• Nenhum resultado encontrado

JOELHO SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DO JOELHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "JOELHO SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DO JOELHO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Com a aprovação de 300 candidatos na Prova SBCJ, agora somamos 1.937 membros, como sempre o maior comitê

da SBOT. Sejam todos bem-vindos à nossa Sociedade e desejamos muito sucesso na carreira como novos

cirurgiões de joelho do Brasil.

Páginas 4 e 5

AGORA SOMOS 1.937 MEMBROS

Selo Especialista valoriza ortopedistas

membros da SBCJ Página 3

Educação continuada online com temas variados para todos

Páginas 6 e 7

JOELHO SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DO JOELHO

NÚMERO 35 - AGOSTO DE 2021

(2)

Caros colegas,

E

sta edição de JOELHO tem como destaque os novos cirurgiões do joelho que agora fazem parte da nossa Sociedade. Depois de três anos, realizamos a Prova de Título de forma remota e tivemos a aprovação de 300 candidatos, somando agora 1.937 membros fazendo parte da SBCJ.

Embora já tenhamos publicado a lista dos aprovados no site, trazemos a lista impressa porque sabemos que esse jornal será uma recordação para muitos dos colegas que conquistaram o título de membro SBCJ.

Aproveitamos esta edição para mostrar um pouco dos diversos eventos que a SBCJ tem organizado neste ano de 2021, tudo ainda de forma virtual enquanto não podemos nos reunir em grande número.

Outra novidade apresentada aqui é o Selo Especialista, que valoriza os membros da Sociedade e que terão como diferencial em seus receituários o selo que atesta ser membro titular da SBCJ, uma garantia de profissional qualificado.

Estamos abertos a ideias e sugestões em nosso jornal!

Abraços,

Victor Marques de Oliveira Caros colegas,

T enho a honra de estar aqui nova- mente escrevendo sobre as ações da SBCJ em 2021. Quem poderia imaginar que no segundo semestre do ano ainda estaríamos nesta situação de encontros apenas virtuais, eventos somente online? Pois bem, apesar de tudo, nunca tivemos tantas oportuni- dades como temos agora. Aprendemos a ouvir podcast, a assistir aulas online, a debater assuntos da nossa especialida-

de em discussões à distância, a tirar dúvidas por meio de Q&A. Há uma infinidade de eventos dos quais ja- mais participaríamos se não fosse assim.

É por isso que a SBCJ tem se empenhado em fa- zer parcerias com outras sociedades brasileiras e es- trangeiras para organizar eventos abrangentes com diferentes visões e, assim, proporcionar atualização e educação continuada aos sócios que é uma das nossas principais missões.

Realizamos, portanto, cursos e webinars com convi- dados de diferentes países, como França, Itália, Bélgica, Portugal, Argentina. Fizemos eventos em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPAT), com a Sociedade Brasileira do Quadril, com a Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica e com a Sociedad Argentina de Ortopedia Pediátrica.

A SBCJ tem apoiado também os grupos de joelho das regionais para que regularmente possam realizar suas reuniões científicas. Por serem encontros online, os grupos têm oportunidade de convidar palestran- tes de outros estados e colegas de qualquer parte do país têm acesso a essas aulas, apresentações de

casos clínicos e discussões.

E o melhor de tudo é que todos os eventos da SBCJ ficam agora disponí- veis no canal de vídeos do site da SBCJ, onde podemos assistir de acordo com nosso interesse e disponibilidade de tempo.

Outra ação desenvolvida pela Di- retoria 2021 é o Selo Especialista para ser usado pelos membros SBCJ em receituários, pedidos de exames, soli- citações de procedimentos. O selo traz reconhecimento ao médico cirurgião do joelho que se preparou, prestou uma prova e ob- teve o título, ao mesmo tempo em que proporciona ao paciente a garantia de estar sendo atendido por um especialista.

E para finalizar quero aqui parabenizar os 300 no- vos membros da SBCJ, que tiveram êxito na prova de título realizada no dia 25 de junho. Foi um desafio fazer essa prova pela primeira vez de forma remota, porém a experiência da empresa organizadora com todo seu aparato técnico e o empenho da Comissão de Ensino e Treinamento em adequar o exame para esse forma- to e acompanhar todo o processo resultaram em uma avaliação justa e segura de acordo com nosso padrão presencial.

Com os 300 novos membros, somamos agora 1.937 sócios, como sempre o maior Comitê da SBOT, e temos que trabalhar para manter nossa Sociedade cada vez mais atuante e reconhecida como tem sido desde o princípio.

Abraços a todos,

Sérgio Marinho de Gusmão Canuto

EDITORIAL

Dr. Sérgio Marinho de Gusmão Canuto Presidente da SBCJ

JOELHO é uma publicação trimestral da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), distribuída

gratuitamente aos sócios. Os conceitos emitidos são de responsabilidade dos autores e não representam necessariamente a opinião da entidade.

Jornalista responsável:

Ilone Vilas Boas – MTB 24.216.

Textos, diagramação e edição:

Ponto da Notícia Assessoria de Comunicação.

Sugestões e comentários:

ilone@pontodanoticia.com.br.

Tiragem: 9.700 exemplares.

DIRETORIA SBCJ 2021:

Presidente :

Dr. Sérgio Marinho de Gusmão Canuto - (AL) Vice-Presidente:

Dr. Victor Marques de Oliveira (SP) Primeiro Secretário:

Dr. Alan de Paula Mozella (RJ) Segundo Secretário:

Dr. Marcelo Seiji Kubota - (SP) Primeiro Tesoureiro:

Dr. Guilherme Zuppi (SP) Segundo Tesoureiro:

Dr. Riccardo Gobbi (SP) Diretor Científico:

Dr. Guilherme Moreira de Abreu e Silva (MG) Vogal:

Dr. Osmar Valadão Lopes Jr. (RS) Suplente:

Dr. Aloisio Reis Carneiro (BA)

Palavra Do Presidente

Seguimos com aprendizado e crescimento

Dr. Victor Marques de Oliveira

Vice-Presidente SBCJ

Curta a página da SBCJ no Facebook:

facebook.com/SBCJbrasil

Curta a página da SBCJ no Instagram:

instagram.com/SBCJbrasil

EXPEDIENTE

(3)

cbcj-2022

Selo Especialista é mais uma novidade da SBCJ

S empre buscando ino- var, a SBCJ lança este ano o Selo Especialis- ta. O objetivo é valorizar os membros da Sociedade que atuam em todo o Brasil e que poderão ter como dife- rencial em seus receituários o selo que atesta ser mem- bro titular da SBCJ.

A SBCJ tem atualmente 1.937 sócios, o maior co- mitê da SBOT, e vem sem- pre desenvolvendo ações para valorizar a Sociedade e seus membros. O selo é mais uma ação que traz re-

conhecimento ao médico cirurgião do joelho que se preparou, prestou uma prova e obteve o título, ao mesmo tempo em que proporciona aos seus pa- cientes a certeza de estar sendo atendido por um

especialista.

De acordo com o presi- dente da SBCJ, Dr. Sérgio Canuto, a intenção é enviar de forma gratuita a cada cirurgião do joelho uma quantia inicial de 200 selos.

Posteriormente, os mem- bros poderão requisitar mais selos de acordo com sua necessidade e interesse mediante o pagamento do valor de produção.

Dentre suas característi- cas, o Selo Especialista SBCJ possui marca d’água, logo holográfico e fundo metali- zado e poderá ser colado em receituários, pedidos de exames e solicitações e justificativas de procedi- mentos da especialidade. Ou seja, é uma garantia de profissional qualificado!

O selo traz

reconhecimento ao médico

cirurgião do joelho, que estudou, se preparou e obteve o título membro SBCJ

18 º Congresso Brasileiro em 2022

A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho continua trabalhando na organização do 18° Congresso Brasileiro no período de 20 a 23 de abril 2022, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo/SP. Por enquanto, a SBCJ está man- tendo os convidados internacionais e a programa- ção científica.

O sistema de inscrição para o Congresso Brasi- leiro segue aberto e qualquer alteração será infor- mada via e-mail e publicada nos canais oficiais do congresso e da SBCJ (site e redes sociais).

Já a inscrição de trabalhos está prevista para ser reaberta neste segundo semestre de 2021 e os tra- balhos que já foram avaliados e aprovados serão mantidos na grade científica de 2022.

Esperamos que a situação sanitária mundial evo- lua satisfatoriamente para que em 2022 possamos ter nosso Congresso em alto nível como sempre!

Dr. Sérgio Marinho de Gusmão Canuto

Presidente da SBCJ

Dr. Victor Marques de Oliveira

Vice-Presidente da SBCJ

(4)

SBCJ tem 300 novos membros

Bem-Vindos

A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho tem 300 novos membros.

Esses são os novos colegas que obtiveram aprovação na Prova de Título realizada pela primeira vez de forma online devido à pandemia. A prova teve inicialmente 400 inscri- tos, mas nem todos fizeram a avaliação no dia 25 de junho.

No dia do teste, participaram 363 candidatos.

Adriano Augusto Gouvêa Jaoude Alan Augusto Coelho Alex Farias Soares Alexandre Ribeira Provenza Alfredo Rodrigues da Silva Neto Aluizio Alves Pereira Junior Alysson Guedes Campos Amanda de Oliveira Mourão Amir Daher Shehadeh Anderson Toffanello Benetti Andre Campos Scarpa André Chaloub Martins André Everton de Freitas Ângelo José Nascif de Faria Anisio Barroso de Oliveira Neto Anisio Neto de Oliveira Castelo Branco Antonio Carlos Lopes Junior Antônio Pierre Aguiar Júnior Antuny Rodrigues Rosa Argos Queiroz Alves de Souza Arthur Rodrigues Baldan Artur Mistieri Simabukuro Ary Tetsuya Watari Augusto Groberio Lago Augusto Khede Tavares Bernardo Damian Biegler Breno Jorge Braga Scorza Bruno Appolari Bruno Borges Braga Bruno Butturi Varone Bruno Cunha da Mota Bruno Lunardi Folle Bruno Parilha Coutinho Bruno Presses Teixeira Bruno Santos Leal Campos Bruno Trombeta Caio Ivo de Almeida Camila Venturim Nogueira Carlos do Amaral Junior Carlos Fernando Rensi Sonnewend

Carmen Renata Teixeira Mancilha Cássio de Almeida Dias Cássio Lucas Dias do Prado Cássio Tafarel Petek Cesar Piedade Damasio Chilan Bou Ghosson Leite Cleandro Augusto Ribeiro do Valle Cleytojanes Reis

Conrado Tazima Nitta

Constantino Jorge Calapodopulos Junior Dalton Mikio Hirano Hatano

Daniel A Batista

Daniel do Nascimento Oliveira Daniel Guidi Ferrari Daniel Lugin Biedrzycki Daniel Ricardo Pereira Cabral Daniel Silva Solino

Dante Matheus Brandão da Silva Dayvid de Oliveira Kauffman Diego Armando Martinez Crespo Diego Ferreira Martuscelli Diego Luigi Proença Campos Diego Marcelo Muller Diego Moelas Sotini Diego Patrick Rocha Souza Diego Ubrig Munhoz Diogo Ribeiro Rangel Douglas Felipe de Sousa

Douglas Leonardo Monteiro de Oliveira Éder Pereira da Silva

Edicarlos André Cavalcante de Araújo Edilson Ferreira de Andrade Junior Eduardo Felipe Mandarino Coppi Eduardo Krieger

Eduardo Ramos Custodio Correa Eduardo Valias Schmitt Elton Luiz Batista Cavalcante Enzo Logiudice

Enzo Salviato Mameri Eric Teixeira dos Santos

Erick Yukio Kanamori Ericsson Reinaldo Pires Erik Silva de Menezes Ernane Rodrigues de Magalhães Eugênio dos Santos Neto Fabiano da Silva Marques Fabio Bellei Rocha Fábio Eidi Hirosse Fabio Favarato Scopel Fabio Fraga Maluli de Oliveira Fábio Freire Santos Melo Fabrício Nascimento Almeida Felipe Braga da Costa Felipe Cesar Vilela Brito

Felipe Daniel Vasconcelos de Carvalho Felipe Diaz Pimentel

Felipe Ikeda Imai Felipe Moreira Borges

Fernanda Ferreira Nunes Nahass Franco Fernando Amaral dos Santos Fernando Borges dos Santos Fernando Carneiro Werneck Fernando Cordeiro Perales Neto Fernando Sant’anna Moreira Filipe Cedro Simoes Filipe Santos Damasceno Flávio Kazuo Minami Gabriel de Sousa Arantes Gabriel Fernandes Ribeiro Gabriel Ferreira Zani Geraldo da Silva Peixoto Neto Giana Daniela Hexsel Gilvan Rodrigues da Silva Nunes Guilherme Augusto Losso Guilherme de Castro Oliveira Guilherme Guerra Pinheiro de Faria Guilherme Issler Pereira Guilherme Lima Marques Guilherme Norberto Sbalqueiro Guilherme Oliveira Santos

Gustavo Barbosa Regazzi Gustavo Blanco Azeredo

Gustavo Henrique Ramalho de Mattos Gustavo Kenzo Miyashita

Gustavo Reis Alves de Oliveira Gustavo Tadeu Bueno Heitor Marques Sabatine Helder Santos Oliveira Henrique Zomer Maria Hugo Dalla Bernardina Daher Hugo Moreira Machado Iann Souza Pena Iberê Pereira Datti Igor Cano Pavesi Cardillo Igor Dantas de Oliveira Igor Hissã Carvalho Arima Igor Stefano Menescal Pedrinha Isaias Chaves dos Santos Itamar Aparecido Costa Jefferson Bertoni Jefferson de Decco Teixeira Jeffrey En Ming Lie João Fellipe Guimarães Beher Jordanna Franco Sucupira Jorge Clayton Petry Filho José Antônio Marinho José Gabriel Suzuki Leal Roque

José Guilherme Constantin Garcia Das Neves Juliano Zanetti de Lima

Juliany Aguirre Carvalho Karen Caroline Cabral de Castro Keipson Rodrigues Costa Kelis Moreira Goncalves Leandro Carpenedo Rumpel

Leonardo Dalla Giacomassa Rocha Thomaz Leonardo de Lima Silveira

Leonardo Lemos Rebouças Leonardo Rafael Pozzobon Leônidas Derval Gripp Cotta Junior Letícia Sano Kawano

CANDIDATOS APROVADOS

Pela primeira vez realizada de forma online, Prova de Título de Membro SBCJ teve a participação de 363 candidatos

Fiscais da Primeira Escolha monitoraram todo

o ambiente dos candidatos du rante a prova

(5)

Bem-Vindos

Lucas Amorim Carvalho Lucas Camargo Azevedo Lucas Ciaravolo Gaspar Lucas Fernandes Piazzalunga Lucas Galuppo Fernandes Félix Lucas Pinho Bezerra Lucas Pires Oliveira Cordeiro Lucas Rebouças da Silva Lucas Rocha de Jesus Lucas Santos Oliboni Luciano dos Santos Carvalho Luciano Leite da Cunha Junior Luciano Massi

Luigi Paolo Mariz de Medeiros Araújo Freire Luis Felipe Tupinambá da Silva

Luis Fernando Patriarcha

Luis Gustavo Morato Pinto de Almeida Luís Marcel Friolli Pazin

Luís Rafael Ribeiro Figueiredo Luiz Alfredo Furtado Pedri Luiz Eduardo Alves Simoes Luiz Felipe Ferreira Rocha Luiz Fernando de Freitas Soldá Luiz Fernando Ribeiro Monte Luiz Gustavo de Campos Mello Luiz Gustavo Venturini Luiz Marcelo Correia Junior Manoel da Mota Santos Marcel Henrique Arcuri

Marcelo Henrique Melo Silva Marcelo Jitsuyo Wada Marcelo Lima Fraga Marcelo Tomio Kohara Marco Antônio Oliveira Barral Marco Aurélio Castro Malheiros Marco Aurelio Cotegipe Negrelli Marconde de Oliveira E Silva Marcos Bruxelas de Freitas Junior Marcos Paulo Mourão Ribeiro Marcos Vinicius Credidio Mariana Drummond Sousa Marina Mayumi Azuma Mário Alves da Costa Júnior Mário Augusto Dias Lopes Mário Rodrigues Alves Marlon Barros Correa Marvin Durante Brunet Mateus Kenji Christo Miyahira Matheus Amorim Batista Matheus de Barros Carvalho Matheus Manolo Arouca Matheus Pires Araujo Goes Matheus Rocha de Aguiar Mauro Junior Rodrigues Mauro Zeraik Lima Melanie Mayumi Horita

Michaell Dayvson Gonçalves de Lima Moreno Viana Malheiros

Murillo Cruz Mourão Murilo Nogueira de Oliveira Murilo Setti Pietrobon Neander Neves Alves Ezidorio Pablo Barreto Prata

Paulo Emilio Dourado Nascimento Paulo Geovani Argolo Cavalcante Lima Paulo Henrique Casagrande Pedro Bezzan Rodrigues Alves Pedro Henrique Cunha Andrade

Pedro Henrique Schmidt Alves Ferreira Galvão Pedro Hermeto Guimaraes Barros Batista de Nazare Plínio de Almeida Martins de Souza Pool Aníbal Alarcón León Rafael Baroni Carvalho Rafael de Almeida Britto Silva Rafael de Nigris González Rafael Filippini Carraro Rafael Gouvea de Moraes Vivas Rafael Vicentino Leme

Ramon Medeiros Fagundes dos Santos Raphael Gonçalves dos Santos Farias Reinaldo Keitiro Katayose Renan Antônio Quintino de Andrade Renan Gerbelli Canever

Renato Américo Brasiliense Holanda Pinto Filho Renato Amorim Carvalho

Renato de Oliveira Caravellos Glória Renato Faria Santos

Renô Dória Reis

Ricardo Henrique de Oliveira Menezes Ricardo Lima de Paiva

Ricardo Mendes da Silva Ricardo Sanchez Holz Ricardo Torres Iupi Ritchelly Borges da Cunha Roberto Deves Viana Roberto Grange Gasparelli Rodrigo Albuquerque dos Santos Rodrigo Colacino Silva Rodrigo Ferreira Tobias

Rodrigo José Cardoso Ferreira Rodrigo Mendonça Freitas Rodrigo Moreschi Rodrigo Turra Perrone Rodrigo Veras Siquieroli Rodrigo Yutaka Umeta Matsunaga Rogerio Santorio Filho

Roly Erlan Pardo Velasco Roque Antonio Cury de Mattos Roque Sales de Andrade Junior Ruan Dalbem Soares Rubens Rosso Nadal Rui Felipe Pache de Moraes Sami Gobbi Fayad Sandokan Cavalcante Costa Sandro Ferreira Horta Sandro Ricardo Benites Zelada Saulo Fouani de Miranda Sérgio Fagundes Lima Paraizo

Sílvio Romero Gonçalves Monteiro Sobrinho Stéfan Corniani Aran

Társis Padula dos Santos

Tasso Alacón Pereira de Araújo Dantas Télvio de Ataide Vimercati

Teodoro Bernardes de Lima Neto Tercio da Silva Soares Thadeu Tiessi Suzuki Thales Teixeira de Norões Thiago de Oliveira Thiago Firmino de Sousa Thiago Rodrigues Sergio Tiago Matiello Zogbi Tiago Neves Soares Rodrigues Ticiano Dozza Posser Uriel Grachten Victor Picchi Zaccharias Victor Reis Guil

Vinicius Lisboa Pereira Lourenço Vítor Augusto Baptista Vilhegas Vitor Luis Pereira

Vitor Pereira da Silva

CANDIDATOS APROVADOS

Puderam fazer a prova R4 os que fizeram seu treinamento nos anos de 2018, 2019 e 2020, pois a prova que deveria ter sido realiza- da em abril de 2020 foi adiada para dezembro e depois para junho desse ano. Mas diante do quadro da pandemia, a Diretoria da SBCJ e a Comissão de Ensino e Treina- mento (CET) optaram por realizar a prova online no dia 25 de junho.

O exame transcorreu de forma tranquila com todo o aparato de tecnologia e segurança para esse tipo de avaliação remota. Direto- res da Sociedade, integrantes da CET e a equipe da Primeira Esco- lha, empresa que realizou a pro- va, se reuniram na sede da SBOT

para o exame.

A prova teórica contou com 80 questões de múltipla escolha com 4 alternativas cada, com du- ração de 3 horas. A prova prática teve 10 casos clínicos com 1 hora de duração e também com res- postas de múltipla escolha.

A lista dos aprovados foi publi- cada no dia 1° de julho, antes do prazo previsto que era 12 de julho.

O presidente da SBCJ, Dr. Sér- gio Canuto, acompanhou a pro- va também de forma online e agradeceu ao trabalho da CET e da Diretoria para garantir a reali- zação do exame de forma com- petente como sempre, garantin- do a continuidade do trabalho

da Sociedade, que agora conta com mais de 1.937 membros.

Como foi a avaliação remota

Cada candidato fez a prova em seu próprio computador, utilizan- do um browser de segurança no qual a avaliação é realizada sem que se tenha acesso a qualquer outro recurso no dispositivo. Por meio da webcam e do microfo- ne, os fiscais da Primeira Escolha, supervisionados pela comissão de prova da SBCJ, monitoraram todo o ambiente dos candidatos durante a prova, assegurando a validade dos resultados.

Além de garantir a honestida- de intelectual, o sistema possibili-

tou total suporte aos candidatos, que podiam se comunicar com os fiscais se tivessem qualquer necessidade, para que respon- dessem as questões com confor- to e tranquilidade. Como todas as imagens, áudio e informações do computador ficam gravados, foi feita uma auditoria posterior de honestidade intelectual pela Pri- meira Escolha, processo em que técnicos especializados em aná- lise do comportamento dos can- didatos durante a prova verificam se cada um cumpriu devidamen- te as regras previstas no edital.

Dr. Vitor Barion de Pádua

Presidente da CET

Comissão de Ensino e Trei namento (CET) e

diretores da SBCJ supervisionaram o processo

(6)

Encontros online para os Cursos Sanofi

O Curso Tratamento Con- servador da Osteoartrite de Joelho, realizado en tre os meses de abril e junho com o apoio da empresa Sanofi, contou com qua tro módulos e 11 pa- lestrantes experientes que con- tribuíram com as discussões sobre o tema, além da moderação dos diretores da SBCJ.

Cada módulo teve em média 200 participan tes online que, além de assistir às aulas de atualização e os simpósios sobre o tratamento conservador da osteoartrite, pude- ram interagir com os palestrantes tirando suas dúvidas sobre o tema.

Todos os módulos estão grava- dos e disponíveis no site da SBCJ para quem quiser rever.

Educação continuada online para todos

As atividades de educação continuada e atualização da SBCJ continuam sendo realizadas de forma online, proporcionando aos sócios, mesmo à distância, aprendizado e intercâmbio de experiências com colegas de todo o País e

do exterior. Além de cursos e webinars, a Sociedade também apoia as reuniões científicas dos Grupos de Joelho das Regionais, que são abertos a todos interessados. Confira alguns dos cursos realizados no segundo trimestre:

Cursos SBCJ

Tratamento Conservador da Osteoartrite de Joelho

Curso Internacional de LAL

Curso Novas Tecnologias: Robótica

A SBCJ organizou mais um importante evento de atu- alização, desta vez o curso “Novas tecnologias: Ro- bótica”. Houve expressiva participação dos cirurgiões do joelho, totalizando 215 usuários online durante as aulas e discussões realizadas no dia 22 de junho.

A programação contou com duas aulas, apresentadas pelo Dr. Marcus Luzo - “Alinhamento Mecânico: por que e como?”; e pelo Dr. Idemar Monteiro da Palma – “Alinha- mento Cinemático: por que e como?”. Dr. Arnaldo Jose

Hernandez apresentou caso clínico com discussão. Em seguida, teve o simpósio Zimmer - Biomet “Elementos Fundamentais da Tecnologia Robótica - Rosa Knee”, apre- sentado pelo Dr. Marco Kawamura Demange.

A discussão final contou com o Dr. Alan Mozella, di- retor da SBCJ, e com os demais palestrantes. Os modera- dores foram o Dr. Aloisio Reis Carneiro e o Dr. Guilherme Zuppi.

O evento teve o apoio da Zimmer Biomet.

Curso Ligamento Antero-Lateral teve seis palestrantes internacionais

Curso de Robótica

F oi um grande sucesso o Curso Ligamento Anterolateral re- alizado pela SBCJ nos dias 28 e 29 de maio com palestran- tes convidados do Brasil, França, Itália e Bélgica. No dia 28, sex- ta-feira à noite, o curso contou com mais de 280 participantes e no sábado novamente mais de 200 ortopedistas presentes nas aulas online. Houve bastante interação dos colegas com perguntas e troca de informações.

O diretor da CET, Dr. Vitor Barion de Pádua, comentou o excelente resultado do curso e ressaltou o feedback também dos palestrantes. “Tanto o Bertrand quanto os demais pales- trantes comentaram sobre o alto nível do curso, que teve mui- ta discussão das diversas opções de técnicas cirúrgicas do LAL.

Foi realmente muito produtivo e enriquecedor”.

(7)

O Curso Interdisciplinar SBCJ/Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, que discutiu o joelho imaturo, foi um excelente evento com participação de 170 colegas que assistiram às aulas e puderam interagir com os palestrantes.

O curso teve aula do Dr. Moisés Cohen (ex- -presidente SBOT/SBCJ) que abordou “Lesão do LCA no joelho imaturo”, seguida pela apre- sentação de casos feita pelo Dr. Osmar Valadão Lopes Jr (diretor SBCJ).

O convidado internacional Dr. Javier Masquijo (Sociedade Argentina de Orto- pedia Pediátrica) falou sobre “Instabilidade femoropatelar no joelho imaturo” e apre- sentou um caso clínico.

A moderação foi feita pelo Dr. Guilherme

Zuppi (diretor SBCJ) e pelo Dr. Guillermo O. H.

Tierno (SBOP), que contaram também com a contribuição do Dr. Sérgio Canuto.

Todas as aulas deste curso estão disponí- veis para quem quiser rever no site da SBCJ www.sbcj.org.br

A SBCJ mantém seu compro- misso de contribuir com a formação dos novos cirurgiões do joelho promoven- do semanalmente, toda segunda-feira, o Curso Preparatório Online para R4.

De junho de 2020 a março de 2021, foram realizados 33 módulos contemplando todos os temas da Cirurgia do Joelho, desde a anatomia do LCA até a revisão de ATJ. A partir de abril, o Curso recomeçou pelo LCA e vem seguindo a programação anterior.

O curso conta com a participação de orto- pedistas do Brasil inteiro e de alguns conecta-

dos inclusive de ou- tros países, alcançan- do uma excelente audiência nas aulas ao vivo e nos acessos aos vídeos disponí- veis no site da SBCJ.

As aulas são minis- tradas por chefes e preceptores dos serviços credenciados SBCJ.

A coordenação do Curso para R4 é do dire- tor da SBCJ Dr. Marcelo Kubota com o apoio da Comissão de Apoio Científico, que é compos- ta pelos colegas: Dr. Rodrigo Sattamini Pires e Albuquerque – presidente (RJ), Dr. Carlos Fran- ciozi (SP), Dr. Fabiano Kupczik (PR), Dr. Leandro Jun Aihara (SP) e Dr. Tulio Vinícius de Oliveira Campos (MG).

Canal SBCJ Podcast:

sempre com novos episódios no ar

L ançado em junho de 2020, o canal SBCJ Podcast transfor- mou-se numa excelente ferramenta de atualização para os ortopedistas, isso porque as mídias on demand, disponí- veis a qualquer momento, têm mudado a forma como as pessoas consomem conteúdo. Assim, de forma rápida e prá- tica, é possível ouvir mesmo no trânsito ou em uma pausa do trabalho episódios com análise de artigos e comentários sobre assuntos importantes da Cirurgia do Joelho.

Ao longo de mais de um ano, o canal vem crescendo e já conta com cerca de 50 episódios e a participação de de- zenas de colegas de todo o Brasil, falando dos temas mais relevantes da especialidade.

Até o início do mês de julho de 2021, eram mais de 13 mil plays, e têm usuários acessando não só do Brasil, mas de pa- íses como EUA, Portugal, Peru, Paraguai, Venezuela, Irlanda e Angola, o que demonstra a grande abrangência do canal.

Praticamente toda semana tem um episódio novo para ouvir, sempre com a contribuição de colegas dos mais di- ferentes serviços. O canal é coordenado pela Comissão de Comunicação e Vídeos, com a participação dos membros Marcelo Torres (presidente) Marcelo Bonadio, Guilherme Gracitelli, Gustavo Dantas e Ricardo Lyra.

O canal SBCJ Podcast está nas plataformas de streaming do Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e no nosso site.

Ouça e prestigie!

Cursos SBCJ

Curso Interdisciplinar SBCJ/SBOP

Webinar sobre menisco com SPAT

Curso Online para R4 tem aulas toda segunda-feira

A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia organizaram o Webinar “Menisco: diagnóstico, indicações, dicas e truques” no dia 10 de julho. O evento online teve a participação de 211 ortopedis- tas e uma discussão muito produtiva.

A abertura do Webinar foi feita pela pre- sidente da SBCJ, Dr. Sérgio Canuto, e pelo presidente da SPAT, Dr. Manuel Vieira da Silva. Pela SBCJ, os palestrantes foram Dr.

Canuto, Dr. Rene Abdala e Dr. Gilberto Ca- manho. Pela SPAT, as aulas foram apresenta- das pelo Dr. Alcindo Silva e pelo Dr. Ricardo Telles de Freitas. Dr. Riccardo Gobbi (BRA)

e Dr. Hélder Nogueira (POR) apresentaram casos clínicos, enquanto os moderadores foram Dr. Guilherme Abreu (BRA) e Dr. Hel- der Pereira (POR).

Webinar sobre menisco com SPAT

Alcance do Podcast

Público do Podcast

Curso Preparatório Online para R4

Curso interdisciplinar

(8)

CURSO E PROVA

Referências

Documentos relacionados

No presente trabalho, foram construídos dispositivos microfluídicos de poliéster-toner (PT) para realizar a extração dinâmica de DNA em fase sólida (dSPE) com partículas de

Universidad América Latina Universidad Anáhuac Cancún Universidad Anáhuac México Norte Universidad Anáhuac México Sur Universidad Anáhuac Oaxaca Universidad Anáhuac Puebla

Castel‐Branco Ribeiro, António Ventura dos Santos Pinto, Carlos Jorge Pires Percheiro, David Carlos da Rocha Sousa, Fernando Filipe de Almeida, Fernando Paulo Mateus

DE FRUTAS VERD.E LEG.. DE FRUTAS

O princípio da repetição também ajuda a organizar o layout da página, pois se um elemento da composição (cor, alinhamento, fonte com negrito, linhas de composição

Das Informações Gerais referentes à si- tuação pessoal do idoso foram utilizados os da- dos das variáveis: sexo, idade, origem, grau de instrução e estado conjugal; da

foram classificadas como Staphylococcus coagulase negativos (SCoN). Todas amostras identificadas como Staphylococcus sp. foram submetidas a análise de antibiograma pelo método

Kelli Priscila Pinto Marilia Cordeiro Fernando Penteado Mônica Gonçalves Dias Tatiana dos Santos Romão Fernando Alves Mônica Landi.. Claudirene de Moura Santos Silva