• Nenhum resultado encontrado

Alavanque sua mudança para Portugal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Alavanque sua mudança para Portugal"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

Alavanque sua mudança

para

Portugal

GO

.TO.

PORTUGAL

Conte com o conhecimento, a qualidade e a

credibilida-de da GO

.TO.

PORTUGAL. Somos o melhor suporte de

consultoria e assessoria para que sua mudança para

Portugal ocorra com total tranquilidade e segurança.

Guia do

imigrante

Planeje seu

FUTURO!

(2)

Redes Sociais e Contatos

Siga-nos nas

Redes Sociais

e fique por dentro das novidades

GO

.TO.

PORTUGAL

(11) 99172-9473

www.gotoportugal.com.br

contato@gotoportugal.com.br

@go.to.portugal

/go.to.portugal.oficial

10:10

(3)

Carolina Alcântara

Fundadora & Diretora Executiva

Aolongo deste ano,tivemos oprivilégiode acom-panhar cada históriae os sonhos demuitos brasi-leiros. As inúmeras dúvidas durante todo o per-curso dos processos, a ansiedade perante os re-sultados, a felicidade do estudante e sua família ao ser aprovado em uma Universidade portugue-sa, famíliasinteiras queconseguiramconquistar o

sonho de morar em Portugal, bem como o ama-durecimento ao longo desta jornada. Ter a opor-tunidade devivenciar tudoisso, torna o nosso tra-balho extremamente gratificante.

Portugal é, de fato, o destino favorito de muitos brasileiroseos motivosque os levamàtal escolha

não são poucos:

Custo de vida reduzido Mobilidade internacional Estabilidade financeira

Vantagensdo ensino de excelência nasEscolas e Universidadesportuguesas, à um valormuito acessível comparado ao Brasil

Diploma Internacional reconhecido em toda a União Europeia

Intercâmbio entre Universidades de outros

ses da Europa Idioma similar

Receptividade aos brasileiros pelo povo guês

Clima favorável, entre outros

Todas essas vantagens aliadas à segurança e à tranquilidade de viver no 3º país mais pacífico do mundo, colocam Portugal em destaque como o melhor destino para estudar, trabalhar, empreender e descansar, fixando residência.

Sabemos que o privilégio de alcançar este objetivo tão almejado não é nada simples de ser con-quistado e, além do apoio familiar, requer planejamento financeiro correto e prévio para que esta trajetória seja executada de forma satisfatória. Para isso, a GO.TO.PORTUGAL está de portasabertasedispostaate acompanhar em cada etapa, paraqueestesonho tão esperadopossa se tornar realidade. Independente de qual seja sua finalidade, a nossa equipe apresentaa melhor solução para o seu sucesso.

Pense Portugal!

Com certeza será seu melhor destino!

Mensagem da

(4)

PÁGINA 4 | GO.TO.PORTUGAL

Possibilidades de imigração para

Portugal

O que te motiva a ir em busca da sua

felicidade

e

melhor

qualidade de vida

?

Existem momentos em que percebemos que algumas situações em nossas vidas já não nos agradam mais, seja no trabalho, em relacionamentos ou em qualquer outro aspecto. Mas não precisamos in-sistir em algo que não nos faz bem, podemos mudar o rumo em que nos encontramos e recomeçar-mos.

Paraquevocêpossatraçar o melhor caminho à seguir, de acordo com suasnecessidadese propósi-tos, é primordial entender a diferença entre as modalidades de vistos para que seja possível definir qual das possibilidades de imigração se encaixa melhor para seu perfil e da sua família e, com isso, evitar erros futuros e muitos imprevistos indesejados.

Conheça as possibilidades de imigração para Portugal

Existem quatro categorias de vistos, devendo ser solicitados ainda no país de origem e que vão de acordo com o tempo de permanência pretendido em Portugal, sendo:

Trânsito ou Escala Aeroportuária: destinados à quem faz escala em Portugal, rumo a outro país; Turismo ou Schengen: caso pretenda ingressar em Portugal a turismo ou por motivos de negócios, não excedendo o período de até 90 dias;

Vistos de Estada Temporária: destinam-se à todos que irão para Portugal exerceratividades cuja tadia não seja superior a 1 ano;

Vistos de Residência ou de Longa Duração: designadosàestadiasqueultrapassemoperíodode1ano.

(5)

E1. Tratamento Médico

Modalidadedevistovoltadaàquembusca rea-lizar algum tratamento médico no país. Neste caso o titular, além de comprovar seu o trata-mento médico em um dos Centros Oficiais re-conhecidos pelo Estado, precisará cumprir os

requisitos gerais exigidos pela legislação.

E7. Acompanhamento de Fa-miliar em Tratamento

Previsto na letra “g” do nº 1 do art. 54º da Lei 23/2007, este visto confere o direito aos fami-liares daqueles que estejamem tratamento mé-dicoem Portugal, com o intuito de acompanha-mento, desde que estes estejam aoabrigo do vistoconcedidonaletra“a”destemesmoartigo.

E6. Compromissos Internacio-nais e Estudo

Destina-se à pessoas que irão realizar cursos, intercâmbios, estágio profissional não

remune-rado e voluntariado.

E3. Atividade Profissional Su-bordinada ou Independente

Com previsão na letra “c” do nº 1 do art. 54º da Lei 23/2007, este visto se aplica aos que exercerão atividades profissionais de forma temporária. Para tal,o interessado precisará a-presentar uma Promessa de Trabalho ou Con-trato e demais documentos que comprovem esse vínculo laboral temporário ou o exercício de atividade como autônomo para Portugal.

E4. Atividade de Investigação ou Altamente Qualificada

O visto consular de estada temporária para realizar atividades de investigação científica ou altamente qualificadas, conhecido como E4, é regido pela letra “d” do nº 1 do art. 54º da Lei 23/2007. Todas as atividades devem ser reali-zadas em território português e previstas para ter a duração inferior a 1 ano.

O titular tambémdeverá supriras condições do art. 52º e possuir seguro saúde ou equivalente, que cubra sua estadia.

E5. Atividade Desportiva Ama-dora

Voltadoaos atletas aindaamadores, as ativida-desdesportivasprecisam ser devidamente certi-ficadas pela respectiva federação e o clube ou associação desportiva que os trouxer deve se responsabilizar pelo alojamento e cuidados de saúde dos mesmos.

E8. Estada Temporária para Trabalho Sazonal

Designadoà trabalhadoresqueexercerão ativi-dade remunerada por período superior a 90 dias e no máximo 270 dias nas áreas de agri-cultura,produção animal, caça, floresta,pesca, alojamento,restauração,indústriasalimentares, das bebidas e tabacos, entre outros.

E9. Estada Temporária para Estudo

Este é voltado para aqueles que pretendem fre-quentar curso em estabelecimento de ensino ou

de formação profissional, por um período que não ultrapasse os 12 meses.

E2. Transferênciade Cidadãos Nacionais de Países Membros da OMC

Este visto destina-se aos solicitantes que serão transferidoscomointuitodeprestaçãode servi-ços ou formação profissional, mediante com-provação de trabalho de pelo menos 1 ano no estabelecimentosituado noutro Estadoparte da OMCOrganizaçãoMundialdoComércioeque se encaixem numa das seguintes categorias: Possuir poderes de direção, trabalhar em cargos superiores da empresa e façam a gestão de um estabelecimento

Possuir conhecimentos técnicos específicos essenciais à atividade, ao equipamento de investigação, às técnicas ou gestão da presa

Os que devam receberformação nal noestabelecimento situado em território nacional

Vistos

Temporários

ou de

(6)

D4. Estudos, Estágio e Volun-tariado

SepretenderestudaremPortugalporum perío-do superior a1 ano,será requeridoaobter um visto de residência, destinado aos solicitantes que irão realizar intercâmbiodoensino secun-dário, candidaturaaoensinosuperior ou espe-cialização, bem como pesquisas, investigações e outros.

Conheça alguns subtipos de Visto de Estudo: Estudar como investigador

Estudante do ensino secundário Atividade de estágio

Programa de Voluntariado

Admitidos no QNQ - Quadro Nacional de Qualificações

PÁGINA 6 | GO.TO.PORTUGAL

D2. Profissional Liberal e Em-preendedor

Este visto é atribuido à estrangeiros que dese-jam exercer atividade profissional independen-te em Portugal, ou seja, de forma autônoma. Tambémé destinadoaos quebuscam trabalhar em seu próprio negócio, assim, constituindo uma empresa.

D3. Investigação ou Atividade Altamente Qualificada

Similar ao temporário E4 anteriormente citado, porém,aplicável parapesquisadores ou docen-tes.

Atividade altamente qualificada: aquela cujo e-xercício requer competências técnicas especia-lizadasoudecaráterexcepcionale, consequen-temente, uma qualificação adequada para o respetivo exercício, designadamente de ensino superior.

Investigador: um nacional de Estado terceiro ti-tular de uma qualificação adequada de ensino superior, que seja admitido por um Centro de Investigação para realizar um projeto de inves-tigação que normalmente exija a referida qua-lificação.

O visto só é concedido para estrangeiros nas

seguintes condições:

Possua um contrato ou promessa de contrato de trabalho válida com,pelo menos, um ano de duração. A remuneração anual deve responder a pelo menos 1,5 vezes ao rio anual português ou 3 vezes o valor xantedeapoiossociais(IAS),que é ocálculo das contribuições dos trabalhadores em tugal

Nocaso de profissãoregulamentada, seja tular de qualificações profissionais elevadas, devidamente comprovadas com respeito do disposto na Lei n.º 9/2009, de 4 de março, ou em lei específica relativa ao mento das qualificações profissionais, sáriasparaoacesso e exercício da profissão indicada no contrato de trabalho ou de messa de contrato de trabalho

No caso de profissão não regulamentada, seja titular de qualificações profissionais vadas adequadas à atividade ou setor cificado no contrato de trabalho ou de messa de contrato de trabalho

D1. Atividade Profissional

Su-bordinada

Estevisto destina-seaossolicitantescujo contra-tode trabalhosejaválidoporum período supe-rior a 9 meses sob regime subordinado, ou se-ja, o trabalhador deverá ser pertencente ao

quadrode funcionários da empresa contratan-te, independente da área na qual irá atuar. O

titular deverá comprovar promessa ou contrato de trabalho para atuar no país.

D6. Visto para Reagrupamen-to Familiar

Ovistoparareagrupamentoéaplicávelparaos familiaresdetitularesdevistooudeautorização deresidênciaparaPortugal.O objetivo é possi-bilitar que a família seja reagrupada no país. Seja através do Visto D6 ou via tramitação da autorização de residência diretamente em Por-tugal,você tem a chance de reunir seus familia-res, para que possam viver legalmente no país.

D5. Estudo e Mobilidade

Visto de residência no âmbito da mobilidade dosestudantes do ensino superior, voltadoaos

requerentes que já residam e estudam em um

dos 28 países membros da União Europeia e desejamtransferirseusestudosoudar continui-dade em algum programa similar emPortugal.

Vistos de

Residência

ou

(7)

D7. Titulares de Rendimentos

Umdosmaisrequisitadospelos brasileiros,este vistodestina-seaosestrangeirosquepretendem viver em Portugal tendo como meio de subsis-tência seusrendimentos provenientes de ativi-dadesnãolaborais,ouseja,rendimentos passi-vos. Estes, por sua vez, devem ser de natureza:

aposentadoria,pensão,direitosautorais,lucros e dividendos de empresas, aluguéis recebidos, investimento financeiro, etc.

Pouco se fala, mas aqueles que exercem ativi-dade religiosa no Brasil, têm direito a adquirir o visto de residência D7 para Portugal.

Start UP Visa

O StartUPVisa é umprograma deacolhimento à empreendedores estrangeiros que pretendam

desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou tecnologia e inovação em Portugal. Este programa prevê um processo prévio de certifi-caçãode incubadoraspara que possam ser en-tidades de acolhimento e apoio à imigrantes empreendedores na criação e instalação de

empresas de base tecnológica.

Tech Visa

O programa Tech Visa está em vigor desde 2019 e seu objetivo é tornar mais eficaz e

efi-ciente a concessão de visto e a atribuição de autorizaçãode residência para imigrantes alta-mente qualificados. Estes profissionais são re-crutados por empresas que desenvolvam ativi-dade na área da tecnologia e inovação e um requisito importante é que estas empresas este-jam devidamente certificadas.

Golden Visa

Para obtê-lo, os cidadãos de Estados terceiros precisamrealizarumdostiposde investimentos previstos na lei portuguesa. Este programa, Golden Visa Portugal, prevêapossibilidade de compradeimóveisoutransferênciadecapitais, por exemplo, dentre outros. O tipo de investi-mento que mais se popularizou foi o imobiliá-rio, no entanto, é preciso respeitar as regras e o valor mínimo de investimento, não

financiá-veis,mas nada impedede financiar o exceden-te.A seguir,vamos listar as modalidades de in-vestimentos que podem garantir o Visto Gold Portugal:

Transferênciadecapitaisnovalor mínimode 1 milhão de euros

Criaçãodenomínimo10postosde trabalho

Aquisição de bens imóveis de valor igual ou superiora500 mil euros(exceto no Porto ou em Lisboa a partir das novas regras) Aquisiçãodebensimóveis a serem dos(commaisde30anosoulocalizados em áreas de reabilitação urbana) no montante mínimo de 350 mil euros

Investimento mínimo de 350 mil euros em atividades de investigação científica

Investimento de pelo menos 250 mil euros

em produção artística, recuperação ou nutenção do patrimônio cultural

Transferência de pelo menos 350 mil euros

para fundos de investimento ou fundos de capitais

Transferência de pelo menos 350 mil euros

para constituir uma sociedade comercial, com a criação de cinco postos de trabalho, ou para investimento em uma sociedade já constituída, com a criação ou manutenção de pelo menoscincopostos de trabalho, por um período mínimo de três anos

Nacionalidade da UE

Com a nacionalidade portuguesa ou outra da União Europeia, é possível não apenas transi-tar, estudar, trabalhar ou residir legalmente em Portugal, mas também em qualquer dos países da Europa, abrindo-se com isso um leque de novasoportunidadesemaiorqualidadedevida a um custo baixo e acessível.

Regularização Direta

Nós brasileiros não precisamos de visto para viagens à turismo para Portugal, podendo per-manecer por um período de 90 dias, se esten-dendo por mais 90 dias mediante solicitação. Com isso,em algumas hipóteses,uma autoriza-ção de residência pode ser tramitada direta-mente no país, apesar de não ser o caminho mais fácil e recomendável. De qualquer forma, será necessário a comprovaçãode algum vín-culo, seja:estudo,trabalho subordinado, traba-lho independente, constituição de empresa, en-tre outros.

Outras

Possibilidades

(8)

2. Sistema de transporte público

O transporte público em Portugal é todo interligado e cos-tuma serumadas grandesvantagens do país, nãosópara turistas, como também para os que desejam imigrar. Por ser um país pequeno, é possível cruzá-lode norte a sul em um único dia (cerca de 710 km). Portugal possui trens (comboios), metrôs, ônibus (auto carros) e bonde elétrico.

1. Mobilidade internacional

Portugaléumpedaçodeparaísodeondeépossívelir e vir semperdergrandeshorasemvoosdelongaduração. Con-seguimos, por exemplo, dar uma escapadinha para o sul da Espanha, passar um final de semana em Roma ou até mesmo um pulinho em Paris. Além dos voos low cost, é perfeitamente viável viajar pela Europa de carro, trem (comboio) ou ônibus (autocarro). Há ainda programas de mobilidade promovidos pelas universidades portuguesas, como o ERASMUS,onde o aluno pode estudar de6 meses

3. Sistema de saúde pública

O sistema público é o que atende a maior parte da popu-laçãono país. E,primeiramente,éimportantedestacarmos sua qualidade, nível comparado ao sistema de saúde par-ticular no Brasil.

Apesar de não ser gratuito, o custo é acessível, sendo em média 5 € para consulta de rotina no posto de saúde e por volta de 2 € para emergência hospitalar.

a 1 ano em uma universidade pelaEuropa, semacréscimo financeiroà propina ou perderoperíodo em que estiver ausente da universidade portuguesa.

PÁGINA 8 | GO.TO.PORTUGAL

Motivos que fazem de

Portugal

o

(9)

6. Outras culturas e idiomas

As universidades portuguesas proporcionam cursos em di-ferentes idiomas em seu programa educacional, como: francês,inglês,espanhol,italiano,alemão e mandarim.As universidades de Lisboa e do Porto são bons exemplos on-de os alunossomam aoportuguêsoutras experiências, fre-quentandoalgumasaulasdemestrado em francêseinglês, além de compartilharem novos conhecimentos e praticar outros idiomas interagindo com estudantes estrangeiros vindos de diversas localidades.

5. Segurança pra você e sua família

Portugal é considerado o 3º país mais pacífico do mundo de acordo com oGlobalPeace Index(GPI) e noquesito se-gurança, em nada se compara ao Brasil. Para se ter uma ideia, no mesmo índice o Brasil ocupa a 106º posição.

4. Diploma Internacional

Você já parou para analisar qual é de fato o peso que uma formação internacional acarreta em seu currículo e em sua vida profissional?

O diploma internacional tem representado não somente um diferencial acadêmico, mas sim uma necessidade para conquista de funções mais sólidas e proveitosas para o mercado de trabalho.

Além de ser reconhecido em toda a União Europeia, pro-porciona:altaqualificação,vantagens competitivas, cresci-mento pessoal e profissional, reconhecicresci-mento perante o mercado de trabalho, mais oportunidades e maiores ganhos financeiros.

(10)

PÁGINA 10 | GO.TO.PORTUGAL

7. Bolsas de Estudo

As bolsas de estudo oferecidas pelas universidades portu-guesasabrangem vários perfis decandidatos,a mais atra-tiva para os estudantes brasileiros é a Bolsa da CPLP (Co-munidade dos Países da Língua Portuguesa), pois pode conceder diretamente 50% a 60% de desconto apenas por ser um cidadão brasileiro. Cada instituição tem a sua re-gra de conceder ou não a bolsada CPLP ao candidato. Também é possível concorrer a uma bolsa por mérito, tantonalicenciaturaquantonomestrado. Geralmente, es-tas bolsas concedem 50% de desconto ao estudante que apresenta um alto rendimento, um nível a-vançado e diferencial acadêmico.

8. Notas do ENEM

Mais de 50 instituições de ensino,entre elas universidades e politécnicos,adotam as notas do ENEM comocritério de avaliação para as vagas reservadasaos Estudantes

Inter-nacionais,sendoestas20%do total.Muitasaceitam as no-tas do vestibular, para o caso do estudante que ingressou em umauniversidadebrasileirae pretendetransferiro cur-so para Portugal.

9. Propinas a um custo atrativo

Em Portugal,o pagamento devidopeloestudante à institui-ção de ensino superior chama-se propina, correspondente àsmensalidadesnoBrasil, porém,écalculado ovalor anu-al e cada instituição pratica formas de pagamentos distin-tas, podendo sofrer alterações entre as instituições e medi-ante o cursode interesse.A médiaparaumalicenciaturaé de3.500€ anual eaocompararmoscomgrandepartedos preços praticados pelas instituições brasileiras e interna-cionais, o resultado é um só:

Portugal é o destino certo!

(11)

11. Ensino de qualidade e tradição

Quando falamos em qualidade, podemos definir como garantia um perfeito alcance ao nível do

en-sino educacional em Portugal, visto que a mesma contempla o que constitui uma finalidade prima-cial de uma instituição de ensino, sendo em qualquer grau: básico, secundário e universitário. Os programas de ensino e de investigação são elaborados e implementados paraatingir estas

fina-lidades e uma das características da qualidadeconstitui o que tem vindo a ser designado como sua

“aptidão para atingir seus objetivos”.

10. Baixo custo de vida

PortugaltemumdoscustosdevidamaisbaixosdaEuropa, te permitindoeliminar o custo Brasil e manter uma estabili-dade financeira com qualidade de vida.

As despesas com alimentação, educação e transporte são impressionantemente baixas quando comparadas com os valores de outros países do Velho Continente. A depender da localidade, até mesmo o aluguel,que é o item mais ca-ro do bolo, pode caber no bolso de qualquer pessoa.

Portugal conta com 7 instituições na lista das 500 melhores de

todo o mundo, um estudo onde foram avaliadas mais de 3.000 instituições. No ranking internacional da QS World University, a Universidade do Porto é eleita a melhor, seguida pelas Universi-dades de Lisboa, Nova de Lisboa, Coimbra e Católica Portugue-sa, de forma geral.

Estas são apenas algumas

vantagens

de

(12)

PÁGINA 8 | GO.TO.PORTUGAL PÁGINA 12 | GO.TO.PORTUGAL

Planejamento Antecipativo

Um

PLANEJAMENTO

CORRETO

para

seu

sucesso

compreende

em atividades

pelas

quais

você

identifica

seus objetivos

e

de-termina

os

proces-sos e recurproces-sos

ne-cessários para

alcan-çar

os

resultados

de-sejados

,

ou

seja

,

uma

mudança

nos

objeti-vos

,

processos

ou

re-cursos

necessários

são

alguns

tipos

de

alterações

que

po-dem

afetar os

resul-tados esperados.

Planeje-se com

antecedência para

que nada dê errado

em sua trajetória!

Conte com o conhecimento, a qualidade e a

credibilida-de da GO

.TO.

PORTUGAL. Somos o melhor suporte de

consultoria e assessoria para que sua mudança para

Portugal ocorra com total tranquilidade e segurança.

(13)

Sabemos que a decisão de mudar de país é muito difícil e esco-lher a cidade é ainda mais. Para esta finalidade é essencial saber suas prioridades e predileções, pois, ao final, tudo dependerá somente do seu estilo de vida.

Portugal é o país da Europa com o menor custo, se destacando pela qualidade de vida que propor-ciona à população. Praticamente não há inflação e devido a isso, é possível se planejar e, principal-mente, manter a estabilidade financeira. O ritmo de trabalho é de formaequilibrada, pois os produ-tos e serviços de primeira necessidadesãosubsidiados pelo Governoatravés de impostos,como: sis-temas de segurança, saúde e educação. Quando não subsidiados, são acessíveis aos consumidores, como o valor dos alimentos básicos. Bem diferente ao que estamos acostumados no Brasil.

Paraosestudantesdoensino superior não é di-ferente. Entreasmelhores universidadesdo pa-ís, é possível encontrar instituições em peque-nas cidades, onde viver custa bem menos do que nas principais cidades como Lisboa, Porto e Coimbra.

Se na capital Lisboa um quarto estudantil pode rondar algo entre 400 € e 600 €, é possível alugar um quarto em cidades pequenas por cerca de 150 €. Uma diferença significativa! Isto sem falar no custo com as refeições feitas nas cantinas universitárias, que custam entre

2,50 € a 5 €, em média, em todo território português.

Custo de vida

Há cidades para todos os

gostos e bolsos. Conheça um

pouco das principais cidades e

alguns custos médios mensais

(14)

AÇORES

A belezaé exuberante.OsAçoresemPortugal, território autônomo, ficam localizados no nor-destedo Oceano Atlântico, à 1.206 km de dis-tânciada IlhadaMadeiraea1.643km de Lis-boa.

Estão próximos à região de Setúbal, no sul de Portugal. As ilhas se caracterizam pelas paisa-gens impressionantes, pelas vilas de pescado-res, pelos campos verdes e pelas sebes de hor-tênsias azuis. SãoMiguel, a maior delas, tem caldeirasvulcânicasqueviraram rios e a Fábri-ca de Chá Gorreana. É tambémonde está lo-calizada a UAc - Universidade dos Açores.

Média de custo Alimentação: 150 € Refeição: 5 € Aluguel de Quarto: 150 € Aluguel de Apartamento T1: 350 €

BRAGA

Vizinha de Porto, Braga é a terceira maior e mais antiga cidade de Portugal repletade he-ranças, história, cultura, eventos religiosos e desponta como um dos destinos favoritos dos brasileiros. Seu custo de vida mais baixo com-parado aos centros urbanos, a tranquilidade, os sistemas de segurança, transporte e saúde públicos de qualidade, sãoseusprincipais atra-tivos. Braga é conhecida por ser uma cidade jovem e tradicional, bem como considerada o maior centro de estudos religiosos do país, a-lémdeserlocalda grande Universidade do Mi-nhoqueproporcionaexcelente qualidade e tra-dição. Média de custo Alimentação: 130 € Refeição: 5 € Aluguel de Quarto: 200 € Aluguel de Apartamento T1: 350 €

Localizada naregião de Alentejo, Bejaé uma das regiões mais fotogênicas de Portugal devi-do à presença de devi-dolmenseoutrostestemunhos arqueológicos, grandesplaníciesmulticoloridas na primavera e amareladas no verão, sua ar-quitetura históricade 2.000 anos (especialmen-te visigótica, romana emourisca), bosques de sobreiro (árvores queproduzemacortiça)e pe-lolitoral com belas praias e atividades portuá-rias.Suaeconomiabaseia-senaagricultura, tu-rismo e indústria. Média de custo Alimentação: 130 € Refeição: 5 € Aluguel de Quarto: 165 € Aluguel de Apartamento T1: 270 €

BEJA

(15)

PORTO

É a segunda cidademais populosade Portugal, ficando atrás somente da capital Lisboa. Com baixo índice de criminalidade, excelência em qualidade de ensino, transportes públicos efici-entes,saúdepúblicaquefuncionae oportunida-des de trabalho, muitaspessoasdecidemmorar no Porto.

Porto é uma cidade fascinante e vibrante que está rapidamente se tornando um dos destinos mais respeitados da Europa Ocidental. Em sua diversidade, possui uma história extensa, atra-ções turísticas interessantes e uma vida noturna agitada. Média de custo Alimentação: 250 € Refeição: 10 € Aluguel de Quarto: 450 € Aluguel de Apartamento T1: 650 €

É o lugar ideal para quem buscanovidades em meio à Europa ou deseja ir um pouco além de Lisboa. Excelente para quem não quer gastar muito, mas ainda assim deseja um destino dife-rente do habitual. De origem vulcânica, a Ilha da Madeira tem formações rochosas dramáti-cas, grandes vales e montanhas, águas em lin-dostonsdeazuleumintensoverdequerecobre todoolugar.Aliás,overdeporláétão excepci-onal que parte da vegetação nativa, conhecida como Floresta Laurissilva, foi declarada Patri-mônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

Média de custo Alimentação: 130 € Refeição: 5 € Aluguel de Quarto: 200 € Aluguel de Apartamento T1: 400 €

SETÚBAL

Setúbal está localizada na Área Metropolitana de Lisboae tem116 mil habitantes. O ar de ci-dade pequena, com muita história, cultura de pesca e praias fazem de Setúbal uma boa al-ternativa para quem pretendetrabalhar em Lis-boa e morar nas cidades do entorno da capi-tal, conseguindoeconomizar com os gastos de aluguel, que em Lisboa são bem mais altos. Oferece uma excelente rede de acessibilidade, com boas rodovias, muita oferta de transporte (rodoviário e ferroviário) e fica a cerca de 40 minutos de distância do aeroporto de Lisboa. Muitos brasileiros e imigrantes em geral têm se interessado pela região que apresenta boa in-fraestrutura de escolas e saúde, assim como muitas opções de comércio, além de uma vida cultural pulsante. Em Setúbal, há opções para todos os gostos! Média de custo Alimentação: 235 € Refeição: 6 € Aluguel de Quarto: 250 € Aluguel de Apartamento T1: 400 €

ILHA DA MADEIRA

(16)

LEIRIA

A região Oeste é uma das zonas mais privile-giadas geograficamente! A cerca de uma hora de Lisboa e Coimbra, além de ser uma região de inovação e investigação, tem um custo de vida inferior aos grandes centros urbanos e vai proporcionar à você a segurança e qualidade de vida que tem procurado. Leiria é uma cida-de histórica,bonita e amável, com pontos turís-ticos muito agradáveis. É uma excelente opção para quem está pensando em morar em Portu-gal, pois foi considerada a 10ª melhor cidade de Portugal para se viver.

Além de o transporte público ser de boa quali-dade, a cidade também dispõe de ciclovias e proporciona rios, praia, pinhal, lagoas, sali-nas, abrigos rupestres, arquitetura religiosa e civil, monumentos e construções medievais, museus, termas, tradições populares nas suas manifestações mais puras, artesanato e rica gastronomia, o que é maravilhoso para quem vive e visita a cidade.

Média de custo Alimentação: 150 € Refeição: 5 € Aluguel de Quarto: 230 € Aluguel de Apartamento T1: 380 €

VISEU

Cercada por vinhedos, a encantadora e tran-quila cidade de Viseu já foi uma grande encru-zilhadanaépocadosromanos,escolhida como local para um acampamento militar, um dos maiores da Península Ibérica.

Nesse período, a cidade passou porvários ata-ques de tropas militares e, para protegê-la, o rei D. João Iordenou a construçãode muralhas e portões ao redor da cidade, dos quais dois podem ser vistos ainda hoje (Porta do Soar e Portados Cavaleiros).

Como você pode ver, Viseu tem um passado glorioso, masa cidadenão estálimitada a isso. Muito pelo contrário, morar em Viseu é sinôni-mode condiçõese qualidade de vida excepcio-nais, além do seu baixo custo em comparação à outras cidades de Portugal.

Pessoas amigáveis, ruas limpas, riqueza artísti-ca e cultural, natureza, parques e muito mais, fazem com que morar em Viseu, a cidade por-tuguesa eleita duas vezes como a melhor para se viver, seja o sonho de muita gente, especial-mente de brasileiros.

Apesar de estar localizada no interior, Viseu é uma cidade grande, bem estruturada e conta com acesso fácil a outras regiões do país.

Média de custo

Alimentação: 130 €

Refeição: 5 €

Aluguel de Quarto: 200 €

Aluguel de Apartamento T1: 350 €

(17)

FARO

Com cerca de 64 mil habitantes e a 280 km de Lisboa,Faroé umadas cidades doAlgarve,um dos principais destinos noextremo sul de Portu-gal, uma região onde está concentrada boa parte da atividade turística de todo o país, es-pecialmente para quem busca belas praias. Algarve se destaca pelo fato de que cada cida-de possui características únicas e inesquecíveis. Faro, por sua vez, é uma cidade que esbanja tranquilidade, até mesmo em alta temporada, ondecostumasermenostumultuadaem compa-ração à outras localidades litorâneas.

Todas as cidades são excelentes para se morar no Algarve, porém, referentea trabalho, o ide-al é viver em Faroou em cidadespróximas, on-de as oportunidaon-des on-de emprego são maiores. A Universidade do Algarve e os comércios lo-cais mantêm a economia aquecida o ano intei-ro, ou seja,embora o turismo seja uma ativida-de muito importante na cidaativida-de, os empregos não se resumem a este setor. Mas claro, hotéis, restaurantes,recreação,passeiosetodosos ser-viços relacionados à recepção turística, ampli-am as oportunidades, principalmente no verão e nas férias.

É precisoconsiderar quemorar em Faro é viver em uma cidade turística. Este aspecto talvez se-jaumdosquemaisafeteosvaloresde aluguéis, serviços,restauranteseoutrositens. No geral,é um pouco mais barato comparado à Lisboa.

Média de custo Alimentação: 180 € Refeição: 7 € Aluguel de Quarto: 350 € Aluguel de Apartamento T1: 550 €

LISBOA

Sobre a margem direita do rio Tejo, a capital de Portugal é acidade maispopulosa ericado país.

A belíssima Lisboa é uma das cidades mais ca-rismáticas e vibrantes da Europa. É uma mistu-ra de patrimônio tradicional sem esforço com um impressionante modernismo e pensamento progressista.Oferece uma história rica e varia-da, uma agitada vida noturna e é abençoada com um clima glorioso durante todo o ano. Possui encantadoras colinas e desfruta de uma situação geográfica ímpar, a que deve o seu destino de cidade cosmopolita.

Sualuzexcepcional que encantaescritores, fo-tógrafos e cineastas, ocasario claro sobreas colinas onde sobressai acor ocre dos telhados, a policromia dos azulejos das fachadas e as ruelas tortuosas dos bairros antigos, dão-lhe a atmosfera peculiar de transição entre o norte europeu e o sul mediterrânico.

Média de custo

Alimentação: 250 €

Refeição: 10 €

Aluguel de Quarto: 500 €

(18)

COIMBRA

A cidade é atravessada pelorioMondego e as suas margens permitem grande contato com a natureza e a prática de desportos ao ar livre. Énamargemdesterioquefica oParqueVerde, área de lazere diversãopara osmoradoresda cidade devido à combinação perfeita entre as águas do rio, anatureza e a visãoprivilegiada da parte alta de Coimbra, bem como dos mo-numentos que ficam próximos. Coimbra é tam-bém uma cidade muito arborizada. Têm duas reservas florestais, como a Matado Choupal e o Jardim Botânico, além de muitos parques, jardins e praças.

Outrora capital do reino de Portugal e ponto de encontro de culturas diversas, Coimbra dis-tingue-se pelo seu riquíssimo patrimônio histó-rico arquitetônico, pelas modernas infraestrutu-ras e equipamentos de apoio às artes e ao desporto, muito verde e modernos espaços co-merciais.

Nelaencontramostraçosvisíveisde2.000anos dehistória,desdeotempo do ImpérioRomano, passando pelas suas ruas de calçada, com os seus muros, arcos e escadas medievais, até a arquitetura contemporânea premiada.

É considerada uma das mais importantes cida-desportuguesas devido àssuasinfraestruturas, organizações e empresas nela instaladas para além da sua importância histórica e privilegia-da posição geográfica no centro de Portugal continental, entre as cidades de Lisboa e do Porto. Média de custo Alimentação: 180 € Refeição: 5 € Aluguel de Quarto: 220 € Aluguel de Apartamento T1: 400 €

VILA REAL

Compouco mais de 51milhabitantes,VilaReal sesituanaregiãodeTrás-os-MonteseAlto Dou-ro, norte de Portugal,destacando-se pelo agra-dável centro histórico acrescentado por pitores-cas igrejas antigas, embora suas principais a-trações se encontrem mais além dos limites do município, incluindo as escarpadas terras altas do Parque Natural do Alvão e a Casa de Ma-teus, um antigo palacete construído durante a primeira metade do século XVIII econstituído pela Casa principal, Jardins, Adega e uma Ca-pela.

Inegavelmente, Vila Real desponta como lugar para viver com um grande potencial, além de contar com a Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que proporciona excelente qualidade de ensino. O centro universitário se destaca emsua oferta formativana área de En-genharia Agronômica. Média de custo Alimentação: 210 € Refeição: 5 € Aluguel de Quarto: 200 € Aluguel de Apartamento T1: 390 €

(19)

Planejamento

Financeiro

Planejamento

Financeiro

Mudar-se para Portugal exige muito

planejamento

e

capacidade

de

adap-tação. Analisar cuidadosamente

as

questões legais,

ter um bom

planeja-mento financeiro e estar disposto a

i-mergir na cultura local são primários

no

ponto

de

partida.

Sob a

perspecti-va

financeira,

o custo

de

vida

em

Por-tugal tem se comprovado como um

dos

mais

baixos da Europa.

Em

qual-quer circunstância de renda,

ter uma

boa reserva financeira que cubra os

custos de vida,

principalmente no

pe-ríodo

de

mudança

e

adaptação,

é

es-sencial para que

este projeto

possa

ser concretizado

sem grandes

preo-cupações e imprevistos. É

imprescin-dível

fazer um bom

planejamento

fi-nanceiro,

estruturar um orçamento

doméstico com os custos que

refleti-rão a

vida local

e entender

que

pa-drão de vida seria aceitável em

troca

de mais

qualidade

de vida. Para

a-queles que

procuram mudar para

es-te país

sem um

emprego

garantido,

apesar das oportunidades com a

de-manda

por

profissionais

qualificados,

é sempre importante

considerar uma

inércia inicial

na capacidade

de

ge-ração de renda pelo estrangeiro.

(20)

PÁGINA 20 | GO.TO.PORTUGAL

Umadasprincipaisperguntasquerecebemosé:

“Qual a

quantia ideal que eu devo levar

para minha mudança à Portugal?”

Para esta questão há muitos tópicos a serem considerados, como tamanho da família, hábi-tos,regiãoondepretenderesidir,tipo deimóvel a ser arrendado, consumo básico,entre outros. Valeressaltarque,quando setrata dePortugal, é necessário compreender sobre qual ponto de

vista estamos falando, visto que, apesar de ser considerado um país pequeno, especialmente emrelaçãoao Brasil,também têm suas diferen-ças, regionalismos e hábitos de vida que, con-sequentemente,mudameimpactamnocustode vida. Ou seja, o custo de vida entre Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e demais regiões

portu-guesas, são completamente distintos, influenci-ando no planejamento financeiro, bem como suas escolhas e estilo de vida.

Portanto, qual quantia devo levar para minha mudança?

Nãoexisteuma quantia ideal exata,porque tu-do irá se basear nas suas escolhas e modo de viver.

Tambémháaquestãodacomprovação de uma

reserva de subsistência para emissão de vistos,

independente de qual modalidade seja, onde você poderá usufruir desta quantia chegando em Portugal.

E quanto ao valor digno para se viver em Portugal?

Em nossa Consultoria Especializada, avaliamos a melhor possibilidade de imigração de acordo com seu perfil, pois cada uma tem suas regras e exigências específicas, bem como orientamos sobre as etapas até sua legalização em Portugal

Levando em consideração a região, hábitos, o salário mínimo em Portugal de 665 €, o principal e mais elevado custo que é o aluguel (arrendamento) e segundo o estudo "Rendimento Adequado em Portugal(RAP)",que resultade uma parceria entre Universidadesportuguesas,nas quais a deLisboa e a Católica junto com a Rede Europeia Anti-Pobreza estão inclusas, podemos concluir que:

Indivíduo em idade ativa (18 à 64 anos) a viver sozinho = 790 € mês

Casal em idade ativa (18 à 64 anos) sem filhos = 1.300 € mês

Casal em idade ativa (18 à 64 anos) com 1 filho menor = 1.800 € mês

Indivíduo com 65 anos ou mais a residir só = 650 € mês

Casal com 65 anos ou mais = 1.010 € mês

quantia ideal

(21)

Nenhuma mudança é algo simples, de país então parece coisa de filme. Existe o medo do novo, do desconhecido, o arranque da zona de conforto, entre tantas outras coisas. Cada um de nós estamos recheados de diferentes sonhos,objetivos, vontades,desejos e querendo loucamente encontrar a feli-cidade. Mesmo que todos tenham a mesma oportunidade, cada um segue à sua maneira. São pro-pósitos distintos, motivações diversas, vidas, momentos e realidades que não podem e nem devem jamais ser comparados.

Sabemos que há muitos brasileiros voltando de Portugal para oBrasil desiludidos e frustrados com a experiência de uma nova vida. Com isso, tenha em mente que o fato de Portugal ter aberto suas fronteiras para receber imigrantes, não define como motivo suficiente para que você determine sua mudança apenas por uma questão de praticidade ou facilidade.

Faça uma escolha consciente e, principalmente, fuja da estatísti-ca de que 7 entre10 brasileiros estão voltando para o Brasil ar-rependidos, simplesmente por falta de conhecimento e por não terem se planejado adequada e previamente.

Não deixe nada para a

Última Hora

Confiram, a seguir, as etapas que não

devem faltar em seu projeto para

Portugal

Caso seu objetivo seja para fins de estudo, não deixe de conferir nosso

Guia do Estudante Brasileiro

com e sem dupla cidadania

, desenvolvido exclusivamente para esta finalidade

(22)

PÁGINA 22 | GO.TO.PORTUGAL

Check

-

ups importantes para sua tranquilidade

O principal objetivo de um check

-

up médico, é prevenir problemas de saúde por meio de exa-mes preventivos,tais como:glicemia, hemogra-ma, parasitológico, ureia e creatinina, ecocar-diograma, entre outros. É válido ressaltar que exames mais específicos são realizados de a-cordo com a necessidade de cada paciente. Apesar do Check-up não ser requisito obriga-tório, poderá te proporcionar total tranquilida-de em seu 1º ano em Portugal.

Burocracias relacionadas ao PET

Épossívelviajar com animalde estimação, tan-to na cabine de passageiros quantan-to no baga-geirodo avião (porão de cargas).Hoje, mais e mais companhias aéreas estão tomando provi-dênciasparaquenossosamigos peludos, espe-cialmente cães e gatos,possam viajar à bordo. Alémde aderir aoRegulamento de Animais Vi-vos da IATA, alguns países e companhias aé-reastêmseusprópriosrequisitosespecíficos pa-ra otransporte deanimais vivos.Por isso,é im-portante a verificação dos procedimentos que serão aplicados diretamente com a companhia aérea de sua preferência.

Preparativos para o visto

Esta faserequer definir uma morada de sua

preferência, obtenção do NIF (similar ao CPF), acontratação deseguro saúde/viagemou PB4,

declaração de meios de subsistência, abertura de conta bancária portuguesa, entreoutros

do-cumentos importantes paraque possa requerer o seu visto junto à VSF Global ou Consulado

de Portugalno Brasil.Cada modalidadede vis-toapresentaregras/exigênciasespecíficas,bem

comocomprovações distintas,além de levar de

30 à 120 dias para sua emissão, dependendo doperíodo doano.Este é um dos motivos para se planejar corretamente e com antecedência.

CDAM - Certificado de Direito à Assistência Médica ou

PT-BR/13 (mais conhecido como PB4).

Validação de documentos

Antes de tudo, é preciso se atentar à documen-tação que você deverá apresentar no embar-que e, principalmente, a relação de documen-tos a serem providenciados adequadamente para Portugal, bem como as que devem per-manecer junto ao responsável no Brasil. Lembre-se que seus documentos acadêmicos devem conter a Apostila de Haia,que requero reconhecimento prévio das assinaturas.

Principais passos a se concluir em Portugal

Seu visto será emitido com validade de apenas

4 meses, portanto, resolveralgumas burocraci-as essenciais é fundamental para a continuida-de continuida-de sua legalização, tais como: atestado de morada, processo junto ao SEF para título de residência, inscriçãono postode saúde para emissão da identificação do utente, etc. Monte um Checklist deafazeres,assim vocênão corre o risco de esquecer algo importante.

PASSPORT

PASSPOR T

Passaporte Brasileiro

Solicitar seu passaporte é o primeiro passo pa-ra sua mudança à Portugal. O processo é algo

simples e que pode ser feito sem grandes des-pesas. O documento é emitido pela Polícia Fe-derale você terá quecomparecer aum de seus postos duas vezes: uma para apresentar docu-mentos, realizar captura de digitais e foto; ou-tra apenas para retirar o passaporte pronto.

(23)

Dupla ou Múltiplas

Nacionalidades

No passado, alguns países não admitiam que seus nacionais obtivessem uma segunda nacionalida-de. Se antes eram poucos os que apresentavam restrições, hoje em dia o número de países é ainda menor. Com o passar do tempo e com aconscientização das pessoas,este objetivo deixou deser um mero luxo para ser considerado uma necessidade, bem como uma alternativa para o futuro.

A obtenção denacionalidades diversasestá cadavez maishabitual emtodo o mundo. Países de imi-gração, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Austrália ou até mesmo Portugal e França, possuem residentes com 2, 3 e até mais nacionalidades.

Quantas nacionalidades posso ter?

Dupla ou Múltiplas Nacionalidades! A Constituição Federal prevê a possibilidade de o brasileiro ter dupla ou múltiplas nacionalidades em duas hipóteses:

1.

Quando há o reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira, que reconhece co-mo nacionais os nascidos em seu território, bem coco-mo netos, filhos e demais descendentes.

2.

Quando há imposição de nacionalidade pela norma estrangeira, por meio de processo de natu-ralização, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.

Ou seja,o ordenamentojurídiconacionaladmiteque osbrasileiros tenham dupla oumúltiplas nacio-nalidades apenas se a(s) outra(s) nacionalidade(s) decorrer(em) do nascimento em território estran-geiro, de ascendência estrangeira (ambas sendo nacionalidades originárias) ou de naturalização por imposição da norma estrangeira.

A cada ano que passa,a obtenção de nacionalidade se torna cada vez mais simples. A maioria dos países de imigração tem abrandado os critérios legais para conceder sua nacionalidade, seja Portu-gal, Itáliae outros.Isso permitemaior mobilidadede cidadãos,de forma regular,para fins de estudo

(24)

PÁGINA 24 | GO.TO.PORTUGAL

Conheça os benefícios de uma

Nacionalidade Portuguesa

A obtenção de uma nacionalidade estrangeira pode trazer uma infinidade de benefícios para seu ti-tular.

Confiram alguns benefícios que a nacionalidade portuguesa pode te proporcionar:

Você poderá morar em qualquer país da Europa Descontos em Universidades Europeias

Maiores oportunidades de trabalho no país

Prestar concursos públicos em todo território europeu

Candidatura imediata ao curso mais concorrido pelos estudantes - MEDICINA (estudantes nacionais: nacionalidade portuguesa ou da União Euroepia) Acesso a crédito imobiliário com juros reduzido

Atendimento preferencial nos aeroportos, sem precisar pegar fila de imigração

Viajar para os Estados Unidos, Japão, Canadá e toda a Europa, sem a necessidade de um visto Acesso ao Sistema de Saúde Europeu

Candidatar-se a cargos políticos Entre muitos outros...

A obtenção da dupla

nacionalidade apresenta

diversas possibilidades

O processo de obtenção de nacionalidade em qualquer país pode ser burocrático e, em Portugal, não é diferente. Por isso, quem pretende obter a nacionalidade portuguesa, deve buscar infor-mações confiáveis e atualizadas.

(25)

Nacionalidade Portuguesa

- 9ª alteração da Lei nº 37/81

Fique por dentro das

principais mudanças

Primeiro, é importante entender

A nacionalidade derivada só possui efeitos a partir do momento em que é concedida, ou seja, não sendo possível transmitir para descendentes nascidos antes de sua obtenção.

Enquanto isso,a nacionalidade de origem ou originária,por surtir efeitos retroativos desde o cimento, possibilita a transmissão para os descendentes em linha reta, sem limite de idade, se tendendo ao cônjuge.

Com a alteração legislativa recente, a nacionalidade portuguesa para netos ocorre através da atri-buição, o que significa que o neto terá a nacionalidade de origem. Algo que anteriormente não era possível, pois o neto adquiria a nacionalidade de forma derivada e não originária. Este direito se a-plica,igualmente,às próximas gerações e caso seu pai ou mãe (filho descendente do cidadão portu-guês) não tenha adquirido a nacionalidade,é possível pular uma geração. Porém,lembre-se que es-te procedimento é viável em caso de falecimento, não sendo recomendável pular geração se o mes-mo estivervivo e sim,adquirir anacionalidade portuguesapor atribuição detodas as gerações ante-riores a sua.

Nacionalidade para Netos

Antes

O principalrequisito para solicitaçãode nacio-nalidade por netos estava na obrigatoriedade de comprovar vínculos efetivos com Portugal, dentre outros documentos.

Alguns exemplos de como comprovar vínculos: Residência legal em território nacional Deslocação regular à Portugal

Propriedadeem nomedo requerenteou tratos de arrendamentoscelebrados há mais de 3 anos, relativos à Portugal

Residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa, ao longo dos últimos 5 anos, no país onde resida (ex.: Brasil) Participação regular, ao longo dos últimos 5 anosàdata de pedidode nacionalidade,na vida cultural e recreativa da comunidade portuguesa do país onde resida (ex.: Brasil) O que mudou

A exigênciade comprovação devínculoefetivo com a comunidade portuguesa seráapenas o domínio do idioma português, contanto que nãoconste emregistro de antecedentes: conde-nação superior a 3 anos ou suspeitas de liga-ções a atos terroristas que possam representar perigo à comunidade nacional.

Nacionalidade para Cônjuges ou Companheiros

Antes

Comprovação de casamento ou união vel (união de facto) mínima de 3 anos

Casamento: necessário transcrição de mento em Portugal

União estável: necessário reconhecimento da união por tribunal português

Em ambos os casos, casamento ou união está-vel, tinha-se como requisito obrigatório a com-provaçãodevínculos efetivoscom a comunida-de portuguesa.

O que mudou

Casais que não possuam filhos equiparam-se aos casais que possuem.

A obrigatoriedade de comprovação de efetiva ligação com Portugal, não será necessária

quando evidenciado:

Para casais sem filhos: relacionamento há mais de 6 anos. Já mediante comprovação de relacionamento entre 3 e 6 anos, a cessidade de apresentar vínculos efetivos com Portugal permanece

Para casais com filhos: não há necessidade de apresentar vínculos efetivos com Portugal Principais exigências permanecem:uniãomínima de 3 anos, transcrição de casamento ou reco-nhecimento da união por tribunal português.

(26)

PÁGINA 26 | GO.TO.PORTUGAL

Nacionalidade para Cônjuges ou Companheiros

Antes

Comprovação de casamento ou união vel (união de facto) mínima de 3 anos

Casamento: necessário transcrição de mento em Portugal

União estável: necessário reconhecimento da união por tribunal português

Em ambos os casos, casamento ou união está-vel, tinha-se como requisito obrigatório a com-provaçãodevínculos efetivoscom a comunida-de portuguesa.

O que mudou

Casais que não possuam filhos equiparam-se aos casais que possuem.

A obrigatoriedade de comprovação de efetiva ligação com Portugal, não será necessária

quando evidenciado:

Para casais sem filhos: relacionamento há mais de 6 anos. Já mediante comprovação de relacionamento entre 3 e 6 anos, a cessidade de apresentar vínculos efetivos com Portugal permanece

Para casais com filhos: não há necessidade de apresentar vínculos efetivos com Portugal Principais exigências permanecem:uniãomínima de 3 anos, transcrição de casamento ou reco-nhecimento da união por tribunal português.

Nacionalidade para Filhos

Antes

Nacionalidade originária:criançasnascidas em Portugal que tenham, ao menos, 1 dos pais como residente legal no país há pelo menos 2 anos.

Nacionalidadepornaturalização(derivada):

crianças nascidas em Portugal que tenham, ao menos, 1 dos pais como residente, legal ouilegal,no país há maisde5 anosoucaso o menor tenha concluído um ciclo de ensino educacional em Portugal, sendo básico ou secundário.

O que mudou

Nacionalidadeoriginária:crianças nascidas em Portugal desde que, no momento do seu nascimento,1dosprogenitoresresidano ís legalmente, independente do título, há lo menos 1 ano.

Nacionalidade portuguesa por

Tempo de Residência

Umaexcelenteoportunidadeparaquemdeseja adquirirumanacionalidadeeuropeiaéa possi-bilidadedesenaturalizarportuguêspelotempo de residência em Portugal. Assim, se você não possui ascendência portuguesa, mas pensa em morar no país, saiba que após5 anos (residin-do legalmente)poderásenaturalizareadquirir a nacionalidadeportuguesa portempo de resi-dência. Porém,a lei traz requisitos importantes e procedimentos própriosque precisam ser ob-servados.

Tendo conhecimento prévio, você poderá pla-nejar melhor sua ida à Portugal, desde o re-querimento de um visto e autorização de resi-dência, até a futura obtenção da nacionalida-de portuguesa.

É importante ressaltar que a nacionalidade portuguesa,pelaviadaresidência,éadquirida e não atribuída, o que significa que produzirá efeitos a partir da data de concessão, não po-dendo ser transmitida aos já nascidos. Portan-to, a nacionalidade será derivada,e não origi-nária. Mas, para todos os efeitos, você se tor-nará um cidadão português e poderá usufruir das vantagens de ter uma nacionalidade euro-peia. Isso representa a possibilidade de livre circulação, residência e trabalho em território europeu,semfalar na facilidadedeviajarpara outros países e muito mais.

Prazo de um processo de na-cionalidade

Não há prazolegalindicandoduraçãodo pro-cesso.Emmédia,observadaaexperiência prá-tica, podedurar entre6 meses à2anos.Os fa-toresquemais influenciamsão a demandaà é-poca do pedido e a forma como esse processo é apresentado.Ou seja,quanto melhor organi-zado, maior a possibilidade derapidez e defe-rimento do pedido.

Aos que não preenchem

os requisitos legais para

obtê-la através da

atribuição, ou seja,

por ascendência, ainda

podem consegui-la via

aquisição.

A lei portuguesa é clara quando diz que oestado civil do português deve estar atualizado,portanto, se houve casamento,divórcio ou falecimentofora de Portugal,o ato deverá ser reconhecidoem terri-tório nacional,seja atravésde transcrições ouhomologações.A atualização do estadocivil é obriga-tória por força de lei, mas também pode ser necessária por questões práticas, sem as quais os pro-cessos de nacionalidade portuguesa das gerações seguintes podem ser inviabilizados.

Caso possua um descendente português,

mesmo falecido, saiba que você também

tem o direito de ser cidadão português

Venha ser um

cidadão

português

com a gente!

Quando todos os documentos de acordo com a lei e prática jurídica estão presentes, as

chan-ces do requerente aumentam exponencialmente.

A forma de apresentação dos documentos e

sua elaboração, são diferenciais importantes para o êxito.

(27)

Somos um escritório de

consultoria

que

revela

inteligência

estratégica

an-tecipativa

especializada

em

processos

e

procedimentos acadêmicos, vistos,

nacionalidade

portuguesa,

legaliza-ção de documentos,

residência legal,

entre

outros,

destinado a pessoas que

desejam se mudar para Portugal. Se

o seu sonho é estudar, trabalhar ou

constituir empresa,

dispomos de uma

renomada

equipe de

especialistas,

al-tamente

qualificada

,

para

transformar

sua

imigração

para

Portugal

em

reali-dade

.

Com uma completa assistência

tributária, jurídica, contábil,

adminis-trativa e demais relacionadas às

nos-sas

práticas,

seu processo

burocrático

será realizado de maneira

segura,

tranquila e satisfatória

. Oferecemos

total suporte

,

desde o primeiro

conta-to até sua legalização em Portugal,

pois temos como principal missão

as-segurar que nossos

clientes

tenham

sucesso durante toda sua trajetória

.

Serviços

E os nossos

GO

.TO.

PORTUGAL

(28)

Consultoria Personalizada

&

Vistos de Imigração

Sabemos que existem diversas possibilidades de imigração para Portugal e cada uma possui exigências e regras específicas. Mas como sa-ber ao certo qual caminho seguir? Por isso é importante consultar especialistas na área, pa-ra quenãohaja imprevistos. NossaConsultoria Inicial consiste em uma análise de perfil para que seja possível identificar qual modalidade de visto melhorseencaixaparasuaimigração, bem como planejamentoe orientação detodas as etapas até sua legalização em Portugal. Dispomos de uma assessoria completa voltada à Vistos de Estada Temporária e de Residência. Independente de sua finalidade, sendo rendas fixas, aposentadoria, estudos,trabalho, consti-tuição de empresa emPortugal,entre outros, a-presentamos a melhor solução para você esua

família.

Considera-se neste serviço a autorização de residência para titular do visto, bem como

rea-grupamento familiar para quem o acompanha.

Estruturação de Empresa em Portugal + Plano de Negócios

Decidiu abrir uma empresa em Portugal? Excelente!O país destaca-se pela economia fa-cilitadora para a criação de novos negócios e atrai empreendedores do mundo inteiro. E an-tes de avançar com a concretização do seu ne-gócio, independentemente da área de ativida-de em que se insira,também é fundamental cri-ar um plano de negócios eficaz e adequado à sua situação. Cuidamos de todas as etapas por você.

Nacionalidade Portuguesa

Com a nacionalidade portuguesa é possível não apenastransitar,estudar,trabalhar ou resi-dir legalmente em Portugal, mas também em qualquer dos países da União Europeia,

abrin-do-se com isso um leque de novas oportunida-des e maior qualidade de vida a um custo

bai-xo e acessível.

Registro Profissional

Para exercer legalmente algumas profissões, o interessado deve obter o diploma reconhecido e o registro na ordem correspondente.É o caso de médicos, enfermeiros, psicólogos, entre ou-tros profissionais. Após o reconhecimento do diploma, nós cuidamos do processode registro na ordem, com assessoria e formação de dos-siê de todos os documentos necessários, proto-colo e acompanhamento até o resultado final, com a emissão da carteira profissional ou

nú-mero do registro na ordem.

Reconhecimento de Diploma

O reconhecimento, mais conhecido como reva-lidação de diploma, é necessário quando um profissional já formadonoBrasil temaintensão de exercer a profissão legalmente em Portugal. Para que haja este reconhecimento, é preciso a

equivalência de diploma. Apenas as Universi-dades e Politécnicos públicos, bem como algu-mas ordens profissionais estão autorizadas a realizarem estes processos.

O pedido de equivalência não é uma garantia de que irá consegui-lo,portanto,deverá encon-trar a instituição em Portugal que tenha uma grade curricular similar a que cursou no Brasil. Seasgradescurricularesforemmuitodiferentes, o seu processo poderá ser recusado e não há devoluçãodataxapaga.Outrasituaçãocomum nos casos de equivalência é o cumprimento de algumas disciplinas faltantes para obter o re-conhecimento do seu diploma.

Com o objetivode facilitartodo o processocom segurança ecomodidade,oferecemos o serviço de equivalência de diploma.

(29)

Candidatura em Instituição de Ensino em Portugal

Consiste em orientação e preparaçãode candi-daturas para ingresso em Universidades, Poli-técnicos e outras Instituições de Ensino em Por-tugal. Sabemos que este processo écomplexo, por isso nossos clientes e suas famílias recebem todo suporte especializado, com segurança na análise dos seus documentos.

O serviço ideal para vocêinclui: Seleção das Universidades e cursos Candidaturas em Universidades

Transferência e equivalência de matérias Análise de documentos e notas

Elaboração de documentos necessários Realização e acompanhamento de turas

Inscrição e pedido da carta de aceitação Emissão de NIF

Abertura de contabancáriaembanco guês

Visto de residência para fins de estudos Autorização de Residência em Portugal Autorização de trabalho

Exame Nacional Português

Conforme visto anteriormente, o Exame Nacio-nal português equivale ao ENEM do Brasil e destina-se exclusivamente à estudantes com ci-dadania portuguesa ou outra europeia, bem como brasileiros que perderam o status de Es-tudante Internacionale estejaminteressadosem ingressar em um curso superior. É também a forma de ingresso para quem pretende cursar

Medicina em Portugal.

Em nossa assessoria para o Exame Nacional,

estão inclusos os seguintes serviços:

Equivalência do Diploma e Histórico Escolar do Ensino Médio do Brasil em uma Escola Secundária em Portugal ou Direção Geral da Educação

Assessoria e inscrição para o Curso ratório do Exame Nacional

Inscrição no Exame Nacional - DGES para as provas correspondentes ou substituição das provas de ingresso por provas gas (como, por exemplo: IB Diploma)

Boletim de Inscrição com informações para os dias das provas

Ficha ENES

Simulação e candidaturas deacordocom as notas obtidas

Assessoria para matrículas nas Instituições

de Ensino

Consulte nosso site ou entre em

contato conosco para conhecer

(30)

PÁGINA 30 | GO.TO.PORTUGAL

Etimologicamente, a palavra CONQUISTAR tem a sua origem no latim “CONQUAERERE”,

que significa ganhar,

obter por um esforço. A partir desta definição, podemos compreender

que a ação CONQUISTAR está atrelada a algum tipo de dificuldade.

Quantos não procuram fórmulas e regras de 1 a 10 para conquistar o que desejam?

Quan-tos não tentam realizar seus objetivos grandiosos através de métodos que agilizem angariar

logo o seu sucesso? Estudam pouco,

estressam-se pouco, trabalham pouco,

mas querem que

a semente dê frutos em poucos dias.

É isto!

As pessoas têm pressa!

As

facilidades são

os

corta-caminhos

para se

chegar

ao

pódio

da “conquista”.

Conquistar

é

um

ato

que estará sempre

ligado

a

resiliência

perante

os

obstáculos.

Conquistar

não tem nada a ver com facilidades!

Conquistar exige persistência e paciência com as lutas

que terão que enfrentar.

Portanto, as

pessoas

precisam

experimentar

a lentidão

do processo

chamado conquista para

não desistirem facilmente do gosto surreal do êxito. É preciso aprenderem com

o passo a

passo

e

com

o

esforço

para galgar

uma vitória

que parece impossível

para os

“não

conquis-tadores”.

Entendamos

o

seguinte:

a

pressa

é

do

mundo

contemporâneo

capitalista,

mas

a lentidão

é do

mundo

atemporal

dos

nossos

sentimentos.

Sentimentos

e sonhos

não

se

constroem às

pressas.

Eles tomam sua forma através da vontade perseverante do verdadeiro conquistador.

Conquistar nossos sonhos exige dedicação, muito esforço e prazer por

cada micro vitória

diária que se colhe na caminhada rumo ao troféu do merecimento.

Conte com a GO.TO.PORTUGAL!

Nós

temos

a

resposta!

Futuro Melhor?

.

Você deseja um

GO

.TO.

PORTUGAL

Independentemente

de qual

seja

a

finalidade,

auxiliamos

estrategica-mente nas melhores

e mais seguras

tomadas

de

decisões,

entregando

os

melhores resultados para vocês

e

(31)

GO

.TO.

PORTUGAL

CLIQUE E ACESSE NOSSOS

CONTATOS E REDES SOCIAIS

Conte com o conhecimento, a qualidade e a

credibilida-de

da

GO

.TO.

PORTUGAL.

Somos

o melhor

suporte

de

consultoria e assessoria para

que sua mudança

para

Portugal ocorra com total tranquilidade e

segurança.

Referências

Documentos relacionados

O estudo da dinâmica de tebuthiuron em palha de cana-de-açúcar foi constituído dos seguintes experimentos: transposição no momento da aplicação, deposição e lixiviação

Após a formação dos 20 dinamizadores, a segunda etapa do projeto compreendeu a formação de140 jovens brasileiros, uruguaios e argentinos que, durante quatro dias nos meses de janeiro

Dimensionamento de juntas soldadas utilizando soluções de modelos de placas obtidas por elementos finitos / Roberto de Abreu Alvim ; orientador: Carlos Alberto de

Em São Paulo, não há núcleo próprio de defesa ambiental na Defensoria, mas a matéria ambiental é tratada por outros núcleos como o de direitos humanos,

ge>. Um olhar sobre a ori- gem da ciência da informação: indícios embrionários.. para sua caracterização identitária. Encontros Bibli: re- vista eletrônica de Biblioteconomia

Foi observada maior diversificação no consumo dos alimentos de conteúdos moderado e baixo em vitamina A no grupo de 24 a 72 meses de idade, sem contudo assegurar níveis adequados

Inclui 17 anos de experiências de formação em PaPS com grupos de estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde para fazer intervenção em contextos de

Os autores concluíram que existiam evidências que a suplementação com ferro em lactentes e crianças anêmi- cas teria efeitos sobre o crescimento, e a discrepância entre os achados