• Nenhum resultado encontrado

SEMINÁRIO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS) NO SUS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "SEMINÁRIO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS) NO SUS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)SEMINÁRIO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS) NO SUS O Seminário de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), é um projeto de Educação Permanente do Centro de Saúde Geraldo de Paula Souza (CSEGPS), parte integrante do Plano de Trabalho junto a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) e do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), com objetivo de capacitar gestores, profissionais e equipes multiprofissionais em especial para a Coordenadoria de Saúde Oeste, sendo ampliado a toda a rede da SMS-SP, e Instituições de Ensino Superior Público e Privado. O fortalecimento das PICS no SUS depende da sua implantação e implementação, principalmente na Atenção Básica, sendo fundamental instrumentalizar, discutir, refletir e avaliar o seu potencial terapêutico, com foco nos determinantes de saúde, na integralidade do cuidado, nas necessidades de saúde da população, e no cuidado longitudinal como práticas seguras e resolutivas através do embasamento científico. A intersetorialidade entre as políticas públicas é essencial na implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), contemplando a articulação de saberes técnicos e de formação dos profissionais, determinantes na efetividade no cuidado à saúde da população, na organização das ações nos diversos territórios. É fundamental respeitar a cultura popular, a autonomia dos indivíduos como participantes no processo do cuidado à saúde e estimular o autocuidado através de práticas que utilizem recursos naturais com foco na segurança, qualidade, eficácia, eficiência na promoção global do cuidado. 9:00 - 9:10​ ​ABERTURA Sonia Guimarães Volpi - ​Psicóloga pela PUC-SP, especialização em Psicologia e. Psicoterapia da Infância e Adolescência, exerce atividade clínica em consultório particular. Atuou por vários anos como Coordenadora da Equipe de Saúde Mental - CSEGPS-FSP/USP e Supervisora do Programa de Aprimoramento Profissional Psicologia em Unidade Básica de Saúde , atualmente Diretora - CSEGPS-FSP/USP, Membro da ​Comissão para a gestão da Residência Multiprofissional, em Saúde Coletiva e Atenção Primária à Saúde (FM/FSP).. Prof. Dr. Marco Akerman ​- ​Professor Titular do Departamento Política, Gestão e. Saúde, Médico especialista em Saúde Pública e Medicina Social, ​PhD em Epidemiologia e Saúde Pública, ​Presidente da CCEx da FSP/USP, Presidente do CEPEDOC Cidades Saudáveis, Coordenador do GT de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável da ABRASCO, Consultor para FUNDAP-SP, Ministério da Saúde, ANS, Prefeituras / Secretarias Municipais,​..

(2) Ana Lucia Lumazini de Moraes ​- Bióloga, Espec. Saúde Pública, Terapeuta Holística. e Naturopata, atualmente Vice-diretora do CSEGPS-FSP/USP e Coord. PICS, Resp. pelo Cenário de PICS CSEGPS-FSP/USP junto a SMS-SP - Área Técnica de PICS e Preceptora da Residência Multiprofissional no Programa de PICS da SMS-SP, Membro da ​Comissão para a gestão da. Residência Multiprofissional, em Saúde Coletiva e Atenção Primária à Saúde (FM/FSP).. 1º tema: ​APRESENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE PICS 9:10 - 9:30 ​Daniel Miele Amado ​- Profissional de Educação Física, Especialista em Apoio Institucional, Consultor Técnico do Ministério da Saúde no campo das PICS desde 201; Coordenador Nacional da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS desde 2017.. Mediadora​: ​Ana Lucia Lumazini de Moraes - ​Bióloga, Espec. Saúde Pública,. Terapeuta Holística e Naturopata, atualmente Vice-diretora do CSEGPS-FSP/USP e Coord. PICS, Resp. pelo Cenário de PICS CSEGPS-FSP/USP junto a SMS-SP - Área Técnica de PICS e Preceptora da Residência Multiprofissional no Programa de PICS da SMS-SP, Membro da ​Comissão para a gestão da Residência Multiprofissional, em Saúde Coletiva e Atenção Primária à Saúde (FM/FSP).. 2º tema: ​IMPLANTAÇÃO NECESSIDADES. DAS. PICS. NO. SUS:. DESAFIOS. E. 9:30 - 9:40 - ​Dr. Emílio Telesi Júnior - ​Médico sanitarista em Saúde Pública pela 9:40 -. 9:50 -. Universidade de São Paulo (USP), Coordenador da Área Técnica PICS da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo. 9:50 ​- ​Nidia Martinelli - ​Sanitarista, espec.em saúde da família, gestão e administração em saúde, Coord. Qualis II Fundação Zerbini, Coord. estadual saúde bucal, Coord. saúde da família DRS XV, Assessora Gabinete Coord. Atenção Básica SMS, Interlocutora de Áreas Téc. na CRS Oeste, entre as áreas - PICS. 10:00 - ​Francisco Torres Troccoli - ​Graduação em Medicina, Residência em Saúde Pública e Medicina Social, Especialização em administração Hospitalar e em Informática da Saúde. 10:00 - 10:15 ​Mediador​: ​Ana Emilia ​Ramos Bagueira Leal - ​Gerente da Ubs. AMA I Jd São Jorge, enfermeira especialista em Saúde Coletiva, especialista em gestão pública em saúde, mestre em gerenciamento em saúde, Supervisora da Residência de Saúde Coletiva e Atenção Primária pela FMUSP.. 3º tema - ​EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DAS PICS​ (Evidências científicas) 10:15 - 10:25 - ​Ricardo Guelman - ​Médico antroposófico, pediatra e da família, Pós. doutor em Neurociência na área de dor e Antroposofia pela UNIFESP,.

(3) 10:25 - 10:35. Coord. na Unidade de Pediatria Integrativa do HCFMUSP, Presidente do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa, docente da residência multiprofissional em PICS da SMS-SP. ​- ​Caio Portella ​- ​Mestre em Ciências pela FSP/USP, graduação em Naturologia, Formação em Fitoterapia pela Universidade Anhembi-Morumbi, Vice-presidente do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa, Presidente da sociedade Brasileira de Naturologia, Docente de Pós graduação em dor do Instituto Israelita Albert Einstein.. 10:35 - 10:50 - ​Mediadora - ​Amanda Mendes Barros - ​Bacharela em. Enfermagem pela EEUSP, Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Paulo, Residente do 2º ano no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e Atenção Primária pela FMUSP​.. 4º tema- ​INTEGRALIDADE DO CUIDADO À SAÚDE NA PREVENÇÃO, PROMOÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA 10:50 - 11:00 ​- ​Plínio Cutait - ​Mestre de Reiki, Coordenador do Núcleo de Cuidados 11:00 - 11:10. integrativos do Hospital sírio Libanês, Coordenador da Especialização em Cuidados integrativos no Instituto de Ensino e Pesquisa do HSL - ​Daniela Dallegrave ​Professora da Escola de Enfermagem da UFRGS, fez residência em saúde da família, especialização em Acupuntura, doutorado em educação. É membra do GT RM e PICS da Abrasco, coordena a regional sul da Abenah - Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros de Práticas Integrativas.. 11:10 - 11:25 - ​Mediador​: ​Dr. Claúdio Hermann Pawel - ​Médico - Psiquiatra, Especializado na infância e adolescência, Psicoterapeuta, Psicodramatista, co-fundador do 1º grupo de Clay Back Theatre do Brasil.. 11:25 - 11:35 ​- ​PRÁTICA DE AUTOMASSAGEM - ​Luis Henrique da Silva. graduação Educação Física e Saúde pela EACH USP, Espec. em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde do Estado de SP, Residência de Atenção Básica e Saúde da Família do Programa de PICS da SMS-SP 2º ano, Professor e praticante de Capoeira Angola, Instrutor de Pilates e Yoga.. 5º tema - ​FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS​ 11:35 - 11:45 ​Prof. Marilene Cabral do Nascimento​. ​Cientista Social, doutora 11:45 - 11:55. em Saúde Coletiva, docente no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, coordenadora do GT Abrasco Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares. Charles Tesser ​Professor do Departamento de Saúde Pública da UFSC, Professor do Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da UFSC. Médico com especialização em Homeopatia na Associação Paulista de Homeopatia.. 11:55 - 12:05 Mediador - Rosiane Dantas Pacheco - ​Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública pela FSP/USP, Docente do Departamento de Educação em Saúde da Faculdade de Saúde Pública. 6º tema - ​RECURSOS E FINANCIAMENTOS DAS PICS NO SUS​ -.

(4) 12:05 - 12:20 - ​I​slândia Maria Carvalho de Sousa (KuñA Yvoty) ​-. Pesquisadora e Docente de Pós-Graduação em Saúde Pública do Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães -Fiocruz Pernambuco. Vice Líder do Grupo de pesquisa em Economia Política da Saúde-UFPE. Coordenadora Grupo de pesquisas Saberes e Práticas em Saúde-Fiocruz-PE e Coordenadora Executiva do Observatório Nacional de Saberes Tradicionais e Práticas Integrativas e Complementares​.. 12:20 - 12:30 - Mediador ​- Rosiane Dantas Pacheco ​Doutoranda no Programa. de Pós-Graduação em Saúde Pública pela FSP/USP, Docente do Departamento de Educação em Saúde da Faculdade de Saúde Pública. 7º tema - ​AS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS COM AS PICS 12:30 - 12:40 - ​Amanda Gregori ​- ​Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Residência Multiprofissional em PICS pela SMS-SP, Consultora Técnica na Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Ministério da Saúde.. 12:40 - 12:45 - ​Mediadora- Érica Cristina Godoy ​- F​isioterapeuta pela Pontifícia. Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas); Residência multiprofissional do Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.. 12:45 - 12:55 - PRÁTICA DE YOGA SENTADA - ELAINE MARIA DOS SANTOS FOLTRAM ​- ​Licenciatura em Ciência; Formação, Aprimoramento e Especialização em Yoga - Instituto de Ensino e Pesquisa em Yoga (IEPY); Estágio na Atenção Básica no CSEGPS-FSP/USP na Prática de Yoga;. 12:55 - 13:00 - FEEDBACK DAS PRÁTICAS. Mediadora: ​Érica Cristina Godoy - ​Fisioterapeuta pela Pontifícia Universidade. Católica de Campinas (PUC-Campinas); Residência multiprofissional do Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.. INSCRIÇÕES FSP/USP: ​certificados pela FSP/USP. https://docs.google.com/forms/d/1iJnkc5RdnrjcrmCRiN9jZCVUCwOLApaWxxe 7Z-ABw6k/edit. LINK DE ACESSO AO SEMINÁRIO: (Zoom).

(5) Organização e Coordenação: ​Ana Lucia Lumazini de Moraes (CSEGPS-FSP/USP);. Prof.Dr. Marco Akerman (CCEx; Dep. Política, Gestão e Saúde - FSP/USP); Rosiane Dantas Pacheco (aluna Pós Graduação - FSP/USP - orientador Prof. Dr. Marco Akerman). Apoio da Faculdade de Saúde Pública/USP: ​Diretoria CSEGPS-FSP/USP; Coordenação de Ensino CSEGPS-FSP/USP; Diretoria FSP/USP; Departamento de Política, Gestão e Saúde; Comissão de Cultura e Extensão; Serviço de Aprimoramento; Divisão de Produção Digital; Residentes de PICS - Cenário de Práticas do CSEGPS-FSP/USP; Instituições Parceiras junto a Coord. de PICS - CSEGPS/USP..

(6)

Referências

Documentos relacionados

Durante o estádio inicial do sorgo, a ocorrência do estresse salino pode reduzir a taxa de germinação, a velocidade e uniformidade de estabelecimento de plântulas, reduzindo

Neste estudo, que visa demonstrar as mudanças advindas da Nova Contabilidade, principalmente procurando informações quanto aos aspectos da implementação da NBC T

Então para aumentar a visibilidade do programa deve se tratar consumidor, mudar o pensamento de consumo, e isso é feito com marketing e campanhas por pelo menos três anos

de material é justificável, já que além de se saber quanto perdeu, é possível avaliar as maneiras de reduzir o seu desperdício frente ao consumo real detectado, buscando

6.15. Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, de locais e de horário de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais

In: Psicologia do self e a cultura humana – reflexões sobre uma nova abordagem psicanalítica.. The analysis of

Os problemas ambientais da RMSP, sem nenhuma dúvida, decorrem da urbanização: uso inadequado dos recursos naturais, com destaque para a água; habitações inadequadas, como favelas e

C3 - Alto - Terras com limitação moderada a forte quanto à erosão, necessitando para sua conservação do emprego de medidas muito intensivas e complexas, incluindo práticas one