• Nenhum resultado encontrado

Edição 40 Ano IV 10 de julho de Informativo de Dança exclusivo do do IBT e Espaço VIRALAPA LEIA NESTA EDIÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edição 40 Ano IV 10 de julho de Informativo de Dança exclusivo do do IBT e Espaço VIRALAPA LEIA NESTA EDIÇÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NEWS

Edição 40 Ano IV 10 de julho de 2014

Informativo de Dança exclusivo do do IBT e Espaço VIRALAPA

M e n s a g e m d o E d i t o r

PERCY RODRIGUES

Este Informativo é distribuído gratuitamente por meio eletrônico. Para recebê-lo, atualize seu-email na secretaria do Espaço VIRALAPA. Esta e todas as edições passadas podem ser acessadas

no www.tangoporsisolo.com.br e www.viralapa.com . br

LEIA NESTA EDIÇÃO

G u s t a v o N a v e i r a visita a M i l o n g a Xangô e fala ao VIRALAPA News

Pag. 02

SegundAlternativa em ritmo de Copa do Mundo

Pag. 05

M

esmo durante a Copa 2014, com todas as atenções voltadas para a realização de jogos incríveis, os aficionados do tango, frequentadores do Espaço VIRALAPA, tiveram suas programações mantidas regularmente, em especial a Milonga Xangô e a SegundAlternativa.

Na tradicional Milonga Xangô realizada dia 27, tivemos a auspiciosa presença do maestro Gustavo Naveira e parceira Giselle Anne, em temporada no Rio de Janeiro para a realização de workshop e classes de tango. Em que pese sua intensa agenda , Gustavo Naveira, generosamente, aceitou nosso convite para conceder inédita e exclusiva entrevista.

Também, não faltou entusiamo dos organizadores e bailarinos para a realização da SegundAlternativa no último dia 30, reportada em detalhes com texto e fotos da nossa repórter tanguera Sandra Santos.

Desejamos boa leitura.

(2)

GUSTAVO NAVEIRA, maestro, bailarino, coreógrafo de renome internacional, é um velho conhecido dos tangueros brasileiros, que não perdem suas tempora- das de classes no Rio e São Paulo, e, quando viajam à Buenos Aires, incluem, ob- rigatoriamente, nas agendas, aulas com o grande maestro argentino, desde que ele não esteja fora da cidade, realizando suas frequentes viagens pelo mundo.

Assim, os principais professores de tango, hoje atuando no Rio e São Paulo, ti- veram, em suas formações, classes com Gustavo Naveira, citando-o, orgulhosa- mente, em seus currículos profissionais.

O site Cosmotango disse-o melhor: “Maestro, dançarino e coreógrafo de reno- mada reputação, Gustavo é o precursor do sistema de ensinamento que tem grande repercussão em todos os cinco continentes. Ele viaja em torno do mundo trans- mitindo clareza e riqueza de conceitos técnicos. Pesquisador e analista de grande calibre, seu conhecimento revolucionou a dança no final do segundo milênio.”

P

or ocasião de sua recente temporada no Rio de Janeiro, realizada no final do mês de junho, Gustavo Naveira foi entrevistado por VIRALAPA News.

VIRALAPA News

Qual a sua percepçao sobre o ambiente do tan- go no Rio, São Paulo e no mundo?

Gustavo Naveira

Desde 1900, o tango vem tendo permanente evolução. tanto tecnicamente como em número de praticantes e professores. Existe um paralelo universal na prática do tango, servindo como base de outros ritmos. Os tradicionais

“milongueros”, com estilo peculiar, que introduziram o tango em Buenos Aires, não existem mais. Desapareceram nas décadas de 80 e 90, por morte dos praticantes ou porque o estilo deixou de atrair novos bailarinos. Minha geração começou a bailar o tango com outra ótica, a de mudar a imagem do tempo. Desenvolveu sistema de aulas , combinando novas técnicas que mudaram o olhar para o tango, surgindo

o chamado “Tango Nuevo”.

Este teve uma fase de efusão, despertando interesse comercial das corporações de turismo e

escolas de dança privadas, mas, aos poucos, foi-se misturando às práticas tradicionais, criando um paralelo em todo mundo. O

ENTREVISTA Gustavo Naveira

Texto, tradução e fotos de PERCY RODRIGUES

Um maestro do tango em busca da ex celên cia

(3)

governo argentino em nada contribuiu para o desenvolvimento do tango no país e, muito menos, no mundo. Algumas escolas de dança privadas colocaram o ritmo em seus currículos, mas, efetivamente, a expansão do tango deve-se à atuação dos professores, pagos pelos alunos.

Gustavo Naveira

Pode um profissional da dança viver exclusivamente do tango?

Vivo do tango há 35 anos. Na argentina, há poucos maestros que vivem somente do tango. A competiçao predatória entre os professores impede a criação de uma corporação que poderia possibilitar a união entre os maestros, melhorando a situação de todos eles.

Qual o segredo do seu sucesso?

Além da técnica, de muito trabalho, procuro alcançar a excelência na organização das classes e das milongas.

Creio que a principal razão é a organizaçao com que trabalho minha agenda e a comunicaçao nos sites da internet.

Qual a sua visão de futuro para o tango no mundo?

Creio que

haverá um

desenvolvimento contínuo, com número cada vez maior de adeptos e como importante entertenimento, mesmo em países em que haja outros ritmos típicos.

A dualidade da dança é peculiar ao tango. É o único ritmo que uma pessoa pode influenciar os sentimentos e, consequentemente, os movimentos da outra. Seu aprendizado pode ser longo, mas é possível a qualquer pessoa sadia.

Acho que os bailes de tango não devem ser preparados para muita gente. Assim,

Quem é Giselle Anne

“GISELLE desde muito jovem demostrou claramente sua capacidade como bailarina e coreógrafa de tango, desempenhando-se com soltura em espetáculos da mas alta importância, como os de “Tango Argentino”, “Tango Pasión”,

“Mariano Mores”, “Los Solistas de D’Arienzo”, etc. percorrendo América, Europa e Japão.

Residindo durante 5 anos na Europa (1992 - 1997), realizou um intensao trabalho com o tango:

criou seu próprio balé, fundou uma escola e inaugurou a "Casa del Tango" em Sevilla. A presença e a solidez de seu baile, coroados pelo virtuosismo e beleza de seus movimentos a colocam sempre em primeiro plano.” (Cosmotango) as milongas devem ser seletivas , para se tornarem mais agradáveis e comercialmente viáveis.

(4)

Milonga Xangô recebe visitas ilustres

A

lém do brilho habitual, a Milonga Xangô do úl- timo dia 27 de junho teve algo muito especial: a presença do maestro do tango argentino Gustavo Naveira e sua parceira Giselle Anne. Naveira esteve na cidade nos dias 27, 28 e 29 de jun- ho último, administrando classes particulares e em grupos, duran- te workshop realizado no Clube Democráticos no bairro da Lapa.

Nada excepcional se não se tratasse do mais importante maestro do tango argentino, sobejamente conhecido e de enorme reputação nos cinco continentes do planeta. Pela sua irreparável regularidade, Milonga Xangô tem recebido a visita de grandes bailarinos e mestres internacionais, mas merecer a presença de Gustavo Naveira foi realmente um grande evento para ser registrado nos anais do Espaço VIRALAPA.

Na oportunidade, Paulo Araújo destacou as presenças de Naveira e Anne, enfatizando o fato de ter sido um dos discípulos do grande maestro argentino, do qual ex- traiu grande parte do conheci- mento da dança, hoje, transmiti- do aos seus alunos.

De fato, quando Naveira ainda

iniciava sua carreira de maestro, na década de 90, Paulo Araújo sempre o incluia na agenda de classes, tanto nas visitas do maestro ao Rio de Janeiro como nas viagens dos grupos de alunos à Buenos Aires.

Gustavo Naveira reconhece a

grande estima dispensada por Paulo e, mesmo cansado da fatigante agenda de classes, arranjou forças para visitar a Milonga Xangô e abraçar o grande amigo.

Os tangueros presentes ficaram felizes com a nobre presença.

(5)

EXPEDIENTE

I N S T I T U T O

BRASILEIRO DO TANGO

Presidente: Paulo Araújo

ESPAÇO VIRALAPA

Diretor Geral: Paulo Araújo

VIRALAPA NEWS Conselho Editorial

Fabien Cayet Paulo Araújo Percy Rodrigues

Sandra Santos

Editor Geral

Percy Rodrigues JP 31780 RJ

Tel 21-99634 9736

SegundAlternativa sem caipira verde e amarelo

Amigos leitores, em meio a Copa do Mundo e Festas Juninas, nenhuma coisa nem outra aconteceu na noite do dia 30 de junho, o que valeu a pena mesmo foi o tradicional baile da Segunalternativa no VIRALAPA.

Enquanto os estádios espalhados pelo Brasil estão lindos em forma e cor, pronto pra receberem o panteão das bandeiras e hinos das Nações, pra quem gosta de dançar à noite, foi realmente a alternativa pra dar um tempo do assunto do momento - a Copa - nem sobre festa junina está se falando ou fazendo, quem sabe no próximo ano!

Parabéns pr’a vocês

Nesta noite comemoramos o an- iversário do Adilson de Melo, Ro- berto Vasquez Santos e Wagner Luz, parabéns a eles com os votos de mui- tas felicidades e vida longa!!!!

O bolo deu o “bolo“

Como bom anfitrião Paulo Araújo re- cepcionou a todos e alternativamente propôs uma comemoração diferente para os aniversariantes – sem o tradi- cional bolo – se fez uma roda e, como ingredientes deste “bolo alternativo”, todos se misturaram em risos de alegria, disposição com movimentos livres de uma dança coletiva. A noite tornou-se especial porque o Wagner Luz colocou uma musica latina e os dançarinos “ferverem” no salão.

S

andra

S

antoS

sandrucha@gmail.com

Gente boa

Para este baile os freqüentadores assíduos convidaram seus amigos que engrossaram a massa do “bolo”– Bem vindos!

Nesta edição, destaco a presença da dan- çarina Martinha e seu amigo, Rosangela e Simão – feras do tango que vieram se di- vertir dançando os mais variados ritmos e, Hilma e Leda Francisco, que têm energia do começo ao fim, dentre outras pessoas notáveis que fazem a atmosfera do VIRA- LAPA ficar em alto astral. Contamos com essas pessoas que vibram um tom a cima pra animar a nossa festa.

“Amigos para siempre”

Faço referência ao abraço carinhoso que o Wagner Luz recebeu do Paulo Araújo como declaração de amor e amizade. Paulo falou que Wagner é parceiro na caminhada com ele desde muito tempo na divulgação da boa música e dança. Parafraseando Milton Nascimento: “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”.

Parceria dançante

Mais uma vez a casa estava repleta de gente bacana. E o flagrante de boa parceria dan- çante desta noite foi Monica e Adilson - se esbaldaram de dançar.

Até a próxima, gente...

Bem, vou ficando por aqui, aproveito pra lembrar que a próxima SegundAltenativa será dia 28 de julho - a sua pre- sença enriquece o VIRALAPA – venha e traga comes e bebes pra compartilhamos como um banquete!!!!

(6)

S

andra

S

antoS

SegundAlternativa de 30 de junho

de 2014

ternativa acontecerá na noite de 28 de julho.

Venham, tragam amigos.

A vida deles vai mudar

Referências

Documentos relacionados

Nesta edição, criamos mais duas seções: TANGO &, que se pro- põe a revelar atividades de dança desenvolvidas por alunas além das aulas de Tango recebidas no

Emocionante entrevista com a bailarina, coreógrafa e Terapeuta, Helena Fernandez, que narra sua vertiginosa carreira no tango, revelando-se como um verdadeiro

Na dança de salão eu per- cebi que, quanto mais aulas eu fiz- esse, com diferentes professores, mais você aprendia.. Depois do André e Alice, e do Paulo Araujo, fiz

PAULO ARAÚJO lamenta ausentar-se do Espaço VIRALAPA, mas, pelo menos uma vez ao ano, ele tem compromisso em Ischia, ilha paradisíaca da Itália, onde, durante uma semana, ao lado

VIRALAPA News não poderia perder a oportunidade de conversar com Dina, para conhecer melhor quais são os planos da grande mestra e, saindo do âmbito dos salões,

Nossa repórter social Sandra Santos não perdeu tempo. Aproveitou um fato raro nas noites cariocas de tango, para fazer o fragrante abaixo sobre um momento ímpar no Espaço

Com quase 30 anos de ativida- des profissionais no campo da dança, Paulo cresce a cada dia, não permitindo que sua forma de transmitir a dança permaneça no mesmismo,

Ministrou aulas de Shivam Yoga na Faculdade Angel Vianna, para alunos de dança contemporânea.. Concluirá graduação em licenciatura pela Faculdade de Dança Angel