• Nenhum resultado encontrado

Implantação da prática

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Implantação da prática"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)
(2)

PROJETO CAMARGO CORRÊA

PRÁTICA SUSTENTÁVEL

Gestão da Sustentabilidade Página 2 de 21

GRUPO RELOK & REPISOL Rua B Lote 12 Quadra 03, Loteamento Portal Norte Center

Lauro de Freitas, Bahia - CEP 42.700-000 Tel.: 71 3379-9044/ 71 3379-7629

Resumo da prática

Identificação do problema

O grupo Repisol e Relok é uma organização nacional que tem como objetivo oferecer serviços de qualidade, com segurança, respeito ao meio ambiente, aplicando práticas responsavelmente sociais e sustentáveis. Com essa visão, identificou no mercado a ausência de empresas aptas e qualificadas. Aproveitou essa fragilidade para criar um diferencial e atender melhor os seus clientes, em suas áreas de competência, assegurando o atendimento aos compromissos do Sistema de Gestão Integrado associados à prevenção e cumprimento do marco legal e melhoria continua.

Em que consiste a prática

O propósito consiste no alinhamento dos objetivos estratégicos e na constante busca pela excelência do desempenho das atividades. O grupo Repisol e Relok tem o compromisso com a eficiência das atividades, se revela também na adoção de um Sistema de Gestão Integrada (SGI), incluindo requisitos referentes à gestão da qualidade, meio-ambiente, saúde e segurança ocupacional e sustentabilidade.

Por que a prática é inovadora e sustentável

As atividades desenvolvidas pelo grupo Repisol e Relok, são pautadas pela ética, transparência, credibilidade, profissionalismo, inovação, qualidade, melhoramento contínuo coerentes com as necessidades de nossos clientes e outras partes interessadas. As dimensões da sustentabilidade no planejamento são essenciais para a execução e controle das atividades relacionadas à responsabilidade social, equilíbrio ambiental e econômico.

Muitos concorrentes nesse segmento não estão aptos a atender com precisão ao mercado exigente, por esse motivo o grupo Relok e Repisol adotou a prática de implantação do SGI, com visão sustentável, investindo em qualificação. Para aumentar a credibilidade da organização, o grupo Repisol e Relok assume o compromisso de certificação nacional e internacional nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001 e qualificar-se nas normas de Responsabilidade Social e de Sustentabilidade.

Implantação da prática

O Plano do Sistema de Gestão Integrada foi elaborado a partir da análise dos procedimentos que definem os planos, processos, normas, licenças e legislações aplicáveis ao grupo Repisol e Relok.

A intensão da implantação do sistema de gestão integrado é garantir a melhor qualidade na execução dos serviços, no fornecimento de equipamentos, e investir continuamente no aperfeiçoamento de suas atividades e de seus profissionais.

A implementação das estratégias são realizadas através da medição e análise dos indicadores. As diretrizes são desdobradas para todos os processos.

Para atingir os objetivos e as metas planejadas, o grupo Repisol e Relok estabelece, implementa e mantém atualizados programas que incluem responsabilidades, autoridades, prazos e meios necessários para o atendimento dos mesmos. Esses programas podem resultar em planos de ação incluindo outros objetivos e metas operacionais definidos para o dia-a-dia das atividades.

Os principais programas e planos são revisados periodicamente e alterados onde necessário para permanecer alinhados com as atividades e condições operacionais do contrato.

(3)

PROJETO CAMARGO CORRÊA

PRÁTICA SUSTENTÁVEL

Gestão da Sustentabilidade Página 3 de 21

GRUPO RELOK & REPISOL Rua B Lote 12 Quadra 03, Loteamento Portal Norte Center

Lauro de Freitas, Bahia - CEP 42.700-000 Tel.: 71 3379-9044/ 71 3379-7629 Principais desafios e obstáculos enfrentados

- Falta das Certificações ISO e OHSAS e qualificação nas normas de Responsabilidade Social e

Sustentabilidade

Não satisfazer as necessidades dos clientes atuais que não se restringem apenas às questões relacionadas com o produto final, mas também com o processo de produção e as conseqüências dele para a sociedade.

- Ausência de visibilidade nacional

A internet é um canal consolidado para levar as informações da empresa para os consumidores e a sociedade, sem intermediários.

- Falha no atendimento do cronograma da manutenção periódica dos equipamentos

A necessidade de manutenção para eliminar e prevenir incidentes inesperados que podem afetar o plano e o progresso da produção. Dando

confiabilidade aos equipamentos, melhorar a qualidade e até para diminuir desperdícios.

- Comunicação interna

A comunicação Interna é responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontalmente, entre os colaboradores de mesmo nível de subordinação. É por meio da comunicação que uma organização recebe, oferece, canaliza informação e constrói conhecimento, tomando decisões mais acertadas.

- Análise da produtividade Análise da relação entre o volume produzido e os recursos necessários à produção.

- Baixa fidelização do cliente.

Definir o modelo de relacionamento com clientes, partindo-se de quatro premissas: Identificação, Diferenciação, Interação e Personalização, de acordo com o seu valor e suas necessidades.

- Ausência de órgão responsável pela coleta seletiva No bairro de Lauro de Freitas não existe empresas credenciadas para fazer a coleta dos resíduos.

- Projeto de redução do impacto do solo

Os óleos utilizados para lubrificação de materiais causam impacto no solo. Um projeto foi elaborado para reduzir os danos, porém está em análise.

Outro problema enfrentado pela empresa foi o não cumprimento dos prazos definidos para finalizar os procedimentos, prazos estes necessários para a realização de treinamento dos usuários finais. Neste aspecto a empresa teve um pequeno problema que foi resolvido com agilidade e responsabilidade.

Muitas empresas do ramo de prestação de serviços não dispõem de recursos financeiros suficientes para a certificação por normas regulamentadoras em áreas como: qualidade, meio ambiente, saúde e segurança e responsabilidade social. Isto as torna menos competitivas e, muitas vezes, impedidas de participarem de processos licitatórios. Por outro lado, a adoção de um sistema de gestão integrado favorece a identificação

(4)

PROJETO CAMARGO CORRÊA

PRÁTICA SUSTENTÁVEL

Gestão da Sustentabilidade Página 4 de 21

GRUPO RELOK & REPISOL Rua B Lote 12 Quadra 03, Loteamento Portal Norte Center

Lauro de Freitas, Bahia - CEP 42.700-000 Tel.: 71 3379-9044/ 71 3379-7629

dos pontos fortes e fracos da empresa, uma vez que utiliza um conjunto apropriado de indicadores. Estes, uma vez eficientemente geridos, podem levar a empresa a tornar-se mais produtiva, trazendo, como conseqüência, um aumento da lucratividade. Entretanto, para que isto possa ocorrer, muitas vezes, é necessária uma mudança cultural na organização; de tal modo que todos os colaboradores possam assumir responsabilidades ao longo do processo, desde o operário até os membros da alta administração.

Sob este aspecto, o SGI facilita a identificação dos problemas e de suas causas, favorecendo o controle e a adoção de medidas preventivas ou corretivas antes de comprometer o desempenho da empresa. A falta de controle dos processos, com a utilização de indicadores adequados, que são considerados os termômetros da empresa, é o exemplo comum do fracasso de muitas organizações.

Desta forma, ao conhecerem as vantagens da certificação integrada em toda a sua extensão, as empresas percebem que o alto investimento oferece um excelente retorno e verificam que a certificação reúne elementos favoráveis para tornar a empresa mais competitiva. Entretanto, nada vai adiantar se os produtos ou serviços da empresa não estiverem alinhados com as necessidades de seus clientes.

Segue abaixo os objetivos da implantação do Sistema de Gestão Integrada:  Aplicar processos integrados com a equipe e gestão da empresa;  Melhorar a rentabilidade da empresa;

 Investir na Valorização do Funcionário;

 Buscar Inovações nos Processos Operacionais;  Criar Processos Comerciais;

 Institucionalização da Marca;

 Reduzir, monitorar e controlar os custos;

 Buscar o equilíbrio social, econômico e ambiental. Recursos necessários para a implantação do SGI

 Formar comissão de implantação  Preparar cartilha “5S”

 Ministrar cursos “5S” e outros treinamentos pertinentes

 Divulgar frases da implantação, slogans, logotipo e os objetivos do Programa “5S” e do SGI

 Capacitar os integrantes do Grupo Repisol e Relok a perceberem que o “5S” desenvolve o ambiente de Qualidade

 Marcar o dia da grande limpeza

 Definir modelos de etiquetas, de quadros, códigos de cores e índices

 Detalhamento final da organização obtida com o “5S” nas atividades meio e fim no Grupo Repisol e Relok

 Limpar, pintar, consertar dentro do orçamento  Definir modelos de auto-avaliação

 Elaborar documentação

 Estabelecer modelos de auditoria

 Estabelecer item de controle e verificar o desempenho

 Acompanhar a meta, os planos de ação e o cronograma dos planos de ação  Incentivar coleta seletiva

 Estabelecer campanhas internas de sustentabilidade, diversidade, meio ambiente e saúde e segurança

(5)

PROJETO CAMARGO CORRÊA

PRÁTICA SUSTENTÁVEL

Gestão da Sustentabilidade Página 5 de 21

GRUPO RELOK & REPISOL Rua B Lote 12 Quadra 03, Loteamento Portal Norte Center

Lauro de Freitas, Bahia - CEP 42.700-000 Tel.: 71 3379-9044/ 71 3379-7629 Estágio da implantação do Sistema de Gestão Integrada

O processo de implantação do Sistema de Gestão Integrada está sendo aplicada no Grupo Repisol e Relok, já foram estabelecidos os processos, agora estamos no inicio da implantação e monitoramento, conscientizando os funcionários para manter o SGI ativo e assim conquistar a certificação. É notórios os resultados obtidos em tão pouco tempo, uma economia de 5,8% na energia elétrica comparado no mesmo período de 2010, isso possibilitou o investimento em outros recursos como, por exemplo, a conservação da área verde do jardim e construção de um ambiente mais agradável para as refeições. A produtividade está relativamente mais equilibrada, com colaboradores conscientes da importância da segurança no trabalho, promovendo pontualidade com qualidade.

Nesta fase dar-se inicio na divulgação da implantação do SGI, execução dos procedimentos e normas, controle e monitoramento de documentos, identificação e sinalização na área, responsabilidades e autoridades internas e externas. Criação da parte gráfica como marca, para identificar as campanhas relacionadas ao Sistema de Gestão Integrada e Sustentabilidade, mascote, layout descontraído e linguagem facilitada para melhor compreensão dos colaboradores. Abaixo as marcas desenvolvidas para a implantação:

Obs.: Na página nº 09 - anexa divulgação das campanhas realizadas internamente para a divulgação do SGI. Cada projeto de implantação do Sistema de Gestão Integrado apresenta suas próprias características, definidas pelos processos da empresa e pelos requisitos básicos, visando sempre o negócio empresarial e as estratégias delineadas pela alta administração. Entretanto, as implantações apresentam em geral os mesmos tipos de dificuldades. Desta forma, é essencial que tais dificuldades e problemas sejam fortemente considerados durante a fase de planejamento de um projeto como este, de forma a minimizar seus efeitos ou mesmo eliminar sua ocorrência, propiciando assim a possibilidade de obter um melhor resultado da implantação de um Sistema de Gestão Integrado.

Etapas da implantação do SGI e a parceria da Sustentabilidade

ETAPA 01 - Período de 04/10/2010 a 10/01/2011

No ínicio do mês de outubro, o grupo Repisol e Relok fez o diagnóstico da situação atual da empresa e do mercado, decidiu adotar o processo de melhoria contínua na organização, atraves do Sistema de Gestão Integrada para melhor atender as necessidades do seus clientes.

Nesse mesmo período foi contratado um profissional para desenvolver o conteúdo de regime interno. Foi feita a avaliação dos documentos existentes, da estrutura organizacional, fisica e material. Com base nas informações do encontro Programa Parceria da Sustentabilidade(PPS) realizada no mês de outubro foram desenvolvidos algumas documentações. Esse processo teve a duração de quatro meses, incluindo planejamento, divulgação da implantação, aplicação da metodologia, treinamentos e reuniões para a integração do sistema de gestão na organização.

(6)

PROJETO CAMARGO CORRÊA

PRÁTICA SUSTENTÁVEL

Gestão da Sustentabilidade Página 6 de 21

GRUPO RELOK & REPISOL Rua B Lote 12 Quadra 03, Loteamento Portal Norte Center

Lauro de Freitas, Bahia - CEP 42.700-000 Tel.: 71 3379-9044/ 71 3379-7629

 Política do Sistema de Gestão Integrado  Missão, Visão e Valores

 Código de Conduta e Ética da Empresa  Objetivos e Metas do SGI

 Planejamento Estratégico  Plano de Ação

 Manual do Sistema de Gestão Integrado

ETAPA 02 - Período de 11/01/2011 a 14/04/2011

Nesta fase são elaborados documentos e procedimentos para troca de informações e rotinas de trabalho. A definição de formulários, controle, monitoramento, indicadores, responsabilidades e autoridades. Os requisitos legais pertinentes aos impactos e aspectos ambientais, avaliação de perigos e riscos. Aqui também definimos o gerenciamento do relacionamento interno e externo da empresa com base nas informações da PPS e a gestão do Stakeholders.

ETAPA 03 - Período de 15/04/2011 a 12/07/2011

A organização evidenciou procedimentos/instruções operacionais para o controle de suas operações e atividades, com o objetivo de eliminar, minimizar ou controlar os aspectos e impactos significativos de SGA decorrentes de suas atividades, evitando que acidentes venham a ocorrer. Iniciou-se o programa de 5S para habituar os colaboradores e estimular a disciplina consciente, auto avaliar-se em postos de trabalho periodicamente visando manter o programa (PPS) em funcionamento e permanente estado de melhoria contínua. A equipe demonstrou estar empenhada em atingir as metas de redução no consumo de energia, água e também em aumentar o grau de satisfação do cliente.

ETAPA 04 - Período de 13/07/2011 a 09/10/2011

Foi estabelecido um programa de auditorias na organização internamente, regra geral com o seu próprio pessoal, com o objetivo de aferir o grau de conformidade do SGI em relação às Normas de referência e detectar oportunidades de melhoria. Divulgação nas obras atraves de treinamentos dinâmicos, campanhas de conscientização ambiental, segurança no trabalho e contribuição para o planeta sustentavel. A metodologia usado nos treinamentos são com aplicações de jogos educativos, diálogos descontraidos e linguagem simples para facilitar o entendimento dos colobaroadores. Na etapa de treinamento, a organização deseja criar o hábito de participação e conhecimento, onde adiquirir, transferir e modificar comportamentos opurtoniza a melhoria organizacional e o surgimento de novas ideias.

ETAPA 05 - Período de 10/10/2011 a 12/12/2011

Preparação da empresa para uma avaliação da implantação do SGI, contratação de consultoria, programação da auditoria interna.

Aqui, percebe-se a importância da adoção de Sistemas de Gestão Integrado, com o intuito de tornar mais eficiente e eficaz a gestão empresarial. A partir destes sistemas, a empresa poderá efetivar o processo decisório, com base em informações confiáveis e pertinentes.

Cronograma resumido da Implantação do SGI

Etapa/mês out nov dez jan fev mar abr mai Jun jul ago set out nov dez

01- Diagnóstico 02 -Definição 03- Implantação 04- Ação 05 -Avaliação

(7)

PROJETO CAMARGO CORRÊA

PRÁTICA SUSTENTÁVEL

Gestão da Sustentabilidade Página 7 de 21

GRUPO RELOK & REPISOL Rua B Lote 12 Quadra 03, Loteamento Portal Norte Center

Lauro de Freitas, Bahia - CEP 42.700-000 Tel.: 71 3379-9044/ 71 3379-7629

CRONOGRAMA

(8)
(9)
(10)
(11)

PROJETO CAMARGO CORRÊA

PRÁTICA SUSTENTÁVEL Gestão da Sustentabilidade Página 11 de 12

Resultaldos Esperados

Impactos positivos

 Processos – Estruturação, definição das rotinas, padronização dos procedimentos e disseminação aos colaboradores.

 Aumento de desempenho operacional, produtividade, integração no ambiente de trabalho.  Redução de Custos – Equilíbrio econômico, Inovação, atualização tecnológica e qualidade;  Execução das nossas atividades com práticas socialmente responsáveis;

 Conhecimento do negócio e do mercado para manter o equilíbrio social;  Relacionamento com empresas parceiras técnicas;

 Experiência satisfatória do cliente com a nossa equipe;  Capacitação e motivação dos funcionários e parceiros;

 Visão ecológica para conscientização e prevenção do meio ambiente.  Respeito, participação e competitividade no mercado.

Imagem da empresa como organização

Reconhecida como uma empresa que presta serviços de qualidade, segurança e responsavelmente sustentáveis.

Credibilidade no mercado - Aumento do nível de satisfação dos clientes

Obter a certificação nacional e internacional nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001 e qualificar-se nas normas de Responsabilidade Social e de Sustentabilidade, com um sistema de gestão potencial.

Empresa que respeita o meio ambiente em suas atividades e atende os padrões estabelecidos pela legislação aplicável;

Uma organização que aperfeiçoa a utilização de matérias-primas e energia elétrica, contribuindo para a preservação dos recursos ambientais;

Um grupo que desenvolve suas atividades aplicando práticas socialmente responsáveis, tecnologias, processos e insumos que eliminam, minimizem e ou controlem as causas de impactos ao meio ambiente, visando à prevenção da poluição;

A importância de todos os colaboradores entenderem todos os pontos da implantação do SGI e também sobre as ações sustentáveis que a empresa pratica nas áreas: sociocultural, ambiental e econômica.

(12)

PROJETO CAMARGO CORRÊA

PRÁTICA SUSTENTÁVEL Gestão da Sustentabilidade Página 12 de 21

ANEXOS

(13)

PROJETO CAMARGO CORRÊA

PRÁTICA SUSTENTÁVEL

Gestão da Sustentabilidade Página 13 de 21

Campanha 1 – Divulgação da Implantação do SGI Campanha 2 - Divulgar a política do SGI.

Campanha 3 – Divulgar os Objetivos e Metas do SGI e Missão, Visão e Valores da Empresa.

Prestar serviços de Manutenção Industrial com segurança dos nossos colaboradores e ao meio ambiente promovendo a satisfação dos nossos clientes.

Ser reconhecida como empresa de referência e uma das melhores e mais rentáveis em no ss o se gme nto , ad otan do prátic as socialmente responsáveis.

De s e n v o lv e r a ti v id a d e s c om ét ic a , transparência, credibilidade, profissionalismo, inovação, qualidade, melhoramento contínuo coerentes com as necessidades de nossos clientes.

MAT.: 000013

ADRIANO DOS SANTOS ARAUJO

RG: 11333110-08

Ajudante

(14)

PROJETO CAMARGO CORRÊA

PRÁTICA SUSTENTÁVEL Gestão da Sustentabilidade Página 14 de 21 . Campanha 4 – Programa 5 S

(15)

PROJETO CAMARGO CORRÊA

PRÁTICA SUSTENTÁVEL

Gestão da Sustentabilidade Página 15 de 21

Campanha 5 – Coração Verde - conscientização Ambiental

(16)

PROJETO CAMARGO CORRÊA

PRÁTICA SUSTENTÁVEL

Gestão da Sustentabilidade Página 16 de 21

(17)

PROJETO CAMARGO CORRÊA

PRÁTICA SUSTENTÁVEL

Gestão da Sustentabilidade Página 17 de 21

Campanha 6 – Sustentabilidade e consumo consciente

(18)

PROJETO CAMARGO CORRÊA

PRÁTICA SUSTENTÁVEL

Gestão da Sustentabilidade Página 18 de 21

Campanha 8 – Cuidado com as mãos

(19)

PROJETO CAMARGO CORRÊA

PRÁTICA SUSTENTÁVEL Gestão da Sustentabilidade Página 19 de 21 Jogos educativos

(20)

PROJETO CAMARGO CORRÊA

PRÁTICA SUSTENTÁVEL

Gestão da Sustentabilidade Página 20 de 21

(21)

PROJETO CAMARGO CORRÊA

PRÁTICA SUSTENTÁVEL

Gestão da Sustentabilidade Página 21 de 21

Referências

Documentos relacionados

São propostas atividades para permitir melhor compreensão e interpretação da obra, indican- do, quando for o caso, a pesquisa de assuntos relacionados aos conteúdos das diversas

Orientação para Resultados, Trabalho em Equipe, Liderança e Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo.. GEROT (Gerenciamento das

In esodo con i migranti, mi trovo oggi a percorrere la strada con passi piccoli ed umili, nella gioia per questa vocazione missionaria, secolare e scalabriniana, che lo Spirito

A integração de normas como ISO-9001 (Qualidade), ISO-14001 (meio ambiente), OHSAS 18001 (saúde e segurança) e ISO-16001 (responsabilidade social) ao

a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) indica a origem de todo o dinheiro que entrou no Caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do Caixa

Richard Stallman é o fundador do Projeto GNU, lançado em 1984 para desenvolver o sistema operacional livre GNU (um acrônimo para "GNU's Not Unix - Gnu Não é Unix") e,

As espécies de Rotifera que apresentam maior representatividade nos corpos de água do Estado de São Paulo pertencem às seguintes familias: Lecanidae (60 espécies), Trichocercidae

O amor pode ter sentidos distintos pelos idosos e requer estudos que busquem explicar ou compreender a dimensão subjetiva que representa no contexto da AIDS, nos