• Nenhum resultado encontrado

Mobilidade como um Serviço Como aumentar a eficiência e melhorar a experiência do cliente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mobilidade como um Serviço Como aumentar a eficiência e melhorar a experiência do cliente"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Mobilidade como

um Serviço

Como aumentar a eficiência

(2)

Mudança de papéis

para operadores

de logística automotiva

A mobilidade está evoluindo rapidamente à medida em que os clientes recorrem a soluções multimodais em transporte público, bicicletas, veículos compartilhados, patinetes e muito mais. Para atender a essas preferências, empresas de tecnologia e automotivas estão oferecendo Soluções de Mobilidade como Serviço (MaaS) e desenvolvimento de plataformas que permitem aos clientes acessar e pagar pelo transporte com base na utilização.

Os três fatores chaves de sucesso para prosperar nesse novo mercado são: conectividade, experiência do cliente e logística eficiente.

Os operadores de logística automotiva podem se posicionar bem para capturar oportunidades de MaaS, inclusive em transporte e manutenção. Usando tecnologia e análise conectadas, os operadores também podem oferecer suporte às empresas de serviços de mobilidade para melhor atender os clientes por meio de planejamento preditivo de manutenção e demanda.

Se os operadores de logística farão ou não incursões nesse mercado, dependerá, em parte, de sua capacidade de desenvolver soluções de serviços que atendam B2B e B2C. Também precisarão adaptar suas plataformas e interfaces de TI entre clientes, veículos, fornecedores de transporte e infraestrutura.

(3)

Mercado de MaaS

Fonte: Statista

Disponibilidade do serviço

por nr. de usuários de

veículos compatilhados

no mundo

Source: Frost & Sullivan

Veículos estão se tornando um mer-cado de serviço a parte.

Pascal BRIER,

Vice-Presidente do GRUPO ALTRAN

VOCÊ

SABIA?

2017 2030 US $47bn $250bn EU $25bn $451bn China $15bn $656bn

Estimated annual demand for Maas in the US –108bn miles

2017 11.000.000

2025 36.000.000

De produção em massa para

mobilidade como serviço

Como parte da constante busca para criar sistemas de transporte sem rupturas e integrados, as empresas automotivas estão indo além dos modelos de negócios existentes, baseados na venda e propriedade de veículos, e concentrando mais atenção em estabeler soluções de mobilidade flexíveis e personalizadas.

Embora a natureza exata de tais sistemas tenda a variar, esses serviços de mobilidade agrupam diferentes tipos, seja transporte público, compartilhamento de veículos, de bici-cleta, de carona e táxis, e os oferecem como parte de uma solução multimodal.

Com a capacidade de pesquisar, reservar e pagar - geralmente dentro de um app - o MaaS conecta as pessoas à melhor opção de viagem, criando uma experiência de via-gem perfeita e flexível.

Já existem oportunidades para operadores logísticos nesses ecossistemas em cresci-mento:

• Transporte de frota e veículo único; • Reposicionamento de veículos;

• Colocação de acessórios e modificações tecnológicas; • Manutenção e reparo de veículos;

• Carregamento ou troca de bateria; • Gestão de instalações.

Os operadores de logística e fornecedores também podem assumir funções mais es-tratégicas de tecnologia e atendimento ao cliente, como rastreamento de veículos e serviços de software baseados em TI, ou usar dados para manutenção preditiva, além de otimizar o gerenciamento de seguros e reclamações.

(4)

UBER

• Receita 2018 – $11.3bn ($1.8bn loss) • Usuários no mundo: 110M

600 cidades em 65 países

BMW & Daimler mobility JV

Compartilhamento (SHARE NOW), corrida de táxi (FREE NOW), estacio-namento (PARK NOW) , cobrança (CHARGE NOW) , multi-modal (REACH NOW) e cobrança: 70M usuáriosCorrida de táxi:140% crescimento

2019 vs 2018

Reach Now (moovel Group): 23% crescimento em transações por aplicativo

2019 vs 2018

ZIP CAR

> 1M membros com acesso sob demanda a mais de 12.000 veículos em áreas urbanas e campi estudantis • Opera em mais de 500 cidades

e mais de 600 campi estudantis • Frota de veículos com mais de

60 modelos diferentes

• Proprietário: Avis Budget Group

MaaS – Modelo de Negócio

O MaaS permite que pessoas viajem usando uma variedade de meios de transporte sem precisar ter um veículo, acessando o veículo disponível mais próximo e pagar pelo uso.

6 modelos foram identificados, muitos dos quais não necessariamente novos, mas que foram transformados pela tecnologia:

1. Operadoras dedicadas tradicionais: usuários alugam um serviço com condutor

e particular, por exemplo, um táxi, um jato particular. Essa área foi bastante impactada por empresas de compartilhamento como Uber e com as montadoras agora também participando, ou seja, através do Gett da Volkswagen ou do Free Now da BMW-Daimler.

2. Operadoras de compartilhamento tradicionais: os usuários alugam um acento ou

compartilham uma viagem: ônibus, aviões ou trens.

3. Auto-compartilhamento: inclui serviços de aluguel e frota mais tradicionais para

a contratação de veículos por um período definido (como Avis ou Hertz) ou até mesmo fornecedores de leasing, como a Leaseplan ou a Arval da França. Também inclui uma variedade crescente de serviços de condução e mobilidade de curto prazo, sob demanda, para aluguel de curta duração, como Zipcar (de propriedade da Avis) Daimler e Drive Now da BMW, Maven da GM - e, de fato, uma crescente variedade de bicicletas, e-bikes e patinetes disponíveis em muitas cidades.

4. Compartilhamento de frota privada: quando uma viagem particular é compartilhada

com outros indivíduos, como o serviço de carona francês BlaBlaCar ou versões também oferecidas pela Uber e Lyft.

5. Compartilhamento de veículos privados: quando carros particulares são alugados

a curto ou médio prazo, de ponto a ponto (como Ouicar, na França).

6. Plataforma de mobilidade: aplicativos que tentam integrar vários modos de

transporte em um único local. Os exemplos incluem o Free2Move da PSA, o Reach Now da BMW-Daimler ou até o Uber, que está cada vez mais adicionando novos modos de transporte aos serviços de corridas, como patinetes e bicicletas. Grandes

fornecedores de transporte, como as ferrovias francesas SNCF ou alemãs Deutsche Bahn, também desenvolveram plataformas mais integradas.

VOCÊ

SABIA?

(5)

Compartilhamento de frotas públicas ou privadas e plataformas de mobilidade têm interrompido progressivamente os modelos de propriedade privada, flexionando os custos de transporte e melhorando a conveniência de reservar e pagar. Em vez de investir em um veículo que fica inativo 95% do tempo e incorre em custos como estacionamento, seguro e depreciação, os usuários podem pagar os custos de

manutenção, seguro e abastecimento de veículos, de acordo com seu uso. Emmanuel ARNAUD,

Vice-Presidente Executivo de Vendas & Marketing da GEFCO

4 tipos de distância de mobilidade

O modelo de negócio MaaS atende quatro tipos de solicitações e conexões de mobilidade considerando soluções multimodais & travessia de fronteiras.

Micromobilidade: < 5km

Distância média: 5 a 15km

Distância longa: > 15 km

Distância muito longa: > 500 km

Modelos de negócios lucrativos

Muitas cidades têm visto uma enxurrada de esquemas de compartilhamento de veículos, bicicletas e patinetes, com um número incrível de insucessos. Uber ainda relata perdas muito altas. No início deste ano, a Ford encerrou o serviço de transporte Chariot dois anos e meio depois de adquiri-lo.

A join-venture formada entre os serviços de mobilidade da BMW e Daimler - inclusive em áreas como serviços de compartilhamento de veículos, viagens, estacionamento e cobrança - sugere o quão competitivo é o ambiente de mobilidade compartilhada. A acessibilidade é importante, assim como as interfaces do cliente.

Para as duas marcas de carros de luxo alemãs, seguir sozinho deixou de ser viável para competir com gigantes da tecnologia e iniciantes. Isso oferece lições para o setor de logística automotiva.

Projeto de trajeto perfeito MaaS

Solicitação & pagamento

Bruxellas Estação Estação Escritório

(6)

MAAS É UMA SEGUNDA OPÇÃO DE TRANSPORTE PARA MUITOS CLIENTES, E AINDA REPRESENTA UM AUMENTO NO CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA.

Os aspectos multimarcas e multicanais dos serviços de

mobilidade são os hubs e centros de processamento que os fornecedores terceirizados de logística automotiva já operam.

A mudança da propriedade do veículo para a mobilidade como serviço não é uma ameaça para a indústria automotiva e supply chain, mas um cenário perturbador que levará a mudanças e crescimento positivos. Emmanuel ARNAUD,

Vice-Presidente Executivo de Vendas & Marketing da GEFCO

MaaS: quais são os impactos

na supply chain?

Os modelos de negócios de produção industrial em massa e distribuição de veículos por atacado dominam a indústria automotiva há um século. Será que uma mudança na preferência do transporte para "por uso" teria sérios impactos no volume de veículos na supply chain?

Mobilidade altera a complexidade dos veículos

Algumas marcas que oferecem veículos compartilhados e modelos baseados em

assinatura, como a Lynk & Co, também simplificaram as opções de cores e acabamentos. Se o mercado caminhasse nessa direção, haveria perda de receita e margem entre

revendedores, fornecedores e empresas de logística. A eficiência e os ganhos dos clientes de um pedido simplificado para processo de entrega, no entanto, pode superar esses impactos. As opções de veículos dos clientes para um tipo de veículo podem ser gerenciadas por meio de tecnologia, suportada por dados de uso e preferências - dados que ajudarão a apoiar uma supply chain mais afinada com a demanda em tempo real.

As plataformas de mobilidade obscurecem as linhas sobre quem pode ser o

cliente de um fornecedor de logística automotiva

Embora hoje muitos fornecedores de serviços trabalhem diretamente para fabricantes em modelos de logística B2B, a manutenção de uma plataforma de mobilidade pode envolver a integração de proprietários de frotas, operadoras de transporte local ou oficinas. Os operadores de logística devem poder garantir esses serviços, muitos dos quais envolvem mais B2C, entrega direta e provisão de serviços. O importante é que eles exigirão a tecnologia para gerenciar.

Nesse ecossistema em desenvolvimento, a logística será uma alavanca de desem-penho essencial. Novos modelos de logística precisam projetar novas soluções "phygital", incluindo novas interfaces de TI e oferta de mais serviços sob demanda: transporte de veículos, logística, manutenção e reforma por meio de plataformas digitais.

(7)

84

%

Em 2025, as corridas terão 84% de market share de novos serviços globais de mobilidade.

Fonte: Statista

A combinação de diferentes serviços baseados de veículos em aplicativo permite ao Reach Now oferecer soluções mais amplas de MaaS. Se combinarmos esses serviços (que incluem planejamento de viagens, pagamento e integração de transporte público), podemos realmente ter um grande impacto, ao mesmo tempo em que torna mais conveniente que as pessoas se movimentem e tenham cidades mais habitáveis.

Porta Voz, REACH NOW

VOCÊ

SABIA?

Uma promessa comum: uma experiência impecável para o cliente

Reach Now: plataforma multimodal que integra vários serviços de mobilidade

Reach Now tem como objetivo oferecer aos usuários a oportunidade de gerenciar vários serviços de mobilidade entre operadoras de transporte em uma única cidade. Seu aplicativo de mobilidade permite que os usuários pesquise, reserve e pague pelo transporte, além de planejar viagens, obter informações sobre a próxima hora de chegada dos veículos e organizar a integração da viagem em vários modais.

Outro serviço é seu aplicativo sob demanda, descrito como uma plataforma para cidades inteligentes, com roteamento e pool inteligentes para criar soluções eficientes para passageiros e operadores de transporte. A empresa alega que este aplicativo pode ser incorporado perfeitamente aos serviços de transporte local existentes, tornando-o uma ferramenta valiosa no desenvolvimento e expansão contínuos de qualquer rede

de transporte.

Free2Move – esse aplicativo do Grupo PSA oferece os serviços mais convenientes de mobilidade: em qualquer lugar, qualquer hora, para ambos: clientes finais e corporativos em nível global.

O aplicativo é neutro em relação à marca e marcou um retorno para o Grupo PSA aos EUA, onde atualmente não vende nenhuma de suas marcas de veículos. Segundo a empresa, o aplicativo tem cerca de 1 milhão de usuários em todo o mundo. O objetivo é integrar vários modos de transporte e aplicativos de compartilhamento de veículos em mais de 30 cidades da Europa e dos EUA.

Essas plataformas precisam de uma logística de ponta para lidar com tarefas operacionais, incluindo realocação e posicionamento de veículos, carregamento de baterias e reparo ou transporte de veículos, operações de transporte e armazena-mento e manutenção para oferecer uma experiência perfeita ao cliente.

(8)

VOCÊ

SABIA?

Millenials Generation X Baby boomers

5 58.6 36.4 4.5 62.8 32.7 7 73 20 %

Leasing Proprietário Financiado

Proprietários millenials de

veículos (US) representam

30% das vendas anuais

Fonte: InsuranceQuotes.com

Estamos atendendo a um público que não se importa com a velocidade de um veículo ou com cores específicas. Eles querem acesso simples, rápido e fácil à mobilidade. Portanto, re-tirar um veículo para manutenção provavelmente não terá um efeito negativo no proprietário e é outro exemplo da oferta fácil que queremos oferecer aos usuários.

Dzenan KARIC,

Chefe de Relações Públicas, LYNK & CO

Novos modelos de logística

para inventar

Algumas marcas estão se aprofundando no modelo de compartilhamento de veículos, oferecendo aos clientes a oportunidade de acessar ou "inscrever-se" nos veículos. Mercedes-Benz, Cadillac, Porsche, Volvo Cars e BMW estão testando assinaturas de veículos nos EUA ou Europa, na qual os clientes pagam uma taxa mensal e podem acessar uma variedade de modelos em toda a frota da marca.

Logística para garantir uma eXperiência perfeita do cliente

Para logística, é um serviço que requer localização, rastreamento, troca e manuten-ção de veículos entre revendedores ou locais de armazenamento e clientes.

Até agora, esses serviços têm sido de nicho e de escala relativamente baixa. Uma marca que pretende mudar é a Lynk & Co - uma joint venture entre a Geely e sua subsidiária da Volvo Cars. Já foi lançado na China e planeja vendas na Europa em 2020.

A Lynk & Co foi lançada, em parte, com a intenção de oferecer soluções de mobilidade e compartilhamento de veículos. Seu diretor executivo, Alain Visser, disse que o modelo de varejo da empresa na Europa se concentrará principalmente em um modelo de assinatu-ra e contassinatu-rato, como a Netflix. O preço individual dos modelos será menos relevante. Além de assinar, os usuários também poderão alugar seus veículos por curtos períodos, ativando um modo de transporte compartilhado, permitindo que eles também ganhem dinheiro.

De acordo com Dzenan Karic, chefe de relações públicas da Lynk & Co, a empresa re-conhece tendências claras entre os millennials de uma mudança da propriedade direta, da qual a posse do veículo é apenas um aspecto. “A ideia é que hoje os jovens não se im-portem tanto com a propriedade, eles querem acesso à mobilidade. Para ir de um lugar para outro, instantaneamente, de forma simples, sem pressões ”, diz ele.

(9)

Tamanho do mercado

de serviços de mobilidade

em 2030

SFonte: Statista

Veja os filmes, uma geração que mantinha vídeos ou DVDs agora os deixa de lado de uma só vez graças à Netflix; chamar um táxi do lado da rua, acabou com a chegada do Uber; mesmo a posse de um veículo; já se foram os dias de comprar ou possuir um veículo adquirido com dinheiro, as opções financeiras são a norma nas vendas de veículos novos; e ousamos começar a falar sobre patinetes e bi-cicletas que estão crescendo rapida-mente nos centros das cidades? Dzenan KARIC,

Chefe de Relações Públicas, LYNK & CO

VOCÊ

SABIA?

China Europa EUA

US $656bn

US $451bn US $250bn

Manutenção e muito mais sem mover um dedo

Um carro que anteriormente tinha dois ou três ciclos de propriedade, cada um com duração de vários anos - como de uma empresa de leasing para proprietários de semino-vos - agora muda de motorista a cada três horas. Isso pode significar mais requisitos de manutenção e pós-venda, bem como uma rotação mais rápida das frotas de veículos.

A manutenção e o serviço diretos ao consumidor podem se tornar um produto

• Os proprietários da Lynk & Co serão notificados com antecedência de que seu carro será retirado para manutenção - e eles "não precisarão mover um dedo", diz Dzenan Karic.

• As operadoras retiram o carro de acordo com a conveniência do proprietário e realizam a manutenção durante a noite ou em outro momento em que é menos usado e o subs-tituem por uma solução temporária enquanto o carro designado do usuário está sendo reparado, passa por manutenção ou substituído.

Em caso de acidente, as companhias de seguros e outros coadjuvantes também já estão pensando nos serviços de troca, especialista e reparo para melhorar a experiência do cliente.

Podemos imaginar que o operador que faz a "troca" avalia o veículo no local de retirada e envia detalhes para a companhia de seguros. Se a cotação for aceita, a oficina será selecionada e as peças de reposição serão solicitadas automaticamente.

Os operadores de logística precisarão validar as informações e garantir que elas sigam com segurança e precisão, enquanto sincronizam o fluxo físico necessário de peças. Os objetivos são oferecer um experiência prazerosa para o cliente e fornecer custo e eficiência ecológica.

(10)

QUAIS SÃO OS CONTROLADORES

DA TECNOLOGIA DA REVOLUÇÃO

AUTOMOTIVA?

Primeiro, a tecnologia conectada e o 5G oferecerão suporte ao "Autodiagnóstico" para reparos. Além disso, a conectividade e a AI em veículos continuarão a melhorar a experiência de mobilidade dos clientes, desde o planejamento de negócios e agendamento até o comércio eletrônico e a saúde. Cada um deles pode representar áreas de potencial para fornecedores de logística. A chave para ter sucesso nesse movimento é ser capaz de lidar com essas mudanças fornecendo em um meio ambiente mais aberto e conectado. A disponibilidade imediata e 100% transparente do serviço será o principal sucesso em um mundo de 'frequência' ao longo da 'distância'. Isso exigirá a difusão de novos produtos e muito mais canais digitais e conectados.

O SEGMENTO B2B E B2C AINDA

SÃO VALIOSOS?

O MaaS certamente se tornará um componente mais "real" da nossa experiência de vida, oferecendo mais do que simples mobilidade - como entretenimento - ao lado das viagens. Neste momento, por exemplo, um número crescente de marcas de automóveis estão oferecendo soluções que permitem a entrega direta de produtos aos veículos. Nos EUA, a Volvo Cars fez uma parceria com a Amazon para permitir entregas diretas no porta mala do veículo por meio de um aplicativo. À medida que o MaaS evolui, a noção de logística B2B e B2C se tornará muito mais refinada, levando a uma 'no-ção de serviço B2B2C’. Em reconhecimento a esse fato, a GEFCO lançou uma nova solução, o Moveecar, dedica-do a essa logística. A Moveecar abraça a implementa-ção de uma plataforma de TI escalável e evolutiva, ba-seada na Internet, conectando todos os coadjuvantes que sustentam a futura plataforma MaaS, fornecendo serviços de logística phygital.

QUAIS SÃO OS SERVIÇOS

OFERE-CIDOS PELA SOLUÇÃO MOVEECAR?

Moveecar fornece serviços relacionados a veículos em seis áreas funcionais principais, denominadas STAART do inglês (armazenamento, transporte, avaliação, ad-ministração, reforma, trajetos).

Os serviços Moveecar STAART incluem:

• duas funções tradicionais do LSP, armazenamento (entre dois proprietários) e transporte (relacionadas à realocação entre dois proprietários hoje e poten-cialmente entre dois usuários no futuro);

• três áreas focadas em permitir a máxima disponibi-lidade de dispositivos de mobidisponibi-lidade, como veículos ou patinetes, como serviço: avaliação, administração, reparo e manutenção;

• uma área voltada para apoiar na experiência de trajeto.

Plataformas de logística digital – inicie a jornada

Emmanuel ARNAUD,

Vice-Presidente Executivo de Vendas & Marketing, GEFCO

O dever da GEFCO sempre foi conectar as pessoas através do movimento.

Embora seja improvável que operadores de logística como a GEFCO se tornem fornecedores de MaaS diretamente, há um papel crescente

em serviços de terceiros. Paralelamente, os requisitos de tecnologia e as capacidades dos veículos mudarão o escopo dos serviços de logística para a indústria automotiva. Emmanuel Arnaud explica como a GEFCO apoia essa transformação.

(11)

Em termos dos principais fatores físicos dos locais de logística, não haverá muita mudança à medida que você passa para um modelo on-line. Você pode ter pontos de captação de clientes, e não o próprio revendedor. Mas provavelmente haverá home delivery.

Tim LAWRENCE,

Chefe de Supply Chain, PA & CONSULTORIA

No futuro, o desenvolvimento de novas formas de utilizar mobilidade provavelmente implicará uma mudança no fluxo de receita da GEFCO, substituindo o fator 'distância' pelo fator 'frequência' - em essência, o que significa que, embora um veículo viaje menos entre dois proprietários , ele viajará com mais frequência entre dois usuários . Emmanuel ARNAUD,

Vice-Presidente Executivo de Vendas & Marketing da GEFCO

Uma logística multicanal para vários clientes

“Além da disponibilidade digital do MaaS, também há uma realidade física na calçada e na estrada que os LSPs estão acostumados a enfrentar. Portanto, empresas cultural e operacionalmente como a GEFCO estão "equipadas" para enfrentar esse tipo de desafio",

diz Emmanuel Arnaud.

As redes compartilhadas de usuários para logística de veículos, especialmente na Europa, são adequadas para lidar com aumentos na distribuição on-line. Em entrevis-ta à Automotive Logistics, Tim Lawrence, chefe da supply chain da PA Consulting, disse que, enquanto as concessionárias americanas mantêm grandes estoques de veículos nas instalações, na Europa e em outros mercados, os OEMs mantêm estoque em centros nacionais ou regionais, onde também realizam inspeção e preparação antes da entrega. Tais redes seriam capazes de operar com entregas. “Em termos dos principais locais de

logística física, não haverá muitas alterações quando você mudar para um modelo on-line. Você pode ter pontos de captação de clientes, e não o próprio revendedor. Mas provavelmente haverá home delivery.”

Os fornecedores de veículos sob demanda, como a Zipcar, usam redes semelhantes. Em entrevista à Automotive Logistics, o gerente de marketing sênior, Garry Thornton, revelou que entrega veículos para o Reino Unido em centros PDI (Inspeção de

Pré-Entre-ga) perto de portos, onde equipes dedicadas da Zipcar os preparam e instalam tecnolo-gia própria de acesso.

Para os LSPs, o salto do manuseio de frotas maiores de veículos, para atender fluxos individuais ou menores com mais agilidade, exigirá novas habilidades e tecnologia. É por isso que Emmanuel Arnaud reitera a necessidade da GEFCO "redesenhar suas interfaces" como parte dos esforços contínuos para estar mais conectada ao B2C - um desafio que pretende enfrentar com sua solução Moveecar.

(12)

Conclusão:

mais clientes

melhor utilização

Para os operadores de logística automotiva, o desafio à frente para evoluir e lucrar com MaaS será cultural e tecnológico. Embora o atendimento às supply chains dos principais OEMs para produção e distribuição seja alto e considera-velmente complexo, aproximar-se dos clientes de mobilidade urbana em toda a cadeia de valor da mobilidade exigirá interfaces novas e mais flexíveis, habili-dades de gerenciamento de TI e dados. Também será necessário orientar mais os consumidores finais, bem como uma ampla variedade de fornecedores de trans-porte e infraestrutura.

Assim como o MaaS promete colocar em uso total os ativos de transporte pri-vado, a utilização de bens e serviços de transporte dos operadores de logística também deve aumentar com a oportunidade de atender às necessidades de transporte relacionadas à carga e ao consumidor - o que pode ajudar a aumentar a receita e diminuir as emissões e os resíduos.

«Acreditamos que, de certa maneira, a mobilidade das pessoas e a carga se tornem cada vez mais congruentes no futuro», afirma Emmanuel Arnaud. «Nesse caso, os LSPs completos da supply chain também podem ver uma oportunidade de aproveitar o conceito MaaS para maximizar o uso de meios de transporte nas cidades e otimizar e diminuir as viagens vazias, minimizando a pegada de emissões da mobilidade.»

(13)

Cr éditos fo togr áficos : ©iStock. bap tis tedelv al .fr - 01/ 21

Entre em contato

www.gefco.com.br

GEFCO, Partners, unlimited.

Na GEFCO, estamos convencidos de que a cooperação a longo prazo é a chave para o crescimento

compartilhado com nossos parceiros. Graças à nossa sólida experiência e herança no setor automotivo,

projetamos soluções inovadoras e flexíveis para atender aos desafios mais complexos da supply chain.

A GEFCO é a líder mundial em soluções complexas de supply chain e a líder europeia em logística

automotiva. Com mais de 70 anos de experiência e uma equipe de trabalho de 15.000 colaboradores,

a GEFCO projeta soluções inteligentes e flexíveis para atender aos desafios mais complexos da supply

chain em todos os setores da indústria. Presente em 47 países, com uma forte rede global de parceiros,

a GEFCO atende 300 destinos em todo o mundo. Em 2018, o Grupo gerou uma receita de 4,6 bilhões de euros.

Referências

Documentos relacionados

As variedades linguísticas registradas no Atlas Linguístico da Mesorregião Sudeste de Mato Grosso evidenciam a influência da fala de outras regiões do Brasil, como ficou

Com relação ao nível de desempenho técnico-tático das equipes de voleibol nas categorias de formação, considerando o sexo dos jogadores, as evidências

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Através do experimento in vivo, verificou-se que o pó nebulizado de nanocápsulas (Neb-NC) é efetivo na proteção da mucosa gastrintestinal frente à indometacina, enquanto que os

• Capacitação e Transferência da metodologia do Sistema ISOR ® para atividades de Coaching e/ou Mentoring utilizando o método das 8 sessões;.. • Capacitação e Transferência

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça