• Nenhum resultado encontrado

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

FISCAL DE OBRAS

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

1- A realização do leilão do Campo de Libra, localizado na chamada Bacia de Santos, a cerca de 170 quilômetros do litoral do estado do Rio de Janeiro foi o primeiro dos campos do pré-sal a ser leiloado em 21 de Outubro de 2013. Sua área é de cerca de 1.500 quilômetros quadrados, sendo de acordo com o governo, a maior área para exploração de petróleo do mundo. Nesse leilão, prevaleceu o regime de partilha porque as empresas vencedoras repartem a produção com a União.

Disponível em <http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/, acesso em 02/12/2013

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correspondente ao consórcio das cinco empresas que arremataram o leilão.

A) Shell, Total, CNPC e CNOOC e BP.

B) Petrobras, Total, CNPC e CNOOC e BP.

C) Petrobras, Total, CNPC e CNOOC e Exxon Mobil.

D) Petrobras, Total, CNPC, CNOOC e Shell.

2-Em uma semana no Brasil, o Papa Francisco reuniu milhões de pessoas no Rio de Janeiro. Carismático, bebeu mate, abraçou fiéis, desceu do papamóvel, abençoou crianças, jovens e adultos com palavras de fé e coragem, mas também com discursos duros, contra a desigualdade social, pedindo mais amor aos pobres e mais respeito aos políticos e às instituições.

Disponível em <g1.globo.com - - - - - - , acesso em 03/12/2013.

A vinda do Papa Francisco ao Brasil de 22 a 29 de Julho de 2013 aconteceu devido a um encontro católico que reúne milhares ou mesmo milhões de jovens, conhecido como:

a) Jornada Mundial da Juventude Cristã.

b) Jornada Mundial da Juventude Carismática.

c) Jornada Mundial da Juventude.

d) Jornada Mundial Católica.

3-A visita da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil, em fevereiro de 2013, para a divulgação de um documentário com sua participação causou uma série de manifestações e debates nos locais pelos quais ela passou.

Disponível em<http://vestibular.brasilescola.com/atualidades/yoani-sanchez-no-brasil-liberdade-expressao.htm, acesso em 03/12/2013.

Criadora do blog Generación Y, Yoani causa polêmica com seus posicionamentos críticos:

a) à falta de liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos na América Latina.

b) à falta de liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos No Brasil.

c) à falta de liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos na Coréia do Norte.

d) à falta de liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos em Cuba.

4- O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades do Brasil.

Disponível em <http://noticias.terra.com.br/educacao/enem/enem-2013

(2)

2 Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, através de bolsas integrais e parciais por meio do:

a) Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

b) Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do SPAECE.

c) Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

d) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

5- A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) no Ceará reduziu 82,33% quando comparados os índices de 1980 e 2010. A média de bebês que morrem antes do primeiro ano de vida saiu de 111,5 para cada mil nascidos vivos para 19,7. Um decréscimo que classifica o Ceará como o segundo estado do Brasil em que essa redução foi mais acentuada.

Segundo dados da ONU, duas cidades do Ceará se destacaram na redução da mortalidade infantil.

Assinale a alternativa CORRETA em relação a essas cidades.

a) As cidades com menores índices de mortalidade infantil são Quixadá, na Região do Sertão Central do Ceará, com queda de 18,9 para 14,5 entre 2009 e 2011 e Eusébio, na Grande Fortaleza, com queda de 15,5 pra 9,1, atualmente a menor taxa municipal de mortalidade do Ceará.

b) As cidades com menores índices de mortalidade infantil são Quixeramobim, na Região do Sertão Central do Ceará, com queda de 18,9 para 14,5 entre 2009 e 2010 e Eusébio, na Grande Fortaleza, com queda de 15,5 pra 9,1, atualmente a menor taxa municipal de mortalidade do Ceará.

c) As cidades com menores índices de mortalidade infantil são Sobral, na Região Norte do Ceará, com queda de 18,9 para 14,5 entre 2009 e 2012 e Eusébio, na Grande Fortaleza, com queda de 15,5 pra 9,1, atualmente a menor taxa municipal de mortalidade do Ceará.

d) As cidades com menores índices de mortalidade infantil são Juazeiro do Norte, na Região Norte do Ceará, com queda de 18,9 para 14,5 entre 2009 e 2010 e Eusébio, na Grande Fortaleza, com queda de 15,5 pra 9,1, atualmente a menor taxa municipal de mortalidade do Ceará.

Leia

O Coveiro

Millôr Fernandes

Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouviu um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só pouco depois da meia-noite é que vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima, perguntou o que havia: O que é que há?

O coveiro então gritou desesperado: Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio

(3)

3 terrível! Mas, coitado! - condoeu-se o bêbado - Tem toda razão de estar com frio.

Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho! E, pegando a pá, encheu-a e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.

6-Essa historia é contada por um narrador que:

a)É o personagem principal.

b)É o personagem secundário.

c)Observa os fatos narrados.

d)Interage com os leitores.

7-

O texto caracteriza-se como um texto narrativo. Assinale a alternativa correspondente às principais características de uma narração.

a)É predominantemente figurativo, dinâmico, segue ordem cronológica, pode ser narrado em primeira ou terceira pessoa.

b)É predominantemente figurativo, dinâmico, não segue necessariamente ordem cronológica, pode ser narrado em primeira ou terceira pessoa.

c)É predominantemente figurativo, dinâmico, segue ordem cronológica, pode ser narrado em primeira ou segunda pessoa.

d)É predominantemente figurativo, dinâmico, segue ordem cronológica, pode ser narrado em segunda ou terceira pessoa.

8- A ideia central do texto é:

a)Não é certo beber no cemitério.

b)A profissão de coveiro é muito arriscada.

c)Nos momentos graves é preciso verificar muito bem para quem se apela.

d)A importância da solidariedade.

9- A e e “B e g e, e e , ã e v humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares ” A palavra em destaque tem o significado de:

a)Silencio absoluto.

b)Gritar, cantar (falando das rãs e dos sapos).

c)Barulho do vento entre as plantas.

d)Barulho encontrado exclusivamente em cemitérios.

10- Tradicionalmente, a gramática classifica as frases em quatro tipos. De acordo com a afirmativa, associe a primeira coluna com a segunda:

( 1) Interrogativa ( )Está chovendo! Vamos correr!

(2) Declarativa ( ) Choveu ontem à noite?

( 3) Exclamativa ( ) Leve um guarda-chuva.

( 4 ) Imperativa ( ) Choveu durante toda a noite.

A sequência correta das opções é:

a) 2,4,1,3 b) 2, 1, 4, 3 c) 3, 1, 4, 2 d) 3,1,2,4

(4)

4 11- Derivação é o processo pelo qual se obtém uma palavra nova, chamada derivada, a partir de outra já existente, chamada primitiva. Relacione as colunas quanto ao processo de formação das palavras e assinale a opção que corresponde a sequencia CORRETA:

P. Primitiva D. Derivada ( ) Pedra

( ) Casa ( ) Padaria ( ) Floricultura

a)P,P,D,D. b) P,P,P,D. c) P,D,P,D. d) P,P, D, P

12- Observe a ortografia das palavras abaixo, em seguida assinale a alternativa onde todas as palavras estão escritas de forma CORRETA:

a)Gorjeta, inchar, manjedoura, xuxu.

b)Gorgeta, inxar, manjedoura, chuchu.

c)Gorjeta, inchar, manjedoura e xuxu.

d)Gorjeta, inchar, manjedoura e chuchu.

13- Sabendo que a aresta da base de um prisma triangular regular mede 4 cm e sua e e 10√3 , q v e e e ?

a)250 cm² b)120 cm² c)90√3 ² d)32,3 cm²

14- A classificação final para um determinado curso é a média ponderada das provas de capacidade geral, com peso 3; e das provas capacidade específicas, com peso 2. Nessas condições, qual é a classificação final de um aluno que obteve 162 pontos na prova de capacidade geral e 147 pontos na prova de capacidade específica?

a)100 pontos b)136 pontos c)97 pontos d)156 pontos

(5)

5 15-A circunferência da figura seguinte tem raio desconhecido. Sobre a circunferência marca-se uma corda AB de 8 cm de cumprimento. Sendo M o pé da perpendicular baixada do centro sobre a corda AB e O o centro da circunferencia, verifica-se que o seguimento OM mede 2 cm. Com esses dados, qual o valor do raio da circunferencia?

a)10 cm b)8 cm

c)2√5 d)3√3

16-Fabiana estava fazendo uma viagem para uma determinada cidade que ficava, no mapa, a 25 cm de distancia da capital de Fortaleza. Sabendo que a escala do mapa era de 5 para 2.500.000, qual a distancia real, em km, que Fabiana terá que percorrer?

a)100 b)125 c)150 d)250

(6)

6 17- Em um viveiro há várias araras.

N 60% das araras são azuis,

N 40% das araras são vermelhas,

N 40% das araras azuis têm bico branco,

N 30% das araras vermelhas têm bico branco.

Que porcentagem das araras do viveiro tem bico branco?

a) 20%

b) 36%

c) 50%

d) 40%

18- Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função. Classificam-se como de entrada, de saída, de processamento, de entrada e saída, de armazenamento e externos.

Classificam-se como periféricos de entrada apenas:

a) pen drive, disco rígido e cartão de memória.

b) monitor touchscreen, drive de DVD e modem.

c) monitor, impressora e cartão de memória.

d) teclado, mouse e scanner.

19- O PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo desenvolvido para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.

Sobre o formato de arquivo PDF, pode-se AFIRMAR que:

a) Este formato de documento pode abrir um documento já criado.

b) Este formato de documento pode ser aberto em todo o lugar, porém ele não pode ser alterado.

c) Este formato de documento pode ser usado para criar um novo documento, porém deve ser salvo em formato xlxs.

d) Este formato de documento pode ser usado para imprimir um trabalho quando houver uma impressora disponível.

(7)

7 20- Analise a imagem abaixo que ilustra parte da tela do Windows Explorer do Windows 7, em sua configuração padrão de instalação, com regiões numeradas de 1 a 4.

De acordo com a imagem, a sequencia correta que associa o número ao componente correspondente é:

a) 1- Caixa de Pesquisa; 2- Barra de Endereços; 3- Barra de Ferramentas; 4- Painel de Detalhes.

b) 1- Painel de Navegação; 2- Caixa de Pesquisa; 3- Barra de Endereços; 4- Painel de Detalhes.

c) 1- Barra de Endereços; 2- Caixa de Pesquisa; 3- Barra de Ferramentas; 4- Painel de Navegação.

d) 1- Barra de Endereços; 2- Barra de Ferramentas; 3- Painel de Detalhes; 4- Painel de Navegação.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21- “A ge , ge e e e v e e , -se, em proveito próprio, de recursos financeiros da entidade, que lhe foram confiados em zã g , , , e e g Tú ” Com referência à situação hipotética acima, julgue os próximos itens em V para VERDADEIRO e F para FALSO.

( ) Argemiro é o sujeito ativo do crime cometido.

( ) O fato praticado por Argemiro configura o delito de peculato-furto.

(8)

8 ( ) O sujeito passivo do crime narrado é Túlio, pois este apenas auxiliou a ação de Argemiro, sem deter o domínio do fato.

Assinale a alternativa VERDADEIRA:

a)V,V,F b) V,V,V c) F,V,V d) F,V,F

22- A concepção de obras civis contempla projetos diversos como arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico. A respeito das exigências que devem ser observadas em cada um desses projetos, julgue os seguintes itens.

I- Quaisquer dos itinerários que comuniquem horizontal e verticalmente todas as dependências e serviços do edifício, entre si e com o exterior, deverão ser acessíveis às pessoas portadoras de necessidades especiais.

II - Nas fundações constituídas de blocos, deve-se verificar a total ausência de esforços de tração, pois esse tipo de fundação não suporta qualquer esforço de tração.

III- Tratando-se de fundações convencionais, a carga de trabalho deve ser inferior ou igual à capacidade de suporte do solo.

Marque a alternativa CORRETA

a) Apenas I está correto b)Apenas II está correto c) Apenas III está correto d) I, II, III estão incorretos

23- A execução de obra civil pelo poder público é uma atividade complexa que envolve não apenas a construção propriamente dita da obra, mas também atividades de acompanhamento e fiscalização. Julgue os itens subsequentes relacionados a esse assunto.

I - O processo de acompanhamento e controle de uma obra resume-se a verificar se os prazos reais de execução de cada etapa e os recursos consumidos em cada uma delas estão em conformidade com o cronograma físico-financeiro estabelecido para a obra.

II- As quantidades de materiais que entram na obra são controladas pelas respectivas notas fiscais quando da entrega desses materiais no almoxarifado.

III- Para emissão de nota fiscal e respectivo pagamento, é imprescindível a medição dos serviços executados que será realizada pela fiscalização, na presença do representante da empresa contratada, e consistirá no levantamento das quantidades executadas e concluídas de cada serviço.

Estão CORRETOS:

a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) II e III 24- A fiscalização e o controle de obras envolve, entre outras atividades, a realização de vistorias. O laudo é o resultado dessa vistoria e consiste de parecer emitido por técnico ou perito. A respeito dos requisitos e exigências que devem ser observados na elaboração do laudo, julgue os itens que se seguem.

I - O laudo deve conter um resumo indicando os seus objetivos, um breve histórico dos fatos, acontecimentos, incidentes etc., que resultaram na necessidade do parecer.

II- O parecer deve conter, obrigatoriamente, as avaliações realizadas relatando as observações de detalhes, experiências, pesquisas, medições e outras operações

(9)

9 realizadas, mencionando os meios, os métodos e critérios utilizados, com justificativa da escolha e as respectivas fontes de informações.

a)I está errado b)II está errado c) apenas I está correto d) I e II estão corretos

25- Os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário são componentes importantes da infra-estrutura urbana e têm impacto direto sobre a saúde pública.

Levando em consideração a concepção, o funcionamento e as características próprias de cada um desses sistemas, julgue os itens em V para VERDADEIRO e F para FALSO:

( ) A escolha do sistema de tratamento de esgoto é função das condições estabelecidas para a qualidade da água dos corpos receptores.

( ) A quantidade total de esgoto a ser tratado em um sistema depende unicamente da população local a ser atendida durante um período de 20 a 30 anos.

( ) No sistema de abastecimento de água potável, a adoção de caixa de água ou reservatório em cada residência ou prédio contribui para garantir a boa qualidade da água.

a)V,F,F b)V,F,V c)V,V,F d)F,F,F

26- Para o desenvolvimento de qualquer projeto de fundações, são necessários alguns elementos básicos que são:

a) Topografia da área; Dados da estrutura a construir; Dados sobre construções vizinhas.

b) Topografia de toda a região circunvizinha; Dados sobre construções antigas do local onde se pretende construir.

c) Dados da estrutura a construir; Dados sobre construções antigas do local onde se pretende construir.

d) Dados sobre construções vizinhas.

27- A conclusão de obra pública é um evento que depende de uma série de etapas que se iniciam muito antes da licitação propriamente dita e que são passos fundamentais para o sucesso do empreendimento. O cumprimento ordenado dessas etapas leva à obtenção de um conjunto de informações precisas que refletirão em menor risco de prejuízos à Administração.

Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA no tocante à sequência de ações desde a idealização da obra até o seu final.

a) Projeto básico, Projeto executivo, Recursos orçamentários e Edital de licitação.

b) Fase preliminar à licitação, fase interna da licitação, fase externa da licitação, fase contratual, fase posterior à contratação.

c) Programa de necessidades, Escolha do terreno, Estudo de viabilidade, Anteprojeto.

d) Celebração do contrato, Execução da obra, Fiscalização da obra, Recebimento da obra.

28- Considera-se poder de polícia a atividade da Administração Pública que:

a) limita ou disciplina direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

(10)

10 b) limita ou disciplina direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse particular concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

c) tem autonomia para desapropriar qualquer bem imóvel de acordo com o interesse de empresários do município.

d) tem autonomia para prender feirantes que estejam vendendo irregularmente.

29- Faça a correlação:

I- Ato Administrativo Discricionário II- Ato Administrativo Vinculado ( ) são aqueles para os quais a lei estabelece os requisitos e condições de sua realização.

( ) são os que a Administração pode praticar com liberdade de escolha de seu conteúdo, de seu destinatário, de sua conveniência, de sua oportunidade e de seu modo de realização

( ) são aqueles que tem o procedimento quase que plenamente delineados em lei.

A sequência CORRETA é:

a)I,I, II b) II, I, II c) II, II, I d) I, II, I

30- Em relação ao uso dos bens públicos, podemos AFIRMAR que autorização é:

a) ato administrativo discricionário, unilateral e precário, porém, se concedida com prazo certo, confere ao ato certo grau de estabilidade, gerando para o particular o direito de ser indenizado, caso a Administração tenha que revogá-la antes de seu termo.

b) ato administrativo discricionário, unilateral e precário, e será, necessariamente, precedida de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas em lei.

c) ato administrativo vinculado, bilateral e precário, porém, se concedida com prazo certo, confere ao ato certo grau de estabilidade, gerando para o particular o direito de ser indenizado, caso a Administração tenha que revogá-la antes de seu termo.

d) é contrato administrativo e vincula o concessionário ao uso do bem para fins de urbanização, industrialização, edificação, cultivo da terra ou outro fim social.

31- A fiscalização precisa opinar sobre o tipo de fundações a ser considerado na edificação. Para isso, tomará por base exemplos de fundações superficiais para o orçamento. Como fundações superficiais, encontramos:

a) Estaca Pré-moldada; Estaca tipo Frannki, Tubulão; Estaca Escavada.

b) Bloco; Sapata; Viga de Fundação; Radier.

c) Estaca tipo Franki; Sapata; Viga de Fundação; Radier.

d) Bloco; Sapata; Estaca Pré-moldada; Sapata Corrida.

32- Ao preparamos a base do substrato (alvenaria de tijolo), utilizamos um Chapisco que serve:

a) como uma camada de ancoragem para o revestimento, provocando um grande aumento na superfície de contato substrato/argamassa.

b) como uma camada de ancoragem para o assentamento das cerâmicas.

c) para regularizar a camada impermeabilizadora do reboco.

d) como interface entre o emboço e o reboco.

(11)

11 33- A tubulação vertical que recebe efluentes de subcoletores, ramais de esgoto e ramais de descarga é denominada:

a) Tubo de queda.

b) Coletor predial.

c) Ramal de esgoto.

d) Coluna de ventilação.

34- É função da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas:

a) Estabelecer as exigências e recomendações relativas ao projeto, execução, ensaio e manutenção dos sistemas prediais de esgoto sanitário, para atenderem às exigências mínimas quanto à higiene, segurança e conforto dos usuários, tendo em vista a qualidade destes sistemas.

b) Fiscalizar as obras com fins a detectar irregularidades e aplicar multas.

c) Fiscalizar as empresas construtoras e operários afim de detectar irregularidades.

d)Processar as multas oriundas da irregularidades de construções.

35- São métodos usuais utilizados para estabilização de taludes, EXCETO:

a) Revestimento do talude. b) Aumento da inclinação do talude.

c) Utilização de bermas. d) Emprego de materiais estabilizantes.

36- No preparo de um concreto ou argamassa, deve-se levar em conta a umidade dos agregados, principalmente no caso das areias. A determinação da umidade pode ser feita pelos métodos, EXCETO:

a) Secagem por aquecimento ao fogo. b) Speedy Moisture Tesher.

c) Secagem em estufa. d) Frasco de Poisson.

37- Em um canteiro de obras, o local ideal para o armazenamento de materiais volumosos ou de uso corrente é a/o:

a) portaria. b) escritório. c) área de circulação. d) almoxarifado.

38-A relação, em um desenho, entre as dimensões de uma peça e as dimensões de sua representação é chamada de:

a) planta. b) medidas. c) escala. d) metragem.

39- A fossa séptica deve ser construída a uma distância mínima da fonte de captação de:

a) 6 metros. b) 8metros. c) 10 metros. d) 30 Metros.

40- Para manusear com eletricidade, o profissional deve usar botas e capacete feitos de:

a) borracha. b) ferro. c) pelica. d) lona.

Referências

Documentos relacionados

Os elásticos que perderam menos força foram os da marca Uniden e os que degradaram mais foram os da 3M Unitek (Tabela 5.6) Todavia, os elásticos da Uniden registraram os

a) Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). c) Programa Universidade para Todos (Prouni) e

a) Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). c) Programa Universidade para Todos (Prouni) e

O processo seletivo simplificado de que trata a presente Chamada Pública visa selecionar, por meio de análise de títulos e entrevista, servidores públicos ativos de nível superior

Jairo José de Oliveira Andrade, Jéssica Zamboni Squiavon, Tiago Ortolan, Luana Bottoli Schemer, Katiussa Sulzbacher, Marcela.. Trevizan,

Para a consolidação dos problemas encontrados nas análises de prescrições e no acompanhamento dos pacientes, foi criada uma planilha de Excel de- nominada

Por outra parte, pode-se ainda constatar esforços do governo atual mediante a implantação do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e a continuidade do Financiamento

No caso do Brasil podemos citar ações afirmativas para dar apoio financeiro, tais como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Financiamento