• Nenhum resultado encontrado

Em caso de dúvidas, envie para

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Em caso de dúvidas, envie para"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Regulamento do STFabel - EIXO 2 (4º, 5º E 6º SEMESTRES)

Atualizado em 01/04/2018

1 – O que é o STFabel?

O STFabel (Supremo Tribunal da Fabel) é um instrumento de aprendizagem e avaliação, que se constitui através de uma sessão de julgamento simulado e seus atos preparatórios ou audiências de mediação ou arbitragem. Nele, os próprios acadêmicos farão os papéis de advogados, promotores, procuradores, julgadores, árbitros mediadores ou pareceristas, discutindo uma causa hipotética previamente determinada.

O STFabel do eixo 2 simulará, no que for possível, audiências de mediação ou arbitragem.

2 – Das funções da turma:

Será feita uma simulação por turma, portanto, em uma mesma classe, haverá acadêmicos que farão as vezes de mediadores e de advogados/defensores das partes.

3 – Dos trabalhos e suas notas:

A ferramenta STFabel tem o valor total de 3,0 (três) pontos para o 2º NPC, sendo que a nota obtida será distribuída para todas as disciplinas, sejam as regulares, sejam as feitas em adaptação. Os outros 7,0 (sete) pontos serão atribuídos através de prova escrita de cada disciplina, totalizando 10 (dez) pontos.

As notas do STFabel serão distribuídas em dois grupos:

3.1 A participação oral dos representantes das partes, bem como do mediador terá pontuação máxima de 03 (três) pontos, atribuídos individualmente.

O acadêmico que participa ativamente do julgamento será avaliado apenas pelo seu desempenho oral, não sendo requisitado a apresentar nenhum trabalho escrito, seja na forma de peças, relatórios, etc.

(2)

professor previamente designado, que estará presente no auditório. Se por motivo de força maior o professor designado não puder estar presente, será substituído por outro professor, designado pela coordenação do curso.

Os critérios utilizados pelo professor corretor para a atribuição da nota serão:

a) a espontaneidade argumentativa;

b) a postura conciliatória diante da plateia;

c) a qualidade dos argumentos fáticos e técnicos; e

d) a coerência dos argumentos utilizados em relação à tese defendida.

A participação oral deverá prezar pela espontaneidade, evitando a mera leitura de teses produzidas previamente. O excesso de leitura acarretará no desconto de pontos.

Obs: serão admitidos no máximo 2 (dois) advogados por parte, a se inscreverem para a audiência.

3.2 A participação dos advogados peticionários (não inscritos para audiência).

A realização da audiência está condicionada à satisfação de certos atos preparatórios. Eles serão pontuados, sendo requisitos para que a própria simulação de mediação aconteça regularmente. São os seguintes:

a) produção de petição inicial, com observância ao dispositivo legal pertinente – artigo 319 do Código de Processo Civil-, incluindo a informação pela realização de audiência de conciliação ou mediação judicial, a ser entregue em 2 ( duas) vias e em até 2 (duas) semanas antes da data prevista pela organização, para que a audiência aconteça.

b) resposta escrita à petição inicial em até 1 semana antes da data prevista pela organização para a realização da audiência . Nela, os advogados da parte demandada devem manifestar expressamente todos os argumentos de defesa.

Obs: para contagem dos prazos acima, consultar cronograma, ao fim do regulamento.

Os peticionários, que serão no máximo 2 (dois) por parte, serão avaliados em conjunto pela qualidade da peça que apresentarem; isto é, a correção da peça atribuirá a mesma pontuação a ambos advogados que a subscreverem, nos seguintes critérios:

 Endereçamento: 0,5

(3)

 o fato e os fundamentos jurídicos do pedido; 1,5



o pedido com as suas especificações e o valor da causa: 0.5

3.3 A participação do co-mediador: o acadêmico encarregado desta função será avaliado pela confecção do termo de acordo.

O termo de acordo deverá ser lavrado pelo acadêmico co-mediador, que terá até 60 (sessenta) minutos após o fim da mediação para apresentá-lo, por escrito conforme modelo em anexo (2). A leitura do termo pelo mediador encerra o processo de mediação.

3.4 a participação dos demais acadêmicos, presentes à audiência de mediação.

O acadêmico deverá produzir um relatório, a ser entregue até o encerramento do processo de mediação, pelos mediadores. O modelo do relatório com a pontuação para cada quesito se encontra em anexo (3).

3.4 – Do Acadêmico ausente no dia do audiência.

O acadêmico ausente no dia do julgamento (bem como o acadêmico presente no julgamento que não entregar a sua pesquisa individual naquela data) ficará sem nota no instrumento avaliativo, podendo, se assim desejar, realizar prova substitutiva, ao final do semestre e com data estabelecida no calendário acadêmico.

3.5 – Do acadêmico em adaptação

O acadêmico em adaptação que curse matérias em diversos semestres realizará o STFabel do seu semestre de matrícula, valendo sua respectiva nota para todas as disciplinas de todos os semestres cursados.

3.6 – Das notas quando não ocorrer o STFABEL

Na hipótese do STFABEL não ocorrer na data prevista por motivos de força maior, tais como paralisação do transporte público ou interrupção da energia elétrica, a coordenação do curso de Direito aplicará uma das seguintes medidas:

a) Realizar o STFabel em data posterior, com a aplicação das regras gerais deste Regulamento;

b) Dispensar a realização do julgamento, determinando que cada acadêmico produza pesquisa individual sobre o tema do seu semestre, no valor de 03 (três) pontos, nos moldes do item 3, letra “b” deste Regulamento.

(4)

4 – Do recurso das notas

Havendo descontentamento com a nota atribuída, o acadêmico fará na secretaria da Fabel recurso escrito devidamente fundamentado, dirigido ao o professor responsável pela nota.

Em eventual negativa do professor e consequente manutenção da nota atribuída, ou havendo modificação da nota aquém do pretendido, o acadêmico poderá solicitar banca de revisão, formada por 03 (três) professores escolhidos pela coordenação do curso de Direito e diferentes do professor que atribuiu a nota inicial.

4.1 Prazo:

O prazo para a interposição de recursos é de 72h (setenta e duas horas), a contar da data da publicação das notas.

Entende-se por publicação das notas, o dia em que o professor disponibiliza o resultado para a turma, entregando-o pessoalmente para cada acadêmico presente e para o representante de classe, o resultado dos ausentes, mediante subscrição de recibo.

A ausência do acadêmico e, consequentemente, o não recebimento pessoal do resultado não obsta o início da contagem do prazo.

5 – Da Audiência:

No início da primeira audiência de conciliação ou mediação judicial, e sempre que julgar necessário, o conciliador/mediador deverá alertar as partes acerca das regras de confidencialidade aplicáveis ao procedimento. No desempenho de sua função, o conciliador/mediador poderá reunir-se com as partes, em conjunto ou separadamente, bem como solicitar das partes as informações que entender necessárias para facilitar o entendimento entre aquelas. O procedimento de conciliaçao ou mediação será encerrado com a lavratura do seu termo final, quando for celebrado acordo ou quando não se justificarem novos esforços para a obtenção de consenso, seja por declaração do conciliador/mediador nesse sentido ou por manifestação de qualquer das partes.

A parte que pretender utilizar recursos multimídia durante o julgamento, tais como fotos, vídeos ou músicas, deverá utilizar tais materiais dentro do seu tempo total de exposição, não havendo prorrogação para tanto. Além disso, deverá comunicar com antecedência mínima de 04 (quatro) dias à coordenação do curso de Direito para que providencie o equipamento eletrônico necessário.

Reiterando: a audiência de conciliação ou mediação simulada envolverá um conciliador/mediador, um co-mediador, até 2 (dois) advogados para cada parte, bem como as partes envolvidas (que apenas figurarão sem serem avaliadas por nada que manifestarem, mas pelo relatório produzido, como os demais acadêmicos que estiverem assistindo à simulação).

(5)

6 – Quais os prazos para os acadêmicos entregarem o material escrito?

Todos os acadêmicos que estiverem assistindo à simulação deverão entregar o relatório em até 60 (sessenta) minutos após o fim da audiência de mediação.

Os acadêmicos que atuaram como advogados peticionários estão exonerados da entrega de qualquer relatório, devendo apenas registrar presença no local da audiência, no dia e hora aprazada.

7 – Quais os prazos para os docentes?

O docente responsável pela correção deverá entregar as notas até o prazo de 10 (dez) dias após a realização do STFabel do seu respectivo semestre na coordenação do curso de Direito, que providenciará o lançamento da nota no sistema de informática da Fabel.

8 – Quais os horários de realização?

Todos os julgamentos serão realizados no auditório do campus Dom Bosco, de forma conjunta para as turmas do período vespertino, das 14:30 às 17:00; e noturno, das 19:30 às 22:00, sendo o dia para cada grupo de semestres definido em material anexo.

9 – Da escolha dos casos.

A escolha dos casos é feita pelo NDE entre casos reais ou no banco de dados do Núcleo de Conciliação, Mediação e Arbitragem – NCMA da Faculdade de Belém – FABEL.

(6)

ANEXO 1 - FICHA DE AVALIAÇÃO ORAL (Para uso do professor avaliador)

Stfabel – ficha de correção oral Nome do

professor:______________________________________________________________________ Turma avaliada:_________________ Data:______________

NOME DO ACADÊMICO: NOTA

A ESPONTANEIDADE ARGUMENTATIVA – 0,75

A POSTURA CONCILIATÓRIA – 0,75

A QUALIDADE DOS ARGUMENTOS FÁTICOS E TÉCNICOS – 0,75

A COERÊNCIA DOS ARGUMENTOS UTILIZADOS EM RELAÇÃO À TESE DEFENDIDA – 0,75

(7)

ANEXO 2

TERMO DE SESSÃO DE MEDIAÇÃO/CONCILIAÇÃO

Procedimento nº 00 /2018-00

Turma -

NOME DA PARTE 1

NOME DA PARTE 2

Conciliador responsável: (nome do conciliador presente à sessão)

Aberta sessão de mediação/conciliação às XX:XX h, compareceram o(a)(s) Sr(a). , acompanhado(a) do(a) advogado(a) Dr(a). , OAB/PE e o(a)(s) Sr(a). , acompanhado de seu advogado, Dr(a). , OAB/PA.

Proposta a conciliação, as partes chegaram ao acordo nos seguintes termos:

[Digite aqui o texto da audiência - ata]

Direito Civil.

[Cláusulas Penais Finais e Opcionais]

DA MORA

Cláusula 1°. Na hipótese de atraso no pagamento de qualquer prestação ajustada neste Termo,

incidirá a multa de 2% (dois por cento) sobre o valor da prestação que não for paga no respectivo vencimento, além de juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês, devidamente reajustados pro-rata dia, com base nos índices de correção monetária adotados pelo Poder Judiciário do Estado de Pernambuco.

DO INADIMPLEMENTO

Clásula 2°. Na hipótese do não cumprimento de qualquer das obrigações estabelecidas no presente

Termo, ou de atraso no pagamento de três (3) ou mais prestações ajustadas neste Termo, consecutivas ou não, a cada período de 24 (vinte e quatro) meses corridos, contados do mês de vencimento da primeira dessas prestações não pagas, haverá o vencimento antecipado de toda a dívida, autorizando a parte credora a executar a dívida na sua totalidade, no montante acordado neste instrumento ou, alternativamente, a critério da credora, nos valores devidos antes da celebração desta transação, ou seja: R$ ________________ (por extenso), acrescida da multa de 10% (dez por cento), além de juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês, devidamente reajustados pro-rata dia, com base nos índices de correção monetária adotados pelo Poder Judiciário do Estado de Pernambuco. Na hipótese de não cumprimento da obrigação de fazer ou não fazer estabelecida no presente Termo, a parte devedora ficará sujeita a uma das seguintes medidas que atendam à pretensão da parte credora, como busca e apreensão, bloqueio, imissão ou reintegração de posse, embargos de obra nova, adjudicação compulsória e outros atos análogos; ou, alternativamente, a critério do credor, ficará sujeita ao pagamento de uma multa indenizatória, que desde já as partes, de comum acordo, fixam em R$ ______________ (por extenso), inclusive para cobrir eventuais despesas com a sua execução ou o desfazimento de obras pelo próprio credor à custa do devedor.

[Redija uma cláusula para cada quesito acordado, assim como feito com os quesitos obrigatórios acima e abaixo]

(8)

DA RENÚNCIA AO PRAZO RECURSAL.

Cláusula 7ª. As partes acordam em renunciar o prazo recursal, que vise a desconstituir o presente

termo de conciliação.

Encerrada a audiência. Pede-se, vistas ao representante do Ministério Público.

Dessa forma, assinado o presente instrumento de conciliação em três vias, duas das quais serão entregues às partes presentes nesta audiência, uma permanecerá anexada ao procedimento de conciliação/mediação para homologação judicial, cujo efeito principal será o de atribuir plena eficácia jurídica ao acordo ora celebrado, inclusive, se for a hipótese, com a constituição de título executivo judicial. (Procedimentos CCMA)

Belém, XX de XXXX de 20XX.

[Assinatura das partes e respectivos advogados]

Conciliador(a)

(9)

ANEXO 3

MODELO DE RELATÓRIO DE AUDIÊNCIA DE ARBITRAGEM- FORMULÁRIO

NOME:_______________________________________________

MATRÍCULA:___________________ TURMA:_______________ PROFESSOR(A):_______________________________________

Partes e seus advogados – 0,1

Árbitros – 0,1

Controvérsias (fatos constitutivos de direito de uma parte; fatos impeditivos, modificativos e/ou extintivos alegados pela contraparte) – 0,8

(10)

Direitos disponíveis, objeto da Arbitragem; e titularidade – 1.0

Termos do Acordo (transações, renúncias e pactos) – 1,0

(11)

ANEXO 4 - CRONOGRAMA

EVENTO DATA

DIVULGAÇÃO – PUBLICAÇÃO DO CASO E DO REGULAMENTO 11/04/18

OFICINA DE ORIENTAÇÃO 24, 25 ou 26/04/18

PRAZO FINAL PARA DEPÓSITO DA PETIÇÃO INICIAL 02/05/18

STFABEL DOCENTE 09/05/18

DIAS DE JULGAMENTO 15 e 16/05/18

PRAZO FINAL PARA PUBLICAÇÃO DAS NOTAS PELOS PROFESSORES AVALIADORES

25/05/18

PRAZO PARA RECURSO DE REVISÃO DE NOTAS 72h a contar da

publicação das notas*

Referências

Documentos relacionados

A respectiva nota da participação oral será atribuída, em ficha avaliativa própria (anexo 1), pelo.. maior o professor designado não puder estar presente, será substituído por

A respectiva nota da participação oral será atribuída, em ficha avaliativa própria (anexo 1), pelo professor previamente designado, que estará presente no auditório..

A respectiva nota da participação oral será atribuída, em ficha avaliativa própria (anexo 01), pelo professor previamente designado, que estará presente no auditório. Se por motivo

O julgamento de apelação que não conseguir a unanimidade de votos em um único sentido (recurso não unânime), será suspenso e terá “prosseguimento em sessão

No caso do acionista possuir uma posição acionária inferior a 200.000 ações da Telesp e inferior a 100.000 ações das demais empresas, terá também a opção de vender suas

Contudo, sendo um campo de pesquisa e de atuação muito específico e novo no Brasil, ainda existe uma série de dificuldades para a eleição de parâmetros de conservação

É perceptível, desta forma, o constante aumento do aprofundamento dos personagens: os “príncipes” têm agora não só nome e falas, mas personalidades bem desenvolvidas,

A nutrição enteral (NE), segundo o Ministério da Saúde do Brasil, designa todo e qualquer “alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada