• Nenhum resultado encontrado

Férias da Páscoa 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Férias da Páscoa 2010"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

Férias da Páscoa 2010

29 de Março a 9 Abril Nome da actividade: Crescer Teatrando – Programa de Férias 2010

Local de realização: Espaço Guilherme Cossoul, Rua Professor Sousa da Câmara, nº 156 1070-218 LISBOA (antiga escola básica do 1º Ciclo nº13)

Horário: Das 10h00 às 17h00 *

Concepção e orientação: CrescerTeatrando/Gato Que Ladra Rute Rocha/ Tiago Castro/ Vítor Oliveira

Público-alvo: 4 aos 14 anos divididos em turmas de diferentes faixas etárias. Número máximo por oficina: 15 participantes

Apresentação

Com o objectivo de dar resposta às necessidades de gestão de tempo familiar na época de férias, e de apostar na formação lúdica e cognitiva das crianças foi criado o programa de férias “Crescer Teatrando”

A partir de oficinas de expressão artística e tendo como temática o universo do País das Maravilhas, vamos transformar as férias num desafio de descoberta de novas formas de comunicação e interacção interpessoal.

Informações/ Inscrições

(+351) 968 382 245 gato.que.ladra@gmail.com www.gatoqueladra.com

Semana 1 29 Março a 1 Abril

Plano I

10h00 – 12h30 ou 14h30 – 17h00 40 euros por semana/turno.

Plano II

10h00 – 12h30 e 14h30 – 17h00

60 euros por semana. Acresce 7.5 euros por dia para alimentação e horário das 10h00 até as 17h00.

Semana 2 05 Abril a 09 Abril Plano I

10h00 – 12h30 ou 14h30 – 17h00 50 euros por semana/turno.

Plano II

10h00 – 12h30 e 14h30 – 17h00

75 euros por semana. Acresce 7.5 euros por dia para alimentação e horário completo das 10h00 até as 17h00.

(3)

Semana 1 - 29 de Março a 1 de Abril

Sou a Rainha de Copas ou o Coelho Branco?

Oficina de Expressão Artística

6/9 anos das 10h00-12h30 4/6 anos das 14h30-17h00

A partir da personagem da Rainha de Copas vamos explorar a vivência na sociedade. Vamos debater a singularidade das ideias da Rainha e o poder de orientar um grupo. Quem sou eu no grupo e como se processa a minha interacção com as outras pessoas. Vamos descobrir e

despoletar situações imaginárias onde os desejos pessoais chocam com os do grupo e com as da Rainha e percepcionar formas de resolução destas situações. O objectivo no final da semana é ficar com a cabeça colada ao pescoço.

Vem Tomar um Chá com a Alice

Oficina de Expressão Plástica

10/14 anos das 10h00-12h30 6/9 anos das 14h30-17h00

"Ainda não, ainda não!", o Coelho interrompeu com pressa. "Há muito o que fazer antes disso!", este

é o mote desta oficina, há muito que fazer antes de servir o chá. Antes temos de construir a mesa, as cadeiras, as chávenas, os talheres, os guardanapos, o pão, os doces….tudo o que a nossa imaginação quiser, depois temos de lhes dar côr e aí sim, até podemos convidar os pais a vir tomar um chá!

O Meu País das Maravilhas

Oficina de Expressão Dramática

Módulo I

4/6 anos das 10h00-12h30 10/14 anos das 14h30-17h00

No País das Maravilhas várias personagens surgem… Mas que País é este? Que maravilhas esconde?

Neste atelier, propõe-se a criação de personagens e ambientes (cenário, banda sonora, figurinos) num lugar que se encontra dentro de cada um. Pretende-se o auto conhecimento enquanto criador e produtor da obra de arte, inspirando-se nos contos de fadas que povoam o nosso imaginário.

(4)

Semana 2 - 05 a 09 de Abril

Co”s”inha e cola a tua personagem preferida

Oficina de Expressão Plástica

4/6 anos das 10h00-12h30 6/9 anos das 14h30-17h00

Depois de uma breve ou longa apresentação das personagens da história da Alice no País da Maravilhas cada criador escolhe o seu preferido. Será distribuído o material para que a personagem de cada um comece e ser construída sob a receita de não haver limites para a imaginação tal como no País das Maravilhas.

O Meu País das Maravilhas

Oficina de Expressão Dramática

Módulo I

6/9 anos das 10h00-12h30 Módulo II

10/14 anos das 14h30-17h00

No País das Maravilhas várias personagens surgem… Mas que País é este? Que maravilhas esconde?

Neste atelier, propõe-se a criação de personagens e ambientes (cenário, banda sonora, figurinos) num lugar que se encontra dentro de cada um. Pretende-se o auto conhecimento enquanto criador e produtor da obra de arte, inspirando-se nos contos de fadas que povoam o nosso imaginário.

Oooops!

Oficina de Expressão Artística 10/14 anos das 10h00-12h30 4/6 anos das 14h30-17h00

Cair dentro da toca de um coelho? Atravessar um espelho? A Alice descobriu uma forma de entrar no mundo imaginário. Quando entramos em mundos perdidos e imaginários ficamos assustados e muito curiosos. Iremos brincar e despertar a nossa curiosidade sobre a ideia de quem somos e como nos percepcionamos no mundo imaginário e real. E no final, voltamos ao nosso mundo real ou será ele também imaginário?

(5)

Equipa Crescer Teatrando

Programa de Férias da Páscoa 2010

Rute Rocha

Co”s”inha e cola a tua personagem preferida

Vem Tomar um Chá com a Alice

Iniciou o seu trabalho em 1995 na O.T.A, em 1997 inicia o curso de Artes do Espectáculo, na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo – Chapitô, no qual realça o trabalho com Carlos Pimenta, John Bee, Kot Kotescki, John Mowat, Ávila Costa e José Wallenstein. Em 2007 termina a licenciatura de Teatro/Formação de Actores e encenadores da Escola Superior de Teatro e Cinema destacando no seu percurso o trabalho com Francisco Salgado, Álvaro Correia, Pedro Matos, Carlos J. Pessoa, Nuno Carinhas, José Peixoto, Rogério de Carvalho, João Brites e Paulo Pereira. Em 2007 trabalhou como assistente de encenação de Luís Castro, nos trabalhos Visões Sobre Cemitério de Pianos, de José Luís Peixoto e O Homossexual ou a Dificuldade em Exprimir-se, de Copy, ambos nos EspaçoKarnart. Como encenadora destaca o espectáculo “Xavier” de Javier Tomeo e o “Histórias de Muitas Coisas” de Paula Castro Rosa. É Co-fundadora e directora artística da GQL. É professora de expressão dramática

Vítor Oliveira

O Meu País das Maravilhas

Módulo I e II

Bacharel em Interpretação pela Universidade de Huddersfield e licenciado em Teatro-Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Inicia a actividade profissional em 1999 no Teatroesfera, que integra, sendo encenado por Fernando Gomes, Paula Sousa, Paulo Oom, Almeno Gonçalves, João Lagarto e João Ricardo. Em televisão participou em várias telenovelas transmitidas pela SIC, nomeadamente, A Vingança e Resistirei.

No cinema, participa nas curtas-metragens Lugar Comum, de Verónica da Costa, e Room-mate de Manuel Pureza. Faz dobragens e locuções para publicidade. É professor de Expressão Dramática.

Tiago Castro

Sou a Rainha de Copas ou o Coelho Branco? Oooops!

Bacharel do Curso de Teatro/Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema. Mestrado em Políticas Culturais e Gestão pela City University de Londres.

Começou em Sines com o teatro escolar em 1994 com Vicente Alves do Ó e Julieta Aurora. Fez formação em várias areas teatro, dança, performance, voz, com Sofia Neuparth, Amélia Bentes, Peter Michael Dietz, António Tagliarinni, Sidsel Papel e António Calpi. Em teatro destaca o trabalho nos espectáculos dirigidos por Luís Castro e Cândido Ferreira.

(6)

Gato que Ladra, Associação Cultural

A GQL é constituída por um grupo de criativos maioritariamente pertencentes à geração entre 1974 e 1978 decididos a contribuir de forma marcante para o panorama artístico português, não só no seu território mas além fronteiras. Um grupo de criadores que acredita fortemente na importância da formação artística de criativos e na sensibilização artística da sociedade envolvente, tentando demonstrar com as suas actividades que a arte é um bem necessário e que pode servir a sociedade em geral, tornando-se assim um “produto” a investir.

Acreditamos que é através da educação e sensibilização do público em geral que veremos a actividade cultural crescer. Daí a nossa aposta forte em actividades de formação, onde nasceu o programa Crescer

Teatrando.

Na área de produção de espectáculos subdividimo-nos em 3 categorias:

Gato que Ladra “E Não Morde” – Núcleo de experimentação que pretende desenvolver linguagens teatrais contemporâneas.

Gato que Ladra “Baixinho” – Pesquisa de novas linguagens vocacionadas e direccionada para um universo infanto-juvenil (com o objectivo de criar e atrair novos públicos) e também para uma faixa etária sénior .

Gato que Ladra “A Todos” – Tem como objectivo animar eventos aliando uma forte componente artística a cada produção. Estabelecendo parcerias e protocolos com entidades privadas no sentido de viabilizar as outras actividades da Associação.

Referências

Documentos relacionados

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

Assim, concordamos com Bianchetti (2008), para quem.. Uma educação que forme para a mudança social não pode ser medida como sendo de ‘boa ou má qualidade’, já que a sua

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como