• Nenhum resultado encontrado

MICROSOFT WORD Iniciador de Caixa de Diálogo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MICROSOFT WORD Iniciador de Caixa de Diálogo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MICROSOFT WORD 2007

O Word é o processador de texto do Microsoft Office. Ele facilita a criação, o compartilhamento e a leitura de documentos. Atualmente, é o editor de textos mais utilizado pelas grandes empresas e por outros usuários. Esta versão (2007) traz uma importante modificação: a substituição do “Menu e Barra de Ferramentas” pela “Faixa de Opções”.

A NOVA FAIXA DE OPÇÕES

Há três componentes básicos da Faixa de Opções:

1. Guias: Há sete guias básicas na parte superior. Cada uma representa uma área de atividade. 2. Grupos: Cada guia tem vários grupos que mostram os itens relacionados em conjunto. 3. Comandos: Um comando é um botão, uma caixa para inserir informações ou um menu. A Guia Início contém itens que utilizamos com mais freqüência, como os comandos no grupo Fonte para alterar a fonte do texto: Fonte, Tamanho da Fonte, Negrito, Itálico e assim por diante.

INICIADOR DE CAIXA DE DIÁLOGO

Alguns grupos têm uma pequena seta diagonal no canto inferior direito . Esta seta é chamada de Iniciador de Caixa de Diálogo. Se você clicar nela, verá mais opções relacionadas a esse grupo. Essas opções freqüentemente aparecerão na forma de uma caixa de diálogo.

GUIAS ADICIONAIS

Algumas guias aparecem apenas quando são necessárias. Por exemplo, suponhamos que você inseriu uma imagem. Mas agora você deseja fazer mais com ela. Talvez você deseje alterar como o texto seja disposto ao redor dela ou deseje cortá-la. Onde esses comandos podem ser localizados?

 Selecione a imagem.

 A guia Ferramentas de Imagem aparece. Clique nessa guia.

 Aparecem grupos e comandos adicionais para o trabalho com imagens; como o grupo Estilos de Imagem.

Quando você clica fora da imagem, a guia Ferramentas de Imagem desaparece e os outros grupos reaparecem. Observação: Aparecem guias sob demanda para outras áreas de atividade, como tabelas, desenhos, diagramas e gráficos.

A MINIBARRA DE FERRAMENTAS

Alguns comandos de formatação são tão úteis que você deseja tê-los disponíveis para qualquer coisa que estiver fazendo. Suponhamos que você deseja formatar rapidamente algum texto, mas esteja trabalhando na guia Layout da Página. Você poderia clicar na guia Início para ver as opções de formatação, mas aqui está uma forma mais rápida:

 Selecione o texto arrastando com o mouse e, em seguida, aponte para a seleção.

 A Minibarra de ferramentas aparecerá de maneira desbotada. Se você apontar para a Minibarra de ferramentas, ela ficará sólida e será possível clicar em uma opção de formatação nela.

BARRA DE FERRAMENTAS DE ACESSO RÁPIDO

A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido é a pequena área na parte superior direita da Faixa de Opções. Ela contém os itens que você usa com freqüência: Salvar, Desfazer e Repetir. Você pode adicionar seus comandos favoritos a ela para que estejam disponíveis não importando em que guia você esteja. Para isto, clique com o botão direito do mouse sobre o comando que deseja adicionar e selecione a opção “Adicionar a barra de ferramentas de acesso rápido”. Para remover, clique com o botão direito do mouse sobre o comando que deseja remover e selecione a opção “Remover da barra de ferramentas de acesso rápido”.

OCULTE A FAIXA DE OPÇÕES TEMPORARIAMENTE Iniciador de Caixa de Diálogo

(2)

Você apenas deseja trabalhar com seu documento e gostaria de mais espaço para isso? Oculte a Faixa de Opções temporariamente:

 Dê um clique duplo na guia ativa. Os grupos desaparecem, para que você tenha mais espaço. Se desejar ver todos os comandos novamente, dê um clique duplo na guia ativa para mostrar novamente os grupos.

ADEPTOS DO TECLADO

Muito bem, adeptos do teclado, esta parte é para vocês. Os atalhos que iniciam com a tecla CTRL (por exemplo, CTRL+C para copiar ou CTRL+ALT+1 para Título 1), permanecem iguais aos das versões anteriores do Word. Mas o design da Faixa de Opções é fornecido com novos atalhos. Por quê? Porque essa alteração traz duas grandes vantagens em relação às versões anteriores:

 Atalhos para cada botão na Faixa de Opções.  Atalhos que normalmente requerem menos teclas.

Os novos atalhos também têm um novo nome: Dicas de Teclas. Pressione ALT para fazer com que as identificações de Dicas de Teclas apareçam para todas as guias da Faixa de Opções, os comandos da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido e o Botão Microsoft Office. Em seguida, você pode pressionar a Dica de Tecla da guia que deseja exibir; por exemplo, pressione H para a guia Início. Isso faz com que todas as Dicas de Teclas dos comandos dessa guia apareçam. Em seguida, você pode pressionar a Dica de Tecla do comando desejado.

Observação: Ainda é possível utilizar os antigos atalhos ALT+ que acessavam menus e comandos nas versões anteriores do Word, mas como os menus antigos não estão disponíveis, você não terá lembretes de tela sobre quais letras precisam ser pressionadas; portanto você precisará saber o atalho completo para utilizá-los.

FORMATAÇÃO DE TEXTO

Selecione o texto que deseja formatar e na Guia Início, usando a Caixa de Comandos “Fonte”, você pode:

• Mudar o tipo de letra (fonte); • Mudar o tamanho da letra (fonte); • Aumentar ou reduzir a fonte; • Limpar a formatação;

Aplicar negrito, itálico, sublinhado (diversos), tachado, subscrito,

sobrescrito , MAIÚSCULAS e minúsculas, realce e cor. NUMERAR TÍTULOS

Você pode aplicar um esquema de numeração aos títulos do seu documento usando modelos de lista de vários níveis e os estilos de título internos do Word (Título 1, Título 2 e assim por diante). Por exemplo, você pode numerar os títulos para que os títulos de nível superior (Título 1) tenham a numeração 1, 2, 3, os títulos de segundo nível (Título 2) tenham a numeração 1.1, 1.2, 1.3 e assim por diante.

IMPORTANTE Antes de começar, verifique se os títulos usam os estilos de título internos.

Clique no primeiro título Título 1 no documento. Na guia Início, no grupo Parágrafo, clique em Lista de Vários Níveis.

Em Biblioteca de Listas, clique em um dos estilos que inclui a palavra Título ou Capítulo em texto cinza.

Por exemplo, clique em 1 Título 1, 1.1 Título 2, 1.1.1 Título 3.

ESTILOS RÁPIDOS

No Word 2007, os Estilos rápidos são conjuntos de estilos desenvolvidos para trabalharem juntos de modo a criar um documento com uma aparência profissional e atraente. Na maioria dos casos, você

(3)

não irá alterar os estilos em um Estilo rápido, uma vez que eles foram criados para se complementarem e é mais fácil usar um conjunto de Estilos rápidos diferente. Mas, em determinadas situações, você pode querer alterar os atributos de um estilo em um conjunto de Estilos rápidos.

1. Selecione o texto que recebeu o estilo com os atributos de estilo que deseja alterar. Por exemplo, para alterar os atributos do estilo Título 1, selecione o texto que possui o estilo Título 1 aplicado.

Dica: Para exibir os atributos de um estilo específico, clique no Inicializador da caixa de diálogo Estilos e deixe o ponteiro do mouse sobre um estilo na lista.

2. Formate o texto selecionado com os novos atributos que deseja. Por exemplo, você pode decidir que deseja alterar o tamanho do ponto para o estilo Título 1 de 16 pontos para 14.

3. Na guia Início, no grupo Estilos, clique com o botão direito do mouse no estilo que deseja alterar.

4. Clique em Atualizar para corresponder à seleção.

OBSERVAÇÃO : Todos os textos com o estilo que você alterou serão alterados automaticamente para corresponder ao novo estilo definido. DICA Se você alterou os estilos em um documento e os estilos não estiverem atualizando da maneira esperada, clique no Inicializador da caixa de diálogos Estilos e clique em Inspetor de estilos para descobrir se o texto foi formatado manualmente em vez de ser formatado usando os estilos.

ZOOM

É possível ampliar para obter uma exibição mais detalhada do seu documento ou reduzir para ver a página com um tamanho mais reduzido.

Ampliar ou reduzir rapidamente um documento: Na barra de status, clique no controle de

Zoom . Mova o controle para a configuração de porcentagem de

zoom que deseja.

Escolha uma configuração de zoom específica: É possível escolher quanto de um documento você quer exibir na tela. Execute um destes procedimentos:

Na guia Exibir, no grupo Zoom, clique em Zoom 100%.

Na guia Exibir, no grupo Zoom, clique em Uma Página, Duas Páginas ou Largura da Página.

Na guia Exibir, no grupo Zoom, clique em Zoom e, em seguida, insira a percentagem ou escolha quaisquer outras configurações desejadas.

PINCEL

É possível usar o Pincel na guia Início para aplicar formatação de texto e algumas formatações básicas de gráfico, como bordas e preenchimentos. Se quiser copiar a formatação de texto, selecione uma parte de um parágrafo. Se quiser copiar a formatação do texto e do parágrafo, selecione um parágrafo inteiro, incluindo a marca de parágrafo.

1. Selecione o texto ou o gráfico que possui o formato que você deseja copiar.

2. Na guia Início, no grupo Área de Transferência, clique em Pincel. (O ponteiro muda para um ícone de pincel).

3. Selecione o texto ou o gráfico que deseja formatar. 4. Para interromper a formatação, pressione ESC.

OBSERVAÇÃO Clique duas vezes no botão Pincel se deseja alterar o formato de várias seleções no seu documento. Para os gráficos, o Pincel funciona melhor com objetos de desenho, como as AutoFormas. No entanto, é possível copiar a formatação de uma imagem (como a borda da imagem). O Pincel não pode copiar a fonte e o tamanho da fonte no texto do WordArt.

ALTERAR OU DEFINIR MARGENS DA PÁGINA

As margens da página são o espaço em branco em volta das bordas da página. Em geral, você insere texto e elementos gráficos na área imprimível entre as margens. No entanto, é possível posicionar alguns itens nas margens — por exemplo, cabeçalhos, rodapés e números da página.

(4)

Clique no tipo de margem que deseja. Para obter a largura de margem mais comum, clique em Normal. Quando você clica no tipo de margem que deseja, todo o documento é alterado automaticamente para o tipo de margem selecionado.

Você também pode especificar as próprias configurações de margem. Clique em Margens, clique em Margens Personalizadas e, em seguida, insira os valores das margens nas caixas Superior, Inferior, Esquerda e Direita.

OBSERVAÇÕES Para alterar as margens padrão, depois de selecionar uma nova margem clique em Margens Personalizadas e, em seguida, clique em Avançada. Na caixa de diálogo Configurar Página, clique no botão Padrão e clique em Sim. As novas configurações padrão serão salvas no modelo no qual o documento é baseado. Cada novo documento baseado nesse modelo automaticamente usará as novas configurações de margem.

SELECIONAR A ORIENTAÇÃO DA PÁGINA

É possível escolher entre as orientações retrato (vertical) ou paisagem (horizontal) para todas as partes do documento. Quando você altera a orientação, as galerias de páginas e as opções de folha de rosto criadas previamente também são alteradas para oferecer páginas com a mesma orientação.

1. Na guia Layout da Página, no grupo Configurar Página, clique em Orientação.

2. Clique em Retrato ou Paisagem. ALTERAR ESPAÇAMENTO OU ALINHAMENTO

Alinhar texto à esquerda ou à direita: Selecione o texto que deseja alinhar. Na guia Início do grupo Parágrafo, clique em Alinhar à Esquerda ou Alinhar à Direita .

Centralizar o texto: Selecione o texto que deseja centralizar. Na guia Início do grupo Parágrafo, clique em Centralizar .

Justificar o texto: Você pode justificar o texto, o que fará com que a última linha do parágrafo seja consideravelmente mais curta que as demais. Selecione o texto que deseja justificar. Na guia Início do grupo Parágrafo, clique em Justificar .

Alterar o espaçamento entre as linhas: Para definir o espaço entre todas as linhas dentro de um parágrafo de forma igual, use o espaçamento exato e especifique uma quantidade de espaço grande

o suficiente para acomodar o maior caractere ou gráfico na linha. Se aparecerem itens cortados, aumente o espaçamento.

1. Selecione o parágrafo do qual deseja alterar o espaçamento entre as linhas. Na guia Início, no grupo Parágrafo, clique em Espaçamento entre Linhas.

2. Para aplicar uma nova configuração, clique no número de espaços entre as linhas que deseja. Por exemplo, se clicar em 2.0, o texto selecionado terá um espaço duplo.

Para definir medidas de espaçamento mais precisas, clique em Opções de Espaçamento entre Linhas e selecione as opções que deseja sob Espaçamento.

Opções de espaçamento entre as linhas

 Simples: Essa opção acomoda a maior fonte (fonte: um design gráfico aplicado a todos os numerais, símbolos e caracteres alfabéticos, também denominada tipo. Arial e Courier New são exemplos de fontes. As fontes normalmente vêm em tamanhos diferentes, como 10 pontos, e em vários estilos, como negrito.) nessa linha, além de uma quantidade extra de espaço. A quantidade de espaço extra varia dependendo da fonte usada.

 1,5 linha: Essa opção é uma vez e meia maior que o espaçamento de linha simples.  Duplo: Essa opção é duas vezes maior que o espaçamento de linha simples.

 Pelo menos Essa opção define o mínimo de espaçamento entre as linhas necessário para acomodar a maior fonte ou gráfico na linha.

 Exatamente: Essa opção define um espaçamento fixo entre as linhas que o Microsoft Office Word não ajusta.

 Múltiplos: Essa opção define o espaçamento entre as linhas que aumenta ou diminui a partir do espaçamento simples em um porcentagem especificada por vocês. Por exemplo, se você definir o espaçamento como 1,2, o espaço será aumentado em 20%.

Alterar o espaçamento antes ou após os parágrafos: por padrão, o espaçamento é aumentado um pouco entre os parágrafos.

1. Selecione os parágrafos dos quais você deseja alterar o espaçamento anterior ou posterior. Na guia Layout da Página, no grupo Parágrafo, clique na seta ao lado de Espaçamento Antes ou Espaçamento Depois e digite a quantidade de espaço desejada.

(5)

Aplicar espaçamento simples ao parágrafo selecionado: Selecione o parágrafo que deseja alterar. Na guia Início, no grupo Parágrafo, clique em Espaçamento entre Linhas. Clique em 1,0.

Recuar somente a primeira linha de um parágrafo: Clique na frente da linha que deseja recuar. Na guia Layout da Página, clique no Inicializador de Caixa de Diálogo de Parágrafo e, em seguida, clique em Recuos e Espaçamento.

Na lista Especial, em Recuo, clique em Primeira linha e, em seguida, clique na caixa Por e defina o valor que deseja atribuir ao recuo da primeira linha. A primeira linha do parágrafo e de todos os parágrafos subseqüentes digitados serão recuadas. Entretanto, todos os parágrafos anteriores ao parágrafo selecionado devem ser recuados manualmente, por meio do mesmo procedimento.

Aumentar ou diminuir o recuo esquerdo de um parágrafo inteiro: Selecione o parágrafo que deseja alterar. No grupo Parágrafo da guia Layout de Página, clique nas setas ao lado de Recuar à Esquerda para aumentar ou diminuir o recuo esquerdo de um parágrafo.

Aumentar ou diminuir o recuo direito de um parágrafo inteiro: Selecione o parágrafo que deseja alterar. No grupo Parágrafo da guia Layout de Página, clique nas setas ao lado de Recuar à Direita para aumentar ou diminuir o recuo direito de um parágrafo.

CRIAR UM SUMÁRIO AUTOMÁTICO

O Word reunirá automaticamente os títulos e cabeçalhos de capítulo em um sumário e os configurará em níveis hierárquicos. São duas as etapas para criar um sumário automático:

1. Preparar o documento atribuindo estilos de título aos títulos e cabeçalhos de capítulo que você deseja que apareçam no sumário.

2. Reunir esses títulos e cabeçalhos no sumário.

Dica: Se você já tiver usado estilos de título internos do Word (Título 1, Título 2 e Título 3) para títulos e cabeçalhos de capítulo, pule a etapa 1 e vá direto para a etapa 2. Verifique os títulos e cabeçalhos de capítulo clicando no título ou cabeçalho e depois examinando o grupo Estilos na guia Início. Caso eles estejam configurados como Título 1, Título 2 ou Título 3, está tudo pronto.

Depois que você tiver decidido quais títulos e cabeçalhos de capítulo aparecerão no sumário, precisará aplicar estilos específicos a eles para que o Word os inclua no sumário. Esses estilos estão na guia Início, no grupo Estilos.

Para cada título e cabeçalho de capítulo:

1. Coloque o cursor sobre o título ou cabeçalho. No grupo Estilos, clique em Título 1 para o nível mais alto, como um título de capítulo; Título 2 para o nível seguinte, provavelmente um cabeçalho de seção; e Título 3 para um subcabeçalho.

2. Os estilos de título e o sumário automático trabalham em conjunto. O Word designa títulos do estilo Título 1 para o nível mais alto no sumário; Título 2 corresponde ao próximo nível mais alto; e Título 3 é o nível que se segue.

Depois de aplicados os estilos de título, é hora de reunir todos eles no sumário. É aqui que o Word faz o trabalho por você.

1. Primeiro, coloque o cursor onde deseja que o sumário fique localizado, normalmente no início do documento.

2. Em seguida, na guia Referências, clique em Sumário e depois em Sumário Automático 1 ou Sumário Automático 2, o que exibir melhor o sumário na visualização instantânea, ou Inserir Sumário. Pronto! Seu sumário está pronto.

VOCÊ DESEJA ALTERAR TIPOS DE LETRA, TAMANHO OU COR NO SUMÁRIO?

Veja como: na Guia Referências, clique em Sumário no grupo Sumário e clique em Inserir Sumário. Não se preocupe com o sumário já existente ali, pois ele será substituído.

Na caixa de diálogo Sumário, verifique se a opção Do modelo está selecionada na caixa Formatos e clique em Modificar. Clique em Sumário 1 na caixa de diálogo Estilo para selecionar o nível mais alto (Nível 1) no sumário e depois clique em Modificar. A caixa de diálogo Modificar Estilo será aberta. Use a caixa Cor da Fonte na seção Formatação para alterar a cor para azul.

Caso queira alterar Sumário 2 (Nível 2) ou Sumário 3 (Nível 3) para azul também, repita o procedimento selecionando Sumário 2 ou Sumário 3 na caixa de diálogo Estilo antes de passar para a caixa de diálogo Modificar Estilo. Quando você clicar no OK final, uma mensagem será exibida perguntando se deseja substituir o sumário. Clique em OK e suas entradas assumirão a cor azul.

Deseja fazer mais alterações? Existem muitas outras opções disponíveis na caixa de diálogo Modificar Estilo. Lembre-se sempre de clicar no estilo que deseja alterar na caixa de diálogo Estilo antes de passar para a caixa de diálogo Modificar Estilo.

Observe que, se você clicar em Formatar, terá acesso a alterações como fonte, parágrafo, tabulações, etc. Você pode alterar essas configurações e exibi-las nas áreas de visualização antes de aplicá-las ao sumário.

Observação: Também é possível alterar a aparência do sumário inteiro usando conjuntos de formatos internos, como Moderno, Formal ou Simples. Em vez de usar a caixa de diálogo Modificar Estilo, clique na seta Formatos na caixa de diálogo Sumário e selecione um formato.

(6)

Atualizar Sumário: Depois de criar o sumário, provavelmente você terá que mantê-lo. O sumário é atualizado automaticamente sempre que você abre o documento, mas é bom atualizá-lo também toda vez que acrescentar títulos ou cabeçalhos ao documento ou adicionar conteúdo que possa afetar os números de página que aparecem no sumário. É fácil: são apenas duas etapas.

Você atualiza o sumário clicando na guia Referências e depois em Atualizar Sumário, no grupo Sumário. Quando você atualizar o sumário, será perguntado se deseja atualizar o sumário inteiro ou apenas os números de página. Escolha a segunda opção apenas se estiver adicionando corpo de texto, mas nenhum cabeçalho novo. É mais rápido e economizará tempo em um documento longo. Porém, se você tiver adicionado ou alterado um título ou cabeçalho de capítulo, escolha a opção Atualizar o índice inteiro.

Evite editar entradas no próprio sumário. Se você atualizar o sumário, perderá essas alterações. Para alterar texto exibido no sumário, edite-o no corpo do documento — e não no sumário — e depois clique em Atualizar Sumário para compilar as alterações.

Observação: É recomendável atualizar o sumário antes de imprimir ou enviar o documento. Assim, você incluirá alterações de última hora.

Você se perdeu nas alterações no sumário e agora deseja recomeçar? Dois cliques são o bastante para excluir o sumário. Clique no comando Sumário e depois em Remover Sumário, no final da lista. Não deixe de usar o comando Remover Sumário, pois a exclusão manual do sumário possibilita que algum código oculto permaneça em seu documento e gere referências incorretas nos sumários que você vier a criar. Também é possível retornar às configurações padrão — estilos Título 1, Título 2, Título 3 como Nível 1, Nível 2, Nível 3 — clicando em Inserir Sumário no comando Sumário e, em seguida, clicando em Opções e depois em Redefinir.

NÚMEROS DE PÁGINA

Você pode adicionar números de página, que são associados a cabeçalhos e rodapés, no topo, na parte inferior ou nas margens de um documento. As informações armazenadas em cabeçalhos, rodapés e margens são exibidas esmaecidas, e não podem ser alteradas ao mesmo tempo em que as informações do corpo do documento.

Para alterar o cabeçalho ou rodapé ou as informações das margens das páginas, faça o seguinte: clique duas vezes no cabeçalho ou rodapé e, em seguida, clique na guia Cabeçalhos e Rodapés em Ferramentas de Cabeçalho e Rodapé.

Inserir números de página: Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Número da Página.

1. Clique em Início da Página, Fim da Página ou Margens da Página, dependendo de onde deseje exibir os números no documento.

2. Escolha um design de numeração de página na galeria de designs. A galeria inclui as opções Página X de Y.

Formatar números de página: Depois de adicionar números de página, você pode alterá-los assim como alteraria o texto de um cabeçalho ou rodapé. Altere o formato dos números de página, a fonte ou o tamanho.

Alterar o formato dos números de página, como 1, i ou a

1. Clique duas vezes no cabeçalho ou rodapé das páginas do documento.

2. Em Ferramentas de Cabeçalho e Rodapé, na guia Design, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Número da Página e, em seguida, clique em Formatar Números de Página. 3. Na caixa Formato do número, clique em um estilo de numeração e, em seguida, clique em

OK.

Alterar a fonte e o tamanho dos números de página

1. Clique duas vezes no cabeçalho, rodapé ou margens das páginas do documento.

2. Selecione o número da página. Na minibarra de ferramentas exibida acima do número da página selecionado, siga um destes procedimentos:

 Para alterar a fonte, clique em um nome de fonte na caixa .  Para aumentar ou diminuir a fonte, siga um destes procedimentos:

 Para aumentar o texto, clique em Aumentar Fonte. Ou pressioneCTRL+SHIFT+>.  Para diminuir o texto, clique em Reduzir Fonte. Ou pressioneCTRL+SHIFT+<. OBSERVAÇÃO Você pode especificar um tamanho de fonte na guia Início, no grupo Fonte.

Iniciar ou reiniciar a numeração de página: Por exemplo, se você adicionar uma folha de rosto a um documento com números de página, a segunda página é numerada automaticamente como página 2. Você pode desejar que o documento comece com a página 1.

1. Clique em qualquer lugar no documento. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Número da Página.

2. Clique em Formatar Números de Página. 3. Na caixa Iniciar em, digite um número.

OBSERVAÇÃO Se você tiver uma folha de rosto e desejar que a primeira página do documento comece com 1, digite 0 na caixa Iniciar em.

(7)

Reiniciar a numeração de página com 1 para cada capítulo ou seção: Por exemplo, você pode numerar o sumário como i a iv e o restante do documento como 1 a 25. Se o documento contiver vários capítulos, convém reiniciar a numeração de página para cada capítulo.

1. Clique na seção em que deseja reiniciar a numeração de página.

2. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Número da Página. 3. Clique em Formatar Números de Página. Na caixa Iniciar em, insira 1.

Remover números de página: O Word 2007 remove ou exclui automaticamente números de página quando você clica em Remover Números de Página ou quando remove um único número de página manualmente do documento.

1. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Número da Página. 2. Clique em Remover Números de Página.

OBSERVAÇÃO Se você criou uma primeira página diferente ou cabeçalhos ou rodapés ímpares e pares, ou se tiver seções vinculadas, certifique-se de remover os números de página de cada cabeçalho ou rodapé diferente.

Remover o número de página da primeira página: Clique em qualquer lugar no documento. 1. Na guia Layout da Página, clique no Inicializador de Caixa de Diálogo de Configurar Página e,

em seguida, clique na guia Layout.

2. Em Cabeçalhos e rodapé, marque a caixa de seleção Diferente na primeira página e, em seguida, clique em OK. OBSERVAÇÃO Se você desmarcar a caixa de seleção Diferente na primeira página, o número da primeira página será exibido novamente.

NUMERAR APENAS PÁGINAS DESEJADAS

Caso você queira que a numeração apareça em determinadas páginas e em outras não, existe um recurso no Word chamado "Quebra de seção". Ele faz com que seja possível dividir o documento em partes, tal como se existisse mais de um arquivo dentro do mesmo documento. É através da “Quebra de seção” que é possível colocar numeração em determinadas páginas e em outras não. E não é só numeração, você pode colocar rodapé ou cabeçalhos diferentes num mesmo documento.

Por exemplo, para numerar um arquivo de texto a partir da 6ª página, vá até a 5ª página e após o seu último caractere posicione o cursor do mouse. Em seguida, vá até a Guia Layout da Página e na Caixa de Comandos “Configurar Página” acione o botão “Quebras” > Quebras de seção > Próxima Página. Foi feita a quebra de seção.

Agora, vá para a 6ª página (onde será inserida a numeração) e abra o seu Cabeçalho: Guia Inserir > Caixa de Comando “Cabeçalho e Rodapé” > botão “Cabeçalho” > Editar Cabeçalho. As ferramentas de Design de Cabeçalho e Rodapé vão aparecer e você deve desmarcar o botão “Vincular ao

Anterior”, localizado na caixa “Navegação”. Se este comando (Vincular ao Anterior) ficar acionado (em laranja), ele vai continuar copiando o que estiver no cabeçalho/rodapé anterior. Em nosso exemplo, vamos colocar numeração no cabeçalho.

Clique agora na Guia Inserir > Caixa de Comando “Cabeçalho e Rodapé” > botão “Número da página” e escolha onde deseja inserir seu número no cabeçalho: à esquerda, à direita ou centralizado de acordo com os modelos apresentados. Clique em Formatar números de página para alternar o número de início (que será 6, já que estamos numerando um arquivo a partir da 6ª página) ou a formatação do número. Repare agora que na seção anterior, as páginas não receberam numeração. PARA INSERIR UMA TABELA

É possível inserir uma tabela escolhendo a partir de uma seleção de tabelas pré-formatadas, completas com dados de amostra, ou selecionar o número de linhas e colunas que deseja. O comando Inserir tabela permite que você especifique as dimensões e o formato da tabela antes da inserção da tabela em um documento. Clique no local que deseja inserir uma tabela.

Na guia Inserir, no grupo Tabelas, clique em Tabela e, em seguida, clique em Inserir Tabela.

Em Tamanho da tabela, insira o número de colunas e linhas.

Adicionar uma célula: Clique em uma célula à direita ou acima do local onde deseja inserir uma célula.

Em Ferramentas de Tabela, na guia Layout, clique no Inicializador de Caixa de Diálogo de Linhas e Colunas. Clique em uma das seguintes opções:

Clique em Para

Deslocar células para a direita

Inserir uma célula e mover todas as outras células nesta linha para a direita. OBSERVAÇÃO O Word não insere uma nova coluna. Isso resulta em uma linha que possui mais células do que as outras linhas.

Deslocar célula para baixo

Inserir uma célula e mover as células existentes uma linha para baixo. Uma nova linha é adicionada à parte inferior da tabela.

Inserir linha inteira Inserir uma linha acima da célula que você clicou. Inserir coluna

inteira

Inserir uma coluna à esquerda da célula que você clicou.

Adicionar uma linha acima ou abaixo: Clique em uma célula acima ou abaixo do local onde deseja adicionar uma linha. Em Ferramentas de tabela, na guia Layout, faça uma das seguintes ações:

(8)

1. Para adicionar uma linha acima da célula, clique em Inserir acima no grupo Linhas e colunas.

2. Para adicionar uma linha abaixo da célula, clique em Inserir abaixo no grupo Linhas e colunas.

Adicionar uma coluna à esquerda ou à direita: Clique em uma célula à esquerda ou à direita de onde deseja adicionar uma coluna. Em Ferramentas de tabela, na guia Layout, faça uma das seguintes ações:

1. Para adicionar uma coluna à esquerda da célula, clique em Inserir à esquerda no grupo Linhas e colunas.

2. Para adicionar uma coluna à direita da célula, clique em Inserir à direita no grupo Linhas e colunas.

Excluir uma célula: Selecione a célula que deseja excluir clicando na sua borda esquerda.

Em Ferramentas de Tabela, clique na guia Layout. No grupo Linhas & colunas, clique em Excluir e clique em Excluir células. Clique em uma das seguintes opções:

Clique em Para fazer isso Deslocar células

para a esquerda

Excluir uma célula e deslocar todas as outras células nessa linha para a esquerda.

Observação O Word não insere uma nova coluna. Usar essa opção pode resultar em uma linha com menos células do que as outras linhas. Deslocar células

para cima

Excluir uma célula e mover as células existentes restantes nessa coluna uma linha para cima. Uma nova célula, em branco, é adicionada na parte inferior da coluna.

Excluir linha inteira Excluir a linha inteira que contém a célula na qual clicou. Excluir coluna

inteira

Excluir a coluna inteira que contém a célula na qual clicou.

Excluir uma linha: Selecione a linha que deseja excluir clicando em sua borda esquerda.

Em Ferramentas de Tabela, clique na guia Layout. No grupo Linhas & colunas, clique em Excluir e clique em Excluir linhas.

Excluir uma coluna: Selecione a coluna que deseja excluir clicando em sua linha de grade ou borda superior.

Em Ferramentas de Tabela, clique na guia Layout. No grupo Linhas & colunas, clique em Excluir e clique em Excluir colunas.

Mesclar células: É possível combinar duas ou mais células localizadas na mesma linha ou coluna em uma única célula. Por exemplo, você pode mesclar várias células horizontalmente para criar um título de tabela que ocupe várias colunas. Selecione as células que deseja mesclar clicando na borda esquerda de uma célula e arrastando até as outras células que deseja. Em Ferramentas de Tabela, na guia Layout, no grupo Mesclar, clique em Mesclar Células.

Dividir células: Clique em uma célula ou selecione várias células que você deseje dividir. Em Ferramentas de Tabela, na guia Layout, no grupo Mesclar, clique em Dividir Células.. Insira o número de colunas ou de linhas em que deseja dividir as células selecionadas.

Este material de estudo foi elaborado com informações extraídas dos sites: Wikipédia (pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Word);

Passeio na Web (infowester.com/tutpagword.php); Microsoft Brasil (office.microsoft.com).

Referências

Documentos relacionados

 Na primeira maneira, clique na guia Inserir, grupo Tabelas, ícone Tabela, opção Inserir Tabela :.  Informe o Número de colunas, o Número de linhas, a Largura de

- Utilização do comando Cabeçalho/Rodapé do Menu Inserir - Utilização dos comandos Tipo de Letras, Parágrafos e Colunas do Menu Base.. - Utilização do

Para inserir um cabeçalho ou rodapé em um documento de texto você deve seguir os seguintes passos:3.

 Clique no botão Mais Imagem do botão e em Clara, Média ou Escura, clique no estilo da tabela que você deseja usar.... Na guia página inicial, no grupo estilos, clique na

Clique na letra da primeira coluna onde você deseja inserir a nova coluna. Mantendo a tecla Shift pressionada, clique na letra da

Clique no botão Colunas, na barra de ferramentas Padrão , ou clique no menu Formatar/Colunas e a caixa abaixo se abrirá: Em Predefinidas, escolha o estilo de suas

Para inserir Numeração no seu texto, selecione os parágrafos desejados e em seguida clique no botão Numeração , na barra de formatação.. Para escolher um marcador

Para Colar, temos três opções: na Guia Início, no Grupo Área de Transferência o comando Colar, o botão direito do mouse ou o teclado CTRL +