• Nenhum resultado encontrado

truncus tntermedialis e o truncus imermediolateralis), ramus lateralis lobi sinistri e ramus lobi quadrati - os très primeiros

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "truncus tntermedialis e o truncus imermediolateralis), ramus lateralis lobi sinistri e ramus lobi quadrati - os très primeiros"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

E STU D O A N A T Ô M IC O D AS VIAS B ILIF E R A S E M

BOVINOS DA RAÇA N E LO R E . II. S IS T E M A T IZ A Ç Ã O

D O RAM US P R IN C IP A L IS D E X TE R E D O R AM U S

P R IN C IP A LIS S IN IS T E R *

W I L S O N M A C H A D O DE S OUZA P r o f e s s o r A s s i s t e n t e Do u t o r F a c u l d a d e de C i ê n c i a s A g r á r i a s e V e t e r i n á r i a s - U N E S P C am pu s d e Jabotical IRVÊNIA LUI ZA DE S ANT I S PR ADA

P r o f e s s o r A s s o c i a d o F ac u l d a d e d e M e d i c i n a V e t e r i n á r i a e Z o o t e c n i a d a U SP NAIR T R E V I Z A N M A C H A D O DE SOUZA E s t a g i á r i o e m A n at o m i a Fac u l d a d e de C i ê n c i a s A g r á r i a s e V e t e r i n á r i a s - U N E S P C a m p u s de Jab oticabal

SOUZA, W.M.; PRADA, I.L.S.; SOUZA, N.T.M. E s t u d o a n a t ô m i c o d as vias b i l f f e r a s em b o v i n o s da raça Nelore. II. S i s t e m a t i z a ç ã o do ramus principalis dexter e d o ramus principalis sinister. Rev. Fac. Med. Vet. Zootec. Univ. S. Paulo, 2612): 165-176, 1989.

RESUMO: Estuda - s e , em 30 f í gad o s de f ê mea s a d u lt a s de bovinos da raça Nelore, a fo rm a ç ã o d o ramus principalis dexter e do ramus principalis sinister que, asso ci ad os , c o m p õ e m o ductus hepaticus ( 9 6 , 7X) ou, j u n t a m e n t e c o m o ductus cystic us, diret a men t e o ducats choledocus (3,3X) -, d e t a l h a n d o as diversas c a t e g o r i a s de c o l e t o r e s qu e os integram, os arranjos q ue estabe le cem, be m c om o as r e gi õe s g l a n d u l a r e s a que pertencem. Assim, o b s e r v a m o s a p a r t i c i p a r e m d o sistema d o p r i m e i r o deles, o ramus medialis lobi dextri (100X), o ramus dorsalis lobi dextri (100X), o ramus processi caudati (93,3X) e o ramus laterahs lobi dextri (73 , 3X) - os dois primeiros e o último, r e s p o n s á v e i s pe la drenagem, respectivamente, dos t e r r i t ó r i o s mediai, dorsal e lateral do tobus dexter e, o t e r c e i r o deles, p e l o processus caudatus do lobus caudatus - afo r a os rami intermedü lobi dextri • qu e e s c o a m o t e rri t ó r i o i n t e r m é d i o d o lobus dexter - e co nt ri bui ç ões , em nú mer o v a riável, o r i u n d a s d o lobus dexter ( te r r i t ó r i o s mediai, dorsal e lateral), lobus caudatus (pars supraportalis e processus caudatus) e lobus quadratus. Por sua vez, d o sis t ema do ramus principalis sinister p a rtic ipa m , a l é m do rmus medialis lobi sinistri, rami intermedü lobi sinistri (que c o n v e r g e m p a ra o * Parte da tese " C o n t r i b u i ç ã o ao e s t u d o das vias bilfferas intra e e x t r a - h e p á t i c a s e m b o v in os da raça Nelore. SOUZA, U.M., 1984

truncus tntermedialis e o truncus imermediolateralis), ramus lateralis lobi sinistri e ramus lobi quadrati - os très p r i me ir os r e s p o n s á v e i s p e l o e s c o a m e n t o dos t e r r i t ó r i o s mediai, i n t e r m é d i o e lateral d o lobus sinister e, o último, d o lobus quadratus -, v á r i o s p e q u e n o s c o l e t o r e s o r i u n d o s d o lobus sinister ( t e r r i t ó r i o s medi ai, i n t e r m é d i o e lateral), lobus caudatus (pars supraportalis) e lobus quadratus.

UNÍTERMOS: A n a t omi a, bo vinos ; Ffgado; D u e t o s b i l i a r e s

INTRODUÇÃO E UTF.RA TURA

Na p a r t e I d e s t e t r a b a l h o (SOUZA & P R A D A 1989), de s c r e v e m o s o c o m p o r t a m e n t o do ductus choledocus, ductus hepaticus, ductus cysticus e vesica fellea de b o v i n o s da raça Nelore, a l u d i n d o è p a r t i c i p a ç ã o do ramus principalis dexter e do ramus principalis sinister na c o n s t i t u i ç ã o d i r e t a do ductus hepaticus ou do ductus choledocus.

D a n d o c o n t i n u i d a d e ao e s t u d o das vi a s b i l ff er as n e s s e s a n i m a i s p a r t i c u l a r i z a m o s , agora, dad o s refere nt es à c o n s t i t u i ç ã o d o s i s t e m a d o ramus principalis dexter, b e m como d o s i s t e m a d o ramus principalis sinister, d e t a l h a n d o as d i v e r s a s c a t e g o r i a s d e c o l e t o r e s q u e os integram, os d i f e r e n t e s a r r a n j o s q u e e s t a b e l e c e m em sua s a s s o c iaç ões , b e m co mo as regi õ es g l a n d u l a r e s a q u e c o r r e s p o n d e m , t en d o e m conta m é t o d o q u e v e m s e n d o u t i l i z a d o e m t r a b a l h o s s i m i l a r e s rel a t i v o s a v á r i o s a n i m a i s d o m é s t i c o s e silve st re s, que i n t e g r a m linha de p e s q u i s a jun to às D i s c i p l i n a s de A n a t o m i a da F a c u l d a d e d e M e d i c i n a V e t e r i n á r i a e Z o o t e c n i a da U n i v e r s i d a d e d e Sã o Paulo.

MATERIAL E MÉTODO

Na r e a l i z a ç ã o d e s t a pesqu isa , v a l e m o - n o s de 30 f f gado s de fêmeas a d u lt as de b o v i n o s d a raça Nelore, p r e p a r a d o s para o e s t u d o de n o s s o interesse, s e g u i n d o p r o c e d i m e n t o s já d e s c r i t o s na p a r t e I d e s t e t r a b a l h o (S O UZA & P R ADA , 1989).

Ao longo d as d i s s e c ç õ e s , tive mos a o p o r t u n i d a d e de d i s t i n g u i r t a n t o pa ra o lobo e s q u e r d o com o para o lobo dir e ito , r e s p e c t i v a m e n t e c i n c o ter ri tó ri os a p r o x i m a d a m e n t e iguais, d i s p o s t o s r a d i a l m e n t e e por ordem, a s s i m d i s t r i b u í d o s : mediai (1/5), in te rm éd io (3/5) e lateral (1/5); mediai (1/5), do rsal (1/5), intermé di o (2/5) e lateral (1/5).

A dmiti mos , também, na d e s c r i ç ã o dos resultados, a n o m e n c l a t u r a e m p r e g a d a por J A B I A N - P A N T I C ^ (1963), co m a res s alva d e q u e n o m e a m o s de rami intermedii lobi sinistri os d u e t o s q u e ele c h a m o u rami medit lobi sinistri e, de rruncus

(2)

166 SOUZA, W.M. et alii

Estudo anatôm ico das vias b iliferas em bovinos da raça Nelore. II. Sistematização do ramus principalis dexter

intermediomedialis e truncus intermediolateralts, as v i as p a ra as qu ais aque l e s conversem.

RESULTADOS

Siste m a d o ramus principalis dexter (Fig. 1, 2 e 3). Nos 30 ór g ã o s estudados , o b s e r v a m o s a p a r t i c i p a r e m do sistema do ramus principalis dexter, c om o c o l e t o r e s nominados, o ramus principalis lobi dextri e o ramus dorsalis lobi dextri, em todos os casos, o ramus processi caudati, em 28 ffgados (93,3X) e ramus lateralis lobi dextri, em 22 gl â n d u l a s (73,3X), sen d o os d o i s p r i m e i r o s e o ú l t i m o re sp o n s á v e i s pela drenagem, r e s p e ct iv am en te , dos t e r r i t ó r i o s mediai, dorsal e lateral do lobus dexter e, o t e r c e i r o deles, p e lo processus caudatus d o lobus caudatus. I n te g r a m aind a esse sistema, os rami intermedü lobi dextri, q u e e s c o a m o te r r i t ó r i o interm é di o do lobus dexter, vár ios c o l e t o r e s c o n s p f c u o s do lobus caudatus (pars supraportalis), a l é m d e c o n t r i b u i ç õ e s or i undas d o lobus dexter ( t e r r i t ó r i o s mediai, d orsal e lateral), lobus caudatus (pars supraportalis e processus caudatus) e lobus quadratus.

A o focal i z a r a s i s t e m a t i z a ç ã o d e s t a s vias, ab ordaremos, de inicio, as v á r i a s a s s o c i a ç õ e s que e s t a b e l e c e m e n t r e si e, em seguida, p a r t i c u l a r m e n t e os co n t i n g e n t e s nomi n a d o s , tais s e j a m o ramus processi caudati, o ramus medialis lobi dextri, o ramus dorsalis lobi dextri e o ramus lateralis lobi dextri, i n cl ui nd o nas d e s c r i ç õ e s o c o m p o r t a m e n t o dos rami intermedü lobi dextri, b e m c o mo o d o s co l e t o r e s inominados o r i g i n a d o s do lobus dexter ( t e r r i t ó r i o s mediai, dorsal e lateral), lobus caudatus (pars supraportalis e processus caudatus) e lobus quadratus.

Assim, e n c o n t r a m o s d i r e t a m e n t e a sso ciados:

1 )0 ramus medialis lobi dextri e o ramus dorsalis lobi dextri, em 27 ó rgãos ( 9 0 , O X Fig. 1, 2 e 3 - a a f ) . A m bo s e s t ã o livres de t r i b u t á r i o s em 3 delas (10 , OX) acolhendo, nas ou t ra s 24 (80,OX), afe r e n t e s de d i v e r s a s regiões d o lobus dexter e do lobus caudatus. A via c o m u m a esses dois ramos e x i b e - s e isenta d e e f e r e n t e s em 2 peças (6,7X) acolhendo, nas o u t r a s 25 ( 83 ,3X), tr ibu t á r i o s ori u nd o s d as v árias regiões d o lobus dexter e lobus

CCU idütU S

.

2 )0 ramus dorsalis lobi dextri e o ramus processi caudati, e m 3 órgãos (1 0 ,0X) m o strando- se, o p r i m e i r o deles, livre de a f l u e n t e s - 1 vez (3,3X) e, o s e g u n d o - 2 vezes (6,7X). Nas r e s ta nt es p r e p a ra çõ es , a eles c h e g a m pequ e n os c o l e t o r e s vi n d o s de d i f e r e n t e s r e g iõe s do lobus dexter e d o lobus caudatus. Q u a n t o ao d u e t o c o m u n aos dois ramos, v i m o - l o receber, e m 2 ca s o s (6,7X), d uet o s p r o v e n i e n t e s de t e r r i t ó r i o s do lobus dexter e lobus caudatus.

3) 0 ramus processi caudati e o ramus lateralis lobi dextri, em 9 p r e p a r a ç õ e s ( 30, 0 X - Fig. 1 e 3 - a, c, d, e) e m 8 das qua i s ( 2 6 , 7X) r e c e b e m a f l u e n t e s de vá r i a s regiões do lobus dexter e lobus caudatus. A via p ara a qual c on fl ue m ess es d o i s ramos v e m ter, em 3 p e ç a s ( 1 0 , OX), c o l e t o r e s vin d o s de v á r i a s r e giõ es d o lobus dexter e lobus caudatus, c o m o a i n d a do lobus quadratus.

Ob s e r v a r e m o s , a seguir, o p a r t i c u l a r co m p o r t a m e n t o d e c ada um d o s ramos nomi nados, os qua i s convergindo, a c a b a m por formar o ramus principalis dexter:

1)0 ramus medialis lobi dextri, n as 30 g l â n d u l a s e m estudo, une - s e d i r e t a m e n t e a o ramus dorsalis lobi dextri e m 2 7 delas (90 ,0X). Nas 3 p e ç a s r estan tes , v i m o - l o a d i r i g i r - s e a t r o n cos a s s i m co n s t i t u í d o s :

a)ramus dorsalis lobi dextri m a i s ramus processi caudati - 2 vezes (6,7X), q u a n d o a c o l h e t r i b u t á r i o s v i n d o s d e várias regi ões do lobus dexter e lobus caudatus; o dueto r e s u l t a n t e da u n i ã o d o s três ramos m o s t r a - s e livre de c o l e t o r e s e já c o n s t i t u i , em 1 c a s o (3,3X), o própr io ramus principalis dexter.

b)ramus dorsalis lobi dextri m a i s ramus processi caudati e ramus lateralis lobi dextri, 1 v ez (3,3X), q u a n d o r e c e b e afere nt es d o lobus dexter ( t e r r i t ó r i o s medi ai e d o r s a l ) e lobus caudatus (pars supraportalis) . N e s t a peça, o d u e t o c o m u m aos q u a t r o ramos é is enta d e t r i b u t á r i o s e co nstitui já o p r ó p r i o ramus principalis dexter.

2) 0 ramus dorsalis lobi dextn, n as 30 dis se c ç õ e s , u n e - s e ao ramus medialis lobi dextri - 2 7 v e z e s ( 9 0 , O X Fig. 1, 2 e 3 • a a D , e ao ramus processi caudati - 3 v e z es (10,0X), não havendo, portant o, o u t r o c o m p o r t a m e n t o d e s s e ramo, a ser co men tado.

3 ) 0 ramus processi caudati, c o n s o a n t e ve r i f i c a m o s , contribui para a f o r m a ç ã o d o ramus principalis dexter, e m 28 d os 30 f( gad os ( 93,3X). Nas o u t r a s 2 p r e p a r a ç õ e s (6,7X), o c i t a d o ramo vai c o n s t i t u i r t r o n c o c o m u n c o m o ramus lateralis lobi dextri e e s t e conflui p a r a o ductus cysticus - 1 vez (3,3X) e p a r a o ductus hepaticus - 1 vez (3,3X). Q u a n d o p a r t i c i p a d o s i s t e m a d o ramus principalis dexter, o ramus processi caudati a s s o c i a - s e ao ramus lateralis lobi dextri -7 v e z e s (23, 3X) e ao ramus dorsalis lobi dextri - 3 vezes ( 1 0 , 0X). Nos d e m a i s 18 ó r g ã o s ( 60 , 0X), s ur g e a e n c a m i n h a r - s e ao d u e t o c o m u m ao ramus medialis lobi dextri e ao ramus dorsalis lobi dextri, q u a n d o se e x i b e livre de c o n t r i b u i ç õ e s • 2 v e z e s (6,7X) e recebe, nas mais 16 (53 ,3X), t r i b u t á r i o s p r o v e n i e n t e s de d i v e r s a s partes d o lobus dexter e lobus caudatus, be m c o m o do lobus quadratus. Q u a n t o ao d u e t o comun, p a r a o qual c o n v e r g e m os três ramos, a p a r e c e livre de a f l u e n t e s - 3 v ezes (10,0X)

(3)

SOUZA, W.M. et alii

Estudo anatôm ico das vias bil íferss am bovinos da raça Nelore. 11. Sistematizaçáo do ram us principalis dexter.

167

recolhendo, nas outrss 15 ( 5 0 , OX), e f e r e n t e s de v ári a s reg i õ es d o lobus dexxer e lobus caudatus.

4)0 ramus lateralis lobi dextn a s s o c i a - s e d i r e t ame n te, em 7 dos 50 órgãos e s t u d a do s (23,3X), ao ramus processi caudau, nos 22 órgãos ( 7 3 , 3X) em que p a r t i c i p a do s i s tem a do ramus principalis daaer. Nas outras 8 gtà nd jl as (26,7%), vai ter d i r e t a m e n t e ao ductus hepaacus ou ductus cysticus. Nas mais 15 peças ( 5 0 , OX) em que integra o siste m e do ramus principalis dexter mas, não se une d i r e t a m e n t e ao rcmus processi caudati, e n c a m i n h a - s e a vias comuns

r e sultantes das se g u i n t e s a ss ociações:

a)ramus medudis lobi dextn mais ramus dorsalis lobi dextn e ramus processi caudati - 13 vezes (4 3 ,3X), q u a n d o a ele vém ter e f e r e n te s de várias regiões do lobus dexter e do lobus caudatus, be» como d o lobus quadratus. Dos do is p r im e iro s lobos t am b ém p a r t e m c o n t r i b u i ç õ e s à via resultante, em 3 ó rgãos (1 0 ,OX). Essa via já consti tui , r»os 13 casos (43,3X), o p r ó p r i o ramus pnncipalu deaer;

à) ramus mediahs lobi dextn mais ramus processi caudati e ramus dorsahs lobi dextn - 1 vez (3,3X), q u a n d o recebe c oletores do lobus dexter ( t e r r itórios in te rm éd io e lateral), lobus caudatus (pars supraportalis/ e lobus quadratus. A via r esu l ta n t e da u ni ã o dos q u a t r o ramos, já r e p r e s en t a t iv a d o ramus principalis dexter, m o s t r a - s e livre de afluentes;

c)ramus dorsalis lobi dexjri mais ramus processi caudati - 1 vez (3,3X), qu a n d o recebe afe r e n t e s v i ndo s tanto do lobus daaer ( t e r r i tó r io s lateral, m e diai e intermédio) q uanto do lobus quadratus. 0 d u e t o re s u l t a n t e da un i ã o dos três ramos surge livre de t ributários.

Uma vez c o n stituído, o ramus pnncipahs dexter exi b e - s e livre de c o l et o r e s - 20 vezes (.66,TX - Fig. 1 e 3 - b ,d f) acolhendo, nas restantes 10 p re pa r a ç õ e s ( 33, 3X), tributários o r iu n d o s u n i c a m e n t e do lobus caudatus (pars supraportalis) ■ 6 veze s (20X), s i m u l t a n e a m e n t e d o lobus dexter ^territórios i n t er m éd io e lateral) e do lobus caudatus (pars sufiraportalis) - 3 vez es (1t),0X) e som ent e do lobus dexter

(territórios i n t e rm é dio e lateral) - 1 vez (3,3X). Sist e ma d o ramus principalis sinister (Fig. 1, 2 e 3). Nos 30 fígados estudados, o b s e r v a m o s a i nt e gr a r e m o aludido sistema, a lé m do ramus mediahs lobi sinistn, rami mtermedu lobi sinistn - estes c o n v e r g i n d o para o truncus intermedtomedialis e o truncus miermediolateralis •, ramus lateralis lobi sinistri e ramus lobi quadraa, os trés p r im e iro s responsáveis pela drenagem, re s pec t iva m ent e , dos territórios mediai, in te rm éd io e lateral do lobus sinister e, o último, pelos lobus quadratus, v ár io s co l e t o r e s inomínados oriundos do lobus caudatus (pars supraportalis), lobus sinister (territórios mediai, i nt er m é d i o e lateral) e lobus quadratus.

D e s t a c a n d o as d i v e r s a s a s s o c i a ç õ e s e s t a b e l e c i d a s por tais vias n o ta mos que se tneoi di r e t a m e n t e :

1 )0 ramus medialis lobi sinister e o truncus intermediomedialis, e m 19 caso s ( 6 3 , 3X - fig. 1 e 3 - a,c,f>, q u a n d o recebem tri b u t á r i o s de d i f e r e n t e s regiõ es do lobus caudatus e lobus sinister. 0 d u e t o c o m u m a esses d o i s cole to re s m o s t r a - s e livre - 5 vez e s ( 1 6 , 6X) acolhendo, nas outras 14 (46 ,6X), a f l u e n t e s v i n d o s de di ve rs as regiões do lobus caudatus e do lobus dexter, b e m c o m o do lobus quadratus.

2)0 truncus intermediomedialis e o truncus miermediolateralis, e m 10 fígados (3 3,3 X - Fig. 2 e 3 - b, e) q u a n d o recebem, em 8 delas ( 2 6 , 6X), af l u e n t e s vindos dos di fe re n t e s t e r r i t ó r i o s do lobus sinister. A via c o m u n aos dois troncos, livre - 6 vezes ( 2 0 , 0X) recebe, nas o utras 4_ (6,7X), a f l u e n t e s o r i g i n a d o s s o m e n t e d o lobus sinister ( t e r r i t ó r i o s mediai e interm édi o).

3)0 truncus mtermedioUueraüs e o ramus lateralis lobi smistn, em Ç ó r gão s ( 30, 0X - Fig. 3 - a, d ) q u a n d o rece be m t r i b u t á r i o s vin d o s d e vá ria s regiõ es do lobus sinister bem como do lobus quadratus. Por sua vez, a v ia c o n u n aos dois c o l e t o r e s m o s t r a - s e livre d e a fe r e n t e s , em 5 p eças ( 1 6 , 7X), recebendo, nas ou t r a s 4 (1 3, 3X), efe r e n t e s dos doi s c i t a d o s lobos.

4 ) 0 ramus lateralis lobi sinistri e o ramus lobi quadrou, em 8 casos ( 2 6 , 7X - Fig. 3 - c,e ,f), q u a n d o recebem, em 7 delas (23,3X), c o n t r i b u i ç õ e s v i n d a s d e vá r i o s t e r r i t ó r i o s do lobus sinister, b e m c o m o d o lobus quadratus.

A via r e s u l t a n t e da c o n v e r g ê n c i a d os do is citados ramos e x i b e - s e livre - 6 v e zes ( 2 0 , 0X) recebendo, nas mais 2 (6,7X), tri bu t á r i o s o r i u n d o s do lobus quadratus.

Exporemos, a seguir, o p a r t i c u l a r c o m p o r t a m e n t o de cada u m dos ramos nooii nados f o r m a d o r e s do ramus principalis sinister:

1)0 ramus medialis lobi smistn que, nos 30 ó rgã o s estudados, integra o s i s t e m a do ramus pnncipalu sinister, a ss oc i a - s e d i r e t a m e n t e ao truncus intermediomedialis - 19 vezes ( 63,3X) mo s t r a n d o - s e , nas outr as 11 ( 3 6 , 7X), a de s e m b o c a r em tro nco forma do pe la c o n c o r r ê n c i a dos s eg u i n t e s coleto res:

a)truncus intermediomedialis mais truncus intermedtolateraiis - 5 vezes ( 1 6 , 7X), q u a n d o recebe, em 3 cas os (10,0X), tr i bu tár ios v i n d o s i n i c a m e n t e do lobus caudatus (pars supraportalis). A via r e s u l t a n t e da uni ã o d os três co l e t o r e s acolhe, em 4 p r e p a r a ç õ e s (13.3X), e ferentes do lobus sinister ( t e r r i t ó r i o s medial e lateral) e lobus caudatus (pars supraportalis);

(4)

168 SO UZA, W.M. 8t alii

Estudo anatôm ico das vias biliferas em bovinos da raça Nelore. ii. Sistematizaçáo do ramus principalis dexter.

b)truncus intermediomedialis mais truncus miermediolateralis, ramus lateralis lobi sinistri e ramus lobi quadrati - 2 vezes (6,7%), q u a n d o acolhe, e m 1 fígado (3,3X), t r i but á rio s o r iundos do lobus sinister ( t e r r i t ó r i o int ermédio) e lobus caudatus (pars supraportalis). 0 d u e t o c o m u m aos c i n c o coletores, já r e p r e s e n t a t i v o d o p r ó p r i o ramus principalis sinister acolhe, nos 2 casos ( 6 , A ) , a fl u e n t e s nas c ido s no lobus caudatus (pars supraportalis) e lobus quadratus;

c)truncus intermediomedialis mai s truncus miermediolateralis, ramus lobi quadratus e ramus lateralis lobi smistn - 2 vezes {6,7% ), qu a n d o recebe, em ambos os casos, c o n t r i b u i ç õ e s u n i c a m e n t e d o lobus caudatus (pars supraportalis). D e s se lobus, como d o lobus quadratus, c h e g a m a fl u e n t e s à via resultante, nesses 2 casos (6, A ) , em qu e já repre s en t a o p r ó p r i o ramusprmcipalis sinister;

d)truncus intermediomedialis mais truncus miermediolateralis e ramus lateralis lobi sinistn - 1 vez (3,3X), q u a n d o recebe, d i f e r e n t e m e n t e da via resultante, que se m o s t r a livre, c o n t r i b u i ç õ e s vi n d a s do lobus caudatus (parssupraportalis); e )truncus iniermediolateralis ma i s ramus lateralis lobi sinistn e

truncus miermediomedialis 1 vez (3,3X), q u a n d o recebe, ass i m como a via resultante, efe r e n t e s do lobus caudatus (pars supraportalis).

2)0 truncus intermediomedialis, c o m p o n e n t e c o n s t a n t e do sistema do ramus prmcipalis sinister, a s s o c i a - s e d i r e t a m e n t e ao ramus medialis lobi sinistn - 19 v ez e s ( 63, 3X) e ao truncus miermediolateralis - 10 v e z e s ( 3 3,3X). Na peça r estante (3,3X), vai ter o d u e t o f o rm ad o p e l o truncus miermediolateralis ma i s ramus lateralis lobi sinistri, q uan d o recebe e f e r e n tes dos très t e rri t ó r i o s d o lobus sinister. A via r es u l t an t e da u n i ã o dos très c ol e t o r e s s u r ge aqui,

livre d e tr ibutários.

3)0 truncus miermediolateralis u n e - s e ao truncus miermediomedialis - 10 v e zes (33,3X) e ao ramus lateralis lobi sinistri - 9 vezes ( 3 0, OX) aparecen d o, nas o ut ra s 11 g l â n d ula s (36,7X), a d e s e m b o c a r nos troncos f orm a dos pela a s s o c i a ç ã o dos s eg u i n t e s coleto re s:

a)ramus medialis lobi sinistri e truncus miermediomedialis, em 8 casos ( 26 , 7X), q u a n d o acolhe, em 6 d el a s ( 2 0 , 0X), afl u e nt e s do lobus sinister (te r r i t ó r i o s i nte r m é d i o e lateral). A v ia final é livre - 4 ve zes (1 3 ,3X) e recebe, nas o u t r a s 4 ( 1 3,3X), efe r e n t e s do lobus caudatus (pars supraportalis) e lobus sinister (t e rri t óri o s mediai e lateral);

b)ramus lateralis lobi sinistri e ramus lobi quadrati, em 3 ó r gão s (10,0X), q u a n d o recebe a fl u e n t e s vi n dos do lobus sinister (t e rr i t ó ri o s interm é d i o e lateral). A via r esu l tan t e dos très c o le to re s acolhe, em 2 peça s (6,7X), Rev. Fac. Med. Vet. Zootac. Univ. S. Paulo. 26(2):165-176, 1989.

c o n t r i b u i ç õ e s o r i u n d a s d o lobus quadratus e lobus sinister ( t e r r i t ó r i o intermédio).

4 ) 0 ramus lateralis lobi smistri é v i s t o a s s o c i a d o d i r e t a m e n t e ao truncus miermediolateralis, em 9 fígado s ( 3 0 , 0X) e ao ramus lobi quadrati, em o u t r o s 8 ( 2 6 , 7X). Nas ma is 13 peças (43 ,3X), d i r i g e - s e a d u e t o s c omu ns aos seguintes coletore s:

a )ramus medialis lobi sinisai ma i s truncus miermediomedialis e truncus iniermediolateralis - 5 v e zes (16, A ) , q u a n d o recebe em 3 del as ( 1 0 , 0X), co n t i n g e n t e s , o r i u n d o s do lobus quadratus e do lobus sinister ( t e r r i t ó r i o intermédio). A via r e s u l t a n t e da u n i ã o d o s q u a t r o c o l e t o r e s acolhe, e m ap enas 1 c a s o (3,3X), e f e r e n t e s d o lobus caudatus (pars supraponalis);

b)truncus miermediomedialis m a i s truncus miermediolateralis - 3 vezes ( 1 0 , 0X) q u a n d o recebe, em 2 ó r g ã o s (6,7X), t r i b u t á r i o s o r i u n d o s do lobus sinister (territórios in t e r m é d i o e lateral). A via final d e s s a s asso c i a ç õ e s acolhe, apena s 1 vez (3,3X), a f l u e n t e v i n d o d o lobus caudatus (pars supraportalis);

c)ramus medialis lobi sinistri e truncus intermediomedialis mais truncus miermediolateralis - 2 v e z e s (6,7X), q u a n d o recebe a f e r e n t e s vi n d o s do lobus quadratus e lobus sinister ( t e r r i t ó r i o interméd io) . A via r e s u l t a n t e da u n i ã o dos q u a t r o c o l e t o r e s acolhe, em a m b o s os casos,

tribu t á r i o s o r i u n d o d o lobus caudatus (pars supraportalis); d ) truncus intermediomedialis ma i s truncus miermediolateralis e ramus

lobi quadrati 2 vez e s (6, A ) , q u a n d o a c o l h e - 1 vez (3,3X), t r i b u t á r i o v i n d o do lobus sinister ( t e r ritório interm édio) . A via final recebe, t a m b é m em 1 caso (3,3X), a f l u e n t e o r i g i n á r i o d e lobus quadratus;

e)ramus medialis lobi sinistn e truncus intermediomedialis mais truncus miermediolateralis e ramus lobi quadrati - 1 vez (3,3X), q u a n d o rec ebe a f l u e n t e s v i n d o s do lobus quadratus. A v ia r e s u l t a n t e da u n i ã o dos cinco coletor es, já se con sti tui n o p r ó p r i o ramus principalis sinister e re c e b e t r i b u t á r i o s v i n d o s d o lobus caudatus (pars supraportalis) e lobus quadratus.

5) 0 ramus lobi quadrati a s s o c i a - s e d i r e t a m e n t e ao ramus laieralis lobi sinistri, em 8 ó r g ã o s ( 2 6 , 7X) alca nça n d o , nos outros 22 (73 ,3X), d u e t o s co m u n s aos se g u i n t e s coletores: a )truncus iniermediolateralis e ramus laieralis lobi sinistri - 5 vezes

(16, A ) , q u a n d o recebe, em 2 ca s o s ( 6 , A ) , afluentes o riu n d o s do lobus sinister ( t e r r i t ó r i o lateral) e lobus quadratus. D e s t e último, em 3 o b s e r v a ç õ e s (10,0X), or i g i na m-se, ainda, t r i b u t á r i o s da via final;

(5)

SOUZA, W.M. et alii

Estudo anatôm ico das vias bil íferas em bovinos da raça Nelore. II. Sistematizaçáo do ram us principalis dexter.

169

b) ramus medialis loin sinistri ma i s truncus intermediomedialis, truncus iruermedioialeralis e ramus lateralis lobi sinistri - 5 vezes (16,7%), q u a n d o recebe, 1 vez (3,3%), e f e r e n t e d o lobus sinister ( t e r r i t ó r i o lateral). A v ia resultante, já r epre s e n t a t i v a d o p r ó p r i o ramusprincipalis sinister, acolhe, em todos os ca s o s af l u e n t e s vi nd os d o lobus caudatus (pars supraportalis) e lobus quadratus;

c )ramus medialis lobi sinistri ma i s truncus intermediomedialis e truncus iruermedioialeralis - 3 veze s (10,0%), q u a n d o su rge livre de t ri butários, ao p as s o que a via final, rep r e s e n t a t i v a d o ramus principalis sinister, recebe e f e r ent e s d o lobus caudatus (pars supraportalis) e lobus quadratus;

d)truncus intermediomedialis m a i s truncus mtermediolateralis • 2 vezes (6,7%) q u a n d o recebe, em 1 c aso (3,3%), a f er e nte s o r iu n d o s do lobus sinister ( t e r r i t ó r i o intermédio). A via r e s u l t a n t e acolhe, e m 1 órgã o (3,3%), a f l u e n t e do lobus quadratus ;

e)ramus medialis lobi sinistn e truncus intermediomedialis mais truncus iruermedioialeralis e ramus laieralis lobi sinism, e m 2 peças (6,7%), qu a n d o su rge i sento de tri butários, d i f e r e n t e m e n t e da vi a final já c o n s t i t u i n t e d o ramus principalis sinister, à qual v é m ter e f e r e n t e s d o lobus caudatus (parssupraportalis) e lobus quadratus-,

f )truncus intermediomedialis ma i s truncus mtermediolateralis e ramus lateralis lobi sirustn - 2 v e zes (6,7%), q u a n d o recolhe, em 1 ór gão (3,3%), t r i b u t á r i o s o r i u n d o s do lobus sinister ( ter r it ó r i os in term é d i o e lateral). P or s ua vez, a via final recebe, nos 2 casos, ef e r e n t e s d o lobus quadratus;

g)truncus intermediomedialis ma is truncus mtermediolateralis e ramus medialis lobi sinistri, em 1 c a s o (3,3%), q u a n d o s urge livre de afluentes. A via final, isto é, o p r ó p r i o ramus principalis sinister, ac o l h e c o n t r i b u i ç õ e s d o lobus caudatus

(pars supraportalis) e lobus quadratus;

h)ramus medialis lobi sinistri e truncus intermediomedialis mais truncus iniermediolateraüs - 1 vez (3,3%), q u a n d o recebe afluen t e s v i n d o s do lobus sinister ( t e r r i t ó r i o s intermé d io e lateral). A via resultante, a seu turno, é livre de tributários;

i iramus medialis lobi smistn, truncus intermediomedialis e truncus mtermediolateralis mais ramus lateralis lobi sinistn ■ 1 vez (3,3%), q u a n d o re ce be a fe r e n t e s v i n d o s do lobus sinister ( t er r i tó r io lateral) e lobus quadratus. A via resultante, ou seja, o p r ó p r i o ramus principalis sinister, recebe e f e r e n t e s d o lobus caudatus (pars supraportalis) e lobus quadratus.

0 ramus principalis sinister mos tra-s e, uma vez individu ali zado, s e m p r e a receber tribut ári os , (Fig. 1, 2 e 3 - a a /), vi n d o s s i m u l t a n e a m e n t e do lobus quadratus e lobus caudatus (pars supraportalis), 22 v e z es (73,3%); s o m e n t e do lobus quadratus, 3 v ezes (10,0%); u n i c a m e n t e d o lobus caudatus (pars supraportalis), 4 v e zes (13,3%), s i m u l t a n e a m e n t e d o lobus caudatus (pars supraportalis e processus caudatus) e lobus quadratus, 1 vez (3,3%).

0 ramus principalis dexter e o ramus principalis sinister unem -s e d i r e t a m e n t e pa ra a f o r m a ç ã o do ductus hepaticus - 29 vezes ( 9 6 , 7 % - Fig. 1 e 2) e, para a f o r m a ç ã o do ductus choledocus, c o n s t a n d o - s e , também, n e s t e caso, c o m a p a r t i c i p a ç ã o do ducais cysticus ( t r i c o n v e r g ê n c i a ) - 1 vez (3,3%).

COMENTÁRIOS

C o t e j a r e m o s os r e s u l t a d o s o b t idos ap en as com c i t a ç õ e s e n c o n t r a d a s em p eri ó d i c o s , uma v ez q u e os tratadis tas, de m o d o geral, a l u d e m ao c o m p o r t a m e n t o do ductus choledocus, ductus hepaticus e ductus cysticus, nas d i f e r e n t e s e s p é c i e a n i m a i s mas, nã o a o p a r t i c u l a r c o m p o r t a m e n t o do s d u e t o s int eg r a n t e s d o s s is t e m a s do ramus principalis dexter e ramus principalis sinister, a s s u n t o d e s t e trabalho.

é m u i t o i n t e r e s s a n t e a p a r t i c u l a r d i s p o s i ç ã o radial dos c o l e t o r e s m a i s cali b r o s o s , c o m p o n e n t e s tan t o d o ramus principalis dexter q u a n t o do ramus principalis sinister cor r e s p o n d e n d o , a cada u m deles, d e t e r m i n a d o t e r r i t ó r i o de e s c oame nto . A o b s e r v a ç ã o d e s s e fato lembra - n o s o

4

q u e s t i o n a m e n t o lev a n t a d o por HJOfiTSJÕ (1948) que indagava até qu e p o n t o os " t e r r i t ó r i o s " dos fíg ad os não lobados ou u n i t á r i o s (c o m o é o c a s o do f í g a d o d e bovinos, e s c l a r e c e m o s ) c o r r e s p o n d e m , m o r f o l ó g i c a e funcional me nt e, aos lobos dos f f gado s lobados. V o l t a n d o à nossa o b s e r v a ç ã o pri mei ra, p e r c e b e m o s que uma r esp o s t a imediata à ind a g a ç ã o de H J O R T S J Õ ^ (1948) p o d e r i a ser afirmativa. Entr e tan to, c o m os d a d o s qu e temos, ap e n a s podemos a d m iti r a m e n c i o n a d a d i s p o s i ç ã o d os c o l e t o r e s bil ff er os c omo eventual i n d íc io da q u e s t i o n a d a co r r e s p o n d ê n c i a , m e s m o p o r q u e os t e r r i t ó r i o s g l a n d u l a r e s aos q u a i s vimos r e l a c i o n a d o s os du e t o s h e p ó t i c o s d e v e m ser c o n s i de ra do s c o m restrição, una vez q u e nã o aludimos, aqui, ao c o m p o r t a m e n t o dos e l e m e n t o s v a s c u l a r e s ( art é r i a hepática, veia po rta e v e ias he pá t i c a s ) , c e r t a m e n t e implicados nes s a conc eit u a ç ã o .

No q u e se re f e r e a c o n s t i t u i ç ã o b á s i c a ramus principalis dexter, n o s s a s d e s c r i ç õ e s n ã o d i f e r e m f u n d a m e n t a l m e n t e do e n c o n t r a d o por J A B L A N - P A N T I C ^ (1963), q ue e studa c o m p a r a t i v a m e n t e , m e d i a n t e radio gra fias , as vias b i l í f e r a s em 58 a n i m a i s d o m ést icos, e n t r e os q u a is 10 b o v i n o s de ambos os s exos e de d i f e r e n t e s idades, n e m do r e l ato de B AST OS M E T O 4 P R ADA 2 (1983) q u e e f e t u a m es tu do

(6)

170 SO UZA, W.M. et alii

Estudo anatôm ico das vias bilíferas em bovinos da raça Neiore. II. Sistematização do ramus principalis dexter.

similar ao nosso, em b o v inos a zebuados. Va mos con f ro n t a r as po r c e n t a g e n s de p a r t i c i p a ç ã o dos d i f e r e n t e s c o l e t o r e s calibrosos, na form a ç ã o d o ramus principalis dexter, a s s i na l ada s por B A ST OS NETO & P R A DA 2 (1983) e por nós: ramus medialis lobi dextri (9 3 , 7 X • 100%); ramus dorsalis lobi dextri (100X - 100X); ramus processi caudati ( 8 6,7% - 93,3%); ramus laieralis lobi dextri (73,3 X * 73 , 3X). Co mo se vê, não há d i f e re n ças notórias. O u t r o autor, OTTA V IAN I 6 (1933), que realiza e s t u d o r a d i o g r á f i c o das vias b i l í f e r a s intra- hepát i cas e m a l g u m as espécies, informa, r e l a t i v a m e n t e aos bovin o s (20 fetos e 5 jovens), que o t e r r i t ó r i o d i r e i t o a cha-se r e p r e s e n t a d o p e l o lobo d i r e i t o e lobo caudado, d e s t i n a n d o - s e ao d u e t o principal d e s s e s territ ór ios, além de seus c o s t u n e i r o s a f l u e n t e s primário s , s e c u n d á r i o s e terciários, t am b ém alguns a f l u en te s sit u a d o s à e squ e rda da linha que, re f er e n d a d a p e l o du e t o cistico, separa os ter ri tór i o s h e p á t i c o s d i r e i t o e es querdo. Essa d i s p o s i ç ã o a que OTTA V IA N I 6 (1933) alude, de a f l u e n t e s primários, sec un dár i o s e t e r c iá rios que c o n f l u e m s u c e s s i v a m e n t e para formar o d u e t o b i l f f e r o d o te r r i t ó r i o d i r e i t o ( c o r r e s po n de n t e ao ramus principalis dexter, a s s i m c o n s i d e r a d o por JA B IAN - P A N T I C 5 (1963) e B A S T O S N E T O & PRADA 2 (1983) e neste trabalho), pa r e c e nã o c o n t r a r i a r a o b s e r v a ç ã o inicial d e s t e c a pítulo, r e f e r e n t e è d i s p o s i ç ã o radial dos p ri nc ipa i s c o l e t o r e s d o lobus dexter e lobus caudatus. Por out r o lado, c o n s i d e r a n d o a m a n e i r a co mo d i v i d i m o s o fígado dos bovinos, p o d e m o s e n t e n d e r a a f i r m a t i v a de OTTAVIANI ^ (1933) a l u si va ao fat o de que a f lue n tes s ituados à e s q u e r d a da linha d i v i s ó r i a a t r a v e s s a m - n a para compor o d u e t o b i l f f e r o d i r e i t o pois, nos b o v i n o s da raça Nelore, ob s ervamos, à e s q u e r d a da r ef er id a linha, a pars supraportalis do lobus caudatus, dorsal m e n t e è porta hepatis e, o lobus quadratus, ventral, s e nd o ambos os te rri t ó r i o s p ar c i a l m e n t e d r e n a d o s por c o l e t o r e s int e g r a n t e s d o s istema do ramus principalis dexter.

R e l a t i v a m e n t e aos d i f e r e n t e s a r r a n j o s e s t a b e l e c i d o s pelos c o l e t o r e s c o n s p í c u o s f o r m a d o r e s d o ramus principalis dexter, para os b o v i n o s azebua do s, B AS TO S N E T O & P R A DA 2 (1983) indicam, c om o d i s p o s i ç ã o mais fre q ü e n t e ( 26, 7X), a a s s o cia ç ão do ramus medialis lobi dextri mais ramus dorsalis lobi dextri, ramus processi caudati e ramus lateralis lobi dextri, para nós r egistrada em p o r c e n t a g e m m a i s alta (4 3, 3X). Aliás, a un ião d i r e t a dos do is p r i m e i r o s ramos é se mp r e m u i t o f reqüente (7 6 , 7 % para a z e b u a d o s e 9 0 , O X para bov i nos Nelore), o q u e é esperado, uma vez que esses coletore s , além d e d r e n a r e m regiões vi zinhas, e s t ã o m ais pró x imo s entre si, t o p o g r a f icamente, d o q u e dos ou tr os coletores. Por r a c i o c í n i o s e m e l h a n t e e n t e n d e - s e por qu e o ramus laieralis lobi dextri, c o l o c a d o nas v i z i n h a n ç a s d o duetos cysucus, vai ter a ele ou ao ductus hepaticus, e m 2 6 , 7X dos casos que o bservamos. Q u a n t o ao ramus processi caudati, q u e se sit ua de p e r m ei o aos caso s c o n siderados , c h e ga t am b é m ao ductus cysticus o u duems hepaticus (13,3X - azebua d os; 6 , 7 X • Nelore) mas une-se, ora ma is dorsal m e n t e c o m o ramus dorsalis lobi dextri (23,3 X - azebua do s; 10.0 X - Nel ore ) - a r r a n j o t amb é m Rev. Fac. Med. Vet Zootec. Univ. S. Pau!o, 26(21:165-176. 1989.

r ef e r i d o por J A B L A N - P A N T 1C ( 1963) - ora mais v e n t r o l a t e r a l m e n t e c o m o ramus laieralis lobi dextri (1 6, 7X - azebuad os; 2 3 , 3 X - Nelore).

No a t i n e n t e à c o n s t i t u i ç ã o d o s i s t e m a d o ramus principalis sinister, J A B L A N - P A N T I C ^ (1963), e n c o n t r a - o formado pe l o ramus processi papillaris, ramus lobi quadrati, ramus lateralis lobi sinistri, ramus medialis lobi sinistn e rami medii lobi sinistn, enquanto 8A S T 0 S N E T O & P R A DA 1 (1983), de o u t r a parte, v e r i f icara m, nos b o v i n o s azeb uad os, di sp os iç ão se m elhante. No entan to, e st e s a u t o r e s f a z e m algumas r e s s alvas a esta no m e n c l a t u r a , c o m as q u a i s concordamos, p a ssando, os rami medii lobi sinistri a s e r e m d e s i g n a d o s de rami iniermedii lobi sinistri, t e n d o s i d o o b s e r v a d o a co mp or em p e r m a n e n t e m e n t e d o i s c o n t i n g e n t e s ca lib r o s o s , o truncus miermediomedialis e o truncus iniermediolateralis, a l é m de, muitas v e zes i n t e g r a r e m ou t r a s vias, B A S T O S N E T O & PRA DA ^ (1983) n ã o ca r a c t e r i z a m , também, c o m o JA B L A N - P A N T I C ^ (1963), o ramus processi papillaris, p o i s c o n f o r m e esclarecem, nos b o v i n o s a z e b u a d o s n ã o se d e f i n e u m t íp i c o processo papilar, fato que t a m b é m o r a v e r i f i c a m o s e m r e l aç ão aos b o v i n o s da raça Nelore. BA S T O S N E T O & PR A D A ^ (1983) en c ont raram , nos b o v i n o s a zeb ua d o s , o s i s t e m a d o ramus principalis sinister f o r m a d o p e l o ramus medialis lobi sinistri, truncus intermediomedialis, truncus iniermediolateralis lobi sinistri e ramus lobi quadrati, a l é m de c o l e t o r e s inomi n a d o s o r i u n d o s d o lobus caudatus (pars supraportalis), lobus sinister ( t e r r i t ó r i o mediai, i n t e r m é d i o e la teral) e lobus quadratus, s u r p r eendendo, ainda, a p a r t i c i p a ç ã o ev entual (6,7X) d o ramus medialis lobi dextri na c o m p o s i ç ã o do ramus principalis sinister. E x c e ç ã o a este ú l t i m o aspecto, q u e n ã o e n c o n t r a m o s nos b o v i n o s Nelore, p o d e m o s a f i r m a r q u e a c o m p o s i ç ã o d o ramus principalis sinister, n e ste s animais, é s e m e l h a n t e àq u e l a a s s i n a l a d a pa ra os b o v i n o s azeb ua d o s . No q u e tang e às c o n t r i b u i ç õ e s inominadas, não r e f e r i d a s por J A B L A N - P A N T I C ^ (1963), p u d e m o s v e r i f i c á - l a s e m n o s s o ma t e r i a l , c o n s o a n t e BASTOS N E T O & P RA D A 1 (1983), c o m o p r o c e d e n t e s d o lobus caudatus (pars supraponalis), lobus sinister ( t e r r i t ó r i o s mediai, i n t e r m é d i o e lateral) e lobus quadratus. GET T Y 3 (1975), por sua vez, m e n c i o n a q u e p e q u e n o s d u e t o s b i l í f e r o s se reúnem d e d i f e r e n t e s m a n e i r a s par a c o m p o r os d u c t u s h epáticos d i r e i t o e esquer do, d u e t o s e s t es q u e n ã o sabe m o s se c o r r e s p o n d e m aos q u e a c a b a m o s d e referir. OTTAVIANI * (1933), a se u turno, s e m p e r m i t i r q u e se chegue o b j e t i v a m e n t e a una e xa t a c o n c e i t u a ç ã o dos assim d e n o m i n a d o s a f l u e n t e s p r i m ári os, s e c u n d á r i o s e t e rciários, indica o d u e t o b i l í f e r o d o terri tó ri o e s querdo, qu e ora chamamos , c o m o J A B L A N - P A N T I C ^ (1963) e 8 A S T 0 S N E T O & P R A D A ' (1983) de ramus principalis sinister, como r e s u l t a n t e da f u são de v ari á v e l n ú m e r o de afluentes p rim ários , c o n s t i t u í d o s por s u c e s s i v a s c o m b i n a ç õ e s de a fl u e n t e s secun dár ios, os quais, por sua vez, p r o c e d e m e terc iár ios. P r o v a v e l m e n t e , os a f l u e n t e s terciários, e s t a b e l e c i d o s por OT T A V I A N I ^ (1933), c o r r e s p o n d a m aos c o n t i n g e n t e s inom in a d o s p r o v e n i e n t e s d o lobus caudatus, lobus sinister e lobus quadratus, qu e r e g i s t r a m o s a p a r t i c i p a r e m da

(7)

SOUZA, W.M. et alii

Estudo anatôm ico das vias bilíferas em bovinos da raça Nelore II. Sistematizaça'o do ramus principalis dexter.

171

formação do ramus principalis sinister nos b o v i n o s da raça Nelore, tal c o m o B AS T O S NETO & P R A D A 1 (1983) a l u d e m para os bovin o s azebuados.

Em n o s s o mate ri al , p e r t e n c e n t e a b o vin o s da raça Nelore, v e r i f i c a m o s q u e o ramus principalis sinister, uma vez formado, u n e - s e s e m p r e ao ramus principalis dexter e c o m ele contribui para a f o r m a ç ã o d o ductus hepaticus, c o m p o r t a m e n t o tembém v e r i f i c a d o nas p u b l i c a ç õ e s de J A 8 L A N - P A N T I C ^ (1963) e BA S T O S N E TO & PRADA 1 (1983). O T T A VI AN l 6 (1933) refer e -se ao fato, p o r é m de m a n e i r a indireta, ao imaginar linha d i v i s ó r i a localizada na c o n f l u ê n c i a dos d u e t o s b i l( f ero s d i r e i t o e esquerdo.

A o ate n t a r o c o m p o r t a m e n t o d o ramus principalis sinister, em relação a seus e v e n t u a i s afluen te s, B AS T O S N E T O & PRADA 1 (1983) o b s e r v a m - n o livre d e c ole t ore s , a l g u m as vezes (10,OX), tal como O T T AV IA Nl * (1933), nos c a s o s em que este c o l e t or s u rg e m u i t o curto, e s c l a r e c e o úl t i m o autor. Não r e gi s t r a m o s tal fato para os b o vin o s da raça Nelore, pois n e st e material o c i t a d o ramo é v i s t o per m a n e n t e m e n t e a receber c o n t r i b u i ç õ e s de d i v e r s a s origens, v a l e dizer, s i m u l t a n e a m e n t e do lobus quadratus e da pars supraportalis d o lobus caudatus (73,3%); u n i c a m e n t e da pars su p rap o r t a l i s d o lobus caudatus (13,3%); s o m e n t e d o lobus quadratus (10,0%) e ao m e s m o t e mp o d o lobus caudatus (pars supraportalis e processus caudatus) e lobus quadratus (3,3%). P rov a velmente, os pequenos c o l e t o r e s d o lobus quadratus e do lobus caudatus (pars supraportalis) - 3 0 , 0 % nos b o v i nos azebuados e 7 3 , 3% nos b o v i n o s da raça Nel o re c o r r e s p o n d a m aos a fl u e n t e s p r i m á r i o s d o r s a i s e v e nt r a i s p r e vi a men t e as s o ciados, r ef e r i d o s por OTTAV IA Nl ^ (1933). Do mesm o m o d o aque ies c o n t i n g e n t e s o r i g i n á r i o s u n i c a m e n t e do lobus caudatus (pars supraportalis), q ue a f l u e m ao ramus principalis sinister - 2 6 , 7 % nos b o v i n o s a z e b u a d o s e 1 3 ,3% nos bovinos da raça Ne l o r e - t alvez c o r r e s p o n d a m aos afluentes p ri m á r i o s dorsais, a p o n t a d o s por e s te autor.

Tal como vim os r e l a t i v a m e n t e ao s i s t e m a do ramus principalis dexter, t a m b é m os c o m p o n e n t e s d o ramus principalis sinister m os t ram-se, em mais alt as po rc en t a g e n s , a s s o ci a dos d i re tam e nt e a c o l e t o r e s vizinhos, isto é (para a z ebu a dos e para N e l ore): ramus medialis lobi sinistri e truncus intermediomedialis ( 7 0 , 0 % - 63,3%), e s t e e o truncus intermediolateralis ( 2 3, 3% - 33,3%), este e o ramus lateralis lobi sinistri (3 3 ,3 % - 3 0,0%) e este e o ramus lobi quadrati (3 0 , 0 % - 26,7%).

CONCLUSÕES

Do que a c ab a mos de expor, j ul ga mo s v á l i d a s as seguintes conclusões:

D c o n s t i t u e m o s i st em a do ramus principalis dexter, o ramus medialis lobi dextri e o ramus dorsalis lobi dextri, em todos os casos, o ramus processi caudati (93,3%) e o ramus lateralis

lobi dextri (73,3%), a l é m d o s d i v e r s o s rami intermedii lobi dextri e de a f l u e n t e s inominados, p r o v e n i e n t e s d o lobus dexter ( t e r r i t ó r i o s mediai, dorsal e lateral), lobus caudatus (pars supraportalis e processus caudatus) e lobus quadratus;

2)0

ramus principalis dexter, q u e se a s s o c i a p e r m a n e n t e m e n t e ao ramus principalis sinister, c o m ele c o n c o r r e n d o para a

c o m p o s i ç ã o d o ductus hepaticus (96,7%), m ostra-se, una vez c o n s t ituíd o, livre d e c o n t r i b u i ç õ e s , por vezes (66,7%) ou a a c o l h e r t r i b u t á r i o s (33,3%) oriundos, u n i c a m e n t e d o lobus caudatus (pars supraportalis) (20,0%); s i m u l t a n e a m e n t e do lobus dexter ( t e r r i t ó r i o s interm éd io e

lateral) e do lobus caudatus (pars supraportalis) (10,0%); s o m e n t e do lobus dexter ( t e r r i t ó r i o s i n t e r m é d i o e l ateral) (3,3%);

3 ) os t e r r i t ó r i o s mediai, dorsal e lateral d o lobus dexter e

o lobus caudatus (processus caudatus), e x i b e m com* p r i n c i p a i s d u e t o s de e s c oa men to, r e s p e c t i v a m e n t e , o ramus medialis lobi dextri, o ramus dorsalis lobi dextri, o ramus lateralis lobi dextri e o ramus processi caudati; a e s t a s vi as ou aos t r o nc os r e s u l t a n t e s de suas co nve r g ê n c i a s , a f l u e m os rami intermedii lobi dextri, e s t es c o l e t o r e s d o t e r r i t á r i o i n t e r m é d i o do lobus dexter, a l g u n s e f e r e n t e s conspícuos, e s c o a d o r e s d o lobus caudatus (pars supraportalis)

e,

ainda, t r i b u t á r i o s p r o v e n i e n t e s d o s a l u d i d o s lobos e d o lobus quadratus;

4 )co mpõem , de m o d o geral, o s i s t e m a do ramus principalis sinister, afo ra o ramus medialis lobi sinistri, o truncus intermediomedialis, o truncus intermediolateralis, o ramus lateralis lobi sinistri e o ramus lobi quadrati, c o l e t o r e s i no minad os o r i u n d o s do lobus caudatus (pars supraportalis), lobus sinister ( t e r r i t ó r i o s media i, in t e r m é d i o e lateral)

e lobus quadratus;

5 ) 0 ramus principalis sinister, qu e se u n e se m p r e ao

ramus

principalis dexter e c o m e le c o n c o r r e par a a f o r m a ç ã o do ductus hepaticus (96,7%) e, ainda, ao ductus cysticus p a r a a c o m p o s i ç ã o do ductus choledocus (3,3%), m o s t r a - s e , uma vez i n d i v idua liz ado, s e m p r e a r e ceb er tributária», v i n d o s s i m u l t a n e a m e n t e d o lobus quadratus e lobus

caudatus

(pars supraportalis) (73,3%); s o m e n t e d o lobus

quadratus

(10,0%); u n i c a m e n t e do lobus caudatus (pars supraportalis) (13,3%), s i m u l t a n e a m e n t e do lobus caudatus (pars supraportalis e processus caudatus) e lobus quadratus (3,3%); 6) o s t e r r i t ó r i o s media i, i n t e r m é d i o e lateral d o lobus

sinister, e o lobus quadratus a p r es entam , c o m o p ri nc ip ai s d u c t u s escoado res , por ordem, o ramus medialis lobi sinistri, o truncus intermediomedialis, o truncus intermediolateralis, ramus lateralis lobi sinistri e o ramus lobi quadrati, vias ãs qua i s se i n t e g r a m vá r i o s c o m p o n e n t e s inominados, o r i u n d o s dos a lud i d o s lobos e, ainda, d o lobus caudatu- (pars

(8)

172 SOUZA, W.M. et alii

Estudo anatôm ico das vias b ilíferas em bovinos da raça Nelore. II. Sistematizaçao do ramus principalis dexter.

supraponalis), a l é m dos rami tnlermedii lobi sinistri que, pr o v e n i e n t e s do te r r i t ó r i o in t erm é d i o do lobus sinister, n ão c o n c o r r e m para a formação dos c i t a dos troncos.

SOUZA, U ,M .; PRADA, I.L.S.; SOUZA, N.T.M. B i l i a r y d ucts in Nelore. II. S i s t e m a t i z a t i o n of the ramus pnncipalis dexter and ramus principalis sinister. Re\\ Fac. Me. Vet. Zootec. Uni\’. S. Paulo, 26(2): 165-176, 1989.

SUMMARY: It was studied, b y d i s s e c a tio n , the b i l i a r y

du c tus of the ramus principalis dexter s y s t e m and ramus pnncipalis sinister sy s t e m on 30 livers r e m oved f r o m adult Nelore cattle. The s y s t e m of the ramus principalis dexter is composed by the ramus medialis lobi dextri (100X), ramus dorsalis lobi dextri (100%), ramus processi caudati ( 9 3 , 3 X ) , ramus lateralis lobi dextri (73,3%), some rami intermedii lobi dextn a nd v a r i a b l e n unber of little duc t s fro m the lobus dexter, lobus caudatus and lobus quadratus. T he s y s t e m of the ramus principalis sinister is i nte grate d b y the ramus medialis lobi sinistri, truncus intermediomedialis, truncus iniermediolateralis, ramus lateralis lobi sinistri, ramus lobi quadrati an d some little d u c t u s from lobus caudatus, lobus sinister a nd lobus quadratus.

UNn'ERMS: A n a t o m y of cattle; Liver; Bile d u cts

F I G U R A 1 — Fígado de fêmea adulta de bovino da raça Nelore (Obs. 291; partes direita, intermédia e esquerda, vistas pela face visceral. Reduçáo de aproximadamente, 4, 3 vezes. O ductus choledocus (A) surge constituído pela confluência d o ductus cysticus (C) e ductus hepa­ ticus (B), o qual é formado, por sua vez, pela convergência d o ramus principalis dexter (d) e ramus principalis sinister (s). O primei­ ro mostra-se comp o s t o pelo ramus medialis lobi dextri (E) mais ramus dorsalis lobi dextri (F), ramus processi caudati (G) e ramus lateralis lobi dextri (H). O ramus principalis sinister <s) resulta da convergência d o ramus medialis lobi sinistri (I) mais truncus intermediomedialis (J), truncus intermediolateralis (L) e ramus lateralis lobi sinistri (M) mais o ramus lobi quadrati (N). Vesica fellea (D).

(9)

SOUZA. W.M. et alii

Estudo anatôm ico das vias b ilífera s em bovinos da raça Nelore. II. Sistematizaçao do ramus principalis dexter.

173

F I G U R A 2 — Fígado de fémea adulta de bovino da raça Nelore (Obs. 26); partes direita, intermédia e esquerda, vistas pela face visceral. Redução

de, aproximadamente, 4 vezes. O ductus choledocus (A) resulta da convergência d o ductus cysticus (C) - ao qual v e m ter coletores

inominados do lobus quadrstus (7) e d o lobus dexter (6) — e ductus hepaticus (B), que recebe diretamente o ramus lateralis lobi

dextri (H). O ramus principalis dexter (d) mostra-se constituído pela confluência d o ramus medialis lobi dextri (E) mais ramus dor­ salis lobi daxtrí (F) e ramus procassi eaudati (G). 0 ramus principalis sinister (s), por sua vez, surge resultante d o ramus madialis iobi sinister (I) mais tmncus intermediomedialis (J) e truncus intermediolateralis (U) mais ramus lateralis lobi siniitri (M) qu e recebe, este último tronco, o ramus lobi quadrati (N). U m tracto anastomótico (a) u n e este tronco à vesica feilsa (D).

F I G U R A 3 - Es q ue m as de (a a f) representativos de algumas das variações de c o m p o r t a m e n t o das vias bilíferas de fêmeas adultas de bovinos da raça Nelore.

A - Ductus choledocus I - ramus medialis lobi sinistri

B - Ductus hepaticus J - truncus intermediomedialis

C - Ductus cysticus L - truncus intermediolateralis

D - Vasica fellea M - ramus lateralis lobi sinistri

E - ramus medialis lobi dextri N - ramus lobi quadrati

F - ramus dorsalis lobi dextri d - ramus principalis dexter

G - ramus procassi eaudati s - ramus principalis sinister

H — ramus lateralis lobi dextri a

tracto anastom<Jtlco

Os n ú me ro s indicam contribuições vindas dos diferentes territórios glandulares:

1

_

lobus caudatus (pars supraportalis) 6 — lobus dexter (território lateral)

2 — lobus caudatus (processus caudatus) 7 - lobus quadratus

3 - lobus dexttr (território mediai) 8 - lobus sinister (território lateral)

4 — lobus dexter (território dorsal) 9 - lobus sinister (território intermédio)

5 - lobus dexter (território intermédio) 10 - lobus sinister (território mediai)

(10)

174 SO UZA, W.M. et alii

Estudo anatôm ico das vias b ilíferas em bovinos da raça Nelore. II. Sistematizaçáo do ramus principalis dexter.

(11)

SOUZA, W.M. « ta lii 175 Estudo anatôm ico das via» b ilífe ra * em bovinos da raça Nelore. II. Sistamatizaçao do ramus principalis dextar. . .

(12)

176 SO U ZA, W.M. et alii

Estudo anatôm ico das vias b ilífera s em bovinos da raça Nelore. II. Sistematizaçao do ramus principalis dexter.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

0 1 -BASTOS NETO, I.P. & PRADA, l.l.S. C o n t r i b u i ç ã o ao estu d o das v ia s b i l í f e r a s d e b o v i n o s azebuado s . S i s t ema t i z a ç ã o do ramus principalis sinister. Rev Fac. Med. Vet. Zootec. Univ. S. Paulo, 20:23-27, 1983.

0 2 -B A S TOS NETO, I.P. & PRADA, I.L.S. C o n t r i b u i ç ã o ao e s tu d o d as vias b i l í f e r a s d e b o v i n o s azebua d os. C o m p o r t a m e n t o d o ductus choledocus, ductus hepaticus, ductus cysticus e vesica fellea. S i sternat i za ç ã o d o ramus principalis dexter. Rev. Fac. Med. Zooiec. Univ. S. Paulo, 20:29-33, 1983. 03-GETTY, R. Sisson and Grossman's the anatomy of the domestic

animals. 5.ed. P hi la de l p h i a , U.8. Saund e rs, 1975. v .1, p . 913.

04-HJORTSJO, 1948 a pu d N E TTE L BLA D , S.C. D i e Lo b i e r u n g und i nnere T o p o g r a p h i e der S a u g e r l ebe r : nebst B e i t r a g e n zur k e n n t n i s d er l e b e r e n t w i c k l u n g b e i m

Go l d h a m s t e r ( Cricetus auraius). Acta anal. 2/(supl. 20) :92 -98, 1954.

0 5 - J A B L A N - P A N T I C , 0. C a r a c t e r i s t i c s and comparative r atios of i n t r a h e p a t i c b i l e duct in domestic an imals. Acta vet.fBeogr.J/ J ( 3 / 4 ) : 3 - 14, 1963.

0

6

- O T T A V I A N I , G. R i c h e r c h e r r a d i o g r a f i c h e comparative su l l e v i e b i l i f e r e in tra e p a t i c h e . Am 1st. veneto Sci., 92: 106 5-112 7, 1933.

07-SCAJZA, W . M . & PRADA, I.L.S. E s t u d o a n a t ô m i c o das vias b i l í f e r a s em b o v i n o s da raça Nelore. I. C o m p o r t a m e n t o d o ductus choledocus, ductus hepaticus, ductus cysticus e vesica fellea. T r a c t u s anas tomóti cos. Re\. Fac. Med. Vet. Zootec. Univ. S. Paulo, 26:00-00, 1989.

Recebido para publicação em 13/06/89 Aprcn’ado para publicação em 10/10/89

Referências

Documentos relacionados

& LOY J966 que trabalh.aram com raças PSI e Quarto de Milha de cinco a dezenove meses de idade com raçao completa peleti zada e com a mesma ração na forma farelada, obtendo um

Com relação ao jacaré do Pantanal (Caiman crocodilus yacare) não foram encontrados registros na literatura, de estudos, dos organismos normalmente presentes em sua carne, e

Matriz de mudança de

O ponto de partida fundamental para a elaboração deste texto foi de analisar o cotidiano dos jovens ribeirinhos do Assentamento São João Batista no município de

163 “Consequently, the envisaged agreement, by conferring on an international court which is outside the institutional and judicial framework of the European Union an

Espera-se que esse trabalho sirva para aumentar o número de pesquisas na área de promoção a saúde mental que são escassas, e a aperfeiçoar o projeto &#34;Promoção á saúde

A provisão para créditos de liquidação duvidosa totalizou R$ 12.702, correspondente 0,86% da carteira de crédito, montante su perior ao mínimo requerido pela Resolução BACEN nº

 A ação é compreendida como atividade humana e como tal não pode ser desvinculada da finalidade pretendida pelo agente. Alguém que realiza um disparo de arma de fogo contra outra