• Nenhum resultado encontrado

Em caso de dúvidas, envie para

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Em caso de dúvidas, envie para"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Regulamento do STFabel - EIXO 2 (4º, 5º E 6º SEMESTRES)

Atualizado em 05/10/2017

1 – O que é o STFabel?

O STFabel (Supremo Tribunal da Fabel) é um instrumento de aprendizagem e avaliação, que se constitui através de uma sessão de julgamento simulado e seus atos preparatórios ou audiências de mediação ou arbitragem. Nele, os próprios acadêmicos farão os papéis de advogados, promotores, procuradores, julgadores, árbitros mediadores ou pareceristas, discutindo uma causa hipotética previamente determinada.

O STFabel do eixo 2 simulará, no que for possível, audiências de arbitragem.

2 – Das funções da turma:

Será feita uma simulação por turma, portanto, em uma mesma classe, haverá acadêmicos que farão as vezes de árbitros e de advogados das partes.

3 – Dos trabalhos e suas notas:

A ferramenta STFabel tem o valor total de 3,0 (três) pontos para o 2º NPC, sendo que a nota obtida será distribuída para todas as disciplinas, sejam as regulares, sejam as feitas em adaptação. Os outros 7,0 (sete) pontos serão atribuídos através de prova escrita de cada disciplina, totalizando 10 (dez) pontos.

As notas do STFabel serão distribuídas em dois grupos:

3.1 A participação oral dos representantes das partes, no máximo 2 por parte, terá pontuação máxima de 03 (três) pontos, atribuídos individualmente.

O acadêmico que participa ativamente do julgamento será avaliado apenas pelo seu desempenho oral, não sendo requisitado a apresentar nenhum trabalho escrito, seja na forma de peças, relatórios, etc.

(2)

maior o professor designado não puder estar presente, será substituído por outro professor, designado pela coordenação do curso.

Os critérios utilizados pelo professor corretor para a atribuição da nota serão: a) a espontaneidade argumentativa;

b) a postura conciliatória;

c) a qualidade dos argumentos fáticos e técnicos, considerando inclusive, os termos da lei 9.307/96, com alterações feitas pela lei 13.129/15; e

d) a coerência dos argumentos utilizados em relação à tese defendida.

A participação oral deverá prezar pela espontaneidade, evitando a mera leitura de teses produzidas previamente. O excesso de leitura acarretará no desconto de pontos.

A realização da audiência, entretanto, está condicionada à satisfação de certos atos preparatórios, entendidos como convenção de arbitragem – cláusula arbitral ou compromisso arbitral, nos termos do art. 10 da lei 9.307/96. Eles não serão pontuados, mas serão requisitos para que a própria simulação de arbitragem aconteça regularmente; e serão atribuição dos advogados das partes. Estes, também deverão formular petição inicial, cada parte uma, nos termos do modelo (anexo 2).

3.2 A participação do(s) árbitro(s), que será(ão) 1 ou 3

Sendo nomeados 3 árbitros, estes, por maioria, elegerão o presidente do tribunal arbitral, que será avaliado apenas pela participação oral, nos seguintes termos (1,5 cada):

a) postura conciliatória; e

b) acuidade na condução do procedimento arbitral

Em havendo outros 2 árbitros, a eles ficará a incumbência de confeccionar a sentença, nos termos do art. 26 da lei 9.307/96. A avaliação será, então, sobre a qualidade da sentença e fará pontuação para ambos os árbitros.

Havendo apenas 1 árbitro, ele será avaliado parte por sua participação oral (1,5 distribuídos entre os 2 quesitos acima), parte pela qualidade da sentença (1,5)

3.3 a participação dos demais acadêmicos, presentes à audiência de mediação.

O acadêmico deverá produzir um relatório, a ser entregue até o encerramento do processo de mediação, pelos mediadores. O modelo do relatório com a pontuação para cada quesito se encontra em anexo (5)

(3)

3.4 – Do Acadêmico ausente no dia do julgamento

O acadêmico ausente no dia do julgamento (bem como o acadêmico presente no julgamento que não entregar a sua pesquisa individual naquela data) ficará sem nota no instrumento avaliativo, podendo, se assim desejar, realizar prova substitutiva, ao final do semestre e com data estabelecida no calendário acadêmico.

3.5 – Do acadêmico em adaptação

O acadêmico em adaptação, que curse matérias em diversos semestres, poderá realizar o STFabel em qualquer semestre em que esteja matriculado, valendo sua respectiva nota para todas as disciplinas de todos os demais semestres cursados.

3.6 – Das notas quando não ocorrer o STFABEL

Na hipótese do STFABEL não ocorrer na data prevista por motivos de força maior, tais como paralisação do transporte público ou interrupção da energia elétrica, a coordenação do curso de Direito aplicará uma das seguintes medidas:

a) Realizar o STFabel em data posterior, com a aplicação das regras gerais deste Regulamento; b) Dispensar a realização do julgamento, determinando que cada acadêmico produza pesquisa individual sobre o tema do seu semestre, no valor de 03 (três) pontos, nos moldes do item 3, letra “b” deste Regulamento.

4 – Do recurso das notas

Havendo descontentamento com a nota atribuída, o acadêmico fará na secretaria da Fabel recurso escrito devidamente fundamentado, dirigido ao o professor responsável pela nota.

Em eventual negativa do professor e consequente manutenção da nota atribuída, ou havendo modificação da nota aquém do pretendido, o acadêmico poderá solicitar banca de revisão, formada por 03 (três) professores escolhidos pela coordenação do curso de Direito e diferentes do professor que atribuiu a nota inicial.

4.1 Prazo:

O prazo para a interposição de recursos é de 72h (setenta e duas horas), a contar da data da publicação das notas.

(4)

Entende-se por publicação das notas, o dia em que o professor disponibiliza o resultado para a turma, entregando-o pessoalmente para cada acadêmico presente e para o representante de classe, o resultado dos ausentes, mediante subscrição de recibo.

A ausência do acadêmico e, consequentemente, o não recebimento pessoal do resultado não obsta o início da contagem do prazo.

5 – Da audiência:

O Tribunal Arbitral, por meio de árbitro presidente, promoverá inicialmente tentativa de conciliação entre as partes. Frustrada a conciliação, o Tribunal Arbitral DETERMINARÁ que estas apresentem suas alegações de fato e de direito, anexando documentos e requerendo provas.

O árbito , entregará as respectivas cópias para as partes, sendo que estas, no prazo de 10 (dez) minutos, de forma oral, apresentarão as respectivas réplicas.

Decorrido o prazo para a apresentação das réplicas, o Tribunal Arbitral apreciará as eventuais questões preliminares e avaliará o estado do processo, dando abertura a audiência de instrução ou a produção de prova específica.

As partes podem apresentar todas as provas que julgarem úteis à instrução do processo e ao esclarecimento dos árbitros.

O árbitro conduzirá a arbitragem do modo que lhe aprouver, sempre respeitados os princípios do contraditório, da ampla defesa, da igualdade das partes, da sua imparcialidade e de seu livre convencimento.

O Tribunal Arbitral poderá determinar medidas coercitivas ou cautelares, e, quando necessário requererá auxílio a autoridade judicial competente para a execução da referida medida. Se ainda não instalado o Tribunal Arbitral, as partes poderão requerer tais medidas à autoridade judicial competente, devendo, neste caso, dar ciência imediata à CÂMARA .

Encerrada a instrução, o árbitro concederá prazo não superior a 15 (quinze) minutos para que as partes ofereçam suas razões orais em audiência.

Reiterando: a audiência simulada de arbitragem envolverá 1 ou 3 árbitros, e até 2 dois advogados para cada parte.

6 – Quais os prazos para os acadêmicos entregarem o material escrito?

Todos os acadêmicos, cuja avaliação dependa da correção de algum material escrito, deverão entregá-lo até 60 (sessenta) minutos após o fim da audiência de arbitragem.

(5)

7 – Quais os prazos para os docentes?

O docente responsável pela correção deverá entregar as notas até o prazo de 10 (dez) dias após a realização do STFabel do seu respectivo semestre na coordenação do curso de Direito, que providenciará o lançamento da nota no sistema de informática da Fabel.

8 – Quais os horários de realização?

Todos os julgamentos serão realizados na sala do PPJ no período vespertino, das 14:30 às 17:00; e noturno, das 19:30 às 22:00, sendo o dia para cada turma, conforme definido na organização.

9 – Da escolha dos casos

A escolha dos casos é feita pelo NDE entre casos reais ou no banco de dados do Núcleo de Conciliação, Mediação e Arbitragem – NCMA da Faculdade de Belém – FABEL.

(6)

ANEXO 1 - FICHA DE AVALIAÇÃO ORAL (Para uso do professor avaliador)

Stfabel – ficha de correção oral Nome do

professor:______________________________________________________________________ Turma avaliada:_________________ Data:______________

NOME DO ACADÊMICO: NOTA

A ESPONTANEIDADE ARGUMENTATIVA – 0,75

A POSTURA CONCILIATÓRIA – 0,75

A QUALIDADE DOS ARGUMENTOS FÁTICOS E TÉCNICOS OU ACUIDADE NA CONDUÇÃO DO PROCEDIMENTO ARBITRAL (PARA O ÁRBITRO) – 0,75

A COERÊNCIA DOS ARGUMENTOS UTILIZADOS EM RELAÇÃO À TESE DEFENDIDA – 0,75

(7)

ANEXO 2

MODELO DE PETIÇÃO

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO CENTRO DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DA FABEL COM SEDE EM BELÉM-PA.

NOME COMPLETO, nacionalidade, estado civil, profissão, portador(a) do CPF n°..., RG. ..., residente e domiciliado(a) à Rua...., nº ..., Bairro – Cidade/RN, vem à presença de Vossa Senhoria, na forma da Lei Federal n° 9.307/96, APRESENTAR ALEGAÇÕES DE FATO E DE DIREITO, visando solução ao litígio abaixo:

I- DOS FATOS

O requerente declara que o requerido fez compras em seu estabelecimento em ../../...., conforme NF ..., tendo pago com cheque do Banco ..., Ag. ...., nº ...., no valor de R$ .... (.... reais), sendo que o cheque foi devolvido duas vezes pelo banco por motivo de insuficiência de fundos. (Pode alterar o motivo, se for o caso)

O requerente já tentou fazer acordo com o requerido sem obter sucesso, motivo pelo qual vem perante este Centro buscar seus direitos.

II- DO DIREITO

Incluir toda argumentação jurídica que envolve o caso. III- DOS PEDIDOS

Pelo exposto requer:

a) O pagamento por parte do requerido dos valores descritos acima, devidamente corrigido. (se houver alguma despesas a mais, incluir também, por exemplo, despesas de cartório).

b) A condenação do requerido ao pagamento das despesas processuais e honorários.

Termos em que Espera deferimento

Belém-Pa____de_____________de______. ____________________________

REQUERENTE

Documentos juntados ao processo: 1 – Exemplo: cheque descrito acima.

(8)

ANEXO 3

COMPROMISSO ARBITRAL

Por este instrumento particular de compromisso arbitral, de um lado (nome, profissão, estado civil e endereço) e de outro lado (nome, profissão, estado civil e endereço), têm entre si justo e contratado o seguinte:

1. Os contratantes resolveram submeter o seguinte litígio ………. à arbitragem na forma da Lei n.º 9.307, de 23-09-96, pelo que firmam o presente compromisso arbitral que é a convenção através da qual as partes submetem um litígio à arbitragem de uma ou mais pessoas, conforme define o art. 9.º do citado dispositivo legal.

2. De comum acordo escolhem como árbitro (s) o(s) senhor(es) ………. (nome, profissão e domicílio). Nota: No caso de terem as partes delegado a indicação de árbitros a determinada entidade, identificá-la (inciso II do art. 10).

3. Ajustam que a matéria objeto da arbitragem será ………(descrever aqui o objeto da arbitragem, ou seja, o litígio existente entre as partes).

4. A sentença arbitral (art. 23 da Lei n.º 9.307, de 23-09-96), será proferida em ……… (indicar o local). 5. A arbitragem será realizada em ……….. (local ou locais).

6. De comum acordo, estabelecem as partes, autorizar(em) o(s) árbitro(s) a julgar(em) por equidade (se assim for convencionado pelas partes na forma do art. 2.º).

7. A sentença arbitral terá de ser apresentada até o dia ………. na forma do art. 23 da Lei n.º 9.307, de 23-09-96, sob pena de extinção do compromisso arbitral, com observância do art. 12, III do dispositivo citado.

8. Indicam as partes os seguintes dispositivos ou regras corporativas aplicáveis à arbitragem, que poderão ser utilizadas na arbitragem.

9. Estabelecem as partes que os honorários do(s) árbitro(s) bem como as despesas com a arbitragem e eventuais honorários de perito, serão pagas da seguinte forma……….

Assim, por estarem justas e contratadas, firmam o presente compromisso, na presença de duas testemunhas a tudo presente, para que este surta seus efeitos legais e de direito.

(local e data)

(assinatura das partes ou de quem as represente) (assinatura de duas testemunhas)

(9)

ANEXO 4

CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA

O modelo de cláusula compromissória recomendado pela CÂMARA….. tem a seguinte redação: As partes convencionam entre si, livremente e amparadas na Lei 9.307/96, que qualquer questão oriunda desse contrato, ou a ele referente, será resolvida através da mediação ou da arbitragem , a

serem administradas pela Câmara ….,

Inscrita no CNPJ sob o nº…, na forma do regulamento Arbitral desta e sob as regras da mesma Lei Federal 9.307/96.

Nota: A CÂMARA chama a atenção das partes para que levem em consideração a conveniência de complementar a cláusula compromissória com as seguintes informações:

a. O número de árbitros será de ___________(um ou três); b. O lugar da arbitragem será ______________(cidade e país); c. O(s) idioma(s) da arbitragem será(ão) _________________;

d. A regra de direito aplicável ao litígio será a legislação competente, (caso as partes não pretendam conferir ao(s) árbitro(s) poderes para julgar por equidade).

(10)

ANEXO 5

MODELO DE RELATÓRIO DE AUDIÊNCIA DE ARBITRAGEM- FORMULÁRIO

NOME:_______________________________________________

MATRÍCULA:___________________ TURMA:_______________ PROFESSOR(A):_______________________________________

Partes e seus advogados – 0,1

Árbitros – 0,1

Controvérsias (fatos constitutivos de direito de uma parte; fatos impeditivos, modificativos e/ou extintivos alegados pela contraparte) – 0,8

(11)

Termos do Acordo (transações, renúncias e pactos) – 1,0

Referências

Documentos relacionados

c) Compete exclusivamente à Organização aprovar qualquer correção que considere oportuna e a qualquer tempo, a qual será divulgada na Internet, na página web oficial do evento,

O SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIAL – SESI-DR/AM, através da COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DO SISTEMA FIEAM, tornam pública a abertura do certame licitatório, na

O SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIAL – SESI-DR/AM, através da COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DO SISTEMA FIEAM, tornam pública a abertura do certame licitatório, na

The multiple impacts of soybean expansion on biodiversity and other development considerations ha ve several implications for policy: (1) protected areas need to

Diabetes is a chronic progressive metabolic disease characterized by hyperglycemia due mainly to absolute insulin insufficiency (type 1 diabetes) or relative

Participar deste momento ím- par tem sido de salutar importância para ajudar a dimi- nuir a incredulidade quanto a importância da vacina e também do profissional que atua garantindo

O SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA – SESI-DR/AM, através da COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DO SISTEMA FIEAM, tornam público a abertura do certame licitatório, na

Analisando a metodologia de produção de materiais da FIAP, é possível verificar que existem processos mais complexos se comparados à proposta de Kilpatrick (1918), pois as