• Nenhum resultado encontrado

AUXILIAR DE ALMOXARIFADO FARMACÊUTICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "AUXILIAR DE ALMOXARIFADO FARMACÊUTICO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

AUXILIAR DE ALMOXARIFADO FARMACÊUTICO

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

1- A realização do leilão do Campo de Libra, localizado na chamada Bacia de Santos, a cerca de 170 quilômetros do litoral do estado do Rio de Janeiro foi o primeiro dos campos do pré-sal a ser leiloado em 21 de Outubro de 2013. Sua área é de cerca de 1.500 quilômetros quadrados, sendo de acordo com o governo, a maior área para exploração de petróleo do mundo. Nesse leilão, prevaleceu o regime de partilha porque as empresas vencedoras repartem a produção com a União.

Disponível em <http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/, acesso em 02/12/2013

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correspondente ao consórcio das cinco empresas que arremataram o leilão.

a) Shell, Total, CNPC e CNOOC e BP.

b) Petrobras, Total, CNPC e CNOOC e BP.

c) Petrobras, Total, CNPC e CNOOC e Exxon Mobil.

d) Petrobras, Total, CNPC, CNOOC e Shell.

2-Em uma semana no Brasil, o Papa Francisco reuniu milhões de pessoas no Rio de Janeiro. Carismático, bebeu mate, abraçou fiéis, desceu do papamóvel, abençoou crianças, jovens e adultos com palavras de fé e coragem, mas também com discursos duros, contra a desigualdade social, pedindo mais amor aos pobres e mais respeito aos políticos e às instituições.

- - - - - - , acesso em 03/12/2013.

A vinda do Papa Francisco ao Brasil de 22 a 29 de Julho de 2013 aconteceu devido a um encontro católico que reúne milhares ou mesmo milhões de jovens, conhecido como:

a) Jornada Mundial da Juventude Cristã.

b) Jornada Mundial da Juventude Carismática.

c) Jornada Mundial da Juventude.

d) Jornada Mundial Católica.

3-A visita da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil, em fevereiro de 2013, para a divulgação de um documentário com sua participação causou uma série de manifestações e debates nos locais pelos quais ela passou.

Disponível em<http://vestibular.brasilescola.com/atualidades/yoani-sanchez-no-brasil-liberdade-expressao.htm, acesso em 03/12/2013.

Criadora do blog Generación Y, Yoani causa polêmica com seus posicionamentos críticos:

a) à falta de liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos na América Latina.

b) à falta de liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos No Brasil.

c) à falta de liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos na Coréia do Norte.

d) à falta de liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos em Cuba.

4- O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades do Brasil.

Disponível em <http://noticias.terra.com.br/educacao/enem/enem-2013

(2)

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, através de bolsas integrais e parciais por meio do:

a) Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

b) Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do SPAECE.

c) Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

d) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

5- A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) no Ceará reduziu 82,33% quando comparados os índices de 1980 e 2010. A média de bebês que morrem antes do primeiro ano de vida saiu de 111,5 para cada mil nascidos vivos para 19,7. Um decréscimo que classifica o Ceará como o segundo estado do Brasil em que essa redução foi mais acentuada.

Segundo dados da ONU, duas cidades do Ceará se destacaram na redução da mortalidade infantil.

Assinale a alternativa CORRETA em relação a essas cidades.

a) As cidades com menores índices de mortalidade infantil são Quixadá, na Região do Sertão Central do Ceará, com queda de 18,9 para 14,5 entre 2009 e 2011 e Eusébio, na Grande Fortaleza, com queda de 15,5 pra 9,1, atualmente a menor taxa municipal de mortalidade do Ceará.

b) As cidades com menores índices de mortalidade infantil são Quixeramobim, na Região do Sertão Central do Ceará, com queda de 18,9 para 14,5 entre 2009 e 2010 e Eusébio, na Grande Fortaleza, com queda de 15,5 pra 9,1, atualmente a menor taxa municipal de mortalidade do Ceará.

c) As cidades com menores índices de mortalidade infantil são Sobral, na Região Norte do Ceará, com queda de 18,9 para 14,5 entre 2009 e 2012 e Eusébio, na Grande Fortaleza, com queda de 15,5 pra 9,1, atualmente a menor taxa municipal de mortalidade do Ceará.

d) As cidades com menores índices de mortalidade infantil são Juazeiro do Norte, na Região Norte do Ceará, com queda de 18,9 para 14,5 entre 2009 e 2010 e Eusébio, na Grande Fortaleza, com queda de 15,5 pra 9,1, atualmente a menor taxa municipal de mortalidade do Ceará.

Leia

O Coveiro

Millôr Fernandes

Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouviu um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só pouco depois da meia-noite é que vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima, perguntou o que havia: O que é que há?

O coveiro então gritou desesperado: Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio

(3)

terrível! Mas, coitado! - condoeu-se o bêbado - Tem toda razão de estar com frio.

Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho! E, pegando a pá, encheu-a e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.

6-Essa historia é contada por um narrador que:

a)É o personagem principal. b)É o personagem secundário.

c)Observa os fatos narrados. d)Interage com os leitores.

7-O texto caracteriza-se como um texto narrativo. Assinale a alternativa correspondente às principais características de uma narração.

a)É predominantemente figurativo, dinâmico, segue ordem cronológica, pode ser narrado em primeira ou terceira pessoa.

b)É predominantemente figurativo, dinâmico, não segue necessariamente ordem cronológica, pode ser narrado em primeira ou terceira pessoa.

c)É predominantemente figurativo, dinâmico, segue ordem cronológica, pode ser narrado em primeira ou segunda pessoa.

d)É predominantemente figurativo, dinâmico, segue ordem cronológica, pode ser narrado em segunda ou terceira pessoa.

8- A ideia central do texto é:

a)Não é certo beber no cemitério.

b)A profissão de coveiro é muito arriscada.

c)Nos momentos graves é preciso verificar muito bem para quem se apela.

d)A importância da solidariedade.

9- A “B , , ã humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares ” A palavra em destaque tem o significado de:

a)Silencio absoluto.

b)Gritar, cantar (falando das rãs e dos sapos).

c)Barulho do vento entre as plantas.

d)Barulho encontrado exclusivamente em cemitérios.

10- Tradicionalmente, a gramática classifica as frases em quatro tipos. De acordo com a afirmativa, associe a primeira coluna com a segunda:

( 1) Interrogativa ( )Está chovendo! Vamos correr!

(2) Declarativa ( ) Choveu ontem à noite?

( 3) Exclamativa ( ) Leve um guarda-chuva.

( 4 ) Imperativa ( ) Choveu durante toda a noite.

A sequência correta das opções é:

a) 2,4,1,3 b) 2, 1, 4, 3 c) 3, 1, 4, 2 d) 3,1,2,4

11- Derivação é o processo pelo qual se obtém uma palavra nova, chamada derivada, a partir de outra já existente, chamada primitiva. Relacione as colunas quanto ao processo de formação das palavras e assinale a opção que corresponde a sequencia CORRETA:

(4)

P. Primitiva D. Derivada ( ) Pedra

( ) Casa ( ) Padaria ( ) Floricultura

a)P,P,D,D. b) P,P,P,D. c) P,D,P,D. d) P,P, D, P

12- Observe a ortografia das palavras abaixo, em seguida assinale a alternativa onde todas as palavras estão escritas de forma CORRETA:

a)Gorjeta, inchar, manjedoura, xuxu. b)Gorgeta, inxar, manjedoura, chuchu.

c)Gorjeta, inchar, manjedoura e xuxu. d)Gorjeta, inchar, manjedoura e chuchu.

13- Sabendo que a aresta da base de um prisma triangular regular mede 4 cm e sua 0√3 , q ?

a)250 cm² b)120 cm² c)90√3 ² d)32,3 cm²

14- A classificação final para um determinado curso é a média ponderada das provas de capacidade geral, com peso 3; e das provas capacidade específicas, com peso 2. Nessas condições, qual é a classificação final de um aluno que obteve 162 pontos na prova de capacidade geral e 147 pontos na prova de capacidade específica?

a)100 pontos b)136 pontos c)97 pontos d)156 pontos

(5)

15-A circunferência da figura seguinte tem raio desconhecido. Sobre a circunferência marca-se uma corda AB de 8 cm de cumprimento. Sendo M o pé da perpendicular baixada do centro sobre a corda AB e O o centro da circunferencia, verifica-se que o seguimento OM mede 2 cm. Com esses dados, qual o valor do raio da circunferencia?

a)10 cm b)8 cm

c)2√5 d)3√3

16-Fabiana estava fazendo uma viagem para uma determinada cidade que ficava, no mapa, a 25 cm de distancia da capital de Fortaleza. Sabendo que a escala do mapa era de 5 para 2.500.000, qual a distancia real, em km, que Fabiana terá que percorrer?

a)100 b)125 c)150 d)250

(6)

17- Em um viveiro há várias araras.

N 60% das araras são azuis,

N 40% das araras são vermelhas,

N 40% das araras azuis têm bico branco,

N 30% das araras vermelhas têm bico branco.

Que porcentagem das araras do viveiro tem bico branco?

a) 20%

b) 36%

c) 50%

d) 40%

18- Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função. Classificam-se como de entrada, de saída, de processamento, de entrada e saída, de armazenamento e externos.

Classificam-se como periféricos de entrada apenas:

a) pen drive, disco rígido e cartão de memória.

b) monitor touchscreen, drive de DVD e modem.

c) monitor, impressora e cartão de memória.

d) teclado, mouse e scanner.

19- O PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo desenvolvido para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.

Sobre o formato de arquivo PDF, pode-se AFIRMAR que:

a) Este formato de documento pode abrir um documento já criado.

b) Este formato de documento pode ser aberto em todo o lugar, porém ele não pode ser alterado.

c) Este formato de documento pode ser usado para criar um novo documento, porém deve ser salvo em formato xlxs.

d) Este formato de documento pode ser usado para imprimir um trabalho quando houver uma impressora disponível.

(7)

20- Analise a imagem abaixo que ilustra parte da tela do Windows Explorer do Windows 7, em sua configuração padrão de instalação, com regiões numeradas de 1 a 4.

De acordo com a imagem, a seqüência correta que associa o número ao componente correspondente é:

a) 1- Caixa de Pesquisa; 2- Barra de Endereços; 3- Barra de Ferramentas; 4- Painel de Detalhes.

b) 1- Painel de Navegação; 2- Caixa de Pesquisa; 3- Barra de Endereços; 4- Painel de Detalhes.

c) 1- Barra de Endereços; 2- Caixa de Pesquisa; 3- Barra de Ferramentas; 4- Painel de Navegação.

d) 1- Barra de Endereços; 2- Barra de Ferramentas; 3- Painel de Detalhes; 4- Painel de Navegação.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21- Medicamentos fotossensíveis são aqueles que podem ser degradados quando em contato com:

a) embalagem plástica b) luz c) metais d) embalagem de vidro

(8)

22- Em relação ao controle de estoque de medicamentos, a saída de medicamentos do estoque deve ser programada considerando os seguintes fatores:

a) Tipo de embalagem e forma farmacêutica.

b) Temperatura de conservação e sensibilidade à luz.

c) Tipo de embalagem e conservantes.

d) Prazo de validade e data de aquisição.

23- Sobre a CAF (Central de Abastecimento de Medicamentos), é INCORRETO afirmar:

a) Realiza lançamentos de entrada por meio de sistema informatizado.

b) Conserva medicamentos em condições seguras.

c) Produz medicamentos controlados.

d) Realiza levantamentos periódicos dos estoques.

24- A correlação INCORRETA entre os exemplos de equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC) está em:

a) EPC- óculos de proteção b) EPI- luvas de látex c) EPC- extintor de incêndio d) EPI- máscaras faciais

25- O Código de Ética da Profissão Farmacêutica é elaborado pelo:

a) Conselho Federal de Farmácia b) Poder Judiciário c) Sindicato dos Farmacêuticos d) Poder Executivo 26- Assinale a alternativa CORRETA com relação ao almoxarifado.

a) Prever o produto e qual a quantidade dele que os clientes deverão utilizar é assunto crítico para toda a diretoria da empresa.

b) O almoxarifado deve ser um lugar arejado, com boa ventilação.

c)Os custos de manutenção incluem componentes como: custos de armazenagem, seguro, gasolina, carro, pessoal, capital de giro, deterioração e obsolescência e custo de oportunidade de empregar dinheiro em estoque.

d) A contagem, conferência ou inventário dos materiais existentes no almoxarifado deve ser feita apenas uma vez por ano.

27- Assinale a alternativa na qual TODAS as atividades citadas são executadas em um almoxarifado.

a) Recebimento – estocagem – armazenagem – conservação – controle de estoque – conferência – previsão de estoque – inventário – manutenção.

b) Recebimento – estocagem – armazenagem – demanda – pedido – compra – orçamento – fabricação.

c) Recebimento – armazenagem – estocagem – demanda – pedido – transporte – manutenção– montagem – reforma.

d) Recebimento – conservação – controle de estoque – conferência – estocagem – entrega – armazenagem de produtos no chão.

(9)

28- Um depósito central, ao promover a análise do saldo versus consumo, detecta a necessidade de suprir dois ou mais depósitos estratégicos a ele ligados. Torna-se, então, necessária a adequação desses estoques estratégicos e, para tal, é utilizado um documento que regulamenta essa distribuição. Indique a alternativa que se refere a esse documento:

a) Requisição de Material. b) Termo de Transferência.

c) Ordem de Compra. d) Nota Fiscal Fatura.

29- Em um despacho de uma solicitação foi escrito a palavra DEFIRO, isso significa que:

a) a decisão foi adiada para outra oportunidade.

b) a autoridade precisa colher mais informações.

c) o caso deve ser encaminhado para outro setor.

d) a solicitação feita pelo requerente foi atendida.

30- O planejamento de armazenagem deve visar ao aproveitamento das oportunidades de redução de custos e eliminação de esforços, proporcionando soluções mais adequadas ao fluxo de materiais e ao armazém, sendo a estocagem:

a) de curta e/ou longa duração. b) de baixa e/ou alta periculosidade.

c) de produtiva e/ou proposital estocagem. d) de contínua e/ou estática duração.

31- Sobre controle de estoque, podemos AFIRMAR:

a) É o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos da empresa.

b) É o procedimento adotado para registrar e fiscalizar a documentação dos produtos da empresa.

c) É o procedimento adotado para gerenciar a entrada de mercadorias e produtos da empresa.

d)É o procedimento adotado gerenciar a saída de mercadorias e produtos da empresa.

32- Sobre PLANEJAMENTO no almoxarifado, podemos AFIRMAR:

a) É um dos principais instrumentos para o estabelecimento de uma política de estocagem eficiente.

b) Visa atender a área de produção que prefere trabalhar com uma maior margem de segurança de estoque.

c) Visa atender o setor de vendas que deseja um estoque elevado para atender melhor o cliente.

d) Todas alternativas estão corretas.

33- Almoxarifado é:

a) Local para guardar peças e acessórios.

b) Local para guardar os produtos que não têm utilidade para a empresa.

c) Local para guardar e conservar materiais, adequado à sua natureza, de uma determinada empresa.

d) Local para estocar materiais que se tornaram desnecessários.

34- NÃO caracteriza uma atividade do almoxarife:

a) Distribuição de materiais. b) Estocagem de materiais.

c) Compra de produtos. d) Recebimento de produtos.

(10)

35- O que é ESTOQUE?

a) É capital imobilizado e que, quanto mais rápido o material armazenado for transformado em produto acabado e vendido, maior é o giro do capital.

b) É capital mobilizado e que, quanto mais rápido o material armazenado for transformado em produto acabado e vendido, maior é o giro do capital.

c) É capital imobilizado e que, quanto mais rápido o material armazenado for transformado em produto acabado e vendido, menor é o giro do capital.

d) É capital mobilizado e que, quanto mais rápido o material armazenado for transformado em produto acabado e vendido, menor é o giro do capital.

36- No tocante a avaliação do estoque, assinale a alternativa que corresponde à sigla IRE:

a) Índice de Relação entre Estoques. b)Índice de Rotação de Estoque.

c) Informativo de Recebimento de Estoque. d) Informativo de Reciclagem de Estoque.

37- Apesar de os transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos serem os principais ingredientes que contribuem para a disponibilidade e a condição física de bens e serviços, há uma série de atividades adicionais que servem de apoio a essas primárias. São elas:

a) Armazenagem, Embalagem, Programação do produto e Manutenção da informação.

b) Embalagem, Programação do produto, Manuseio de materiais e Manutenção da informação.

c) Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Obtenção, Programação do produto e Manutenção da informação.

d) Programação do produto, Manuseio de materiais, Embalagem e Armazenagem.

38- A Tecnologia de Manuseio prende-se à eficácia e à eficiência da tecnologia adotada para o manuseio de materiais. Seus componentes são:

a) continuidade de movimento e economia de escala na movimentação.

b) Eficiência e eficácia.

c) Planejamento e administração.

d) Planejamento e eficácia.

39- Relacionar-se bem com os colegas de trabalho é necessário por que:

a) No trabalho, estas relações são necessárias, pois toda empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, tem como principio de funcionamento o trabalho individual, pois a maioria das tarefas é realizada por pessoas mais eficientes. Na empresa, cada um tem sua função.

b) Todos os setores da vida exigem trabalho em grupo, o homem já não pode trabalhar sozinho. A divisão do trabalho cada vez maior torna o dia a dia da empresa mais dependente do grupo, e dos indivíduos que o compõe.

c) Pesquisas apontam que um dos problemas para a falta de produtividade no trabalho muitas vezes está relacionado à insatisfação do trabalhador com o ambiente de trabalho e às vezes também com as pessoas que ali estão. Por isso, o melhor é a divisão de tarefas onde ninguém dá palpite no trabalho do outro.

d) O objetivo de cada indivíduo é o bem-estar, já o da empresa é a eficiência, e isso acaba gerando conflitos, portanto, a função dela é estabelecer um equilíbrio entre a produtividade e a satisfação dos trabalhadores, departamentalizando as funções e evitando contatos entre os funcionários.

(11)

40- Nas boas relações de trabalhos, há a predominância de algumas frases. Assinale a alternativa ERRADA:

a) "ADMITO QUE O ERRO FOI MEU"

b) "VOCÊ FEZ UM BOM TRABALHO"

c) "QUAL A SUA OPINIÃO"

d) "MEU COLEGA ME FEZ ERRAR”

Referências

Documentos relacionados

a) Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). c) Programa Universidade para Todos (Prouni) e

a) Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). c) Programa Universidade para Todos (Prouni) e

Os elásticos que perderam menos força foram os da marca Uniden e os que degradaram mais foram os da 3M Unitek (Tabela 5.6) Todavia, os elásticos da Uniden registraram os

No caso do Brasil podemos citar ações afirmativas para dar apoio financeiro, tais como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Financiamento

O processo seletivo simplificado de que trata a presente Chamada Pública visa selecionar, por meio de análise de títulos e entrevista, servidores públicos ativos de nível superior

Jairo José de Oliveira Andrade, Jéssica Zamboni Squiavon, Tiago Ortolan, Luana Bottoli Schemer, Katiussa Sulzbacher, Marcela.. Trevizan,

Para a consolidação dos problemas encontrados nas análises de prescrições e no acompanhamento dos pacientes, foi criada uma planilha de Excel de- nominada

Por outra parte, pode-se ainda constatar esforços do governo atual mediante a implantação do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e a continuidade do Financiamento