreviação. Rio de Janeiro: 1989. _______. NBR 10525: ISSN. Rio de Janeiro: 2005.

Referências

Documentos relacionados

Está qualificado a inscrever-se para este Processo Seletivo, o candidato que comprovar regularidade acadêmica em Instituições de Ensino Superior - IES, nacionais

Em relação ao questionário aplicado aos professores, a pesquisa permite afirmar que no diz respeito à Importância da afetividade na relação professor x

O método propriamente dito de um trabalho científico só pode ser estabelecido depois que o objetivo tiver sido definido. Por esse motivo, no caso da Computação, normalmente a revisão

Na fachada posterior da sede, na parte voltada para um pátio interno onde hoje há um jardim, as esquadrias não são mais de caixilharia de vidro, permanecendo apenas as de folhas

Esta opção prende-se com razões de vária ordem de que se salientam: (a) a importância dos referidos aspectos para a formação matemática dos alunos e o lugar de relevo que ocupam

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

dos Restauradores 1250-187 Lisboa Portugal SESSÕES DE CINEMA.. Mínimo 20 participantes / marcação prévia A partir dos 12 anos, excepto

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de