UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DEPARTAMENTO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO PROCESSOS GERENCIAIS HENRIQUE YUUKI HIGUCHI SAKAE

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DEPARTAMENTO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO PROCESSOS GERENCIAIS

HENRIQUE YUUKI HIGUCHI SAKAE

PLANO DE EMPREENDIMENTO – PROPÓSITO BETA

NITERÓI - RJ 2018`

(2)

HENRIQUE YUUKI HIGUCHI SAKAE

PROPÓSITO BETA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Tecnólogo em Processos Gerenciais.

Orientador: Prof. Michael Araki, DSc.

NITERÓI - RJ 2018

(3)

AGRADECIMENTOS

Agradeço a todos que contribuíram ao longo desta minha caminhada, tudo o que conquistei e irei conquistar é graças ao apoio de pessoas que passaram em minha vida, em especial, minha mãe Leika e meu pai, Sérgio. A todos os meus familiares que sempre cuidaram e me apoiaram.

Aos meus amigos da faculdade, principalmente o Weverson Moraes e Elias Oliveira que estiveram ao meu lado em todo curso. À todos os professores do curso de

Processos Gerenciais que me sempre estiveram dispostas a me ensinar e apoiar as minhas iniciativas, destacando os professores Joysi e Saulo.

Agradeço a Deus pela a oportunidade e

direcionamento das minha trajetória.

(4)

RESUMO

A Educação Superior do Brasil, segue a tendência de cada vez mais aumentar a sua atuação no canal online através de metodologias EAD.

Diante deste cenário, as empresas do mercado de trabalho carecem cada vez mais de profissionais que possuam habilidades comportamentais adequadas para os novos postos de trabalho que são oferecidos, porém, apesar do nosso modelo de ensino está migrando para o online, o modelo presencial ainda carece de métodos que favoreçam o desenvolvimento destas habilidades comportamentais. E o canal online limita ainda mais o desenvolvimento destas habilidades, demandando uma metodologia ainda mais assertiva mas como o modelo de educação presencial ainda não entrega o que mercado precisa hoje, no modelo online, será ainda mais difícil a adequação de método que foque em habilidades comportamentais. O Propósito Beta, tem o intuito de oferecer treinamentos focados em desenvolvimento comportamental aliada a facilidade que o ensino a distância promove, facilitando a vida dos estudantes e os preparando para as necessidades do mercado.

Palavras chaves: ​Soft Skill, Hard Skill, Treinamento, Educação, Ensino a Distância.

(5)

ABSTRACT

The Higher Education of Brazil, follows a trend of increasingly increasing its performance in the online channel through EAD methodologies. Faced with this scenario, companies in the labor market need more and more professionals who have behaviors already in progress for the new jobs that are offered, but despite our teaching model being migrated to online, the face-to-face model still lacking methods that favor the development of behavioral strategies. And the online channel still has more development with skills, requiring an even more assertive methodology but as the education model is still not delivered what it needs today, no online model, it will be even more difficult to tailor the method to knowledge in behavioral skills.

The Proposition Beta is designed to provide training focused on developing behavioral practices that promote educational advancement, making students' lives easier and preparing market needs.

Word-Keys: Soft Skill, Skill, Training, Education, Distance Learning

(6)

SUMÁRIO

1. A EMPRESA 8

1.1 Apresentação da empresa 8

1.2 Motivação 8

1.3 Histórico 9

1.4 Principais produtos e serviços 10

1.5 Organização e governança 10

1.6 Descrição Legal 11

1.7 Descrição Física 11

2. ANÁLISE DE MERCADO 11

2.1 Oportunidade 11

2.2 Panorama do mercado 12

2.3 Barreira de entrada 14

2.4 Análise da Concorrência 15

3. ANÁLISE ESTRATÉGICA 16

3.1 Visão 16

3.2 Missão 16

3.3 Matriz FOFA - forças, fraquezas, oportunidades e ameaças 16

3.4 Objetivos, metas e estratégias 17

3.5 Métricas e Indicadores 21

3.5.1- Perspectiva financeira 21

3.5.2- Perspectiva dos clientes 21

3.5.3- Perspectiva dos processos internos do negócio 22 3.5.4- Perspectiva de aprendizado e conhecimento 22

3.6 Lean Canvas 22

3.6.1 Problema 22

3.6.2 Segmento de Mercado 22

3.6.3 Proposta Única de Valor 22

3.6.4 Solução 22

3.6.5 Métrica Chave 22

3.6.6 Canais 22

(7)

3.6.7 Estrutura de Custos 22

3.6.8. Fonte de Renda 23

3.6.9. Vantagem Injusta 23

4. MARKETING E VENDAS 23

4.1 Serviço 23

4.2 Inovação 24

4.3 Evolução prevista do produto 24

4.4 Estratégia de entrada de mercado 25

4.5 Formação de Preço 25

4.5.1 Ótica Externa 25

4.5.1.1 Cliente 25

4.5.1.2 Concorrentes 26

4.5.1.3 Ótica interna 27

4.6 Distribuição 27

4.7 Promoção 27

4.8- Propriedade intelectual 28

4.9- Relacionamento com cliente 28

4.9.1 Atração 29

4.9.2 Converta 29

4.9.3 Fechamento 29

4.9.4 Encantamento 29

5. Plano Financeiro 30

5.1 Investimento Inicial 30

5.2- Despesas 30

5.3- Estimativa de público 32

5.4- Receita de Serviço 33

5.5- Análise de Investimento 34

6. Referências Web 36

(8)

1. A EMPRESA

1.1 Apresentação da empresa

A empresa foi criada com o intuito de gerar dois tipos de impactos. Primeiro, preparar o Jovem para o mercado da Indústria 4.0, fortalecendo o desenvolvimentos das suas ​soft skills, habilidades comportamentais. Segundo, instigar a clareza do propósito deste Jovem para direcionar a sua carreira e vida pessoal, usando o propósito pessoal como ferramenta para direcionar o desenvolvimento das ​soft skil​l.

O Propósito Beta é uma empresa que oferece treinamentos com foco em habilidades comportamentais, as chamadas​ soft skills.​ Todos os programas oferecidos são baseadas em 6 principais ​soft skills​, inspiradas a partir de estudos realizados pelo Fórum Econômico

Mundial, União Europeia e Unicef, são elas: Inteligência Emocional, Inteligência Interpessoal, Tomada de Decisão, Foco, Adaptabilidade e Criatividade.

1.2 Motivação

Por um tempo eu acreditei que a minha satisfação pessoal estava em encontrar a frase perfeita para justificar o meu emprego perfeito. Até que caiu a ficha e aprendi o real

significado de viver um propósito e como isto transformaria a minha vida a partir de então.

Na Universidade, criei paixão por empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. Sou Co-fundador da Horizonte, empresa Júnior da Geofísica e a partir de então fiz parte de

movimentos como MEJ, Empretec, Choice, Fundação Estudar, Embaixador FAZINOVA. E conquistei o título de Campeão Carioca do Desafio Universitário Empreendedor Sebrae.

Trabalhei em Startups onde desenvolvi uma visão sistêmica de como funciona novos modelos de negócios em tecnologia e educação. Me conectei com a cultura de Startups da região São Paulo e Rio de Janeiro, participando ativamente de eventos do movimento e fortaleci meu networking.

(9)

Tive a felicidade de trabalhar com grandes nomes do desenvolvimento pessoal. Atuei diretamente com o Bruno Juliani, considerado um dos 10 coaches mais influentes do Brasil e com ele tive a oportunidade de servir e aprender com outros grandes nomes como Paula Abreu, Sérgio Ricardo Rocha, Gerônimo Theml, Polozi, Roberto Navarro e Dawn Watson.

Me formei Coach pela Academia Brasileira de Coaching, tenho 3 especializações na área com padrões da International Coach Federation (ICF) e possuo certificação internacional pelo Institute Association of Coaching (IAC).

1.3 Histórico

O negócio começou a ser desenvolvido no ano de 2017 com a realização de Workshops como forma de validação da proposta de valor da empresa. Inicialmente a

proposta era ajudar o jovem universitário a ter mais clareza de seus objetivos. Ao decorrer da validação, o modelo mudou para estimular o desenvolvimento de ​soft skills​ utilizando a clareza de objetivos por entender que o mercado de atuação aumentaria.

Ao decorrer do ano de 2017 foram realizadas parcerias com Empresas Juniores para realização de workshops para confirmar o público alvo pretendido. A partir do ano de 2018, foi criada a identidade visual e a estrutura de marketing da empresa para alcançar mais

pessoas dando início a uma nova fase da empresa visando se posicionar no mercado da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Atualmente os treinamentos são realizados em 2 formatos, presencial e online. Os treinamentos online estão em desenvolvimento e os serviços presenciais têm como principal função a validação do método. Sendo que as ações presenciais são hoje, o principal canal de mídia da empresa para gerar marketing. Futuramente, a empresa realizará serviços

predominantemente em formato online através da sua plataforma web.

(10)

1.4 Principais produtos e serviços

Programa Propósito Beta: Treinamento online com duração de 12 semanas que estimula o desenvolvimento das 6 principais​ soft skills ​através de um programa de coaching de construção de objetivos ligados ao propósito pessoal do aluno.

Bulking Up: Programa de Coaching Individual com o objetivo de elevar os resultados da carreira do cliente, focando no desenvolvimento da sua performance comportamental.

1.5 Organização e governança

A empresa funciona em modelo enxuto, com automatização de atendimento e a prospecção de clientes. Funciona com duas pessoas fixas:

● Lucas Nóbrega: responsável pelas operações de Inbound Marketing

● Henrique Sakae: responsável pela Estratégia/Gestão Administrativa e Produto

O setor de Inbound Marketing é responsável pelo funil de vendas da empresa. É subdividido em 3 áreas:

● Marketing, responsável pela atração de novos clientes;

● Vendas, responsável pela conversão de novos clientes;

● Sucesso do cliente, responsável pelo suporte ao aluno e a coleta de indicação;

O setor de Estratégia e Gestão é responsável pela organização e planejamento do negócio. É subdividido em 2 áreas:

● Administrativo/Financeiro, responsável pela burocracia e controle financeiro;

● Estratégia de negócio, responsável pela estratégia e criação de oportunidades de negócios;

O setor de Produto é responsável pela entrega e aprimoramento do serviço. É subdividido em 2 áreas:

● Serviço, responsável pela realização e entrega do serviço prometido;

● Inovação, responsável pelo aprimoramento e melhoria contínua do serviço.

(11)

Em serviços presenciais são escalados Staffs para apoio. Quando necessário são contratados Designer Freelancer para construção de campanhas específicas de serviços.

1.6 Descrição Legal

A empresa será aberta como MEI em nome do Henrique Sakae

1.7 Descrição Física

A empresa funciona em modelo home office, com equipe remota. As burocracias legais quanto ao espaço físico será registrado na residência do inscrito no MEI. Endereço:

Rua Presidente Pedreira n35, Ingá, Niterói - RJ, CEP:24210-470

2. ANÁLISE DE MERCADO

Propósito Beta é uma empresa de treinamentos focada no fortalecimento de ​soft skills de Jovens em início de carreira, oferecendo serviços B2B e B2C. Levando em consideração este posicionamento, seguem informações relevantes sobre o mercado.

2.1 Oportunidade

Segundo o Fórum Econômico Mundial(FEM), om mercado passará por bruscas transformações sociais de mercado devido ao estabelecimento da Robótica e a Inteligência Artificial(AI) na chamada Indústria 4.0.

Nesta tendência de mercado, dentre um conjunto de 9 habilidades constatadas pelo FEM como necessárias para o profissional do futuro, 6 são relacionadas a ​soft skills​, demonstrando que a demanda pelas habilidade comportamentais em profissionais irão aumentar na próxima década.

(12)

Esse visão de mudança de mercado e necessidades de qualificações, também é confirmada por outros organizações como a Organização Mundial do Comércio (OMC), União Européia, UNICEF e grandes especialistas de mercado.

Dados da FEM apontam que hoje, as ​soft skills​ são usadas 2 vezes a mais que as​ hard skills​(habilidades técnicas) na rotina de trabalho de um profissional, ou seja, isso indica que a importância das ​soft skills ​só tende a aumentar e já se torna uma realidade no mercado de trabalho atual.

Por outro lado, hoje 60% das empresas relatam escassez de profissionais com

qualidades em ​soft skills​, segundo a Capgemini Consulting. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), relata que sete em cada 10 profissionais declaram que a sua capacitação profissional não é suficiente para exercer suas funções e 45% acreditam que não têm as competências necessárias para realizar seu trabalho.

Esses dados negativos sobre qualificação profissional, são consequências do modelo atrasado de educação do país que é o mesmo do século passado, segundo Marjo Kyllönen, coordenador da educação da Finlândia, o país número 1 no ranking mundial de qualidade em educação. Quando é falado modelo atrasado, o motivo é o foco em ​hard skills​ da Revolução Industrial, habilidades técnicas sem acompanhamentos das tendências do novo mercado.

Diante destas informações, consideramos que a demanda por treinamentos focados em soft skills​ irão aumentar, tanto por parte das empresas, quanto dos jovens em início de

carreira. E hoje, a empresa Propósito Beta é a única do ramo de treinamentos, até onde o autor sabe, que possui um posicionamento com foco em ​soft skills​ para jovens universitários e jovens profissionais.

2.2 Panorama do mercado

Como citado no item 2.1, o mercado tende a valorizar cada vez mais habilidades comportamentais, as chamadas ​soft skills​. Mas os modelos tradicionais de educação no Brasil

(13)

ainda não possuem um ambiente favorável para o desenvolvimento destas competências no jovem em início de carreira, isso mostra uma condição favorável para demanda de mercado.

Dados do IBGE apontam que os brasileiros têm interesse em fazer cursos de qualificação profissional, mais de 40 milhões de pessoas manifestam essa vontade, porém, apenas 3,4 milhões estão, de fato, realizando algum curso. Confirmado que há interesse por parte do público, independente do motivo de não realizar. Uma vez que o mercado exige cada vez mais as ​soft skills​ e a educação tradicional não fornece esse tipo de preparação, a procura por esse tipo de serviço tende a aumentar.

Segundo o INEP, são 8 milhões de universitários no Brasil, sendo que 46% deste montante encontram-se na região sudeste, local de atuação da empresa nos primeiros anos.

Uma pesquisa realizada pela Laureate International Universities mostrou que 54% destes estudantes dizem não confiar em sua instituição superior como modelo de preparação para o mercado, ou seja, há uma tendência de consumo de treinamentos.

Nos últimos 3 anos, as empresas vem aumentando o investimento em treinamentos para seus colaboradores a uma média de 20% ao ano, sendo que 30% dos treinamentos são para desenvolvimento comportamental, segundo Integração Consultoria. Mostrando que a demanda por este tipo de serviço tende a aumentar ano a ano pelas empresas.

Atualmente, ainda não foi constatada nenhuma concorrente direta da empresa Propósito Beta para o segmento de clientes, somos a única empresa que se posiciona como fornecedora de treinamentos focadas no fortalecimento de ​soft skills​ para jovens universitários em início de carreira. Porém, considerando a área de treinamentos para universitários, temos concorrentes indiretos que focam seus treinamentos em​ hard skills,​ habilidades técnicas, mas que ainda é uma visão do mercado passado.

(14)

2.3 Barreira de entrada

A barreira de entrada para concorrentes pode ser considerada baixa, pois a análise de tendência de mercado e a valorização pelas​ soft skills​, são informações disponíveis ao público em geral, não é uma informação restrita.

Não há validação ou certificação que habilite ou restrinja a realização de treinamentos similares, o serviço prestado é considerado um curso livre pelo MEC, ou seja, qualquer empresa pode passar a realizar o mesmo serviço. O que irá diferenciar uma escola da outra é a sua metodologia e plano de comunicação.

Por isso a empresa Propósito Beta foca em inovação tecnológica e marketing

segmentado para o público alvo. O método consiste em técnicas “learning by doing” através de coaching, que aumenta o aprendizado do conteúdo por parte do aluno em relação a métodos convencionais de educação.

A estratégia de marketing para alavancagem de negócio é dividida em ações diretas dentro de universidades e ações online utilizando técnicas avançadas de Marketing Digital, como a utilização de Inteligência Artificial para entrega de conteúdo.

Consideramos que a experiência da equipe fundadora e o conhecimento que

possuímos, seja o principal diferencial para o fortalecimento da empresa dentro do mercado de treinamentos. Considerando a tendência de mercado de educação na qual o modelo de ensino a distância irá superar o ensino presencial em 2023 no Brasil (Sagah - 2017).

2.4 Análise da Concorrência

Como evidenciado no item 2.2, a empresa Propósito Beta não possui concorrentes diretos devido ao seu posicionamento e caracterização de serviço. Dentro do mercado de treinamentos para jovens Universitários podemos considerar 3 empresas:

(15)

Propósito Beta Critérios

Empresas

Hashtag Desperta Motim

soft skills Caráter de

treinamento

Hard Skills Soft Skill (comunicação)

Hard Skills

Universitários/Empre sas de pequeno porte

Público Alvo Universitários/

Empresas de grande porte

Universitários/

Escolas de Ensino Básico

Universitário s/Empresas de grande porte Programa Propósito

Beta

Principal treinamento

Excel Oratória Excel

R$300 Ticket Médio R$500 R$ 300 R$600

Escola de ​soft skills​, desenvolvimento profissional para o mercado futuro

Diferenciação Bom marketing digital que conecta com o Jovem

Escola de comunicação como

instrumento de liderança

Identidade visual

Jovens ainda desconhecem a importância das ​soft skills

Ponto fraco Vista como empresa de excel, que se tornou um commoditie

Não tem boa atuação online e seu

posicionament o é confuso em relação ao público alvo

Vista como empresa de excel, que se tornou um commoditie

200 Número de

alunos

3000 2000 2000

Tabela 1 - Análise de concorrência

(16)

3. ANÁLISE ESTRATÉGICA

3.1 Visão

Ser a escola de treinamentos referência em desenvolvimento comportamental para jovens universitários, se tornando a opção mais desejada pelo jovem para se capacitar, seguido da faculdade.

3.2 Missão

Fortalecer a formação profissional do jovem universitário em Início de carreira, através do desenvolvendo de habilidades comportamentais que o mercado exige e necessita.

3.3 Matriz FOFA - forças, fraquezas, oportunidades e ameaças

Forças

- Facilitador dos programas com boas referências e indicações de pessoas importantes do mercado

- Conhecimento bom do público alvo - Experiência em facilitação de treinamentos

- Experiência profissional em escolas de treinamentos e no mercado de educação - Empatia com o público alvo

- Conhecimento Aplicado em Marketing Digital

- Baixo custo de manutenção do negócio - Experiência em desenvolvimento de negócios

- Conhecimento em Futurismo

Fraquezas

- Excesso de atividades por colaborador - Falta de organização e prioridades - Estratégia de vendas

- Proposta de valor desalinhada com a identidade visual

- Falta de clareza na comunicação de serviço

(17)

Oportunidades

- Relacionamento bom com organizações ligadas ao público alvo desejado pela Empresa

- Palestras em eventos ligados ao público alvo desejado

- Rede de negócios da iniciativa jovem shell

- Contato com Universidades Particulares de Niterói

- Rede de negócios de empreendedores UFF

Ameaças

- Escolas de treinamentos focadas em ​hard skills

Tabela 2 Matriz FOFA

3.4 Objetivos, metas e estratégias

A empresa possui o objetivo de se tornar líder de mercado em treinamentos

universitários na região de niterói nos próximos 5 anos, a meta é ultrapassar 4.000 alunos/ano em programas de treinamentos durante estes anos. Dados estipulados segundo as médias de mercado local realizado com as empresas concorrentes citado no artigo 2.4.

Estratégia Plano de Ação

Como Fazer Por que fazer Indicador de sucesso

Prazo

Marketing Local

Fechar parceria com faculdade para

realização de palestras gratuitas

Enviar emails, realizar, abordagem presencial, pedir indicação

Se tornar conhecido localmente e abrir

mercado para

treinamentos

Parceria com 2 faculdades particulares

1 ano

(18)

Venda Local Vender para Empresas Juniores Workshop ​in company/

Enviar

emails, venda direta,

usando o nome da rede Shell de negócios

Menos esforço de divulgação para encher turmas de treinamentos se tornando mais viável economicam ente

Venda de 20 treinamentos

1 ano

Marketing Online

Disponibiliza r conteúdo gratuito nas mídias sociais

Fazer vídeos de conteúdo, postagens com imagens e lives.

Usando canais do Facebook e Instagram

Criar valor para quem não pode assistir nossas palestras presenciais mas são indicados por clientes

2000 seguidores em cada mídia social

1 ano

Venda Online Vender por meio do funil de conteúdo online

Enviar email de novos cursos e workshops

O conteúdo online vai aquecer o público e pode estimular a compra de produtos

200 vendas online

1 ano

(19)

Produto/

Serviço

Criar o curso online do programa propósito beta

Coletar feedback e conheciment o adquirido de todos os treinamentos presenciais e criar a versão online

O modelo de treinamentos online é mais barato e mais escalável que o presencial, demandando menos tempo do facilitador

Protótipo do treinamento online

1 ano

Marketing Digital

Aumentar a disponibilida de do conteúdo gratuito nas mídias sociais

Criar cursos gratuito online aumentar frequência de postagens para ações diárias, aumentar o investimento

Fortalecer o posicioname nto de escola de

treinamento online para se tornar um modelo de serviço mais escalável

500% de crescimento de

seguidores nas redes sociais

2 anos

Tabela 3 - Plano de ação estratégica

(20)

3.5 Métricas e Indicadores

Utilizamos a metodologia BSC para usar como referência na criação das métricas e indicadores.

Figura 1- Indicadores da empresa

3.5.1- Perspectiva financeira

O principal objetivo financeiro é manter um aumento contínuo das receitas e da rentabilidade. Indicadores: Demonstrativos financeiros.

3.5.2- Perspectiva dos clientes

O objetivo é mostrar ao mercado que nosso serviço é melhor do que o serviço dos concorrente. Indicadores: Pesquisas de satisfação com os clientes

(21)

3.5.3- Perspectiva dos processos internos do negócio

O objetivo é alcançar a excelência no controle de qualidade do atendimento e das inovações. Indicadores: Relatórios de serviço de atendimento ao cliente e redes sociais.

3.5.4- Perspectiva de aprendizado e conhecimento

O objetivo é sempre aumentar a nossa capacidade e mudança e aprimoramento, por meio da busca constante por treinamento e capacitação dos funcionários.

Indicadores: Número de horas de treinamentos e certificados de treinamentos realizados pelos funcionários.

3.6 - Lean Canvas

Foi utilizado o modelo de Lean Canvas para esquematização do negócio para melhorar a visualização do modelo de negócios do Propósito Beta.

3.6.1 Problema

70% dos jovens universitários dizem não se sentir seguros com a sua formação profissional (Radar Jovem -2016) e parte deste motivo é devido ao modelo de educação superior do país que é o mesmo a 100 anos, a chamada educação 2.0 (Marjo Kyllönen - 2017), que é focada em desenvolvimento de ​hard skills​, porém os novos modelos e o mercado sentem necessidade de um desenvolvimento mais focado em ​soft skills​. 60% das empresas sentem escassez de ​soft skill​ em seus profissionais (Capgemini - 2017).

3.6.2 Segmento de Mercado

Jovens universitários entre 21-26 anos que trabalham e estudam ao mesmo tempo e sentem necessidade de ses preparar melhor a sua carreira.

(22)

3.6.3 Proposta Única de Valor

Ajudar o jovem a visualizar a sua carreira a longo prazo, fortalecendo o

desenvolvimento das suas habilidades comportamentais, resultando conscientização de uma trajetória de mais significado e satisfação pessoal.

3.6.4 Solução

Programas de treinamentos de 3 meses que complementa o ensino tradicional de ensino superior. Programa Propósito Beta e Bulking up.

3.6.5 Métrica Chave

ROI - Retorno sobre o investimento Atração de Marketing

Conversão de Vendas NPS - Net Promoter Score

3.6.6 Canais

Wordpress para sites online Plataforma online EAD Facebook

Instagram

3.6.7 Estrutura de Custos

Banco (Conta PJ) Pro labore

Espaço Físico Gerenciagram Freelancer

(23)

Inbound Marketing Outbound Marketing Conta Azul

Manutenção Salários

3.6.8. Fonte de Renda

Venda de Serviços de treinamentos, Programa Propósito Beta e Bulking Up.

3.6.9. Vantagem Injusta

Expertise de mercado do Facilitador do Negócio, eu trabalhei com 3 dos 10 maiores coaches do Brasil pelo Linkedin(Linkedin - 2016) e a rede de parceiros dessa equipe.

4. MARKETING E VENDAS 4.1 Serviço

O Propósito Beta é uma negócio que oferece soluções em treinamentos para jovens universitários. Treinamentos para o desenvolvimento de carreira profissional com foco na evolução de habilidades comportamentais do cliente. Os principais treinamentos do Propósito Beta são:

Programa Propósito Beta: Treinamento online com duração de 12 semanas que estimula o desenvolvimento das 6 principais​ soft skills ​através de um programa de ​coaching de construção de objetivos ligados ao propósito pessoal do aluno.

Bulking Up: Programa de ​Coaching​ Individual com o objetivo de elevar os resultados da carreira do cliente, focando no desenvolvimento da sua performance comportamental.

(24)

4.2 Inovação

A grande inovação destas soluções está na proposta de oferecer aos alunos

universitários experiências que estimulem o desenvolvimento de habilidades que não são ensinadas em meios tradicionais de ensino e que o mercado de hoje necessita, usando como principal aliada a educação a distância. Além de, fomentar o tema desenvolvimento pessoal dentro das universidades.

4.3 Evolução prevista do produto

O objetivo é que a empresa Propósito Beta seja uma porta de entrada no mercado de educação para novas metodologias de educação usando como principal canal, o ensino a distância.

Período Evolução

Ano 1 Treinamentos via plataforma online ​on demand ​com material pdf de suporte para o aluno/ Formação de monitores

Ano 2 Inserção de modelos de ​gameficação ​dentro da metodologia EAD para o aluno

Ano 3 Utilização de Inteligência Artificial para entrega de conteúdo dentro da plataforma online

Ano 4 Criação de um aplicativo para utilização de Realidade Aumentada para ser usado como método

Ano 5 Criação de uma plataforma ​open source ​do método Propósito Beta

Tabela 4 - Evolução de produto e serviço

(25)

4.4 Estratégia de entrada de mercado

A nossa estratégia é criar posicionamento local, com ações mais focadas em ​Outbound Marketing​ região metropolitana Rio de Janeiro, para então expandir. Através da criação de parcerias com Empresas Jrs., organizações estudantis e coordenações de cursos de ensino superior para realização de workshops e palestras para divulgação do trabalho do negócio.

Partindo do posicionamento local, iremos fortalecer o alcance online para então, entrar no mercado focando em escala Brasil. Neste cenário online, iremos atuar usando mais da chamada Marketing de Afiliação, uma estratégia de vendas casadas com produtos de parceiros. E assim, iniciar a fase de ​Inbound Marketing ​da empresa.

4.5 Formação de Preço

Para definir o preço dos produto várias estratégias podem ser adotadas. Buscamos basear a nossa definição de preço levando em conta os 3 C’s do preço, sempre com base em duas perspectivas, a ótica interna da empresa (custos) e a ótica externa (cliente e

concorrentes).

4.5.1 - Ótica Externa 4.5.1.1 - Cliente

Todos os programas do Propósito Beta foram construídos baseados nas dores e nas preferências do público alvo. Essas informações fizeram com que a comunicação e marketing dos treinamentos sejam personalizados ao público alvo, já que o nosso público é jovem buscamos caracterizar a entrega do treinamento baseada na cultura e valores percebidos. Tais valores são:

Criatividade – Valorização de propostas e soluções criativas, utilização de recursos visuais e sensoriais que estimulem e extrapolem o senso comum de se entregar serviços.

Liberdade – Valorização da flexibilidade de ações, vamos criar dinamismo nas atividades propostas estimulando a ideia de não existir uma forma única de se pensar e agir.

(26)

Conquista de Resultados – Valorização da geração de resultados para toda ação que a pessoa desempenha, portanto, em todo o método será especificado o objetivo que desejamos alcançar para cada módulo, cada ferramenta, para direcionar todas as ações em um foco e meta de resultado

Cooperação – Valorização de estar em grupo, ajudar uns aos outros em prol de seus objetivos, o serviço vai visar sempre o estímulo de criar conexões e juntar os participantes, o próprio momentos de networking, happy hour tem por objetivo criar esta conexão

Desafio – Valorização de se desafiar, tomar ações que pareçam ser desafiadoras a ponto de obter ganhos altos de conhecimento, em todo o treinamento a linguagem usada vai estar ligada ao equilíbrio de se desafiar e de calcular riscos, criando um ambiente de

motivação e inspiração.

Integridade – Valorização de tomar decisões baseadas em ética e moral pessoal, vamos fazer um serviço que leve em consideração as singularidades de cada indivíduo e treinar nos módulos a percepção pessoal sobre sua ética e sua própria moral

As evidências do serviço de treinamento são bastante trabalhadas, tudo para fornecer ao cliente o maior valor agregado possível e a maior percepção de valor possível ao nosso serviço. Dessa forma, a precificação pode ser mais exata, pois quando se compreende o valor que o cliente enxerga nos produtos, se tem uma ideia do quanto ele estará disposto a pagar

4.5.1.2 - Concorrentes

Buscamos também entender os preços praticados pelos concorrentes, a fim de basear a precificação do nosso produto. Encontramos concorrentes que oferecem treinamento para o mesmo público alvo, porém a proposta destes treinamentos são diferentes dos oferecidos pela Propósito Beta.

(27)

Os treinamentos dos concorrentes são focados em desenvolvimento de ​Hard Skills, enquanto os nossos produtos são focados em​ Soft Skills. ​E a média dos preços praticados por estes concorrentes são acima dos valores oferecidos pela nossa empresa.

4.5.1.3 - Ótica interna

Abordando agora a ótica interna da empresa, será realizada uma análise dos custos para o funcionamento da empresa. Todos os custos relativos à manutenção da empresa como aluguel, contas a pagar, tributos e impostos, além do preço de compra dos produtos e insumos será levado em conta na formação do preço final de comercialização.

Os detalhes financeiros relativos à custos de produtos e receitas geradas serão mais detalhados na parte financeira deste trabalho.

4.6- Distribuição

Os clientes que adquirirem os nossos serviços irão acessar todos os treinamentos por meio de uma plataforma digital. A divulgação do empreendimento será feita por meio de redes sociais como Facebook, Instagram e E-mail, além do nosso website que contará com explicações detalhadas sobre nossos produtos e nossa proposta de valor.

4.7 - Promoção

Site: Nosso site terá como objetivo principal a venda do curso. Além disso ele passará informações como missão e visão da empresa, formas de contato conosco e informações sobre curso disponível.

WhatsApp: Esse canal será muito importante, pois este é o melhor meio decidido pela empresa conseguir se comunicar com o público alvo. Ele nos possibilita uma comunicação personalizada com cada pessoa.Por isso, damos a opção das pessoas nos passarem seus números pelo site para receberem informações sobre o curso, tirarem dúvidas, receberem pesquisas sobre o assunto e promoções.

(28)

Email: O e-mail é o segundo canal de comunicação mais importante de ser explorado.

Ele assim como o WhatsApp nos possibilita uma comunicação mais personalizada. Por isso nos comunicaremos com os clientes da nossa lista de e-mail constantemente, para tirarmos dúvidas, alertá-los de novas promoções e passarmos mais informações sobre o curso. Durante essa comunicação não focaremos nem na venda, nem no produto e sim no cliente, de modo com que ele se sinta priorizado pela empresa.

Redes Sociais: Decidimos criar uma página da empresa no Facebook e no Instagram.

Isso porque, esse tipo de canal é fundamental para que a nossa empresa seja conhecida por mais gente. Buscando isso, iremos fazer postagens sobre promoções, vantagens do curso e sobre a empresa constantemente, além de impulsioná-las, para conseguirmos atingir o nosso público com ainda mais eficiência.

4.8- Propriedade intelectual

Existem diversas outras empresas voltadas para o segmento de mercado escolhido, porém, cada uma delas tem o seu foco em uma área de conhecimento em ​hard skills específica, como citado no item 2.4.

E como estamos oferecendo serviços, realizamos o registro de nossa marca no

Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), utilizando os meios legais de registro de marca para promovermos assim a restrição da nossa marca e impossibilitar a replicação do design e layout dos nossos logotipos, entre outras características.

4.9- Relacionamento com cliente

O Relacionamento com o cliente é um dos ponto chave desse negócio, onde

utilizamos como principal estratégia ​Inbound Marketing​ para o aumento da fidelização dos clientes, independente se ele adquire imediatamente os nossos serviços.

(29)

O ​Inbound Marketing​ tem como principal foco gerar o máximo de valor para os clientes mesmo que ele não feche imediatamente em nosso treinamento, uma forma de gerar relacionamento e transformar a sua vida com o nosso conteúdo.

A estratégia de relacionamento com cliente será dada pelos seguintes etapas:

4.9.1 Atração

Neste momento vamos oferecer bastante conteúdo online gratuito para gerar confiança e posicionamento da marca. Usaremos redes sociais e vídeos para entregas de conteúdo para gerar valor aos clientes do público alvo e então gerar captura de contatos.

4.9.2 Converta

A partir de agora, vamos trabalhar para realizar a conversão dos contatos coletados na fase de atração, para oferecer nossos cursos de treinamentos através de uma equipe treinada de vendedores e scripts de vendas Assim como treinamos os clientes, iremos treinar a equipe de conversão.

4.9.3 Fechamento

Nesta etapa representa o fechamento e envio de contratos assinados para a equipe que recepciona os clientes que foram convertidos na fase de Conversão. Nesta hora os processos burocráticos e formas de pagamentos são iniciados.

4.9.4 Encantamento

Última e mais importante etapa, hora na qual encantamos os novos clientes,

fidelizamos e pedimos indicações de outros possíveis clientes. Neste momento, faremos de tudo para mensurar a qualidade de entrega de nossos serviços para garantir a satisfação dos clientes.

(30)

5. Plano Financeiro 5.1- Investimento Inicial

Custos Iniciais de Abertura Capital

Capital Social R$100,00

Plataforma EAD R$400,00

Logo Marca R$400,00

Site R$290,00

Total R$1190,00

Tabela 5 - Investimento inicial

5.2- Despesas

Ano 1

Custo Mensal Total Total Ano

DAS - MEI R$52.70 R$632.40

Gerenciagram R$59.89 R$718.68

Freelancer R$1,000.00 R$12,000.00

Inbound Marketing R$1,000.00 R$12,000.00

Outbound Marketing R$1,000.00 R$12,000.00

Coworking R$1,000.00 R$12,000.00

Conta Azul R$69.00 R$828.00

Manutenção R$1,000.00 R$12,000.00

Total R$5,181.59 R$62,179.08

Tabela 6 - Despesas Ano 1

Ano 2

Custo Mensal Total Total Ano

Banco (Conta PJ) R$74,99 R$899,88

Pro labore R$1.000,00 R$12.000,00

Espaço Físico R$4.000,00 R$48.000,00

(31)

Gerenciagram R$59,89 R$718,68

Freelancer R$2.000,00 R$12.000,00

Inbound Marketing R$5.000,00 R$60.000,00

Outbound Marketing R$1.000,00 R$12.000,00

Conta Azul R$109,00 R$1.308,00

Manutenção R$3.000,00 R$36.000,00

Salários R$5.000,00 R$72.000,00

Total R$23.843,88 R$242.926,56

Tabela 7 - Despesas Ano 2

Ano 3

Custo Mensal Total Total Ano

Banco (Conta PJ) R$74,99 R$899,88

Pro labore R$1.000,00 R$12.000,00

Espaço Físico R$4.000,00 R$48.000,00

Gerenciagram R$59,89 R$718,68

Freelancer R$4.000,00 R$24.000,00

Inbound Marketing R$20.000,00 R$240.000,00 Outbound Marketing R$5.000,00 R$60.000,00

Conta Azul R$109,00 R$1.308,00

Manutenção R$8.000,00 R$96.000,00

Salários R$10.000,00 R$120.000,00

Total R$46.243,88 R$602.926,56

Tabela 8 - Despesas Ano 3

Ano 4

Custo Mensal Total Total Ano

Banco (Conta PJ) R$74,99 R$899,88

Pro labore R$1.000,00 R$12.000,00

Espaço Físico R$6.000,00 R$72.000,00

Gerenciagram R$59,89 R$718,68

(32)

Freelancer R$4.000,00 R$24.000,00 Inbound Marketing R$60.000,00 R$720.000,00 Outbound Marketing R$20.000,00 R$240.000,00

Conta Azul R$109,00 R$1.308,00

Manutenção R$10.000,00 R$120.000,00

Salários R$30.000,00 R$360.000,00

Total R$82.243,88 R$1.650.926,56

Tabela 9 - Despesas Ano 4

Ano 5

Custo Mensal Total Total Ano

Banco (Conta PJ) R$74,99 R$899,88

Pro labore R$1.000,00 R$12.000,00

Espaço Físico R$6.000,00 R$72.000,00

Gerenciagram R$59,89 R$718,68

Freelancer R$10.000,00 R$120.000,00

Inbound Marketing R120.000,00 R$1.440.000,00 Outbound Marketing R$40.000,00 R$480.000,00

Conta Azul R$109,00 R$1.308,00

Manutenção R$20.000,00 R$240.000,00

Salários R$50.000,00 R$600.000,00

Total R$82.243,88 R$3.066.926,56

Tabela 10 - Despesas Ano 5

5.3- Estimativa de público

No Brasil há 8 milhões de alunos universitários (Censo-2016) , a região Sudeste possui aproximadamente 46% do total de universitários no Brasil (Censo-2016). Deste total de alunos universitários da região sudeste, o nosso público alvo são aqueles que trabalham e estudam, cerca de 40% deste montante (Censo-2016).

(33)

Considerando o público alvo, trabalhamos com um cenário conservador de alcançar até 16% da fatia deste mercado ao longo do período dos próximos 5 anos dobrando ano a ano e considerando uma taxa de conversão dos potenciais clientes em 2% do montante. Com evolução gradual ao longo dos anos e estagnação de captação de novos clientes após 5 anos.

Clientes 1º ano 2º ano 3º ano 4º ano 5º ano Total de alunos da região

sudeste

3.68M 3.68M 3.68M 3.68M 3.68M

Universitários que trabalham e estudam ao mesmo tempo

40% 40% 40% 40% 40%

Estimativa 1.47M 1.47M 1.47M 1.47M 1.47M

Potenciais clientes 1% 2% 4% 8% 16%

Número real de Potenciais clientes

14700 29400 58800 117600 235200

Porcentagem de conversão 2% 2% 2% 2% 2%

Total 294 588 1176 2352 4704

Tabela 11 - Estimativa de público

5.4- Receita de Serviço

A receita da empresa é gerada através da venda de serviços de treinamentos.

Consideramos a receita sendo gerada pela venda de 2 programas, o programa Propósito Beta e o Bulking up, a tabela abaixa considera a evolução dos preços ao longo dos 5 anos.

Estimativa de Preço por ano Propósito Beta Bulking up

Preço Ano 1 R$ 300,00 R$ 1200,00

Preço Ano 2 R$ 600,00 R$ 2000,00

Preço Ano 3 R$ 750,00 R$ 3.200,00

Preço Ano 4 R$ 900,00 R$ 6.000,00

Preço Ano 5 R$ 900,00 R$ 9.000,00

Tabela 12 - Evolução de preço

(34)

Com a utilização dos dados sobre a evolução dos clientes ano a ano, foi possível elaboramos a estimativa de faturamento nos primeiro cinco anos. Após essa estimativa, foi possível realizar a visualização do Fluxo de Caixa do negócio, e, através das ferramentas apresentadas abaixo, analisar a sua viabilidade.

Critérios Ano1 Ano2 Ano3 Ano4 Ano5

Total de Clientes

Programa Propósito Beta

294 588 1176 2352 4704

Porcentagem de

conversão para o Bulking Up

10% 10% 10% 10% 10%

Total de Clientes Bulking Up

29 59 117 235 470

Receita anual do

Programa Propósito Beta R$88.200 R$352.800 R$882.000 R$2.116.800 R$4.233.600 Receita anual do Bulking

Up R$35.280 R$117.600 R$376.320 R$1.411.200 R$4.233.600

Total R$123.480 R$470.400 R$1.258.320 R$3.528.000 R$8.467.200 Tabela 13 - Projeção de receita ano a ano

5.5- Análise de Investimento

Foi feita uma análise com base nos indicadores TIR e VPL. Em relação à VPL, foi utilizado o seguinte critério: Se o VPL for maior que zero, se aceita o projeto, se o VPL for menor que zero, rejeita-se o projeto.

De acordo com os cálculos do Fluxo de Caixa, a VPL se apresentou maior do que zero, portanto, o projeto foi aceito e a expectativa é de que a empresa obtenha um retorno positivo. O início do Fluxo de Caixa se mostra negativo, porém, os cálculos de PayBack apresentaram um retorno do investimento inicial em menos de 1 ano.

(35)

Os resultados apresentados na tabela abaixo tomam como base o faturamento anual bruto e as despesas já relacionadas, assim como os desconto dos impostos incidentes para empresas tributadas pelo simples nacional de acordo com a faixa de faturamento.

Segue tabela:

Projeção de Resultados

ANO 0 ANO 1 ANO 2 ANO 3 ANO 4 ANO 5

Receita Bruta R$

123,480.00

R$

470,400.00

R$

1,258,320.0 0

R$

3,528,000.0 0

R$

8,467,200.00 (-) Impostos e

deduções 7.30% 9.50% 9.50% 9.50% 9.50%

Receita Líquida R$

114,465.96

R$

425,712.00

R$

1,138,779.6 0

R$

3,192,840.0 0

R$

7,662,816.00

DESPESA R$

62,179.08

R$

242,926.56

R$

602,926.56

R$

1,650,926.5 6

R$

3,066,926.56

Investimento Inicial R$

1,190.00

Fluxo de caixa

-R$

1,190.00

R$

52,286.88

R$

182,785.44

R$

535,853.04

R$

1,541,913.4 4

R$

4,595,889.44

TIR 4639%

VPL 15% R$ 3,218,595.04

Payback 0.0

Tabela 14 - Projeção de faturamento

(36)

6 Referências Web

https://www.weforum.org/agenda/2017/02/employers-are-going-soft-the-skills-companies-ar e-looking-for/

https://www.weforum.org/agenda/2017/12/future-of-work-community-soft-skills-jobs-robot s/

https://www.weforum.org/agenda/2016/01/the-10-skills-you-need-to-thrive-in-the-fourth-ind ustrial-revolution/

https://www.weforum.org/agenda/2017/03/in-the-workplace-of-the-future-these-are-the-skill s-employers-want

https://www.oxbridgeacademy.edu.za/blog/5-reasons-soft-skills-important-ever/

https://www.economias.pt/exemplos-soft-skills/

https://www.capgemini.com/wp-content/uploads/2017/10/report_the-digital-talent-gap_final.

pdf

http://www.nationalsoftskills.org/special-education-students-graduating-couch/

http://www.carreiradossonhos.com.br/wp-content/uploads/2018/01/CS2017_Hotsite_final-1.

pdf

http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs.pdf

http://www.abres.org.br/v01/dados-estagiarios-estudantes-no-brasil/

https://www.expoensino.com.br/evasao-nas-universidades-a-frustracao-de-trilhoes-de-dolare s/

(37)

http://risedh.com.br/wp-content/uploads/2015/04/Infogr%C3%A1fico-50-indicadores-para-v oc%C3%AA-investir-em-treinamento-e-desenvolvimento.pdf

http://www.integracao.com.br/pesquisa-panorama-do-treinamento-no-brasil-2017.pdf

http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobr e_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf

Imagem

Referências

temas relacionados :