• Nenhum resultado encontrado

LISTA DE EXERCÍCIOS: SEMANA 23

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "LISTA DE EXERCÍCIOS: SEMANA 23"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

1

LISTA DE EXERCÍCIOS:

SEMANA 23

(2)

2

LISTA DE EXERCÍCIOS: SEMANA 23

QUADRIX 2018

1. A respeito de trabalho em equipe, tomada de decisão e segurança nos serviços de enfermagem, julgue o próximo item.

A noção de integralidade, princípio e diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme consta na Lei n.º 8.080/1990, inclui a produção de ações e cuidados de saúde a partir dos olhares dos distintos profissionais que compõem as equipes de saúde.

a) Certo b) Errado

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(3)

3

FUNDEP 2018

2. Analise os princípios a seguir.

I. Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.

II. Assistência à saúde destinada somente àqueles que não podem arcar com os custos assistenciais.

III. Divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário.

IV. Utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.

São princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) estabelecidos pela Lei Federal nº 8.080/1990

a) I, III e IV, apenas.

b) I e II, apenas.

c) II e IV, apenas.

d) II, III e IV, apenas.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(4)

4

FUNDATEC 2019

3. A Lei nº 8.080/1990, no verso em trata da organização, da direção e da gestão do Sistema Único de Saúde, determina que a direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, de acordo com a Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:

I. No âmbito da União, pelo Ministério da Saúde.

II. No âmbito dos Estados e do Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.

III. No âmbito dos Municípios, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) I, II e III.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(5)

5

CONSULPLAN 2018

4. De acordo com a Lei n.º 8.080/1990, de 19 de setembro de 1990, assinale a alternativa INCORRETA:

a) O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

O dever do Estado exclui o dever das empresas e sociedade.

b) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

Os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.

O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde.

A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. Na prestação de serviços privados de assistência à saúde, serão observados os princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde quanto às condições para seu funcionamento.

O Sistema Único de Saúde tem por objetivos a identificação e divulgação dos fatores

condicionantes e determinantes da saúde; formulação de políticas de saúde; e a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

IFE-ES 2019

(6)

6

(7)

7

VUNESP 2019

5.

DIU no SUS: 5 passos para conseguir colocar o dispositivo de graça

Por Carolina Dantas, G1 26.10.2018

O dispositivo intrauterino (DIU) é um dos métodos disponíveis de graça no Brasil, com eficácia superior a 99%. No Sistema Único de Saúde (SUS), os médicos implementam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em hospitais públicos, sem nenhum tipo de custo.

O DIU de cobre é um método contraceptivo não-hormonal. Ele é disponibilizado em Unidades Básicas de Saúde e hospitais com atendimento ginecológico. Pode ser colocado desde a adolescência até a menopausa. É importante pesquisar na internet a UBS mais próxima da sua casa e ligar para descobrir se o procedimento está disponível.

Após encontrar a unidade mais próxima que coloca o dispositivo, a paciente precisa ir até o local. Os médicos recomendam a participação em um grupo de planejamento familiar. Ele não é obrigatório, mas é importante para conhecer todos os métodos anticoncepcionais disponíveis e entender se o perfil condiz com o DIU, por exemplo.

“A gente imagina que conhece os métodos, mas a gente não conhece. Existem muitos mitos, fantasias relacionadas a vários métodos anticoncepcionais. Então é importante a paciente ouvir e poder avaliar qual é a melhor opção para o momento de vida dela”, disse a ginecologista Cristina Guazzeli.

Se a pessoa passou pelo grupo, será encaminhada para uma consulta com o médico ginecologista disponível no local. Se não teve interesse em participar, a marcação poderá ocorrer pessoalmente na UBS ou hospital.

(https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/10/26/diu-no-sus-5-passospara-conseguir- colocar-o-dispositivo-de-graca.ghtml. Acesso em 17.11.2018. Adaptado) De acordo com o estabelecido pela Lei nº 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, o relato apresenta uma situação em que, está sendo atendida, entre outros princípios, a diretriz do SUS de

a) participação esclarecida.

b) livre escolha.

c) individualidade.

d) Universalidade e) beneficência.

(8)

8

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(9)

9

CEUPUERJ 2019

6. No capítulo IV, da lei nº 8.080/1990, sobre as Competências e as Atribuições, o artigo 18 afirma que, à direção municipal do SUS, compete:

a) executar serviços de vigilância epidemiológica e sanitária, de alimentação e nutrição, de saneamento básico e de saúde do trabalhador

b) participar da definição de normas, critérios e padrões, para o controle das condições e dos ambientes de trabalho, e coordenar a política de saúde do trabalhador

c) coordenar e participar na execução das ações de vigilância epidemiológica, estabelecer normas e executar a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras

d) definir e coordenar os sistemas de redes integradas de assistência de alta complexidade, de rede de laboratórios de saúde pública, de vigilância epidemiológica e de vigilância sanitária

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(10)

10

COSEAC 2019

7. O direito à saúde, definido como direito de todos e dever do Estado no artigo nº 196 da Constituição Federal de 1988, foi regulamentado no ato da publicação das Leis 8.080 e 8.142, que passaram a denominar-se, em conjunto, Lei Orgânica da Saúde (LOS). Leis de caráter geral que traçam diretrizes e garantem:

a) políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e acesso a serviços de saúde que visem à promoção, proteção e recuperação da saúde.

b) acesso a planos de saúde de caráter universal e políticas de acesso e isonomia dos serviços de saúde.

c) seguridade social e plano de expansão e acesso aos serviços de saúde das redes pública e particular ou conveniados.

d) estratégias de manutenção do modelo assistencial, que prioriza o atendimento ao indivíduo sem distinção de raça, faixa etária e renda.

e) assistência individual em lugar da coletiva, cuja lógica é garantir o corpo sadio em condições de produzir e a medicalização da saúde

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(11)

11

COSEAC 2019

8. De acordo com a Lei 8.080 de setembro de 1990, entende-se por vigilância epidemiológica:

a) um conjunto de atividades que se destina à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos

trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

b) no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), a normatização, fiscalização e controle das condições de produção, extração, armazenamento, transporte, distribuição e manuseio de substâncias, de produtos, de máquinas e de equipamentos que apresentam riscos à saúde.

c) um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde

individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

d) ações e serviços de saúde, sejam diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, organizados de forma regionalizada e

hierarquizada em níveis de complexidade crescente, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

e) um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(12)

12

COMPERVE 2018

9.

A lei 8.142, em seu artigo 1º, institui como instâncias colegiadas de participação e controle social obrigatoriamente integrantes do SUS, as Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde. Sobre essas instâncias, analise as afirmações abaixo.

I A composição das conferências e dos conselhos deve ser ampla de modo a assegurar às suas deliberações a máxima representatividade e legitimidade. Isso significa que o número de vagas para as entidades ou organizações representantes dos usuários deve ser exatamente a metade do total de participantes das conferências e dos conselhos.

II As Conferências de Saúde são órgãos colegiados de caráter permanente e deliberativo, com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

III Os Conselhos de Saúde são foros com representação dos vários segmentos sociais que se reúnem a cada quatro anos “para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde”. Devem ser realizados em todas as esferas de governo, convocados pelo Poder Executivo ou extraordinariamente.

IV O Conselho de Saúde deve ter representantes do governo, dos prestadores de serviços, de profissionais de saúde e dos usuários. A representação dos usuários deve ser paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos (governo, prestadores privados e profissionais de saúde).

As assertivas corretas são a) II e III.

b) I e II.

c) III e IV.

d) I e IV.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(13)

13

PREFEITURA RJ 2019

10. A Lei nº 8.142/90 define critérios para a utilização dos recursos do Fundo Nacional de Saúde - FNS. Nesse âmbito, é correto afirmar que os recursos do FNS:

a) serão destinados, até 50%, aos municípios

b) não podem ser remanejados pelos municípios entre si

c) serão repassados de forma regular e automática para Municípios, Estado e Distrito Federal

d) não devem ser alocados como despesas de custeio

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(14)

14

CESPE CEBRASPE 2018

11.No que se refere ao SUS, julgue o item subsequente.

A Lei n.º 8.142/1990 dispõe sobre a participação popular no SUS e estabelece que o conselho de saúde tenha caráter permanente e deliberativo.

a) Certo b) Errado

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

FUNRIO 2018

12A Lei Nº 8.142/90 dispõe que órgão colegiado, em caráter permanente e deliberativo, composto por representantes do Governo, prestadores de serviços, profissionais de Saúde e usuários que atuam, na formulação de estratégias e no controle da execução da política de Saúde, na instância correspondente, se denomina

a) Conselho de Saúde.

b) Conferência de Saúde.

c) Comitê Interinstitucional.

d) Comissão Intergestora Tripartite.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

(15)

15

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

AOCP 2018

13. Segundo estabelece a Lei n° 8.142/1990, os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como

a) investimentos previstos no Plano anual do Ministério da Saúde.

b) investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Executivo e aprovados pelo Senado Federal.

c) despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, apenas da administração direta.

d) cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(16)

16

PREFEITURA DE FORTALEZA 2018

14. De acordo com a Lei nº 8142/1990, sobre a Conferência Nacional de Saúde é correto afirmar, EXCETO:

a) reunir-se-á a cada 04 (quatro) anos.

b) tem representatividade dos vários segmentos sociais

c) tem como objetivo avaliar a situação de saúde nos níveis correspondentes.

d) é convocada pelos governadores de Estado.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(17)

17

PREFEITURA DE FORTALEZA 2018

15. O Controle Social é uma diretriz e um princípio do SUS, e sua regulamentação se dá por meio de da Lei Orgânica da Saúde nº 8142/90. Essa Lei dispõe sobre:

a) a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e das outras providências.

b) as condições para a promoção, para proteção, para a recuperação da saúde, para a organização e para o funcionamento dos serviços correspondentes e das outras providências.

c) a aprovação da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), com vistas à revisão da regulamentação de implantação e de operacionalização vigentes, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecendo-se as diretrizes para a organização do componente Atenção Básica, na Rede de Atenção à Saúde (RAS).

d) redefine a Atenção Domiciliar (AD) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e atualiza as equipes habilitadas.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(18)

18

CEPUERJ 2019

16. Em 1990, a lei nº 8.142 possibilitou a interação da sociedade civil com o governo, de modo a promover um novo desenho institucional em que os usuários passaram a se reconhecer como partícipes do processo de decisão de políticas públicas de saúde. Como resultado desse marco legal, foram criados conselhos e conferências de saúde. Em relação aos Conselhos de Saúde, sua periodicidade e seu processo participativo, é correto afirmar, respectivamente, que:

a) tem caráter permanente / é constituído por órgãos colegiados b) tem caráter episódico / é deliberativo, consultivo e executivo c) tem caráter periódico / está circunscrito ao consultivo e executivo

d) tem caráter ordinário / é convocado pelo Poder Legislativo e por órgãos colegiados

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(19)

19

CEPUERJ 2019

17. A lei nº 8.142 /1990 dispõe sobre a(s):

a) participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde e o funcionamento dos serviços b) condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde; e sobre a

organização e o funcionamento dos serviços correspondentes

c) participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde

d) participação da comunidade na gestão do SUS e a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do SUS

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(20)

20

COPERVE 2018

18. J.L.P., 44 anos, masculino, com diagnóstico recente de diabetes mellitus, iniciou tratamento com insulina há duas semanas. Nos últimos dois dias, não está se alimentando adequadamente e teve dois episódios de tremores, sudorese, taquicardia e visão turva.

Quanto ao quadro clínico apresentado por J.L.P., analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os sinais de tremores, taquicardia e sudorese são manifestações de hipoglicemia.

II. Deve-se administrar ao paciente alimentos contendo açúcar.

III. A hipoglicemia caracteriza-se por níveis glicêmicos superiores a 70 mg/dL.

IV. O exame de hemoglobina glicada (HbA1c) é o mais indicado para a detecção e o controle do diabetes mellitus, porque mensura a glicemia de cerca de três meses anteriores à coleta.

a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

d) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(21)

21

UFU MG 2018

19. O Diabetes Mellitus (DM) é uma das doenças endócrinas mais comum.

Assinale a alternativa que identifica, atualmente, o DM tipo 2.

a) Causada por mecanismo autoimune, ocasionando disfunção da célula beta-pancreática e

deficiência absoluta de insulina, acometendo, principalmente pacientes jovens de ambos os sexos.

b) Causado pela secreção anormal de insulina e pela disfunção do receptor, levando à resistência à insulina nos tecidos periféricos, encontrada na população de adultos obesos.

c) É associada a outras endocrinopatias (Cushing, acromegalia e feocromicitoma), a defeitos genéticos das células beta-pancreáticas, ao abuso de drogas e a infecções

d) Causada por defeito genético, por resistência à insulina e por alterações no transporte de glicose;

manifesta-se, geralmente, no segundo ou terceiro trimestre de gestação.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(22)

22

CESPE CEBRASPE 2018

20. Julgue o próximo item, relativo ao controle e acompanhamento de pessoas com diabetes melito (DM) ou com intolerância a glicose.

Uma mulher com quarenta e oito anos de idade, que compareça a ambulatório de clínica médica, sem queixas específicas, para fazer check-up de rotina, com PA de 120 mmHg × 78 mmHg, IMC = 28, e com história familiar de DM, dislipidemia, síndrome de ovários

policísticos e sedentarismo, deverá ser encaminhada para consulta de rastreamento de DM e solicitação de exame de glicemia.

a) Certo b) Errado

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(23)

23

CESPE CEBRASPE 2018

21. Julgue o próximo item, relativo ao controle e acompanhamento de pessoas com diabetes melito (DM) ou com intolerância a glicose.

O Ministério da Saúde recomenda que a consulta de rastreamento para população-alvo de DM seja realizada pelo enfermeiro ou técnico de enfermagem da unidade básica de saúde, devendo os casos suspeitos ser encaminhados ao médico, em momento posterior, para confirmação ou não do diagnóstico.

a) Certo b) Errado

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(24)

24

CESPE CEBRASPE

22. No que concerne a diabetes melito, julgue o item seguinte.

O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos.

a) Certo b) Errado

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(25)

25

FGV 2018

23. No que concerne a diabetes melito, julgue o item seguinte.

O diabetes gestacional pode ocorrer durante as últimas fases da gravidez, embora geralmente desapareça com o nascimento do bebê. As mulheres com esse tipo de diabetes têm maior propensão a desenvolver diabetes do tipo II em uma fase mais tardia da vida.

a) Certo b) Errado

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(26)

26

COMPERVE 2018

24. Um jovem de 22 anos, eutrófico, foi diagnosticado com diabetes mellitus tipo 1 (DM1) e procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) para ser orientado sobre o preparo e a administração de insulina. Na prescrição, o jovem fará uso de duas insulinas no mesmo horário, a insulina de ação intermediária (NPH-N) e a insulina de ação rápida (regular-R).

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde nº 2.583, de 2007, as insulinas disponibilizadas pelo SUS são a NPH e a regular. No cuidado ao paciente diabético, a administração e a conservação dessas insulinas é uma das atividades de enfermagem. Sobre essa temática, analise as orientações abaixo.

I A insulina é um produto de boa estabilidade desde que adequadamente conservada, mas, por ser sensível à luz solar direta e a temperaturas muito altas ou muito baixas, deve ser armazenada considerando essas características.

II A insulina, quando congelada e posteriormente descongelada, deve ser utilizada imediatamente, não devendo ser congelada de novo.

III Após aberto, o frasco de insulina pode ser mantido em temperatura ambiente entre 15°C e 30°C ou também em refrigeração, entre 2°C a 8°C, para minimizar a dor no local da injeção.

IV Durante o transporte de longa duração, os frascos de insulina em reserva deverão ser conservados em recipiente de isopor com bastante gelo, ou congelados, e, logo que se chegue ao destino, deverão ser recolocados na geladeira.

Das orientações, estão corretas a) II e IV.

b) I e III.

c) I e II.

d) III e IV.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(27)

27

AOCP 2018

25. Adulto de 43 anos apresenta poliúria, polidipsia, polifagia e perda inexplicada de peso.

Os sinais e sintomas são característicos de

a) hipertireoidismo.

b) doença pulmonar obstrutiva crônica.

c) insuficiência renal aguda.

d) hipertensão arterial sistêmica.

e) diabetes mellitus.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(28)

28

CESGRANRIO 2019

26. A probabilidade de apresentar diabetes ou um estado intermediário de glicemia depende da presença de fatores de risco. Assinale a alternativa que indica o público-alvo para o rastreamento do Diabetes Mellitus.

a) Excesso de peso (IMC >25 kg/m2) e o fator de risco: história de pai ou mãe com diabetes.

b) Excesso de peso (IMC <25 kg/m2) e o fator de risco: hipertensão arterial (130/85 mmHg, independente de uso de anti-hipertensivos).

c) Excesso de peso (IMC = 20 kg/m2) e o fator de risco: história de diabetes gestacional ou de recém-nascido com menos de 4 kg.

d) Excesso de peso (IMC = 19 kg/m2) e o fator de risco: síndrome de ovários policísticos.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

AOCP 2018

27.Sobre Diabetes tipo I, é correto afirmar que

a) a apresentação do diabetes tipo I é, em geral, abrupta, acometendo principal mente adultos e idosos sem excesso de peso.

b) o DM tipo I costuma ter início insidioso e sintomas mais brandos, manifesta-se, em geral, em adultos com longa história de excesso de peso e com história familiar de DM tipo II.

c) o termo “tipo I” indica o processo de destruição da célula beta que leva ao estágio de deficiência absoluta de insulina, quando a administração de insulina é necessária para prevenir cetoacidose.

d) diabetes tipo I é um estado de hiperglicemia, menos severo que o diabetes tipo II, detectado pela primeira vez na gravidez. Geralmente se resolve no período pós- parto e pode frequentemente retornar anos depois.

(29)

29

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

CS - UFG 2018

28. Duas das etapas da consulta de enfermagem para o acompanhamento da pessoa que deambula e com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica (HAS) são o histórico e o exame físico. São aspectos relevantes na execução dessas etapas:

I. estar atento à presença de doenças cardiovasculares ou de lesões em órgãos-alvo, como a retinopatia hipertensiva. II. aferir a pressão arterial com a pessoa deitada, evitando-se realizar a aferição com a pessoa sentada. III. verificar se a pessoa NÃO está com a bexiga cheia.

Está correto o que se afirma nos itens a) II e III, apenas.

b) III, apenas.

c) I e III, apenas.

d) I, II e III.

e) I e II, apenas.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(30)

30

COMPERVE 2018

29. A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). No processo de rastreamento da hipertensão arterial, devido à variabilidade individual da medida da pressão arterial,

recomenda-se, para se realizar o diagnóstico, a obtenção

a) de média das aferições da PA do usuário, registradas no serviço de saúde e que tenham apresentado quaisquer alterações da PA.

b) de uma aferição com PA alterada em qualquer das visitas do usuário ao serviço de saúde, para consultas ou atendimento de prevenção.

c) de média das aferições da PA do usuário, registradas no serviço de saúde por ocasião de sintomas característicos de hipertensão em um período de um ano.

d) de duas ou mais aferições, em pelo menos duas ou mais visitas ao serviço de saúde, ao longo de um período de uma ou mais semanas.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(31)

31

FUMARC 2018

30. A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Ela é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. Sobre o processo de rastreamento e diagnóstico da hipertensão arterial, analise as afirmações a seguir.

I A presença de sintomas deve ser considerada como fator decisivo para a adoção de conduta, pois o indivíduo assintomático sem fatores de riscos presentes provavelmente não é hipertenso.

II A primeira verificação deve ser realizada especificamente no braço esquerdo e esse braço deve ser utilizado como referência nas próximas medidas.

III A presença ou não de sintomas não deve ser considerada como fator decisivo para a adoção de conduta, ou seja, mesmo indivíduo assintomático e com inúmeros fatores de riscos presentes deve ter seu risco definido e, a partir do grau, ter seu acompanhamento estabelecido.

IV O seguimento do hipertenso não deve estar apenas vinculado com a medida da pressão, devendo-se sempre avaliar os fatores de risco. Mais importante que o diagnóstico de hipertensão é a somatória dos fatores de risco e sua interação, ou seja, a avaliação global do risco cardiovascular.

Estão corretas as afirmativas a) I e III.

b) I e II.

c) III e IV.

d) II e IV.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(32)

32

(33)

33

GABARITOS

GABARITO PARA PREENCHIMENTO – RESOLUÇÃO 01

GABARITO PARA PREENCHIMENTO – RESOLUÇÃO 02

GABARITO

1 11 21

2 12 22

3 13 23

4 14 24

5 15 25

6 16 26

7 17 27

8 18 28

9 19 29

10 20 30

1 11 21

2 12 22

3 13 23

4 14 24

5 15 25

6 16 26

7 17 27

8 18 28

9 19 29

10 20 30

1 A 11 A 21 B

2 A 12 A 22 A

3 E 13 D 23 A

4 A 14 D 24 B

5 D 15 A 25 E

6 A 16 A 26 A

7 A 17 C 27 C

8 C 18 E 28 C

9 D 19 B 29 D

10 C 20 A 30 C

Referências

Documentos relacionados

RICARDO TAVARES FERREIRA RICHARD RAMOS BEZERRA RITA DE CASSIA CABRAL SIMOES RITA DE CASSIA SANTOS SILVA ROBERTO KIYOSHI HASHIMOTO RODRIGO BENITO TENORIO 3 RONNI PETERSON

Este trabalho teve como objetivo alterar geneticamente esta linhagem, criando a nova linhagem Klebsiella pneumoniae Kp17, para aumentar a expressão do gene AdhE,

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO NOVO DO PARECIS, através da Comissão de Permanente de Licitação, torna público para conhecimento dos interessados que na licitação com

Ao mesmo tempo os participantes tinham-se dirigido ao Papa Paulo VI para que, servindo-se do rico material do mesmo Sínodo, preparasse e publicasse um documente pessoal, como

O Arco Metropolitano atravessará zonas urbanas consolidadas, especialmente nos municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, implicando, durante a fase de implantação do

Foi efectuada uma análise descritiva do número de prescrições segundo o grupo ATC, sexo e idade do utente, usando como denominador o total de utentes inscritos e o número

O estudo da camada de solvatação no sistema com o par iônico solvatado apresenta resultados, apenas, para a hidratação do cátion lítio em relação aos átomos

Anais [do] 4. Encontro da Rede Sul Letras / editor: Fábio José Rauen ; comissão organizadora: Fábio José Rauen et al. – Palhoça : Programa de Pós-graduação em Ciências