• Nenhum resultado encontrado

Meus brunchs preferidos para Agradar toda família

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Meus brunchs preferidos para Agradar toda família"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)
(2)

Para quem não conhece, Brunch é uma refeição de origem britânica, que combina café da manhã com almoço. Muito comum para encontros informais e ideal para receber familiares e amigos, sair da rotina, como em domingos e feriados ou até mesmo para reuniões. Ou seja: são refeições deliciosas, que unem a descontração do café da manhã com o requinte do almoço.

E, embora sejam pratos lindos que deixam todo mundo com água na boca, podem ser feitos de um jeito bem prático e dá pra variar bastante.

Aqui, eu separei alguns que são meus favoritos.

Tenho certeza que você e sua família vão adorar.

Inclusive, são bem fáceis e rapidinhos de preparar.

Então, vamos lá?!

Meus brunchs preferidos para

Agradar toda família

(3)

Ovos

Beneditinos

1.

Para 4 porções dessa:

4 ovos e 1 gema;

4 fatias de pão da sua preferência;

1 colher de vinagre branco ou limão;

sal;

100 gr de manteiga derretida;

4 fatias de Parma ou bacon (esse tem que fritar ou assar) ou salmão defumado;

páprica picante a gosto.

Ingredientes

(4)

Preparo: Ferva 3 dedinhos de água numa panela que encaixe o bowl que vai usar para bater a gema. Coloque uma gema nesse bowl, acrescente o vinagre e

misture. Leve à panela com a água quente (pode abaixar o fogo ou até desligar se precisar) em banho maria e bata com um fouet até espumar. Não pare de bater pra não cozinhar a gema. Retire do banho maria e começe a despejar a manteiga aos poucos e continue batendo. Como uma maionese. Volte à panela em banho maria, desligada, só pra ter calorzinho. Para o ovo, aquela um panela pequena com água suficiente para cobrir ele. Quebre o ovo inteiro numa concha para facilitar. Assim que a água ferver, abaixe o fogo e deixe na boca menor do seu fogão. Faça um redemoinho na água e coloque delicadamente o ovo no centro.

Conte 3-4 minutos e retire. Coloque o pão na torradeira, depois as fatias de presunto, o ovo em cima e por último o molho hollandaise.

Modo de Preparo

(5)

Cloud Eggs

2.

(2 porções) : 2 ovos;

2 fatias de pão de sua preferência;

Tomilho fresco;

2 fatias de bacon; Sal e pimenta

Ingredientes

(6)

Modo de Preparo

Preparo: Separe as gemas das claras e com cuidado pra que não fure. Bata as claras em neve com uma pitada de sal, até o ponto de não cair quando virar o recipiente pra baixo. Coloque as claras (divididas no número de gemas) numa forma untada com uma colher, fazendo uma cavidade pra encaixar a gema depois.

Coloque assar em forno pré aquecido a 180° por 4 minutos aproximadamente (deve dar uma leve dourada só). Retire do forno e acrescente a gema delicadamente com as mãos. Devolva ao forno e deixe mais uns 4 minutos para ponto mole/cremoso.

Enquanto isso, faça o acomodamento que pode ser pães, torradas, presunto, bacon etc. Desgrude com uma espátula bem devagar e sirva com sal, pimenta e uma erva fresca (aqui foi tomilho) e o acompanhamento.

(7)

Acompanha- mento para Burrata

3.

Pesto de Manjericão: Eu já passei uma receita do meu pesto, mas ontem bati no liquidificador

1 xícara de folhas de manjericão, 1 punhado de parmesão ralado na hora, 1 colher de sopa de amêndoas sem casca,

1/2 dente de alho (opcional), sal e azeite pra ficar ponto mais líquido

Ingredientes

(8)

Modo de Preparo

Tomatinho confit: coloque numa forma aproximadamente 500 gr de tomate cereja, tempere com sal e pimenta moída na hora, regue com 3/4 de xícara de azeite, junte umas ervas frescas (tomilho, alecrim sálvia e manjericão), uns dentes de alho esmagados com casca no meio deles.

Asse por mais ou menos 1 hora em forno bem baixo (150º a 160º), mexendo a forma de vez em quando. Para fazer na panela é a mesma coisa, só que eu coloco o sal depois, e deixo a sem tampa no fogo bem baixo.

(9)

Pão com Ragu de Ossobuco

4.

1,5 kg de músculo, uns pedaços com osso e tutano;

1 cebola grande picada; 4 dentes de alho picados;

70 gr de bacon picado; 1 cenoura picada em cubos;

2 talos de salsão picados (mesmo que não goste, coloque pq ele é altamente saboroso, por isso que vai em todas as receitas de caldo);

1 lata de tomate pelado em cubos com o líquido;

1 colher (sopa) de extrato de tomate (não usei ontem);

1/2 xícara (chá) de azeitona preta sem caroço e picada;

1 xícara (chá) de vinho tinto seco; medida de água suficiente pra cobrir a carne;

1 folha de louro;

1 colher (chá) de orégano ou tomilho seco; azeite; sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Ingredientes

(vulgo carne louca)

(10)

Modo de Preparo

Modo de preparo: corte a carne em cubos de 5 cm (Descartes somente a gordura de fora) e deixe em temperatura ambiente. Numa panela de pressão sele a carne com azeite aos poucos pra não juntar água. Retire e reserve. Na mesma panela frite o bacon até dourar, em seguida refogue o alho, depois cebola, deixe dourar, aí a cenoura o salsão e o louro. Refogue essa mistura uns 3 minutos em fogo médio pra baixo; tempere com sal e pimenta, adicione o extrato de tomate, o tomate pelado, a mesma medida de água, o vinho e o orégano ou tomilho. Mexa apenas por 1 minuto para perfumar. Acrescente a carne e cubra rente à elas com água (suficiente pra cozinhar). Feche a panela, aumente o fogo e deixe cozinhar por 50 minutos depois que a pressão pegar. Depois disso, abra a panela e se tiver muito caldo ainda, deixe ferver mais com a tampa aberta até reduzir. Amasse com uma escumadeira para a carne desfiar e misturar bem aos ingredientes. Coloque as azeitonas, acerte o sal e ervas frescas de sua preferência. Aqui foi cebolinha e manjericão.

Montei esse lanche com pão italiano, um fiozinho de azeite, o ragu, pedacinhos de mussarela de búfala, bastante rúcula e broto de alfafa. Sal, pimenta e mais um azeitinho e sirva.

(11)

Trio de Avocado Toast

5.

Avocado Toast com ovos pochè:

1 fatia de pão integral (ou de sua preferência);

2 ovos;

1/2 avocado (abacate pequeno) fatiado;

2 tomatinho cereja (opcional);

azeite e flor de sal.

PREPARO: coloque o pão na torradeira ou faça na frigideira com manteiga.

Enquanto isso faça o Ovo pochè (receita nos comentários). Monte colocando azeite no pão, o avocado fatiado, os tomates e tempere. Depois coloque os ovos, e termine com flor de sal, azeite e pimenta.

B R U N C H S

E S P E C I A I S PA R A V O C Ê E S U A FA M Í L I A

Ingredientes

(12)

Avocado Toast com bacon crocante:

1 fatia de pão integral (ou de sua preferência);

2 fatias de bacon;

1/2 avocado (abacate pequeno) amassado com garfo;

2 tomatinho cereja;

folhas de manjericão;

1 colher de café de suco de limão;

Avocado Toast com salmão e cream cheese:

1 fatia de pão integral (ou de sua preferência);

Sobra de salmão assado/grelhado ou fatias de salmão defumado (melhor ainda, eu fiz com o salmão assado pq foi sobra do nosso almoço de domingo);

1/2 avocando amassado com garfo;

1 colher de sobremesa de cream cheese; sal, pimenta, azeite e um ervinha fresca (tomilho ou endro.

PREPARO: faça o pão na torradeira ou na frigideira com manteiga. Um fio de azeite nele. Avocado amassado com sal e pimenta por cima. Depois o salmão e espalhe o cream cheese como na foto. Tempere com pimenta, sal, azeite e as ervinhas.

Ingredientes

Ingredientes

(13)

Pão Italiano com Patê de Espinafre, Cogumelos

Salteados e Ovos

6.

3 a 4 fatias de pão tipo italiano na espessura de 1 dedo;

3 a 4 ovos;

1 xícara de shitake fatiados (pode ser porto bello ou paris);

1 dente de alho ralado;

1 colher de manteiga;

2 xícaras de folhas de espinafre;

3 colheres de sopa de ricota fresca;

1 colher de sopa de nata;

sal e pimenta do reino moída na hora;

nos moscada ralada na hora;

azeite

Ingredientes

(14)

Modo de Preparo

PREPARO: coloque o espinafre na água fervente até murchar e em seguida na água fria; escorra e coloque num processador pequeno. Acrescente a ricota, a nata, sal, pimenta, nos moscada e um fio de azeite. Processe tudo até virar um patê cremoso. Numa panela doure o alho na manteiga e depois coloque o shitake, tempere com sal e pimenta e deixe refogar até murchar. Reserve. Cozinhe os ovos da maneira escolhida. Para a montagem toste os pães dos dois lados na frigideira com manteiga. Coloque o espinafre, em seguida o shitake e por último o ovo. Um pouco de flor de sal e sirva.

Ovo cozido mole: coloque ele na panela e cubra com água e uma espirrada de vinagre, leve ao fogo e depois que começar a ferver conte 3 minutos. Escorra a água quente e descasque imediatamente cuidadosamente uma vez que está molinho por dentro. Ovo pochè técnica Julia Child: faça um furinho imperceptível no ovo com a ponta de uma faca bem pequena. Ferva um pouco de água e coloque esse ovo lá 10 segundos. Retire, abaixe o fogo, quebre o ovo numa concha, faça um redemoinho na água e coloque-o direto na mesma água com cuidado; ela não deve estar borbulhando, por isso o fogo deve ser bem baixo. Conte 3-4 minutos e retire com uma escumadeira.

(15)

Ovos mexidos com Espinafre e Salmão Defumado

7.

3 xícaras (aproximadamente)de folhas espinafre;

1/2 cebola grande ralada;

6 ovos;

2 colheres de sopa de cebolinha picada;

3 colheres de sopa de endro fresco picado (e mais um pouco para salpicar em cima depois);

4 fatias de pão italiano;

100 gr de salmão defumado;

suco e raspas de 1/2 limão siciliano;

1/2 xícara de iogurte natural;

1/2 xícara de nata ou creme de leite fresco;

3 colheres de nata (para os ovos);

1 colher de sobremesa de manteiga;

sal e pimenta do reino.

(4 porções)

Ingredientes

(16)

Modo de Preparo

B R U N C H S

PREPARO: num recipiente faça o molho misturando o iogurte, a 1/2 xícara de nata, 2 colheres do endro, suco de 1/2 limão siciliano, sal e pimenta. Reserve.

Refogue a cebola ralada no azeite e depois coloque o espinafre. Tempere com sal e pimenta e assim que murchar, desligue. Reserve e mantenha aquecido.

Coloque o pão para esquentar no forno ou na torradeira (não deixe duro). Bata numa vasilha, os ovos, 3 colheres de nata, a manteiga, cebolinha, um pouquinho de endro, sal e pimenta. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque a

mistura, mexendo bem pouco enquanto frita. Deixar ovos mexidos, mais pra úmido. Retire os pães do forno e coloque em cima o espinafre, depois os ovos mexidos, o creme, e por último o salmão. Salpique um pouco de endro e raspas do limão.

(17)

Gravlax com Blinis e Creme Azedo

8.

GRAVLAX:

Salmão: 500 gr de salmão divididos em 2 postas;

2 colheres de sopa (rasa) de sal;

2 colheres de sopa de açúcar; caldo de 1 limão siciliano;

1 maço de Endro;

30 ml de conhaque;

1 colher de chá de pimenta branca;

1 colher de sopa de azeite.

Ingredientes

(18)

BLINIS:

1/2 xícara de farinha de trigo;

1 ovo;

4 colheres de sopa de leite;

1 colher de sopa de óleo;

1 pitada de sal;

1 colher de sobremesa de ervas frescas picadas (coloquei cebolinha, alecrim e tomilho);

1 colher de sopa de fermento em pó;

PREPARO: abra um plástico filme e coloque o salmão com a pele para baixo. Misture os líquidos e pincele no peixe. Misture os secos com metade do endro picadinho. Salpique em cima de uma das postas a outra metade do endro picado e por cima salpique todo o sal temperado. Coloque a posta que sobrou em cima deixando peixe com peixe e pele para fora. Fure com cuidado, um pouco da pele. Enrole bem apertado o peixe com o plástico filme, deixando as bordas abertas para escorrer o líquido. Disponha num recipiente sobre papel toalha (que deverá ser trocado de 6 em 6 horas) e coloque um peso por cima (prensando bem o peixe). Deixe por 48 h na geladeira.

Ingredientes

(19)

Creme azedo:

1 /2 xícara de cream cheese;

1/2 xícara de nata;

suco e raspas de 1/2 limão siciliano;

pimenta branca a gosto.

PREPARO: bata todos ingredientes com um fouet. Raspe o sal do salmão e fatie a quantidade desejada finamente. Sirva com a panqueca e o creme azedo.

Ingredientes

(20)

Bruscheta

de Abobrinha

9.

2 abobrinhas grandes cortadas em rodelas finas com cortador ou mandolina;

1 bandejinha de tomate cereja;

150 gr de queijo camembert;

1 pão italiano grande (pode ser amanhecido);

azeite;

Ingredientes

(21)

Modo de Preparo

B R U N C H S

E S P E C I A I S PA R A V O C Ê E S U A FA M Í L I A

PREPARO: um dia antes corte a abobrinha e a disponha num escorredor grande com sal para desidratar algumas horas. Escorra e grelhe elas com um fio de azeite até dourar. Coloque num recipiente com o vinagre, sal, pimenta dedo de moça, azeite e cheiro verde. Deixe marinando de um dia para o outro (deixe pronto para o dia que for usar).

Corte o pão italiano em fatias de 1 dedo, regue com azeite, coloque fatias finas do queijo no pão, cubra com a abobrinha, o tomate cereja cortado ao meio e leve ao forno a 200° até derreter o queijo (não precisa virar uma torrada; fica melhor com o pão mais molinho). Retire do forno, coloque um fio de azeite, folhas de manjericão e salpique flor de sal e sirva.

(22)

Cogumelos Recheados

Vegetarianos

10.

200 gr de um cogumelo fresco que esteja bem redondinho (Paris, porto bello, shitake ...);

4 cebolas picadas;

Ingredientes

(23)

Modo de Preparo

B R U N C H S

E S P E C I A I S PA R A V O C Ê E S U A FA M Í L I A

PREPARO: mesmo com a receita escrita, olhe nos destaques, pq embora sendo muito simples, tem uns detalhes de ponto de cebola por exemplo, que é melhor visualizar.

Caramelize a cebola com azeite em uma panela grossa e no fogo bem baixo. Não precisa por nada além da cebola e azeite. Demora. Tem o processo nos destaques.

Tem que ficar bem dourada escura. Cuidado pra não queimar. Enquanto isso, higienize os cogumelos conforme já ensinei e tire o cabinho, e raspe só um pouco dentro fazendo uma cavidade. Coloque assar com azeite, sal e pimenta em forno pré aquecido a 180° por 15 min. Reserve. Numa panela derreta a manteiga e coloque a farinha Panko, mexendo o tempo todo para não queimar. Tempere com sal e pimenta e cebolinha francesa ou tomilho. Tempere a cebola com sal e pimenta.

Recheie os cogumelos com essa cebola e coloque a panko pra servir

(24)

Camila Sobocinski

Referências

Documentos relacionados

Sponville (2005) cita também no seu livro os escritos de Santo Agostinho e São Tomás para dizer que temos que viver aqui neste mundo como o bem aventurado no paraíso,

4.1 - A divulgação oficial das etapas do Processo Seletivo do Edital 02/2017 (Processo Seletivo para Contratação de Biólogo) se dará através de publicação no site

Serviço de Emprego de Torres Vedras 7 / 17.. 588905867 588912820 588911790 588911405 588894135 588908044 588901709 ELETROMECÂNICO, ELETRICISTA E OUTROS

3º A Comissão Organizadora estudará cada remessa, ficando ao seu critério aceitá-la ou recusá-la total ou parcialmente, podendo alterar até 20% para mais ou para menos o preço

A autoridade de gestão, o organismo intermediário ou o organismo de execução de um fundo de fundos, que seja tam­ bém uma entidade adjudicante, pode, por conseguinte, ao abrigo

Desta forma outros métodos com rendimento semelhante aos critérios de Light foram sugeridos para caracterização de exsudato, tais como: dosagem no líquido pleural de colesterol

Salada de tomate e mozzarella com azeite virgem ½ Sanduíche de pão baguete com frango grelhado. ½ Sanduíche de pão de forma com queijo magro 1

É cabível o desmembramento de representação por infrações cometidas em espaço de propaganda partidária, quando a conduta, a um só tempo, em tese, ensejar apreciação sob a ótica