• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO TRATADOR EXPOINEL, EXPOBRAHMAN E EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO COMUNICADO AOS EXPOSITORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO TRATADOR EXPOINEL, EXPOBRAHMAN E EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO COMUNICADO AOS EXPOSITORES"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MANUAL DO

TRATADOR

Senhor (a) Tratador (a), seja bem vindo a 44ª EXPOINEL - Exposição

Internacional de Nelore; XI EXPOBRAHMAN - Exposição

Internacional de Brahman; e 17ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro.

É um prazer recebê-lo em nosso evento. A Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), preocupada com a saúde e segurança dos tratadores, realizou diversas melhorias nas instalações em relação aos eventos anteriores, sendo disponibilizados dormitórios, banheiros, sanitários exclusivos aos tratadores e área de convivência.

Veja o que a ABCZ preparou para você e conheça as principais regras a serem seguidas durante o evento.

EXPOINEL, EXPOBRAHMAN E EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO - 2015 – COMUNICADO AOS EXPOSITORES

Os participantes da EXPOINEL, EXPOBRAHMAN E EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO, devem cumprir o regulamento do evento e as leis e normas trabalhistas, que serão fiscalizadas, por determinação do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho, que nos notificaram a respeito, especialmente e de forma incisiva, sobre as condições sanitárias e de conforto dos tratadores nas exposições a serem realizadas no Parque Fernando Costa .

A ABCZ está contratando a instalação de alojamentos provisórios, dotados de camas beliches, colchões e armários que serão disponibilizados naturalmente a preço de custo. Caberá a cada expositor fornecer a seus tratadores, que ficarem alojados no Parque Fernando Costa, roupas de cama e alimentação (idealmente via ticket ou diária em espécie), bem como manter nos pavilhões somente o pessoal devidamente registrado e dentro dos horários de trabalho previstos nos respectivos contratos.

Desta forma, informamos a todos que, a fim de evitar problemas com os órgãos públicos, não será permitida a entrada no parque de camas “tatu”, fogões e fogareiros, uma vez que estão vedados os seus usos nos pavilhões.

Os tratadores que ficarem no Parque Fernando Costa dormirão nos alojamentos fornecidos e deverão fazer suas refeições nos restaurantes do dentro do parque ou nos de sua imediação, a expensas dos criadores.

(2)

Por sua parte, a ABCZ, por conta desta exigência do poder público, está suportando diversas despesas tais como a compra de camas, colchões e armários, que serão utilizados nas diversas exposições, e serviço de vigilância noturna nos pavilhões, repassando aos criadores somente uma parte dos custos envolvidos com a locação dos alojamentos e banheiros, no valor de R$ 296,00 por tratador.

Todos os expositores tiveram acesso e declararam concordar, no ato da inscrição, com o regulamento específico contendo orientações já discutidas com o Ministério do Trabalho, de forma a termos condições de realizar o evento sem incidentes.

Salientamos a importância da colaboração de todos. Estamos cientes dos eventuais transtornos que estas medidas trarão, razão pela qual apelamos a todos que trabalhem suas equipes no sentido de cooperarem com a organização de nosso evento, que contará com engenheiros de segurança, médicos do trabalho e fiscais que auxiliarão na fiscalização e adequação das condições de trabalho, além do serviço médico de emergência e atendimento odontológico habitualmente oferecidos.

Alertamos ainda sobre a necessidade de possuírem em mãos os respectivos documentos que possam vir a ser exigidos em uma eventual fiscalização (carteira de trabalho, livro de registro dos empregados etc.).

E, em caso de opção do criador de manter um funcionário de plantão no período noturno junto a seus animais, que o faça de forma a estar acobertado pelo contrato de trabalho, sob a forma de revezamento ou comprovação de que trabalha efetivamente naquele turno.

DORMIT

Ó

RIOS

1. Serão disponibilizados dormitórios, banheiros e sanitários na área do estacionamento do Centro de Eventos;

2. Cada tratador receberá um crachá para acessar a área dos alojamentos. O crachá é de uso pessoal e intransferível.

3. O crachá deverá ser apresentado ao entrar e sair da área dos alojamentos;

4. Em caso de perda do crachá, o tratador deverá informar imediatamente a portaria para que seja providenciado um novo crachá;

5. O acesso à área dos dormitórios será permitido apenas aos tratadores ou funcionários da ABCZ;

(3)

6. A chave do dormitório deverá ser retirada na entrada da área dos alojamentos após a apresentação do crachá e devolvida na saída da área;

7. Deverão utilizar os dormitórios disponibilizados ou outros aceitos pela legislação (hotel, pousada, residência etc) durante os momentos de repouso. Não será permitido, em nenhuma hipótese, repousar ou dormir nos pavilhões juntamente com os animais.

8. Caso seja constatado o descumprimento do item anterior, os proprietários dos animais/empregador es serão notificados;

9. Cada dormitório possui 05 camas (numeradas) duplas (beliches) com colchões, sendo disponibilizada 01 cama para cada tratador;

10. Cada dormitório possui armário (numerado) que deverá permanecer trancado. A ABCZ não se responsabiliza por objetos deixados em nenhum dos locais de uso do tratador (armário, acomodações etc.)

11. No ato do cadastramento é repassado a cada tratador um Kit dormitório (A roupa de cama deverão ser de responsabilidade dos respectivos empregadores); contendo travesseiro, fronha, lençol e cobertor, não precisando devolver no término da feira. É fornecido cadeado a cada tratador para ser usados em seus armários, sendo que no fim da feira o mesmo deve ser devolvido na portaria;

12. Itens de Higiene pessoal é de responsabilidade do Expositor ou tratador;

13. Haverá uma conferência dos itens disponibilizados (camas, colchões, armários, etc) na entrega e na devolução dos mesmos após o término do evento;

* Imagem ilustrativa

14. Caso o tratador constate algum dano aos objetos, deverá informar imediatamente a portaria. Em caso de danos causados pelo mal uso, a ABCZ procederá o desconto do expositor responsável;

15. Os dormitórios deverão ser mantidos limpos e organizados;

16. Caso queira mudar de dormitório e ou cama é necessário informar primeiro a portaria para que seja alterado no cadastro do tratador o numero do novo dormitório, cama e armário e somente depois realizar a mudança com o acompanhamento da ABCZ;

17. Os dormitórios são separados em alas masculinas e femininas;

18. Os resíduos deverão ser colocados nos recipientes adequados;

19. Não é permitido fumar no interior do dormitório. Utilizar a área destinada para fumantes;

20. O horário de limpeza será das 07:00 às 16:00 e a mesma será realizada por uma empresa contratada da ABCZ;

21. O ar condicionado e as lâmpadas deverão permanecer ligados apenas quando houver pessoas no dormitório, devendo ser desligados nos demais momentos;

22. É proibido nos dormitórios o uso de rádios, celulares ou outros dispositivos com a finalidade de reproduzir som. Caso desejado, utilize fones de ouvido para não incomodar os demais tratadores.

(4)

ÁREA DE CONVIVÊNCIA

1. Não será permitida, em nenhuma hipótese, a realização de refeições nos pavilhões. Os criadores/expositores deverão fornecer diárias de alimentação ou vale refeição, de forma que os tratadores possam realizar nos estabelecimentos comerciais a sua escolha, no parque ou arredor sua alimentação.

2. Haverão bebedouros de água potável na área dos alojamentos e próximos aos pavilhões.

3. Não será permitida a entrada de fogão, geladeira, cama tatu, microondas ou qualquer outro equipamento destinado ao preparo ou aquecimento de refeições.

4. Materiais orgânicos deverão ser descartados nos recipientes marrons.

BANHEIROS E SANITÁRIOS

1. Serão disponibilizados banheiros e sanitários exclusivos aos tratadores na área dos alojamentos;

2. Os banheiros e sanitários serão separados por sexo (masculino e feminino);

3. É proibido sair dos banheiros com trajes inadequados (sem camisa, somente com roupa íntima, etc);

4. O horário de limpeza dos banheiros e sanitários será das 07:00 às 16:00.

5. Os demais sanitários do parque que se destinam aos tratadores também estarão disponíveis horários: 07:00hs as 23:00hs.

6. As condições de higiene serão fiscalizadas e registradas pela ABCZ.

Fonte: ABCZ Fonte: ABCZ

(5)

SEGURANÇA DO TRABALHO

Luva de PVC com CA Bota de PVC com CA

Avental de PVC com CA

1. Para sua segurança, utilize todos os EPIs necessários durante a higienização dos animais (luvas, botas e avental impermeável, estes itens são de responsabilidade do proprietário dos animais dos respectivos empregadores). Será fiscalizado pela ABCZ e informado aos proprietários caso não utilizem os mesmos.

2. Para adquirir esses produtos existem nas proximidades da ABCZ algumas empresas especializadas no fornecimento, seguem telefones e endereços caso tenham interesse de adquirir:

- Minas Segurança, Av. Edilson Lamartine Mendes, 377 Parque das Américas, telefone (34) 3336-8523.

- Mundo do EPI, Av. Dr. Fernando Costa, 570 São Benedito, telefone (34) 3312-3643

- Dito e Feito, Edilson Lamartine Mendes, 497 Parque das Américas, telefone (34) 3322-7800

- Trevisan e Rotta, Av. Apolônio Chaves, 201 São Benedito, telefone (34) 2104-3436

- Proseg Comercio Ltda, Av Barão do Rio Branco, 1123, telefone (34) 3336-8802 ou (34) 3336-8805

3. Existindo a geração de poeira nos pavilhões (exemplo: quando movimentar a cama do gado ou ração) é obrigatório o uso do respirador (máscara contra pó, esse item será disponibilizado pela ABCZ a titulo colaborativo – 05 unidades por tratador);

4. Para sua segurança, é proibido utilizar instalações elétricas adaptadas ou inadequadas que gerem risco de choque elétrico;

5. É expressamente proibido obstruir extintores e saídas de emergência. PFF1

(6)

ATENÇÃO TRATADORES

ATENÇÃO TRATADORES

Fonte: ABCZ

(7)

SAÚDE

1. Haverá no parque, ambulância com enfermeiro (a). Caso seja constatado algum sintoma de doenças, o tratador deverá ser encaminhado para atendimento médico externo (hospitais, postos de saúde, etc...).

2. Caso o médico impeça o tratador de retornar as atividades, o trabalhador não poderá acessar a área dos alojamentos até o tratamento da doença.

Imagem ilustrativa

Todas as melhorias e regras adotadas têm o objetivo de garantir a sua segurança, saúde e conforto durante a permanência nas dependências da ABCZ durante o evento.

Imagem ilustrativa

Referências

Documentos relacionados

- Alguns medicamentos que podem aumentar os efeitos de Fluticasona Nasofan, o seu médico pode querer monitorizá-lo cuidadosamente se estiver a tomar estes medicamentos

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Este seguro prevê e regula a inclusão, automática dos cônjuges dos Segurados Principais que estejam em perfeitas condições de saúde, na qualidade de Segurados

submetidos a procedimentos obstétricos na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, no período de 11 de maio a 11 de novembro de

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Algumas tabelas que criamos apresentam uma alta variabilidade, seja pela imprecisão de informação ou por uma rotatividade dessa. Estudando o lucro de uma empresa,

Desta forma, dentre outras coisas, o presente trabalho fornece os subídios para a implementação de um plano de monitoramento do uso e da qualidade das águas,