• Nenhum resultado encontrado

Gladiolus CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS E EFEITOS DE HERBICIDAS NA CULTURA DE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gladiolus CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS E EFEITOS DE HERBICIDAS NA CULTURA DE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PLANTA DANINHA, II(1): 11-17, 1979

CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS

E EFEITOS DE HERBICIDAS NA CULTURA DE

Gladiolus

R. Deuber (1); L.H. Signori (2); L.A.F. Mathes (3) & R. Forster (4) (')Pesquisador Científico, S. Figiologia.

(2) Biologista, Centro Experimental de Campinas

(3) Pesquisador Científico, S. de Floricultura (4) Pes qui sad or Cie ntífic o, Cen tro

Exp eri mental de Campinas.

Instituto Agronômico, Caixa Postal 28, 13.100 Campinas, Est. S. Paulo.

Trabalho apresentado no XII Seminário Brasileir o de Herb icid as e Erva s Dani nhas, Fort aleza, CE, 1978.

Recebido para publicação em 20.03.79.

RESUMO

O controle de plantas daninhas e a tolerân-cia de gladíolos, cultivares Spick and Span e Whi te Friendship, a tratamentos herbicidas foi estudado em um experimento de campo em solo are no-argiloso.

Foram aplicados os herbicidas trifluralin e EPTC em préplantio com incorporação e chloro xuron, DCPA, diphenamid, pendimethalin e diu -ron em pré -emergência. Houve maior incidência de gramíneas que foram controladas por todos os herbicidas, ex ceto chloroxuron, sendo o controle pelo EPTC de 83% e pelos demais , acima de 90%. Para as dicotiledóneas, o controle foi na seguinte ordem decrescente: pendimethalin, chloroxuron, diuron, trifluralin, EPTC, DCPA e diphenamid. O EPTC afetou a germinação de bulbos, causando, também, retenção de crescimento e atraso no ci -clo.

No florescimento, as hastes florais foram co lhidas, medidas e pesadas, verificando -se redução significativa de peso de matéria fresca com o tra tamento EPTC para o cultivar Spick and Span, e com trifluralin, EPTC, chloroxuron e pendimetha lin para o White Friendship.

UNITERMOS: Herbicidas, gladíolos, controle de mato.

SUMMARY

WEED CON TROL AND EFFECTS OF HERBICIDES ON GLADIOLUS.

The weed control by herbicides and their ef -fec ts on gladioli was evaluated on a field

experi-ment on san dy-loa m soil on CV Spi ck and Spa n and White Friendship.

Tr if lu ra li n an d EP TC we re ap pl ie d pr e -plant incorporated and chloroxuron, DCPA, diph en am id , pe nd im et ha li n an d di ur on in pr e -eme rge nce . Gra ss spe cie s wer e pre do min ant in the area and were controle d by all herb icid es ex -cept chloroxu ron. Cont rol by EPT C was of 83% and over 90% by all others.The broadleaves were controled in the following decrescent order: pen-di me th al in , ch lo ro xu ro n, pen-di ur on , tr if lu ra li n, EPTC, DCPA and diphenamid. Only EPTC affec-ted the sprouting of bulbs, causing also growth re-tention and delaying of flower set.

The flowers stems were cut off a the opening of the first flower, measured and weighted. EPTC ca us ed si gn if ic an t re du ct io n in we ig ht of CV Spi ck and Spa n and tri flur alin , EPT C, chlo rox u -ron and pendimethalin of CV White Friendship. KEYWORDS: herbicides, gladiolus, weed control.

INTRODUÇÃO

O cultiv o de flores no Est ado de São Paulo tem apr ese nta do, nos últ i-mos anos, um con tín uo cre sci men to, figur ando, atualm ent e, com o atividade de con sideráve l impor tân cia econô mi -ca. Dentre as esp éci es com erc ial iza das no CEA GES P, as de mai ores expres-sõe s com erc iai s são rosa e gla dío los (5, 9).

(2)

12 DEUBER, SIGNORI, MATHES & FORSTER A produção de gladíolos pela

Co-operativa Agropecuária Holambra, que retem 50 a 70 por cento da oferta é em torno de 20 mil dúzias diárias, ocupando área de 500 ha, com estimativa de exportação de 1.000 caixas (30 maços de 10 flores por caixa) por semana para o ano 1977 -78 (9).

O plantio é geralmente feito a cada 15 dias e há necessidade de se manter a cultura ao limpo, com capinas feitas manualmente. O emprego de herbicidas está tomando certo vulto (11), embora não haja ainda pesquisa de seu uso em nossas condições. O uso seguro e eficiente de diferentes herbicidas para gladíolos já foi comprovado em estudos realizados em outros países (1, 2, 3, 6, 7, 8, 10, 12, 13, 14, 15).

Objetivando-se iniciar o estudo de herbicidas em gladíolos, foi instalado um experimento de campo, em que se aplicaram diferentes compostos iso -ladamente para observar a eficiência do controle de plantas daninhas e a sua to-ler ância pela cultura.

MATERIAL E MÉTODOS

Foi instalado um experimento de campo em gladíolos (Gladiolus) cultivares Spick and Span e White Friendship, dorav ante chamadas rosa crespa e branca crespa, respectivamente. Utili zou-se uma área do Centro Experimen tal de Campinas, de latossolo vermelho-amarelo orto, com as seguintes características: 33,7% de argila, 5,0% de limo, 15,8% de areia fina e 45,5% de areia grossa; pH de 5,3; 4,4% de matéria orgânica; 100+

mg/ml de TFSA de P, 378 mg/ ml de TFSA de K, 4,2 e.mg/100 ml de Ca++, 1,2

e.mg/100 ml de TFSA de Mg++ Não se detectou alumínio. O solo pertence à classe textural areno -argiloso.

Foram aplicados os seguintes tratamentos: a) trifluralin (,, trifluoro -2,6 -dinitro-N,N-dipropil-p-toluidina) (1) a

0,86 kg; b) EPTC (etil dinpropiltiol -carbamato) (2) a 3,6 kg, ambos em pré

plantio com incorporação (PPI); c) chlo -roxuron [3 -p-(p'clorofenoxi)-fenil-1,1-di-metil-uréia ] ( 3) a 6,4 kg; d) DCPA (éster

dimetll ico do ácido tetraclorotereftáli co (

4) a 7,5 kg; e) diphenamid (N-N-dimetil-2,2 -difenilacet amida (5 ) a 2,5 kg; f) pendimethalin [N (1 -etilpropil) -3,4 di metil 2,6 dinitrobenzenamina] (6) a 1,15 kg; g) diur on [ 3-( 3 ,4-diclorofenil) -1,1-dimetil-uréia] (7) a 1,6 kg, todos em

pré-emergência (PRE) e •h) sem herbici da

Doses de ingr edie nte ativ o por hectare. Os tratamentos a e b foram apli-cados no dia 17 de agos to de 1976 e, a seguir, incorporados com enxada à pro-fundidade de 0,10 m. O plantio dos bul-bos se fez no dia seguinte e a apli caçã o dos herbici das de PRE, no dia 20.

As parcelas mediam 2,50m x 3,00 m, com 4 linhas espaçadas de 0,60 m, duas por variedade, em delineamento de blocos ao acaso e quatro repetiç ões. Os bulbos foram plantados a 0,20 m nas li-nhas e a 0,15 m de profundidade.

Foram feit as cont agens aos 20 e 56 dias após o plantio, registr ando -se o número de brot ações dos bulbos.

Aos 37 dias, fez -se a cont agem de mato e as espécies que ocorreram em maior número no experimento foram: capim-de-colchão (Digitaria horizonta lis Willd.), capi m marmelada (Brachia-ria

plan taginea Link Hitch), capi m-péde-galinha (Ele usine indica L. Gaertn.), trev o (Oxalis oxyp tera Brog.), picão branco (Gal insova parv iflora Cav.) ocorrendo, ainda, outras folhas largas. O tratamento sem herbicida foi capinado aos 59 dias após o plantio.

As hastes foram colhidas à medida que as primeir as flo res iam se abrindo, sendo realizadas colheitas aos 75, 78, 82, 84, 86, 90, 93, 97 e 104 dias após o plantio.

Foram medidos os comprimentos da inflorescência e do segmento entr e o último nó e a primeir a flor e obtidos os pesos de matéria fresca das hastes flo-rais colhidas.

(3)

HERBICIDAS EM GLADÍOLUS 13

RESULTADOS E DISCUSSAO

Os números de bulbos que emiti -ram brotação, bem como o número de brotos, em cont agens realizadas aos 20 e 56 dias após o plantio , estão no qua -dro 1.

Verificou -se inicialmente uma se-vera inibiçã o de brot amento dos bulbos pelo EPTC em relação aos demais tra -tamentos. Nest es, a maior parte das plantas nasceu até os 20 dias após o plantio, ao passo que, com o EPTC, a quase totalidade das plantas que nasce -ram, o fize ram entre 20 e 56 dias. Além de causar atraso no brotamento dos bulbos, o EPTC também reduziu o nú-mero total de bulbos brotados e hastes florais. Aparent emen te, os outros trata-mentos não apresentaram qualquer efeito de inibição ou redução do número de plantas até os 56 dias. A porc enta-gem de bulbos brot ados da variedade rosa crespa foi superior à da branca crespa.

Os resultados de controle de mato pelos herbici das, aos 37 dias estão no quadro 2.

A ocorrência de trevo na área do experiment o não foi uniforme, mas mesmo assi m há uma indicação de con -trole pelo triflurali n, EPTC, chloroxuron e pendimethalin.

Houv e acentuada predominância de gramíneas que foram controladas em níveis de 83% e 46% pelo EPTC e chloroxuron, respect ivamente, e em ní-veis acima de 90% pelos demais.

No caso de dicotiledôneas, convém ressalt ar que o picão branco apresentou uma frequência bem maior nos tratamentos com triflur alin e EPTC do que na testemunha, em virtude do ex-celente controle das gramíneas, o que eliminou a competição dessas espécies. Além disso, o picão branco é uma espécie resiste nte à ação desses herbici -das (4). Daí a indicação de controle zero nesses tratamentos. No caso do DCPA , não houv e controle, mas o número de plantas de picão branco foi semelhante ao da test emunha.

O número total de hastes florais colhidas e seus respectivos pesos de matéria fresca estão no quadro 3.

Os números de hast es florais, em cada colh eita, estão na figura 1.

Para a variedade rosa crespa, ape -nas o EPTC causou redução significati-va do número e peso de hastes. Para a variedade branca, houv e reduções sig -nificat ivas de peso com os tratamentos trifluralin, EPTC, chloroxuron e pendi-methalin.

Reduções de produção já foram verificadas anteriormente.com o uso de EPTC (8), trifluralin (13, 14) e chloroxu-ron (13), mas em outros experiment os, nenhum efeito fitotóxico foi verificado pelos dois primeiros (10, 15).

As maiores produções e melhores populações de plantas foram do trata-mento testemunha, o que deve ser atribuído ao fato do mesmo ter sido capina -do aos 59 dias após o plantio. A compe-tição das plantas dani nhas present es nesse período, apar ente mente não pre -judicou o desenvolvi mento de qual quer das variedades de gladíol o, o que pode ser verificado pelo pico de produção aos 78 dias, para a varieda de rosa crespa (figura 1). No caso da variedade branca crespa que apresentou florescimento mais tardio, primeira colheit a aos 82 dias, a produção máxima de flores foi atingida aos 90 dias em todos os tratamentos, verific andose aí o pico de pro -dução da testemunha.

Nos tratamento s com trifluralin e pendimetha lin, a produção total de hastes florais foi bast ante baixa em re-lação à testemunha, diferin do signifi ca-tivamente no caso da varie dade branca crespa. Consider ando o excelente con trole de plantas daninhas por esses tra -tamentos, pode-se atribuir algum efei to fitotóxico dos herbici das, ocasion ando redução do número de hastes florais e respectivo peso das duas variedades.

Em relação aos comprimentos do último internódio e o da inflorescência, com excessão do EPTC, não houv e influên cia dos tratamentos dura nte o

(4)
(5)

período de florescimento. Verific ou-se que as plantas da varieda de rosa cres-pa, que floresceram no período de 75 a 82 dias após plantio, eram mais vigoro sas, decr esce ndo os tamanhos das has tes para o final, havendo proporcionali -dade entre os pesos e essas medidas. O mesmo se verificou para a variedade branca crespa, cujo florescimento se iniciou aos 82 dias. As medidas do 1.° internódio e da inflorescência das 2 variedades não apresentaram diferen ças notáveis nas primeir as colheitas.

No caso do EPTC, as plantas que emitiram haste floral, após os 78 dias, não most rara m qual quer efeito inibitó-rio do herbicida, chegando mesmo a apresentar compriment os maiores, em média, do último internódio e da inflo-rescência. Isso sugere que, com a dissi-pação do EPTC do solo, atingin do níveis sub-tóxicos, possa ter havido mesmo algum estímul o de crescimento pos -terior.

As medidas desses parâmet ros, para a varieda de branca crespa, apre-sentaram gran de oscilação, não se veri-ficando qual quer efeito do EPTC, além de atrasar o florescimento.

O diuron, que apresen tou melhor controle gera l, apar entemente não afe-tou o desenvolvimento do gladíolo, com produção e número de plantas seme-lhantes ao trat amento testemunha. Sua tolerân cia pelo gladíol o já fora,

observada desde o seu surgimento apresentan -do controles excelentes de plantas da-ninhas (2, 3, 7, 12).

Para os demai s tratamentos, a re-dução na prore-dução de hastes florais em relação à testemunha pode ser atribuí -da à competição ocorri-da pelas plantas daninhas não controladas, uma vez que esses trat amentos não receber am ne-nhuma capi na. O controle diferencial de plantas dani nhas ocorrido no experi-mento sugere o uso de misturas de dife-rentes herbici das, o que ampliaria o es-pectro de controle.

(6)
(7)

HERBICIDAS EM GLADÍOLUS 17

Em todos trat amentos, verificou-se que o número de hastes florais foi aproximadamente semelhante em cada colheita, à excessão do EPTC. O flor es-cimento, neste trat amen to, foi retarda-do nas duas varieda des. Na rosa crespa, apresentou um número crescente de hastes floridas, ao contrário dos demais tratamentos, atingindo um máximo na última colheita, aos 104 dias . Para a va-riedade branca crespa, a defasag em não foi tão acentuada, como se pode verificar na figura 1.

Referências

Documentos relacionados

As relações hídricas das cultivares de amendoim foram significativamente influenciadas pela a deficiência hídrica, reduzindo o potencial hídrico foliar e o conteúdo relativo de

Dada a maior probabilidade de ocorrência de erros na dispensa com este tipo de receitas, existem pontos que exigem a atenção do farmacêutico, como a especificação clara do utente,

Por exemplo, a nível das novas áreas (em particular a AP) não é fácil porque pede muito mais trabalho dos professores e pede uma nova postura da parte do professor (que passa a

After this matching phase, the displacements field between the two contours is simulated using the dynamic equilibrium equation that bal- ances the internal

Próximo à desembocadura e seguindo pelo estuário inferior, no estuário médio bem como em grande parte do estuário superior se observa, igualmente, a concentração de areias

Não tentarei sintetizar a interpretação de Armindo de Sousa sobre o parlamento medieval, dado que as suas propostas mais fraturantes foram já evidenciadas, de forma incisiva, por

The study presented here aims to assess the quality of learning that occurred by the introduction of an educational application in the teaching/learning process

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial