• Nenhum resultado encontrado

#OCURSOQUEMAISAPROVA. Olá concurseiro (a),

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "#OCURSOQUEMAISAPROVA. Olá concurseiro (a),"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

#OCURSOQUEMAISAPROVA

Olá concurseiro (a),

Esse cronograma de estudos tem como objetivo ajudar você no caminho rumo à sua aprovação no concurso da Funsaúde. Para conseguir êxito nessa jornada é preciso tornar o estudo um hábito diário, no início pode ser difícil, mas é preciso ter disciplina e foco no seu objetivo final em alcançar a realização dos seus sonhos como concursado(a).

O edital para o concurso da Funsaúde vinha sendo aguardado pelos concurseiros de todo o país. Em uma das primeiras transmissões oficiais para falar acerca do certame a promessa de 33 mil vagas gerou expectativa em milhares de alunos. Muitos correram para iniciar os estudos, enquanto outros acreditavam que devido a situação de pandemia não haveria chance dele ocorrer.

Em junho de 2021 o edital foi lançado, contemplando 6 mil vagas para profissionais de saúde assistenciais, cargos para área administrativa e médica, além de cadastro de reserva. O maior concurso da saúde dos últimos tempos já tem data para ocorrer, com previsão para 24 de outubro de 2021. Por isso, se você sonha em ser concursado da Fundação Regional de Saúde do Ceará é momento de focar nos estudos e o Curso MS está junto com você para trilhar o caminho até a aprovação.

(3)

Nós sabemos que estudar vai além de sentar na cadeira e começar a assistir a aula. Para um estudo efetivo é necessário técnica. Por isso, vamos te mostrar algumas estratégias que podem contribuir para o seu estudo.

MAPAS MENTAIS

Os mapas mentais são amplamente difundidos para organizar e memorizar informações.

O mapa mental utiliza a estrutura de ramificações com cores e recursos gráficos para associar informações e acionar a memória. O objetivo do mapa mental é dispor a matéria da mesma forma que ele é entendido pelo cérebro, associando o novo conteúdo aos conhecimentos prévios e fortalecendo o novo conhecimento adquirido.

MÉTODO POMODORO

Se você tem dificuldade em manter a concentração durante os estudos, a técnica Pomodoro pode te ajudar. A técnica é bastante simples. Inicialmente, você precisará criar uma lista com suas tarefas e estipular um tempo para cumprir cada uma delas. Depois, coloque um cronômetro para contar 25 minutos. Durante esse tempo, concentre-se nas suas atividades, mantendo-se 100% focado. Quando o sinal sonoro indicar o fim dos 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos. Você poderá beber água, ver as notificações do celular ou caminhar um pouco pela casa durante esse período.

A cada pausa, não esqueça de atualizar os status das tarefas em sua lista, marcando um X naquelas que forem concluídas. A cada quatro ciclos de concentração, você poderá fazer uma pausa maior, de 15 minutos, por exemplo, para descansar.

AUTOEXPLICAÇÃO

A técnica de autoexplicação faz com que a pessoa crie argumentos para defender o que está dizendo, fazendo com que a memória traga à tona o máximo de detalhes daquilo que foi aprendido.

MNEMÔNICOS

Esse processo consiste em usar artifícios como agrupar o prefixo de palavras para tentar lembrar de um conteúdo com maior facilidade.

O cérebro humano possui a habilidade de memorizar imagens e sons facilmente. A memória é baseada em estímulos e associações, que são feitas sem percebermos. Assim, esses métodos criam um atalho para memorização.

Você pode optar pelo método que mais se adequa a sua rotina e as suas dificuldades. Agora que você já conhece as estratégias, é hora de pôr a mão na massa e estudar!

(4)

#OCURSOQUEMAISAPROVA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. 2. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos na Língua Portuguesa. 3. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos.

4. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal na Língua Portuguesa; mecanismos de coesão textual.

5. Ortografia.

6. Acentuação gráfica.

7. Emprego do sinal indicativo de crase. 8. Pontuação.

9. Estilística: figuras de linguagem.

10. Reescritura de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma padrão.

RACIOCÍNIO LÓGICO-ANALÍTICO

1. Proposições, conectivos, equivalências lógicas, quantificadores e predicados. 2. Conjuntos e suas operações, diagramas.

3. Números inteiros, racionais e reais e suas operações, porcentagem. 4. Proporcionalidade direta e inversa.

5. Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo.

6. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.

7. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, reconhecimento de padrões, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos.

8. Compreensão de dados apresentados em gráficos e tabelas. 9. Problemas de lógica e raciocínio.

10. Problemas de contagem e noções de probabilidade.

11. Geometria básica: ângulos, triângulos, polígonos, distâncias, proporcionalidade, perímetro e área. 12. Noções de estatística: média, moda, mediana e desvio padrão.

ATUALIDADES

1. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais, aspectos locais e aspectos globais.

2. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. 3. Mundo Contemporâneo: elementos de política internacional e brasileira; cultura internacional e cultura brasileira (música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão); elementos de economia internacional contemporânea; panorama da economia brasileira. 4. Ética e cidadania.

(5)

LEGISLAÇÃO (PARA TODOS OS EMPREGOS)

1. Sistema Único de Saúde (SUS): princípios, diretrizes, estrutura e organização; políticas de saúde. 2. Estrutura e funcionamento das instituições e suas relações com os serviços de saúde.

3. Níveis progressivos de assistência à saúde.

4. Políticas públicas do SUS para gestão de recursos físicos, financeiros, materiais e humanos. 5. Sistema de planejamento do SUS: estratégico e normativo.

6. Direitos dos usuários do SUS: participação e controle social. 7. Ações e programas do SUS.

8. Legislação básica do SUS.

9. Política Nacional de Humanização.

10. Constituição Federal de 1988 - Título VIII - artigo 194 a 200.

11. Lei nº 8.142/90 (dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências).

12. Lei nº 8.080/90 (dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências).

13. RDC nº 63, de 25 de novembro de 2011 (dispõe sobre os requisitos de boas práticas de funcionamento para os Serviços de Saúde).

14. Resolução CNS nº 553/2017 (dispõe sobre a carta dos direitos e deveres da pessoa usuária da saúde).

15. RDC nº 36, de 25 de julho de 2013 (institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências).

16. Organização do Sistema de Saúde do Estado do Ceará: metas, programas e ações em saúde.

NUTRICIONISTA

1. Nutrição básica: nutrientes: conceito, classificação, funções, requerimentos, recomendações e fontes alimentares; aspectos clínicos da carência e do excesso; dietas não convencionais; aspectos antropométricos, clínico e bioquímico da avaliação nutricional; nutrição e fibras; utilização de tabelas de alimentos; alimentação nas diferentes fases e momentos biológicos. 2. Educação nutricional: conceito, importância, princípios e objetivos da educação nutricional;

papel que desempenha a educação nutricional nos hábitos alimentares; aplicação de meios e técnicas do processo educativo; desenvolvimento e avaliação de atividades educativas em nutrição.

3. Avaliação nutricional: métodos diretos e indiretos de avaliação nutricional; técnicas de medição; avaliação do estado e situação nutricional da população.

4. Alimentos: conceito, classificação, características e grupos de alimentos, valor nutritivo, caracteres organoléticos; seleção e preparo; planejamento, execução e avaliação de cardápios. 5. Higiene de alimentos: análise microbiológica e toxicológica; fontes de contaminação; fatores extrínsecos e intrínsecos que condicionam o desenvolvimento de microorganismos no alimento; modificações físicas, químicas e biológicas dos alimentos; enfermidades transmitidas pelos alimentos.

6. Nutrição e dietética: recomendações nutricionais; função social dos alimentos; atividade física e alimentação; alimentação vegetariana e suas implicações nutricionais.

7. Tecnologia dos alimentos: operações unitárias; conservação e embalagem dos alimentos; processamento tecnológico de produtos de origem vegetal e animal; análise sensorial.

8. Controle Higiênico-Sanitário dos Alimentos: higiene pessoal, do ambiente, utensílios, superfície de trabalho e dos equipamentos; Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) e os procedimentos para sua avaliação; deterioração dos alimentos; métodos de conservação dos

(6)

#OCURSOQUEMAISAPROVA

alimentos; procedimentos operacionais padronizados (POP); boas práticas de fabricação de alimentos; análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC).

9. Nutrição em Saúde Pública: análise dos distúrbios nutricionais como problemas de Saúde Pública; Vigilância Sanitária de Alimentos: legislação sanitária para alimentos; problemas nutricionais das populações de países em desenvolvimento.

10. Técnica Dietética: conceito, classificação e características dos alimentos; pré-preparo e preparo dos alimentos; operações, modificações e técnicas fundamentais no preparo de alimentos. 11. Dietoterapia: abordagem do paciente hospitalizado; generalidades, fisiopatologia e tratamento

das diversas enfermidades; exames laboratoriais: importância e interpretação; suporte nutricional enteral e parenteral.

12. Bromatologia: aditivos alimentares; condimentos; pigmentos; estudo químico‐bromatológico dos alimentos: proteínas, lipídios e carboidratos; vitaminas; minerais; bebidas.

(7)

 Você pode adequar o cronograma conforme suas necessidades e rotina.

CRONOGRAMA DE ESTUDOS FUNSAÚDE

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

SÁBADO

MANHÃ

Leitura do

conteúdo de

Português

Leitura do

conteúdo de

Raciocínio

Lógico

Leitura do

conteúdo de

Atualidades

Leitura do

conteúdo de

Legislação do

SUS

Leitura do

conteúdo

Específico da

categoria

Revisão dos

conteúdos

estudados na

semana

TARDE

Videoaula de

Português do

Curso MS

Videoaula de

Raciocínio

Lógico do Curso

MS

Videoaula de

Atualidades do

Curso MS +

Resolução de

questões

Videoaula de

Legislação do

SUS do Curso

MS

Videoaula da

Específica da

categoria +

Resolução de

questões

Revisão do

conteúdo

Específico da

categoria

NOITE

Resolução de

questões do

conteúdo de

Português

Resolução de

questões do

conteúdo de

Raciocínio

Lógico

Revisão dos

conteúdos de

Português e

Raciocínio

Lógico

Resolução de

questões de

Legislação do

SUS

Revisão dos

conteúdos de

Atualidades e

Legislação do

SUS

Revisão dos

conteúdos

estudados na

semana

(8)

ENTENDENDO O CRONOGRAMA

Sugerimos a leitura do conteúdo pela manhã porque costuma ser a hora do dia onde nossa mente está mais “tranquila” e ainda não recebeu muitas informações.

É importante também que você entenda a importância de fundamentar com a teoria o conteúdo estudado. Para muitos pode ser entediante, mas se você quer realmente se preparar para um grande concurso como o da Funsaúde é necessário fazer além do que a maioria faz. Além disso, te garanto que quando for assistir a videoaula o assunto irá fixar muito mais fácil, uma vez que você já teve um contato prévio com o conteúdo.

Durante a tarde você pode assistir as videoaulas com a direção de professores experientes e com expertise nas suas respectivas áreas. Através das aulas você pode esclarecer dúvidas que possam ter surgido durante as leituras, receber dicas, bizus e focar nos assuntos que são mais recorrentes naquela banca.

E por fim, um dos hábitos indispensáveis da vida de todo concurseiro é a resolução de questões. Nesse momento você irá descobrir o que realmente aprendeu e o que ainda tem dúvida, e poderá reforçar durante os momentos de revisão.

Bons estudos!

Por se tratar de um dos maiores concursos da área da saúde dos últimos

tempos, é normal que você tenha a sensação de que não vai dar conta. Então,

seja flexível e paciente com você mesmo. A organização dos seus estudos deve

ser uma ferramenta a seu favor e não um fardo. Por isso, se você estuda melhor

durante as madrugadas, por exemplo, adapte o cronograma para esse horário.

Se você tem responsabilidades domésticas ou trabalha e não pode estudar

durante a tarde, se organize para compensar esse horário de estudo em outro

dia ou turno durante a semana. Lembre-se as pessoas são diferentes!

Referências

Documentos relacionados

This paper analyzes, from an interdisciplinary perspective, the existing connec- tions between the environmental vulnerability of the mangrove forests that make up the coastal space

A reunião contou com a participação dos conferencistas Jean- Claude Gillet, Nelson Carvalho Marcellino, Pablo Carlos Ziperovich, Cecilia Ziperovich e Pablo

In the second time period the Expresso newspaper published two news pieces on the prostitution and sex trafficking of Brazilian immigrant women and the Público newspaper

Hoje, por meio de pesquisas a respeito da tradução de textos em português para a Libras tais como a que conduzi em 2010, esses Surdos podem ser reconhecidos como

CARACTERÍSTICAS DE SEGURANÇA - Cinto de segurança para recém nascido, alarme de alta temperatura limitado em 40ºC, Alarme de tensão de baterias, Temperatura da superfície

diversa, o candidato deverá comprovar a aderência em termos de trajetória curricular à área para a qual pleiteia vaga. A aderência deve ser provada com atividades

DEBORA FILGUEIRAS SAMPAIO REGIONAL JATAI BOLSA DE ESTAGIO 364,00 DEBORA MIDORI SATO CENTRO EDITORIAL E GRAFICO BOLSA DE ESTAGIO 364,00 DEBORAH ALMEIDA DOS SANTOS

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos