• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA SEGUNDO CENTRO INTEGRADO UE DEFESA AÉREA : E CONTROLE DE TRÁFEGO* ÂÜREO INFORME NO 005/SI/86-CINPACTA II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA SEGUNDO CENTRO INTEGRADO UE DEFESA AÉREA : E CONTROLE DE TRÁFEGO* ÂÜREO INFORME NO 005/SI/86-CINPACTA II"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA

SEGUNDO CENTRO INTEGRADO UE DEFESA AÉREA

:

E CONTROLE DE TRÁFEGO* ÂÜREO

INFORME NO

005/SI/86-CINPACTA II

DATA

05 JUN 86

ASSUNTO

NOTÍCIA SOBRE OVNI

REFERENCIA

RD' 24/CRIP/230586-C<7 M 2>ft

ORIGEM

CINDACTA ÏI

AVALIAÇÃO

£L4*

1

ÁREA

PATS

DIFUSÃO ANTERIOR .

DIFUSÃO

COMDA

ANEXO

-01/01

"No dia 04 JUN 86, aproximadamente às 20:00 horas* uma

pessoc^gizendo chamar-se- JOSÉ APARECIDO MARTINS, residente na

cidade BANDEIRANTE, norte do Paraná, iúformou através de um tg.

1»fonema, i^r avistado, juntamente com outras pessoas, um ObJz

to Voador não Identificado (OVNI), o qual apresentava forma a

chatada e emitia Sequência de luz, cores verde/vermelhai

O DESTINATÁRIO Ê RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO DO SIGILO DESTE OCUMENTO (Art. 12 - Cecr. 79.099/77 Pagamento para Salvaguarda de A$guntos S i g < | » » .

(2)

Brasília-DF, 05 de j u n h o de 1986 Do A j u d a n t e do C h e f e C o n t r o l a d o r Ao Cap Franciscângelis A s s u n t o : Ocorrência I Transcrição de Ocorrência, do l i -v r o de A j u d a n t e do C h e f e C o n t r o l a d o r :

"As 1 2: 202 , Montes C l a r o s nos l i g o u v i a TF2/548 (CV ROGÉRIO) , i n f o r m a n d o s o b r e "ob j e t o s voadores1'não i d e n t i f i c a d o s nas suas i m e d i a

-ções, a p r o x i m a d a m e n t e 07 ou 08 o b j e t o s . F o i a c i o n a d o o " C C " Maj Mauro p a r a as providências.

As 13:182 houve o u t r o t e l e f o n e m a i n f o r m a n d o que os o b j e t o s ' s um i r am".

(3)

1. P : Como e quando f o i que n o t o u p e l a lü v e z os o b j e t o s ?

R : 12:00hs

2. P : Quantos eram e em que posição e s t a v a m ?

R : + o i t o 3. P: Pode d e s c r e v e r o o b j e t o ? R : Como um p l a n e t a (vénus) - um p o n t o de l u z f i x a 4. P : Forma? R : E s t r e l a - l u z f i x a p a r e c e "vénus" 5. P : Tamanho?

R : Q u a t r o do tamanho de vénus os o u t r o s eram menores

6. P: C o r ?

R: P r a t e a d a ( b r i l h o ) 7. P: V e l o c i d a d e ?

R: L e n t o 8. P: Formação?

R : 4 C r u z . S u l apôs saíram da formação

9. P : Som?

R : Não

10. P : R a s t o ?

R : Não

11. P : Trajetória?

R : Aleatório d e n t r o de uma área (Montes C l a r o )

12. P: P r o f u n d i d a d e " R : 13. P : Duração da observação? R : 1:30hs (até ãs 1 5 : 3 0 h s ) 14. P : 0 o b j e t o mudou de aparência? de c o r ? R : Não 15. P: E s t a v a s o z i n h o ou acompanhado? no c a s o a f i r m a t i v o p o r q u a n t a s p e s s o a s0 R : + 20

(4)

16. P: Distância do p o n t o de observação até o OVNI? R: Não

17. P: Existência de p r o v a s físicas ( f o t o g r a f i a , f i l m e , a m o s t r a s ) ? R: Não

18. P: Observação a o l h o nu ou com a l g u m d i s p o s i t i v o ótico? R: Olho nu

19. P: Condições de tempo p r e s e n t e (meteorológicas)? R: CAVOK

20. P: Dados p e s s o a s do o b s e r v a d o r :

- Nome : Rogério Sarmento V e l o s o

- Endereço: A e r o p o r t o Montes C l a r o - TASA - 221.4695 (8.13) - I d a d e : 22 anos

- G r a u de instrução: S u p e r i o r

- Ocupação p r i n c i p a l : O p e r a d o r E s t . Rádio

- P o s s u i ou não c o n h e c i m e n t o s técnicos, no c a s o a f i m a t i v o q u a i s .

Obs.: E s t e perguntõrio r e f e r e - s e a uma informação de s o l o . Quando uma a e r o n a v e r e p o r t a r , deverá f a z e r de m a n e i r a s u c i n t a .

Às 13:002 o CV ROGÉRIO i n f o r m o u que e x i s t i a m somente 3 PTS. D e s c o n h e c i a se sumiram o u a f a s t a r a m - s e .

(5)

S E R V I Ç O P Ú B L I C O F E D E R A L

PRIMEIRO C E N T R O I N T E G R A D O DE DEFESA A É R E A E C O N T R O L E DE T R Á F E G O A É R E O

PARTE S/N B r a s i l i a - D F , 13 de j u n h o de 1986

Do CC

Ao S r . CHEFE DA SEÇÃO DE INFORMAÇÕES DE COMBATE

A s s u n t o : OVNI

I - I n f o r m o - v o s que p o r v o l t a das 2 5:S0Z do d i a 12 de j u n h o de 1986, ao r e a l i z a r uma missão de i n t e r c e p

tacão, o caçador do JBVD no FL 220, p r o a 1 4 59.eazimute 3 2 09/ 110 NM de

Anápolis, ne r e p o r t o u que e s t a v a a v i s t a n d o " l u z e s " nas c o r e s v e r d e , v e r m e l h a ; b r a n c a e a m a r e l a acompanhando s u a a e r o n a v e . 0 mesmo

aban-donou a interceptação e f o i em perseguição ao o b j e t o , porém apôs 2 ( d o i s ) m i n u t o s p e r d e u o c o n t a t o v i s u a l com o r e f e r i d o o b j e t o , r c t o r n a n do ã interceptação. 0 caçador do JBVM também r e p o r t o u t e r a v i s t a d o

" l u z e s " na posição l l h s , quando e s t a v a no a z i m u t e 3 1 0?/ 6 0 NM de

Anápolis ( C o n t r o l a d o r 2S IVAN). O LP-23 da c o b e r t u r a do Gama, não de t e t o u nenhum movimento a n o r m a l no momento do r e p o r t e dos p i l o t o s . Após o p o u s o do JBVD o p i l o t o (CAP MARUOCA) e n t r o u cm c o n t a t o comigo

(TF2550) t e n d o r e s p o n d i d o ãs s e g u i n t e s p e r g u n t a s :

1) P: Como c quando f o i que n o t o u p e l a lü. v e z os o b j e t o s ?

R: P o r v o l t a das 23:452, mais ou menos 5 m i n u t o s a n t e s de r e p o r -t a r a "THOR".

2) P: Quantos eram e em que posição e s t a v a m ? R: Um. Acompanhando a minha a e r o n a v e . 3) P: Pode d e s c r e v e r o o b j e t o ?

R: G r a n d e , com l u z e s mudando de c o r , o o b j e t o também g i r a v a . 4) P: Forma'?

(6)

S É R V I O - PÚBLICO F E O E R A _ I ,,J , S I I \ , 5) P: Tamanho? R: Grande. 6) P: C o r ? R: B r a n c o , a m a r e l o , v e r m e l h o e v e r d e 7) P: V e l o c i d a d e ? R: A p a r e n t e da a e r o n a v e (.95) já que a e s t a v a acompanhando. 8) P: Formação? R: Não 9) P: Som? R: Não 10) P: R a s t o ? R: Não 11) P: .Trajetória?

R : Após p e d i r autorização p a r a a p r o a r o o b j e t o o mesmo d e s a p a r e c e u , r e t o r n a n d o a s e g u i r p a r a se c o l o c a r em r o t a s p a r a l e l a s com a a e r o n a v e em uma distância m a i o r .

12) P: P r o f u n d i d a d e ? R: Não 13) P: Duração da observação? R: 15 a 20 m i n u t o s . 14) P: O o b j e t o mudou de aparência? de c o r ? R: Sim. Mudava de v e r m e l h o p a r a v e r d e e p o r f i m a m a r e l o . 15) P: E s t a v a s o z i n h o ou acompanhado? no c a s o a f i r m a t i v o p o r q u a n t a s p e s s o a s . S o z i n h o .

16) P: Distância do p o n t o de observação até o OVNI? R: M a i s de 20 NM.

17) P: Existência de p r o v a s físicas ( f o t o g r a f i a , f i l m e , a m o s t r a s ) ? R: Não

18) P: Observação a o l h o nú ou com algum d i s p o s i t i v o ótico? R: O l h o nú.

(7)

SERVIÇO PUBLICO FEDERAL

19) P: Condições de tempo p r e s e n t e (meteorológicas)? R: CAVOK

20) Dados p e s s o ac do o b s e r v a d o r :

- nome: Cap M a r u o c a

- endereço: Base Aérea de SBSC - Grau de instrução: S u p e r i o r - Ocupação p r i n c i p a l : M i l i t a r

- P o s s u i ou não c o n h e c i m e n t o s técnicos, no c a s o a f i r m a t i v o q u a i s . Sim. P i l o t o de Caça ( F 5 E )

(8)

Brasília-DF, 24 de j u n h o de 1986 Do A j u d a n t e C h e f e C o n t r o l a d o r Ao Cap Franciscângelis A s 5 " n t o : Ocorrência I - Transcrição do l i v r o de Ocorrência O p e r a c i o n a l do A j u d a n t e C h e f e C o n t r o l a d o r :

"As 2339Z o JBAZ r e a l i z a n d o missão de interceptação, 44FI09

posição 70 NM na r a d i a l 360 VOR AN, r e p o r t o u c o n t a t o com um o b j e t o e i n t e r r o g o u se e r a " f a n t a s m a " .

"THOR" não t i n h a c o n t a t o r a d a r com o o b j e t o i n f o r m a d o .

Ambas as a e r o n a v e s t i n h a m c o n t a t o v i s u a l e l o g o a s e g u i r c o n t a t o no r a d a r de b o r d o . I n f o r m a r a m t e r c o n t a t o a c e r c a de 08 NM. F o i s o l i c i t a d o a "THOR" autorização p a r a a p r o a r o o b j e t o . F o i c o n c e d i d a a autorização e i n i c i a d a a perseguição com aceleração a t e 1.2 de Mach . Houve uma p e q u e n a aproximação, e em s e g u i d a o o b j e t o f o i se a f a s t a n d o aumentando a v e l o c i d a d e c s a i u do l i m i t e do r a d a r de b o r d o .

A perseguição f o i c a n c e l a d a e houve o p r o s s e g u i m e n t o n o r m a l da missão.

D u r a n t e a perseguição f o i n o t a d a p e l o s p i l o t o s a mudança de c o r do o b j e t o , v a r i a n d o de v e r d e p a r a b r a n c o e v e r m e l h o .

Na última apresentação, já com p r o a de r e g r e s s o , o JBAZ r e p o r -t o u que e s -t a v a sendo acompanhado p e l o o b j e -t o

F o i p r o v i d e n c i a d a gravação de vídeo, porém sem nenhum c o n t a t o com o o b j e t o , i n f o r m a d o . (2339 às 2 3 5 9 Z ) .

Quando do " d e b r i e f i n g " o p i l o t o comentou que na d e s c i d a a c e l e r o u até 1.2 Mach e n o t o u g r a n d e v e l o c i d a d e do o b j e t o p o i s e s t e mu -dou da posição de 08 p a r a 20 NM em c e r c a de 5 s e g u n d o s .

(9)

é

1. Como e quando f o i que n o t o u p e l a 1— v e z os o b j e t o s ? • 2300Z, d u r a n t e o vôo SL 718B de CP p a r a VT, FL 080. 2. Q u a n t o s eram e em que posição e s t a v a m ?

01 as 09hs e 01 ãs 0 3 h s , voando em a l a . 3. Pode d e s c r e v e r o o b j e t o ? S e m e l h a n t e a um f a r o l . 4. Forma? Como um f a r o l 5. Tamanho? 1/109 da l u a c h e i a (um décimo) 6. C o r ? B r a n c o t e n d e n d o ao v e r m e l h o . 7. V e l o c i d a d e ? Acompanhava o d e s l o c a m e n t o da a e r o n a v e . 8. Formação? Não. 9. Som? Não. 10. R a s t o ? Não. 11. Trajetória?

Acompanhava o d e s l o c a m e n t o da ANV ds* p a r a p e r c e b e r que os mesmos se d e s l o c a v a m , quando u t i l i z a v a o chão como r e f e r e n c i a l .

12. P r o f u n d i d a d e ? Não. 13. Duração da observação? D u r a n t e o vôo em r o t a . 14. O o b j e t o mudou de aparência? c o r ? Do b r a n c o , t e n d i a ao v e r m e l h o . 15. E s t a v a s o z i n h o ou acompanhado? no c a s o a f i r m a t i v o p o r q u a n t a s p e s s o a s . 05 ( p i l o t o , c o - p i l o t o e comissária).

(10)

16. Distância do p o n t o de observação até o OVNI? Sem meio de p r e c i s a r .

17. Existência de p r o v a s físicas ( f o t o g r a f i a , f i l m e , a m o s t r a s ) ? Não.

18. Observação a o l h o nu ou com algum d i s p o s i t i v o s ótico ? Olho nu.

19. Condições de tempo p r e s e n t e (meteorológicas)?

VFR a b a i x o da camada, algumas v e z e s se p o d i a o b s e r v a r o céu c as e s t r e l a s .

20. Dados p e s s o a i s do o b s e r v a d o r : - nome ARI KRANERT BORGES

- endereço RUA DONA ZULMIRA - 88 - AP 304 - T I J U C A - RJ - i d a d e 35 ANOS - g r a u de instrução SUPERIOR - ocupação p r i n c i p a l AERONÁUTICA - p o s s u i ou não c o n h e c i m e n t o s técnicos, no c a s o a f i r m a t i v o q u a i s Não, a p e n a s c o n h e c i m e n t o s u p e r f i c i a l e c u r i o s i d a d e s o b r e a s s u n t o .

Obs: E s t e perguntório r e f e r e - s e a uma informação de s o l o .

Quando uma a e r o n a v e r e p o r t a r , deverá f a z e r de m a n e i r a s u c i n t a .

Perguntório f e i t o p e l o 3S EMÍLIO.

Referências

Documentos relacionados

Objetivou-se comparar a capacidade de três protocolos para obtenção do PRP em humanos, de única (ANITUA et al., 1999) e de dupla centrifugação (SONNLEITNER et al., 2000; VENDRAMIN

Churchill e Paul (2000) também determinaram os tipos de custos, que pode influenciar muito o valor percebido pelos clientes, vejamos alguns tipos de custos: -

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

Responsáveis por PSC afirmam que eles são mais do que meros sistemas de mudanças de comportamentos, mas sua.. ênfase está em mudanças de