• Nenhum resultado encontrado

AUXILIAR DE ODONTOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "AUXILIAR DE ODONTOLOGIA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

AUXILIAR DE ODONTOLOGIA

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

1- A realização do leilão do Campo de Libra, localizado na chamada Bacia de Santos, a cerca de 170 quilômetros do litoral do estado do Rio de Janeiro foi o primeiro dos campos do pré-sal a ser leiloado em 21 de Outubro de 2013. Sua área é de cerca de 1.500 quilômetros quadrados, sendo de acordo com o governo, a maior área para exploração de petróleo do mundo. Nesse leilão, prevaleceu o regime de partilha porque as empresas vencedoras repartem a produção com a União.

Disponível em <http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/, acesso em 02/12/2013

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correspondente ao consórcio das cinco empresas que arremataram o leilão.

a) Shell, Total, CNPC e CNOOC e BP.

b) Petrobras, Total, CNPC e CNOOC e BP.

c) Petrobras, Total, CNPC e CNOOC e Exxon Mobil.

d) Petrobras, Total, CNPC, CNOOC e Shell.

2-Em uma semana no Brasil, o Papa Francisco reuniu milhões de pessoas no Rio de Janeiro. Carismático, bebeu mate, abraçou fiéis, desceu do papamóvel, abençoou crianças, jovens e adultos com palavras de fé e coragem, mas também com discursos duros, contra a desigualdade social, pedindo mais amor aos pobres e mais respeito aos políticos e às instituições.

- - - - - - , acesso em 03/12/2013.

A vinda do Papa Francisco ao Brasil de 22 a 29 de Julho de 2013 aconteceu devido a um encontro católico que reúne milhares ou mesmo milhões de jovens, conhecido como:

a) Jornada Mundial da Juventude Cristã.

b) Jornada Mundial da Juventude Carismática.

c) Jornada Mundial da Juventude.

d) Jornada Mundial Católica.

3-A visita da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil, em fevereiro de 2013, para a divulgação de um documentário com sua participação causou uma série de manifestações e debates nos locais pelos quais ela passou.

Disponível em<http://vestibular.brasilescola.com/atualidades/yoani-sanchez-no-brasil-liberdade-expressao.htm, acesso em 03/12/2013.

Criadora do blog Generación Y, Yoani causa polêmica com seus posicionamentos críticos:

a) à falta de liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos na América Latina.

b) à falta de liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos No Brasil.

c) à falta de liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos na Coréia do Norte.

d) à falta de liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos em Cuba.

4- O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades do Brasil.

Disponível em <http://noticias.terra.com.br/educacao/enem/enem-2013

(2)

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, através de bolsas integrais e parciais por meio do:

a) Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

b) Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do SPAECE.

c) Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

d) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

5- A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) no Ceará reduziu 82,33% quando comparados os índices de 1980 e 2010. A média de bebês que morrem antes do primeiro ano de vida saiu de 111,5 para cada mil nascidos vivos para 19,7. Um decréscimo que classifica o Ceará como o segundo estado do Brasil em que essa redução foi mais acentuada.

Segundo dados da ONU, duas cidades do Ceará se destacaram na redução da mortalidade infantil.

Assinale a alternativa CORRETA em relação a essas cidades.

a) As cidades com menores índices de mortalidade infantil são Quixadá, na Região Norte do Ceará, com queda de 18,9 para 14,5 entre 2009 e 2011 e Eusébio, na Grande Fortaleza, com queda de 15,5 pra 9,1, atualmente a menor taxa municipal de mortalidade do Ceará.

b) As cidades com menores índices de mortalidade infantil são Quixeramobim, na Região Norte do Ceará, com queda de 18,9 para 14,5 entre 2009 e 2010 e Eusébio, na Grande Fortaleza, com queda de 15,5 pra 9,1, atualmente a menor taxa municipal de mortalidade do Ceará.

c) As cidades com menores índices de mortalidade infantil são Sobral, na Região Norte do Ceará, com queda de 18,9 para 14,5 entre 2009 e 2012 e Eusébio, na Grande Fortaleza, com queda de 15,5 pra 9,1, atualmente a menor taxa municipal de mortalidade do Ceará.

d) As cidades com menores índices de mortalidade infantil são Juazeiro do Norte, na Região Norte do Ceará, com queda de 18,9 para 14,5 entre 2009 e 2010 e Eusébio, na Grande Fortaleza, com queda de 15,5 pra 9,1, atualmente a menor taxa municipal de mortalidade do Ceará.

Leia

O Coveiro

Millôr Fernandes

Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouviu um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só pouco depois da meia-noite é que vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima, perguntou o que havia: O que é que há?

O coveiro então gritou desesperado: Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio

(3)

terrível! Mas, coitado! - condoeu-se o bêbado - Tem toda razão de estar com frio.

Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho! E, pegando a pá, encheu-a e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.

6-Essa historia é contada por um narrador que:

a)É o personagem principal. b)É o personagem secundário.

c)Observa os fatos narrados. d)Interage com os leitores.

7-

O texto caracteriza-se como um texto narrativo. Assinale a alternativa correspondente às principais características de uma narração.

a)É predominantemente figurativo, dinâmico, segue ordem cronológica, pode ser narrado em primeira ou terceira pessoa.

b)É predominantemente figurativo, dinâmico, não segue necessariamente ordem cronológica, pode ser narrado em primeira ou terceira pessoa.

c)É predominantemente figurativo, dinâmico, segue ordem cronológica, pode ser narrado em primeira ou segunda pessoa.

d)É predominantemente figurativo, dinâmico, segue ordem cronológica, pode ser narrado em segunda ou terceira pessoa.

8- A ideia central do texto é:

a)Não é certo beber no cemitério.

b)A profissão de coveiro é muito arriscada.

c)Nos momentos graves é preciso verificar muito bem para quem se apela.

d)A importância da solidariedade.

9- A “B , , ã humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares ” A palavra em destaque tem o significado de:

a)Silencio absoluto.

b)Gritar, cantar (falando das rãs e dos sapos).

c)Barulho do vento entre as plantas.

d)Barulho encontrado exclusivamente em cemitérios.

10- Tradicionalmente, a gramática classifica as frases em quatro tipos. De acordo com a afirmativa, associe a primeira coluna com a segunda:

( 1) Interrogativa ( )Está chovendo! Vamos correr!

(2) Declarativa ( ) Choveu ontem à noite?

( 3) Exclamativa ( ) Leve um guarda-chuva.

( 4 ) Imperativa ( ) Choveu durante toda a noite.

A sequência correta das opções é:

a) 2,4,1,3 b) 2, 1, 4, 3 c) 3, 1, 4, 2 d) 3,1,2,4

11- Derivação é o processo pelo qual se obtém uma palavra nova, chamada derivada, a partir de outra já existente, chamada primitiva. Relacione as colunas quanto ao processo de formação das palavras e assinale a opção que corresponde a sequencia CORRETA:

(4)

P. Primitiva D. Derivada ( ) Pedra

( ) Casa ( ) Padaria ( ) Floricultura

a)P,P,D,D. b) P,P,P,D. c) P,D,P,D. d) P,P, D, P

12- Observe a ortografia das palavras abaixo, em seguida assinale a alternativa onde todas as palavras estão escritas de forma CORRETA:

a)Gorjeta, inchar, manjedoura, xuxu. b)Gorgeta, inxar, manjedoura, chuchu.

c)Gorjeta, inchar, manjedoura e xuxu. d)Gorjeta, inchar, manjedoura e chuchu.

13- Sabendo que a aresta da base de um prisma triangular regular mede 4 cm e sua 0√3 , q ?

a)250 cm² b)120 cm² c)90√3 ² d)32,3 cm²

14- A classificação final para um determinado curso é a média ponderada das provas de capacidade geral, com peso 3; e das provas capacidade específicas, com peso 2. Nessas condições, qual é a classificação final de um aluno que obteve 162 pontos na prova de capacidade geral e 147 pontos na prova de capacidade específica?

a)100 pontos b)136 pontos c)97 pontos d)156 pontos

15-A circunferência da figura seguinte tem raio desconhecido. Sobre a circunferência marca-se uma corda AB de 8 cm de cumprimento. Sendo M o pé da perpendicular baixada do centro sobre a corda AB e O o centro da circunferencia, verifica-se que o seguimento OM mede 2 cm. Com esses dados, qual o valor do raio da circunferencia?

(5)

a)10 cm b)8 cm

c)2√5 d)3√3

16-Fabiana estava fazendo uma viagem para uma determinada cidade que ficava, no mapa, a 25 cm de distancia da capital de fortaleza. Sabendo que a escala do mapa era de 5 para 2.500.000, qual a distancia real, em km, que Fabiana terá que percorrer?

a)100 b)125 c)150 d)250

(6)

17- Em um viveiro há várias araras.

N 60% das araras são azuis.

N 40% das araras são vermelhas.

N 40% das araras azuis têm bico branco.

N 30% das araras vermelhas têm bico branco.

Que porcentagem das araras do viveiro tem bico branco?

a) 20%

b) 36%

c) 50%

d) 40%

18- Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função. Classificam-se como de entrada, de saída, de processamento, de entrada e saída, de armazenamento e externos.

Classificam-se como periféricos de entrada apenas:

a) pen drive, disco rígido e cartão de memória.

b) monitor touchscreen, drive de DVD e modem.

c) monitor, impressora e cartão de memória.

d) teclado, mouse e scanner.

19- O PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo desenvolvido para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.

Sobre o formato de arquivo PDF, pode-se AFIRMAR que:

a) Este formato de documento pode abrir um documento já criado.

b) Este formato de documento pode ser aberto em todo o lugar, porém ele não pode ser alterado.

c) Este formato de documento pode ser usado para criar um novo documento, porém deve ser salvo em formato xlxs.

d) Este formato de documento pode ser usado para imprimir um trabalho quando houver uma impressora disponível.

(7)

20- Analise a imagem abaixo que ilustra parte da tela do Windows Explorer do Windows 7, em sua configuração padrão de instalação, com regiões numeradas de 1 a 4.

De acordo com a imagem, a seqüência correta que associa o número ao componente correspondente é:

a) 1- Caixa de Pesquisa; 2- Barra de Endereços; 3- Barra de Ferramentas; 4- Painel de Detalhes.

b) 1- Painel de Navegação; 2- Caixa de Pesquisa; 3- Barra de Endereços; 4- Painel de Detalhes.

c) 1- Barra de Endereços; 2- Caixa de Pesquisa; 3- Barra de Ferramentas; 4- Painel de Navegação.

d) 1- Barra de Endereços; 2- Barra de Ferramentas; 3- Painel de Detalhes; 4- Painel de Navegação.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21- Dos materiais odontológicos abaixo, qual é necessário para realizar um isolamento relativo?

a)Rodetes de algodão ou gaze b)Lençol de borracha

c)Grampo d)Arco de Young

(8)

22- São instrumentais usados na clínica de cirurgia buco-maxilo-facial, com exceção de:

a) Bisturis b) Régua de aço milimetrada c) Pinça de Allis d) Lima de osso

23- Sobre os instrumentais usados na clínica de periodontia, analise as afirmativas abaixo e julgue-as:

I – As curetas periodontais são usadas para realizar raspagens e alisamentos da estrutura dental, com o objetivo de remoção do tártaro ou cálculo dental, formada pelo acúmulo de placa dental.

II – Os instrumentos ultra-sônicos dispensam totalmente o uso das curetas manuais.

III – As sondas periodontais medem a profundidade das bolsas periodontais, se posicionadas de maneira correta .

a) Apenas II é verdadeira. b)Apenas II e III são verdadeiras.

c)Apenas III é verdadeira. d) Apenas I e III são verdadeiras.

24- Analise a descrição da técnica de manipulação do cimento de óxido de zinco e eugenol e julgue.

Inicialmente deve-se observar as proporções do fabricante , depois colocar o pó numa das extremidades da placa de vidro e o líquido na outra. Dividir o pó em várias partes e acrescentar, aos poucos, o pó ao líquido , com espatulação vigorosa. A massa pode ser considerada pronta , quando está homogenia,descolando da placa de vidro. Espatular cerca de 1 minuto.

a)Está falsa, pois o pó deve ser incorporado ao líquido em porção única.

b)Está falsa , pois esta técnica deve durar cerca de três minutos.

c)Está totalmente correta

d)Está falsa, pois o pó deve ser colocado diretamente em cima do líquido na placa de vidro.

25- São considerados materiais de moldagem em prótese dental, com EXCEÇÃO de:

a)Alginato b)Silicona c)Godiva d)Resina composta

26- A utilização de flúor na prevenção da cárie dentária está comprovada por vários estudos científicos. A respeito do uso dessa substância, marque a alternativa FALSA.

a)Os comprimidos de flúor constituem o método mais eficaz de controle da cárie dental em crianças e adolescentes.

b)Quando o flúor é ingerido, em doses elevadas, pode provocar manchas na superfície dos dentes.

c)O flúor pode ser usado, de forma tópica, nas apresentações de solução, gel , verniz, dentifrício e enxaguatório.

d)O flúor no dentifrício é importante, pois oferece baixas concentrações tópicas e alta frequência.

(9)

27- Sobre as funções da ASB, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I - Assepsia do consultório e manipular matérias restauradoras.

II - Moldagens e confecção de modelos de gesso.

III - Controle de fichário e isolamento absoluto.

IV -Esterilização dos instrumentais , além de revelar e montar radiografias.

a)Apenas I e IV estão corretas. b)Apenas II e IV estão corretas.

c)Apenas IV está correta. d)Apenas I e III estão corretas.

28- Sobre os materiais odontológicos podemos AFIRMAR :

a) O verniz cavitário simples não deve ser usado sob restaurações de resina composta.

b)O cimento de óxido de zinco e eugenol não podem ser usados como forrador de cavidade, apenas como restauração provisória.

c)O cimento de fosfato de zinco não é usado como restaurador provisório.

d)O cimento de ionômero de vidro não é o mais indicado para pacientes com alto risco a doença cárie .

29- Sobre o uso adequado da máscara facial, analise os seguintes requisitos : I- Não deve tocar lábios e narinas

II- Não deve irritar a pele, nem embaçar o protetor ocular

III- No atendimento a pacientes com infecções ativas , com a tuberculose, deve-se usar máscaras especiais

a)VVF b)VFV c)VVV d)FVF

30- Esterilização é o processo que:

a)promove a completa eliminação ou destruição de todas as formas de microrganismos presentes.

b) remove sujeiras e resíduos orgânicos pelo contato da água e sabão.

c) deve ser considerado iniciado, logo após a ligação da autoclave, ainda fria.

d) elimina microrganismos apenas na forma vegetativa.

31- Durante a aspiração e o auxílio do dentista, a ASB poderá retrair os tecidos do paciente, por meio de:

I - Dedo indicador esquerdo II – Cânula aspiradora III – Espelho clínico IV – Afastadores cirúrgicos

a)Apenas II , III e IV b)Apenas IV c)Apenas II d)Todos

32- A posição da ASB, quando auxiliar o dentista em um procedimento na região inferior – anterior , por vestibular, deve ser:

a)1 hora b)2 horas c)3 horas d)5 horas

(10)

33- A ficha clínica é um documento muito importante dentro do consultório odontológico e a ASB deve seguir algumas recomendações ao usá-las:

a)Registrar apenas procedimentos cirúrgicos na ficha do paciente.

b)Cadastrar as fichas sempre por número, nunca por ordem alfabética.

c)Registrar todos os procedimentos apenas no final do tratamento.

d)Exigir que o paciente assine documento, sempre que retirar algo de sua ficha clínica.

34- Sobre os cuidados durante a montagem das películas radiográficas, analise as afirmativas abaixo:

I – O picote da película fica sempre voltado para a oclusal dos dentes.

II – A anatomia das regiões maxilares e mandibulares possuem peculiaridades que permitem distingui-las.

III – A montagem correta da radiografia depende do correto posicionamento da película radiográfica, durante a tomada da radiografia.

a)VVV b)VFV c)FFF d)FVF

35- Com relação à confecção de modelos de gesso , assinale a VERDADEIRA:

a) No preparo do gesso, primeiro coloca-se o gesso e depois a água.

b) Ao terminar o vazamento, deve-se levar molde/modelo ao umidificador somente após a cristalização do gesso.

c) O gesso deve ser depositado sobre o molde, inicialmente na porção posterior.

d) Todas as alternativas são falsas.

36- Sobre as técnicas de radiografia, assinale a alternativa CORRETA:

a) O Paralelismo é a técnica na qual o feixe de Raios X deve incidir perpendicularmente a bissetriz do ângulo formado entre o filme e o dente.

b) A Técnica Interproximal, também conhecida como técnica bite-wing, por utilizar um filme provido de uma asa de mordida. As Radiografias Interproximais ou Bite Wings permitem uma melhor observação das faces Mesial e Distal dos molares e pré-molares, e de suas cristas ósseas marginais. Auxilia no diagnóstico de cáries e adaptações cervicais de restaurações proximais.

c) A Técnica Oclusal é de fácil procedimento e baixa dose de radiação estando indicada para pacientes desde pequena faixa etária.

d) A Técnica Panorâmica geralmente é indicada como um exame complementar aos achados obtidos quando do emprego das técnicas periapicais. A Radiografia Panorâmica além de permitir uma melhor verificação dos tecidos ósseos das arcadas e da localização Vestibular/Palato, pode ser utilizada no estudo de fraturas dos maxilares, na pesquisa de sialolitos nos condutos de Wharton, nas mensurações ortodônticas para determinação e controle do tamanho dos maxilares e no estudo de fendas palatinas.Elas se prestam a detectar supranumerários, corpos estranhos, lesões císticas, etc..

37- O ambiente de trabalho, suas instalações e equipamentos associados ao tipo de atividade desenvolvida, no caso, o controle e prevenção de doenças, expõem o profissional de saúde a manifestações patológicas do tipo infectocontagiosa como:

(11)

a) hepatite, herpes e AIDS. b) HPV, herpes e AIDS.

c) Hidrargiria, AIDS e hepatite. d) Hepatite, herpes, AIDS, HPV e hidrargiria.

38- O mapa de risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, originados nos elementos do seu próprio processo (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços físicos) e na sua forma de organização (arranjo físico, ritmo e método, postura, jornada e turnos, treinamento etc.).

Assinale a alternativa CORRETA no tocante ao quadro de riscos:

a) GRUPO 2 – Biológicos; Cor Marrom; Fungos; vírus; parasitas; bactérias;

protozoários; insetos; etc.

b) GRUPO 3 – Ergonômicos; Cor Amarela; Posturas inadequadas; monotonia;

repetitividade; excessos no esforço; no ritmo e de horas extras; etc.

c) GRUPO 4 – Acidentes; Cor Azul; Arranjo físico; iluminação inadequada; instalações elétricas; máquinas e equipamentos inadequados e/ou sem proteção.

d) GRUPO 1 – Físicos; Cor Verde; Ruído; calor; frio; pressões anormais; umidade;

radiações ionizantes e não ionizantes;vibrações, etc.

39- O mercúrio empregado no amálgama dentário deve ser puro, certificado com o reconhecimento de uma instituição de renome internacional e com controle de qualidade. Sua principal via de entrada é:

a) A inalatória, pela alta volatilidade do metal, mesmo em temperatura ambiente.

b) A injetável, pela alta volatilidade do metal, mesmo em temperatura ambiente.

c) A inalatória, pela baixa volatilidade do metal, mesmo em temperatura ambiente.

d) A injetável, pela alta volatilidade do metal em temperaturas amenas.

40- A utilização da radiação na odontologia está relacionada à melhoria e/ou à manutenção da saúde do paciente. Sobre radiação, assinale a alternativa CORRETA:

a) As radiografias intra e extra-orais, embora de extrema importância no auxilio ao diagnóstico, têm sido excessivamente utilizadas, causando preocupação quanto aos riscos radiológicos e à qualidade desses exames.

b) Radiação é a energia transferida de um lugar para outro, sem transporte da matéria.

c) Os Raios X são raios eletromagnéticos semelhantes à luz, invisíveis e com energia suficiente para atravessar corpos opacos. Seu poder de penetração depende do comprimento da onda, da distância entre o foco que emite o raio e o objeto que o recebe e da densidade do objeto penetrado pelo raio.

d) Todas as alternativas estão corretas.

Referências

Documentos relacionados

Por outra parte, pode-se ainda constatar esforços do governo atual mediante a implantação do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e a continuidade do Financiamento

a) Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). c) Programa Universidade para Todos (Prouni) e

O processo seletivo simplificado de que trata a presente Chamada Pública visa selecionar, por meio de análise de títulos e entrevista, servidores públicos ativos de nível superior

Jairo José de Oliveira Andrade, Jéssica Zamboni Squiavon, Tiago Ortolan, Luana Bottoli Schemer, Katiussa Sulzbacher, Marcela.. Trevizan,

Para a consolidação dos problemas encontrados nas análises de prescrições e no acompanhamento dos pacientes, foi criada uma planilha de Excel de- nominada

a) Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). c) Programa Universidade para Todos (Prouni) e

Os elásticos que perderam menos força foram os da marca Uniden e os que degradaram mais foram os da 3M Unitek (Tabela 5.6) Todavia, os elásticos da Uniden registraram os

No caso do Brasil podemos citar ações afirmativas para dar apoio financeiro, tais como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Financiamento