• Nenhum resultado encontrado

Primeiro Concílio de Constantinopla 381 d.c.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Primeiro Concílio de Constantinopla 381 d.c."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Primeiro Concílio de Constantinopla

381

d.C.

CONTEÚDO

● Introdução

● A exposição dos 150 pais

● Uma carta dos bispos reunidos em Constantinopla ● Cânones

● 1 O primeiro cânone é uma importante condenação dogmática do arianismo, e também de ​macedonianismo.

● 2O segundo cânone renova a legislação do Primeiro Concílio de Niceia impondo os bispos diocesanos a observância dos limites das dioceses.

● 3 O terceiro cânone decreta a criação de prerrogativas de honra para Constantinopla: “​O Bispo de Constantinopla, no entanto, deve ter a prerrogativa de honra, após o Bispo de Roma porque Constantinopla é Nova Roma ​”. Esse decreto deve-se ao fato que em 330 a capital do Império Romano foi transferida para Constantinopla, assim a cidade tornou-se um centro político e eclesiástico de grande importância

● 4 O quarto cânone declara a invalidade da consagração de Máximo I de Constantinopla, filósofo e rival de Gregório de Nazianzo, como Bispo de Constantinopla.

● 5O quinto cânone foi aprovado no ano seguinte em 382, e é em relação aos bispos ocidentais, e ao Papa Dâmaso I.

● 6 ​O sexto cânone pode pertencer ao ano de 382, bem como, foi aprovado no Concílio de Trullo (Concílio Quinissexto) e fala sobre os bispos acusados de irregularidades.

● 7 O sétimo cânone refere-se aos procedimentos para receber certos hereges na igreja.

(2)

INTRODUÇÃO

No ano 380 os imperadores Graciano e Teodósio I decidiram convocar este concílio para contrariar os arianos, e também para julgar o caso de Máximo Cínico, bispo de Constantinopla. O conselho se reuniu em maio do ano seguinte. Participaram cento e cinquenta bispos, todos eles ortodoxos orientais, uma vez que o partido Pneumatomachi tinha partido no início.

Depois de Maximus ter sido condenado, Meletius, bispo de Antioquia, nomeado Gregório de Nazianzus como o bispo legal de Constantinopla e em primeiro lugar presidiu o conselho. Depois da morte súbita de Meletius, Gregório assumiu o comando até à chegada de Acholius, que devia cumprir as exigências do papa Dâmaso: que Maximus fosse expulso como intruso e que se evitasse a tradução dos bispos. Mas quando Timóteo, bispo de Alexandria, chegou, declarou inválido a nomeação de Gregório. Gregório renunciou ao episcopado e Nectarius, depois do batismo e consagração, foi instalado como bispo e presidiu o conselho até o seu encerramento.

Nenhuma cópia das decisões doutrinais do conselho, intitulada ​tomos kai anathematismos

engraphos (registro do tomo e anatemas), sobreviveu. Assim, o que aqui se apresenta é a carta

sinodal do sínodo de Constantinopla, realizada em 382, que expôs estas decisões doutrinárias, como os pais testemunham, em forma sumária: a saber, segundo as linhas definidas pelo Concílio de Nicéia, a consubstancialidade e coeternidade de As três pessoas divinas contra os Sabellianos, Anomoeans, Arians e Pneumatomachi, que pensavam que a divindade era dividida em várias naturezas; E a ​enantropese (tomada da ​humanidade ) da Palavra, contra aqueles que ​suporam que a Palavra de modo algum tinha tomado uma alma humana. Todas estas questões estavam em estreito acordo com o tomo que o papa Dâmaso e um conselho romano,

Os eruditos encontram dificuldades com o credo atribuído ao conselho de Constantinopla. Alguns dizem que o conselho compôs um novo credo. Mas nenhuma menção é feita deste credo por testemunhas antigas até o concílio de Calcedônia; E o conselho de Constantinopla foi dito simplesmente para ter endossado a fé de Nicéia, com algumas adições sobre o Espírito Santo para refutar a heresia Pneumatomachian. Além disso, se a última tradição é aceita, uma explicação deve ser dada por que os dois primeiros artigos do chamado credo Constantinopolitan diferem consideravelmente do credo niceno.

Foi J. Lebon, seguido por JND Kelly e AM Ritter, que trabalharam na solução deste problema. Lebon disse que o credo Niceno, especialmente desde que foi adaptado para usar no batismo, assumiu várias formas. Foi um desses que foi endossado no conselho de Constantinopla e desenvolvido por adições relativas ao Espírito Santo. Todas as formas, alteradas em alguma extensão ou outra, foram descritas por um título comum como "a fé de Nicéia". Então o concílio de Calcedônia mencionou o conselho de Constantinopla como a fonte imediata de um deles, marcou-o com um nome especial "a fé dos 150 pais", que desde então se tornou o seu título amplamente conhecido, e citou-o ao lado A forma simples original do credo de Nicéia. O texto grego do credo de Constantinopla, que está impresso abaixo,

O conselho de Constantinopla decretou quatro cânones disciplinares: contra a heresia ariana e suas seitas (1), sobre a limitação do poder dos bispos dentro de limites fixos (2), sobre a classificação da sede de Constantinopla em segundo lugar a Roma em honra e dignidade (Verso 3), sobre a condenação de Máximo e seus seguidores (verso 4). Os cânones 2-4 destinavam-se a pôr termo ao engrandecimento por parte da sede de Alexandria. Os dois cânones seguintes, 5 e 6, foram formulados no sínodo que se reuniu em Constantinopla em 382. O cânon 7 é um extracto de uma carta que a igreja de Constantinopla enviou a Martirio de Antioquia.

O concílio terminou em 9 de julho de 381, e em 30 de julho do mesmo ano, a pedido dos padres conselheiros, o imperador Teodósio ratificou seus decretos por edital.

Já a partir de 382, na carta sinodal do sínodo que se reuniu em Constantinopla, o conselho de Constantinopla recebeu o título de "ecumênico". A palavra denota um conselho geral e plenário.

(3)

Mas o conselho de Constantinopla foi criticado e censurado por Gregório de Nazianzus. Nos anos subsequentes, quase nunca foi mencionado. No final alcançou seu estatuto especial quando o conselho de Calcedônia, em sua segunda sessão e em sua definição da fé, ligou a forma do credo lido em Constantinopla com a forma de Nicéia, como sendo um testemunho completamente confiável do autêntico fé. Os padres de Calcedônia reconheceram a autoridade dos cânones - pelo menos até a igreja oriental - em sua décima sexta sessão. O Conselho'

A aprovação do bispo de Roma não foi estendida aos cânones, porque nunca foram levados "ao conhecimento da sede apostólica". Dionísio Exiguus só conhecia os quatro primeiros - os que se encontram nas coleções ocidentais. Escrevi sobre o sexto cânone do imperador Miguel III: "Não se encontra entre nós, mas diz-se que está em vigor entre vocês".

A tradução inglesa é do texto grego, que é a versão mais autorizada.

A exposição dos 150 pais

Cremos em um só Deus, o Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, e de todas as coisas vistas e invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos, luz da luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado não feito, consubstancial ao Pai, pelo qual todas as coisas vieram a ser ; Para nós humanos e para a nossa salvação, ele desceu dos céus e se encarnou do Espírito Santo e da Virgem Maria, tornou-se humano e foi crucificado em nosso favor sob Pôncio Pilatos; Ele sofreu e foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia de acordo com as escrituras; E ele subiu aos céus e está sentado à direita do Pai; Ele vem novamente com glória para julgar os vivos e os mortos; Seu reino não terá fim. E no Espírito, o santo, O senhor e vivificante, saindo do Pai, co-adorado e co-glorificado com o Pai e Filho, aquele que falou através dos profetas; Em uma igreja santa, católica e apostólica. Confessamos um batismo para o perdão dos pecados. Esperamos uma ressurreição dos mortos e da vida na era vindoura. Um homem.

Uma carta dos bispos reunidos em Constantinopla [1]

Aos mais honrados senhores e reverendíssimos irmãos e companheiros ministros, Damasco, Ambrósio, Britton, Valeriano, Acholius, Anêmio, Basílio e os demais bispos que se encontraram na grande cidade de Roma: o sagrado sínodo dos bispos ortodoxos Que se encontrou na grande cidade de Constantinopla envia saudações no Senhor.

Pode ser desnecessário instruir sua reverência descrevendo os muitos sofrimentos que foram trazidos sobre nós sob a dominação ariana, como se você não soubesse já. Nem imaginamos que sua piedade considera nossos assuntos tão triviais que você precisa aprender o que você deve estar sofrendo junto conosco. Nem as tempestades que nos assediavam, como para escapar de sua notificação por motivos de insignificância. O período de perseguição ainda é recente e garante que a memória permaneça fresca, não só entre aqueles que sofreram, mas também entre aqueles que têm por amor fez o lote daqueles que sofreram os seus próprios. Era apenas ontem ou no dia anterior que alguns foram libertados dos laços do exílio e voltou para suas próprias igrejas através de mil tribulações. Os restos de outros que morreram no exílio foram trazidos de volta. Mesmo após seu retorno do exílio, alguns experimentaram fermento de ódio dos hereges e sofreram um destino mais cruel em sua própria terra do que no exterior, sendo apedrejados até a morte por eles, à maneira do bem-aventurado Estêvão. Outros foram rasgados em pedaços por várias torturas e ainda carregam em seus corpos as marcas das feridas e contusões de Cristo. Quem poderia numerar as penas financeiras, as multas impostas às cidades, as confiscações de bens individuais, as conspirações, os atentados, as prisões? Na verdade, todas as nossas aflições aumentaram além do número: talvez porque estávamos pagando a penalidade justa pelos nossos pecados; Talvez também porque um Deus amoroso estava nos disciplinando por meio do grande número de nossos sofrimentos.

(4)

Portanto, graças a Deus por isso. Ele instruiu seus próprios servos com o peso de suas aflições e, de acordo com suas numerosas misericórdias, nos trouxe de volta a um lugar de refrigério. A restauração das igrejas exigiu atenção prolongada, muito tempo e trabalho duro de nós, se o corpo Da igreja que tinha sido fraca por tanto tempo foi curada completamente por um tratamento gradual e trazido de volta à sua solidez original na religião. Podemos parecer, em geral, livres de perseguições violentas e estar no momento em recuperação das igrejas que há muito estão sob o domínio dos hereges. Mas, na verdade, somos oprimidos por lobos que, mesmo depois da expulsão da dobra, continuam a devastar os rebanhos para cima e para baixo, fazendo-se tão ousados como para manter assembléias rivais, Ativando levantes populares e não parando em nada que possa prejudicar as igrejas. Como dissemos, isso nos fez levar mais tempo sobre nossos assuntos.

Mas agora mostrastes o vosso amor fraternal por nós convocando um sínodo em Roma, de acordo com a vontade de Deus, e convidando-nos a ele, por meio de uma carta do vosso mais amado imperador, como se fôssemos membros do vosso muito De modo que, enquanto no passado fomos condenados a sofrer sozinhos, não devemos agora reinar isolados de nós, tendo em vista o acordo total dos imperadores em matéria de religião. Pelo contrário, de acordo com a palavra do apóstolo, devemos reinar junto com você ". Portanto, nossa intenção era que, se fosse possível, todos deveríamos deixar nossas igrejas juntas e satisfazer nossos desejos, em vez de atender às suas necessidades. Mas quem nos dará asas como de uma pomba, então nós voaremos e vamos descansar com você? Este curso deixaria as igrejas inteiramente expostas, assim como estão começando sua renovação; E é completamente fora de questão para a maioria. Como consequência da carta do ano passado enviada por vossa reverência após o sínodo de Aquileia ao nosso mais amado imperador Teodósio, nos reunimos em Constantinopla. Estávamos equipados apenas para esta estada em Constantinopla e os bispos que permaneceram nas províncias deram o seu acordo a este Sínodo sozinho. Não previmos a necessidade de uma ausência mais longa, nem ouvimos falar disso antecipadamente, antes de nos reunirmos em Constantinopla. Além disso, o aperto do cronograma proposto não permitiu qualquer oportunidade para se preparar para uma ausência mais longa, nem para informar todos os bispos nas províncias que estão em comunhão conosco e para obter o seu acordo. Como essas considerações, e muitas outras, impediram a maioria de nós de vir, Nós fizemos a próxima melhor coisa para resolver as coisas e para fazer o seu amor por nós apreciado: temos conseguido convencer os nossos mais veneráveis e reverentes irmãos e companheiros ministros, os Bispos Cyriacus, Eusébio e Priscian a estarem dispostos a empreender o cansativo Viagem para você. Através deles queremos mostrar que nossas intenções são pacíficas e têm unidade como seu objetivo. Nós também queremos deixar claro que o que estamos buscando zelosamente é uma fé sólida.

O que sofremos - perseguições, aflições, ameaças imperiais, crueldade de funcionários, e qualquer outro julgamento nas mãos de hereges - temos suportado por causa da fé evangélica estabelecida pelos pais em Nicaea na Bitínia. Vocês, nós e todos os que não estamos inclinados a subverter a palavra da verdadeira fé devemos dar a este credo nossa aprovação. É o mais antigo e é consistente com o nosso batismo. Diz-nos como crer no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo: crendo também, é claro, que o Pai, o Filho e o Espírito Santo têm uma só Divindade e poder e substância, uma dignidade que merece A mesma honra e a co-eterna soberania, em três mais perfeitas hipóstases, ou três pessoas perfeitas. Portanto, não há lugar para Sabellius ' Em que as hipóstases são confundidas e, portanto, suas características próprias destruídas. Nem pode prevalecer a blasfêmia de Eunomians e Arians e Pneumatomachi, com sua divisão de substância ou de natureza ou de Deus, e sua introdução de alguma natureza que foi produzida subseqüentemente, ou foi criada, ou era de uma substância diferente, no uncreated e Consubstancial e co-eterna da Trindade. E preservamos sem distorcer os relatos da tomada da humanidade do Senhor, aceitando como nós que a economia de sua carne não era desalmada, nem estúpida, nem imperfeita. Para resumir,

(5)

sabemos que ele foi antes dos séculos completamente Deus a Palavra, e que nos últimos dias ele se tornou plenamente homem por causa da nossa salvação. Com sua divisão da substância ou da natureza ou da divindade, e sua introdução de alguma natureza que foi produzida subseqüentemente, ou foi criada, ou era de uma substância diferente, na trindade uncreated e consubstantial e co-eternal. E preservamos sem distorcer os relatos da tomada da humanidade do Senhor, aceitando como nós que a economia de sua carne não era desalmada, nem estúpida, nem imperfeita. Para resumir, sabemos que ele foi antes dos séculos completamente Deus a Palavra, e que nos últimos dias ele se tornou plenamente homem por causa da nossa salvação. Com sua divisão de substância ou de natureza ou de Deus, e sua introdução de alguma natureza que foi produzida posteriormente, ou foi criada, ou era de uma substância diferente, na Trindade incriada e consubstancial e co-eterna. E preservamos sem distorcer os relatos da tomada da humanidade do Senhor, aceitando como nós que a economia de sua carne não era desalmada, nem estúpida, nem imperfeita. Para resumir, sabemos que ele foi antes dos séculos completamente Deus a Palavra, e que nos últimos dias ele se tornou plenamente homem por causa da nossa salvação. Aceitando como fazemos que a economia de sua carne não era desalmada nem insensata nem imperfeita. Para resumir, sabemos que ele foi antes dos séculos completamente Deus a Palavra, e que nos últimos dias ele se tornou plenamente homem por causa da nossa salvação. Aceitando como fazemos que a economia de sua carne não era desalmada nem insensata nem imperfeita. Para resumir, sabemos que ele foi antes dos séculos completamente Deus a Palavra, e que nos últimos dias ele se tornou plenamente homem por causa da nossa salvação.

Tanto, em resumo, para a fé que é abertamente pregada por nós. Você pode tomar ainda mais coração com relação a esses assuntos se achar conveniente consultar o tomo que foi emitido em Antioquia pelo sínodo que se reuniu lá, bem como o emitido no ano passado em Constantinopla pelo sínodo ecumênico. Nestes documentos confessamos a fé em termos mais amplos e emitimos uma condenação por escrito das heresias que surgiram recentemente.

No que diz respeito a formas particulares de administração nas igrejas, o antigo costume, como você sabe, tem estado em vigor, juntamente com a regulamentação dos santos pais em Nicéia, que em cada província os da província e com eles - Assim o desejo - seus vizinhos, deve conduzir ordenations como a necessidade pôde se levantar. Por conseguinte, como sabem, o resto das igrejas são administradas, e os sacerdotes [= bispos] das mais proeminentes igrejas foram nomeados por nós. Assim, no concílio ecumênico de comum acordo e na presença do mais amado imperador Teodósio e de todo o clero, e com a aprovação de toda a cidade, ordenámos o mais venerável e amado Nectario como bispo da igreja Recém-criada, como se poderia dizer, em Constantinopla - uma igreja que por Deus " Que acabamos de arrebatar da blasfêmia dos hereges e das mandíbulas do leão. Sobre a mais antiga e verdadeiramente apostólica igreja em Antioquia na Síria, onde primeiro o precioso nome de "cristãos" entrou em uso, os bispos provinciais e os da diocese do Oriente reuniram-se e canonicamente ordenou o mais venerável e Deus-amado Flaviano Como bispo com o consentimento de toda a igreja, como se daria ao homem a honra devida com uma única voz. O Sínodo como um todo também aceitou que esta ordenação era legal. Desejamos informar que o mais venerável e amado Cyril é bispo da igreja em Jerusalém, a mãe de todas as igrejas. Ele foi canonicamente ordenado há algum tempo por aqueles da província e em várias ocasiões ele tem combatido valentemente os Arianos.

Exortamos sua reverência a se juntar a nós em regozijar-se com o que temos legalmente e canonicamente promulgada. Que o amor espiritual nos ligue e deixe que o temor do Senhor suprima todo o preconceito humano e coloque a edificação das igrejas antes do apego individual ou do favor. Dessa maneira, com o relato da fé estabelecida entre nós e com o amor cristão estabelecido entre nós, deixaremos de declarar o que foi condenado pelos apóstolos: "Eu pertenço a Paulo, a Apolo, a Cefas"; Mas todos seremos vistos como pertencendo a Cristo, que não foi dividido entre nós; E com

(6)

o bom favor de Deus, manteremos o corpo da igreja sem divisão, e iremos diante do tribunal do Senhor com confiança.

Cânones

Foram emitidos sete cânones, quatro eram de caráter doutrinário e três disciplinares.

1 - A profissão de fé dos santos pais que se reuniram em Nicéia, na Bitínia, não deve ser ab-rogada, mas permanecerá em vigor. Toda heresia deve ser anatematizada e, em particular, a dos

eunomianos ou anomoianos, a dos arianos ou eudoxianos, a dos semi-Arianos ou Pneumatomachi, a dos sabelianos a dos marcelianos, a dos fotinianos e a dos apolinários .

2 - Os bispos diocesanos não devem se intrometer em igrejas além de seus próprios limites nem confundir as igrejas: mas de acordo com os cânones, o bispo de Alexandria é administrar os assuntos somente no Egito; Os bispos do Oriente devem administrar sozinhos o Oriente (salvaguardando os privilégios concedidos à igreja dos Antioquenos nos cânones nicenos); E os bispos da diocese asiática devem administrar apenas assuntos asiáticos; E aqueles no Ponto apenas os assuntos do Ponto; E aqueles em Thrace somente assuntos de Thracian. A menos que os bispos convidados não devem sair de sua diocese para realizar uma ordenação ou qualquer outro negócio eclesiástico. Se a carta do cânon sobre as dioceses é mantida, é claro que o sínodo provincial administrará assuntos em cada província, como foi decretado em Nicéia.

3 - Porque é nova Roma, o bispo de Constantinopla é para desfrutar os privilégios de honra após o bispo de Roma.

4 - Quanto a Máximo, o Cínico e à desordem que o cercou em Constantinopla: nunca se tornou, nem é, um bispo; Nem são ordenados por ele clérigos de qualquer categoria. Tudo o que foi feito a ele e por ele deve ser considerado inválido.

5 - Quanto aos Tome [2] dos Ocidentais: também reconhecemos aqueles em Antioquia que confessam uma única Divindade de Pai, Filho e Espírito Santo.

6 - Há muitos que se empenham em confundir e derrubar a boa ordem da igreja e assim fabricar, por ódio e desejo de calúnia, certas acusações contra os bispos ortodoxos responsáveis pelas igrejas. Sua intenção não é senão enegrecer a reputação dos sacerdotes e suscitar problemas entre os leigos pacifistas. Por esta razão, o sagrado sínodo dos bispos reunidos em Constantinopla decidiu não admitir acusadores sem exame prévio e não permitir que todos acusassem os administradores da igreja - mas sem excluir todos. Então, se alguém traz uma queixa particular (que é pessoal) contra o bispo, alegando que ele foi defraudado ou de alguma outra maneira injustamente tratada por ele, No caso deste tipo de acusação, nem o caráter nem a religião do acusador serão sujeitos a exame. É absolutamente essencial que o bispo tenha uma consciência clara e que aquele que alega ter sido injustiçado, seja qual for a sua religião, deve obter justiça.

Mas se a acusação contra o bispo é de tipo eclesiástico, então os personagens daqueles que o fazem devem ser examinados, em primeiro lugar para parar os hereges que levam acusações contra os bispos ortodoxos em questões de tipo eclesiástico. (Definimos "hereges" como aqueles que foram anteriormente banidos da igreja e também aqueles que foram anatematizados por nós mesmos; e, além disso, aqueles que afirmam confessar uma fé que é sólida, mas que se separaram e mantêm assembléias em rivalidade com os bispos Em segundo lugar, as pessoas previamente condenadas e

(7)

expulsas da igreja por qualquer razão, ou aquelas excomungadas, tanto do clero como do leigo, não devem ser autorizadas a acusar um bispo antes de terem purgado pela primeira vez Seu próprio crime. Similarmente, Aqueles que já estão acusados não são autorizados a acusar um bispo ou outros clérigos, até que tenham provado a sua própria inocência dos crimes com os quais são acusados. Mas se as pessoas que não são nem heréticos nem excomungados, nem condenadas ou acusadas de alguma transgressão, afirmam que têm alguma acusação eclesiástica contra o bispo, o sagrado sínodo ordena que essas pessoas primeiro ponham as acusações Diante de todos os bispos da província e provar diante deles os crimes cometidos pelo bispo no caso. Se se verificar que os bispos da província não são capazes de corrigir os crimes postos à porta do bispo, deve-se abordar um sínodo superior dos bispos dessa diocese, convocado para ouvir este caso,

Se alguém mostra desprezo pelas prescrições relativas aos assuntos acima e presume de incomodar os ouvidos do imperador ou os tribunais das autoridades seculares, ou para desonrar todos os bispos diocesanos e problemas um sínodo ecumênico, não há qualquer dúvida de Permitindo a tal pessoa levar acusações para frente, porque ele fez uma zombaria dos cânones e violou a boa ordem da igreja.

7 - Aqueles que abraçam a ortodoxia e juntam-se ao número daqueles que estão sendo salvos dos hereges, recebemos da seguinte forma regular e costumeira: Arianos, Macedonianos, Sabá- tatas, Novacianos, aqueles que se chamam cátaros e Aristae, Quartodeciman ou Tetradites, Apolinários - Estes recebemos quando eles entregam declarações e anatematizam toda heresia que não seja da mesma mente que a santa, católica e apostólica igreja de Deus. Eles são primeiro selados ou ungidos com santo crisma na testa, olhos, narinas, boca e ouvidos. Ao selá-los, dizemos: "Selo do dom do Espírito Santo". Mas os eunomianos, que são batizados em uma única imersão, montanistas

(chamados Phrygians aqui), Sabellians, que ensinam a identidade de Pai e Filho e fazer certas outras dificuldades, e todas as outras seitas - uma vez que há muitos aqui, Não menos os que se originam no país dos Gálatas - recebemos todos os que desejam deixá-los e abraçar a ortodoxia como fazemos com os gregos. No primeiro dia nós fazemos cristãos deles, nos segundos catecúmenos, no terceiro nós os exorcizamos respirando três vezes em seus rostos e ouvidos, e assim os

catequizamos e os fazemos passar tempo na igreja e ouvir as escrituras ; E então os batizamos. FIM DO TEXTO

FONTE:

Referências

Documentos relacionados

Se os faders das bandas de frequência e todos os outros elementos de comando não estiverem já activados, use o botão IN/OUT ( ) para os activar.. Para monitorizar o nível de saída,

O sistema de assistência em autoestrada (HAS) é um sistema de condução autónoma de nível 2, concebido para o ajudar a conduzir, acelerar, travar e manter o seu veículo na sua

E em um só Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado de seu Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não-

7.1- O pagamento será efetuado mediante o processamento dos documentos de cobrança apresentados pela contatada, num prazo máximo de CONFORME EDITAL, contados da data do

O ajuste rápido de elevaço pneumático(HP 11-1) é apenas fornecido para a máquina de costura especial com o accionamento de costura Quick QD554/A51K01. Com este equipamento

Este botão pode ser utilizado para ligar ou desligar a unidade quando o controlo remoto não está disponível..

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não