• Nenhum resultado encontrado

Os continentes e os oceanos do Planeta Terra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os continentes e os oceanos do Planeta Terra"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1.

Os continentes e os oceanos do Planeta Terra

Os continentes constituem grandes extensões de terras emersas, ou seja, para fora da água que correspondem a 29% da crosta terrestre. A evolução da Terra, marcada por mudanças climáticas, terremotos e vulcanismos, pode ser vista nas formas na superfície de nosso planeta. Embora tendo variado muito no decorrer da história da Terra, a configuração está dividida em seis grandes continentes: África, América, Antártica, Ásia, Europa e Oceania. Veja no mapa a seguir a localização de cada um dos continentes terrestres. O Brasil localiza-se no continente americano.

Os oceanos são uma vasta extensão de águas salgadas que correspondem a 71% da cobertura terrestre. A história da Terra está ligada aos oceanos, pois eles regulam a maior parte dos processos que ocorrem nas terras emersas. Por exemplo, eles são a fonte de água que chega ao continente sob a forma de chuva ou neve. Os oceanos estão divididos em três grandes partes que estão separadas pelos continentes: o Pacífico, que corre corresponde a 52% das águas dos oceanos; o Atlântico, que abrange 25% e o Índico, com 20% das águas oceânicas. Observe o mapa anterior e localize estes três oceanos. Quando saímos de férias no litoral brasileiro vamos ao Oceano Atlântico.

Atividades:

1 – Qual é a importância dos oceanos para a vida dos seres humanos?

Aluno(a): Professores: Evelin Biondo e Nilo de Castro Componente curricular: Ciências Humanas

(2)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

2 - Pinte os continentes conforme a indicação da legenda.

3 – Coloque V para as frases verdadeiras e F para as falsas.

a) ( ) O Planeta Terra possui 8 continentes e 3 oceanos.

b) ( ) Os oceanos são compostos por água salgada e cobrem a maior parte da superfície terrestre. c) ( ) O Brasil está localizado no continente asiático e é banhado pelo Oceano Atlântico.

(3)

Tarefa de estudosdirigidosa distância Tema: Jogos africanos

Objetivo/conteúdo: Aprender um jogo de cultura africana, orientação espacial Atividade: Jogo Labirinto

Na atividade de hoje vamos aprender um jogo de origem africana, que tem sua origem no país Moçambique. Observe no mapa a localização desse país. Você sabe qual é a língua oficial de Moçambique?

MOÇAMBIQUE

Como se joga o Labirinto?

1. Convide um familiar para jogar com você.

2. Materiais: Vocês precisarão de um tabuleiro representando um labirinto. Pode ser desenhado no chão com giz, ou em uma folha de papel. Separe duas peças, uma para cada jogador (sugestão: tampinhas ou botões), e uma pedrinha (ou outro objeto pequeno).

3. Posicione as peças no início do caminho.

4. Um jogador deverá esconder a pedrinha em uma das mãos e mantê-las fechadas. O outro jogador deverá tentar acertar em qual mão se encontra a pedrinha. Se acertar, o jogador poderá deslocar com a sua peça por uma aresta (reta). Se errar, é o outro jogador que terá direito a deslocar sua peça. A cada jogada haverá uma troca de quem deverá esconder a pedrinha. Vencerá aquele jogador que chegar primeiro ao final do labirinto. 5. Nas folhas seguintes apresentamos algumas sugestões de labirintos, mas você pode criar

o seu!

FONTES de consulta e das imagens:

https://livroaberto.ufpa.br/jspui/bitstream/prefix/196/1/Livro_BrincadeirasAfricanasEducacao.pdf http://www.ufscar.br/~defmh/spqmh/pdf/2009/pereira_jogos_2.pdf?id=196

Aluno(a): Professoras: Carla Lettnin, Cristina Cafruni Componente curricular: Educação Física Turma: ALFA 5 Data: 09/11/2020 E-mail das professoras: carla.lettnin@ufrgs.br; cristina.cafruni@ufrgs.br

(4)

Tarefa de estudosdirigidosa distância LABIRINTO 1 INÍCIO

(5)

Tarefa de estudosdirigidosa distância LABIRINTO 2

(6)

Tarefa de estudosdirigidosa distância Tema: Esporte e racismo

Objetivo/conteúdo: Conhecer biografias de esportistas negros

Atividade: 1) Leia as seguintes biografias e curiosidades de atletas negros

NOME: RAFAELA SILVA

NACIONALIDADE: BRASILEIRA ESPORTE: JUDÔ

Rafaela Lopes Silva é uma judoca campeã olímpica e mundial brasileira. Em agosto de 2013 tornou-se a primeira brasileira a se sagrar campeã mundial de Judô. Três anos depois, em agosto de 2016, conquistou a medalha de ouro da categoria até 57 kg nas Olimpíadas Rio 2016. Com isso, se tornou a primeira atleta da história do judô brasileiro, entre homens e mulheres, a ser campeã olímpica e mundial. Rafaela nasceu no Rio de Janeiro, na favela Cidade de Deus. Começou a praticar o judô com 5 anos de idade, em uma associação de moradores da favela.

RACISMO- A atleta Rafaela Silva foi vítima de racismo em desclassificação na Olimpíada de Londres 2012. A atleta foi chamada de 'macaca' nas redes sociais após ser desclassificada. Rafaela sofreu com insultos racistas especialmente depois da Olimpíada de Londres, quando foi eliminada na primeira luta por causa de um golpe irregular. Nas redes sociais, foi alvo de todo tipo de crítica racista e quase abandonou o judô. Hoje campeã olímpica, ela usa as mesmas redes sociais para combater o racismo, por ela e por todos os negros.

NOME: EDSON ARANTES DO NASCIMENTO (PELÉ) NACIONALIDADE: BRASILEIRA

ESPORTE: FUTEBOL

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante. Ele é amplamente considerado como um dos maiores atletas de todos os tempos. Segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, Pelé é o maior goleador da história do futebol, marcando 650 gols em 694 partidas da liga, e no total 1281 gols em 1363 jogos, que incluem amistosos não oficiais, um recorde mundial do Guinness. Durante sua carreira, chegou a ser por um período o atleta mais bem pago do mundo.

Aluno(a): Professoras: Carla Lettnin, Cristina Cafruni Componente curricular: Educação Física Turma: ALFA 5 Data: 12/11/2020 E-mail das professoras: carla.lettnin@ufrgs.br; cristina.cafruni@ufrgs.br

(7)

Tarefa de estudosdirigidosa distância Pelé nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Aos quatro anos de idade, Edson e sua família mudaram-se para Bauru, em São Paulo. Sempre foi fã de futebol e logo começou a fazer parte dos times de garotos que jogavam nas ruas de Bauru. Ele gostava de atuar no gol. Além dos jogos de futebol, durante a infância, o garoto ajudava a família como podia. O pai lesionou-se e não continuou a jogar futebol, o que deixou a família em dificuldades. Para contribuir com a renda familiar, Pelé trabalhou como engraxate em Bauru. Destaque dos jogos nas ruas de Bauru, Pelé passou por algumas equipes amadoras durante sua infância, e, aos 11 anos, o jogador Waldemar de Brito descobriu-o e convidou-o para a equipe que estava formando: o Clube Atlético de Bauru. Passados poucos anos, Waldemar percebeu o enorme talento de Pelé e decidiu levá-lo para um time maior, o Santos Futebol Clube. Passados dez meses da contratação de Pelé pelo Santos, o garoto foi convocado pela Seleção Brasileira pela primeira vez para disputar a Copa Roca (atual Superclássico das Américas). A competição era um torneio amistoso entre a Seleção Brasileira e a Seleção Argentina.

RACISMO- Pelé nem sempre foi chamado assim. Houve uma época, no início da carreira, logo que chegou ao Santos, em que ele era o Gasolina. Claro, uma referência irônica e enviesada ao petróleo. Depois, na Copa do Mundo de 1958, passou a ser chamado de Alemão. Outra ironia, agora dos colegas da seleção brasileira. Depois veio Crioulo, mais uma referência à cor da sua pele. Por influência direta da imprensa, prevaleceu o apelido de Pelé, que havia sido dado a ele em Bauru (SP). Inspiração para milhões de negros no mundo todo, Pelé nunca se engajou diretamente na luta contra o preconceito racial. Em vários momentos, afirmou que não havia sofrido discriminação, posicionamento que modificou nos últimos anos. Em alguns momentos, a postura foi de negação.

NOME: DAIANE DOS SANTOS NACIONALIDADE: BRASILEIRA ESPORTE: GINÁSTICA ARTÍSTICA

Daiane Garcia dos Santos é uma ex-ginasta brasileira, que competiu em provas de ginástica artística. Daiane foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial. Daiane dos Santos fez parte da primeira seleção brasileira completa a disputar uma edição olímpica – nos Jogos de Atenas -, repetindo a presença nas edições seguintes, nas Olimpíadas de Pequim e Olimpíadas de Londres. Daiane possui ainda dois movimentos nomeados após ser a primeira ginasta no mundo a realizá-los: o duplo twist carpado, ou Dos Santos I, e a evolução deste primeiro: o duplo twist esticado, ou Dos Santos II.

RACISMO - No dia em que é comemorada a Consciência Negra, a ex-ginasta brasileira Daiane dos Santos relembrou situações de racismo e preconceito que enfrentou durante sua carreira. "No primeiro clube que entrei, tinham ali mães de meninas e as próprias meninas que não queriam ficar perto de mim. Não queriam lavar as mãos no mesmo banheiro, frequentar o mesmo ambiente. De alguma forma queriam me mostrar que aquele não era o meu lugar". Segundo ela, muitos técnicos não queriam treiná-la e chegaram a sugerir que ela fizesse atletismo, pois era forte. "Tem gente que fala que é

(8)

Tarefa de estudosdirigidosa distância mimimi, que não existe racismo. Eu tenho certeza que estas pessoas não suportariam por um dia o que precisamos lidar".

2) a) Pesquise sobre atletas ou personalidades negras que se destacaram através de alguma prática corporal (ou esportiva).

b) Indique os atletas que você pesquisou e qual esporte eles praticam (ou praticaram). Escolha um deles para relatar a sua história de vida (Retorno opcional através de áudio, vídeo ou foto da atividade por escrito e/ou desenho).

FONTES CONSULTADAS: https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/2019/11/20/daiane-santos-relembra-preconceito-racismo.htm https://pt.wikipedia.org/wiki/Daiane_dos_Santos https://istoe.com.br/pele-fala-sobre-racismo-no-fim-dos-jogos-todos-vinham-me-pedir-desculpas/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Pel%C3%A9 https://brasilescola.uol.com.br/biografia/pele.htm https://www.gazetaonline.com.br/esportes/rio_2016/2016/08/atleta-rafaela-silva-foi-vitima-de-racismo-em-desclassificacao-na-olimpiada-de-londres-1013963763.html https://globoesporte.globo.com/judo/noticia/rafaela-silva-luta-contra-racismo-a-gente-vive-o-preconceito-24-horas.ghtml https://pt.wikipedia.org/wiki/Rafaela_Silva

(9)

Tarefa de estudos dirigidos a distância 1. Olá!

Quando nós éramos crianças, adorávamos colecionar figurinhas. Vocês já devem ter visto ou tido algum álbum de figurinha, não? E os familiares e amigos de vocês também!

Existiam álbuns de personagens de desenho, de jogadores de futebol, de natureza... Resolvemos fazer uma atividade bem parecida para as próximas aulas. Um álbum de figurinhas relacionado ao Novembro Negro, um álbum de artistas especiais, uma GALERIA DE PESSOAS INCRÍVEIS!

A primeira pessoa incrível da nossa galeria é a bailarina INGRID SILVA.

Ingrid Silva tem 30 anos e nasceu no Rio de Janeiro, Brasil. Iniciou no balé aos 8 anos no Projeto Dançando Para Não Dançar. Após o Ensino Médio, ganhou uma bolsa para estudar nos Estados Unidos.

De lá para cá, foram muitas histórias e conquistas, passo a passo, e atualmente ela é bailarina profissional na Dance Theatre Company.

Ingrid é uma mulher, negra, excelente bailarina, que sempre fala sobre a importância da luta antirracista.

Aluno(a): Professora: Fernanda Gassen, Juliana Pedrini e Mônica Bonatto Componente curricular: MULTILINGUAGENS ARTES

Turma: ALFA 5 Data: 11/11/2020 E-mail da professora: profejudemusica@gmail.com

(10)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Você já reparou que a maioria das sapatilhas de ponta no ballet são cor-de-rosa? Acontece que a sapatilha precisa ser como a continuação das pernas da bailarina. Bailarinas de pele negra precisavam pintar suas sapatilhas, com base e outras tintas apropriadas. Apenas recentemente começaram a produzir sapatilhas que combinassem com outros tons de pele além da pele branca.

Foi então que um dos pares de sapatilhas antigas da Ingrid Silva, virou peça de museu, para ninguém esquecer de todo esforço que ela e outras bailarinas fizeram por muitos anos.

Museu onde está o par de sapatilhas da Ingrid: Smithsonian National Museum of African American History and Culture.

Saiba mais sobre essa PESSOA INCRíVEL: Instagram da Ingrid:

https://www.instagram.com/ingridsilva/

Site da Ingrid: http://www.ingridsilvaballet.com/ Autoria das imagens:

@vandyphotography @angelazaremba.photo @edeani;

Para mais informações, detalhes e referências visite, se puder, o site e o instagram da Ingrid.

(11)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Agora vamos ao nosso desafio?

O desafio é fazer um retrato da Ingrid, desenhando só o rosto, mais ou menos do tamanho desse quadro (você pode fazer o desenho em outra folha).

Mas ainda tem mais!

Vocês precisam colorir esse desenho. Se não tiverem uma cor próxima da cor da pele dela, vocês podem misturar cores, sobrepondo camadas bem delicadas de lápis de cor ou giz e assim vão conseguir que as cores se misturem.

Se quiserem, podem enviar uma foto do retrato para qualquer uma das profes.

Bom trabalho!

(12)

Hello kids! Hola, chicos chicas!

O m s de novembro na escola contempla uma s rie de atividades relacionadas s tradi es africanas e diversidade tnico-racial. Esta programa o do Novembro Negro um evento de toda a universidade. Dentre as atividades deste m s, vamos trabalhar com quest es relacionadas s culturas e s l nguas africanas. Para come ar, vamos conhecer um pouco mais sobre o lugar de origem de povos africanos que tamb m formaram nosso pa s.

Quem vai nos ajudar nesta tarefa uma menina chamada Rai ah. Ela tem um canal no Youtube,​Kid

Black Hi ​, em que fala sobre a hist ria das

culturas negras. No v deo que vamos assistir, Rai ah aparece falando com a m e. A m e fa algumas perguntas para a filha.

Antes de assistir ao v deo vamos conhecer algumas palavras em ingl s usadas por Rai ah e sua m e para caracteri ar a frica.

1. Relacione as colunas de acordo com o significado em portugu s: a) Queen b) Mother c) Countr d) Birth e) Place f) Land g) Continent h) Billion i) Human race ( ) Pa s ( ) Lugar ( ) Nascimento ( ) Bilh o ( ) Ra a humana ( ) Rainha ( ) Terra ( ) M e ( ) Continente

2.

Palavras compostas s o muito comuns na l ngua inglesa, elas s o formadas por duas palavras. As palavras quando est o separadas tem um significado. Quando est o juntas, possuem outro significado.

Veja alguns e emplos:

1 palavra 2 palavra Palavra Composta

Birth / Nascimento Da / Dia Birthda / Anivers rio

(13)

No v deo aparecem duas palavras compostas, tente descobrir o significado, preenchendo os espa os na tabela abai o:

1 palavra 2 palavra Palavra Composta

Mother / ___________ Land / __________ Motherland / ___________ Birth / ____________ Place / ___________ Birthplace / ____________

3. Agora vamos assistir ao v deo para responder as perguntas abai o. ​V c ai a i -l

a i 5:33 i .

Link do v deo: https://www. outube.com/watch?v=RLQcKEuQXaw

1. Voc sabe a locali a o da frica no mapa? Pinte abai o a rea que se refere a este lugar.

2. Que filmes ambientados na frica Rai ah cita no v deo?

3. O que Rai ah responde quando a m e pergunta por que a frica conhecida como Motherland?

4. frica um pa s? O que frica? 5. Quantos pa ses tem na frica? 6. Quantas pessoas vivem na frica?

7. Das informa es do v deo, quais voc n o sabia? Quais voc achou mais interessante?

8. Voc gostou do v deo? Justifique

9. O quanto voc conseguiu compreender do v deo? Pinte a carinha que representa a sua compreens o do v deo.

(14)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1.

Oi, pessoal! Espero que tenham aproveitado o feriado para descansar.

E espero que tenham encontrado a flauta em algum momento nesses últimos 15 dias. Desde que começamos nosso trabalho juntos (mas separados ), temos aumentado nosso repertório. Quando lemos partitura, podemos ter várias músicas que gostamos para tocar, sem precisar decorá-las.

Quando decoramos a música que gostamos, tudo bem, mas decorar todas, fica mais difícil. Por isso também é tão importante ir se familiarizando com a leitura de partitura.

Darei mais uma semana de pausa na ampliação do nosso repertório, para enviar uma música nova só na próxima semana.

Durante esse tempo, além da tarefa de hoje, procurem dar uma olhada nas músicas já trabalhadas para ver o que precisa ser estudado. Combinado?

Nosso repertório é: Nanana, Relicário, Marcha Soldado, Havia um pastorzinho,

Amanhecer, Dança Francesa e Um morto muito louco.

Como já vimos, a flauta doce é versátil e é possível tocar muitas melodias que cantamos. Semana que vem, tocaremos uma bem famosa. Vamos nos preparar?

• Quem conhece os Beatles? Foi uma banda de rock inglesa que revolucionou o jeito de fazer rock e quebrou vários recordes de vendas.

• Quando pensamos em Rock’n’roll, que roupa imaginamos que os músicos estarão vestindo? Como serão os cabelos?

• Procure por fotos e vídeos dessa famosa banda e converse com os adultos da sua casa. Eles foram marcantes não só pela música que faziam, mas por serem especiais e diferentes.

• Ouçam músicas deles e escolham quais vocês gostam mais e pensem no motivo. Quem na casa de vocês é mais fã da banda? Vocês já conheciam alguma dessas músicas?

• Quem foram esses rapazes? De que cidade eles eram? Quais foram as capas de discos mais conhecidas? Que músicas os influenciavam?

• Descubra essas e outras informações sobre essa banda super famosa na internet ou com sua família e escreva o que achar mais interessante.

Aluno(a): Professora: Juliana Rigon Pedrini Componente curricular: Música

(15)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Olá, turma querida! Como vocês estão?

Gostaram da biografia que estudamos na semana passada? Já tinham ouvido falar da Antonieta de Barros? Fiz algumas pesquisas e não encontrei registros que outra mulher negra tenha ocupado esse cargo e que apenas um homem negro foi escolhido como

deputado estadual de SC, ao longo desses anos. A boa notícia é que alguns projetos idelizados por Antonieta ainda estão dando frutos. Vou deixar o link para vocês conferirem. Se alguém achar uma informação diferente, compartilhe comigo.

Nesta semana, vamos conhecer outra personalidade negra interessante: um artista circense. Convide sua família, prepare a pipoca e assista ao vídeo que conta a história de Benjamin.

Ainda nesta semana, vamos escolher mais um objeto para o nosso relicário e fazer o registro. Em linguagem, vamos prosseguir com o estudo dos verbos. Nas Ciências Naturais, conheceremos outros sistema importante para nosso corpo. Em matemática, teremos uma atividade com retorno e mais estudos sobre geometria.

Um abraço apertado e saudoso. Fiquem bem, continuem se cuidando e não esqueçam: estamos juntos. Beijos! Profe Lu Título ou conteúdo da tarefa: Linguagem

1) Relicário: vamos escolher mais um objeto que foi significativo nesse período. Não esqueça de fazer o registro escrito.

Biografias de personalidades negras brasileiras BENJAMIN DE OLIVEIRA

Benjamin Chaves, posteriormente conhecido como Benjamin de Oliveira, nasceu em Pará de Minas, no estado de Minas Gerais, no dia 11 de junho de 1870. Foi o quarto filho de Malaquias e da escrava Leandra.

Aos 12 anos, fugiu de casa com o Circo Sotero, onde começou a trabalhar como trapezista e com números de acrobacia. Do artista Severino de Oliveira, seu orientador no circo, adotou seu novo sobrenome, mas abandonou a trupe três anos depois. Benjamin passou por vários circos ainda como acrobata até estrear como palhaço, numa turnê no interior de São Paulo, ao substituir o artista original, que estava doente.

Benjamin de Oliveira foi uma das mais importantes figuras do mundo do circo, o primeiro palhaço negro do Brasil e, de acordo com o pesquisador Brício de Abreu, o primeiro palhaço negro do mundo.

Em 1892, ingressou no circo do português Manoel Gomes, conhecido como Comendador Caçamba. Foi nesta ocasião que o palhaço conheceu um ilustre frequentador do Circo, e dele tornou-se amigo, segundo afirma o pesquisador Nei Lopes. Esse admirador era o então presidente Floriano Peixoto.

Por volta de 1896, conheceu Affonso Spinelli. Até os anos 30, Benjamin atuou no Circo Spinelli, período que correspondeu aos seus anos de maiores glórias. Entre 1907 e 1912, o já popularíssimo palhaço Benjamin de Oliveira gravou cançonetas, lundus e modinhas em seis discos pela Columbia Records. Nos entreatos do circo, cantava acompanhado de um violão.

Até 1938 foi o principal nome do circo brasileiro, atuando no Circo Spinelli como Tony ou Clown e como ator teatral em diversas peças, promovidas como complemento da sessão circense. O circo-teatro teve o seu apogeu entre os anos de 1918 e 1938, sendo introduzido no Rio de Janeiro por Benjamin, que começou com paródias de operetas e contos de fadas teatralizados, chegando à apresentação de peças de Aluno (a):

Professora: Luciane Leite

Componente curricular: Polivalência

Turma: Alfa V Data: 09/11/20 E-mail da professora: luluandreia@hotmail.com

http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/assembleia-elege-40-deputados-da-primeira-edicaeo-do-parlamento-jovem-do-pa

(16)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Shakespeare. Essa versatilidade fez com que a obra de Benjamin de Oliveira marcasse uma revolução no circo brasileiro. Foi aclamado como o rei dos palhaços no Brasil e respeitado por homens de teatro como Procópio Ferreira.

Benjamin encerrou sua carreira no circo na década de 1940, vindo a falecer no Rio de Janeiro no dia 3 de maio de 1954.

Texto: http://antigo.acordacultura.org.br/herois/heroi/benjaminde-oliveira Foto: http://www.ultrajano.com.br/150-anos-de-Benjamin-de-oliveira/ Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YvR2u9HwNYQ

1) Você já conhecia a história de Benjamin de Oliveira?

2) O que você achou mais interessante na trajetória de sua vida?

3) Por que esse artista marcou de forma significativa a arte circense no Brasil?

4) A partir da leitura do texto e do vídeo, descreva Benjamin de Oliveira em 5 palavras:

5) Considerando que Benjamin de Oliveira nasceu em 11 de junho de 1870, quantos anos comemoraríamos de seu nascimentos neste ano?

6) Escolha uma das formas de atuação de Benjamin de Oliveira (trapezista, palhaço, cantor, ator) e represente através de desenho:

(17)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Título ou conteúdo da tarefa: Ciências Naturais

Vamos conhecer mais um sistema do nosso corpo? Sistema urinário

O Sistema Urinário é responsável pela produção, armazenamento temporário e eliminação da urina. Esse sistema possui como função filtrar as "impurezas" do sangue que circulam no organismo.

O Sistema Urinário é composto por dois rins e pelas vias urinárias, formadas por dois ureteres, a bexiga e a uretra. O processo de filtração inicia quando o sangue chega das diferentes partes do nosso corpo aos rins, trazido por meio de vasos sanguíneos.

ÓRGÃOS E ESTRUTURAS FUNÇÃO

RIM

Órgão responsável pela produção da urina. Nos rins ocorre o processo de

filtração do sangue. Neste processo as substâncias importantes são

reabsorvidas pelo nosso sangue para posteriormente serem distribuídas ao nosso organismo. As substâncias que precisam ser eliminadas formam a nossa urina.

URETER São tubos que saem dos rins e garantem que a urina seja conduzida até

a bexiga.

BEXIGA É uma bolsa onde fica armazenada a urina até sua eliminação.

URETRA É o tubo que liga a bexiga ao meio externo do corpo, garantindo a

eliminação da urina para fora. Assista aos vídeos para compreender melhor o assunto:

1) https://www.youtube.com/watch?v=ug7gh5GBJhc 2) https://www.youtube.com/watch?v=DhoDKWKfj1c&t=8s

Responda:

1) Qual o nome das estruturas que conduzem a urina até a bexiga? 2) Em qual órgão do corpo o sangue é filtrado?

3) Qual parte é responsável pela condução da urina ao meio externo? 4) Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do nosso corpo?

Fontes consultadas: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-excretor.htm / https://www.todamateria.com.br/sistema-urinario/ Imagem: https://mieloblog.com.br/bexiga-neurogenica/

Aluno (a): Professora: Luciane Leite

Componente curricular: Polivalência

Turma: Alfa V Data: 10/11/20 E-mail da professora: luluandreia@hotmail.com

(18)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Título ou conteúdo da tarefa: Matemática

ATIVIDADE COM

RETORNO

Leia com atenção os problemas e resolva.

É importante que na resolução conste todo o procedimento de cálculo. 1) Uma máquina produz 35 máscaras faciais em 1 hora? Em 24 horas, quantas máscaras produzirá?

2) João fará um percurso de 184 quilômetros com seu carro. Planejou fazer paradas de descanso de 4 em 4 horas. Quantas vezes João irá parar para descansar?

3-a) Uma livraria recebeu 15 caixas contendo, em cada caixa, 24 livros. Quantos livros a livraria recebeu?

3-b) Todos esses livros serão distribuídos, igualmente, em 8 prateleiras. Quantos livros ficarão em cada prateleira?

Aluno (a):

Professora: Luciane Leite

Componente curricular: Polivalência

(19)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Título ou conteúdo da tarefa: Linguagem

Retomando estudos anteriores VERBOS

A todo o momento estamos praticando uma ação como ler, pular, brincar, passear, comer, falar. Além disso, durante esses momentos em que fazemos algo, manifestamos sentimentos como alegria, tristeza, cansaço, euforia entre outros.

Vamos ver alguns exemplos:

Paulo soltou a pipa. A garota está contente Está chovendo muito hoje. A primeira frase expressa uma ação: soltar a pipa.

A segunda frase expressa o estado em que a garota se encontra: feliz.

Quando afirmamos que está chovendo muito hoje, a expressão representa um fenômeno da natureza: chover.

Os verbos são termos (uma palavra) que expressam ação, estado ou fenômeno da natureza. O verbo é o elemento que mais se flexiona (muda/altera). Para compreender melhor, observe:

Percebemos que o verbo chegar está no plural, justamente para concordar com o substantivo artistas. Para ficar mais claro, vamos conhecer um pouco sobre os pronomes, os números do verbo, os temos e a conjugação.

1) Pronomes:

a) EU e efe e a mim - 1ª pessoa do singular.

b) TU: refere-se à pessoa com quem eu estou falando 2ª pessoa do singular. c) ELE/ELA: refere-se à pessoa de quem estou falando - 3º pessoa do singular. d) NÓS: refere-se a mim e a quem está comigo 1º pessoa plural.

e) VÓS: refere-se às pessoas com as quais estou falando 2ª pessoa do plural. f) ELES/ELAS: refere-se às pessoas das quais estou falando 3ª pessoa do plural. 2) Os números do verbo:

a) SINGULAR (um) Eu, tu, ele/ela

b) PLURAL (mais de um) Nós, vós, eles/elas 3) Os tempos:

a) PRESENTE hoje Indica que a ação está acontecendo no exato momento: Eu leio a história. b) PASSADO ou pretérito ontem indica que a ação já ocorreu: Meu irmão foi ao passeio. c) FUTURO amanhã Indica uma ação que ainda vai acontecer: Mamãe fará minha festa. 4) As conjugações do verbo:

a) 1ª conjugação ã e b e minad em a b inca nada a ea b) 2ª conjugação ã e b e minad em e ende le c e c) 3ª conjugação ã e b e minad em i a i i efe i

5) Infinitivo: quando o verbo está em a f ma iginal em c nj gaçã de em chamam de

infinitivo. Exemplos: andar, fazer, sorrir

(20)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1) Circule os verbos das frases abaixo:

2) Indique se a ação já ocorreu (passado), está ocorrendo (presente) ou irá ocorrer (futuro)

3) Leia com atenção e reescreva as frases fazendo as correções necessárias: a) Carlos e Felipe foi ao cinema para assistirão um filme.

b) Eles sentou na primeira fileira para assistiram o espetáculo mais de perto.

c) Márcia conseguiram o emprego que tanto queria.

d) Nós podia fazer um mutirão para ajudar na arrecadação de alimentos.

A tarefa com retorno é a de matemática, mas ficaria feliz de receber a de linguagem também. Bjs

(21)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Título ou conteúdo da tarefa: Matemática

Geometria

Releia o texto da semana passada e resolva as atividades propostas.

1) O que difere as formas planas dos sólidos geométricos? 2) Pinte somente as formas planas chamadas polígonos:

3) Observe os polígonos e complete:

4) Explore os materiais e objetos que você juntou e identifique suas partes. Observe o exemplo: Sólido (desenho) Número

de faces Números de vértices Número de arestas 6 8 12

5) Faça essa classificação com quantos objetos forem possíveis. Separe aqueles que não apresentam essas partes. Na próxima semana, falaremos sobre isso.

Aluno (a):

Professora: Luciane Leite

Componente curricular: Polivalência

Referências

Documentos relacionados

Identification of a novel mutation in ARSA gene in three patients of an Iranian family with metachromatic leukodystrophy disorder.. Neda Golchin 1 , Mohammadreza Hajjari 2 , Reza

Desta maneira, a CPA BDM pode ser entendida como sendo a cadeia de suprimento do biodiesel da mamona ou também como a “rede de empresas” que estão encadeadas

Uma infra-estrutura logística é compreendida por todos os elementos necessários para a organização ou realização de atividades em um sistema logístico. Em linhas

Atualmente, observa-se que o sistema logístico de produção do biodiesel da mamona, desde a produção de insumos até a sua distribuição e comercialização constitui-se ainda,

Contas credor Banco c/Movimento Capital integralizado Imóveis Estoques de Materias Receita de Serviços Despesas Diversas Fornecedores Despesas Salários Custos de Materiais Títulos

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Após 96 horas, houve um aumento no consumo, com o aumento de 100 para 160 ninfas, que não diferiu significativamente da densidade 220; com 280 ninfas disponíveis houve um