• Nenhum resultado encontrado

CURRICULUM VITAE RENATA OLIVEIRA PIRES CASTANHO. Pós-graduação stricto sensu Mestrado (2006/2009)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURRICULUM VITAE RENATA OLIVEIRA PIRES CASTANHO. Pós-graduação stricto sensu Mestrado (2006/2009)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CURRICULUM VITAE

RENATA OLIVEIRA PIRES CASTANHO

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Pós-graduação stricto sensu – Mestrado (2006/2009)

Mestre em Direito Processual Civil, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP.

Orientador: Prof. Dr. Rodolfo de Camargo Mancuso.

Dissertação: Relação entre demandas coletivas, com ênfase no dano ambiental In http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2137/tde-06062011-101135/

Especialização em Gestão Ambiental (2002)

Especialista em Gestão Ambiental, pela Faculdade de Saúde Pública, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e o Núcleo de Informações em Saúde Ambiental – NISAM, da Universidade de São Paulo – USP.

Monografia: A compostagem como destinação final do biossólido da indústria têxtil,

proveniente de estação de tratamento biológico

Bacharel em Direito (2000)

Graduada pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, com ênfase em Interesses Difusos e Coletivos.

(2)

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

PIRES CASTANHO ADVOGADOS – Consultoria Ambiental (desde 2007) Sócia-fundadora, desenvolvendo atividades de assessoria jurídica e institucional em Direito Ambiental, nas áreas consultiva e contenciosa, nas esferas Civil, Administrativa e Criminal.

Tais atividades envolvem: assessoria consultiva e levantamento das leis de proteção ao meio ambiente, nos âmbitos federal, estadual e municipal; aspectos jurídicos no gerenciamento de áreas contaminadas e recuperação de áreas degradadas; participação em auditorias ambientais, com identificação de contingências ambientais sob o aspecto legal; elaboração de pareceres e opiniões legais; auxílio na obtenção de licenças, permissões e autorizações governamentais; representação de clientes em processos administrativos (licenciamentos, cancelamento de multas, inquéritos civis e policiais) e judiciais (ações civis públicas e ações penais); consultoria e avaliação de projetos voltados ao mercado de crédito de carbono, responsabilidade socioambiental, biodiversidade e biotecnologia; negociação de Termos de Ajustamento de Conduta perante o Ministério Público etc..

Milaré Advogados – Consultoria em Meio Ambiente (2001/2007) Advogada, nível sênior, coordenadora de equipe, com atuação exclusiva na área de Direito Ambiental. Participação direta em casos de destaque no cenário nacional, envolvendo indústrias de grande porte, em especial nas áreas de siderurgia, metalurgia, mineração, petróleo (E&P, distribuição e revenda), gás natural, energia elétrica (geração e distribuição), açúcar e álcool, papel e celulose, saneamento, autopeças, fertilizantes, farmacêutica, cosmética, alimentícia, cerâmica, transportes (portos, rodovias, empresas de transporte de passageiros), química, cemitérios, loteamentos etc..

Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital - Ministério Público do Estado de São Paulo (1999/2000)

Estágio na área de Direito Ambiental Contencioso e Administrativo. PINHEIRO NETO – Advogados (1998/1999)

Estágio na área de Direito Ambiental Contencioso e Consultivo.

(3)

ENTIDADES ASSOCIATIVAS

Presidente da Câmara Ambiental dos Setores de Abate, Frigoríficos e Graxarias, instituída pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

Membro da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil – APRODAB.

Membro da Associação Brasileira de Advogados Ambientalistas – ABAA. Membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SP.

Membro da Comissão de Meio Ambiente do CESA – Centro de Estudos das Sociedades de Advogados.

ATIVIDADES DOCENTES

Docência

Docente da disciplina “Conceitos em Meio Ambiente”, no Curso de Especialização em Direito Ambiental, promovido pelas Faculdades Metropolitanas Unidas FMU (2009).

Docente da disciplina “Legislação Ambiental”, no Curso de Gestão Socioambiental Estratégica em Infra-Estrutura e MBA em Gestão Socioambiental aplicada à Energia Hidrelétrica, da Fundação Instituto de Administração - FIA, ligada à Faculdade de Economia da USP (2006 e 2008).

Docente da disciplina “Legislação Ambiental”, no Curso de Especialização em Gestão Ambiental, promovido pelo Centro de Educação Ambiental – SENAC/SP e SENAC/RS (2003, 2004, 2005 e 2007).

(4)

Docente da disciplina “Legislação Ambiental”, no Curso de Especialização em Gestão Ambiental Empresarial, promovido pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI (2004 e 2007).

Docente da disciplina “Legislação Aplicada à Gestão Ambiental”, no Curso de Especialização em Tecnologia e Gestão Ambiental, promovido pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP / São José dos Campos (2007).

Auxiliar de docência na disciplina “Responsabilidade Civil Ambiental”, no curso de Especialização MBAE – Master in Business Administration of the

Environment, promovido pelas Faculdades Tancredo Neves (2005).

Auxiliar de docência na disciplina “Direito Ambiental Aplicado”, no Curso de Especialização em Gestão Ambiental, promovido pela Faculdade de Saúde Pública, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e o Núcleo de Informações em Saúde Ambiental – NISAM, da Universidade de São Paulo – USP (2003 e 2004).

Auxiliar de docência na disciplina “Tutela Processual do Ambiente”, no Curso de Especialização em Direito Ambiental, promovido pela Faculdade de Saúde Pública, Faculdade de Direito e o Núcleo de Informações em Saúde Ambiental – NISAM, da Universidade de São Paulo – USP (2005). Docente da disciplina “Legislação Ambiental”, no Curso de Especialização em Gestão Empresarial – MBA, promovido pela Faculdade Armando Álvares Penteado – FAAP (2004).

Auxiliar de docência na disciplina de Direito do Consumidor, na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2000/2001).

Aulas Ministradas

“Sustentabilidade Ambiental”. Aula ministrada no Curso de Especialização em Governança e Sustentabilidade, promovido pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP (2008).

(5)

“Direito Ambiental Constitucional”. Aulas ministradas no Curso de Especialização em Direito Ambiental, promovido pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU (2007).

“Responsabilidade Civil Ambiental”. Aula ministrada no Curso de Especialização em Direito Ambiental, promovido pela COGEAE - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC/SP (2004).

“Responsabilidades Civil e Penal Ambiental”. Aulas ministradas no Curso de Introdução ao Direito Ambiental, promovido pela Uni-FMU (2004). “Legislação Penal Ambiental”. Aula ministrada no Curso de Especialização em Certificação e Auditoria Ambiental, promovido pelo Centro de Educação Ambiental – SENAC/SP. (2003).

“Atividade empresarial, a advocacia e o Meio Ambiente”. Aula ministrada no Curso de Especialização em Direito Ambiental, da Escola Superior de Advocacia – Núcleo Campinas (2002).

“Legislação Ambiental”. Aula ministrada no Curso de Especialização em Gestão Ambiental, da Faculdade Armando Álvares Penteado – FAAP (2002).

Palestras

“Responsabilidade Ambiental”. Palestrante no Programa de Treinamento de

Gestores, organizado pela USIMINAS – USINAS SIDERÚRGICAS DE

MINAS GERAIS S/A, em Cubatão (Abr. 2014).

“Questões Ambientais: Diálogo entre o Setor Produtivo e os Órgãos Governamentais”. Palestrante no Congresso da Feira Internacional das Graxarias

– FENAGRA, organizado pelo SINCOBESP – Sindicado Nacional dos

Coletores e Beneficiadores de Sub Produtos de Origem Animal, em Campinas (Abr. 2014).

“Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental”. Palestrante no evento

Danos Ambientais, organizado pelo Grupo SMAX, em São Paulo (Dez.

(6)

“Responsabilidade Ambiental”. Palestrante no Programa de Treinamento de

Gestores, organizado pela USIMINAS – USINAS SIDERÚRGICAS DE

MINAS GERAIS S/A, em Cubatão (Out./Dez. 2012).

“Responsabilidade Ambiental”. Palestrante no Programa de Gestão Ambiental, organizado pela ASSOBRAV – Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen em conjunto com a VOLKSWAGEN, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Campinas, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba (Abr./Mai. 2011).

“Aspectos Processuais do Termo de Ajustamento de Conduta”. Palestrante no evento realizado pelo IBC – International Business Communications, em São Paulo (Fev. 2011).

“Política Nacional de Resíduos Sólidos”. Palestrante no Fórum de

Responsabilidade Ambiental, organizado pelo SINCOBESP – Sindicado

Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Sub Produtos de Origem Animal, em parceria com a FIESP, em São Paulo (Nov. 2010).

“Legislação Ambiental – Controle de Poluição do Ar”. Palestrante no Curso

de Controle de Poluição do Ar, organizado pela CETESB – Companhia

Ambiental do Estado de São Paulo, no âmbito da Câmara Ambiental dos Setores de Abate, Frigoríficos e Graxarias, nas cidades de São Paulo e São José do Rio Preto (Out. 2010).

“Legislação Ambiental e o Regime de Responsabilidades”. Palestrante no

Programa de Treinamento em Gestão Ambiental, organizado pela ASSOBRAV –

Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen, nas cidades de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Recife, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo (Out. e Nov. 2009).

“Soberania e Proteção Ambiental em face do Desmatamento”. Palestrante no Ciclo de Palestras organizado pelo Núcleo de Estudos Internacionais – NEI, da Faculdade de Direito da USP, em São Paulo (24.09.2008).

“Compensação Ambiental vinculada ao TAC”. Palestrante no Seminário

Compensação Ambiental, realizado pela Revista Meio Ambiente Industrial, em

(7)

“Responsabilidade ambiental”. Palestrante no Seminário Aspectos Jurídicos do

Meio Ambiente, realizado pela Escola Paulista de Direito – EPD, sob

coordenação da Profª. Ada Pellegrini Grinover (26.06.2008).

“Licenciamento Ambiental Único” e “Duplo Licenciamento x Licenciamento Integrado”. Palestrante no evento Licenciamento Ambiental –

2ª Edição, realizado pelo IQPC – International Quality & Productivity

Center, em São Paulo (28.05.2008).

“Aspectos Jurídicos da Elaboração de Projetos de MDL e da Comercialização dos Créditos de Carbono”. Palestrante no evento Mercado

de Créditos de Carbono, organizado pela Pró-Ambiente Assessoria Ambiental,

na Câmara dos Vereadores de Campinas (30.04.2008).

“Legislação Ambiental (Visão Geral)”. Palestrante em seminário organizado pela ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins, em São Paulo (13.03.2008 e 15.04.2010).

“Termo de Ajustamento de Conduta”. Palestrante no evento Licenciamento

Ambiental, realizado pelo IQPC – International Quality & Productivity

Center, em São Paulo (26.06.2007).

“Os tipos de licenças, exigências e autorizações requisitadas: a Resolução CONAMA 23/94 e a regularização dos procedimentos especiais para exploração e produção de petróleo e gás natural”. Palestrante no evento

Licenciamento Ambiental na E&P de Petróleo e Gás Natural, realizado pelo IBC

– International Business Communications, no Rio de Janeiro (05.12.2006). “Responsabilidade ambiental e o setor de transporte de passageiros”. Palestrante na reunião do Colégio dos Advogados do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo – SETPESP (20.10.2006).

“Responsabilidade ambiental”. Palestrante no Seminário Aspectos Jurídicos do

Meio Ambiente, realizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e

Indústria e pela Escola Superior da Advocacia – OAB/SP, sob coordenação da Profª. Ada Pellegrini Grinover (21.06.2005).

“Provas, Presunções e Inversão nas Ações Coletivas”. Palestrante no Curso

de Processo Civil Coletivo – Questões Atuais e Casos Práticos, realizado pela

(8)

“Reação jurídica à danosidade ambiental”. Palestrante no Fórum Nacional

sobre Legislação Ambiental – FONAMA II, realizado em Salvador/BA

(21.11.2003).

“Tutela Constitucional do Ambiente”. Expositora na Semana comemorativa dos

15 anos da Constituição Federal, organizada pela Faculdade de Direito de São

Bernardo do Campo (20.09.2003).

“Tutela do ambiente no âmbito das atividades de distribuição e revenda de combustíveis”. Expositora no Workshop organizado pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes – SINDICOM, no Rio de Janeiro (11.03.2003).

Publicações

“A Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN e os incentivos fiscais à sua criação”. Revista Científica da Escola Paulista de Direito, volume de

Direitos Difusos e Coletivos, coordenada por Luiz Antônio de Souza e Vítor

Frederico Kümpel. No prelo.

“A inversão do ônus da prova no Anteprojeto de Código Brasileiro de Processos Coletivos”. Direito Processual Coletivo em perspectiva e Anteprojeto de

Código Brasileiro de Processos Coletivos, coordenado por Ada Pellegrini

Grinover, Aluísio Gonçalves de Castro Mendes e Kazuo Watanabe. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

“A legislação ambiental brasileira e o transporte de passageiros”. Revista

Setnews, do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do

Estado de São Paulo - SETPESP, ano 15, nº 109, p. 38, out. 2006.

“O Compromisso de Ajustamento de Conduta e o Fundo de Defesa de Direitos Difusos: relação entre os instrumentos alternativos de defesa ambiental da Lei 7.347/1985”. Revista de Direito Ambiental, São Paulo: Revista dos Tribunais, vol. 38, 2005, p. 09/22.

(9)

Participação no artigo “O efeito da revelia nas ações coletivas”, de Luiz Antonio de Souza. Ação Civil Pública, Lei 7.347/85 - 15 anos, Coord. Édis Milaré. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001, p. 508/525.

Participação na obra Perdas da Poupança na Justiça - Plano Verão e Plano Collor. Coordenador Josué Rios. São Paulo: IDEC, 1998.

Colaboradora do site “Defenda-se” (www.defenda-se.inf.br), do Jornal da Tarde, sob coordenação do Prof. Josué Rios.

Orientações (TCC’s)

“Fundo Estadual de Despesa de Reparação de Interesses Difusos Lesados: ineficiência por desconhecimento ou dificuldades de gestão?”. Orientação de Luciana Guidorizzi Mariz de Oliveira, no trabalho apresentado à banca examinadora do Centro de Educação Ambiental - SENAC, para conclusão do Curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental.

“Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica”. Orientação de Juliane Isler, no trabalho apresentado à banca examinadora do Centro de Educação Ambiental - SENAC, para conclusão do Curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental.

“Proposta de elaboração de Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – Empreendimentos Edificáveis”. Orientação de Lessandro Morini Trindade, no trabalho apresentado à banca examinadora do Centro de Educação Ambiental - SENAC, para conclusão do Curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental.

“A Indústria Química e o artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais”. Orientação de Mogli Augusto Paiva de Araujo e Valdir Ribeiro, no trabalho apresentado à banca examinadora do Centro de Educação Ambiental - SENAC, para conclusão do Curso de Pós-Graduação em Gestão Integrada de Meio Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho.

(10)

Inglês: fluente, falado e escrito.

Aprimoramento da língua inglesa na “American Language Academy”, Indianápolis, E.U.A., tendo concluído o Advanced level (1998).

Aulas particulares desde 2003, com ênfase em Legal English. Aprovada no Exame ILEC – Legal English, Cambridge (2007).

São Paulo, fevereiro de 2014. Renata Pires Castanho Checchinato

Referências

Documentos relacionados

Este projeto visa à utilização de polissacarídeos de Delonix regia e Caesalpinia pulcherrima como espessante de suco de frutas tropicais.. METODOLOGIA, RESULTADOS, ANÁLISE

Mesmo assim os resultados desses investimentos foram baixos – em relação ao número de trabalhos publicados, aos resultados tecnológicos (39 no total, dos quais 23 foram

E Américo Pisca-Pisca, pisca-piscando que não acabava mais, estirou-se de papo para cima à sombra da jabuticabeira!. Sonhou com o mundo novo, inteirinho reformado pelas

Considerando a Resolução SEDUC n° 66/2019, a qual estabelece diretrizes para a organização curricular do ensino fundamental e do ensino médio nas escolas

Devido ao processo realizado na usina ser contínuo toda equipe deve estar utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para cada risco específico, assim

- Usar todos os dias a REVIVER – Loção Termal Buona Vita burrifando no local desejado, em seguida aplicar o REVIVER – Loção Hidratante Buona Vita 2x ao dia e espalhando com

fresca; de primeira; tamanho e coloraçao uniformes; devendo ser bem desenvolvida; firme e intacta; isenta de enfermidades, material terroso e umidade externa anormal; livre de

Juiz(a) de Direito da 19ª Vara Cível, do Foro Central Cível, Estado de São Paulo, Dr(a). CAMILA RODRIGUES BORGES DE AZEVEDO, na forma da Lei, etc. Estando o executado em