• Nenhum resultado encontrado

Jason Augustus Newcomb - O Mago do Século XXI, Trazendo o Divino Para a Terra.pdf

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jason Augustus Newcomb - O Mago do Século XXI, Trazendo o Divino Para a Terra.pdf"

Copied!
153
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)

 J

 JA

AS

SO

ON

N A

AU

UG

GU

US

ST

TU

US

S N

NE

EW

WC

CO

OM

MB

B

O MAGO DO

O MAGO DO

SÉCUL

SÉCULO XXI

O XXI::

TRAZENDO O

TRAZENDO O

DIVINO PARA

DIVINO PARA

A TERRA

A TERRA

2 0 0 2

2 0 0 2

(5)
(6)

TABELA DE CONTEÚDOS

TABELA DE CONTEÚDOS

Introdução 7 Introdução 7

P A R T E I

P A R T E I

C R I A N D O E S P A Ç O P A R A O D I V I N O C R I A N D O E S P A Ç O P A R A O D I V I N O 1.

1. O O Conhecimento Conhecimento e e Conversação Conversação de de Seu Seu Sagrado Sagrado Guardião Guardião 1313 2.

2. O O Programa Programa Abramelin Abramelin 2525 3.

3. Preparação Preparação para para a a Operação Operação de de Abramelin Abramelin 3131 4.

4. A A Base Base de de Sua Sua Prática Prática Espiritual Espiritual 3939 5.

5. Trabalhando Trabalhando sobre sobre Si Si Mesmo Mesmo 5757

P A R T E I I

P A R T E I I

I N V O C A N D O O D I V I N O I N V O C A N D O O D I V I N O

6.

6. Métodos Métodos para para a a Consecução Consecução 7373 7.

7. Técnicas Técnicas de de Yoga Yoga 7777

8.

8. Mágicka Mágicka Cerimonial Cerimonial 8787

9.

9. Viagem Viagem Astral Astral 9595

10.

10. A OperaçãoA Operação ## dede## 9999

11.

11. Devoção Devoção 103103

12.

12. Técnicas Técnicas Sexuais Sexuais 105105

13.

13. Consciência Consciência e e Zen Zen 109109 14.

(7)

P A R T E I I I

P A R T E I I I

C O M U N H Ã O C O M O D I V I N O C O M U N H Ã O C O M O D I V I N O

15.

15. O O Programa Programa Completo Completo 115115 16.

16. Invocando Invocando o o seu seu Anjo Anjo 121121 17.

17. Conquistando Conquistando os os Quatro Quatro Príncipes Príncipes das das Trevas Trevas 125125 18.

18. Os Os Quadrados Quadrados de de Abramelin Abramelin 139139

Lista

Lista Descritiva Descritiva dos dos Nomes Nomes dos dos Espíritos Espíritos 145145

Bibliografia 153

(8)

INTRODUÇÃO

Nas páginas desse livro você encontrará uma elucidação completa dos métodos mais modernos para iluminar a sua mente e alcançar a consciência divina. Ainda, esses métodos estão baseados em algumas práticas antigas de comunhão com o Sagrado Anjo Guardião descritas no livro  A Magia Sagrada de  Abramelin, o Mago. Selecionei amplamente as variações de métodos para

contactar o Sagrado Anjo Guardião dentro de um plano claro e conciso, que eu refiro como a operação de Abramelin. Você pode moldar este plano dentro de sua própria prática espiritual. Devotei toda a minha vida adulta para entender a natureza da experiência mágica e religiosa, e espero compartilhar o que aprendi nessas páginas.

Sempre tive interesse na espiritualidade, particularmente do tipo esotérica. Antes da minha adolescência, comecei a acumular uma pequena  biblioteca de livros sobre o ocultismo, um dos quais é O Livro da Magia Sagrada

de Abramelin o Mago. Eu me considero um místico cético e pragmático. Amo a

experiência da alegria transcendental dos altos estados de consciência e a experiência oceânica da união cósmica, mas não acredito que ferramentas místicas, cristais e “conhecimento secreto” em si me levarão até elas. A Iluminação é um estado natural e não requer crenças especiais, drogas psicodélicas ou a “misericórdia” de Deus. Deus, seja quem ele/ela realmente for, quer que tenhamos a experiência desses transes extáticos. Ele/Ela não requer ascetismo, nem sacrifícios, tabus comportamentais ou estrutura moral.

Passei a minha adolescência espiritual principalmente dentro da tradição da Golden Dawn, estudando os ensinamentos de seu aluno mais famoso, Aleister Crowley. Virtualmente sozinho, Crowley expandiu a Ideia do Sagrado Anjo Guardião dentro de todo um processo de despertar espiritual. 1 Em minha

1Por favor, leia “The Wake World”, no pequeno livro de ensaios de Aleister Crowley, Konx Om

Pax (Chicago: Teitan Press, 1990), para uma viva descrição do processo espiritual conforme a

(9)

experiência, o Sagrado Anjo Guardião é aquela parte divina completamente dentro de você que está além do despertar da consciência.

A experiência de contactar o seu Sagrado Anjo Guardião é o casamento de seu “ser humano” com seu “self divino” – de seu self consciente com o seu self inconsciente. Unir estes dois modelos de consciência sempre foi o objetivo de místicos e sábios. Ela algumas vezes foi chamada de casamento alquímico do Sol e da Lua, ou o casamento do Rei Vermelho e a Rainha Branca. Na filosofia indiana tântrica, é frequentemente chamada de união de Shiva e Shakti. Diz-se que essa união tem lugar no centro do terceiro olho espiritual. Todos esses nomes e símbolos reduzem ao fato de que a iluminação é uma coisa, independentemente dos rótulos e explicações que as pessoas dão a ela.

Quando eu fiz a operação de Abramelin, eu fiz muitas coisas erradas, omiti incrível quantidade de detalhes da operação como descrita em O  Abramelin,mas ainda consegui alcançar o resultado que queria em muito menos

tempo do que o livro prescrevia. Eu sinto que é desnecessário seguir precisamente as instruções de qualquer livro, enquanto se esteja consciente de suas escolhas e seguindo sua intuição pessoal. Eu, entretanto, dedico um capítulo desse livro a um esboço de todas as regras medievais para aquele que quiser seguir o plano de Abramelin à risca.

Na Parte I esboço a operação de Abramelin para que se saiba fazer os preparativos. Na Parte II discuto o quadro de sua prática espiritual e os métodos que se pode usar para desenvolvê-la. A Parte III contém detalhes sobre a culminação do seu trabalho – invocando o seu Sagrado Anjo Guardião e trabalhando com ele para transformar positivamente a sua vida.

Eu acredito que profundas experiências espirituais é o patrimônio de todos os seres humanos. Estas experiências despertam dentro de nós novas e expandidas possibilidades para a felicidade, realização e sabedoria. Muitas coisas assombrosas e maravilhosas aconteceram em minha vida como um resultado direto do trabalho com as ferramentas que esbocei neste volume. Espero que você experimente alegrias similares.

Ao longo da história tem havido algumas pessoas – sejam elas artistas, místicos, líderes religiosos ou cientistas – que deram grandes passos à frente do resto da raça humana. Essas pessoas possuíam uma consciência universal, uma habilidade superconsciente para ver e criar, e as maravilhas que viram e deram para o mundo têm se tornado a base de nossas culturas.

(10)

Essas pessoas, se totalmente realizadas ou não, criaram uma conexão com o universo que as permitiu ver o “quadro maior” da maneira que as pessoas comuns apenas sonharam. O físico teórico Albert Einstein; os místicos São Paulo, Joana d’Arc e Santa Tereza, o ocultista visionário Aleister Crowley; o imortal dramaturgo William Shakespeare; o poeta místico-naturalista Walt Whitman; a fundadora da Ciência Cristã, Mary Barker Eddy; a fundadora da Sociedade Teosófica, Helena P. Blavatsky e muitos, muitos outros ao longo da história possuíram gênios, visão e imaginação sublime. Essas pessoas tiveram, de um jeito ou de outro, o Conhecimento e Conversação com os seus Sagrados Anjos Guardiões.

Todos nós temos este potencial para o poder, gênio e visão. Cada pessoa tem o potencial para uma consciência universal. Conversar com o Sagrado Anjo Guardião é um modo de acessar a conexão entre a consciência humana e universal, ou divina. Nós todos nascemos com essa conexão. A conexão é sutil e inconsciente, e infelizmente ela é perdida muito rapidamente em meio às pressões do crescimento. Sem esse acesso à consciência universal ou sem o Conhecimento e Conversação de nosso Sagrado Anjo Guardião, nós seres humanos somos cegamente agrupados na escuridão de nossos pensamentos e sentimentos confusos e conflitantes.

Desde o mendigo até o rico executivo calculista, todo ser humano enfrenta a insegurança e o medo. Isso se deve à perda da conexão com o nosso Sagrado Anjo Guardião, nossa conexão com o universo. Como Aleister Crowley colocou: “A essência de horror de desconhecermos o nosso Anjo é a completa desorientação e angústia da mente, complicada pela perseguição do corpo e envenenada pela dor da alma”. 2

Nós podemos remediar isso. Cada pessoa pode aspirar este conhecimento e possuir essa conversação.

Alcançar o Conhecimento e Conversação com o seu Sagrado Anjo Guardião sempre transforma a sua mente, banhando a vida na verdade e na  beleza do universo.

Esta é uma experiência mágica e espiritual que todo mundo deveria desfrutar.

2 Aleister Crowley,  Magick: Book Four, Liber ABA (York Beach, ME: Weiser, 1997), p. 260. Referências posteriores a este livro serão citadas como Magick.

(11)

“A iluminação e a glória espiritual que o Anjo traz é tão auspiciosa e santa e uma visão tão terrível que no devoto é induzido um arrebatamento, uma adoração, um transporte de êxtase que ultrapassa qualquer concepção e discurso humano ” ,3

escreveu o famoso místico e iniciado Israel Regardie. Após essa experiência você não será mais o mesmo.

Uma vez que se tenha alcançado o Conhecimento e Conversação o Sagrado Anjo Guardião e contanto que se aceite o conselho do Anjo, o seu curso na vida se tornará claro. Os passos que se deve tomar para alcançar os objetivos são fáceis e você os dará com confiança. A vida se torna uma expressão natural e criativa de sua beleza interior. Aleister Crowley escreveu:

“Este é a tarefa essencial de todo homem; nenhum outro trabalho possui a mesma importância quer para o progresso pessoal, quer para a capacidade de auxiliar o próximo. Sem isto, o homem não é que o mais infeliz e mais cego dos animais... Com isto, ele é nada menos que o coerdeiro dos deuses, um Senhor de Luz. Ele está cônscio de seu próprio caminho consagrado, e confidentemente pronto a percorrê-lo.”4

3Israel Regardie,The Tree of Life(York Beach, ME: Weiser, 1995), p. 196. 4Crowley, Magick,p. 494.

(12)

PARTE I

CRIANDO ESPAÇO

PARA O DIVINO

(13)
(14)

CAPÍTULO 1

CONHECIMENTO E CONVERSAÇÃO

COM O SAGRADO ANJO GUARDIÃO

Este livro é sobre um processo espiritual que tem sido lentamente desenvolvido por centenas de anos. Este processo espiritual é o propósito interior de todo o movimento ocultista ocidental e é essencialmente um saber universal conhecido por muitos nomes: esclarecimento, iluminação, gnose, samadhi, a experiência oceânica e despertar cósmico, para citar alguns. Na verdade, todos os caminhos espirituais conduzem para o mesmo objetivo. Estou exclusivamente interessado em lhe ajudar a alcançar este objetivo. Neste livro, o objetivo é chamado de O Conhecimento e Conversação com o Sagrado Anjo Guardião.

“O Conhecimento e Conversação com o Sagrado Anjo Guardião” é uma frase um tanto estranha e você pode querer saber exatamente porque insisto em usá-la. Originalmente Aleister Crowley cunhou a frase; e não, eu não a uso porque sou um grande fã dele. Eu acho que ela é extremamente precisa e útil. Crowley definiu a frase em mais de uma maneira em toda a sua volumosa obra, e é difícil dizer exatamente o que ele entende por isso. Então vou lhe dizer o que eu quero falar com isso:

 Conhecimento: íntima familiaridade. Neste contexto, estou usando

isso para significar a consciência da realidade de seu Sagrado Anjo Guardião.

 Conversação: a habilidade de se comunicar.  Sagrado: sacro, digno de adoração.

(15)

 Anjo: Ser espiritual. Este ser não é um reflexo sombrio de suas mais

altas ideias; você é um reflexo sombrio desse ser.

Em outras palavras, para mim, “O Conheciment o e Conversação com o Sagrado Anjo Guardião” significa simplesmente a consciência e a capacidade de se comunicar com o seu mais alto ser espiritual.

O Q U E É O S A G R A D O A N J O G U A R D I Ã O ?

Você pode agora estar pensando que este Anjo é apenas uma metáfora, ou pode ainda ter a sensação que um ser de luz de asas douradas espera por si em um reino invisível. Para falar a verdade, direcionar a sua energia para saber o que é um anjo não vai lhe trazer para mais perto do Conhecimento e Conversação. Dito isto, deixe-me apresentar alguns pontos de clarificação.

Você pode ouvir que o Sagrado Anjo Guardião é referido como o Eu Superior. Isso não é impreciso, mas pode ser enganoso. O Sagrado Anjo Guardião não é você em qualquer sentido do seu conceito atual de si mesmo. Muitas pessoas pensam que o seu Eu Superior é a melhor e mais espiritual parte de suas personalidades. O Eu Superior são as suas generosidade, benignidade, intuição e assim por diante. Isso não tem nada a ver com o seu Sagrado Anjo Guardião. O seu Sagrado Anjo Guardião pode lhe encorajar a ser generoso, ou pode inspirar benignidade, mas não é qualquer parte da sua personalidade. Seria seguro considerá-lo como um ser separado, porque ele é tão estranho que você pode ser incapaz de conciliar o seu Anjo com o seu ego, ainda que seu Anjo habite em seu próprio centro interior mais profundo.

A razão para isso é bem simples. Você não é o produto de seu próprio ser. Você é, atualmente, uma mistura de famílias e tendências culturais combinadas em uma única forma, justapostas em cima de uma infinidade espiritual. O você

real é algo de você que está, em sua maior parte, inconsciente, embora possa

sentir algum grito fraco de saudade deste ser interior enquanto acorda todas as manhãs para ir, mais uma vez, para um trabalho que não escolheu por amor, mas por conveniência, para trabalhar em projetos que não são os seus próprios. Isso certamente não quer dizer que parar o seu trabalho seja a chave para o desenvolvimento espiritual. O desenvolvimento espiritual acontece quando se é

(16)

despertado para as forças cármicas que lhe impulsionaram para onde se está agora, e descobrir que você nem sequer conhece o seu eu real.

Ao longo dos séculos, o Sagrado Anjo Guardião tem sido chamado por muitos nomes, incluindo o Logos, o Augoeides, o Gênio, o Eu Superior, o Deus Interior, o Vigilante Silencioso, Grande Mestre, o Daemon, Adonai, Vishnu, Atman, o Grande Homem, e ainda nos termos cabalistas Neschamah, Chiah ou Yechidah. Abramelin o Mago e Aleister Crowley escolheram o nome “Sagrado Anjo Guardião”. O nome não implica qualquer teoria particular do universo, e seria tolo, se não impossível, criar uma cosmologia ao redor do nome.

Não confunda o Sagrado Anjo Guardião com quaisquer aspectos de sua personalidade, porque não há nenhuma relação direta entre qualquer parte de sua personalidade e o Sagrado Anjo Guardião. O Sagrado Anjo Guardião não é uma construção humana, ele está além disso. Se você ouvir alguém dizer que o seu Anjo é como um ser interdimensional ou que eles estão se comunicando com os Atlantis através de seus Anjos, eles estarão falando sobre qualquer outra coisa e que não é o Sagrado Anjo Guardião.

Quero compartilhar com você um realmente grande segredo: você já possui o Conhecimento e Conversação com o seu Sagrado Anjo Guardião. Você apenas não sabe disto. É realmente estranho, mas uma vez que experimentar esta consciência cósmica, você perceberá que ele sempre esteve aí. Há tantas outras coisas acontecendo ao seu redor que lhe distrai do puro êxtase do ser que

você está experimentando agora mesmo. A voz silenciosa de seu Sagrado Anjo

Guardião está sempre com você. Não está em um lugar muito distante, elevado, numa esfera espiritual. Está profundamente dentro de você. Se prestar atenção, realmente prestar atenção, você poderá ouvi-lo chamando agora mesmo. É uma voz suave e você tem que ouvir cuidadosamente. É fácil confundir essa voz com as milhares de outras vozes dentro de sua cabeça. O modo de dizer que a voz é a do seu Anjo, é que ele sempre vai estar ao seu favor, um bom advogado. E sempre o encorajando em direção ao amor. 5

Estas palavras de Aleister Crowley resumem muito bem o que é o Sagrado Anjo Guardião:

5Por favor, não confunda Amor como sentimentalidade ou fragilidade. Amor Real é algo furioso, bravio. O Amor permite que as coisas que devem terminar morram, e olhar para o sofrimento sem pestanejar. Amor é uma extensão em direção à unidade, não uma prisão ou algo que possa ser expresso com um cartão.

(17)

“O Anjo é um Indivíduo real, com seu próprio universo, exatamente como o homem é... Ele não é uma mera abstração, uma seleção e exaltação das próprias qualidades favoritas... Ele é algo mais que um homem, possivelmente um ser que já passou através do estágio de humanidade, e a sua peculiar relação íntima com o seu cliente é aquela de amizade, de comunidade, de fraternidade ou paternidade.” 6

N Ã O T E R Á S F A L S O S A G R A D O A N J O G U A R D I Ã O

É muito popular o “movimento Angélico” em curso na cultura Ocidental nos dias de hoje. “Anjinho da Guarda” alfinetado na lapela e abundantes workshops sobre “trabalhando com os seus guias angelicais”. Uma das principais razões para escrever esse livro é jogar o holofote da sanidade sobre esta enganação que tem infectado a mente ocidental.

A principal coisa que gostaria de dar sobre este assunto é que cada pessoa tem um Sagrado Anjo Guardião, e apenas um. Muitos dos autoproclamados peritos em anjos, nos dias de hoje, afirmam que nós temos muitos guias angelicais e podemos trabalhar com todos eles e obter orientação dos guias angelicais desta maneira. Esses “anjos” certamente existem e você pode definitivamente trabalhar com uma miríade de espíritos, entidades desencarnadas, totem de animais e figuras arquetípicas. Não há nada de errado em se fazer isso. Na verdade, é bastante útil de muitas maneiras. Mas essas entidades não são “guias”. Estas entidades não são suas. A maioria delas são forças desequilibradas que buscam alcançar o equilíbrio através de seu sistema perceptivo. Algumas dessas entidades existem dentro de você e algumas fora. Elas são forças inconscientes que você precisa em sua vida, forças que provavelmente lhe atrai ou fascina, mas não deve considerá-las como seus conselheiros.

O seu Sagrado Anjo Guardião é totalmente diferente dessas entidades em muitos modos. Em essência o seu Sagrado Anjo Guardião é o centro do seu universo, o ponto de pivô, o eixo sobre o qual a sua consciência gira. Propor que

(18)

existem muitos desses anjos é propor que nós temos muitos eixos, mais de um centro de ser. E não é preciso. O seu Sagrado Anjo Guardião é o fornecedor do seu propósito na vida, que é igualmente singular. Se você faz uma coisa – o seu propósito – você não irá parar. Se você tentar fazer alguma outra coisa sobre os conselhos de alguns “guias espirituais angelicais”, forças díspares podem eventualmente deixá-lo aos pedaços.

Algumas pessoas tentam suprimir todos os tipos de raiva e desespero sob uma superfície de amor e luz, o que qualquer psicólogo irá dizer que não é saudável. Há uma boa razão de porque os New Agers sejam muitas vezes

considerados “desorientados”. Ao se submeter ao poder de arquétipos desequilibrados, as pessoas estão se permitindo ser vampirizadas. Eles pedem o conselho do “anjo azul” e em seguida o “anjo roxo” e em seguida o “anjo de lavanda” e cada um lhes dá instruções diferentes e opostas . Eles sentem que estão se tornando verdadeiramente iluminados. Ao contrário, esses guias coloridos estão absorvendo toda a energia vital original e única destes indivíduos.

Uma exceção entre as literaturas New Age é o The Inner Guide Meditation,

de Edwin Steinbrecher. Este livro contém um método de contactar o seu “Guia Interior”, uma figura que é, em minha experiência, um símbolo personificado do Sagrado Anjo Guardião no plano astral. A meditação do guia interior é um modo simples de contactar o Sagrado Anjo Guardião através da figura subjetiva de um “Guia Interior”. Usando este sistema, você pode falar com o seu guia interior e obter conselhos e ajuda para o seu caminho espiritual. O método é tão lúcido e útil que eu altamente recomendo para quem procura uma técnica verdadeiramente fácil e flexível. A meditação do guia interior tem os seus limites e pode parecer simplista para quem está realmente impregnado no movimento ocultista ocidental.

Uma das coisas importantes que percebi ao usar técnicas simples, como as de Steinbrecher, é que o Sagrado Anjo Guardião está sempre ao lado da pessoa. Você pode ter o seu Anjo neste exato momento, se você quiser. O Anjo está lá, empoleirado e esperando acima e dentro de você. Você pode falar agora, e se prestar atenção, ouvirá uma resposta. Outras vozes podem responder ao mesmo tempo. Algumas dessas outras vozes podem dizer que você está sendo  bobo, que não há nenhum anjo, e que este livro é tolo. A voz do seu anjo vai ser realmente fácil de reconhecer em meio à multidão. Pode ser alta, ou pode ser silenciosa, mas ela será honesta e amorosa. Ela será uma voz que é, na verdade,

(19)

mais do que qualquer coisa que conheça de si mesmo. A voz é íntima, familiar, nunca elevada ou cheia de si mesmo. Quando você ouvir essa voz, não há dúvida de que ela é a do seu Anjo. Você pode não estar pronto para ouvir o que ele tem para dizer, mas talvez possa ouvir um sussurro. Eu lhe desafio a falar com o seu Anjo agora mesmo. Pergunte. Eu lhe desafio. O grau de felicidade que se sente com a resposta, é o grau em que você está atualmente capacitado para se comunicar com o seu Sagrado Anjo Guardião.

Muitas pessoas acham que iluminação, gnose ou o Conhecimento e Conversação com o Sagrado Anjo Guardião vem como um cataclismo. Elas acham que se fizer apenas algum tipo de técnica repetidamente, um dia, algum dia, se tornarão iluminados por algum tipo de tempestade divina. É verdade

que você terá experiências extremas – explosivos oceanos de êxtase que mudarão você para sempre – se seguir uma prática séria. Entretanto, em sua maior parte, o desenvolvimento espiritual é como cultivar uma planta ou um  jardim. Cresce de pouco em pouco, estação após estação, até que um dia você percebe que tem uma bela e iluminada alma. Muitas vezes essa percepção é tão cataclísmica quanto qualquer samadhi.

As pessoas têm construído muitos modelos diferentes de reinos sutis além do plano físico. Há o modelo teosófico, o cabalístico, o modelo vedântico, o modelo taoísta, os outros reinos neoxamânicos e centenas de outros modelos. Deve-se lembrar de que estes são modelos simples. Eles não representam a verdade. Aquilo que se experimenta é a verdade, e o máximo que qualquer pessoa pode ter a esperança de fornecer a você é um mapa muito embaçado.

Para os propósitos deste livro, vou descrever um modelo muito simples para que se tenha uma compreensão dos termos que eu uso. Essencialmente, pode-se dividir o universo empírico em quatro reinos: o físico, o astral, o causal e o divino. O mundo que olhamos quando nossos olhos estão abertos é o reino físico. O mundo que nós olhamos quando fechamos os nossos olhos é o reino astral. A fonte que gera as imagens no reino astral é o reino causal, e a fonte da consciência em si mesma é o reino divino.

O seu Sagrado Anjo Guardião é sua conexão pessoal com o reino mais sutil – o reino divino. O reino divino está além das palavras, pensamentos, sentimentos ou imagens. É o êxtase puro. Qualquer imagem “vista” ou palavras “ouvidas” de seu Anjo não é realmente a realidade de seu Anjo. São reflexões que vêm até você e serão um pouco truncadas e deformadas pelo capricho de seu ego e desejos. É por isso que se deve trabalhar para obter um completo

(20)

silêncio e uma concentração singular sobre a essência de seu Anjo. É somente dessa maneira transcendental que se pode realmente experimentar a completa verdade não editada pela ilusão.

Então, para concluir, você pode trabalhar com muitos espíritos, anjos e arquétipos, mas o seu Sagrado Anjo Guardião está além deles – uma essência singular. Essa multiplicidade de espíritos não é perigosa, a menos que você não os confunda com o seu Sagrado Anjo Guardião. Eles podem ser assistentes úteis e outorgadores de presentes. Você pode se comunicar com o seu Sagrado Anjo Guardião neste momento se quiser. Entretanto, somente pelo silêncio transcendental além das imagens, palavras e sentimentos é que se pode realmente conhecer a verdade de seu Anjo e de seu Self.

O L I V R O D A S A G R A D A

M A G I A D E A B R A M E L I N O M A G O

A raiz do processo espiritual do Mago do Século XXI é um livro chamado

O Livro da Sagrada Magia de Abramelin o Mago, que, por simplicidade, será

referido como O Abramelin. Escrito no século XV, o livro descreve uma operação

de seis meses para obter comunicação com o “anjo guardião” e assim obter poderes mágicos sobre os espíritos do mal. O Abramelin foi traduzido para o

inglês por S. L. MacGregor Mathers, um dos fundadores do grupo ocultista do século XIX, a Hermética Ordem da Golden Dawn. Mathers considerou ser um comentário singular sobre a tarefa do Adeptus Minor, que, como um iniciado da Golden Dawn, tinha como objetivo alcançar a comunhão com o seu “Gênio Superior”. Muitas lendas surgiram de O Abramelin enquanto Mathers o estava

traduzindo, incluindo histórias sobre acidentes e danos infligidos por espíritos maus sobre quem possuía esse livro. Quando Aleister Crowley se tornou um membro da Golden Dawn, Mathers estava terminando a sua tradução e os rumores de maldições e danos estavam em seu auge. As lendas e o estilo grandioso de O Abramelin, sem dúvida, impressionaram o jovem e imaginativo

Aleister Crowley e ele o fez uma pedra angular de seu mundo espiritual. Crowley ficou realmente intrigado com o processo descrito em O Abramelin e

quando ele formou sua própria ordem, a A .A. , todo o propósito dos

(21)

“O grau de Adeptus Minor é o principal tema das instruções da A.A. É caracterizado pela Consecução do Conhecimento e

Conversação do Sagrado Anjo Guardião”.7

Muitos especialistas acreditam que O Abramelin é a explanação mais

simples e eficaz da secreta doutrina espiritual ocidental. Desde que S. L. MacGregor Mathers o traduziu na virada do século XIX, foi um marco nas estantes da maior parte dos estudantes sérios do ocultismo.

O autor de O Abramelin é conhecido apenas como Abraão o Judeu, um

estudioso peregrino que afirma ter descoberto os verdadeiros segredos da magia e da espiritualidade de um mago egípcio chamado Abramelin, a partir do qual o livro foi chamado. Abraão descreve suas aventuras antes e depois de conhecer o seu mentor mágico, mas se concentra principalmente sobre os métodos de realizar uma operação espiritual estendida que eventualmente culmina no Conhecimento e Conversação com o Sagrado Anjo Guardião.

Boa parte dos conselhos em O Abramelin pode parecer estranha para a

mente moderna. Por exemplo, o livro recomenda não dormir com a sua esposa quando ela estiver menstruada (não há conselho se você for uma mulher!), que se deve trocar as roupas pessoais uma vez por semana (para efeitos de higiene!), e muitas outras ideias estranhas e arcaicas. Este aspecto do livro pode (e deveria) ser seguramente ignorado. Em geral, O Abramelin requer uma

interpretação cuidadosa, em vez da adesão cega às regras que tem pouco significado prático na vida moderna.

Entre o tempo de O Abramelin e hoje, adeptos modernos têm adicionado

muitas melhorias sobre o plano básico de Abramelin. Este livro compartilhará algumas dessas melhorias, de modo que você possa se beneficiar delas também.

D I S S I P A N D O O S M I T O S D E A B R A M E L I N

Tenho escutado uma série de coisas incrivelmente idiotas sobre a operação de Abramelin. Parece que, ao contrário, alguns estudantes perfeitamente inteligentes tiveram sonhos loucos e idealizaram regras rigorosas que eles

(22)

acreditam que devem ser seguidas a fim de prosseguir neste caminho. Felizmente, nenhuma destas crendices tem algo a ver com a operação de Abramelin, nem como elas existem no livro ou em sua realização prática. Sinto que a maioria das instruções morais e comportamentais em O Abramelin deveria

ser tomada como um grão de sal, mas criei a seguinte lista de mitos para lhe ajudar a separar o desnecessário do essencial.

M I T O N

º

1

D E V E - S E E S T A R S O Z I N H O N A

F L O R E S T A P A R A R E A L I Z A R A O P E R A Ç Ã O

Simplesmente não há base para isso em qualquer lugar de O Abramelin. O

autor descreve repetidamente a sua relação continuada com sua esposa e os seus vizinhos, e ele dá provisões para executar a operação no meio de uma cidade. O único lugar onde a floresta é mencionada está em uma única frase que afirma que o lugar perfeito para o seu templo seria:

“onde houver um bosque, no meio dele fareis um pequeno Altar, cobrireis o mesmo com uma cabana (ou teto) de pequenos galhos, de modo que a chuva não possa cair nele e extinguir a Lâmpada e o Turíbulo”. 8

No entanto, isso é uma afirmação, e ele está falando sobre o lugar para o seu templo, não de suas condições de vida. Muitas outras afirmações no livro parecem contradizer completamente esta ideia, implicando que toda a operação poderia até ser realizada por um criado vivendo na casa de outra pessoa. O livro admite que isso poderia dificultar, mas ele não exclui a possibilidade. A floresta é definitivamente opcional.

8S. L. MacGregor Mathers, trans., The Book of the Sacred Magic of Abramelin the Mage (New York: Dover, 1975), p. 74.

(23)

M I T O N

º

2

D E V E - S E I S O L A R D O M U N D O

Novamente não há base para isso. Há numerosas instruções para ser generoso com seus vizinhos e dar esmolas ao pobre. Nem os eremitas podem fazer isso. Você não tem que deixar a sua esposa. Você não tem que abandonar as suas crianças.

M I T O N

º

3

D E V E - S E D E V O T A R T O D O O T E M P O P A R A A O P E R A Ç Ã O

Na verdade, durante os dois primeiros meses de operação, você devota apenas duas horas, ou menos, por dia. A última parte da operação requer cerca quatro horas por dia e seu foco deve estar na operação durante todo o dia, mas isso será automático até então. Ainda assim, tudo isso está seguramente dentro do tempo que a maioria das pessoas gasta assistindo televisão. Não acho que isso seja muito, pedir muito, em troca de uma conexão com o seu gênio divino e criativo.

M I T O N

º

4

A O P E R A Ç Ã O R E Q U E R U M A

E N O R M E Q U A N T I D A D E D E T R A B A L H O

Novamente, ela é uma série de algumas preces, cerimônias e/ou meditações. Não há nada de “enorme” envolvido. A única dificuldade que se

(24)

coloca é confrontar os seus próprios conflitos pessoais e a necessidade de desenvolver disciplina. Ambas as coisas são exigidas de qualquer ser humano que espera fazer algo de significativo na vida.

M I T O N

º

5

A P E N A S U M A D E P T U S M I N O R N A A A P O D E F A Z E R A O P E R A Ç Ã O

Abraão o Judeu não mencionou nada sobre esse assunto. Felizmente ele parecia alheio de qualquer regra especial para adeptos. Entretanto, no Liber VIII 

de Aleister Crowley tem algo muito claro para dizer sobre esse assunto:

“E mesmo sendo de grau mais elevado do que o de Probacionista, o robe de um deverá usar...”9

Em outras palavras, qualquer pessoa em qualquer grau é convidada a realizar essa operação. E isso veio diretamente da boca de um Anjo.

M I T O N

º

6

A P E N A S P E S S O A S L O U C A S T E N T A M E S S A O P E R A Ç Ã O

Bem, talvez esse mito seja verdadeiro.

9Aleister Crowley, The Vision and the Voice: The Equinox , vol. 4, nº 2 (York Beach, ME: Weiser, 1997), p. 179. Esta é uma instrução oficial da A.A. para obtenção do Conhecimento e

(25)
(26)

CAPÍTULO 2

O PROGRAMA ABRAMELIN

A operação descrita em O Abramelin leva mais ou menos seis meses para

se completar. Você não deve apressá-la se ela parecer estar levando mais tempo, mas por outro lado, você pode completá-la em um curto período de tempo. Como Aleister Crowley colocou:

“O Sagrado Anjo Guardião tem sempre a base necessária. Sua manifestação depende apenas do preparo do Aspirante, e todas as cerimônias mágicas usadas naquela invocação são apenas para preparar o Aspirante; absolutamente não são para atrair ou influenciar o Anjo. É a constante e eterna Vontade d’Ele se unir ao Aspirante, e no momento em que a condição deste último torna isto possível, aquela Boda é consumada”.10

No entanto, é certamente melhor que se prepare para gastar pelo menos seis meses com a operação. Isso pode parecer muito tempo, mas é realmente a quantidade de tempo que se passa entre o Natal e o  Memorial Day.11 O tempo

voa. O trabalho também será progressivo. No começo só precisará fazer uma pequena quantidade de trabalho. Só no final é que muito esforço será necessário.

10Crowley, Magick,pp. 234-235.

11N.T.: é um feriado americano que normalmente cai na última segunda-feira de maio onde eles celebram e homenageiam os soldados americanos mortos na Guerra Civil e também na 1ª Guerra Mundial

(27)

Q U A N D O I N I C I A R A O P E R A Ç Ã O D E A B R A M E L I N

O Abramelin sugere que o melhor momento para começar esta operação é

em torno da época da celebração da Páscoa. O melhor momento parece ser o dia do equinócio primaveril 12 no final de março. Visto que a operação leva seis

meses, ela deverá então ser concluída no equinócio de outono, 13 no final de

setembro.

A principal razão para se começar no equinócio de primavera é que a maioria das tradições espirituais considera este o momento perfeito para novos começos. É o tempo da ascensão de Cristo, a Páscoa e o  Alban Eilir, 14 o festival

da primavera. Ele é o filho do mar, quando o novo crescimento primeiro começa nos campos, quando a vida é renovada sobre a Terra. 15

No entanto, este cenário baseado em festividades é desnecessário. Se for realmente da sua Vontade fazer essa operação, poderá começar hoje. Que diabos!

A S F A S E S D A O P E R A Ç Ã O

Os seis meses de operação compreendem três períodos de dois meses. Estes três períodos podem levar dois meses cada um ou podem ser mais curtos. Pode-se achar que se move naturalmente de uma fase para a próxima em qualquer período de tempo. Inicia-se o primeiro período fazendo um juramento para completar a operação (veja a pág. 46). Fazer um juramento é o mais importante meio de se começar. Você será capaz de fazê-lo durante toda a

12N.T.: no hemisfério norte; no hemisfério sul o período citado é o equinócio de outono.

13N.T.: isto no hemisfério norte; no hemisfério sul o período citado é o equinócio de primavera. 14N.T.: na tradição druídica o festival Alban Eilir (“Luz da Terra”) simboliza um momento de regeneração, a saída do frio e da morte (representados pelo inverno) e chegada do recomeço da vida.

15N.T.: note que todo este parágrafo diz respeito ao hemisfério norte; a época mencionada, para o hemisfério sul, coincide com o outono; atente-se.

(28)

operação apenas fixando à carta de seu juramento. Em certo ponto, você poderá ficar cansado de tudo e experimentar “a noite escura da alma”. Você terá uma chance de terminar somente porque jurou para si mesmo que completaria a operação.

O P R I M E I R O D O I S M E S E S

Ao longo do primeiro período é preciso desenvolver alguma disciplina. O trabalho será fácil, mas deve-se estar certo de que o fará. Se começar a escorregar no começo, pode ter certeza de que ruirá antes do final. Esta é a verdade em qualquer prática espiritual. Deve-se entrar no templo ao menos uma vez por dia, e fazer algum tipo de prece ou meditação. 16 O Abramelin é

deliberadamente vago a respeito do conteúdo dessa prece, exceto que se deve confessar todos os pecados. 17

Nestes dois meses, você deve aprender a explorar a si mesmo e descobrir que tipo de prece ou meditação adapta melhor a si. Você poderá se sentir confortável experimentando esse estágio e não se preocupando em alcançar qualquer coisa significante. Como Abramelin disse:

“Sabei que embora no início sua prece seja fraca, bastará, desde que entendais como pedir a Graça do Senhor com amor e coração sincero, que é de onde se deve originar tal oração”.18

Em outras palavras, é perfeitamente normal sentir que está fazendo tudo errado ou mal, desde que o objetivo seja entender o universo.

16 Abramelin sugere que se entre no templo duas vezes ao dia, ao nascer do sol e ao ocaso, mas apenas uma vez por dia provavelmente será o suficiente no início. Claro, pode-se ir duas vezes se for um militar (pessoa rígida), mas isso é difícil de fazer imediatamente, e você não quer falhar logo no início.

17Oração pode ser considerada qualquer tentativa de alcançar o universo. Meditação, ritual, dança, são todas estas orações, se feitas em um esforço sincero para chegar aos céus. Neste dia e nesta era, “confessar os pecados” não deve ser tomado tão literalmente como foi escrito. Veja o capítulo 4 para uma discussão sobre a verdadeira natureza e significado da confissão.

(29)

Neste estágio, esteja certo que deve fazer qualquer prática que se escolher, sem falha. O Abramelin sugere que faça essas práticas ao amanhecer e

entardecer. Entretanto, se necessário, poder-se-ia fazer a prática em qualquer momento que achar mais conveniente, enquanto mantiver a sua programação. Em outras palavras, se decidir fazer as suas práticas às nove da manhã, certifique-se de fazê-las no mesmo horário todos os dias. Sem problema se fizer um pouco mais cedo ou mais tarde, contanto que você não a ignore.

De acordo com Abramelin, também se deve devotar algum tempo de sua vida fora de suas práticas para explorar os textos religiosos do mundo. Se sentir forte interesse sobre uma religião ou filosofia em particular, poder-se-á ler as escrituras daquela fé. Se não tiver interesse em uma religião específica, pode ser uma boa ideia fazer um estudo comparativo de religião, filosofia ou ainda psicologia.

Lenta, mas seguramente, os modos corretos para melhorar as práticas que estiver fazendo espontaneamente começam a surgir para você. Irá descobrir por si mesmo os modos mais efetivos para entrar no cosmo com todo o seu coração. Quando isso acontecer, saberá que está tendo progresso. E você estará pronto para o segundo estágio.

O S E G U N D O D O I S M E S E S

Depois de mais ou menos dois meses, você provavelmente terá descoberto muitas coisas fascinantes sobre si mesmo, mas também poderá estar começando a se cansar de suas práticas diárias. Se fez as práticas dentro dos dois meses sem um simples deslize, você deve se parabenizar, porque muitas pessoas falham muito antes.

Embora possa estar se sentindo entediado depois de dois meses, ao invés de parar ou diminuir, você deve aumentar o seu trabalho. Você ainda precisa fazer uma ou duas práticas diárias, mas deve se entregar completamente a elas. Certifique-se de incorporar algumas melhorias que surgiram com as suas práticas nesta fase.

No segundo estágio é mais fácil escorregar para uma rotina simples e tornar as suas práticas um hábito, então tente colocar algum esforço para que as

(30)

suas práticas permaneçam frescas e reais. Certifique-se de que está verdadeiramente dando seu todo dentro de cada prática simples, e tente estender a quantidade de tempo que se gasta em cada prática. Isso se tornará realmente difícil depois de um tempo. Uma vez que se sinta não poder continuar, que sua prática é inútil e que está perdendo seu tempo, você finalmente estará pronto para o terceiro estágio.

O Ú L T I M O D O I S M E S E S

Nos últimos dois meses você precisará aumentar a sua prática para duas ou três vezes ao dia, e entre elas poucas coisas devem estar em sua cabeça. Toda a força de seu ser deve estar direcionada para impulsioná-lo ao seu Anjo.

Ao fim dos seis meses, ou a conclusão natural desses três estágios, mais ou menos, você irá invocar fervorosamente o seu Anjo com todo o seu coração. Se seguir este roteiro, ampliado pela instrução dada adiante neste livro, no prazo de seis meses você irá realmente descobrir o seu Anjo.

(31)
(32)

CAPÍTULO 3

PREPARAÇÃO PARA A

OPERAÇÃO DE ABRAMELIN

O objetivo da operação de Abramelin é produzir uma mudança permanente em si mesmo e no seu relacionamento com o universo. Devido a isso, você pode querer realizar algumas mudanças comportamentais desde o começo; discutirei isto nesse capítulo. Além disso, antes de iniciar a operação de Abramelin, é importante considerar algumas das estipulações que O Abramelin

requer. Embora possa querer ignorá-las, seria irresponsável da minha parte não apontá-las para você.

D E D I C A Ç Ã O E R E S O L U Ç Ã O

Por séculos, essa magia tem sido passada de mestre a discípulo, e ao recebê-la, ganha-se algo verdadeiramente “sublime e precioso”. O melhor modo de se tornar digno deste presente especial é devotar a si mesmo a tarefa de obter o Conhecimento e Conversação com o seu Sagrado Anjo Guardião com todo o seu coração. Dedique-se absolutamente à consciência universal. Ao fazer isto você se dedicará a si mesmo, para o seu próprio autoconhecimento e auto-amor. Não poderia haver tarefa mais digna.

Você deve considerar seriamente se pretende levar a operação até o fim. Se não for até o fim, é melhor que nem comece. Pode causar danos irreparáveis ao seu estado psicológico trabalhar com a metade do programa e depois desistir. Por outro lado, se estiver determinado a completar a operação, então estará apto a completá-la com facilidade.

(33)

R E C U R S O S P E S S O A I S

De acordo com Abramelin, você também deve ter certeza que a sua situação financeira é propícia para este sério empreendimento. Se não tiver recursos suficientes disponíveis, então não será capaz de focar energia suficiente na consciência superior. Comida e aluguel sempre vêm antes da espiritualidade. É assim que a vida funciona no mundo real. Abramelin afirma que se pode continuar trabalhando em sua profissão durante a operação, mas eu concordo com as implicações de que competir por promoções ou lidar com o estresse das necessidades financeiras pode impedi-lo do foco necessário. Por outro lado, não deve deixar que a pobreza o mantenha afastado de suas necessidades espirituais. Obter o Conhecimento e Conversação com o seu Sagrado Anjo Guardião pode ser o modo perfeito para começar a sua vida um com o outro e construir a sua liberdade financeira. A coisa mais importante é seguir o seu coração.

R E C L U S Ã O S O C I A L

Abramelin aconselha também que você considere a sua situação social. Se for casado, envolvido em um relacionamento sério, ou se tem filho, você deve decidir se a relação sofrerá interferência ou se será prejudicada por este trabalho. Eu tolamente ignorei este conselho e experimentei muita angústia tentando manter meu relacionamento e minha prática espiritual juntos, e tudo ao mesmo tempo. Insisto para que considere as consequências de um regime diário. Converse sobre isso com sua parceira. Esteja certo que sua parceira entenderá perfeitamente o que você irá fazer. Se não, estará pedindo para ter problemas.

É importante certificar-se de que o seu companheiro saiba que você não está tentando substituí-lo e que a operação não irá tirar todo o tempo de convivência. A minha namorada tinha muito ciúmes de meu Sagrado Anjo Guardião durante várias semanas, até que tivemos uma conversa de coração para coração sobre isso. Acho que é importante para ambos os parceiros negociarem e comunicarem suas necessidades. Então você terá um bom tempo,

(34)

exceto para os argumentos inevitáveis. Entretanto, começar por um entendimento lhe poupará muito tempo no final.

Planeje evitar complicações desnecessárias durante o período de sua operação. Distrações, assim como novos ou complexos relacionamentos afetivos, ou de novos negócios, tendem a retê-lo. Claro que vivemos no mundo real, então você terá problemas e tribulações inesperadas. Os seus problemas podem ser realmente ampliados assim que você começar. Eu vi minha vida pessoal se tornando totalmente insana assim que iniciei a operação. Evite apenas as complicações de sua vida que você, efetivamente,  pode impedir.

Relacionamentos inúteis e conversas redundantes irão mantê-lo preso em velhas formas de olhar o mundo. Você precisa se livrar dos seus conceitos mundanos e entrar em contato com o centro de seu ser. Se não tentar se colocar acima das exigências do mundo cotidiano, você permanecerá inalterado.

Isso não significa que tem que deixar o seu trabalho e ir para um deserto a fim de ter sucesso. É meramente um meio para minimizar as suas distrações. Uma vida meditativa é provavelmente necessária, mas tornar-se um eremita certamente não é exigido. Retirar-se dos envolvimentos deve ajudá-lo em seu desenvolvimento espiritual, isso não deve ser um teste de sua “coragem espiritual”.

S U A S A Ú D E E S E G U R A N Ç A

Abramelin sente que a coisa mais importante a se considerar é a sua saúde e a sua segurança. Você deve ser saudável na mente e no corpo, a fim de prosseguir neste trabalho.

“Um homem enfermo não pode ficar limpo, ou puro, nem gozar de solidão; e em tal caso, é melhor desistir. ”19

No entanto, quando comecei a operação, estava com vinte quilos acima do peso, um fumante inveterado e extremamente pobre em condicionamento físico. Durante o curso de minha prática tive uma febre de 40 graus por vários dias e algumas constipações graves. Não deixei de praticar um único dia. Desde

(35)

que comecei a operação eu perdi 15 quilos, mantendo uma rotina de exercícios diários, e parei de fumar. A operação de Abramelin me inspirou a corrigir vários problemas de saúde e comportamentos pessoais destrutivos. Talvez descubra que, mesmo que esteja doente no início, você poderá tornar-se uma pessoa totalmente nova até o final da operação.

O S E U E S P A Ç O S A G R A D O

Ao longo dos seis meses, ou mais, de sua prática, você vai precisar reservar um lugar especial e sagrado para o trabalho. Privacidade é fundamental. Você deve encontrar um lugar que seja só seu. Se fizer a operação em sua casa, dedique alguma parte dela como o seu templo. O ideal seria dedicar um quarto inteiro para o esforço. Se as restrições de espaço lhe impedem de ter um quarto inteiro para a operação, uma área livre de algum quarto será suficiente. Seja um quarto inteiro ou uma parte de um quarto, a área deve ser limpa e livre de desordem. Apenas os objetos que especialmente estão relacionados ao trabalho devem permanecer na área. Roupa suja, fotografias,  brinquedos e esses tipos de coisas servem somente para distrai-lo de seu

propósito.

De acordo com O Abramelin, deve-se considerar o quarto de dormir como

sagrado durante a operação. E deve ser mantido tão limpo quanto o seu templo, pela mesma razão. Se o seu templo for uma pequena parte de seu quarto de dormir, então você facilmente encontrará ambos os requisitos. O Abramelin

afirma que não se deve permitir que nenhum animal e pessoas convidadas possam entrar no seu quarto ou templo, pois, aparentemente, diminuirá o sentimento de sacralidade que o espaço deve acumular. Novamente, tudo isso é medieval e pode ser obedecido ou ignorado de acordo com o seu critério.

O T E M P L O

Numa situação ideal, poder-se-ia realizar a operação em um lugar onde se tem solidão absoluta, o melhor seria, como é dito em O Abramelin, “onde

(36)

houver um bosque”. 20 Entretanto, como poucos de nós podem encontrar tal

situação, teremos que fazer alguns ajustes. No mínimo, deve-se ter um pequeno espaço que seja absolutamente dedicado para o seu trabalho, onde você não será perturbado e onde se sinta confortável para realizar qualquer ritual ou prática sem se preocupar em ser perturbado ou ser interrompido por vizinhos ou colegas de quarto. Se você não consegue lidar com isso, não se desespere, mesmo um pequeno cantinho equipado com um belo tapete ou pano poderia servir como o seu templo. “Com Deus todas as coisas são possíveis”, como diz o ditado.

O A L T A R

O seu altar para a operação de Abramelin pode ser qualquer coisa, como uma pequena mesa ou armário, mas você deve dedicá-lo apenas ao projeto, e não usá-lo para outras coisas. A razão para isso é bem simples. Se usá-lo para outras coisas, você pensará em todas aquelas coisas enquanto estiver usando o seu altar. O seu altar deve lhe fazer pensar apenas em seu Anjo. Você irá purificá-lo, consagrá-lo e, na medida do possível, protegê-lo para que não seja tocado por ninguém além de você. Idealmente, o altar deve ser feito de madeira, com um armário dentro, onde possa guardar todos os seus instrumentos mágicos. A finalidade do altar é manter o incensório quando queimar o incenso especial para o seu Anjo todos os dias. Pode não parecer importante ter este altar, mas sua importância irá aumentar em sua mente conforme for avançando. Não ignore isso.

O Ó L E O D E A B R A M E L I N

De acordo com Aleister Crowley:

(37)

“O Óleo Santo é a Aspiração do Magista; é aquilo que o consagra à execução da Grande Obra; e tal é a sua eficácia que consagra também o mobiliário do Templo e os instrumentos”.21

O óleo que será usado é o Óleo de Abramelin, que é preparado com mirra, canela e galanga 22 misturado com azeite de oliva. Encontra-se disponível e

pronto em vários lugares. Sugiro uma busca online ou uma consulta em lojas esotéricas. Se decidir fazer o Óleo de Abramelin por conta própria, então não despeje as ervas reais no azeite, use os seus óleos essenciais. A sua cor dever ser de um dourado rico e claro, que representa os seus altos ideais. Se desejar, você pode usar esse óleo para se consagrar diariamente, mas deve se consagrar com ele antes de começar a operação, e consagrar todos os instrumentos que serão usados.23

O I N C E N S O D E A B R A M E L I N

Muitas pessoas se confundem quanto ao incenso de Abramelin. Elas acham que ele é feito a partir da mistura dos ingredientes secos e moídos do óleo de Abramelin, o que realmente resulta numa confusão nauseabunda. O verdadeiro incenso de Abramelin é feito de uma parte de olíbano, ½ parte de estoraque e ¼ de madeira de aloés. Se não encontrar o estoraque e a madeira de aloés (eles são caros e um pouco raros), você pode substituir, seguramente, o estoraque pela mirra, e a madeira de aloés pelo cedro ou pelo sândalo. Reduza os ingredientes a um pó fino e os misture bem. Todas as vezes que queimar esse incenso, a sua fragrância agradável e delicada ajudará a exaltar a sua mente.

21Crowley, Magick,p. 60.

22N.T.: planta medicinal ( Alpinia officinarum) da família das zingiberáceas. Também é conhecida como gengibre azul.

(38)

A S V E S T I M E N T A S

É altamente recomendado que se use alguma roupa especial dedicada à operação, pois as vestimentas simbolizam a operação, e cada vez que for vestida, imediatamente começará a mudar a atitude devocional. De acordo com

O Abramelin, você precisará de duas túnicas – uma de linho, e a outra de seda

carmesim ou escarlate com dourado. Você pode substituir estas por qualquer roupa de meditação, dependendo de sua técnica. Por exemplo, se estiver focando em técnicas de ioga, poderá desejar vestir umas calças de seda. Para magia ritual, pode-se escolher um simples robe preto.

O B A S T Ã O

Depois que atingir o Conhecimento e Conversação com o seu Anjo, você provavelmente precisará de um bastão mágico. 24 Um bastão mágico é o

símbolo de sua vontade. Ele representa a linha reta de sua aspiração e a sua habilidade de direcionar a sua força em direção ao seu objetivo. O seu bastão é, portanto, um símbolo do poder dado a você pelo seu Sagrado Anjo Guardião. Quando você empunhar o seu bastão, estará direcionando as forças de sua própria criação em direção à manifestação. De acordo com Abramelin, você deve fazer o seu bastão cortando uma amendoeira, mas isso é realmente uma questão de escolha pessoal. O seu bastão é sua ferramenta, e você deve construí-lo de acordo com as suas necessidades.

A C O R O A

Talvez você conclua que seja necessário ter uma coroa ou capa mágica. Isso pode ser feito ao seu gosto, mas ela deve expressar os seus altos ideais e

24Este bastão é para conjurar e comandar espíritos malignos. Antes que seja realmente um ser iluminado, você deve conquistar esses espíritos malignos, mesmo que seja de uma forma menos cerimonial do que a descrita no texto. Veja capítulo 17.

(39)

assegurar a sua autoridade sobre o reino do espírito. Uma coroa é o símbolo da realização de seu trabalho e os aspectos mais elevados do universo.

* * *

Esses itens podem ou não parecer necessários a você, pois depende do modo que escolheu para realizar a operação. Eles são símbolos e todos eles são simbolicamente necessários. Criando, ou não, representações físicas desses objetos, mesmo assim deverá usar todos eles na operação. Por exemplo, você pode não sentir a necessidade de um bastão por ter escolhido o uso das técnicas de ioga e não a magia cerimonial. Neste caso, o seu bastão não é nada menos do que sua medula espinhal. Cada uma dessas ferramentas tem um significado interior que se tornará claro com a sua evolução. O altar representa as condições físicas ao redor de sua aspiração, enquanto o óleo e o incenso representam a aspiração em si mesma. As vestes representam o seu corpo espiritual, e a coroa representa a divindade que está acima e dentro de você. Você pode usar todos esses símbolos fisicamente, ou pode mentalmente incorporá-los dentro de sua aspiração.

(40)

CAPÍTULO 4

A BASE DE SUA PRÁTICA ESPIRITUAL

A operação em O Abramelin não é particularmente complexa, mas ela

requer um sério comprometimento de tempo e energia. A relação que formará entre você e o seu Sagrado Anjo Guardião é muito poderosa e séria. Será permanentemente transformado pelo tempo em que faz a operação. Este é um empreendimento real e poderoso. Deve-se entender isto antes de começar, pois não levar isto a sério poderá resultar em uma catástrofe real. Como  Abramelin

colocou:

“Umas poucas palavras mal pronunciadas por uma pessoa mal intencionada apenas produzirão um efeito contra a própria pessoa, que ignorantemente as pronunciou; e um indivíduo de tal caráter nunca deve empreender esta operação, pois tal seria um verdadeiro caminho para mofar de Deus e tentá-Lo”.25

Se não estiver pronto para fazer um empreendimento sério, então espere pelo momento certo.

Tendo dito isso, quero que você compreenda que esta é a busca mais maravilhosa, que encherá a sua vida com grande poder e alegria. Esta é a operação que os antigos chamavam de “A Grande Obra” , o Magnum Opus, a

chave para a “Verdadeira Sabedoria e a Felicidade Perfeita”.

A coisa maravilhosa em relação à operação de Abramelin é a sua flexibilidade. Há muitos meios de se alcançar o sucesso com este sistema. O âmago da prática é aproximar-se do universo, ou de Deus, de seu ser mais interior. Como disse Abramelin:

(41)

“Mas é absolutamente necessário que vossa oração saia de dentro de vosso coração, porque simplesmente estabelecendo orações escritas, sua audição de modo algum vos explicará como rezar realmente. Esta é a razão pela qual não desejo dar-vos quaisquer formas especiais de rogos e orações, de modo que vós mesmos possais aprender a rezar sozinho e naturalmente, e como invocar o Santo Nome de Deus, nosso Senhor”.26

Neste capítulo vou explicar a estrutura de sua prática: o isolamento, o  juramento, a confissão, a purificação, a consagração e a Eucaristia. E também

esboçarei um número de diferentes formas para orar, de modo que você possa explorar esta operação sob vários ângulos e encontrar o melhor modo de proceder por si mesmo. A oração é na verdade qualquer atividade que pretenda conectá-lo espiritualmente com o universo. Isso pode significar diferentes coisas para diferentes pessoas: canto, meditação silenciosa, dança ou sexo. O único fator limitante é a sua própria imaginação.

A estrutura básica da operação de Abramelin é muito simples. Você entrará em seu templo diariamente, queimará o incenso sagrado e realizará algum tipo de atividade espiritual (ou oração). O objetivo desta atividade é purificar o seu ser e elevar o seu espírito para os níveis mais altos de aperfeiçoamento. O que esta atividade especificamente consiste é de elevá-lo totalmente. É a repetição e o fervor contínuo com o qual se aspira a atividade que trará por sua vez as mudanças em sua constituição espiritual, que transformará você. A atividade deve ter a tendência de atrai-lo dentro do interior, os reinos espirituais, ao invés de ser simplesmente uma repetição monótona. Na Parte II iremos explorar vários métodos diferentes de aproximação do despertar espiritual.

Quando estiver conduzindo a sua vida fora de seu templo, faça um esforço para continuar este processo de purificação. Isso é simplesmente uma questão de evitar situações complicadas na vida e em geral ser uma pessoa decente e agradável com aqueles que estão ao seu redor. Isso provavelmente acontecerá sem muito esforço, porque a sua prática espiritual diária lhe inspirará nesta direção de qualquer maneira. Você irá, é claro, sentir-se indisposto e tratar mal as pessoas de tempos em tempos durante a operação, mas isso é de se esperar. A operação age para limpar a toxicidade de seu ser, de modo que possa acessar

(42)

uma consciência mais elevada. É natural você expressar algumas dessas toxicidades na medida em que avança.

A simplicidade da operação de Abramelin confunde muitos, que tentam fazê-la de maneira mais complexa do que ela necessita. Se você prosseguir com qualquer dos métodos específicos deste livro, ou qualquer método que fizer por si mesmo, pelo período de seis meses, com compromisso, entusiasmo e expectativa, você se transformará. É muito simples.

O I S O L A M E N T O

A fim de transcender os seus medos e experimentar a realidade de seu interior divino, você precisará se afastar das influências externas por um longo período. Mesmo que não reconheça que está constantemente em estado de medo, ao retirar-se das distrações da vida cotidiana durante a operação de Abramelin você estará apto para olhar dentro de si mesmo e descobrir a sua vida interna. Você não tem que se tornar um eremita. O que é requerido é que você se desembarace das outras pessoas e se foque em si mesmo. Isso não significa tornar-se auto-obcecado, significa retirar as camadas superficiais de sua personalidade para descobrir o que está dentro.

Neste momento você está envolvido com centenas de pessoas. Mesmo que tenha uns poucos amigos, ainda estará envolvido com qualquer um que se veja. Quando se caminha pela rua e alguém passa por si, imediatamente analisa-se como aquela pessoa reagirá com você. Decidirá se ela parece uma boa pessoa. Certificará de que ela não irá atacá-lo. Todas essas coisas vão sob a superfície da sua consciência e você pode nem estar consciente delas.

Faça uma caminhada, observando realmente a si mesmo, e note como se fica envolvido com as outras pessoas. É preciso ser honesto consigo mesmo, não lhe fará bem fingir que é perfeito. Descobrirá que cada pessoa que você defronta tem um sério impacto sobre si, mesmo depois de ter saído da presença dela. Isso pode ser uma situação debilitante.

Isso tem um propósito, claro. Se não observar as pessoas e categorizá-las, você pode acabar sendo roubado ou morto, ou perder ou ganhar um novo amigo. O problema é que essa categorização e seu emocional, baseado em

(43)

reação de medo do mundo, pode mantê-lo hermeticamente fechado e tornar a conexão com seu Sagrado Anjo Guardião impossível. Estas reações são camadas protetoras que consomem muito de sua energia. É preciso remover essas camadas a fim de fazer contato com o Sagrado Anjo Guardião.

A maneira mais fácil de fazer isso é simplesmente se isolar tanto quanto for possível. Quando você estiver interagindo com o mundo, tente se manter consciente de suas reações internas. Ter estas reações normais com as pessoas não é prejudicial, desde que esteja ciente de que as está tendo, reconhecendo as reações e não permitindo que elas restrinjam você.

É importante também que evitar envolvimentos com os problemas de outras pessoas. Frequentemente, aqueles que nos são próximos dependem de nós para ter suporte emocional e psicológico. Durante a operação de Abramelin, você precisa se concentrar sobre as suas emoções e estados psíquicos; enredar-se com os problemas de outras pessoas, apenas enredar-servirá para mantê-lo afastado de seu Anjo. Como Aleister Crowley colocou:

“Os amigos de um homem são mais capazes de lhe causar danos que estranhos; e seu maior perigo consiste em seus hábitos”. 27

Pode ser difícil evitar se envolver com os problemas de outras pessoas, especialmente se for naturalmente uma pessoa atenciosa e generosa. Por favor, tenha em mente que a ajuda que será capaz de dar, uma vez que esteja em comunicação com o seu Sagrado Anjo Guardião, será tão superior que vai se espantar como poderia ter ajudado antes. Uma vez que tenha o seu Sagrado Anjo Guardião, você não estará mais envolvido com suas dúvidas e medos, e será realmente capaz de olhar para o mundo com clareza pela primeira vez.

O Abramelin insiste que se evite embriaguez, excesso de comida, festas,

 jogos e debocheira. Ele afirma que se deve levar uma vida tranquila, gastar tanto tempo quanto possível em casa, ou apreciando a natureza. Acho que este é um bom conselho.

Durante a parte inicial da operação apenas será preciso minimizar as distrações. Não se pode esperar desaparecer da face da Terra. Simplesmente retire-se devagar, e quando for participar das questões mundanas, mantenha-se o mais centrado em si mesmo o quanto for possível. Quando estiver caminhando para a conclusão arrebatadora da operação, entretanto, precisará

(44)

se isolar quase que inteiramente. Dependendo do que faça para viver, isso pode ser mais ou menos viável. De qualquer maneira, o mais importante é se manter focado em seu Anjo.

Por outro lado, evitar tudo na vida pode ter efeitos perniciosos sobre a sua capacidade de lidar com o mundo. De vez em quando, sair e apreciar o mundo vai ajudá-lo a sentir-se “saudável”. Durante o período de isolamento, pode rá simplesmente ir ao parque ou ao supermercado. Não precisa fazer nada drástico como ir ao carnaval ou passar as férias de primavera em Daytona Beach. Mas deve sempre se certificar que está permanentemente ligado a terra. Deve querer melhorar o seu relacionamento com o mundo, não destruí-lo.

I N F L A M A R - S E E M O R A Ç Ã O

“Começareis a vos inflamar na oração, e vereis aparecer um extraordinário e sobrenatural esplendor que encherá todo o apartamento, e vos circundará com um cheiro inexprimível, e apenas isto vos consolará e confortará o coração, de modo que clamareis para sempre, feliz, o Dia do Senhor.” 28

Se acreditar sinceramente no tipo de Deus que tem uma grande barba  branca e que está sentado nas nuvens, então a operação de Abramelin requererá uma pequena elucidação além daquela escrita no livro original. No entanto, tal crença exige uma tremenda fé em um Deus quase animista, e a operação irá depender de sua habilidade para orar com sinceridade por sua divina graça e misericórdia.

Nós vivemos em uma era onde a maioria das pessoas que se afirma membro de uma ou outra religião vive sem uma conexão real com qualquer tipo de divindade. Para muitas pessoas, orar tem se tornado um gesto vazio e a esperança de não se ganhar nada com isso parece absurda. Como J. F. C. Fuller afirmou há mais de cem anos atrás:

“Atualmente orar tem se tornado uma zombaria, e é difícil, quão difícil sabemos bem, para qualquer um orar com a sinceridade

(45)

necessária que traz consigo a recompensa. O racionalista tem confundido a oração com a sua pieguice prolixa que é, de fato, uma tarefa difícil para dissociá-la do conjunto de símbolos e imagens externos”.29

Abramelin apresenta um método perfeito, belo e simples de obter o Conhecimento e Conversação do Sagrado Anjo Guardião, de estabelecer aquela percepção universal e transcendental, mas para a maioria das pessoas o método parece difícil para se ter uma chance de trabalhar. Precisamos ter um olhar para a natureza da oração, e especificamente para o tipo de oração que o Abramelin prescreve. Na verdade, a única imposição que Abramelin faz quanto ao método de oração é que se deve “inflamar-se em oração”.

O que se deve tentar é fazer uma conexão e estabelecer um relacionamento com a grande consciência do universo. A sua consciência normal é inapta para fazer uma conexão, então é necessário “inflamar -se” ao ponto onde não se está mais em seu estado normal de consciência.

O propósito de toda prece, meditação, invocação e ginástica mental é direcionar a sua consciência através da concentração a um único ponto e este ponto é o arrebatamento e êxtase da visão ou conversação com o seu Sagrado Anjo Guardião. O místico cristão Miguel de Molinos disse sobre esse assunto:

“Oh, quão poucas são as almas que alcançam este perfeito caminho da prece, porque elas não penetram o suficiente no seu recolhimento interior e no místico silêncio...”30

O verdadeiro segredo reside no significado da palavra “silêncio”. Todas as práticas que tentará e aprenderá têm o potencial de levá-lo para este silêncio interior, e aquilo que funcionar com você é o que deve ser usado. Na citação de Aleister Crowley:

29 J. F. C. Fuller, “The Temple of Solomon the King” em Aleister Crowleyet al., The Equinox, vol. 1, nº 3 (York Beach, ME: Weiser, 1992), p. 244. Um estudante de Aleister Crowley, Fuller escreveu muitos livros sobre Crowley e seu trabalho e também é conhecido por seus muitos livros sobre estratégia militar.

30Miguel de Molinos,The Spiritual Guide Which Disentangles the Soul (London: Methuen, 1950), p. 103.

Referências

Documentos relacionados