• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO PÓLO RS CURSO ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO PÓLO RS CURSO ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO – PÓLO RS CURSO “ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL

ANDRÉIA TAIZA SANDRI MACHADO JUSTINA INÊS MARCHESI RIBOLDI

VIVIAN RIBOLDI

PROJETO DE PESQUISA: PROFISSÃO PROFESSOR

Projeto de pesquisa apresentado junto ao curso extensão “Escola e pesquisa: um encontro

possível.” Orientadora: Profª Simone de Oliveira Emer

CAXIAS DO SUL 2009

(2)

SUMÁRIO

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO...3

1.1 Dados dos Pesquisadores...3

2 TEMA...3 2.1 Delimitação do Tema...3 2.2 Problema...3 3 JUSTIFICATIVA...3 4 HIPÓTESES...4 5 OBJETIVOS...4 5.1 Objetivo Geral...4 5.2 Objetivos Específicos...4 6 METODOLOGIA...5 7 POPULAÇÃO/AMOSTRA...5 8 RECURSOS...5 8.1 Recursos Humanos...5 8.2 Recursos Materiais...6 9 CRONOGRAMA...6 10 REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO...7 11 REFERÊNCIAS...8

(3)

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Universidade de Caxias do Sul Pró-reitoria de Extensão

Curso de Extensão: “Escola e Pesquisa: Um encontro Possível Coordenadora: Drª Nilda Stecanela

Orientadora: Profª Aline Verardo Corrêa Período: Março a agosto de 2009

Autores:Andréia Taiza Sandri Machado, Justina Inês Marchesi Riboldi, Vivian Riboldi

2- TEMA

Profissão: Professor

2.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Fatores que contribuem para a insatisfação do professor.

2.2 PROBLEMA DE PESQUISA

Quais as causas da desmotivação do professor?

3 JUSTIFICATIVA

A necessidade desse trabalho partiu dos diálogos entre nós professores, das nossas inquietações, da nossa busca por querer sentir-se melhor.

É constante na sala dos professores ouvir comentários que demonstrem a insatisfação de grande parte destes profissionais.

É de urgência social discutir as práticas que favorecem para que o professor se sinta bem no desempenho de sua função de formar cidadãos autônomos e conscientes dos seus deveres.

A nível Municipal, Estadual e Federal fala-se muito em qualidade na Educação dando ênfase na melhoria dos prédios escolares, no transporte escolar, na merenda das crianças, no fornecimento do livro didático para o aluno, tudo pensando no bem estar dos mesmos.Como fica o professor?O que realmente as políticas educacionais vem

(4)

pensando para o bem estar desses profissionais?Comenta-se muito em formação continuada para professores, melhoria na qualidade da educação, metodologias mais eficazes visando que o aluno construa seu conhecimento. Tudo isso é importante, é fundamental , mas o professor enquanto ser humano, enquanto profissional da educação, ele que é quem articula todo o fazer pedagógico, que é responsável para que realmente exista qualidade na educação, como está se sentindo?Se faz necessário que a sociedade como um todo se voltem para o bem estar dos profissionais da educação, é com eles valorizados , satisfeitos e respeitados que será alcançada a esperada e necessária qualidade na educação.

4 HIPÓTESES

O professor está insatisfeito com a profissão e por isso se sente desmotivado; O professor mesmo stressado consegue desempenhar bom trabalho;

O professor ao sentir-se desvalorizado não desempenha bom trabalho; O professor trabalha mal por ser mal remunerado;

A satisfação do professor depende de novas políticas educacionais;

O professor sabe quais são as intenções da escola da qual faz parte? E leva em conta no seu fazer pedagógico?

5 OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Identificar a situação dos educadores frente a sua profissão a fim de constatar as causas da desmotivação favorecendo a valorização dos educadores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar os problemas que o professor vem enfrentando no desempenho de sua função.

(5)

Verificar se apesar da desvalorização do professor ele desempenha um bom trabalho.

Verificar as características e práticas pedagógicas dos professores de algumas escolas.

6 METODOLOGIA

Será utilizada neste trabalho a pesquisa de opinião para coletar dados.Ao escolher o tema , definiu-se os objetivos, levantamento das hipótese, organização do projeto , estudo do tema através de leituras e pesquisa bibliográfica.

Para verificar a veracidade das hipóteses será elaborado questões que será aplicado entrevistando professores determinado pelo grupo.

Após será feita a tabulação, análise e interpretação dos dados coletados na pesquisa, havendo posteriormente apresentação dos resultados e conclusões através de seminário.

Posteriormente serão encaminhadas ações concretas possíveis aos órgãos competentes.

7- POPULAÇÃO/ AMOSTRA

A população desta pesquisa envolve professores da rede Municipal e Estadual do município de São Marcos/RS.Os professores deste município estão verbalizando questões que merecem a atenção de toda população e das autoridades competentes.

As entrevistas serão realizadas durante uma semana nas escolas : Escola Municipal Demétrio Moreira da Luz, Escola Estadual de Ensino Médio Maranhão, chegando a um total de 30 entrevistados .

8 RECURSOS

8.1-RECURSOS HUMANOS

(6)

8.2 RECURSOS MATERIAIS

A pesquisa demandará 30 cópias impressas em folhas A4 – entre questionários, projeto e trabalho de divulgação dos resultados de estudo. Para a realização deste trabalhos de pesquisa serão ainda necessários: computador, livros, folhas de ofício.

9 CRONOGRAMA

Período Descrição da ação Responsáveis Observações

Março a Agosto

Participação nas orientações para elaboração do projeto através do curso de extensão “Escola e Pesquisa: Um encontro possível da Universidade de Caxias do Sul - UCS 2009

professoras

Abril

Definição do tema planejamento e elaboração

do projeto . professoras

Maio

Estudos bibliográficos, visitas de estudo, palestras, aquisição de conhecimentos

relacionados ao tema. Professoras

Maio

Construção do instrumento de pesquisa.

Professoras

Junho

Realização do pré-teste e da pesquisa de

campo. professoras

Julho

Organização, tabulação e interpretação dos

resultados da pesquisa. Professoras

Julho

Sistematização dos resultados em um artigo

cientifico. professoras

Agosto

Apresentação dos resultados no IX “Escola e Pesquisa” um encontro possível .

professoras

Setembro

Apresentação dos resultados nas escolas

(7)

10 REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO

Nas últimas décadas tem-se acompanhado inúmeras mudanças na educação, pode-se até dizer uma revolução. A escola acabou por agregar funções que por sua vez seria da família e agora se concentra tudo nesta frágil instituição. O poder público investe altamente na educação, escolas equipadas, acervos bibliográficos, tecnologia avançada, transporte escolar, merenda e acredita que seja tudo para alcançar a sonhada qualidade na educação.

E o professor como fica nesta situação?Finalmente a sociedade começa a indignar-se com a situação dessas heroínas do ensino, que dedicam a vida a educar crianças e merecem por isso gratidão de toda comunidade. Já se lia na Revista Cláudia (1996, p.196)” O professor tem a missão de transformar a sociedade. É o personagem principal da educação, única via de acesso à integração social para todos nós e única porta de saída da miséria para as camadas mais pobres da população”. Baseado nisso, não é suficiente o que vem sendo feito até agora para melhorar a educação. As medidas tomadas até então só agravaram mais a situação do povo brasileiro. Todas as leis, todas as novas metodologias, todos os livros, computadores, todos os prédio e todas as verbas governamentais estão sendo inúteis, pois na sala de aula não estamos tendo a presença, inteira e motivada de quem é a única via de acesso a integração social – o professor.

Quem cabe conhecer e conduzir bem os alunos pelos caminhos do saber e contribuir para a formação do cidadão, está esquecido pelas salas de aula restando-lhe apenas deveres – cumprir dias letivos, preencher papéis, bem avaliar o aluno, ensinar, ensinar...como se fosse um robô, sem sentimentos, sem sonhos, sem valorização, sem respeito – uma simples máquina que deve apenas produzir.

Recentemente pesquisa publicada no Pioneiro, 3 de junho de 2009, apontam que educadores estão atuando no limite, estão estressados. Através desses dados podemos reafirmar que é necessário se voltar um olhar diferenciado e especial para a peça chave da educação – o professor.

Quando a sociedade valorizar e cuidar do bem estar dos educadores se poderá afirmar que a educação estará caminhando rumo a verdadeira qualidade o que mudará os rumos de toda sociedade.

(8)

11 REFERÊNCIAS

Educador.Revista Cláudia, ed. Abril, São Paulo,p.196,1996.

(9)

Segmento... Questionário Nº...

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL CURSO DE EXTENSÃO: “ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL” PROGRAMA NOSSA ESCOLA PESQUISA

SUA OPINIÃO

PROFISSÃO: PROFESSOR

APRESENTAÇÃO: BOM DIA/ BOA TARDE!

SOMOS PROFESSORAS MUNICIPAIS E ESTAMOS FAZENDO UMA

PESQUISA SOBRE A PROFISSÃO DO PROFESSOR. PODEMOS CONTAR COM A SUA COLABORAÇÃO? ENTREVISTADORES:... DATA:... HORÁRIO:... LOCAL DA ENTREVISTA:... Professor:

Que tal ser ouvido?

1) Qual a disciplina que você leciona nesta escola?

...

2) Enumere por ordem de importância:

Quais os maiores problemas que o professor enfrenta hoje em dia na sua opinião. a) ( ) Falta de vontade dos alunos

b) ( ) Falta de respeito dos alunos

c) ( ) Falta de limites dos alunos, refletindo-se nas atitudes para com o professor

d) ( ) Desvalorização da sociedade

e) ( ) Outros. Quais______________________________________

3) Que tipo de atitude da direção da escola favoreceria o trabalho do professor? ...

4) Qual a metodologia presente em seu projeto pessoal docente?

... 5) Qual a escola dos sonhos? Como ela poderia estar localizada?

...

6) Você conhece o PP da escola? a) ( ) Sim

(10)

7) O Projeto Político Pedagógico é a expressão das intenções da escola. Você leva isso em consideração ao fazer o seu projeto pessoal de trabalho e isso se reflete nas suas aulas?

a) ( ) Sim b) ( ) Não c) ( ) Em parte

8) Está receptivo(a) a novas ideias sobre o processo ensino aprendizagem, sobre a melhoria da educação?

a) ( ) Sim b) ( ) Não c) ( ) Em parte

9) Está satisfeito com a profissão que exerce professor(a)? a) ( ) Totalmente

b) ( ) Em parte c) ( ) Plenamente

10) Trabalha no que gosta e sente amor pela profissão que escolhe? a) ( ) Totalmente

b) ( ) Em parte c) ( ) Plenamente

11) O que mais te desmotiva no trabalho?

...

12) Sente-se, constantemente estressado(a) ao desempenhar suas atividades docentes?

a) ( ) Totalmente b) ( ) Em parte c) ( ) Plenamente

13) Relate os fatores que contribuem para que você se sinta estressado:

...

Referências

Documentos relacionados

A RBR recomenda o investimento em desenvolvimento residencial em São Paulo, dado o momento atual do ciclo... A Indústria de FIIs Mercado Imobiliário

Nesse trabalho, o CO2 supercrítico será usado como solvente e antissolvente para produção de cocristais do resveratrol com coformadores que foram selecionados a

Nesta seção são apresentados os resultados e simulações ob- tidos com a inclusão do modelo dinâmico do TCSC no sis- tema elétrico da Figura 6, onde o TCSC é inserido nas linhas

Para quem não é declarante de imposto de renda, este comprovante pode ser obtido na página da Receita Federal no

A álgebra booleana consiste de um conjunto de leis que estabelecem quando duas fórmulas podem ser consideradas logicamente equivalentes. Dizemos que duas fórmulas α e β

De facto, desde a simples utilização em barreiras de proteção, luminárias, estruturas de máquinas, sistemas de movimentação e transporte, postos de trabalho, sistemas de

ca que induza facilmente o consumidor em erro ou confusão, ou que compreenda um risco de as- sociação com a marca anteriormente registada, de forma que o consumidor não

Nesse sentido, o principal objetivo deste trabalho é apresentar uma nova metodologia que possibilite a obtenção da taxa de transferência de calor na interface de corte e do campo